Revista Mais Que Pet - Ed. 0

Page 87

Socialização Cães precisam de socialização para que se tornem dóceis. Para isso, é importante que conheçam inúmeras situações diferentes durante a infância. Alguns especialistas em comportamento sugerem que eles tenham contato com até 100 pessoas nos primeiros 3 meses de vida! Proporcione momentos tranquilos para ele não se assuste com estranhos e não associe essa interação com uma situação de risco. Amigos e familiares podem, inclusive, oferecer um petisco ao filhote, para ganhar sua confiança. O mesmo deve acontecer com os barulhos. Mantenha a rotina da casa e siga ouvindo música, usando aspirador de pó, secador de cabelo e liquidificador. Não valorize o medo! Brinque com o pet nessas horas, sirva sua refeição e mantenha-se relaxado e com postura confiante. Já a socialização com outros animais requer mais cuidado. Se um cão adulto ou gato se aproximar, mesmo que seja para brincar, o cãozinho pode se assustar. Primeiro, certifique-se de que o outro animal calmo e de que é manso. Depois, deixe que o filhote se aproxime no seu ritmo. Esse convívio precisa de supervisão até que os dois animais estejam totalmente acostumados um com o outro. Outro comportamento muito comum nos filhotes são as mordidas. E elas não devem ser incentivadas! Quando ele começar a morder – ou a latir e rosnar – ignore-o. Por outro lado, quando não estiver mordendo, ofereça vários brinquedos e interaja com o cãozinho. Ele vai entender que é assim que se deve brincar e que é assim que receberá atenção e carinho. Controle parasitário Saúde é coisa séria e o filhote deve receber vários cuidados. Segundo o veterinário Luiz Douglas Rodrigues Júnior, os vermífugos devem ser usados quando o cãozinho completar 30 dias, durante 3 dias seguidos. Após um intervalo de 15 dias, ele precisa receber outra dose – desta vez única – do medicamento. A dosagem deve ser cuidadosamente receitada por um veterinário, e os produtos líquidos são os mais indicados nessa fase. Já os ectoparasitas (pulgas e carrapatos) precisam ser combatidos com o uso de produtos tópicos específicos para filhotes, que podem ser aplicados a partir do 30º dia de vida, com reaplicação mensal.

Vacinação A vacinação evita doenças sérias, que podem até levar à morte, e deve ser ministrada somente por veterinários! A vacina do tipo V10 imuniza o cãozinho contra várias delas. Conheça o protocolo de vacinação da infância: • 45 dias de vida: 1ª dose da V10. • 66 dias de vida (21 dias após a 1ª dose da V10): 2ª dose da V10. • 87 dias de vida (21 dias após a 2ª dose V10): 3ª e última dose da V10 e 1ª dose da vacina contra a Giardíase. • 108 dias de vida (21 dias após a 1ª dose da vacina contra a Giardíase): 2ª e última dose da vacina contra a Giardíase e 1ª dose da vacina antirrábica. • 129 dias de vida (21 dias após a 2ª e última dose da vacina contra a Giardíase): 2ª e última dose da vacina antirrábica e dose única da vacina contra a Traqueobronquite infecciosa canina (Tosse dos Canis). Após a imunização básica, os cães devem receber uma dose única anual dessas mesmas vacinas. Até quando oferecer ração de filhote? A dúvida é frequente: até quando os cachorrinhos devem comer ração de filhote? Segundo os veterinários, até alcançarem 10 meses ou 1 ano de vida. “Nessa fase, a ração de filhotes oferece os nutrientes que ele precisa para crescer saudável, como um aporte maior de cálcio” explica o veterinário Luiz Douglas Rodrigues Júnior. “Além disso, sempre indico o consumo de uma ração de qualidade, para que não seja necessário o uso de complementos vitamínicos” completa o veterinário. A partir dos 10 meses de vida, o pet pode passar a receber ração de adultos, mas essa transição precisa ser gradual, para evitar desconfortos gástricos. Para isso, misture a ração para filhotes com a nova e vá diminuindo a porcentagem da primeira aos poucos, até que ele receba apenas o alimento de adultos. Lembre-se de que ele deve comer 2 porções diárias de ração – alimentar o cão somente uma vez ao dia pode causar torções gástricas, especialmente em raças grandes.

87


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.