3 minute read

Projeto Capacitar para Incluir: o jeito La Salle de realizar a inclusão

Equipe Rede La Salle*

Equipe Fundação O Pão dos Pobres** O projeto proporciona, por meio do aprendizado formal com contrato especial, aprimoramento profissional, tornando viável a inserção e permanência no mercado de trabalho.

Advertisement

Pensando em aliar inclusão com aprendizagem profissional, a Rede La Salle implementou, em 2015, um projeto diferenciado para pessoas com deficiência (PcDs) em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa trouxe aos participantes qualificação para o trabalho, elevando-os à condição de cidadãos economicamente ativos, despertando sua autonomia e contribuição na renda familiar. De acordo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela ONU em 2006 e ratificada no Brasil em julho de 2008. Pela Convenção, pessoas com deficiência são aquelas que têm impe-

7ª turma do projeto capacitar para incluir, dezembro 2020

Atividade de aula aprendendo tabelas 8ª turma, maio 2021

Formatura da turma em 2020 dimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas1 . Batizado de Capacitar para Incluir, o projeto proporciona, por meio do aprendizado formal com contrato especial, aprimoramento profissional, tornando viável a inserção e permanência no mercado de trabalho.

Pessoas com deficiência representam quase 24% da população de Porto Alegre. Entretanto, é pequeno o número de cursos para esse público. Exigências legais criam cotas a serem cumpridas por instituições públicas e privadas, mas a didática e a estrutura necessárias para dar conta de qualificar essa parcela significativa de cidadãos não se desenvolve na mesma medida. Esse paradoxo foi uma das principais motivações para a iniciativa lassalista, além de buscar alternativas ao senso comum de que pessoas com deficiência não possuem qualificação e, por isso, não são contratadas. O projeto “Capacitar para Incluir” já formou, em 5 anos, 65 aprendizes.

Destes alguns foram efetivados na

Rede La Salle; contudo, o impacto social tem-se mostrado ainda mais abrangente. Muito mais do que apenas buscar cumprir com a exigência de cotas de vagas destinadas por lei a pessoas com deficiência, a Rede La Salle mobiliza recursos materiais e financeiros próprios, além do capital humano por meio de um Programa estruturado de padrinhos para ressignificar o papel social de dezenas de pessoas. Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso, desenvolvido em parceria com a Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, é gratuito e tem a duração de um ano. Além da capacitação profissional na área administrativa, o curso proporciona lanche, uniforme e equipe técnica multidisciplinar que inclui, além da educadora, assistente social, psicóloga social e psicopedagoga ao aprendiz, oportunizando o conhecimento de rotinas de empresas e o desenvolvimento de capacidades pessoais e também do trabalho em equipe. As famílias também são acompanhadas por meio de reuniões sistemáticas e, dependendo da necessidade, pode receber cesta básica e auxílio para aquisição de medicamentos, além de todo o suporte psicossocial, possibilitando ao aprendiz a permanência no curso. Destacamos que os anos de 2020 e 2021 vêm sendo desafiadores. Assim, foi necessário adequar a aprendizagem da 8ª turma para a modalidade híbrida, sendo parte on-line e parte presencial com frequência de duas vezes na semana e seguindo os protocolos de biossegurança e prevenção à Covid-19. Com tais ações, garantimos o atendimento dos 11 aprendizes para que possam ser encaminhados à inserção no mercado pós-curso como egressos e profissionais qualificados.

NOTA 1Disponível em:<http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/ d6949.htm.> Acesso em 29/07/2021.

*Adriana Castro (Coordenadora de Recursos Humanos). Leticia Silva Neves (Analista de Recursos Humanos). Marília de Moura da Silva (Assistente Social). ** Simone Ledesma de Quadros (Coordenadora da Aprendizagem Profissional). João Batista Soares da Luz (Assistente Social). Debora Nuñes Almeida (Pedagoga).

.

This article is from: