A criança familiar

Page 1

Workshop: “ A criança Familiar”

Patrícia C.S. Marques


Crianรงa Familiar?


Encorajamento Familiar

FAMILIA


Família O nome atribuído às pessoas que normalmente residem no mesmo espaço territorial, e desfrutam da companhi umas das outras.

Sistema Um conjunto de pessoas com objetivos comuns e individuais, orientadas para o seu aperfeiçoamento, enquando indivíduos e enquanto grupo.

Estrutura Corresponde ao número de elementos de uma família e ao papel que cada um destes elementos desempenha no grupo.


O de contribuir com maior percentagem monetária para a satisfação das necessidades diárias;

O de acompanhar os estudos dos menores;

O de equilibrar os estados de ânimo; O de realizar as surpresas de aniversário;

O de entender as necessidades vitais ante a adversidade.


- Quem é a criança familiar? - Quais são as funções da criança familiar? - Quais são as necessidades familiares? - O que é o Enriquecimento familiar? - Harmonia familiar


Quem é a Criança Familiar?

- Cumpre as suas funções de criança (em relação ao resto da estrutura familiar). - Responde às necessidades familiares (competências genéticas e aprendidas). - Enriquece a sua família e permanece como um membro ativo no seu sistema Familiar (valorizando-se). - Contribui para a harmonia familiar (condições e contributos, ao nível físico, psíquico e espiritual).


Quais são as funções da criança familiar? (1) Um conjunto de atividades e de ações, compreendidas, para a pessoa-criança, com vista a satisfazer as suas próprias necessidades e as da sociedade em geral. - Distingue-se da restante estrutura familiar pela prática deste tipo de atividades e de ações. - Reconhece que deste modo, se pode valorizar e sustentabilizar o aproveitamento familiar.


Quais são as funções da criança familiar? (2) Exemplo: “ - Vou à escola...vou comportar-me bem...a mãe ía ficar contente!” “ - Tenho de arrumar os meus brinquedos...antes que o pai chegue...assim a sala não está desarrumada quando ele chegar!”


Quais são as necessidades familiares?(1)

Estas necessidades são muitas vezes constatadas pela criança, como sendo

essenciais de serem respondidas. ●

A criança dispõe-se a responder com a “bagagem” que traz consigo, ou seja,

com tudo aquilo que é e tem (competências inatas e adquiridas).


Quais são as necessidades familiares? (2) Satisfação de necessidades por parte da criança

De que modo, pode fazer a diferença?

Constatam preocupação

Sentimento do valor da criança, para o gradual enriquecer familiar


Quais são as necessidades familiares? (3) Exemplo: “ - Mana, deixa lá...não estejas triste!” “ - Pai, não te esqueças que amanhã é o aniversário da mãe...!” “ - O avô é um brincalhão...”


Enriquecimento familiar

Conjunto de ações e atitudes de valor, parte de todos os elementos que

constituem a família. ●

Criança familiar – utiliza os seus valores (afirmação) – membro ativo dentro do

seu sistema familiar. ●

Perceção da restante estrutura familiar (posição como membro ativo e enrquecedor) valorização


Enriquecimento familiar (2) Exemplo: “ - Mãe, a minha professora disse, que apesar do meu aproveitamento ser médio, o meu comportamento era muito bom...!” “ - Pai, trouxe-te um desenho.” A criança olha para o pai e para a mãe, de forma ternurenta.


Harmonia Familiar (1)

O contributo de todos os elementos da família, pode ser imprescindível para

que a harmonia conste desde logo, no seio familiar. ●

A criança familiar usufrui de tudo aquilo que é, enquanto Pessoa e enquanto

pessoa em aprendizagem, para “acrescentar” e/ou “amenizar” os obstáculos que a própria família vai encontrando ao longo do tempo. ●


Harmonia Familiar (2) Exemplo: “ Mãe, deixa lá...não fiques assim tristinha!” “ Tenta colaborar, filho!” - diz o pai. “Sim pai, vou tentar.” - diz o filho.


Harmonia Familiar (3) A Criança é entendida como alguém capaz de recuperar o que tem de melhor, e colocá-lo em prol da sua família. Talvez desde sempre, a criança, tenha sido considerada uma criança familiar, principalmente pelos seus cuidadores. No entanto, hoje mais do que nunca, a harmonia familiar também necessita de ser revista à luz da criança, e do seu contributo na família.


Rotina

Dever diário repetido ou criativo

HARMONIA FAMILIAR

Como Encorajar??

Resultados ao nível da estrutura global

Consequências positivas


Como encorajar a Harmonia Familiar 1. Reconhecendo os valores positivos de um elemento da família (Pai, Mãe, Filho(s)).

Exemplos

FILHO:

Obrigado por me teres ensinado a ser bem-educado, Pai!

MÃE:

Fostes um querido quando te despediste de mim com um beijinho à porta da Escola.

PAI:

Desculpa, às vezes esqueço de como és bonita!.

IRMÃ:

Obrigada por teres sido sincero comigo!.


Como solucionar a possibilidade da “Desarmonia Familiar?”

ESQUECÊ-LA , dialogando as causas/consequências que resultaram na desarmonia entre os elementos envolvidos (mas tendo em consideração toda a estrutura familiar). Os elementos podem/devem de conversar sobre o que causou a desarmonia – apontando os motivos ( e não as pessoas que despoletaram a situação desarmoniosa.

ENTENDÊ-LA

Obter o feedback (o que pensam, o que sentem) de todos os elementos da família em relação à situação.


SOLUCIONÁ-LA -

Através do(a)

1 – Reconhecimento Pessoal da culpabilidade ante toda a situação desarmoniosa

Exemplos:

PAI – “Sei que errei quando o meu acompanhamento foi nulo no teu percurso escolar”. MÃE - “...mas ele teve sempre o meu apoio mais direto...”.

PAI - “...então as coisas deveriam de ter resultado...”.


2 – Utilização do reconhecimento de valores positivos do(s) elemento(s)

Exemplo

“Sei que és um bom Pai...”

3 – Minimização emocional das consequências negativas/ Maximização emocional das consequências negativas, em função da desarmonia familiar

Exemplo

“ Sei que com tudo isto andamos cansados e exaltados...mas também fortalecidos!”


Zelo Familiar?


Associa-se zelo ao cuidado por parte do cuidador, ou ao zelado por parte do zelador.

Mas...

Zelo é igual ou é diferente de Cuidado??? O Zelo é a procura do próprio bem, bem do bem alheio ou dos dois. dois No entanto, este refere-se a algo mais, ao contrário do cuidado.


Zelo, Zelo remete à noção de consistência do cuidado familiar, familiar isto é, a uma procura cuidada, contínua, constante, responsável e sustentável, sustentável por parte da família, que vai sendo construída e consistida através deste tipo de procura por parte de uma família.


Então...

Zelo = Prevalência + Consistência do Cuidado, a que recorre uma família quando deste assim necessita


Procura Cuidada Cuidar

– cuidado momentâneo que cada elemento desenvolve, para que a família à qual pertence, possa estar cuidada, e por sua vez, feliz.

Exemplo

Uma carícia por parte de alguém da família a outro alguém,mostra cuidado e sentimento de pertença a uma “família de valor”.

Procura Contínua Implica um cuidado momentâneo, e a adoção de um conjunto de condições necessárias ao favorecimento da felicidade de um ou mais elementos da família

Ir buscar o(a) filho(a) à escola Exemplo

Dialogar com calma numa discussão


Isto para que no dia-a-dia e na continuidade do tempo, a família favoreça o seu próprio zelo. Procura Constante

Reflete-se no próprio cuidado familiar, na sua continuidade e na permanência e/ou busca permanente do zelo familiar, que ora pode bastar, ora não.

Em determinado momento, o zelo que existe chega realmente para os elementos da família. No entanto, num momento posterior pode existir necessidade de mais e/ou melhor.


Assim, a família apercebe-se do esforço conjunto que terá de realizar para encontrar o zelo que os permitam ser felizes (reforçam deste modo o seu fundo de zelo familiar.

Exemplo

A mãe todos os dias ía buscar seu filho. Deste modo, eles já estavam habituados a que fosse a mãe a ir buscá-lo. Um dia, o pai que normalmente chegava mais tarde, chegou mais cedo, e foi buscá-lo. Qual não foi o seu espanto e sentido de gratidão, por esta preocupação que reforçou não só a relação pai-filho, mas o zelo desta família.


Procura Responsável Ação responsável – corressponde àquilo que cada elemento da família pode fazer, de modo a contribuir para o zelo, a médio-longo prazo e/ou para o fundo de zelo familiar. A responsabilidade na procura, advém da ação responsável dos elementos familiares para restituir o zelo da sua família. Exemplo

Vivem 4 elementos numa casa: o pai, a mãe, e duas filhas, uma mais nova e outra mais velha. Um dia a mãe magoou-se numa mão, ao ponto de colocar gesso, e as tarefas iriam ficar por fazer: desde a primeira tarefa da manhã até à última da noite . No entanto, o pai falara às 2 filhas para repartirem as tarefas pelos 3, respeitando os horários de cada um (de trabalho e de lazer); isto para que a mãe pudesse descansar e não ficasse ansiosa por ter que fazer isto e aquilo (diminuição do stress da mãe). (cont.)


(cont.) Depois dessa situação mais exigente, o pai achou que poderiam continuar a realizar as mesmas tarefas, agora dividindo pelos 4 (o que permitia à mãe, descansar mais tempo ao longo do dia, em vez de estar sobrecarregada de trabalho)

Procura Sustentávell Onde consta o termo sustentabilidade nesta procura de zelo familiar? O que o torna tão ou mais importante do que os outros? A procura sustentável, corresponde a uma procura cuidada, contínua, constante, responsável, e acima de tudo, que faz consistir o zelo familiar.


Exemplo

O pai, todas as noites, quando chega a casa, dá um beijo aos filhos e à esposa. Um dia, esquece-se de o fazer. A esposa nada dissera. Do seu ponto de vista, um dia de esquecimento era “natural”; por sua vez seus filhos ficaram um pouco zangados porque o pai não os cumprimentou (dão muito valor a esta ação). Os filhos, resolvem fazer uma canção sobre “o esquecer de um beijinho”, e cantamna ao pai de modo a que não se esquecesse nunca mais de lhes dar um beijo quando chegasse a casa. Ou seja, neste exemplo, o facto de ser feita uma canção sobre o esquecimento do pai acerca do cumprimento aos seus filhos, poderá ser relembrada muitas vezes pelo pai, e ainda por cima com uma certa conotação de humor – portanto, sustentabilizará essa acção.


Fundo de Zelo Familiar A construção, prevalência e consistência das procuras referidas anteriormente, e do zelo familiar em geral, conduz a uma reserva importante: o fundo de zelo familiar.

Exemplo

Pode-se imaginar um poço daqueles antigos, em que se lança o balde vazio e puxada a corda, o balde aparece com água límpida e fresca. Pois bem, é esta reserva que irá acalentar os “bons” e “melhores” momentos de uma família. O balde vazio corresponde a todas as procuras realizadas ao longo do tempo pela família, e isso implica esforço. O balde cheio d'água límpida e fresca, significa o conseguimento da fortaleza no amor, na amizade, nos valores comuns, na boa comunicação física, psíquica e espiritual entre todos os elementos da família, independentemente das suas personalidades. Este fundo de zelo familiar elimina medos, ansiedades, fobias, e muitas vezes momentos tristes de cada elemento familiar e da família em si mesma.



Fim Obrigada! Formação 2012 | Patrícia Marques

O meu contato: 917595812


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.