Folha do Centro - FC 272 - maio de 2019

Page 1

Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

1

Ano XXIV - Nº 272- Maio de 2019 - Distribuição no Grande Centro - www.jornalfolhadocentro.com.br

Zona Portuária atrai investimentos e alavanca a economia local

Patinetes Elétricos viram febre no Centro do Rio

Pág. 7 Fechado após inundação, Museu Casa do Pontal faz exposição no Centro do Rio

Comércio espera aumento de 5% nas vendas no dia das mães -

Pág. 12

Pág. 8

Pág. 17

Empresa no Centro Coluna Papo de Samba: é especializada em Desarmonia compromete restauração de organização da Série A imóveis antigos e Pág. 22 tombados -Pág. 9


2

Edição 270- Maio de 2019 Distribuição: Todo o Grande Centro da Cidade Representante em São Paulo e Brasília: Tábula - Veículos de Comunicação: Tel. (11) 5507-5599

Jornal Folha do Centro é uma publicação da Folha do Centro Rio Ltda. CNPJ 00.923.422/0001-39 Insc. Municipal 01.998.374 Endereço: Av. N. S. de Fátima, 22 - Sobreloja - Bairro de Fátima / Centro , CEP: 20240-051 . RJ Tels. (21) 2242-9344 e 3806-6368 e WhatsApp: 9-6471-7966 E-mail: folhadocentrorio@gmail.com Site: www.jornalfolhadocentro. com.br www.jornalfolhadocentro. com Jornalista responsável Carlos Augusto Pinto Loureiro Registro 33238- MTB-RJ carlosaugustodacidaderj@ gmail.com Diagramação e Arte Djalma Correia djalmacorreia@gmail.com Colaboradores: Fábio Torres, Simone Montenegro , Allan Souza e Carlos Oliveira.

plares

Tiragem: 20.000 exem-

Periodicidade: Mensal Impressão: Infoglobo: Telefone: (21) 2534 -9579

“Artigos assinados, informe publicitários e anúncios são de responsabilidade de seus autores”

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com


Edição 270- Maio de 2019

Lapa se torna a capital do Tango Mestre Paulo Araújo mantém no bairro o espaço mais consagrado na prática da dança Uma metodologia particular”, considera. O tango mistura o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade e muitas vezes tristeza, o que o torna uma dança muito expressiva. No espaço ID Tango, a grade de aulas e atividades é intensa, inclusive se promove ali o mais antigo baile de tango da cidade, realizado há 25 anos todas as sextas-feiras. “Eu sempre me coloco como um aprendiz, mas talvez eu seja o mais experiente, já formei muitos professores. A maioria dos professores de tango do Rio de Janeiro, de certa forma go perpetuou-se como uma dança eu tive uma parcela de responsasensual, elegante e melancólica. bilidade na formação deles. Cada Paulo Araújo mantém a acadeprofessor que eu formei dança de mia de maior credibilidade atualforma diferente. Eu não formei mente, o Instituto de Desenvolviclones porque para mim a dança mento de Tango, o ID Tango, onde não pode ser clone. A dança é uma ministra aulas em diversos níveis, expressão absolutamente individudesde o iniciante ao avançado. De al”, conclui Paulo Araújo. acordo com Paulo, o tango para O Espaço ID Tango fica na Av. ele é uma experiência bastante Gomes Freire, 663, Lapa. A priíntima e particular. “A prática, a meira aula experimental é sempre observação, a necessidade e as gratuita. Informações pelo telefone circunstancias me levaram a forjar 3970-2457. uma didática própria praticamente.

Não é preciso mais ir à Buenos Aires, na Argentina, para reverenciar e praticar o tango em sua essência. O Centro do Rio se tornou a capital do Tango, pois é na região que se localiza a academia de um dos maiores nomes do mundo da dança, o professor de tango Paulo Araújo. Com mais de 30 anos de experiência, Paulo teve o seu primeiro contato com o tango com Maria Antonieta, uma das mais importantes professoras de dança do país, que na época era sua vizinha. Paulo Araújo é um ícone quando se fala em tango. O mestre já viajou pelos quatro cantos do mundo difundindo a dança, principalmente na Europa, em especial na Itália por onde ficou durante nove anos consecutivos. O tango é uma das mais expressivas manifestações artísticas, capaz de encantar o dançarino e o expectador. A dança ramifica-se entre vários estilos e ritmos. O Tan-

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

3


4

Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

Dermaplaning É um. procedimento de esfoliação física. Ele requer o uso do bisturi cirúrgico estéril,para raspar suavemente a superfície da pele, removendo a estrato córneo, juntamente com o pelo Célia fino.( Também conhecido como pêssego) Dermaplaning é realizado apenas no rosto e dorso da mão, no entanto não se destina a ser usado para modelar sobrancelha. A esfoliação física desencadeia o processo de regeneração celular e permite que os produtos

penetrem melhor na pele. Dermaplaing também e um técnico para remover o excesso de pelo É especialmente para pessoas

com textura da pele seca ou áspera. Ajudando a menina Pode-se feito em grávida ou lactente e em pessoas que não podem usar substâncias agressivas.


Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

5

Bárbara dos Prazeres – A Bruxa do Arco dos Teles Bárbara dos Prazeres foi uma mulher que ao chegar de Portugal com o marido, se envolveu amorosamente com um mulato. Para viver a paixão, ela matou o esposo europeu. Ficou conhecida assim por causa da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres que ficava no Arco Tempos depois, Bárbara percebeu que o novo amor estava somente interessado em suas posses, então, ela também o matou. Com dois crimes grandes nas costas, restou à mulher o submundo da

eterna fuga. Passou a se prostituir e fazia ponto exatamente embaixo do Arco do Teles, que após um incêndio passou a ser menos valorizado e virou área de malandros e mulheres da vida. O tempo passou e Bárbara envelheceu. Não tendo mais clientes e já com algumas doenças sexualmente transmissíveis, a mulher recorreu à magia negra. Um dos trabalhos que fez tinha como objetivo recuperar a juventude perdida. Para conseguir isso, ela precisava ingerir sangue morno de crianças.

Não existem números exatos, mas documentos policiais da época constam que foram dezenas de pequenas vítimas. Dizem que Bárbara pendurava as crianças pelos pés com uma corda, as esfaqueava e fiava embaixo delas para banhar-se no sangue. O ritual acontecia na casa onde vivia, na ainda isolada e perigosa Cidade Nova. Em 1830, Bárbara sumiu no mundo sem avisar a ninguém. Nesse mesmo ano, um cadáver de uma mulher apareceu boiando próximo ao Largo do Paço. Embora as feições estivessem quase

irreconhecíveis, alguns garantem que era Bárbara. A assustadora criatura aparece nos registros policiais da época como Bárbara dos Prazeres e também como Bárbara “Onça” – referência à sua ferocidade. Teses defendem que nesse período surgiu a expressão: “cuidado que a bruxa está solta!”.

Cruzar o Arco do Teles, seja durante a semana para realizar alguma tarefa do dia ou para comer em algum restaurante local, ou em um final de semana para aproveitar uma festa, é caminhar pela história do Rio. História que pode ser divertida, trágica ou assustadora, mas que faz parte da nossa Cidade Maravilhosa.


6

Edição 270- Maio de 2019

População de Rua O Centro do Rio sempre teve moradores de rua, mas agora parece que a situação saiu do controle. Por onde se passa a gente encontra dezenas de moradores de rua agrupados tomando conta dos espaços. A situação já se tornou um sério problema, pois causa insegurança na população, sem falar na desordem e na sujeira que os moradores de rua fazem. Cadê a prefeitura e os órgãos competentes que não tomam providência? Um morador de rua chegou a ser assassinado na Rua Conselheiro Josino, perto da Rua do Riachuelo por causa de uma briga entre eles na rua. A situação precisa urgentemente ser controlada porque cada vez mais moradores de rua parecem que estão chegando ao Centro da cidade.

Regina Brandão – Via Facebook Criadouros de mosquito As chuvas que caíram na cidade em março deixaram para trás vários criadouros de mosquito da dengue. Terrenos abandonados, principalmente o terreno que ficava o Iaserj perto do INCA se tornou uma fábrica de mosquitos. Não é difícil identificar água parada em diversos locais abandonados nas ruas do Centro. Esse período de chuva é perigoso porque o mosquito da dengue aproveita para se proliferar. A saúde pública deve estar atenta e cuidar para que os proprietários sejam notificados e limpem os terrenos e prédios abandonados para que a população não sofra com epidemias de dengue. Os cidadãos também devem fazer a sua parte, cuidando de suas residências para eliminar todos os focos de mosquito. Fátima Lima, 37 anos – Comerciária. Shopping Chão Sou moradora do Centro há mais de 15 anos e nunca vi tanta gente vendendo bugigangas pelas ruas como atualmente. Os chamados shoppings chãos estão por toda parte. As pessoas simplesmente se apoderam do espaço e faze ali o seu “comércio” no meio da rua mesmo, sem a menos preocupação. Vendem roupas velhas, sapatos, quinquilharias, e na maioria das vezes são produtos que as pessoas catam no lixo e saem vendendo nas calçadas. Muitas vezes os pedestres ficam sem ter onde passar por causa de tantas coisas espalhadas no chão. Isso sempre existiu aqui no Centro, mas agora está demais. Isso serve para demonstrar a forte desordem que prevalece no Centro do Rio.

Mariana Barros – Via Facebook Miscelânea de lixo Na Rua Ubaldino do Amaral 46 há um espaço que é lotado de coisas (lixos) que um Sr. acumulador e seus empregados recolhem e depositam neste lugar, tem ratos, mosquitos e outras porcarias. Os moradores do Edifício Jacareí na Av. Henrique Valadares são obrigados a conviver com esta situação (os que moram de fundos). Há um tempo atrás, ouvi falar que o lugar iria ser desocupado, mas até a presente data, nada. Gostaria que pessoas competentes realizem uma visita ao local para constatar a veracidade do relatado por mim. O local é totalmente insalubre. Ana Reis, moradora do Centro há 44 anos – via e-mail.

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com


Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

7

Zona Portuária atrai investimentos e alavanca a economia Caixa Econômica Federal é a mais nova empresa a transferir suas atividades para a região

Parece que a crise econômica já está se afastando da Zona Portuária do Rio de Janeiro. A região está se consolidando como uma das mais modernas e promissoras da cidade e os investimentos não param de chegar. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães anunciou que irá transferir toda a operação central do banco para a região. O edifício Vista Guanabara, um dos mais modernos do Brasil está prestes a ter todos os andares ocupados, e modernos empreendimentos estão se instalando na área. Com as novas empresas no edifício Vista Guanabara e a prometida transferência da CEF para o Porto Maravilha, serão pelo menos 5.000 trabalhadores trafegando diariamente pela região, o que deve estimular o comércio e serviços como restaurantes, hotéis, academias de ginástica, agências bancárias, salões de beleza e bares. Um dos mais ousados projetos para o Porto Maravilha é a construção de um resort integrado, que reúne hotéis, shoppings, casas de shows e centros de convenções e

até mesmo um cassino. O prefeito do Rio Marcelo Crivella defende a construção do resort. Para que o cassino se torne realidade, é preciso aprovar lei no Congresso Nacional que permita novamente o funcionamento das casas de jogos no país, o que é proibido desde 1941. Segundo Crivella, o Congresso Nacional deveria aprovar a

legalização do resort integrado do Porto Maravilha como uma espécie de laboratório, para depois analisar a extensão a outras áreas do país, conforme artigo publicado pelo prefeito no jornal O Globo. Durante o carnaval, quase 50 mil turistas chegaram à cidade pelo terminal de cruzeiros no Píer Mauá, também na região Portuária. Até mesmo o presidente dos

Estados Unidos Donald Trump teve interesse na região quando sua companhia anunciou em 2012 a Trump Towers Rio, o maior empreendimento imobiliário anunciado no Brasil, Com cinco edifícios de 38 andares na Zona Portuária. O projeto, porém ainda nem saiu do papel. O ex-subprefeito do Centro, Carlos Augusto da Cidade, lembra

como era a região antes do processo de revitalização. “A Zona Portuária era uma região esquecida da cidade. Era uma área sombria onde os cariocas e turistas nem sonhavam em freqüentar. A população de rua tomava conta e o cenário era de total abandono. Hoje é com orgulho que vejo o quanto essa região se desenvolveu e se tornou uma das áreas mais bonitas e modernas da cidade”, considera Carlos Augusto, que chegou a acompanhar o início das obras como subprefeito. A Zona Portuária hoje abriga prédios históricos, o Museu do amanhã, o Aquário marinho do Rio, Museu de Arte do Rio (Mar), a cidade do samba, além dos grafites que compõem a maior galeria de arte a céu aberto do mundo.


8

Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

Comércio espera aumento de 5% nas vendas no dia das mães

Pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que ouviu mais de 500 lojistas da cidade, mostra que 71% dos empresários entrevistados estimam vender de 3% a 5% a mais no Dia das Mães, a maior data comemorativa do comércio depois do Natal. A pesquisa contou com a participação de empresários dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e telefonia celular. Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, disse que os lojistas estão moderadamente otimistas com as vendas no Dia das Mães e a estimativa de crescimento de 3 a 5% reflete o fraco movimento comercial dos últimos quatro meses e o cenário econômico atual, especialmente no Rio de Janeiro, que fizeram o consumidor perder o poder de compra. “Não podemos esquecer que no ano passado todas as datas comemorativas tiveram resultados negativos. Mas, apesar desse cenário, os comerciantes criaram uma série de estímulos para aumentar as vendas, entre promoções, descontos, sistemas de crédito diferenciados e diversificação de produtos, apostando na segunda

data comemorativa mais importante do ano”, explica Aldo. Os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 100,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cartão de loja, cheque parcelado, a prazo (crediário), dinheiro e cartão de débito. De acordo com a pesquisa os lojistas acreditam que vestuário, calçados, bolsas e acessórios, joias e bijuterias, perfumaria e produtos de beleza, óculos e celulares devem ser os presentes mais vendidos. A pesquisa do CDLRio mostra que os lojistas optaram pela promoção, propaganda, facilidade de pagamento, descontos no total das compras, sorteio de brindes, kits promocionais e novos produtos.

Os empresários dos setores de vestuário e calçado, também acreditam que os lançamentos de novas coleções vai alavancar as vendas, enquanto que no setor de telefonia celular, a aposta está sendo nas promoções. Já os de eletrodoméstico e eletroeletrônico estão investindo em campanhas publicitárias.


Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

Empresa no Centro é especializada em restauração de imóveis antigos e tombados

Fundada em 1996, a Urbanacon é referência no segmento de Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio.

O Centro do Rio de Janeiro é uma das regiões mais ricas do mundo quando se fala em estilos arquitetônicos. Por aqui convivem prédios históricos ao lado de modernas construções urbanísticas, como o Museu do amanhã, por exemplo. Manter e restaurar todo esse riquíssimo patrimônio é um trabalho que integra a arte, a arquitetura e técnica. Fundada em 1996, a Urbanacon é referência no segmento de Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio. Andrade é sócio da Urbanacon, e acredita que um trabalho especializado é primordial na preservação do patrimônio histórico. “O primeiro aspecto é orientar o cliente nos quesitos

que ele irá precisar. Não se deve começar uma obra sem procurar um profissional. Fazer uma obra sem orientação você incorre na irregularidade e principalmente também na questão da segurança”, considera Carlos Fernando, que já

foi superintendente do Iphan e é perito especializado do assunto. A empresa presta serviços de assessoria e gerenciamento de projetos urbanos e de arquitetura, com ênfase nas áreas de patrimônio

e arqueologia. “O imóvel histórico não é muito diferente dos outros. Ele passa pela metodologia de risco, onde identificamos possíveis ameaças na questão estrutural, ou então riscos de incêndio ou alagamentos, por exemplo. Com olhar

de especialista, olhamos a fachada, a volumetria e aspectos arquitetônicos. No Rio de Janeiro existe muita burocracia urbanística. Há um número enorme de imóveis que estão em situação de irregularidade, que com o mínimo de procedimentos formais poderiam se regularizar”, conceitua Carlos Fernando. A empresa é procurada em diversas situações quando há suspeita de risco, melhoria na fachada, obras, ampliações e até mesmo para instalação de letreiros, pois existem também regras específicas para este caso. A empresa pode ser contactada através do telefone (21) 3197-1417, e-mail: projetos@ urbanacon.com.

9


10

Edição 270- Maio de 2019

Rádio Globo e CBN são vítimas de Fake News! Uma notícia divulgada por um colunista do Portal UOL causou uma euforia no meio radiofônico e jornalístico do Rio de Janeiro. A nota publicada tratava da extinção da Rádio Globo e da Rádio CBN, que seriam renomeadas com programações diferentes. A notícia foi reproduzida por outros veículos e rapidamente repercutiu nas redes sociais. No entanto, o Grupo Globo emitiu nota desmentindo completamente as informações. A rádio Globo informou que a notícia não passava de mera especulação da imprensa. Por meio de sua assessoria, a CBN disse que “A CBN é um sucesso estabelecido, firmada como a maior rádio de notícias do Brasil, não havendo nenhuma possibilidade de sua descontinuidade. Pelo contrário, seguimos investindo no seu fortalecimento e no jornalismo de qualidade que caracteriza a emissora há quase 30 anos”, disse a nota. Câmara decide prosseguir com Impeachment de Crivella A comissão da Câmara que analisa o pedido de impeachment do prefeito Marcelo Crivella votou pelo prosseguimento do processo por dois votos a um. A comissão analisou a denúncia contra o prefeito, analisou também as 400 páginas da defesa de Crivella. O grupo decidiu que há indícios o suficiente para o prosseguimento do processo. Agora se inicia a fase de instrução do processo, onde depoimentos, inclusive do próprio prefeito, poderão ser colhidos. Testemunhas de defesa e acusação serão ouvidas. Para ser aprovado, o impeachment para ser aprovado precisa do voto de 34 vereadores, e o processo deverá ser concluído até o dia quatro de julho. Metrô Rio passa a aceitar pagamentos com cartão de crédito e celular As 40 estações do metrô do Rio de Janeiro estão recebendo agora pagamento da passagem através de cartões de crédito, telefone celular, pulseira e relógio com tecnologia específica. O pagamento acontece em validadores sinalizados com o uso da tecnologia. A idéia é diminuir o tempo das filas e facilitar para os usuários. A cobrança da tarifa será debitada na fatura do cartão de crédito. A proposta do metrô é expandir o pagamento para todas as bandeiras de cartão, pois somente uma está sendo aceita inicialmente. Atualmente, o metrô Rio transporta cerca de 850 mil usuários diariamente. Ainda não existem estimativas de quantos usuários efetuarão o pagamento através dos novos sistemas. CPI diz que prefeitura demorou a acionar crise nos temporais Um relatório preliminar da CPI das enchentes, promovido pela Câmara dos vereadores do Rio, aponta que a prefeitura demorou mais de uma hora para o acionamento do estágio de crise na cidade. De acordo com informações do site G1, no temporal do dia 8 de abril, o estágio de crise foi acionado às 21h , mas dados da prefeitura enviados à CPI mostram que às 18h45, as estações de Copacabana e Jardim Botânico já atingiam níveis para serem ativados o estágio de crise. A prefeitura diz que o acionamento do estágio de crise não impactou na qualidade da resposta dada pelos órgãos governamentais. A prefeitura diz que pretende implantar novos estágios para deixar os protocolos mais claros para a população. Aumentam casos de Chikungunya no Rio Um balanço divulgado pela secretaria de saúde mostra que já foram registrados quase 16 mil casos de chikungunya no Rio de Janeiro, 7% a mais que no mesmo período do ano passado. Até agora já foram registradas duas mortes pela doença na capital. A Secretaria Estadual de Saúde afirma que diversas medidas estão sendo tomadas para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A Secretaria está usando drones para identificar possíveis criadouros do mosquito, além de visitar os municípios com o maior índice de proliferação do inseto. A Secretaria anunciou também que está capacitando dois mil profissionais de saúde para melhorar o atendimento de pacientes com sintomas da doença.

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com


Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

11


12

Edição 270- Maio de 2019

Fechado após inundação, Museu Casa do Pontal faz exposição no Centro do Rio Espaço Cultural no Recreio permanece fechado e exposição é trazida ao BNDES

O Museu Casa do Pontal inaugurou a exposição “Fronteiras da Arte: Criadores Populares”, no Espaço Cultural BNDES, no Centro do Rio. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer 100 peças que integram o acervo armazenado no edifício sede da instituição, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. O imóvel foi completamente inundado no temporal que caiu no início de abril. A direção do Museu aproveitou a ocasião para lançar uma campanha de financiamento coletivo para reabrir a sede do museu. A expectativa é arrecadar R$ 80 mil em doações que estão sendo recebidas através do portal Benfeitoria. De acordo com o diretor do Museu, Lucas van de Beuque, essa foi a sexta e a pior inundação já sofrida pelo museu. Após a urbanização e construção de edifícios próximos ao local, os alagamentos passaram a ser constantes. “Conseguimos salvar as obras, mas estamos com o museu fechado devido aos danos na estrutura e no mobiliário. Por isso, recorremos à comunidade apaixonada pela arte popular, pela cidade do Rio de Janeiro e pela Casa do Pontal”, diz o diretor A exposição no BNDES traz 100 obras selecionadas envolvem trabalhos de 27 artistas de 10 estados brasileiros. A exposição também traz uma parte histórica, com autores importantes para a visibilidade da arte popular, como Mestre Vitalino, Zé Caboclo, Manoel Eudócio. Inaugurado em 1976 pelo designer francês Jacques Van de Beuque, o Museu Casa do Pontal reúne o maior acervo de arte

Museu segue fechado ao público após alagamento popular brasileira no país. Suas obras contam histórias e costumes do povo brasileiro, resultado de 40 anos de pesquisas e viagens de Jacques pelo Brasil. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por mais de 8.500 peças de cerca de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século 20.

A exposição já está aberta e ficará até o dia 28 de junho das 10h às 19h de segunda a sexta-feira. O espaço oferece visitas guiadas

por mediadores, todos os dias, às 12h30, e nas quartas e quintas, também às 18h15. O Espaço Cultural BNDES fica na Av. República do Chile, 100, Centro. A entrada é gratuita.

Exposição no BNDES reúne 100 peças de 27 artistas

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com


Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

Mirante do Caeté

A zona oeste do Rio de Janeiro possui muitas trilhas que ainda não são tão famosas e conhecidas pelos moradores da própria cidade. Um pouco depois do bairro do Recreio dos Bandeirantes, existem algumas praias como a Praia do Secreto, a Prainha, Praia do Abricó e a Praia de Grumari, que já são bem conhecidas pelo público, mas que ainda assim reservam algumas surpresas para muitos. Nesse post, vamos falar sobre o Mirante do Caeté, que fica localizado na Prainha. A trilha para o Mirante do Caeté fica dentro do Parque Natural da Prainha. O parque fica bem em frente a praia e é usado por muitos surfistas e banhistas, por ter banheiros, chuveiros e bebedouros. Além disso, como o parque tem uma flora e flora muito rica e bo-

nita, são realizados muitos ensaios fotográficos. Também te bastante espaço para realizar piqueniques e um parquinho para as crianças

se divertirem O parque foi criado em 1999 e inaugurado em 2001, para proteger o local das imobiliárias e

impedir que sejam construídos condomínios ou resorts no local, o que certamente interferia em todo ecossistema de lá. Sua área é delimitada pela orla da Prainha e pelas vertentes litorâneas dos Morros do Caeté, Boa Vista e Pedra dos Cabritos e ele se integra ao Parque Estadual da Pedra Branca. Como chegar: Para chegar até o início da trilha do Mirante do Caeté, basta você tomar como ponto de referência a Prainha. Você pode chegar até lá de carro, não tem transporte público até lá. Se você quiser ir de transporte público, terá que pegar alguma condução que deixe perto da Estrada o Pontal, no Recreio dos Bandeirantes. De lá, você terá que ir andando até a Prainha, o que levará aproximadamente 25 minutos, mas você passará por vários Mirantes legais pelo caminho e ainda dar uma passadinha na Praia do Secreto. Se você for de carro, fique atento, pois a quantidade de pessoas indo para lá é muito grande e pode ser que você não consiga encontrar lugar para estacionar. Também ouvi dizer que no verão, está tendo um número limite de

13

carros, portanto teria que fazer a caminhada a pé. Uma outra dica é você pegar o Surfbus, que é um ônibus destinado a surfistas e turistas que sai do Largo do Machado e te deixa no Mirante da Prainha. Horário de funcionamento: Como a trilha fica dentro do parque, fique atento pois você só pode realizá-la de 8h às 17h, pois é o mesmo horário que o parque fica aberto. Viva a experiência: A sensação é de reencontrar o Rio de Janeiro como ele era há muitos séculos, como o nome sugere - “Caeté”, em Tupi, significa “mata virgem”.. A flora da região reserva Pau-Brasil, Figueiras, Canelas, Palmiteiros, Bromélias e Orquídeas. Animais também são facilmente encontrados lá,como Preguiças, Maritacas, Tiribas e Sanhaços, além de Lagartos e Borboletas Azuis. O animal símbolo do Parque é a tartaruga verde, espécie ameaçada de extinção, mas frequentemente vista pelos banhistas nas águas da Prainha. No retorno não deixe de se refrescar e curtir as belezas da Prainha.


14

Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

Dormência e formigamento nos pés

O formigamento é uma sensação irritante na pele. Os dedos do pé começam a formigar e ficar dormentes, e essa dormência pode progredir ao longo da parte superior ou inferior do pé e, ocasionalmente, para o tornozelo e perna. Pé dormente na maioria das vezes implica numa compressão do nervo. A área específica do pé dormente indicará o local de compressão mais provável. Dormência para os lados adjacentes de dois dedos sugere um problema entre os dedos dos pés. O local mais afetado nestes casos é o lado de fora do terceiro e do interior do quarto dedo do pé. Conhecido como neuroma de Morton, o nervo desenvolve lentamente uma camada mais espessa de tecido gerando uma tumoração benigna que leva a alteração de sensibilidade local. Medidas simples podem ser adotadas para reduzir o problema. Estes incluem a escolha de um sapato com um amplo espaço principalmente anterior da caixa

de dedos (ante pé). Aconselhamos também usar uma almofada ou palmilha amortecedora. Isto pode espalhar/separar suavemente os ossos gerando conforto. Medicamentos apenas prescritos pelo ortopedista, portanto embora o corredor não precise parar, sempre aconselhamos procurar um médico para avaliação. Se todos os esforços conservadores falham, a cirurgia alivia a dor que muitas vezes acompanha a dormência, geralmente faz- se a descompressão das síndromes compressivas ou retira-se o fator que causa a compressão como nos

casos dos neuromas. Os dedos dos pés, no entanto, podem ficar permanentemente anestesiados ou levemente com a sensibilidade alterada nos casos crônicos. A dormência, e às vezes dor, inicialmente é agravada pela corrida e atividades que suportam peso. Eventualmente, os sintomas podem evoluir para dor de repouso ou dormência. Devemos investigar também lesões expansivas que comprimem também a região como um pequeno cisto, esporão ósseo, até mesmo concentração de gordura local ou hérnia muscular. A dormência no pé pode indicar uma condição médica. Consulte o seu ortopedista caso a dormência persista sem melhora com essas manobras simples. * Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Santa Casa de Misericórdia e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo.


Edição 270- Maio de 2019

Restauração exemplar no Centro do Rio Um imóvel localizado na Rua República do Líbano, esquina com a Rua da Constituição foi restaurado e se destaca como uma dos melhores projetos de restauração já vistos na cidade. O imóvel sofreu um incêndio que destruiu parte de sua estrutura e fachada. O trabalho de restauro foi minucioso, mantendo as cores e características originais do imóvel. O prédio histórico é de interesse público pela sua vinculação a fatos da história do. O patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro está repleto de informações sobre tradições e saberes da cultura e é importante fonte de pesquisa para diversas áreas do conhecimento. Anac reafirma segurança do Santos Dummont A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que recebeu um estudo da RIOgaleão sobre as condições de segurança do Aeroporto Santos Dumont, mas disse que as informações prestadas pelas concessionária são “inverídicas”. O documento aponta que o risco de operar no Santos Dumont é 12 vezes maior do que o recomendado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). A RIOgaleão administra o aeroporto internacional Tom Jobim. O terminal é, portanto, concorrente do Santos Dumont, administrado pela Infraero. Na nota, a agência afirma que repudia essa forma de concorrência: “A Anac repudia essa forma de concorrência que busca gerar dúvidas e espalhar o medo como forma de tentar obter benefícios”. De acordo com os técnicos da agência, se houvesse riscos na operação do Santos Dumont, seria publicado pela Anac ou pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica um aviso aos aeronavegantes, um documento conhecido como Notam. Isso não ocorreu, o que atesta que o terminal está seguro para operar. Projeto Dançarte busca doações de sapatos para aula de sapateado. O Projeto Dançarte, instituição que fomenta a arte da dança do Centro da cidade, está oferecendo aulas de sapateado para crianças e adolescentes de 07 a 17 anos. As aulas são um sucesso e a procura não para de aumentar. Para atender a demanda, o projeto está pedindo doações de sapatos masculinos e femininos específicos para o sapateado, para que sejam repassados aos seus alunos. O Dançarte pede que sejam doados sapatos usados que esteja em bom estado de conservação, e também doação de sapatos novos, que custam em média R$ 100. O sapateado é uma dança popular espanhola caracterizado pelo martelar rítmico dos tacões dos sapatos no chão. O Dançarte fica na Avenida nossa Senhora de Fátima, 22. Telefone. 2222-0848.

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

15

Poste mal conservado ameaça cair na Rua André Cavalcanti Um poste de ferro antigo está com claros sinais de má conservação e está com a base corroída pelo ferrugem. Moradores da rua já fizeram inúmeras reclamações com a Light e outros órgãos da Prefeitura para que seja tomada alguma providência. No entanto, o poste segue sem conservação. A rua é caracterizada pela grande movimentação de pessoas, que correm o risco de serem atingidas caso não aja reparação urgente. Moradores ameaçam fazer uma manifestação para chamar a atenção das autoridades para o risco eminente que pessoas correm ao passar pela calçada onde está o poste.

Comitê Pela Vida abre inscrições para curso de garçom e garçonete O Comitê pela vida, localizado no Centro de Artes Calouste Gulbenkian está com inscrições abertas para o curso de garçom e de garçonete para pessoas a partir de 18 anos. A sede da instituição dispõe de uma estrutura completa com mesas e cadeiras para o curso, além de professores qualificados e experientes. Atualmente a organização está em busca de projetos e parcerias para dar continuidade ao trabalho e fortalecer a sua missão, que se faz essencial nos dias atuais. Os cursos ofertados pelo Comitê são altamente reconhecidos e prezam principalmente pela qualidade. O Comitê Pela Vida acredita que só com educação e trabalho que se combate e se diminui a violência. A instituição atende pessoas de várias comunidades cariocas, apoiando a sociedade civil de forma democrática. Informações: 3111-2011.

Projeto irá revitalizar camelódromo da Uruguaiana A Prefeitura do Rio apresentou um projeto de revitalização do Mercado Popular da Uruguaiana para recuperar um dos corredores comerciais mais importantes do Centro da cidade. Detalhes do novo camelódromo - que prevê investimentos junto à iniciativa privada - foram apresentados pelo Secretário Municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, e por técnicos das secretarias municipais de Urbanismo e de Fazenda em evento na Associação Comercial do Rio. O projeto moderniza a área de 14 mil m² no entorno do camelódromo com uma intervenção urbanística, entre elas, a criação de praça pública ligando o espaço à tradicional área da Saara. A primeira fase do projeto está orçada em R$ 13 milhões. Num segundo momento, está prevista a criação de um prédio de 17 pavimentos, que entraria como contrapartida para futuros investidores em modelo de concessão ainda em estudo.


16

Edição 270- Maio de 2019

Isa Colli lança Ulisses no Reino das Letras Douradas

A escritora brasileira Isa Colli estará de volta ao Brasil em setembro para lançar novos títulos. Dessa vez, a autora, que mora atualmente na Bélgica, traz na mala os livros “O Rei está no Trono!” e “Ulisses no Reino das Letras Douradas”. Isa tem uma lista de escolas com visitas agendadas em vários estados. Além de conhecer os novos trabalhos, os professores fazem questão de apresentar os projetos realizados com livros que já estão sendo adotados, como A Nuvem Floquinho, sobre economia da água; e Luke, o Macaco Atleta, que fala de alimentação saudável e obesidade infantil. O roteiro vai ser

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

Já publicou seu livro?

frenético, mas Isa ama esse contato direto com seus leitores. isacolli.com

Existe aquele provérbio que diz que todo ser humano deveria ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Escrever um livro é uma das melhores maneiras de deixar vivo para sempre àquele que o escreveu, pois seus pensamentos e palavras não morrerão jamais. Quantas pessoas permanecem vivas até hoje através de seus livros? Quantas pessoas possuem

uma vida rica para contar e deixar exemplos para os mais jovens e até hoje não colocaram isto no papel? A Livro Lindo Editor, há quatro anos no mercado editorial realiza este sonho de publicando histórias profissionais e de vida (biografias), contos, crônicas, poesias, culinárias, livros técnicos, e outros, orientando o autor de como

participar de concursos literários, de feiras de livros e bienais. Se o autor ainda não publicou seu livro por falta de tempo de escrevê-lo, a Livro Lindo Editor, sediada no Flamengo, grava na voz do autor o livro e depois digita tudo e submete a aprovação dele. O mesmo acontece se o livro estiver somente escrito à mão. Se já estiver tudo digitado em Word, mais rápido será o processo de edição e divulgação em vários sites de venda de livros, tanto nacionais como também na internacional Amazon.com.

O autor ainda recebe vários exemplares com uma bela capa em excelente acabamento. Tudo é feito com contrato e o livro possuirá o registro do ISBN e código de barras da Biblioteca Nacional. Recentemente o diretor da Livro Lindo Editor esteve em bienais internacionais e levou exemplares de vários de seus autores, conversou, trocou ideias. Foi uma bela experiência e uma boa divulgação. Escrever um livro é uma ação social. É lançar pensamentos e emoções para que os outros reflitam e se beneficiem. Para alcançar a imortalidade, basta fazer apenas uma coisa. Escreva seu livro. Livro Lindo Editor - Telefone: 3228-8918 e 998932202 site: www.livrolindoeditor. com.br e-mail: livrolindoeditor@ gmail.com


Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

17

Patinetes Elétricos viram febre no Centro do Rio Praticidade e agilidade do equipamento conquista os cariocas e veículo ganha as ruas do Rio dos veículos, pode realizar um cadastro no site do serviço e receber por cada patinete carregada. A Grin também realiza o cadastro de estabelecimentos comerciais que desejam se tornar estações de acesso ao serviço. Assim, é possível trazer o fluxo de usuários das patinetes da marca ao seu estabelecimento. No momento a empresa disponibiliza uma zona, que dentro dela, o usuário pode deixar seu patinete sem problema algum. Caso o cliente opte por deixar fora da zona, existe um custo de 100 reais. Valor do serviço Para liberar uma patinete Grin são cobrados R$ 3, valor fixo de desbloqueio e primeiro minuto de uso. Após esse período, são cobrados R$ 0,50 por minuto. A cobrança se inicia no momento em que o Colaborou: Carlos Oliveira O serviço de compartilhamento de patinetes elétricos chega de vez para brigar no segmento que virou febre em grandes cidades do mundo. No Centro, a operação começou em meados de dezembro, pelas mãos da startup mexicana Grin, que atua também em Ipanema, em Copacabana e no Leblon. E logo caiu no gosto da galera, Sylvia Helena trabalha no Castelo e mora no Centro, segundo ela, deixou de andar de ônibus. “Ônibus nunca mais para ir trabalhar, sempre tem um patinete por perto, fácil, rápido e seguro.” Afirmou Sylvia. A Grin é uma empresa mexicana que oferece o aluguel dos patinetes elétricos por um preço acessível, a partir de R$ 3. O serviço está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre e Santos, além de algumas capitais pela América Latina. O aluguel é feito por meio de um aplicativo próprio disponível para celulares Android e iPhone (iOS),

no estilo Uber. Com o aplicativo no smartphone, o usuário deve criar a conta, cadastrar um cartão de crédito, no qual será feita a cobrança pelo serviço, e encontrar as patinetes disponíveis. O desbloqueio também pode ser realizado pelo aplicativo de entregas Rappi, que é parceiro da Grin. O que possibilitou diversos entregadores usarem os patinetes elétricos. Hugo Pereira é entregador autônomo pela plataforma de entregas de comida e faz uso constante da novidade, “Muitas vezes não tem vaga nas estações das bicicletas laranjas, então uso o patinete pois posso deixar na calçada sem problemas de me preocupar com vaga. Modo de usar Para desbloquear é necessário ter o app da Grin, que faz a leitura do QR Code do dispositivo. Outra opção é inserir o número manualmente. A condução do veículo é bem simples, são dois botões: do lado esquerdo, o botão vermelho é

o de freio, enquanto do lado direito fica o botão verde, para acelerar. Além disso, há um sino, que serve como buzina. Vale lembrar que recomenda-se o uso de capacete, apesar da empresa não disponibilizar o acessório. As patinetes da Grin só podem ser conduzidas por maiores de 18 anos, e comportam apenas por um usuário por vez.Recomenda-se o tráfego por ciclovias, mas o uso das patinetes na calçada pode ser realizado, desde que se tenha um cuidado com a velocidade. Ao concluir uma viagem, tire uma foto da patinete estacionada e avalie como foi sua experiência por meio do app.. Reabastecimento de energia e Estações O carregamento das baterias é realizado pela própria empresa, que conta com parceiros para recolher as patinetes durante a noite, retornando às estações pela manhã. Caso você tenha interesse em contribuir com o carregamento

usuário realiza o desbloqueio da patinete e tem seu encerramento realizado pelo app, quando a patinete é deixada na estação selecionada. Outras opções A oferta de patinetes não é novidade no Brasil e nem no Rio de Janeiro, já que serviços como Tembici, Scoo e Yellow atuam com propostas parecidas (desses, somente a Yellow atua no Rio de Janeiro). O serviço da Yellow inclusive se juntou à Grin, mas ainda possuem operações distintas. A empresa não revela a quantidade de patinetes em operação, mas conforme exibe o mapa do serviço, a maior parte das estações estão localizadas nas regiões centrais das cidades e em alguns lugares da Zona Sul, como Copacabana, Leblon, Ipanema e Botafogo.


18

Edição 270- Maio de 2019 folhadocenrorio@gmail.com

“Paulo Freire, o Andarilho da Utopia” no Parque das Ruínas Entra em cartaz a temporada do espetáculo “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia” de 04 a 26 de maio, aos sábados e domingos no Parque das Ruínas em Santa Teresa. O monólogo teatral é inspirado na trajetória e na obra do patrono da educação brasileira, indicado ao prêmio Nobel da Paz em 1993. A peça, um manifesto cenopoético, derrama no palco a trajetória e os causos de um dos mais notáveis pensadores da história da educação mundial. A peça propõe uma reflexão, mostrando a sociedade e o planeta em constante mudança, através da ótica "freiriana", misturando elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua. O espetáculo marca os 40 anos do ator e palhaço Richard Riguetti. Os ingressos custam R$ 25 (meia). O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas fica na Rua Murtinho Nobre, 169 em Santa Teresa. Tel. 2215-0621. “Kondima – sobre travessias” em Santa Teresa O quinto espetáculo da Troupp Pas D’argent apresenta como questão central: os Refugiados, lançando um olhar sensível para os desdobramentos das vidas de cinco personagens, revelando suas dificuldades, sua força, seus medos, seus sonhos e a perda deles. O espetáculo “Kondima – sobre travessias”, estréia temporada de 04 a 26 de maio na Sede das Cias, em Santa Teresa. O espetáculo aborda a temática a partir do olhar de refugiados vindos de países distintos que se viram obrigados a deixar suas casas, na busca pela sobrevivência e pela paz. Os motivos que os obrigam a realizar uma arriscada travessia são diversos: perseguição política, conflitos armados e guerrilhas, fome, discriminação racial, social ou religiosa, violência sexual, violência de todas as formas, ou seja, a violação básica dos direitos humanos. A Sede das Cias fica na Rua Manoel Carneiro, 12. Ingressos: Consciente. Exposição “Corrupções da Alma” no Centro Cultural Correios Marcelo Frazão e Marina Vergara celebram 30 anos de arte nos Correios. A primeira mostra dos dois artistas remonta ao final dos anos 1980. Agora, Marcelo Frazão e Marina Vergara se juntam mais uma vez, desta vez na exposição “Corrupções na Alma”, de 17 de maio a 07 de Julho, das 14h às 18h30min, no Centro Cultural Correios. Livremente inspiradas nos temas “Pecados Capitais”, a exibição reúne gravuras e esculturas. Segundo Marcelo Frazão, a exposição “Corrupções na Alma” é dedicada a todos os corrompidos e aos que não sabem que estão corrompidos: a todos que se deixaram seduzir pelo pecado. Aos que se perderam nos vícios e se deleitam, justificados por uma falsa sensibilidade. Aos omissos e aos que nunca tiveram coragem. Aos indiferentes, preguiçosos, covardes e medrosos. A todos os pais que fogem às responsabilidades, aos indolentes de espírito. O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20. Telefone: 2253-1580. Entrada franca. Carlos Evanney comemora aniversário com show no Teatro Rival. Dia 13 de maio tem “Parabéns pra você” e bolo no Teatro Rival Petrobras. É o aniversário do cantor Carlos Evanney, cover oficial de Roberto Carlos há 19 anos e admirado pelo próprio ídolo. São 40 anos de carreira, com 22 discos gravados. Assim como o Rei, Evanney vai distribuir flores ao final do show e já avisou que terá também uma surpresa. O que não é segredo é a certeza de que os fãs vão poder cantar todos os sucessos de Roberto, tão bem interpretados por Carlos Evanney. E com o aval real! O espetáculo começa às 19h30. Os ingressos custam R$ 20 (meia entrada para estudantes/ idosos/ professores da rede pública municipal/ funcionários Petrobras/ assinantes O Globo). Show de Selma Costa Selma Costa de apresenta no BISCUI no dia 30 de maio, a partir das 20h. Participação especial de Clô Cequeira Convert R$ 25 (em dinheiro) Reservas: (21) 99032-9837 Rua Anita Garibaldi, 60 - Copacabana

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com


Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

19


20

Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com


Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

Rainha do Zouk no Brasil, Renata Peçanha cumpre agendas no exterior Uma das profissionais de dança mais conhecidas do mundo, Renata Peçanha acaba de viajar para a Rússia, onde participa de um congresso sobre o zouk, ritmo que a consagrou em todo o Brasil. A agenda depois continua no Canadá, Estados Unidos e Europa ainda este ano. Considerada a Rainha do zouk, Renata é uma das mais badaladas dançarinas e coreógrafas do país. Renata começou a dançar ainda criança, mas foi na academia de Jayme Arouxa que ela se especializou e se tornou profissional, construindo uma sólida e importante carreira no mundo da dança. O zouk começou a fazer parte da vida de Renata logo após a febre da lambada e do axé que permeavam no Brasil nos anos 90. A dança foi diretamente influenciada por esse estilo. “A marcação rítmica do zouk é a

mesma da lambada, só que mais lento. A dança foi se modificando conforme as mudanças que a música foi passando”, explica Renata, que é a responsável pelo

zouk nos moldes que conhecemos atualmente. A profissional tem um papel de extrema importância no cenário do zouk nacional. Renata já formou vários alunos que hoje estão inclusive no exterior difundindo a dança pelo mundo. Renata afirma que o zouk é ma modalidade de dança acessível a qualquer pessoa. No Núcleo de Dança Renata Peçanha, na Lapa, além do zouk, existem aulas de dança de salão, forro, zouk, lambada, kizomba, hip-hop e samba de gafieira. Hoje em dia é impossível de se falar em zouk no Brasil sem citar o nome de Renata Peçanha. A história de Renata se confunde com a própria história do zouk no Brasil. O Núcleo de Dança fica na Rua do Riachuelo, 109, Lapa. Telefone 2221-1011.

Conselho Comunitário de Segurança se reúne no próximo dia 22 de maio A próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança Centro/Lapa já tem data e local marcado. O encontro será realizado na manhã do dia 22 de maio, na Associação dos Empregados do Comércio, na Avenida Rio Branco, 120/13º andar. O Presidente do Conselho, João Luiz

21

Lemos e a diretora social Maria João bastos Gaio convidam a todos para participar do encontro, com o objetivo de

debater questões e trocar informações concernentes à segurança da região, com a presença de autoridades de segurança e representantes dos órgãos públicos.

Av. Mem de Sá terá corredor BRS Está em fase de estudos o projeto de implantação de um corredor BRS na Avenida Mem de Sá, na Lapa. No final de abril, representantes da CET Rio e de órgãos envolvidos no projeto, apresentaram aos comerciantes e representantes comunitários detalhes do Projeto. O corredor irá ocupar toda

a extensão da via e de acordo com os estudos, irá reduzir significativamente o tempo de viagem dos

ônibus pela avenida. Comerciantes presentes na reunião apontaram os locais reservados para carga e descarga como um dos principais pontos a serem discutidos para que o corredor não atrapalhe a logística do comércio no local. A previsão é que o corredor BRS seja implantado logo que se ajustem os detalhes do projeto.


22

Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

Desarmonia compromete organização da Série A Desde o fim do último carnaval que a série A passa por uma crise interna de organização. Presidentes de nove escolas se desligaram da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) e fundaram a Liga-RJ, promovendo um racha entre as agremiações. Os dissidentes se queixam da falta de transparência nas prestações de contas da Lierj. A Lierj por sua vez, afirmou que não aceitará a filiação da Acadêmicos de Vigário Geral, escola recém chegada na série A, “até que sejam feitos os devidos esclarecimentos”. Em nota, a Lierj afirma que “não reconhece qualquer movimento isolado que visa puramente chamar a atenção, sem qualquer argumentação coerente que justifique eventuais rompimentos”, referindo-se à nova liga. A entidade ainda ressaltou que “os autoproclamados dirigentes não possuem legitimidade para tomar nenhuma decisão em prol do grupo.

A situação ainda vai dar muito samba, já que quatro escolas ainda não se posicionaram sobre o assunto, e somente a Império da Tijuca se declarou contra a filiação na nova Liga, formada por dirigentes ligados à Liesb (Liga das Escolas de Samba do Brasil), responsável pelos desfiles dos grupos que desfilam na Estrada Intendente Magalhães. Outro fator ainda não esclarecido, diz respeito ao contrato

assinado entre Lierj e a Rede Globo para a transmissão dos desfiles. Não se sabe ainda se a nova Liga terá contrato assinado com a emissora ou se a Lierj segue como responsável pela organização e negociação das transmissões. Recém-chegadas ao grupo de Acesso, Imperatriz Leopoldinense e Império Serrano ainda não se pronunciaram sobre o caso. A Riotur também não se manifestou.


Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

23


24

Edição 270- Maio de 2019

E-mail: folhadocentrorio@gmail.com

Centro do Rio dispõe de um dos mais completos e equipados hospitais da cidade Investimentos em infraestrutura e convênios fazem do Hospital do Carmo uma referência no setor de saúde do município QUEM SOMOS: Localizado próximo aos Arcos da Lapa, o Hospital do Carmo, que pertence à Ordem Terceira do Carmo, ocupa um prédio de sete andares no início da Rua do Riachuelo. O hospital é particular e agrega uma variada cadeia de convênios, além de uma grande estrutura física e tecnológica a

O Pronto Atendimento do Hospital do Carmo funciona 24H e aceita diversos convênios. Mé-

dicos, enfermeiros e técnicos do hospital possuem ampla experiência e s conhecimento para atender

Localizado no 3º andar, o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital do Carmo é administrado pela

serviço da saúde. O Hospital conta com Pronto Atendimento 24H, CTI, centro cirúrgico, ala de internação, setor de tomografia computadorizada, ambulatório, com consultas em diversas especialidades médicas, e laboratório clínico 24H. O hospital já se consolidou na cidade como uma combinação de qualida-

de, eficiência e pleno acolhimento aos pacientes, seus familiares e acompanhantes. Inaugurado com as ilustres presenças de Dom Pedro II e da Princesa Isabel em 1870, o Hospital do Carmo entra em uma nova fase na sua história, estabelecendo-se como um dos mais completos e modernos da cidade.

ATENDIMENTO 24 HORAS com precisão, agilidade e segu- tamente e os resultados são imerança os pacientes que chegam ao diatamente analisados pelo corpo setor. Exames médicos oferecidos médico da instituição. Em casos pelo hospital são realizados pron- de internação, o hospital conta

com quartos particulares e com o CTI/CLIMES, para pacientes com casos mais graves.

CTI / CLIMES CLIMES. São cerca de 120 funcionários atendendo 18 leitos. Há, inclusive, uma área de isolamento para os pacientes mais graves.

15h, podendo sofrer alterações em casos especiais. Diretor técnico - Dr. Gilson Dantas - CRM - 52.21470-6

O CTI/CLIMES possui equipamentos de tecnologia avançada e equipe médica especializada. O horário de visita aos pacientes ocorre, diariamente, das 13h às

TERCEIRIZADOS O Hospital do Carmo possui diversos terceirizados, além do CITI/CLIMES. Dentre eles: •Cardiologia Towers •Fisioterapia Clínica Mandel •Gastro endo •Laboratório Biomédico •Dr. Carlson Cruz • Uropan

ESPECIALIDADES Em seu ambilatório, o Hospital do Carmo oferece consultas nas seguintes especialidades médicas: •Cardiologia •Clínica médica •Dermatologia •Endocrinologia •Fonoaudiologia •Ginecologia •Cirurgia geral •Cirurgia oncologica •hematologia •Urologia EXAMES - Análises clínicas (exame de sangue do mais básico aos mais complexos) - Análises clínicas - Biologia molecular - Colonoscopia - Doppler de carótidas vertebrais -Doppler scan de membros inferiores (venoso ou arterial) - Ecocardiograma bidimensional com Doppler -Ecocardiograma Ecocardiograma transesofágico - bidimensional com Doppler colorido - Eletrocardiograma - Endoscopia digestiva alta - Papanicolau (Preventivo) - Raios X - Tomografia computorizada - Ultrassonografia INTERNAÇÃO Hospital do Carmo possui 2 andares com quartos para internação de pacientes. Ambos foram reformados inteiramente, ganhando instalações novas, novo mobiliário e novos equipamentos. Correspondem, assim, ao que hoje se espera de modernas unidades de internação. CIRURGIAS O Hospital do Carmo possui um centro cirúrgico equipado, que funciona em seu 7º andar. Nele, equipes médicas, internas e externas, realizam cirurgias diariamente. Por se tratar de um “hospital aberto”, o Hospital do Carmo recebe pacientes de médicos não funcionários da instituição, para serem submetidos a procedimentos cirúrgicos, internação ou, simplesmente, tratamentos clínicos. CONVÊNIOS O Hospital do Carmo aceita os seguintes convênios abaixo (em ordem alfabética) •AMIL (CLIMES) •BRADESCO SAÚDE •CAURJ •CAC (Climes) •ELETRONUCLEAR •EMBRATEL •GAMA SAÚDE • GOLDEN CROSS •MED SERVICE (CLIMES) •NOTRE DAME (CLIMES) •REAL GRANDEZA •SUL AMÉRICA [(CLIMES) •UNIBANCO AIG SAÚDE SEGURADORA S/A •UNIMED

CONTATOS Geral: 3861-8950 / Administração: 3861-8969 / Secretaria: 3861-8955 / Marcação de consultas (Ambulatório): 3861-8957 e 3861-8986 CTI: 3861-8950, ramal 269 / Pronto Atendimento 24H (Internação): 3861-8975, 3861-8950, ramal 221 e 2242-3886 - CLIMES - Tel. 3906-9889

Atualmente, o hospital está sob a direção técnica do Dr. Gustavo Alcides Ayres Costa. CRM 52.45567-0

Rua Riachuelo, 43 – Lapa – Rio de Janeiro (RJ)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.