Jornal O Defensor - 13 de maio de 2023

Page 1

CAT recebe o Batatais neste domingo de Dia das Mães

Time taquaritinguense lidera o grupo 2 da segunda divisão com 5 pontos ganhos

Um grande jogo pela segundona paulista está previsto para acontecer neste domingo (14), Dia das Mães, em Taquaritinga, no estádio “Taquarão”, às 10h, entre Clube Atlético Taquaritinga – CAT –contra o Batatais.

O CAT lidera o grupo 2, com 5 pontos ganhos, frutos de uma vitória e dois empates. Já o Batatais está na quarta colocação com 4 pontos ganhos.

Durante a semana, o técnico cateano Marcelo Marelli ministrou vários coletivos, no sentido de orientar seus jogadores, sobre a conquista de três pontos, fato que colocaria a equipe em vantagem contra seus adversários nesta primeira fase.

Diante do Catanduva, semana passada, no empate de 0x0, torcedores que

Falou e disse

compareceram ao estádio não ficaram nada satisfeitos com o resultado, por isso mesmo, para o jogo de amanhã, domingo, contra o Batatais, a “galera” do CAT espera que o time jogue pra frente, em busca apenas e tão somente da vitória.

Os outros dois jogos do grupo dois:

• Na sexta-feira (12), Catanduva x Francana

• Sábado (13), Internacional x América.

A classificação do grupo 2 antes dos jogos deste final de semana se apresentava da seguinte forma:

1. CAT – 5 p.g.

2. Francana – 5 p.g.

3. Catanduva – 4 p.g.

4. Batatais – 4 p.g.

5. Internacional – 2 p.g.

6. América – 2 p.g.

Página 3

Página 5

Leia também:

Página 4

Versão Digital
O Defensor
Página 2 Página 2 Última Página
COMTUR
de calendário
TAQUARITINGA | 13 de maio de 2023 | Ano XL | Edição 2032 | Distribuição On-line | Taquaritinga, Cândido Rodrigues e Santa Ernestina
Garantia de sucesso
propõe criação
unificado de eventos em Taquaritinga
Presidente da OAB de Taquaritinga pede apoio de vereadores contra aumento de custas processuais
Liderança em jogo
Economia à vista Câmara de Taquaritinga discute aquisição de tanque de combustível em indicação do presidente Valcir Zacarias

Dia das Mães, uma data para celebrar e refletir

Foto:

Neste domingo, 14 de maio, celebra-se o Dia das Mães, uma data cheia de significado para as famílias. É neste dia que elas são lembradas e presenteadas pela dedicação, cuidados, acolhimento e amor empregados aos filhos desde o nascimento, que vai além do presente material.

A mãe é a luz da vida, um exemplo e a melhor avó que um dia se poderia desejar para seus filhos. Não podemos esquecer das dificuldades, pois todos os momentos de tristeza foram compensados pela cumplicidade e compreensão de ambos os lados. Sim, às vezes, a mãe também erra e os filhos precisam compreender e perdoar.

Mesmo não sendo mais uma criança indefesa, o filho sente o mesmo cuidado e afeto em todas as palavras

ditas e nos gestos compartilhados em relação à pessoa que tanto ama.

Neste dia tão especial, feliz daquele que pode ainda dar muitos beijos e muitos abraços. Que todo esforço e empenho dedicados aos filhos, possam ser devidamente compensados, especialmente repleto de muita paz e felicidade.

Já para aqueles que têm sua mãe no céu, tenham a certeza que, de onde estiver ela estará sempre a olhar para seus filhos, porque mãe é sempre mãe.

O amor de mãe nunca morre e sobrevive a todas as tempestades. Ele é eterno e vai além da vida.

Ser mãe é ter a certeza de carregar um amor incondicional para o resto da vida.

A todas as mães, feliz Dia das Mães.

www.odefensor.com.br

ODefensor

Com circulação diária, de terça-feira à sábado. O Defensor mantém seu trabalho sério, imparcial e independente, voltado única e exclusivamente para os interesses da comunidade.

Circulação: On-line

Uma publicação da:

Nova Dimensão Editora

Ltda.

Diretor Presidente:

Gabriel Silvestre Bagliotti gabrielbagliotti@gmail.com

Vendas: comercialodefensor@ gmail.com

Edição e Diagramação:

Nathalia Davoglio Sabbatini

Não esquecem de Taquaritinga

Na última sexta-feira, 12 de maio, Taquaritinga recebeu a visita dos deputados Leo Oliveira (estadual) Baleia Rossi (federal). Com a visita, os políticos da região demostraram todo o apoio à cidade, mostrando que nunca esquecem de Taquaritinga e estão sempre dispostos a ajudar o município, em especial as suas entidades.

A visita começou com uma longa entrevista concedida ao radialista Auro Ferreira no Microfone Aberto da Rádio Massa. Em seguida, os deputados seguiram para a Santa Casa local, onde foram recebidos pelos membros da diretoria da instituição e também da Loja Maçônica "Libero Badaró". No encontro, o presidente da Santa Casa, Waldemar Peria, agradeceu a visita da dupla e solicitou apoio em demandas da instituição.

Na oportunidade, representantes da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – de Taquaritinga e do Horto de Deus estadual) também apresentaram demandas para os parlamentares. Ainda na agenda da visita, os deputados estiveram no Hospital de Olhos – Lions "Manoel Dante Buscardi", outra entidade que sempre recebe recursos destinados pelos parlamentares.

A presença dos deputados em Taquaritinga reforça a importância da cidade na região e demonstra o compromisso dos políticos com a população e as entidades locais. A visita também representa uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços e buscar parcerias para o desenvolvimento do município.

Isolado

Com o objetivo de estreitar laços com a comunidade e promover ações que beneficiem a região, os deputados Leo Oliveira e Baleia Rossi estiveram na Santa Casa de Taquaritinga nesta sexta-feira (12). Durante a visita, que contou com a presença de membros da diretoria da instituição e da Loja Maçônica "Libero Badaró" e de outras entidades, os parlamentares receberam diversas demandas e propostas, reforçando o compromisso com a cidade.

Entretanto, um episódio chamou a atenção durante o evento. Antes mesmo da chegada dos deputados, diversos grupos já se formavam no salão nobre da Santa Casa, e em determinado momento, o prefeito Vanderlei Mársico se encontrava sozinho e isolado em meio aos grupos de conversa.

A situação só mudou quando um dos presentes se aproximou do prefeito e iniciou um bate-papo. O fato gerou comentários entre os presentes e chamou a atenção para falta de diálogo em diversos momentos e da falta de aproximação do mesmo com algumas entidades.

Mais dor de cabeça!

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Taquaritinga, ocorrida na segunda-feira (8), os parlamentares aprovaram um novo pedido de licença do vereador Tenente Marcos Lourençano. O afastamento será de mais 80 dias e, como na vez anterior, o suplente Beto Girotto assumirá a vaga. A notícia não agradou ao prefeito Vanderlei Mársico, já que Beto Girotto é um dos principais oposicionistas na Câmara e seu retorno pode aumentar as dificuldades do governo municipal. Desejamos sucesso ao suplente Beto Girotto durante o período em que estiver no cargo.

Feliz Dia das Mães

Domingo, 14 de maio é comemorado o Dia das Mães e nesta data especial, quero prestar uma homenagem a todas as mulheres que se dedicam com tanto amor e carinho à maternidade. Vocês são a essência do amor incondicional, a luz que nos guia, o exemplo que nos inspira. Agradeço em especial a minha mãe, Adriana do Carmo Silvestre Bagliotti, pelo seu amor infinito e pela sua dedicação incansável para comigo e para toda a nossa família, ainda mais neste último mês, com o falecimento de nosso amado e querido pai, Mario Bagliotti.

A senhora tem mostrado toda a sua força e fibra, enfrentando as adversidades da viuvez, do luto, e mesmo assim nunca esmoreceu, segue firme como uma rocha, mas sempre com uma palavra de amor e carinho para superarmos esse momento triste.

Aproveito também para homenagear minha esposa Nathalia Sabbatini Bagliotti, mãe do meu filho Joaquim, sendo que a cada dia que passa demonstra ser uma super mãe, também mostrando toda a sua fibra.

Que Deus abençoe sempre, não só a minha mãe, mas também todas as mães do mundo, e as proteja em todos os momentos da vida e que se me fosse permitido fazer um único pedido a Deus, seria para que as mães pudessem ser eternas!

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Jornalista Responsável:

Gabriel Silvestre Bagliotti (Reg. MTB nº. 66972/SP)

Caro leitor: Participe de O Defensor. Envie sugestões ou comentários. Desta forma podemos construir um jornal que atenda a suas expectativas.

Site e e-mail: www.odefensor.com.br

odefensor@odefensor.com.br

jornalodefensor@gmail.com

“Artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal."

O Defensor | 13 de maio de 2023 www.odefensor.com.br 2 Central de Jornalismo – Rua Campos Sales, 307 - Sala 203 - Tel: (16) 3252-5696Taquaritinga-SP - E-mail:
jornalodefensor@gmail.com
Canva

Presidente da OAB de Taquaritinga pede apoio de vereadores contra aumento de custas processuais

Na noite de segunda-feira, 8 de maio, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taquaritinga, Dra. Fabiana Vieira Vazquez, utilizou a Tribuna Livre da 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal para pedir apoio dos vereadores em uma questão que tem impacto direto na população.

Segundo a Dra. Fabiana, um projeto de lei estadual que prevê o aumento das custas processuais e de emolumentos pode trazer prejuízos para os cidadãos e para a classe da advocacia. Ela afirmou que a medida não é adequada, especialmente em um momento de crise econômica em que a população já sofre com diversos problemas.

Dra. Fabiana solicitou aos vereadores que peçam aos deputados que votem contra o projeto da forma como foi enviado à Assembleia Legislativa de São

Em cima do lance

Paulo. Para a presidente da OAB de Taquaritinga, é fundamental que as autoridades estejam atentas aos impactos de suas decisões sobre a sociedade e a economia.

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Taquaritinga aconteceu nas dependências do Cine São Pedro, em razão das obras promovidas na sede do Legislativo. Dentre os projetos, indicações e requerimentos apresentados, a questão levantada pela Dra. Fabiana chamou a atenção dos presentes.

A OAB é uma das principais entidades representativas da advocacia brasileira, tendo como objetivo defender os direitos e garantias individuais, a democracia e o estado de direito. A participação de seus membros em debates e discussões públicas é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Tonhão da Borracharia solicita esclarecimentos da Secretaria de Saúde

Requerimentos visam solucionar problemas na fiação elétrica do CAPS e informações acerca dos serviços da Secretaria de Saúde

Na noite da última segunda-feira, 8 de maio, a Câmara Municipal de Taquaritinga realizou a sua 10ª sessão ordinária, que contou com a apresentação de diversos projetos, indicações e requerimentos. Dentre os requerimentos apresenta-

dos, destacaram-se os de autoria do vereador Tonhão da Borracharia. Em seu primeiro requerimento, Tonhão solicitou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde para que a pasta informe, em tempo hábil, quando será realizada

a compra e manutenção da fiação elétrica do CAPS. O local está sem funcionar há mais de um mês por falta de eletricidade.

Já em seu segundo requerimento, o vereador convocou a secretária municipal de Saúde, Dra. Eleo-

nora Maria Pagliuso Gerbasi, para que compareça à sessão da Câmara e preste esclarecimentos acerca dos serviços e problemas do setor. A convocação tem como objetivo buscar soluções para os problemas enfrentados pela população

e garantir a transparência e a efetividade dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde.

O vereador Tonhão da Borracharia reforça a importância dessas medidas para o bem-estar da população, especialmente dos

pacientes do CAPS, que dependem do local para o seu tratamento. "É nosso dever como vereadores fiscalizar e cobrar melhorias nos serviços públicos e garantir que as necessidades da população sejam atendidas", destacou Tonhão.

www.odefensor.com.br O Defensor | 13 de maio de 2023 3 Falou e disse

Ajuda necessária

APAE Taquaritinga agora possui geração de energia fotovoltaica

Quem quer ser um milionário?

Você gosta de dinheiro? Eu gosto bastante. Desde que o enriquecimento não fosse ilícito, não envolvesse esquemas de pirâmide ou a abertura de igrejas –afinal, travesseiro leve e consciência limpa não têm preço – adoraria acordar com milhões na conta bancária sem ter feito qualquer esforço para merecê-los. A meritocracia, afinal, é o último refúgio dos canalhas.

Acredite, sou uma pessoa normal. Todo mundo gosta de dinheiro. Sabe aquele seu político de estimação – de direita ou de esquerda – que adora ser visto como homem simples, do povo, dono de hábitos simples? Experimente tirar dele o cartão corporativo ou as joias recebidas de presente e aguarde para ver quanto tempo dura o voto de pobreza. Até o Papa Francisco, que é um ser mais elevado em vários aspectos, aprecia um bom e velho conforto. Ou você acha que ele toparia abdicar de seu avião particular e do Papamóvel para viajar de classe econômica pela Gol e andar de Uber X pelas ruas de Roma?

senta um passaporte para a liberdade, um modo de não precisar mais se preocupar com o sustento diário e, enfim, passar a se ocupar apenas com atividades prazerosas.

No meu caso, seria a realização de um sonho não ter mais de lidar com o Poder Judiciário diariamente. Afinal, se eu quiser um atendimento lento e incerto sobre se receberei ou não aquilo que pretendo, posso muito bem usar os canais de teleatendimento da minha operadora de Internet.

A APAE de Taquaritinga acaba de conquistar um benefício que trará sustentabilidade e melhoria para todos os usuários da instituição e para o meio ambiente. Trata-se da instalação de geração de energia fotovoltaica, possibilitada após a realização de um projeto com a emenda parlamentar do ex-deputado

federal Coronal Tadeu e doações de contribuintes da instituição. Essa conquista contou com contribuições valiosas de diversas empresas e pessoas, como Gustavo Luís Romano e sua equipe, Dinda Troiano, Constrói Materiais Elétricos e Morata Materiais Elétricos. Com a instalação do siste-

ma fotovoltaico, a APAE de Taquaritinga contribui para a preservação do meio ambiente e também reduz os custos com energia elétrica, o que permitirá mais investimentos em serviços e projetos para os usuários da instituição. A APAE agradece a todos que colaboraram para tornar este projeto possível.

Na verdade, o que diferencia um sujeito do outro é a utilidade do dinheiro para cada um. Para a maioria, é o meio para obter bens materiais de luxo e poder, seja por meio de um carro esportivo ou uma casa de praia, seja por meio de doações absolutamente altruísticas aos candidatos de uma eleição ou, ainda, mediante a aquisição de alguma rede social para provocar ainda mais barulho na arena política.

Já para as exceções da humanidade, entre as quais me incluo, a grana repre-

Além de nunca mais advogar, a minha vida de milionário seria uma absoluta exceção: envolveria ler os livros que insistem em se acumular sobre a escrivaninha, assistir aos filmes tantos que já são suficientes para formar uma locadora, investir na carreira de humorista de stand-up, escrever um livro de ficção ou uma biografia de algum personagem interessante, ajudar a pagar parte da dívida do Corinthians, subornar Abel Ferreira para que deixe o comando do Palmeiras, investir em uma tecnologia que permita a transferência de perdas de calorias entre diferentes pessoas, enfim, atividades que não possuem qualquer senso prático senão o de deixar este colunista feliz e satisfeito consigo mesmo.

Dinheiro é ótimo, mas a liberdade é melhor ainda.

*Carlos Galuban Neto é advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

O Defensor | 13 de maio de 2023 www.odefensor.com.br 4
Emenda parlamentar e doações de contribuintes tornam projeto possível

Garantia de sucesso

COMTUR propõe criação de calendário unificado de eventos em Taquaritinga

Projeto visa potencializar resultados e mediar conflitos de agenda entre entidades e promotores de eventos na cidade

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Taquaritinga (SP) realizou sua reunião mensal na última quarta-feira e apresen-

tou uma proposta para criar um calendário unificado de eventos na cidade. A ideia é permitir o compartilhamento de informações entre as

entidades e mediadores de conflitos de agenda, o que pode potencializar os resultados em cada evento. Segundo Leonardo Oli-

verio, presidente do conselho, a iniciativa é de suma importância para garantir o sucesso dos muitos eventos beneficentes que ocorrem

na cidade e atrair público não só local, mas de toda a região. A Secretaria de Cultura e Turismo, sob a liderança do secretário Thiago

Duarte, será responsável por operar o projeto, que tem como objetivo fortalecer o turismo e a cultura em Taquaritinga.

Dia das Mães, parabéns

Neste domingo (14), comemora-se o Dia das Mães. Nele é homenageado todo o amor, carinho e dedicação que as mães têm com seus filhos. Essa comemoração foi oficialmente instituída no Brasil, em 1932, por Getúlio Vargas. Porém, fala-se que a primeira celebração do tipo foi realizada ainda na década de 1910.

Funcionamento do comércio

Após funcionar até às 22h na noite de ontem, sexta-feira (12), o comércio varejista de Taquaritinga estará com suas portas abertas neste sábado (13), véspera

do Dia da Mães, até às 18h, conforme anunciou a ACIT. Muita gente pelas ruas

Como se sabe, o comércio taquaritinguense é muito forte, por isso mesmo, espera-se um grande movimento pelas ruas da cidade e claro, nos estabelecimentos comerciais.

Ainda no domingo

Quem, por ventura, não efetuar suas compras neste sábado, por qualquer que seja o motivo, supermercados, varejões e açougues estarão com suas portas abertas no domingo, Dia das Mães para atendimento até às 12h.

Nos restaurantes

O domingo, dedicado às mães, é uma oportunidade para os familiares se reunirem, não sé em casa, mas também nos restaurantes da cidade, que oferecem um cardápio excelente.

À noite, um passeio

Já no domingo à noite, que a reunião das famílias seja feita nas praças públicas da cidade, localizadas no centro, que certamente estarão bastante iluminadas, com vários atrativos, dentre eles a feira dos artesãos. Feliz Dia das Mães.

*Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor.

www.odefensor.com.br O Defensor | 13 de maio de 2023 5

Câmara de Taquaritinga discute aquisição de tanque de combustível em indicação do presidente Valcir Zacarias

Taquaritinga uma cidade doente à beira do colapso

Por: Francismar Nascimento No último dia 1º de maio foi comemorado o Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, mas o que o trabalhador de nosso município Taquaritinga tem a comemorar?

Estamos numa cidade que a cada dez anos vem uma empresa grande ou de médio porte para nossa cidade gerar empregos, mas não tem uma política educacional de incentivar, manter as pequenas empresas existentes aqui, uma cidade que não incentiva o pequeno empresário a crescer e gerar mais empregos gerando renda ao município, para as grandes empresas dão terrenos, isenção de impostos e muitas vezes essas empresas não geram a quantidade de empregos a qual necessitamos.

Na última segunda-feira, dia 8 de maio, ocorreu a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Taquaritinga, que contou com a discussão de diversos projetos e indicações.

Entre eles, chamou a atenção a indicação do presidente do Legislativo, vereador Valcir Zacarias.

O vereador propôs ao prefeito municipal que estude a possibilidade de adquirir um tanque para armazenagem de combustível, a fim de abastecer a frota de máquinas pesadas e demais veículos

utilizados pela Prefeitura.

O tanque, segundo a proposta, poderia ser instalado em comodato no pátio do almoxarifado, trazendo mais comodidade e agilidade aos trabalhos prestados pela equipe de obras.

A medida já é adotada em outras prefeituras e pode gerar economia para o município, permitindo investimentos em outras áreas da administração municipal.

Além disso, Zacarias também indicou a realização de uma operação tapa-buracos em toda a

leia!

Depois que li o artigo escrito neste periódico pelo Dr. Rodrigo Segantini, intitulado “Ei, você aí...”, cujo articulista é de uma riqueza ao desfilar a analogia da situação do governo municipal com a enfrentada pelo personagem principal do romance “Os ratos”, de Dyonélio Machado, resolvi que as histórias do mundo da literatura brasileira necessitam serem contadas, até mesmo para que possamos conhecer, de maneira próxima, nossas narrativas, e relacioná-las ao cotidiano, sempre como uma fonte de inspiração e questionamento. Como aquele processo

socrático, estimulado pela dúvida.

Quando no início do artigo, o Advogado Segantini, fala de Érico Veríssimo, pai de Luís Fernando Veríssimo e da sua relação com o autor de “Os ratos”, lembrei-me logo de uma outra história em que o autor de “Clarissa” tem com o então, iniciante, Moacyr Scliar, que ao deixar um conto de três folhas para que o consagrado Érico pudesse avaliá-lo, ao retornar para pegá-lo, o escritor Scliar vê que seu conto fora avaliado como nota 10, todavia ao chegar em casa percebe que havia esquecido de levar ao autor

extensão da Rua Flávio Emanoel Forcel, no Jardim Martineli, visando melhorar as condições de trafegabilidade na região.

A proposta foi discutida durante a sessão e deverá ser avaliada pela Prefeitura nos próximos dias.

Vale lembrar que a sessão foi realizada nas dependências do Cine São Pedro, em razão das obras promovidas na sede do Legislativo, e contou com a participação da maioria dos vereadores. A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 15 de maio.

Estamos numa cidade que tem quatro sindicatos de boa representação, sindicato dos funcionários públicos, sindicato dos comerciários, sindicato dos trabalhadores rurais e sindicato das empresas alimentícias, esses sindicatos parecem não conversar entres si, cada um luta por causa própria e não para o bem de todo trabalhador de nosso município, pois nenhum sindicato fez um evento para o trabalhador que representa no 1º de maio.

No Brasil o cenário político e econômico não andam muito bom, desde a polarização política das últimas eleições e a falta de confiança dos investidores diante da política econômica confusa e insegura que o governo federal expõe com os juros altos e cada vez criando novos impostos, nenhum investidor estrangeiro ou nacional está investido no nosso país e com isso quem mais sente são as pequenas ci-

dades como a nossa. Falando em cenário político, em nossa Taquaritinga por aqui o cenário político não anda muito bom, tendo em vista que desde setembro de 2022 a situação financeira da prefeitura não anda muito boa. Desde os bloqueios judiciais por conta de precatórios, atrasos de pagamento de fornecedores e prestadores de serviços e obras inacabadas, com isso ficou exposto a fragilidade de nossa saúde diante da explosão de casos de dengue e de gripe do final de 2022 para início de 2023, saúde essa que não anda muito boa com muito relatos de usuários do sistema SUS de falta de medicamento nas farmácias municipais e funcionários dos posto de saúde e da unidade de pronto-atendimento relatando falta de insumos básico para prestar um bom atendimento, vem a notificação da Santa Casa que não irá fazer cirurgias eletivas e exames por falta de repasse de verba para a entidade.

Agora a atual administração diante gastos exagerados e sem controle, se viu numa situação que ao invés de cortar os próprios gastos com cargos de confiança, aliais muitos cargos que só aparecem em fotos porque no dia a dia não se vê fazendo benfeitoria alguma para o município, resolve mexer onde? Nele no funcionalismo público, que desde o de 1º de maio não ganham mais horas extras, e quem perde com isso? Só o funcionário público, a reposta é não! Quem perde com isso são os trabalhadores, são os coletores de lixo, são as enfermeiras (os), são os vigias, motoristas, professores, recepcionista e os serviços gerais. Mas quem mais perde é

o município, se não bastasse os atrasos de pagamento para os empresários e prestadores de serviços da cidade, com esses corte de horas extras do funcionalismo público, o comercio local irá sofrer mais, será menos dinheiro injetado em nossa economia, com isso empresários locais já estão assustados com as poucas vendas (roupas, sapatos, postos de gasolina e até mesmo os supermercados) e estão com medo novamente de viver uma situação não muito longe de quando os funcionários públicos ficaram 5 meses sem receber salários.

Com todo esse cenário político e econômico que nos cerca fica a pergunta, o que se comemorou no 1º de maio?

Estamos numa cidade doente, você olha para o funcionalismo público e vê o desânimo que ele tem de ir trabalhar, além de saber que não irá ganhar o que merece, muitas vezes irão ficar parado em seu setor por falta de material para executar um serviço, e pior disso ser taxado de preguiçoso. Estamos numa cidade doente, você olha para o empresário local o desânimo dele em investir na cidade, o medo de vender e não receber e ter que pagar seu fornecedor ou banco, estamos numa cidade a beira de um colapso financeiro sem perspectiva de melhoras. Fica novamente a minha pergunta: O que se comemorou no 1º de Maio?

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

consagrado a sua última página.

Euclides da Cunha, autor do renomado, “Os sertões”, ao retornar para sua cidade, depois de cobrir toda a Guerra de Canudos, descobre que sua esposa estava grávida. E quem seria o pai. Ao descobrir que fora enganado ele sai à procura do amante da esposa. Euclides é assassinado.

A literatura, nos avisa, vive no silêncio, almeja tranquilidade. Leia!

*Prof. Sergio A. Sant’Anna –Professor de Redação nas Redes Adventista e COC em SC e jornalista.

O Defensor | 13 de maio de 2023 www.odefensor.com.br 6
Ei,
Artigo Economia à vista

Coleta de lixo eletrônico acontece em Taquaritinga

Ponto de recolhimento será na praça da Igreja Matriz de São Sebastião, das 8h às 12h

movendo ações em prol do meio ambiente e da sociedade em geral.

Para dúvidas e informações sobre a coleta de lixo eletrônico, basta entrar em contato pelas redes sociais da ONG Caporanga. Não perca essa oportunidade de dar um destino correto para seu lixo eletrônico e contribuir para a preservação ambiental.

Tipos de materiais a serem coletados:

• Pilha

• Bateria

• Celular

• Cabo/carregador

• Notebook

• CPU

• Peças de computador

• Monitor

• Teclado

• Mouse

• Impressora

• Cartucho/toner

• Scanner

• Estabilizador

• Calculadora

• Gravador

• CD/DVD

• TV

• Caixa de som

No próximo dia 3 de junho, acontece em Taquaritinga a coleta de lixo eletrônico, promovida pela ONG Caporanga, que há anos tem realizado esse tipo de iniciativa na cidade. A coleta acontecerá na praça Dr. Aimone Salerno, mais conhecida como praça da Igreja

Matriz de São Sebastião, das 8h às 12h.

Essa é uma excelente oportunidade para dar a destinação correta ao seu lixo eletrônico, contribuindo para o meio ambiente e para a preservação da saúde pública. A coleta envolve diversos tipos de materiais

eletrônicos, desde pilhas e baterias até televisores e geladeiras.

Além disso, a iniciativa é uma forma de incentivar a consciência ecológica e a responsabilidade social. A ONG Caporanga tem desempenhado um importante papel em Taquaritinga, pro-

• Aparelho de som

• Microondas

• Freezer/geladeira

• Ar condicionado

• Ventilador

• Telefone/fax

• Liquidificador

• Batedeira

• Entre outros

Edital

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CÂNDIDO RODRIGUES

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CÂNDIDO RODRIGUES

Terceiro Termo Aditivo ao Contrato Administrativo nº 03/2020

Contratante: Instituto de Previdência do Município de Cândido Rodrigues

Contratado: Amendola & Amendola SOFTWARE LTDA.

Objeto: Serviço de licença de uso por locação nos "softwares" nas áreas de tesouraria, contabilidade pública, patrimônio público e folha de pagamento, prazo de vigência de 02/04/2023 até 02/04/2024.

Valor Global do Contrato: R$ 24.150,96 (vinte e quatro mil, cento e cinquenta reais e noventa e seis centavos) Cândido Rodrigues, em 02/04/2023. Antonio Carlos Barbosa - Presidente

www.odefensor.com.br O Defensor | 13 de maio de 2023 7 Aproveite a oportunidade

Sobe - População de Guariroba não aguenta mais pedir ao prefeito que construa o muro do cemitério no distrito. Chegando o Dia das Mães e familiares terão que deixar as flores expostas nos túmulos dos entes-queridos, sem nenhum tipo de segurança.

Sobe - Prefeito não gostou nem um pouquinho do comportamento de alguns funcionários da educação, que compareceram segunda-feira na sessão ordinária da Câmara, ostentando faixas e cartazes contra sua administração, exigindo o pagamento dos salários.

Desce - E pensar que os eleitores daquele logradouro depositaram seu voto, na confiança de que o chefe do Executivo realizaria as obras prometidas hein? Coisa feia prefeito. Servicinho de meia hora.

Desce - No início da semana, em cumprimento ao exigido pela Caixa Federal, algumas máquinas foram colocadas pela prefeitura para realizarem o serviço de limpeza e drenagem, no Jardim Sobral, onde será construída uma futura praça. No entanto, ficou por aí. A empresa vencedora da licitação já caiu fora. Novamente a obra está paralisada.

Sobe - O deputado federal Baleia Rossi, que ontem passou por Taquaritinga, visitando várias entidades, poderá, quem sabe, concorrer nas próximas eleições gerais, como candidato a senador por São Paulo. Nome forte e que muito tem ajudado nossa cidade.

O Defensor Última Página TAQUARITINGA, 13 de maio de 2023 www.odefensor.com.br
Desce - Prefeito está um tanto quanto perdido, em relação a conquistas de verbas para Taquaritinga. Com Vinholi e Izar fora da Alesp e Câmara dos Deputados, está difícil conseguir algum outro deputado, amigo seu, que possa ajudar Taquaritinga nestes primeiros meses do ano. Desce - É bom o prefeito e seus secretários ficarem de olho no comportamento de Girotto, pois muita coisa está sendo preparada pelo vereador, exigindo mais seriedade por parte da administração municipal na condução dos trabalhos na cidade. Sobe - Beto Girotto volta à Câmara Municipal a partir de segunda-feira (15), na segunda sessão ordinária do mês de maio do Legislativo taquaritinguense, ocupando o lugar do tenente Marcos Lourençano (foto), licenciado pelo espaço de 80 dias, para tratamento de saúde.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.