Arquivos Catarinenses de Medicina 2003

Page 387

podem realizar Peelings em uma gama maior de pacientes, com maior segurança. Com o advento dos vários tipos de Laser, principalmente os de CO2 e Erbium, podemos realizar com segurança os Peelings mais profundos, em pacientes com diferentes tipos de pele. Vale ressaltar, que com todas estas opções para realizar o Peeling para rejuvenescimento facial, ainda existe indicação para o uso de phenol. O objetivo deste trabalho é demonstrar que o Peeling com phenol ainda tem o seu lugar, e os resultados não ficam nada a desejar para os Resurfacing com Laser e ou outros agentes químicos, desde que exista uma indicação correta para os pacientes e seja realizado um seguimento adequado, após o tratamento.

CASUÍSTICA

- 40 pacientes foram tratados por este método, em clínica privada. - A idade variou entre 28 e 70 anos, média de 49 anos - 30 pacientes tinham diagnóstico de fotoenvelhecimento, com rugas acentudadas. - 05 pacientes tinham diagnóstico de seqüela de acne. - 05 pacientes tinham diagnóstico de alterações discrômicas da pele. - Quanto a tratamento prévio, um paciente havia usado Isotretinoína (Roacutan)® ,por um período de seis meses, e dois pacientes haviam feito uso de Isotretinoína tópica, por quatro meses.

çã

°

çõ

MÉTODO

Todos os pacientes que se submeteram a este tratamento passaram por uma avaliação pré-operatória, com exames de rotina, tipo: Hemograma completo, Coagulograma, Glicemia de Jejum, Uréia, Creatinina e ECG. Todos os pacientes foram submetidos a tratamento para rejuvenescimento facial, com a seguinte fórmula: Phenol 47% a 88% - 3ml (Phenol Cristal a 100%). - água destilada 2ml - óleo de cróton 3 gotas - septisol 8 gotas - glicerina anidra 0,3ml Foi utilizado anestesia tipo sedação, com bloqueios dos nervos: supra-orbitários, naso-ciliares, supratrocleares, infra-orbitários e mentoneanos. A técnica, para realização do procedimento, obedeceu a seguinte rotina: - Paciente em decúbito dorsal horizontal; - Sedação com bloqueios loco-regionais; - Monitorização do paciente, com oxímetro de pulso e monitor cardíaco; - Antissepsia, com uso de sabão cirúrgico em toda a face e depois, desengorduramento da pele, com acetona ou álcool; - Colocação dos campos operatórios; Arquivos Catarinenses de Medicina - Volume 32 - Suplemento 01 - 2003

- Umedecimento das mucosas oral e nasal do paciente, com essência de cravo, e de toda a equipe médica, para diminuir a absorção do cheiro do phenol; - Aplicação da fórmula de phenol, com cotonetes médio na face por áreas; (fig.01). - Cobertura das áreas, com tiras de fita adesiva (LEUKOPOR)®. (FIG. 02). ROTINA APÓS TRATAMENTO IMEDIATO: - Analgésicos Tenoxican 20mg/dia (TILATIL)®; - Sedativos Flunitrazepan 1mg/2 vezes ao dia (ROHYPNOL) ®; - Antibióticos Cefadroxil 500mg de 12/12 horas (CEFAMOX) ®; - Anti-virais Aciclovir 200mg de 8/8 horas (ZOVIRAX) ®. Estes medicamentos são utilizados, por um período de sete dias. - A 1.º máscara permanece por um período de 48 72 horas; - Remove-se a 1.ª máscara, e juntamente com as fitas adesivas, há um despreendimento de toda a epiderme; (Fig. 03 e 03A); - Após a remoção desta, iniciamos a colocação de um pó a base de Timol, Iodo e Óxido de Zinco, em forma de talco, sobre toda a face, menos na região cervical, como preconiza Baker5, de hora em hora, até diminuir a exsudação e formar uma 2.ª máscara (Fig. 04), que dará pelo 6.º dia após o tratamento. No 6.º dia após o tratamento, aplica-se camada fina de pasta de 379


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.