Manual de Bioquímica com Correlações Clínicas

Page 84

684

|

PARTE 4 VIAS METABÓLICAS E SEU CONTROLE

18.5 PROSTAGLANDINAS E TROMBOXANES, 714 Prostaglandinas e tromboxanes são derivados de ácidos monocarboxílicos, 714 Síntese de prostaglandinas envolve uma ciclooxigenase, 715 Produção de prostaglandinas é inibida por agentes antiinflamatórios esteroídicos e não-esteroídicos, 717 Prostaglandinas têm muitos efeitos fisiológicos 718 18.6 LIPOXIGENASE E ÁCIDOS OXIEICOSATETRAENÓICOS, 718 Ácidos mono-hidroperoxieicosatetraenóicos são produtos da ação da lipoxigenase, 718

18.1 | VISÃO GERAL Lipídeo é um termo geral que descreve substâncias que são relativamente insolúveis em água e que podem ser extraídas por solventes apolares. Lipídeos complexos do homem estão classificados em duas categorias amplas: lipídeos não-polares, tais como triacilgliceróis e ésteres de colesterol, e lipídeos polares, que são anfipáticos pois contêm tanto uma região hidrofóbica, como uma região hidrofílica na mesma molécula. Este capítulo discute lipídeos polares, incluindo fosfolipídeos, esfingolipídeos e eicosanóides. As regiões hidrofóbicas e hidrofílicas são unidas por um resíduo de glicerol em glicerofosfolipídeos, e por esfingosina em esfingomielina e glicoesfingolipídeos. Triacilglicerol está confinado, em grande parte, a locais de armazenamento no tecido adiposo, enquanto lipídeos polares ocorrem primariamente em membranas celulares. Membranas geralmente contêm 40% do seu peso seco como lipídeo, e 60% como proteína. Reconhecimento célula-célula, fagocitose, inibição por contato e rejeição de tecidos e órgãos transplantados são todos fenômenos de importância médica, que envolvem sítios de reconhecimento muito específicos na superfície das membranas plasmáticas. Glicoesfingolipídeos parecem desempenhar um papel nestes eventos biológicos. Sua síntese será descrita. Vários esfingolipídeos acumulam-se no fígado, no baço, no rim e no sistema nervoso em certas doenças genéticas chamadas esfingolipidoses. Glicolipídeos merecem estudo, porque os determinantes antigênicos dos grupos sangüíneos ABO são primariamente de natureza glicolipídica. A via de biossíntese de colesterol e sua regulação, como colesterol funciona como um precursor de sais biliares e hormônios esteróides, e o papel da lipoproteína de alta densidade (HDL, high density lipoprotein) e da lecitina:colesterol aciltransferase (LCAT) no gerenciamento do colesterol plasmático são descritos. Finalmente, o metabolismo e a função de duas classes

BioQ.18 684

Leucotrienos e ácidos hidroxieicosatetraenóicos são hormônios derivados de HPETEs, 719 Leucotrienos e HETEs afetam vários processos fisiológicos, 719 BIBLIOGRAFIA, 721 QUESTÕES E RESPOSTAS, 722 CORRELAÇÕES CLÍNICAS 18.1 Síndrome do Desconforto Respiratório, 687 18.2 Tratamento da Hipercolesterolemia, 703 18.3 Aterosclerose, 704 18.4 Diagnóstico da Doença de Gaucher em um Adulto, 713 de hormônios farmacologicamente potentes derivados do ácido araquidônico – a saber, prostaglandinas e leucotrienos – serão discutidos. Ver o Apêndice para uma discussão sobre nomenclatura e química dos lipídeos.

18.2 | FOSFOLIPÍDEOS Duas classes principais de acilglicerolipídeos são triacilgliceróis e glicerofosfolipídeos, que têm em seu núcleo o poliol C3 glicerol. Os dois grupos álcool primário do glicerol não são estereoquimicamente idênticos; no caso de fosfolipídeos, geralmente é o mesmo grupo hidroxila que é esterificado ao resíduo de fosfato. O sistema de numeração esteroespecífica é a melhor maneira de designar diferentes grupos hidroxila. Neste sistema, quando a estrutura do glicerol é desenhada na projeção de Fischer, com o grupo hidroxila C2 projetando-se para a esquerda da página, os átomos de carbono são numerados como mostra a Figura 18.1. Quando o sistema de numeração estéreo-específica (sn) é utilizado, o prefixo sn- é usado antes do nome do composto. Glicerofosfolipídeos geralmente contêm um resíduo de sn-glicerol 3-fosfato. Embora ambos contenham o resíduo de glicerol como um elemento estrutural fundamental, triacilgliceróis neutros e fosfolipídeos iônicos carregados têm propriedades físicas e funções muito diferentes.

Número do carbono CH2OH 1 HO

C

H

2

CH2OH

3

FIGURA 18.1 Numeração estéreo-específica do glicerol.

22.01.07 19:25:50


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.