doença do sono

Page 1

Trabalho realizado na área curricular de Área de Projecto: 9ºC Ana Cristina nº2 Ângela Santos nº 4 Daniela Santos nº7 Igor Guimarães nº10 Rita Santos nº21


       

1.Introdução 2.O que é a Doença do sono? 3.Modos de prevenção 4.Sintomas 5.Tratamento da doença 6. Incidência geográfica 7.Conclusão 8.Netografia


Este trabalho foi pedido pelo professor Rui Fernandes no âmbito da Área de Projecto. Neste trabalho temos como objectivo mais importante informar mais um pouco sobre esta doença quanto à sua História, sintomas, modos de prevenção e tratamento.


A doença do sono ( também com o nome de tripanossomíase africana é uma doença parasitária infecciosa transmitida pela mosca tsé-tsé e é caracterizada por uma inflamação no cérebro e cobertura das meninges).


Não existe vacina eficaz para a doença, logo a melhor forma de prevenir a doença passa pelo controlo eficaz da mosca tsé-tsé. Existem vários métodos tradicionais ou governamentais, como por exemplo, a pulverização com insecticidas no ar ou no solo, a aplicação de insecticidas nos animais domésticos onde o mosquito se alimenta ou a destruição de arbustos que são o habitat da mosca.


Para evitar picadas deve usar roupa que cubra os braços e as pernas e que tenham uma espessura média; repelente para insectos, embora estes não sejam muito eficazes para evitar picadas da mosca tsé-tsé; roupas com cores neutras porque a mosca é atraída por cores muito brilhantes ou muito escuras. Evite mexer nos arbustos onde a mosca pousa nas horas menos activas (estão mais activa nas horas mais quentes) porque pode picar se for incomodada. Como a mosca tsé-tsé está activa durante o dia, o uso de redes mosquiteiras não é muito eficaz.


A picada da mosca tsé-tsé é geralmente dolorosa e pode ocasionar feridas avermelhadas, febre, dor de cabeça forte, irritabilidade, fadiga extrema, nódulos linfáticos inchados, dores nos músculos e nas articulações: são estes os sintomas comuns da doença do sono.

Algumas pessoas desenvolvem rachaduras na pele, confusão progressiva, alterações na personalidade e outros problemas neurológicos depois da infecção invadir o sistema nervoso central. Se não for tratada, a infecção ficará pior e a morte ocorrerá dentro de meses. Os sintomas geralmente aparecem dentro de 1 a 3 semanas depois da pessoa ser infectada.


Se desconfiar que está infectado, deve dirigir-se o mais rápido possível a um posto de saúde para serem realizadas análises de fluidos (sangue ou linfa). O tratamento deve começar o mais breve possível. Isto porque, as drogas utilizadas para o tratamento da segunda fase, devem ser capazes de ultrapassar a barreira hematoencefálica. Estas drogas são mais tóxicas, difíceis de administrar e o paciente tem de ficar hospitalizado por um período extenso.


INCIDÊNCIA GEOGRÁFICA A maior incidência da doença constata-se através do mapa ao lado. Países como a República Democrática do Congo, Angola e o Sudão são os mais atingidos por esta praga que ataca humanos e o seu gado.




Com este trabalho esperamos ter informado mais sobre esta doença que ocorre em à frica, afectando os seus habitantes, o seu gado e que pode atingir quem tenha viajado para esses destinos.


http://images.google.com/images?hl=pt-PT&q=doen %C3%A7a+do+sono&sa=N&start=18ndsp=18

http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/oo1362.htm

http://saude.sapo.pt/abc_saude/d/doenca_do_sono/ver.html? id=1001088&pagina=3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.