Arquivos Catarinenses de Medicina 2009

Page 17

dos casos, provocando seqüelas nos pacientes. Anastomoses término-terminais imediatas produzem resultados satisfatórios, porém são possíveis em apenas 6% das lesões transfixantes do 1-6 tronco do nervo e em 12% das lesões dos ramos. 7-10 Alguns estudos sugerem que a utilização de células mononucleares (CMN) permite uma melhora significativa na regeneração de nervos periféricos, 11-13 porém em pares cranianos, isto não está bem estabelecido. OBJETIVO O objetivo deste trabalho é estudar a recuperação funcional do nervo facial após lesão aguda com reparação imediata utilizando CMN em um modelo experimental. MATERIAL E MÉTODO Estudo experimental, controlado, cegado e randomizado. Foram utilizados 18 ratos albinos da linhagem Wistar, isogênicos, pesando entre 250 e 300 gramas. Dois animais foram utilizados para a obtenção das CMN da medula óssea, os demais animais foram divididos em dois grupos (8 cada): Grupo 1 (CMN): identificação do nervo facial (Figura 1), secção unilateral produzindo um defeito de quatro milímetros (Figura 2), interposição de tubo de silicone entre o tubo e o epineuro (Figura 3) e, antes do término da sutura, preenchimento do tubo com o preparado de CMN; Grupo 2 (controle): mesmo procedimento e uso do veículo gelificado de hidroxil-propil-metil celulose (HPMC) a 3% para preencher o tubo.

Figura 3 - Sutura do tubo de silicone ao epineuro do coto proximal do tronco do nervo facial

Os animais foram submetidos a teste funcional, previamente ao procedimento e após em dias alternados durante trinta dias e semanalmente por mais trinta dias, totalizando sessenta e quatro dias de seguimento. Os parâmetros observados foram: movimentação e posição das vibrissas, fechamento da rima ocular e reflexo de piscamento, conforme os quadros 1 e 2. 14-15 O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, sob registro 07/04020. Todos os escores foram descritos por mediana e a comparação dos grupos ponto a ponto avaliada pelo teste U de Mann-Whitney. Para consideração do efeito global usamos a abordagem da área sob a curva (AUC: area under the curve) e para avaliar o processo de recuperação funcional, utilizamos o DELTA (valor final - valor inicial). O nível de significância adotado foi de alfa=0,05 e a análise dos dados foi realizada por meio do programa SPSS versão 11.5. RESULTADOS

Figura 1 - Tronco do nervo facial com seus ramos zigomático, bucal e mandibular

A tabela 1 mostra a mediana obtida por cada grupo nos critérios movimentação de vibrissas, fechamento ocular e somatório vibrissas-olhos, o DELTA e a área sob a curva (AUC). Para melhor visualização da característica da recuperação funcional de cada grupo foram criados os gráficos 1, 2 que correspondem ao movimento das vibrissas e fechamento da rima ocular, respectivamente. Os gráficos mostram uma melhora em todos os critérios no decorrer do estudo, com superioridade do grupo CMN em praticamente todos os dias.

Figura 2 - Tronco do nervo facial seccionado com defeito de 4 milímetros Arquivos Catarinenses de Medicina - Volume 38 - Suplemento 01 - 2009

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.