NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Page 1

O Ã Ç A CA I C I N F E Á R R E G F O E I R BL I B A

B

R

IL

D

E

2

0

1

8

P

R

O

F

.

C

O

R

Mestrado em Ciências Aplicadas à Atgenção Hospitalar] HUJM/EBSERH


CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS Citação é a menção, no texto, de uma informação colhida de outra fonte com o objetivo de esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Pode-se apresentar no texto ou em nota de rodapé. Fonte: www.usc.br/biblioteca/manual_de_trabalhos_academicos.pdf. Acesso em: 24 set. 2013.

NBR 10520/2002


SISTEMAS DE CHAMADA As citações devem ser indicadas no texto por um sistema previamente estabelecido, que deve ser mantido em toda a publicação. Podem ser de dois tipos: • Sistema numérico • Sistema autor-data


SISTEMA NUMÉRICO A indicação é feita por algarismos seqüenciais, conforme a ordem de ocorrência no texto.

De acordo com Umberto Eco: “Citar é como testemunhar num processo”. 12

Não deve ser usado quando há notas de rodapé.


SISTEMA AUTOR-DATA A indicação é feita pelo sobrenome do autor seguido da data de publicação do documento e da página da citação.

Diz Eco (1985, p. 126): “Citar é como testemunhar num processo”.


TIPOS DE CITAÇÕES • Citação direta, literal ou textual • Citação indireta ou livre • Citação de citação


CITAÇÃO DIRETA, LITERAL OU TEXTUAL

Citações no texto, de até três linhas, devem ser contidas entre aspas duplas. “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 223). Oliveira e Leonardo (1943, p. 146) dizem que a “[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito cara”. Segundo Sá (1995, p. 27), “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”. Fonte: www.usc.br/biblioteca/manual_de_trabalhos_academicos .pdf. Acesso em: 24 set. 2013.


CITAÇÃO DIRETA, LITERAL OU TEXTUAL Citações no texto, com mais de três

linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor do que a do A teleconferência permite a espaço um indivíduo texto utilizado, sem aspas e com simples. participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comum de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone e computador. Através de áudioconferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993, p. 181).

Fonte: www.usc.br/biblioteca/manual_de_trabalhos_academicos .pdf. Acesso em: 24 set. 2013.


CITAÇÃO INDIRETA É a transcrição livre do texto do autor consultado. Não necessita de aspas. A produção acadêmica sobre o varejo no Brasil fica muito aquém da importância do segmento na economia (ANGELO; SILVA, Como 1993). lembra Martins (1994), o futuro desenvolvimento da informação está cada dia mais dependente de Castro discursa sobre a web um plano(2006) unificado de normalização. semântica e suas camadas de interpretação de significados [...].

Fonte: www.usc.br/biblioteca/manual_de_trabalhos_academicos .pdf. Acesso em: 24 set. 2013.


CITAÇÃO DE CITAÇÃO É a citação direta ou indireta de um documento ao qual não se teve acesso ao original. No modelo serial de Gouch (1972 apud NARDI, 1993) o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear. “[...] o viés organicista da burocracia estatal e antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na carta de 1946” (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).

Fonte: www.usc.br/biblioteca/manual_de_trabalhos_academicos .pdf. Acesso em: 24 set. 2013.


LISTA DAS REFERÊNCIAS “Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” (ABNT-NBR 6023, 2002, p. 2).

NBR 6023/2002


COMO ELABORAR A NORMALIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS? Comecemos por colocar as coisas certas nos lugares certos !! Em primeiro lugar: identificar a autoria do documento Os autores podem ser de autoria pessoal, institucional ou mesmo um documento sem autoria especificada.


Em seguida ordenar os elementos mais importantes para identificar uma obra, como: título, edição, local de publicação, editora, ano de publicação, páginas e outros elementos que poderão melhor identificar um documento.


REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

• Alinhadas somente à margem esquerda do texto • Destacar o título do documento citado através de recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico), que deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento.

Correto Incorreto O crepúsculo do mito O crepúsculo do mito Didática Didática O negro no Brasil de hoje O negro no Brasil de hoje


EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS • • • • • • •

Livros/monografias Partes de monografia/livro Periódicos/revistas Partes de periódico/revista Teses/dissertações/TCC Eventos (parte e todo) Documentos eletrônicos / web


ENTRADAS DE SOBRENOMES COMPOSTOS

sobrenomes ligados por hífen Ex.: DUQUE-ESTRADA, Osório

sobrenomes que indicam parentesco Ex.: SANTOS FILHO, Eduardo

sobrenomes formados de um substantivo + adjetivo Ex.: CASTELO BRANCO, Camilo


Referência Bibliográfica NBR 6023 – ago. 2002

AUTORIA MÚLTIPLA Documentos elaborados por dois ou três autores, menciona-se os nomes de todos na mesma ordem em que constam no documento, separados por ponto-e-vírgula

Ex.: JONES, K. C.; PRINCE, R. NORI, C.; SOUZA, R.; VIEIRA, B. G.


Referência Bibliográfica NBR 6023 – ago. 2002

AUTORIA MÚLTIPLA Quando houver mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al. Ex.: SMITH, C. A. et al. Nota: “Em casos específicos, nos quais a menção dos nomes for indispensável para certificar a autoria, é facultado indicar todos os nomes.”


Referência Bibliográfica NBR 6023 – ago. 2002

AUTORIA DESCONHECIDA A entrada é feita pelo título Ex.: DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993. 64p. Nota: Não usar o termo “anônimo” em substituição ao nome do autor desconhecido.


Referência Bibliográfica NBR 6023 – ago. 2002

AUTOR ENTIDADE Obras de responsabilidade de entidade (órgãos governamentais, empresas, associações, congressos, seminários, etc.) têm entrada, de modo geral, pelo seu próprio nome, por extenso.

Ex.:

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Bibliografia do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Divisão de Publicações, 1971. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: apresentação de citações em documentos - procedimentos. Rio de Janeiro, 1998. CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 10., 1979, Curitiba. Anais... Curitiba: Associação Bibliotecária do Paraná. 3 v.


LIVRO/MONOGRAFIA Com um autor CHÂTEAU, J. Os grandes pedagogistas . São Paulo: Nacional, 1978. 362 p. Com até três autores BASSEDAS, E.; SOLÉ, I.; HUGUET, T. Aprender e ensinar na educação infantil . Porto Alegre: ArtMed, 1999. 357 p.


LIVRO/MONOGRAFIA Com mais de três autores COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula . 4. ed. São Paulo: Ática, 1998.


LIVRO/MONOGRAFIA Compilação ou coletânea com indicação de responsabilidade PADILHA, P. R. (Org.). Educação com qualidade social : a experiência dos CEUs de São Paulo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2004. 192 p.


LIVRO/MONOGRAFIA Obras sem autoria ou editor em destaque ENCICLOPÉDIA de legislação e jurisprudência da educação brasileira. Belo Horizonte: Edições Técnicas de Administração Universitária, 2007. v. 1.


PARTE DE LIVRO/MONOGRAFIA Capítulo de livro do mesmo autor SETTON, M. G. J. Cinema: instrumento reflexivo e pedagógico. In: ______. A cultura da mídia na escola : ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume, 2004. p. 53-65.


PARTE DE LIVRO/MONOGRAFIA Capítulo de livro de outro autor EMILIANI, F. Os comportamentos parentais em relação à criança e à instituição. In: BONDIOLI, A.; MANTOVANI, S. Manual de educação infantil de 0 a 3 anos : uma abordagem reflexiva. 9. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 88-95.


PERIÓDICO/REVISTA Revista completa EDUCAÇÃO E PESQUISA. São Paulo: Faculdade de Educação/Universidade de São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005. 98 p.


PARTE DE PERIÓDICO/REVISTA Artigo de revista VALLE, I. R. Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense. Cadernos de Pesquisa , São Paulo, v. 34, n. 121, p. 187212, jan./abr. 2004.


TESE/DISSERTAÇÃO/TCC GIANNELLI, M. I. D. V. Atendimento pedagógico domiciliar : uma escuta para tecer laços. 2004. 307 p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. LEME, T. N. Os conhecimentos práticos produzidos pelos professores que fazem educação ambiental na escola : percorrendo caminhos entre a teoria e a prática. 2003. 136 p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. PEREIRA, A. Inferências políticas no campo educacional: a sublimação. 2004. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.


EVENTO Toda publicação REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23., 2000, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2000. 238 p. Parte da publicação NEIRA, M.G. A inserção da cultura corporal no projeto político-pedagógico da escola municipal: uma pesquisa participante. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004, Caxambu. Anais ... Caxambu: ANPED, 2004. 1 CD-ROM.


DOCUMENTO ELETRÔNICO FARIA FILHO, L. M.. Para entender a relação escolafamília: uma contribuição da história da educação. Perspectiva , São Paulo, v. 14, n. 2, p. 44-50, jun. 2000. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9787>. Acesso em: 25 abr. 2014.


E-mail AUTOR da mensagem. Assunto da mensagem [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <e-mail do destinatário> em data de recebimento (dia, mês e ano). MARINO, Anne Marie. TOEFL brienfieng number [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <educatorinfo@gets.org> em 12 maio 1998. Nota: Não recomendável seu uso como fonte científica ou técnica de pesquisa. Referenciar somente quando não dispuser de nenhuma outra fonte.


ESTILO VANCOUVER


ARTIGO DE PERIÓDICO Os principais elementos são: Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume (número/suplemento): página inicialfinal do artigo.

Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV infected patients. N Engl J Med. 2002 Jul 25;347(4 Suppl 2):284-7.


CITAÇÃO DE REFERÊNCIAS NO CORPO DO TRABALHO A norma de Vancouver adota a chamada númerica. As referências devem ser numeradas sucessivamente pela ordem em que são mencionadas pela primeira vez no texto Identificar as referências no texto, nos quadros e nas legendas com algarismos arábicos entre parêntesis. Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, sendo separadas por um traço (Exemplo: 5-8). Em caso de citação alternada, todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula (Exemplo: 12, 19, 23).


AUTORIA Listar atĂŠ 6 autores Artigos com mais de 6 autores: listar os primeiros seis autores seguidos da expressĂŁo et al. Rose ME, Huerbin MB, Melick J, Marion DW, Palmer AM, Schiding JK, et al. Regulation of interstitial excitatory amino acid concentrations after cortical contusion injury. Brain Res. 2002;935(1-2):40-6.


Volume com Suplemento

Geraud G, Spierings EL, Keywood C. Tolerability and safety of frovatriptan with shortand long-term use for treatment of migraine and in comparison with sumatriptan. Headache. 2002;42 Suppl 2:S93-9. Ano

Suplemento

Volume

Pรกginas


NĂşmero com suplemento Glauser TA. Integrating clinical trial data into clinical practice. Neurology. 2002;58(12 Suppl 7):S6-12. NĂşmero Suplemento


Tipo de artigo conforme o caso (carta, editorial, resumo, entre outros) Tor M, Turker H. International approaches to the prescription of long-term oxygen therapy [letter]. Eur Respir J. 2002;20(1):242. Carta


Tipo de artigo conforme o caso (carta, editorial, resumo, entre outros)

Lofwall MR, Strain EC, Brooner RK, Kindbom KA, Bigelow GE. Characteristics of older methadone maintenance (MM) patients [abstract]. Drug Alcohol Depend. 2002;66 Suppl 1:S105. Abstract


Artigo de periódico em formato eletrônico Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am J Nurs [Internet]. 2002 Jun [cited 2002 Aug 12];102(6): [about 1 p.]. Available from: http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch. htmArticle As palavras cited e available from devem ser traduzidas conforme o idioma que o texto está sendo escrito.


LIVROS E OUTRAS MONOGRAFIAS Os principais elementos são: Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (número da edição). Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.


CAPÍTULO DE LIVRO Os principais elementos são: Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: nome(s) do(s) autor(es) ou editor(es). Título do livro. Edição (número). Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação. página inicial-final do capítulo

Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.


Quando ao autor do capítulo do livro é também organizador.

Santos Filho SB, organizador. Avaliação e himunização em saúde: aproximações metodológicas. Ijuí: Editora Unijuí; 2009. Avaliação e humanização em saúde: marcos conceituais e metodológicos; p. 27-54.


APRESENTAÇÃO EM CONGRESSO Os principais elementos são: Autor(es) do trabalho. Título do trabalho apresentado. In: editor(es) responsáveis pelo evento (se houver). Título do evento: Proceedings ou Anais do ... título do evento; data do evento; local do evento. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação. Página inicial-final do trabalho.

Christensen S, Oppacher F. An analysis of Koza's computational effort statistic for genetic programming. In: Foster JA, Lutton E, Miller J, Ryan C, Tettamanzi AG, editors. Genetic programming. EuroGP 2002: Proceedings of the 5th European Conference on Genetic Programming; 2002 Apr 3-5; Kinsdale, Ireland. Berlin: Springer; 2002. p. 182-91.


DISSERTAÇÃO, TESE E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Os principais elementos são: Autor. Título do trabalho [tipo do documento]. Cidade de publicação: Faculdade , Universidade; Ano de defesa do trabalho

Borkowski MM. Infant sleep and feeding: a telephone survey of Hispanic Americans [dissertation]. Mount Pleasant (MI): Central Michigan University; 2002.


MATÉRIA DE LEGISLAÇÃO Os principais elementos são: Título da lei (ou projeto, ou código...), dados da publicação (data da publicação).

Veterans Hearing Loss Compensation Act of 2002, Pub. L. No. 107-9, 115 Stat. 11 (May 24, 2001).


E-book Bristol-Myers Squib Brasil. Capoten: hipertensão arterial, conceitos, classificações e aspectos clínicos epidemiológicos [Internet]. São Paulo; 1998 [cited 2016 May 31]. Available from: ......



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.