Recortes 029 04 03 2016

Page 1

Recortes nº 029 Índice – 04 de março de 2016  Porto de Setúbal aguarda por interessados no Cais 3  Parque de Campismo de Outão entregue à Câmara Municipal de Setúbal por dez anos  Fusão entre os portos de Lisboa e Setúbal  Administração comum a Lisboa e Setúbal  Governo aprova administração comum nos portos  Governo substitui gestores dos portos nos próximos dias  Governo aprova administração comum para portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra  Factura Única Portuária arranca em Sines  Representação comercial de Angola visita parques da AICEP no distrito  Leixões cresce 13% no movimento de mercadorias

APSS, SA Praça da República 2904-508 Setúbal Portugal Nº Reg. Comercial e NPC: 502256869

Tel.: +351 265 542000 Fax: +351 265 230992 Sítio Internet: www.portodesetubal.pt Email: geral@portodesetubal.pt


O Setubalense, 04 de marรงo de 2016


Setúbal Tv, 03 de março de 2016

PARQUE DE CAMPISMO DE OUTÃO ENTREGUE À CÂMARA DE SETÚBAL POR DEZ ANOS

A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) aprovou ontem, 2 de março, a aceitação da titularidade dos direitos sobre o Parque de Campismo de Outão, conferida pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). A licença é concedida por dez anos, com a autarquia a pagar 341.073,83 euros, que corresponde a 50,4% do valor que resultaria da aplicação simples das taxas vigentes e que seria de 676.729,80 euros. Segundo o comunicado da CMS, a proposta sublinha que “Setúbal tem vindo a afirmar-se como um destino turístico, apostando na criação e implementação de produtos turísticos que traduzam os recursos e potencialidades de um território natural, cultural e patrimonial”. A APSS já declarou concordância com a atribuição da licença de utilização por parte da CMS.


Diรกrio Econรณmico, 04 de marรงo de 2016


Jornal de Neg贸cios, 04 de mar莽o de 2016


Jornal i, 04 de marรงo de 2016


Observador.pt, 03 de março de 2016

Governo substitui gestores dos portos nos próximos dias "Diário Económico" diz que Ana Paula Vitorino vai substituir os atuais presidentes por novos gestores da sua confiança. Mudanças acontecem nos próximos dias, diz o jornal.

As administrações dos cinco principais portos nacionais vão ser mudadas nos próximos dias. Segundo o Diário Económico, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, prepara-se para avançar com uma mudança global nas equipas de gestão dos portos nacionais, substituindo os atuais presidentes (cujos mandatos terminaram a 31 de dezembro) por novos gestores da sua confiança. Em causa as equipas de gestão dos cinco maiores portos nacionais – Sines, Leixões, Lisboa, Setúbal e Aveiro. Recorde-se que o porto de Sines gere também os portos de Faro e de Portimão, enquanto o porto de Setúbal tem a seu cargo o porto de Sesimbra. Aveiro inclui o porto da Figueira da Foz, enquanto o de Leixões inclui outros portos no Douro e o de Viana do Castelo. O único gestor sobre o qual existem dúvidas, diz o Diário Económico, é João Pedro Braga da Cruz, em Aveiro, que é militante do PSD mas foi nomeado há apenas um ano. Os outros gestores são João Franco, em Sines, Brogueira Dias, em Leixões, Marina Ferreira, em Lisboa, e Vítor Caldeirinha, em Setúbal.


Correio da Manhã On Line, 03 de março de 2016

Governo aprova administração comum para portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, um diploma que determina que os portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra passam a ter um Conselho de Administração comum, que fará um plano estratégico comum às duas administrações. "Com o objetivo de promover a coordenação estratégica, foi aprovado um diploma que estipula que o Porto de Lisboa e os Portos de Setúbal e Sesimbra passam a ter um Conselho de Administração comum, em regime de acumulação de funções, para efeitos de planeamento estratégico e promoção de sinergias organizacionais e operacionais de ambas as empresas", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros. Ao Conselho de Administração comum caberá a "elaboração de instrumentos de gestão comuns, designadamente um plano estratégico comum às duas administrações portuárias e, tendencialmente, a constituição de serviços partilhados, num posicionamento de promoção das potencialidades de captação de investimento nacional e estrangeiro".


Jornal de Neg贸cios, 04 de mar莽o de 2016


Setúbal na Rede, 03 de março de 2016

Representação comercial de Angola visita parques da AICEP no distrito Uma comitiva de representação comercial de Angola em Portugal visitou os dois parques empresariais geridos pela aicep Global Parques no distrito de Setúbal, na terça-feira. A visita começou no BlueBiz, parque industrial no Vale da Rosa, em Setúbal, onde decorreu, no Centro de Negócios, uma apresentação do parque empresarial, com mostra da oferta instalada, e prosseguiu com uma deslocação ao Porto de Setúbal, também para conhecimento dos representantes angolanos. Da parte da tarde teve lugar a visita ao complexo industrial e logístico de Sines. Após uma apresentação no Centro de Negócios da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines focada na zona industrial e no Porto de Sines, seguiu-se a visita às respectivas infraestruturas. A comitiva era composta pelo representante comercial de Angola em Portugal, Amadeu Leitão Nunes, pelo presidente do conselho de administração da APIEX – Agência para a Promoção do Investimento e Promoções de Angola, António Simeão da Silva, pelo presidente do conselho de administração do Entreposto Aduaneiro de Angola, Joffre VanDúnem Júnior, pelo conselheiro de Missão Diplomática, Evaristo José e pela segunda secretária da Missão Diplomática, Eugénia Canhanga. A receber a comitiva estiveram os presidentes das três entidades anfitriãs, Francisco Mendes Palma, presidente da comissão executiva da aicep Global Parques, Vítor Caldeirinha, presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e João Franco, Presidente da APS – Administração dos Portos de Sines e Algarve.


APP, 04 de março de 2016

Leixões cresce 13% no movimento de mercadorias O Porto de Leixões fechou o mês janeiro com um movimento de 1,44 milhões de toneladas de mercadorias, um crescimento de 13% face ao mesmo período do ano anterior. A crescer em todo os segmentos, foi na carga fracionada (+160%) e no ro-ro (+61%) que o incremento mais se fez sentir, destacando-se também a recuperação no movimento de contentores (+12%), que em 2015 esteve em quebra devido à significativa redução das exportações para Angola. A contribuir sobremaneira para a recuperação da carga contentorizada em Leixões estão Espanha (+107%) e França (+82%), países de destino que mais cresceram. Já no que respeita aos países de origem, destaca-se o Reino Unido (+15%) e, novamente, Espanha (+49%). Janeiro foi também um mês de grande crescimento para o Porto de Viana do Castelo, que em 2015 foi incorporado na APDL, tendo registado um incremento de 59% face ao período homólogo anterior, num total de 47 mil toneladas de mercadorias movimentadas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.