A Voz da Glória edição 022 - Junho 2018 - Ano II 1

Page 1

QUANDO JULGAMOS POR CONVENIÊNCIA (Sérgio Fadul)

Jesus nos ensinou, em todos os momentos, que o julgamento é algo inoportuno e errado, pois nos faz perder a graça do amor. Mas, como se comportam aqueles que se dizem cristãos? Existe uma grande diferença entre a liberdade e a libertinagem, que é fruto do relativismo de conceitos que o mundo oferece. Acaso não podemos alertar o irmão de algum erro? Isto é recomendado pelo próprio Jesus, pois o nosso amor deve condicionar a salvação de todos? Isto não é julgamento, mas temos que ter muito carinho para colocar certos pontos de vista. Ora, uma pessoa que diz que o outro não deve fazer algo, que é proibido, não entende a diferença entre alertar que aquilo que ela faz não é o correto. Ainda assim, quando o “outro” não interage com a sua forma de ver e pensar, o julgamento toma forma quando começamos a distribuir, entre as pessoas, o seu ponto de vista diante do outro, muitas vezes numa forma de exclui-lo de um grupo ou da comunidade, criando o preconceito nos demais e levando tantos outros ao mesmo erro. Muitas pessoas ainda justificam o que elas endossam, dizendo que são advogados, quase médicos, que tem conhecimento específico e tal, ou que fulano de tal, que um expert no assunto falou aquilo, tudo para que o seu ponto de vista seja aceito e o outro não. Somos todos pecadores, não somos santos. Podemos até almejar a santidade, mas o caminho é longo e nossa carne nos engana muito. E como arde a nossa carne frente aos desejos! Como dizemos ser incapazes de conseguir superar algumas dificuldades. Nosso ego grita tão alto que ficamos quase surdos e débeis nos nossos conceitos cristãos. Nos relacionamentos entre casais também é assim! Graças a Deus não somos iguais. Deus nos dá grande riqueza ao nos ter nos feito com tantas diferenças. Como é importante se conhecer, sentir o outro próximo! É lógico que muitas coisas vão se moldando no percorrer de nossa vida, nos levando, algumas, à santidade e outras ao erro, ao pecado. Deus não é menos bom por causa disto. Fazemos nossas escolhas e não podemos criar desculpas por nossos próprios erros, por “ficarmos nus” diante de Deus. O fruto proibido não é a maçã. A maçã é só uma imagem figurativa da nossa escolha errada, daquilo que Deus nos diz: “Aquilo é errado, não faça!” Como Deus nos ajuda? Os 10 mandamentos foram a primeira forma de manifesto aberto ao povo, como forma de suprimirem o mal e o desconhecimento, seja pela falta de interesse, seja pela ignorância.

Mas eles são simplificados por outros dois, no qual em seu âmago está o amor, a caridade, o doar-se ao outro sem esperar algo de volta. Amar a Deus e ao próximo. Em quem vocês confiam? Em Deus ou no mundo? Então porque vocês dão ouvidos ao mundo? Enquanto vivemos na riqueza, ou na bonança, conseguimos viver tranquilamente como perfeitos cristãos. Mas no momento das primeiras dificuldades, cedemos com muita facilidade e dizemos: “Eu não tinha outra forma de fazer... Só esta...” Mas, se esta forma é a errada, então não escolhemos certo. Ou nós nos deixamos desejar pelas coisas do alto ou pelas coisas deste mundo! Roubar, mesmo em situação muita necessidade, é errado, mas também aquele que não enxerga o necessitado erra também! Faltou o amor entre os dois e agem de formas distintas e erradas. O problema é que as pessoas não querem “arrumar suas casas”, elas querem que os outros mudem, que as satisfaçam, que as ouçam. Os fariseus, quando enxergam a vontade de amar de Jesus, de se entregar ali na Galileia, eles preferem chama-lo de belzebu. Eles sabiam que os homens têm medo de satanás e colocar esta estampa faria as pessoas não se admirarem e se entregarem ao amor... Portanto, tenhamos em nossos corações, que se queremos corrigir, devemos saber realmente o que é certo ou errado. Se o irmão não aceita, é liberdade dele, portanto não faça disto a sua propaganda. Busquemos amar! Busquemos conhecer, até mesmo aquele que é difícil para você! Não desistamos nas primeiras tentativas, mas não façamos das tentativas uma persuasão, uma imposição. A imposição da mudança termina sendo, na maioria das vezes, um convite para fazer o contrário. E a persuasão pode ser muito aborrecedora e ter um sentido de controladora. Eu aprendi na minha vida de vendedor que quando a pessoa quer, diz sim, devemos sempre manter–la no nosso amor. Quando diz não querer, ela tem grande potencial de querer, quando o produto é bom (e é bom...). O problema é aquele que está em cima do muro, que não é nem sim e nem não... A estes nos cabe viver o amor, sem desistir, sempre, para mostrar o quão bom é Deus e que grandes coisas ele tem a nosso favor. Também aprendi é que não existe “almoço grátis” neste mundo, portanto, as escolhas mais confortáveis, tem seu preço mais adiante a pagar. O nosso tempo é muito curto, então, pare de julgar, de pressupor e ame! Escolha o certo!

Pastoral da Comunicação - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória Pároco - Padre Geovane Ferreira Silva Coordenação – Sérgio Calado Fadul Jr Site da paróquia: www.nsdagloria.com.br Email: pascomnsdagloria1@gmail.com Facebook/Matriz.de.Nossa.Senhora.da.Gloria Whatsapp A Voz da Glória: 99443-1022 Largo do Machado s/nº - Catete – Rio de Janeiro – Tel: (21) 2225-0735 A Voz da Glória 10/06/2018 – Página 04

Boletim Semanal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado

10/06/2018 - Edição 22 - Ano 2

AVISOS DA SEMANA MISSA EM HONRA A SÃO MIGUEL ARCANJO Dia 13/06, quarta-feira às 20 h. PASTORAL DA FAMILIA Convida a todos para as reuniões as segundas-feiras 20 h. Sala de inscrições de batismo. Família eixo da sociedade, recém-casados, 2ª união, viúvas e viúvos. FESTA JUNINA Nos dias 09 e 10/06. Vamos participar? As pastorais estão precisando de ajuda. CONFRARIA DO ROSÁRIO Missa e reunião dia 15/06, sexta feira às 8 h. CATEQUESE DE ADULTOS (Batismo, 1ª Eucaristia e Crisma) Inscrições abertas na secretaria ou segunda e terça a partir das 19 h com os coordenadores. CATEQUESE INFANTIL Inscrições abertas para catequese infantil (3 a 10 anos). ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO Toda sexta-feira a partir das 19 h. Organizada pelas pastorais. Todos são convidados. D.A.S.A – IRMANDADE Irmandade que trata dependência amorosa, obsessão romântica, vício sexual, anorexia e codependência. Os encontros acontecem toda quinta-feira às 19:30 h.

VOCÊ ACHA QUE SUA VIDA É INSUPORTÁVEL (Formação Canção Nova) ‘Fica sabendo, que o teu silencioso martírio de diz Jesus Misericordioso, leva muitas almas ao céu. todos os dias, na total submissão à Minha Mas, às vezes, o sofrimento ultrapassa as minhas forças, padre. Que devo fazer nestes momentos? Vontade, leva muitas almas ao Céu‘. Jesus responde: ‘Quando te parecer que o Estas palavras de Jesus nos convidam a viver o dia sofrimento ultrapassa as tuas forças, olha para as a dia de forma silenciosa, sem nos queixarmos, Minhas Chagas e te elevarás acima do desprezo e sem murmurarmos. Para muitas pessoas a vida do juízo dos homens. Quando os sofrimentos diária é quase insuportável. Todos os dias eu faço ultrapassarem as suas forças, quando te parecer a mesma coisa: levanto-me, tomo banho, tomo que não aguentas mais – diz Jesus – olha para as café, vou para o trabalho, almoço, volto do Minhas Chagas, e pensa no quanto eu padeci, eu trabalho, janto, vou dormir… Todos os dias a sofri por você, e você deixará de se preocupar com mesma coisa, a mesma rotina. A vida me é o desprezo e com aquilo que os homens pensam insuportável. de você. Retire os olhos das suas dificuldades, e De fato, a rotina diária leva muitas pessoas a fixa-os nas Minhas Chagas, no meu sofrimento e caírem no desânimo, na depressão, a desistirem encontrarás força para enfrentares todos os de viver, pois não descobrem um sentido para sofrimentos. A meditação sobre a Minha Paixão viver. Até mesmo muitos cristãos, que reservam te ajudará a te elevares acima de tudo’. (D. 1184) diariamente uma parte do seu dia para um Se você meditar sobre a Paixão de Jesus, e ver encontro pessoal com Jesus, para a oração quanto Jesus sofreu e, mesmo assim, não desistiu deixam-se vencer pelo cansaço e pelo desânimo. da vida, mas lutou por ela até o fim, até a última É neste momento que Jesus te dirige estas gota de sangue, derramando o mesmo por mim palavras, te convidando a assumir o silencioso e por você, verás que ela te ajudará a te elevar martírio de todos os dias, na total submissão à acima dos sofrimentos e você verá que os próprios Vontade de Deus. sofrimentos são meios que Deus encontrou para Deus não quer que você reclame, mas que você te levar ao crescimento. Não desista de viver, pois ame, que você assuma a sua cruz com amor. Isto, Jesus morreu para dar vida a você.


Irmãos e irmãs. A palavra de Deus neste domingo quer nos ensinar e nos ajudar a organizar a nossa vida de tal maneira que entendamos que não se pode levantar-se uma casa contra ela mesma. Uma casa dividida, e levantando-se contra ela mesma, se destrói e ela não continua de pé. Por isso, o Senhor nos chama a não nos dividirmos, a não permitirmos que a divisão entre, entre nós. Não permitirmos que haja divisão entre nós, partidos, separações, guerras ou coisas semelhantes. Precisamos superar as dificuldades, precisamos superar as divisões, as guerras, as diferenças, para nos fazermos um a esse chamado de Deus, que todos nós sejamos um. Mas não é fácil ser um. Para ser um muitas vezes precisamos abrir mão de nós mesmos, de nossas vontades, de nossos desejos. Precisamos abrir mão daquilo que estamos vivendo, do que estamos sonhando. Não tem como ter unidade se cada um não aprender a fazer a sua parte e abrir mão também daquilo que é preciso. Não podemos esperar só dos outros, mas precisamos aprender a também fazer a nossa parte, e fazer a nossa parte, antes de tudo, significa fazer a vontade de Deus. Deus tem a vontade, Deus tem o querer, Deus tem um sonho para cada um de nós. Ele tem para você, para mim, e é preciso que nós aprendamos qual é a vontade de Deus, qual é o querer de Deus, qual é o desígnio de Deus para a sua vida, para a sua história, para o seu coração, para aquilo que você tem vivido, para aquilo que você tem sido. Muitas e muitas coisas podem ser transformadas à medida que você abre seu coração para Deus, à medida que você permita que Deus que te mostre um caminho correto, à medida que você permita que Deus te mostre como caminhar ou onde caminhar. Não tenha medo, abra seu coração para o Senhor, deixa Ele te mostrar e você se tornar família, irmão, irmã, mãe, parente de Jesus, por que quem faz a vontade de Jesus, quem faz a vontade do Pai que está no céu, se torna parente de Jesus. Eu não sei como você está, nem o que você está vivendo, mas eu posso dizer para você: Deus te ama e Ele espera todos os dias as suas respostas positivas para que você viva e proclame sobre todas as coisas que Ele é o Senhor. A Voz da Glória – 10/06/2018 – Página 02

SANTO DA SEMANA (Desconhecido) 10 – Santo Anjo da Guarda de Portugal 11 – São Barnabé 12 – São Gaspar de Búfalo 13 – Santo Antônio 14 – Santa Clotilde 15 – Bem Aventurada Albertina Berkenbrock 16 – São Francisco Régis 17 – São Rainério

Santo Antônio

Neste dia, celebramos a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, no ano de 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças. Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do “Pobre de Assis”, o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.

O PENSAMENTO POSITIVO PODE MUDAR SUA VIDA (Javier Fiz Perez)

“A mente que se abre a uma ideia jamais voltará ao seu tamanho original” (Albert Einstein) É incrível como você pode mudar a sua via quando decide mudar o seu jeito de pensar! Nem sempre podemos escolher tudo na vida, mas é certo que podemos sempre escolher como pensar. Se somos livres para pensar da forma como queremos, por que nos limitamos a pensar negativamente? A psicologia atual estuda muito o poder da mente sobre o comportamento dos indivíduos e até mesmo sobre o comportamento dos outros (através dos neurônios-espelho). O pensamento positivo leva à escolha da melhor das possibilidades que encontramos diante de um acontecimento. Isto quer dizer que somos conscientes de nossa situação e que temos habilidades para conseguir o que desejamos. De forma semelhante, as atitudes positivas estão relacionadas a emoções positivas, que são todas aquelas que nos levam à ação e à criação de oportunidades. Quando nos sentimos competentes, criamos em nosso interior a convicção de sermos capazes de realizar algo concreto que temos nas mãos. Por outro lado, as emoções negativas levam à passividade, à incerteza e ao abandono de muitas possibilidades que poderíamos realizar com toda a tranquilidade. “Temos 60.000 pensamentos por dia, e a maioria é negativa” (Sharon M. Koeing). Nosso desafio é transformar esses pensamentos, tornando-os positivos. Assim é a mente humana: ela tem um enorme poder sobre a realidade e sobre nós mesmos.

Conselhos para potencializar o pensamento positivo:

Simplesmente tente fazer, ao invés de se preocupar com as coisas. Vá aplicando as melhores opções que aparecem em sua inteligência.

Seja livre para pensar e agir Seja responsável pelo que você sente. Você tem a capacidade de escolher, e, por isso, não permita que os outros interfiram em suas emoções. É preciso pensar com a própria cabeça, sem deixar muito espaço para o que os outros vão dizer. A vida é sua. Concentre-se nos problemas que podem ser solucionados As preocupações e lamentações somente vão causar mal-estar emocional. Não dê importância às pequenas coisas Seu sentimento de desgosto é seu pior inimigo. É preciso distinguir entre o que vale a pena e é importante e o que não é. Procure dar espaço ao silêncio para ter serenidade e paz interior Quando você se sentir com raiva, relaxe, preste atenção em sua respiração e lembre-se de que a serenidade interior não depende de acontecimentos externos, mas da maneira como nós enfrentamos a vida. Viva o presente Não podemos mudar o passado nem adivinhar o futuro. Por isso, eliminaremos o rancor do primeiro e a ansiedade pelo segundo. O melhor é viver o aqui e agora, fazendo com que o dia valha a pena. Essa atitude é a melhor garantia para se construir um futuro edificante. Se queremos uma vida positiva, temos que começar por nos habituarmos a um pensamento positivo, pois, no comportamento humano, as atitudes são uma expressão dos próprios pensamentos, crenças e preconceitos que condicionam nossa vida. Um otimismo saudável na vida vai nos garantir um constante crescimento dentro do contexto que nos rodeia.

Evite as reclamações e críticas constantes As reclamações habituais atraem pensamentos e emoções negativos, já que estão carregadas de reprovações, inconformismos e julgamentos. Elas não são construtivas, e, simplesmente, formam um nó de negativismo. A mudança de hábito não acontecerá do dia para a noite. Mas não se preocupe: a capacidade de adaptação do nosso cérebro é muito grande. __________ O MATRIMÔNIO (Gibran Khalil Gibran) Dai vossos corações, Amai-vos um ao outro, mas não confieis a guarda um do outro. mas não façais do amor um grilhão: Pois somente a mão da vida Que haja antes um mar ondulante pode conter nossos corações. entre as praias de vossas almas. E vivei juntos, Encheis a taça um do outro, mas não vos aconchegueis em demasia; mas não bebais na mesma taça. Pois as colunas do templo Dai de vosso pão um ao outro, erguem-se separadamente, mas não comais do mesmo pedaço. E o carvalho e o cipreste Cantai e dançai juntos, e sede alegres, não crescem a sombra um do outro. mas deixai cada um de vos estar sozinho, Assim como as cordas da lira são separadas e, no entanto, vibram na mesma harmonia.

A Voz da Glória 10/06/2018 – Página 03


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.