Multiculturalidade

Page 1

Actividade de Portfólio Departamento do Pré-Escolar

EB1/JI do OUTEIRO Educadora dos Apoios Educativos/Substituição Mónica Jorge

Actividades realizadas na sala de aula da Educadora Ana Cristino no âmbito da sua programação anual.

Junho 2010


Tema  Multiculturalidade / Descobrir a raça negra.

Contexto  Campeonato do Mundo de Futebol 2010/África do Sul. Actividade 1 – Contar a História: “Café com Leite” de Isabel Magalhães da Editora Calendário de Letras. Actividade 2 – Visualizar no globo terrestre onde fica o Continente Africano, Portugal Continental e Insular. Actividade 3 – Descobrir como se faz a cor castanha e a cor rosa claro. Actividade 4 - Realizar em papel, dois bonecos: um de raça branca e outro de raça negra. Actividade 5 – Fazer o jogo do chocolate. Actividade 6 - Fazer dois fantoches de raças diferentes em cartolina que representem dois jogadores do Mundial de Futebol. Actividade 7 - Criar com material de desperdício, as habitações típicas dos africanos, e dos indivíduos de raça branca. Actividade 8 – Fazer um fantoche gigante para a sala. Actividade 9 – Ensinar a canção do Pretinho Barnabé. Actividade 10 – Pesquisar na Internet a raça negra. Actividade 11- Visualização de um Power Point Art África.


Objectivos: - Descobrir o Mundo como Aldeia Global; - Descobrir culturas diferentes; - Sensibilizar para a igualdade e amizade entre raças; - Saber identificar características da raça negra e da raça branca; - Incutir o gosto pela leitura e exploração de livros; - Explorar a história através do conto e reconto; - Aumentar o vocabulário das crianças; - Estimular a atenção/concentração; - Promover a linguagem oral; - Aumentar o léxico activo através da aquisição de novos vocábulos (palhota ou cubata, vouvuzela); - Aprender a respeitar e a valorizar as diferenças; - Localizar no globo terrestre os Continentes Africano e Europeu; - Situar no globo terrestre Portugal/S. Miguel, África do Sul e Angola; - Descobrir como se obtém a cor castanha e a cor mais parecida à raça branca (rosa claro); - Reconhecer o equipamento da selecção Portuguesa e da selecção e África do Sul; - Ter a noção dos nomes pelos quais são conhecidas a selecção de Portugal (navegadores) e a selecção de África do Sul (bafana bafana) ; - Identificar diferentes tipos de habitação; - Construir uma palhota e uma casa portuguesa; - Estimular os sentidos através do olfacto e paladar (café e chocolate); - Aprender a fazer um fantoche de tamanho gigante; - Aprender a reutilizar/ transformar materiais; - Aperfeiçoar a precisão na coordenação óculo manual; -Estimular a acuidade auditiva; - Promover o gosto pela pesquisa na Internet.


Recursos materiais: - Historia: “Café com Leite” de Isabel Magalhães da Editora Calendário de Letras; - Globo Terrestre; - Folhas A2 de papel manteiga; -Tintas de água (azul, branca, amarela e encarnada); - Pincéis; - Dois recipientes para fazer as tintas; - Grãos de café; - Lã de Aço; - Fios de Lã castanha e amarela; - Cola de madeira; - Tesouras; - Canetas de feltro; - Chocolate de leite; - Palitos; - Cartolinas de várias cores (amarela, castanha, encarnada, branca, preta e verde); - Rolo de papel higiénico; - Ráfia; - Dois paus de espetada; - Pacote de leite (dos pequenos); - Um balão; - Papel de revista/jornal; - Cabo de uma vassoura velha; - Cana; - Fita-cola larga; - T-shirt; - Calções; - Boné; - Velcro; - Duas tampas de garrafas; - Rolha de cortiça - DVD da Carochinha / o pretinho Barnabé; - Power Point Art África; - Computador com Internet.


Memoria fotogrรกfica:









Canção do Pretinho Barnabé:

O Pretinho Barnabé, Tiro - liro – liro, A saltar partiu um pé O Pretinho Barnabé, Tiro – liro – lé A Saltar partiu um pé Tiro - liro - liro A saltar partiu um pé, Tiro – liro – lé Salta agora só num pé, Tiro - liro - liro Salta agora só num pé, Tiro – liro – lé O Pretinho Barnabé, Tiro - liro – liro, O Pretinho Barnabé, Tiro – liro – lé


“As Pessoas são diferentes. Cada pessoa tem uma forma de ver e entender o mundo à sua volta. Isto depende da personalidade, da bagagem cultural e social de cada um. Para viver bem com as outras pessoas é preciso, em primeiro lugar, saber lidar com as diferentes culturas, religiões, opções sexuais, raças… Suspenda os julgamentos e os preconceitos. Valorizar as diferenças significa ter flexibilidade para respeitar e aceitar comportamentos e escolhas diferentes das suas.”

Fábio Machuqueiro


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.