Cardápio de Projetos

Page 256

Licenciado em Estudos Sociais pela Fundação Educacional Além Paraíba - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes Abu Merhy (1988). Diplomado pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), com habilitação em Geografia (2001). É professor da rede municipal de Teresópolis desde 1991. Leciona no Colégio São Paulo desde 1993 e no CESO desde 2000. Ministrou curso no Projeto Experienciar, em 2007. Atualmente, é diretor da E. M. Ginda Bloch.

256

“A escola é um espaço de relações. Nesse sentido, cada escola é única, fruto de sua história particular, de seu projeto e de seus agentes. Como lugar de pessoas e relações, é também um lugar de representações sociais. Como instituição social, ela tem contribuído tanto para a manutenção quanto para a transformação social. Numa visão transformadora, ela tem um papel essencialmente crítico e criativo.” Moacir Gadotti1

SÍNTESE DA EXPERIÊNCIA A Gincana Solidária foi idealizada para promover a interação solidária para além dos muros escolares. Suas ações de caráter lúdico-social — arrecadação de roupas de frio e cobertores para a “Campanha do Agasalho” e de material reciclável para a doação a entidades filantrópicas — visaram despertar a sensibilidade, o comprometimento, a solidariedade e a responsabilidade social, aproximando alunos, pais, professores e funcionários das comunidades do entorno da escola e até de lugares mais distantes na cidade. Além disso, essa experiência buscou pôr em prática questões relativas à reciclagem, ao consumo consciente e à sustentabilidade, convidando toda a comunidade escolar a “arregaçar as mangas” e a traduzir em ações o discurso “ecológico” que todos conhecemos, mas que pouco vivenciamos em nosso cotidiano. A gincana também se mostrou um excelente veículo para introduzir o projeto da SME Faces do Brasil — De Vitalino a Villa Lobos, o retrato do povo. Entre as tarefas apresentadas aos alunos, sugeriram-se pesquisas e apresentações artísticas que traduzissem um retrato cultural das diferentes regiões brasileiras. Por se tratar de uma competição, a gincana procurou contribuir para o aprimoramento de diversas habilidades e competências de nossos alunos, como: senso ético, trabalho em equipe, flexibilidade, organização, capacidade de diálogo, paciência, 1 GADOTTI, Moacir. Reinventando Paulo Freire na escola do século XXI, p. 2. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/342.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2012.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.