Arquivos Catarinenses de Medicina 2003

Page 391

RUGAS PERI-ORAIS

DISCUSSÃO

As dificuldades encontradas para a realização deste procedimento, foi convencer os pacientes a aceitar o período de internação, que foi em torno de 7 dias. O Peeling com phenol deve obedecer a critérios rigorosos na seleção de pacientes, como tipo de pele, expectativa de resultados, perfil psicológico dos pacientes, tratamentos prévios com Isotretinoína, que se deve aguardar de 6 a 12 meses para poder realizar o tratamento, quando existir episódios de Herpes devemos realizar a profilaxia com Aciclovir. (ZOVIRAX)® Este procedimento pode ser realizado nos tipos de pele I,II,III,IV, segundo a classificação de Fitzpatrick.

Dos Peelings com penetração mais profunda, os mais utilizados são o Phenol, a Dermoabrasão e o Laser de CO2. Todos atingem até a derme reticular média, provocando uma neoformaçao das fibras colágenas e uma reorganização ou realinhamento das mesmas, que pode ser comprovado histologicamente, como cita Baker, 5,20 em seu trabalho. Assim, o Peeling com phenol apresenta excelentes resultados, nos dá uma alteração na profundidade das rugas, uma melhora na textura da pele que pode ser comprovada clinicamente e histologicamente. (Fig. Histologia Pré e PósTratamento). Com o Peeling de phenol nós temos uma hipopigmentação transitória, devido a diminuição da sintese de produção de melanina, que se normaliza no prazo médio de 16 semanas, e nos peelings com Laser de CO 2 ocorre um eritema e as vezes uma hiperpigmentação que também é transitória. Estudos comprovam a durabilidade dos Peelings com phenol por mais de 10 anos, já nos Resurfacing a Laser não podemos relatar a mesma duração dos resultados obtidos com phenol. Um dos exemplos são os tratamentos realizados para rugas peri-orais. Com o Laser, existe uma recidiva mais precoce destas, já com o phenol, o que se observa, é um resultado mais duradouro. Como todos os métodos de rejuvenescimento facial, podem existir complicações tais como: despigmentação, mília, eritema, sensibilidade à luz do sol, cicatrizes hipertróficas, que podem ser amenizadas ou evitadas se levarmos em consideração os critérios adotados para a seleção dos pacientes e os cuidados, durante e após o tratamento.

Histologia pré-tratamento Presença, em derme supeÜ rior, de degeneração basofílica do

colágeno (elastose solar) Retificação dos cones papilares na Epiderme superior

Histologia pós-tratamento

Ü

Redução significativa da elastose solar, em relação a foto anterior, e reorganização no sentido das fibras colágenas. Epiderme normal.

Arquivos Catarinenses de Medicina - Volume 32 - Suplemento 01 - 2003

383


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.