Peste Negra 26

Page 1

Efeito da Peste Negra

Professora: Marina Rodrigues Disciplina: História

Trabalho Realizado Por: Vânia Nº: 26 Ano/Turma: 8ºC


 No decorrer da História, várias epidemias assolaram o mundo, porém nenhuma foi tão devastadora quanto a peste negra pois esta doença diminuiu populações. Assim, a peste negra foi considerada por muitos um castigo divino contra os hábitos de higiene da sociedade.


 A peste negra é uma doença de importância histórica e que até há bem pouco tempo fazia tremer as populações do mundo.  Quando chegou à Europa em 1348, a peste negra matou cerca de um terço da população. Mas ao contrário do que muita gente possa pensar, esta doença não está extinta.


 Além disso é deveras preocupante é o aparecimento de bactérias causadoras da peste negra resistentes aos antibióticos usados.  Por tudo isto, todas as novas perspectivas sobre este assunto são muito importantes.  De facto, nos últimos anos têm havido notícias de epidemias em vários pontos do mundo, incluindo Moçambique em 1994.


Legenda: Em Itália em 1348! Efeito na População!


É transmitida entre ratos pelas pulgas, que neles vivem e que se alimentam do seu sangue.

A peste negra ĂŠ causada por uma bactĂŠria que normalmente vive em ratos e que ĂŠ transmitida entre esses animais por pulgas.

Quando as pulgas infectadas passam para um ser humano podem transmitir a peste negra.


A bactéria da peste negra pode persistir nas populações de ratos por muito tempo, sem passar para o Homem.  Isto pode explicar a observação histórica do aparecimento "espontâneo" da peste negra em populações sob quarentena rigorosa.  Mas, mais importante, eles fazem previsões em relação ao melhor método de controlar a população de ratos para evitar o aparecimento da peste negra na população humana.


 Por exemplo, reduzir o número de ratos pode ser uma boa ideia, mas não se já tiverem aparecido alguns casos de peste negra na população humana.  Isto é, não se pode remediar em vez de prevenir. A razão, segundo o modelo, é que as pulgas apenas começam a passar a bactéria para o Homem quando têm dificuldades em encontrar ratos, que são os seus hospedeiros naturais.  Neste caso, reduzir o número de ratos pode levar a que ainda mais pulgas procurem abrigo entre os seres humanos, aumentando o risco de uma epidemia.


Com este trabalho compreendi que a Peste Negra ainda não está extinta. Persiste nos ratos e é transmitida pela pulga para o ser humano e para os ratos. Quantos menos ratos existirem menos as pulgas procuram o ser humano para espalhar a doença.


@http://miguelajavier.files.wordpress.com/2009/11/ peste-negra.jpg @http://www.historiadetudo.com/peste-negra.jpg @http://www.kalipedia.com/kalipediamedia/cienciasnaturales /media/200704/17/delavida/20070417klpcnavid_18.Ges.SCO.jpg @http://influenzamex.files.wordpress.com /2009/04/peste_negra_italia_13481.jpg @http://tecnocientista.info/blog/wpcontent/uploads/2007/10/capa.asp @http://todocanalplus.files.wordpress.com/2009/08/peste_negra.jp g @http://www.igrejaredencao.org.br/ibr/images/pastorais/peste_ne gra3.jpg @http://www.insite.com.br/art/pessoa/misc/foto02.jpg @http://www2.eb23tadim.rcts.pt/docs/peste_negra/index.htm


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.