Revista do IHGM, n. 42, setembro de 2012

Page 181

O ACERVO DO IHGM O acervo histórico-cultural do instituto não atende às suas reais necessidades. Fat os que independera m, e m part e, da vo nt ade daquele s verdadeiramente abnegados no decorrer dos 80 anos de existência do !nstituto bem caracterizam as deficiências existentes. Mes mo a ss i m est ão so br e a guar da do inst it ut o va lio so s documentos da Historiografia Maranhense. Possui, também, uma biblioteca que disponibiliza ao público, livros e periódicos de autores maranhenses, brasileiros e internacionais. Atualmente está sendo reformada e ampliada, para melhor cumprir suas finalidades. O BRASÃO OFICIAL DE SÃO LUÍS O engenheiro Jayme Tavares quando prefeito de São Luís — 1926/1930 sancionou a Lei Municipal nº 362, de 20 de abril de 1926 criando o sinete das armas do município para ser usado em atos oficiais e solicitou ao Instituto de História e Geografia do Maranhão um estudo para sua elaboração. O professor Antônio Lopes da Cunha, Secretário Perpétuo do I nstituto apresentou no nº 1 da revista do Instituto a sugestão do Brasão de Armas do Município, sendo aprovado pela Câmara Municipal. Em 31 de dezembro de 1926, o Senhor Prefeito Municipal decretou a adoção do Brasão Oficial para o município de São Luís. Tendo este a seguinte configuração:

O IHGM E A IGREJA CATÓLICA Desde sua fundação em 1925 o Instituto mantém um harmônico e benéfico relacionamento com a Igreja. Pertenceram ao Instituto, na condição de sócios honorários os Arcebispos de São Luis: Dom Adalberto Acioly , Dom José de Medeiros Delgado e Dom José da Mota e Albuquerque.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.