CLB - Euclides da Cunha

Page 17

Grêmio Euclides da Cunha

A vida dramática de EC/Acervo RV

Fazenda Saudade, em Cantagalo (RJ), onde nasceu o escritor, a 20 de janeiro de 1866

anos, é preso na Bahia e enviado a Fortaleza e a Quixeramobim, sua cidade natal, no Ceará, sob a acusação infundada de ter matado a mãe e a esposa. Ao ser solto, promete construir 25 igrejas e retorna à Bahia. O título de conselheiro, que se pregou ao seu nome, era previsto pela Igreja para pessoas de vida exemplar, de preferência sacerdotes, capazes de dar instruções religiosas e de conduzir o povo em orações.

1879 Muda-se para a casa do tio paterno, Antônio Pimenta da Cunha, no largo da Carioca, no Rio de Janeiro, e estuda no colégio Anglo-Americano. 1882 O arcebispo da Bahia, dom Luís Antônio dos Santos, proíbe Antônio Conselheiro de fazer pregações por não ser ordenado.

Caderno Ondas, de primeiros poemas

na poesia romântica de Victor Hugo e Castro Alves. Exalta, em sonetos dedicados aos líderes ja co bi nos da Re vo lu ção Francesa, a força revolucionária da palavra. Lê Vozes da América, com os poemas abolicionistas de Fagundes Varela, e, em francês, Eloqüência e improvisação, livro de Eugène Paignon sobre oratória. 1884 Publica, em 4 de abril, em O Democrata, jornal dos alunos do Colégio Aquino, seu primeiro artigo, revelando a percepção dramática da natureza, que se fa rá pre sen te em to da a sua obra. Descreve as matas e as florestas do Rio e critica o progresso representado pela estrada de ferro, que degradaria a beleza da paisagem: “Tudo isto me revolta, me revolta vendo a cidade dominar a floresta, a sarjeta dominar a flor!”

Centro de Estudos e Pesquisas Euclidianas Dr. Oswaldo Galotti

1877 Euclides passa breve período na casa da avó paterna na cidade de Salvador da Bahia de Todos os Santos (atual Salvador) e freqüenta o Colégio Bahia, dirigido por Carneiro Ribeiro e Cônego Lobo.

1883 Depois de ter freqüentado os colégios Vitório da Costa e Menezes Vieira, matriculase no Colégio Aquino, na rua da Ajuda, próximo do Passeio Público, no centro do Rio, onde tem au las de ma te má ti ca com Ben ja min Cons tant, de quem voltará a ser aluno na Escola Militar. Escreve seus primeiros poemas em um caderno, ao qual dá o tí tu lo de Ondas. Nestes versos, evoca as imagens marítimas freqüentes

Artigo de estréia de Euclides (1884) 15

1885 Faz, em março, exames para ingresso no curso de engenharia


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.