2 minute read

PCD - novos horizontes em tempos de pandemia

Nilcéa Luz Mondadori*

Dentre os cursos oferecidos pela UCS, destacamos o curso Assistente Administrativo Adaptado a PCD Intelectual

Advertisement

A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), por intermédio da sua mantida, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), busca constantemente parcerias com empresas das cidades de abrangência da UCS a fim de qualificar jovens para o mundo do trabalho, contando com a possibilidade de tornarem-se futuros colaboradores das empresas contratantes.

O ano de 2020 foi desafiador para todos nós em decorrência da pandemia por COVID-19 e o ano de 2021 não iniciou de forma diferente. A necessidade de adaptarmos nossa rotina diante das situações impostas pela pandemia nos proporcionou grande aprendizado e, mesmo com algumas dificuldades, foi possível dar início a novos projetos de cursos de aprendizagem. Dentre os cursos oferecidos pela UCS, destacamos o curso Assistente Administrativo Adaptado a PCD Intelectual, iniciado em 2020 e interrompido pela pandemia, mas que teve continuidade a partir da liberação de aulas presenciais em maio de 2021. O objetivo principal desse curso é atender jovens com deficiência intelectual a partir de 14 anos de idade, visando à inclusão social por intermédio da formação técnico-profissional e da inserção no mundo do trabalho. O curso, de 1.280 horas, acontece dentro das dependências do campus sede da UCS, onde as aulas são ministradas por profissionais habilitados a trabalhar com jovens com deficiência intelectual. A organização curricular do programa do curso contempla as disciplinas básicas previstas na Portaria MTE 723/12, com conteúdos voltados, por exemplo, a temáticas como drogadição, cidadania, conhecimentos básicos em informática, comunicação oral e escrita, serviços administrativos, entre outros. Além das disciplinas básicas, os alunos têm aulas de arteterapia, dança e experiências corporais terapêuticas, nas quais desenvolvem aspectos como a coordenação motora, o fortalecimento da identidade pessoal, a autoestima, trabalham com as emoções e com a autoconfiança, ampliam o contato com a realidade e experienciam a convivência em grupo. Assim, muito além de aprimorar a capacitação técnica-profissional dentro do programa “assistente administrativo”, o curso tem como obAdão Simon dos Santos Garcez**

jetivo propiciar as condições favoráveis para estimular e desenvolver, nos jovens PCDs, os sensos de iniciativa, autonomia, proatividade, criatividade, cidadania e profissionalização. Em tempos de crise e em meio à pandemia e à instabilidade econômica – momentos em que, muitas vezes, esse público têm as portas fechadas para oportunidades de emancipação financeira e autonomia pessoal - a UCS proporciona aos aprendizes e aos seus familiares uma maneira eficaz para contornar essas dificuldades através da aprendizagem profissional. Acompanhar o desenvolvimento dos estudantes aprendizes e receber o relato das famílias sobre a evolução de cada um na comunicação, na formação de novas amizades, na melhoria da sua autonomia e desenvoltura, nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Acreditamos no potencial de cada jovem e assumimos o compromisso de auxiliá-los, através desse programa, a construírem seu caminho pessoal e profissional com confiança, alegria e esperança em dias melhores.

*Professora, UCS Aprendizagem Profissional. **Coordenador, UCS Aprendizagem Profissional.

This article is from: