Arquivos Catarinenses de Medicina 2003

Page 147

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Tendo realizado o tratamento cirúrgico em dez pacientes, que foram divididas em quatro grupos seguindo a classificação e técnica do TEIMOURIAN, encontrou-se os seguintes resultados: Os pacientes do primeiro grupo, que apresentavam moderada adiposidade e mínima flacidez de pele, foram apenas lipoaspiradas no braço deixando mínima cicatriz e sendo retirado de 100 a 150 ml de tecido adiposo. Estas pacientes se beneficiaram muito com a lipoaspiração, pois a elasticidade ainda estava preservada e ocorreu boa retração da pele que adquiriu nova posição no braço. É particularmente importante avaliar adequadamente o turgor e tônus da pele no préoperatório e no per-operatório, com o teste de pinçamento, para assegurar que haverá boa retração de pele e conseqüentemente bom resultado estético. Os pacientes deste grupo geralmente são mais jovens, em torno de 25% dos candidatos10, e a lipoaspiração é o procedimento de escolha 4,8,10,11 e, nos nossos casos operado objetivemos bons resultados (FIGURA 5). As pacientes do grupo dois, que apresentavam moderada adiposidade e flacidez, foram submetidas a lipoaspiração de 150 a 180 ml de cada braço, seguida

de sutura externa, formando uma prega na axila1. No pós operatório imediato, as pacientes se queixaram de dor, edema e desconforto na prega de pele da axila. Foram beneficiadas pelo efeito de retração da pele causado pela lipoaspiração superficial. Ao completar 3 a 4 semanas, alguns pontos já haviam se soltado e outros foram retirados, com melhora da prega de pele. Ao exame do local da prega de pele nos retornos, em semanas seguintes, notou-se que o efeito de lifting da pele foi insatisfatório ou inexistente gerando resultados pobres. Os dois casos necessitaram de reoperação sob anestesia local, para ressecção de pele para se obter o resultado esperado, três meses após a primeira cirurgia. Alguns autores referem, que os pacientes que se enquadram neste grupo poderiam se beneficiar apenas com uma lipoaspiração 11,10. Apenas 7.7%10 dos casos necessitariam de braquioplastia e 84 % pacientes ficaram satisfeitos com a lipoaspiração isolada apesar de pequena flacidez10. Os pacientes não apresentaram complicações, mas há o risco, devido a sutura ser sobre a área de implantação dos pêlos, onde possui muitas glândulas apócrinas e pode causar obstrução da drenagem e infecção local2 (FIGURA 6).

Figura 5. Fotos de paciente do grupo 1. Pré e pós operatório de 3 meses

Arquivos Catarinenses de Medicina - Volume 32 - Suplemento 01 - 2003

169


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.