Cardápio de Projetos

Page 129

sua própria identidade, ao mesmo tempo que se estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção (ALMEIDA, 2002, p.

58). As lendas sobre os fenômenos da natureza - Na primeira reunião pedagógica, foram apresentados pelos docentes os questionamentos dos próprios alunos sobre o surgimento do “mundo”. Decidiu-se coletivamente atender aos anseios dos discentes, iniciando os trabalhos pelas lendas indígenas que explicavam os fenômenos da natureza. Ficou acordado que a Oficina de Informática e a Orientação Pedagógica selecionariam as lendas e dinamizariam a apresentação de cada uma delas. Assim sendo, foram escolhidas as lendas “A história da noite”, “O nascimento do mundo”, “O curumim e a noite” e “A Lenda do arco-íris”. Para a dinamização da apresentação, foram impressas imagens referentes a cada uma delas; a cada três dias, as lendas eram substituídas a fim de que todas pudessem ser abordadas por todas as turmas. O professor recebia a lenda, fazia uma leitura compartilhada e, durante todo o mês de agosto, desenvolvia inúmeras atividades envolvendo o tema. As paredes das salas de aula viviam repletas de atividades, como releituras das lendas, produção de textos e desenhos. Nessa primeira etapa, no Laboratório de Informática Educativa, os alunos do 1º ano utilizavam o software de edição de imagens e representavam graficamente as lendas. Essa proposta não só articulava o trabalho com o tema de pesquisa do projeto, como também desenvolvia a coordenação motora no uso do mouse e a identificação das ferramentas básicas do software Colorpaint. Os alunos do 3º ano contribuíam fazendo, na internet, a pesquisa das lendas e das imagens a serem utilizadas pelos professores. Trabalhavam em duplas ou trios, em cada computador, auxiliando uns aos outros e aprendendo a utilizar o site de busca Google Imagens ao resgatar as figuras com maior definição. Lendas indígenas X saberes científicos - A segunda etapa do trabalho se deu durante o mês de setembro para responder aos questionamentos dos alunos, que afirmavam que as lendas não retratavam a realidade. Para tanto, foi necessário dar voz às crianças que levantavam suas hipóteses sobre os fenômenos naturais. As turmas realizaram algumas experiências em busca de dados científicos para a compreensão da formação do arco-íris. Na quadra, foi utilizada a mangueira com esguichos de água na diagonal dos raios solares. O uso de cristais e prismas também permitiu a visualização do espectro das cores que formam a luz solar. O LIED e a Oficina de Informática se tornaram fundamentais para a compreensão dos fenômenos restantes — o ciclo do dia e da noite e a criação do universo e do nosso planeta (o mundo) — que, sem o suporte audiovisual, tornar-se-iam muito abstratos para a construção de conhecimento por crianças em faixa etária tão reduzida. Nas aulas da oficina de Informática, foram pesquisados os vídeos da TV Cultura “De onde vem o dia e a noite” e “De onde vem o arco-íris (disponibilizados no Youtube). Os alunos descobriram o site infantil Canal Kids e Ciência Hoje para Crianças.

129


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.