Revista do IHGM, n. 42, setembro de 2012

Page 342

A escolha do Nordeste como lugar de invasão levou em conta que os núcleos de poder espanhol estavam localizados nos altiplanos101, o que tornava a tarefa mais complicada, enquanto os núcleos de povoação portugueses estavam ao longo do litoral ao alcance do poderio neerlandês. O Brasil seria uma ótima localização contra as operações espanholas no Caribe, as lusas no Oriente e havia a proximidade com as minas de prata do Peru. (MELLO, 2010, p. 09) Além de se constituir no elo frágil do sistema espanhol, a escolha do nordeste como local de invasão foi pela perspectiva de obtenção de lucros pelo açúcar 102 e pelo pau-brasil. O grande objetivo da WIC era conquistar as áreas açucareiras do Nordeste do Brasil. O negócio do açúcar se mostrava bastante lucrativo, levando-se em conta o transporte e a venda de açúcar branco, mascavo, de panela: Desta terra do Brasil, podem anualmente ser trazidas para cá e aqui vendidas ou distribuídas 60 mil caixas de açúcar. Estimando-se as mesmas atualmente em uma terça parte de açúcar branco, uma terça parte de açúcar mascavo e uma terça parte de açúcar de panela, avaliando-se cada caixa em quinhentas libras de peso, poder-se-ia comprar no Brasil, sendo estes os preços comuns nesse país, o açúcar branco por oito vinténs, o mascavo por quatro e o panela por dois vinténs a libra; e descontando-se doze florins de carga e de pequenas despesas por cada caixa, ter-se-ia um lucro de aproximadamente 53 toneladas de ouro. As mesmas 60 mil caixas de açúcar custam no Brasil, conforme a citada compra, aproximadamente 35 toneladas de ouro que a Companhia das Índias Ocidentais poderá pagar, em sua maior parte, com mercadorias, lucrando com isso ao menos 30% de vantagem sobre os preços que Portugal costuma cobrar. Donde resulta que a Companhia obterá ainda um lucro anual de dez toneladas de ouro. (MELLO, 2010, p. 31) Ataques neerlandeses ao Nordeste Em 1623, a República das Províncias Unidas começou a montar uma expedição para a invasão da Bahia composta de 26 navios, 3.300 homens e 450 bocas-de-fogo sob o comando de Jacob Willekens (1571-1633), tendo como vice-almirante Piet Pieterszoon Heyn (1557-1629). Johan van Dorth (1586-1624) ficou encarregado das tropas terrestres quando conseguissem adentrar em Salvador. (VAINFAS, 2008, p. 36.) No dia 8 de maio de 1624, a frota neerlandesa foi avistada na Bahia de Todos os Santos pelos habitantes e pelo governador Diogo de Mendonça Furtado, que de pronto

101

As cidades castelhanas coloniais possuem um traçado geométrico com rigor matemático se comparado às cidades coloniais portuguesas. Francisco Frias de Mesquita, engenheiro-mor do Estado do Brasil fez planejamento urbano para Maranhão e Pernambuco, mas, em geral os núcleos de povoação portugueses se adaptavam as condições locais: “É reconhecida a preferência lusa por cidades localizadas em acidentes geográficos, protegidas, de um lado, por pântanos e morros, rios e, de outro, por ilhotas perigosamente próximas a bancos de areia, capazes de conter ânimo das invasões corsárias”. (CARDOZO ; CHAMBOULEYRON, 2009, p. 37) 102 Para manter a conquista ultramarina americana (que era ameaçada por invasores estrangeiros) era necessário ocupar produtivamente, pois, seria a única forma estável e duradoura de colonização. Esse produzir tinha que ser algo que a terra estivessem em condições de fornecer, que fosse forte no mercado europeu, que os portugueses já tivessem o domínio da cultura, que a produção e seu valor superasse as distâncias, a força de trabalho e o investimento. O açúcar se encaixou nesse perfil. (SODRÉ, 2010, p. 23.)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.