Arquivos Catarinenses de Medicina 2003

Page 375

Tabela 1. Aspectos técnicos importantes em cada setor Setores

Aspectos Importantes da técnica

1

Incisão temporal / Descolamento suprafacial sem vídeo.Ponto onde inicia-se a união da dissecção subperiostal setor 2 com a suprafacial deste setor no sentido 1 para 2.(lise periostal da linha temporal anterior)

2

Descolamento subperiostal sem vídeo

3

Descolameto suprafacial com vídeo. Área do ramo temporal e da veia sentinela, que deve ser coagulada.Delicadeza na manipulação do endoscópio pois a grande maioria das paresias são por trauma do endoscópio a este nível.Liberar o ligamento da cauda do supercílio .Dissecar o rebordo orbitário lateral.

4

Nível subperiostal.Ultrapassar sempre o arco zigomático em 1 cm caudalmente para depois achar o plano subperiostal.Preservar se possível o ramo do n. zigomático facial.Observar o SOOF a este nível.

5

Liberação do periósteo do rebordo orbitário inferior com descolador apropriado.Visulalização do pedículo do n. infraorbitário.

6

Liberar as fibras de inserção do músculo masseter da maxila.Levar a dissecção até o sulco gengival su perior e a fossa piriforme.Melhorar a dissecção do pedículo do n. infraorbitário.

7

Dissecção sob visão endoscópica.Prosseguir até aproximadamente 1,cm do rebordo orbitário superior e então fazer a lise em toda extenção( até a zona 3 bilateral) do periósteo.Passar então a dissecção para o plano supraperiostal.

8

Dissecar com delicadeza os pedículos supra orbitário e supratroclear .Importante uma infiltração anestésica prévia com adrenalina.Identificar a musculatura depresssora do supercílio e realizar a lise das fibras sem coagulação das mesmas

9

Lise do periósteo até o início da pirâmide nasal quando desejamos uma ascensão maior da cabeça do supercílio.

Arquivos Catarinenses de Medicina - Volume 32 - Suplemento 01 - 2003

371


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.