Arquivos Catarinenses de Medicina 2003

Page 145

modificações com o objetivo de melhorar a cicatriz e o contorno do braço. Algumas técnicas descritas de braquioplastias são as a plástica em Z 3, em W 15, incisão em S 4, retalhos quadrangulares e fechamento em T 16, desepitalização da pele com fechamento do retalho dobrado sobre si mesmo5 e suspensão de pele utilizando o sistema facial6. O interesse das modificações tem sido essencialmente a melhoria da qualidade estética da cicatriz e evitar retrações e alargamentos da mesma5 . O advento da lipoaspiração17 facilitou a remoção do excesso de adiposidade acompanhado de cicatrizes menores e com baixo índice de complicações10, porém estes pacientes podem apresentar aumento da ptose e flacidez em até 15% necessitando de braquioplastia10 . Muitos dos pacientes que buscam o rejuvenescimento do contorno do braço apresentam, ao exame físico, varias alterações como a flacidez de pele, diminuição da massa muscular e de massa adiposa que geram uma desproporção com o resto do corpo1. Somado a isto, temos a idade avançada do paciente e aqueles que tiveram grandes emagrecimentos que dificultam a indicação e resultado. E estas diversas alterações estéticas encontradas nos braço dos pacientes e as variadas opções de técnicas cirúrgicas é que torna o tratamento cirúrgico complexo1. Este estudo de rejuvenescimento do braço foi desenvolvido no Serviço de Cirurgia Plástica e Reparadora da Universidade Federal da Paraná, no período de março a novembro de 2002, com pacientes que procuraram o serviço em busca de tratamento das alterações estéticas do braço. O objetivo deste trabalho é propor o rejuvenescimento do braço utilizando a classificação de Teimorian1 com seus respectivos tratamentos e avaliar os resultados funcionais e estéticos do método. A técnica de Teimorian1 consiste em dividir em quatro grupos as alterações estéticas que ocorrem do braço. No primeiro grupo se encontram as paciente que apresentam moderada adiposidade e uma flacidez mínima que se indica uma lipoaspiração somente; no segundo grupo são as pacientes que apresentam uma adiposidade e flacidez moderada também e se realiza uma lipoaspiração seguido de uma sutura externa pregueando a pele na axila. No terceiro grupo encontram-se as pacientes que apresentam uma adiposidade intensa e um moderada flacidez de pele e se realiza uma lipoaspiração seguido de uma braquioplastia com ressecção triangular de pele e fechamento em T mantendo a cicatriz reduzida; e no quarto e último grupo encontram-se as pacientes com intensa flacidez de pele e reduzida adiposidade onde se indica uma braquioplastia conservadora com ressecção de fuso de pele e formando uma cicatriz retilínea e longa na face interna do braço.

ções estéticas no braço. Foram divididas em quatro grupos, conforme classificação do TEIMOURIAN, que leva em consideração a intensidade de flacidez e a adiposidade no subcutâneo de cada paciente. Para cada grupo foi indicado a técnica cirúrgica diferente como preconizada por TEIMOURIAN1. Inicialmente, as pacientes foram informadas sobre a cirurgia a ser realizada, tempo de recuperação, as cicatrizes e sua posição no braço, possíveis complicações e da necessidade de reoperações. No centro cirúrgico, as pacientes foram demarcadas nas áreas onde seriam lipoaspiradas e ressecadas. O tipo de anestesia aplicada nos pacientes foi a geral inalatória em todos os casos, complementada com infiltração do tipo úmida, acrescida de anestésico local de lidocaína a 2% e marcaina a 0.75% diluída em 200ml de solução fisiológica e 1 ml de adrenalina a 1/1000 unidades. Grupo 1. No primeiro grupo foram incluídos duas pacientes que apresentavam moderada quantidade de adiposidade no subcutâneo e mínima flacidez de pele do braço. As pacientes deste grupo ainda possuiam tônus e elasticidade da pele preservados. A técnica de lipoaspiração foi a tipo úmida, com anestésico local, com cânula para lipoaspiração do tipo mercedez de 4mm para plano profundo, e outra de 3 furos com 3 mm para refinamento no plano superficial, acopladas a seringa de 60ml para criar o vácuo. A incisão na pele, de 3 mm, realizada cm acima do olécrano na porção posterior do braço, para a entrada da cânula. Foi aspirado a porção posterior ,lateral e medial, não ultrapassando o sulco braquial lateral e medial (FIGURA 1 ), respectivamente para não lesar estruturas mais importantes e obter o resultado esperado de retirar gordura da tela subcutânea. Finalizouse a cirurgia com um ponto de fio Mononylon 5.0 na ferida e seguido de curativo com gazes e algodão hidrófilo e enfaixamento compressivo com atadura de algodão. FIGURA 1 - Áreas lipoaspiradas no braço na região das setas e limitando-se a aspirar na porção anterior aos traços A e B.

CASUÍSTICAS E MÉTODOS

No período de março a novembro de 2002 foram selecionadas e operadas dez pacientes no serviço de Cirurgia Plástica e Reparadora da UFPR, com alteraArquivos Catarinenses de Medicina - Volume 32 - Suplemento 01 - 2003

Fonte: McCarty, 1990 167


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.