FC 313 - MAIO DE 2023

Page 1

FOLHA DO CENTRO

CMS Oswaldo Cruz: 26 anos de história a serviço do sistema e saúde na região

Comitê Pela Vida irá passar por reforma e retomar os cursos de qualificação e encaminhamento ao mercado de trabalho - Pág. 12

Estudante morador do Centro é Campeão da Olimpíada Carioca de Matemática e irá conhecer a Disney e a Nasa - Pág. 08

28 ANOS - 1995 A 2023 ANO XXVIII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE E ZONA SUL WWW.JORNALFOLHADOCENTRO.COM.BR
UNIDADE NO CENTRO DO RIO REALIZA MENSALMENTE MAIS DE 11 MIL ATENDIMENTOS Pág. 10

EXPEDIENTE

Uma publicação da Folha do Centro Rio Ltda. CNPJ 00.923.422/0001-39 Insc. Municipal 01.998.374

ENDEREÇO

Rua Frederico Silva, 86 Centro

WHATSAPP (21) 96471-7966

SITE jornalfolhadocentrorio.com.br

COLABORADORES

Fábio Torres

Simone Montenegro

Allan Souza

Dra. Zenaide Alves

Daniel Ebendinger

PROJETO GRÁFICO

DIAGRAMAÇÃO

Alexandre ildelfonso

TIRAGEM

20.000 exemplares

IMPRESSÃO

CARTA DO LEITOR

Envie sua mensagem, sugestão ou comentário para: folhadocentrorio@gmail.com

Mesas nas calçadas

E-MAIL folhadocentrorio@gmail.com

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Simone Menezes Montenegro Registro-33231-DRT-SRTE/RJ menezes.simone10@gmail.com

Tribuna de Niterói

PERIODICIDADE

Mensal

DISTRIBUIÇÃO

Todo o Centro da Cidade e Zona Sul

“Artigos assinados, informe publicitários e anúncios são de responsabilidade de seus autores”

Os bares aqui da Lapa precisam entender que aqui durante a noite também existem moradores. Os bares colocam tantas mesas nas calçadas que fica difícil das pessoas passarem. Às vezes ocupam toda a calçada com mesas e cadeiras que a gente é obrigada a andar no meio da rua. Quinta e sexta são os piores dias, a gente mal consegue andar. Acho que esses bares deveriam ser fiscalizados para saber se realmente eles tem autorização para impedir as calçadas. Falta fiscalização e respeito com os moradores.

Tânia Brito, 37 anos via e-mail

Centro Presente

Eu tenho acompanhado várias notícias de que o Centro Presente tem feito muitas apreensões, e tem tido um papel muito importante na segurança do Centro. Queria parabenizar a todos do Centro Presente, pois precisamos muito de segurança para viver em paz

na nossa cidade. O prefeito não pode jamais deixar de apoiar esse projeto pois. Eu mesma já presenciei várias vezes o trabalho de patrulhamento deles aqui no Centro e acho que todos os bairros deveriam ter também.

Márcia Regina via e-mail

PÁG.2 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO Faça seu orçamento pelo zap Manipulação de Fórmulas Magistrais Fórmulas Dermatológicas Produtos Naturais Rua Riachuelo, 313 - Loja A - Centro - RJ (21) 2507-0139 | (21) 96786-6879 @phytoterapicacosmetc

Chapéu Panamá: Chapelaria Alberto se torna referência no mercado de chapéus e cariocas consolidam o estilo

CHAPÉU QUE SE TORNOU O SÍMBOLO DO RIO DE JANEIRO É O CARRO CHEFE DA HISTÓRICA CHAPELARIA QUE COMPLETA 129 ANOS

A esquina das ruas Buenos Aires e Miguel Couto, no Centro do Rio, abriga uma das mais elegantes, modernas e antigas lojas da cidade. A chapelaria Alberto tem uma história de sucesso na cidade, com clientes ilustres como Vinícius de Moraes e o Rei Alberto da Bélgica. Atualmente a loja é referência no comércio de chapéus para casamentos, sambistas, músicos, figurinistas, e atende com variedade a qualquer pessoa que se identifica com o estilo e com a maneira de usar chapéu.

“O Panamá é o chapéu do carioca! Apesar de ser feito no Equador, ele é ideal aqui para o nosso clima, e aqui nós trabalhamos com o Panamá original, feito à mão”, revela os

responsáveis pela loja, referindo-se ao chapéu que se tornou um símbolo do Rio de Janeiro.

Engana-se quem pen-

sa nos chapéus masculinos como acessório de senhores sóbrios de terno e gravata. Nos mais variados estilos, ele já faz parte do guarda-roupa de homens de qualquer idade.

Mesmo tradicional e centenária, a chapelaria

sempre acompanha as tendências e novidades, e se tornou loja preferida para padrinhos e noivos comporem o visual em cerimônias de casamento. Restaurantes também estão aderindo ao uso de chapéus para a apresentação dos garçons.

A linha de bonés também possui itens que variam dos modernos italianos ao clássico marinheiro.

A loja trabalha com boinas, quepes, cartolas, alpacas, chapéus de feltro, entre diversos modelos e marcas, além de chapéus com proteção UV. A chapelaria em sua história sempre foi exclusivamente masculina, mas agora já inseriu itens femininos na oferta da loja e faz grande sucesso com as mulheres, principalmente no verão. A chapelaria recebeu da prefeitura o título de Patrimônio Cultural do Município do Rio de Janeiro. A Chapelaria Alberto fica na Rua Buenos Aires, 73, Centro. Funciona de segunda à sexta das 09h às 18h, sábado de 09h às 12h30.

PÁG.3 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE

Entenda como funciona a Ozonioterapia

A ozonioterapia é uma técnica que utiliza gás de ozônio contra inflamações, dores e infecções. Misturar gás de oxigênio com ozônio é há mais de 100 anos é utilizado para limpar artérias, melhorar a função cerebral ajudar a eliminar os radicais livres, tratar queimaduras, hérnias de disco e melhoras na terapia complementar ao câncer.

O tratamento também se mostrou eficaz em distúrbios nas articulações e também no tratamento da asma e bronquite. Quando introduzimos uma quantidade maior de oxigênio no sangue e nos tecidos corporais, diminuímos o estresse nos pulmões ajudando a aliviar os sintomas como a falta de ar.

Quando usamos a ozonioterapia tratamos:

- Regeneração das células;

- Estimulamos a circulação sanguínea;

- Fortalecemos o sistema imunológico;

- Revertemos quadros inflamatórios.

Porém, a ozonioterapia deve ser administrada por profissionais capazes de averiguar seus benefícios e interagir com intercorrências. Se aplicado em doses excessivas o ozônio pode causar a destruição das hemácias, células do sangue cuja função no organismo é transportar oxigênio.

Segundo a associação Brasileira de ozonioterapia (Aboz) atualmente o procedimento é reconhecido

em mais de 10 países entre Suíça e Brasil. Um dos tratamentos que vem fazendo muito sucesso na estética é utilizar na quebra de lipídios, substâncias que revestem as células de gorduras e faça que a gordura se desprenda e seja eliminada. O ideal é que seja feito 10 ses-

sões sendo uso semanal, até duas vezes ao ano.

E emagrece ? Estudos comprovam que uso do ozônio retal, através de uma sonda pelo colón, traz bastante resultados pelo fato de possuir grande efeito anti-inflamatório e liberação das toxinas.

PÁG.4 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
Corte Feminino Corte Masculino Manicure Pedicure Fibra de Vidro Alongamento Mechas Tratamentos Depilação Estética Corporal Rua do Oriente, 432 - Santa Teresa - RJ www.belladesanta.com Bella_de_Santa (21) 99927-1738 Bella de Santa coiffeur Rua das Marrecas, 36/404 - Centro ATENDIMENTO DOMICILIAR DESCONTO 3ª IDADECONVÊNIOS E PARTICULAR Tels.: (21) 2539-4297 | 98690-0980 FISIOTERAPIA ACUPUNTURA RPG RC.000961 CLÍNICA KINESIUS Assessoria e Consultoria APOSENTADORIA: Por idade; Por tempo de contribuição; Por invalidez; Especial. AUXÍLIO: Maternidade; Doença (restabelecimento); Acidente; Reclusão. PENSÃO POR MORTE; LOAS; PLANEJAMENTO DA RMI; REVISÃO DE BENEFÍCIOS E PENSÃO 21 97124-2216 21 2323-6765 21 3324-4049 Centro C opacabana Rocinha DE ACORDO COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA - E.C. 103/2019
- DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE

Cuidados ao escolher um cirurgião plástico

A cirurgia plástica no Brasil tem batido todos os recordes: a cada ano mais e mais pessoas estão recorrendo às clínicas de cirurgia plástica para corrigir algum defeito ou imperfeição, no desejo de ficar mais próximo do corpo ideal. Na hora em que escolhemos nos submeter a uma cirurgia plástica, devemos tomar algumas decisões, e a primeira e mais importante é selecionar o cirurgião em quem confiar. O primeiro passo para uma boa escolha, é se assegurar de que o cirurgião, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Existem atualmente, atuando em todo o Brasil, um número muito grande de médicos não cirurgiões plásticos, e até mesmo de profissionais de outras áreas, não médicos, realizando inúmeros proce-

dimentos estéticos, com preços muito abaixo do mercado. Para isso, realizam procedimentos cirúrgicos, que requerem internação hospitalar, em locais inadequados, muitas vezes até mesmo dentro do próprio consultório, e utilizam materiais de qualidade duvidosa, colocando em risco a sua saúde e sua segurança. Vale ressaltar que, esses profissionais, são responsáveis pela imensa maioria dos processos por erros médicos envolvendo a Cirurgia Plástica.

A escolha de um cirurgião qualificado é um primeiro passo na segurança de que a cirurgia pode satisfazer as suas expectativas. Cirurgiões membros da SBCP estão aptos para todos os tipos de procedimento seja uma cirurgia plástica, reparadora ou estética.

Ao escolher um cirurgião plástico, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

Resumindo, o cirurgião deve ter o compromisso de esclarecer toda e qualquer dúvida, por menor que seja, além de discutir em detalhes o procedimento cirúrgico e ter disponibilidade para tudo que o paciente necessite. Lembre-se que quanto mais transparente for a relação com o médico, maior será a chance de sucesso nos resultados.

*Dr. Eduardo Mello - Cirurgião Plástico, com formação em cirurgia plástica estética e reparadora, especialista em cirurgia plástica no Hospital Central do Exército no Rio de Janeiro. Dr. Eduardo Mello

PÁG.6 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
DOUTOR!
FALA,

Teatro Glauce Rocha, na Av. Rio Branco traz de volta o musical “Outras Marias”

Devido ao enorme sucesso na temporada carioca em fevereiro, o musical “Outras Marias” está de volta ao Teatro Glauce Rocha, para temporada até 28 de maio, sempre de sexta a domingo, às 19h. O espetáculo tem texto de Márcia Zanelatto, contando a história de sete Marias que deixaram um legado de luta e transformação social.

Sete mulheres de povos, culturas e tempos de diferentes encontram-se no teatro. Maria Padilha de Castela, Maria Quitéria, Maria Felipa de Oliveira, Maria Doze Homens, Maria Bonita, Maria Navalha e Maria Mulambo entrelaçam suas histórias de luta e liberdade no musical “Outras Marias”, dando continuidade ao trabalho de Clara Santhana sobre a trajetória de mulheres fortes.

O espetáculo foi construído a partir de uma pesquisa extensa, quando a atriz Clara Santhana notou a escassez de material de

mulheres que tiveram a coragem de romper com padrões normativos, como Maria Bonita e Maria Felipa de Oliveira (que lutou pela independência da Bahia em 1823) e as Marias que se tornaram divindades em cultos

de origem brasileira e matriz africana, como as Marias Mulambo, Navalha, a portuguesa Quitéria e a mais conhecida delas, Maria Padilha – amante de um monarca no antigo reino de Castela que foi coroada depois de morta.

“Essas sete mulheres têm em comum, além do nome, o fato de serem mulheres transgressoras. Elas são de povos diferentes, culturas diferentes, viveram em tempos diferentes, mas representam a mulher livre.

São arquétipos de mulheres livres, que vão numa trajetória oposta à de Maria de Nazaré, que representa o arquétipo da grande mãe e da mulher casta, que é mais aceita na sociedade. As nossas Marias rompem com os padrões normativos”, explica Clara Santhana.

Ingressos: A partir de R$ 20 (meia)

Apresentações: sexta a domingo às 19h

Informações: (21) 2220-0259

Avenida Rio Banco, 179

PÁG.7 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
O ESPETÁCULO FOI IDEALIZADO E É ESTRELADO POR CLARA SANTHANA, QUE INTERPRETOU CLARA NUNES NA PEÇA “DEIXA CLAREAR”
Teatro Glauce Rocha

Estudante morador do Centro é Campeão da Olimpíada Carioca de Matemática e irá conhecer a Disney e a Nasa

A OLIMPÍADA PIONEIRA ENTRE AS REDES PÚBLICAS DE ENSINO NO BRASIL REFORÇA O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

O estudante Miguel Christian de Carvalho Orlandi, morador da Rua Henrique Valadares, no Centro, foi o grande vencedor da 2ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM). O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, premiaram os alunos com os melhores resultados com notebooks

e uma viagem de exploração científica à Disney e à Nasa.

“Quero dar os parabéns aos que subiram no palco e que representam todos que toparam entrar nessa disputa saudável e também todos que ganharam. O mais importante é que a gente consiga transmitir para nossas crianças que vale o esforço de enfrentar os desafios. Eu

quero que as crianças da rede pública, e seus pais, entendam que vale a pena tentar. Nem todo mundo vai ganhar a medalha de ouro, mas mesmo que você não seja vitorioso, que não conquiste a viagem à Disney, você estará se qualificando para outras missões que a vida reserva. Forçamos a matemática porque no mundo de

hoje o que vale são essas disciplinas ligadas à matemática, engenharia, tecnologia, com as novas carreiras que estão surgindo. Muito bom reconhecer o esforço de todos vocês” afirmou Eduardo Paes.

A edição, realizada ao longo de 2022, contou com a participação de mais de 400 mil estudantes da rede,

recorde absoluto, com o dobro de inscritos em relação à primeira edição. A OCM é uma realização da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o IMPA. O propósito da Olimpíada é estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos e, também, oferecer uma competição saudável para os alunos.

RESPONSÁVEL TÉCNICO

DRA. MARIA ENE VITAL

FISIOTERAPEUTA

CREFITO Nº 2 - 97398 - F

@mariaenevitalda (21) 97139-7816

FISIOTERAPIA - RPG - ACUMPUTURA

OZONIOTERAPIA (Nos Tratamentos)

• TRAUMAORTOPEDIA • REUMATOLOGIA

• OTORRINO • DOENÇAS NEUROLÓGICAS • FERIDAS

• INSUFAÇÃO RETAL, VAGINAL E AURICULAR

• AUTO HEMOTERAPIA MAIOR E MENOR

DERMATO FUNCIONAL (Estética)

FACIAL

ACNE, REJUVENESCIMENTO FACIAL (Rugas, Flacides)

CORPORAL

LIPODISTROFIA GINÓIDE (Gordura Localizada)

FEG - FIBRA EDEMA GELÓIDE (Celulite)

FLACIDEZ E ESTRIAS

HIDROLIPO 3D (Hidrolipocladia não Aspirativa).

Praça Olavo Bilac, 28 - Sala 205 - Centro - RJ

Rua Ipuera 300 - A - Acari - RJ

FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
seu amigo previdenciário
PÁG.8
O
PÁG.9 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE produtosdonorte.com.br Av. Henrique Valadares, 41 - Loja A - Centro - RJ A VELOCIDADE DO PROCESSO... ...ESTÁ VOLTANDO AO NORMAL. (21) 99999-6478 CACHAÇA DE JAMBU AÇAÍ EM SACA ESPECIAL PREMIUM SABOR DE FRUTAS DA AMAZÔNIA

CMS Oswaldo Cruz: 26 anos de história a serviço do sistema e saúde na região

Uma unidade com muita história para contar e que já contabiliza mais de 26 anos de serviços dedicados ao SUS. O Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz, localizado no coração do Centro do Rio, realiza

UNIDADE NO CENTRO DO RIO REALIZA MENSALMENTE MAIS DE 11 MIL ATENDIMENTOS que moram na região. Além dos agendamentos realizados via Sisreg para Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que compreende as especialidades de estomatologia, endodontia, cirurgia oral menor, pa-

mensalmente mais de 11 mil atendimentos, entre consultas e procedimentos, e permanece firme no propósito para o qual foi criado: atender cada vez melhor a população carioca.

Composta por sete equipes da estratégia saúde da família (ESF) e duas de saúde bucal, a unidade é referência de atendimento para mais 24 mil pessoas

cientes especiais e periodontia, há também o serviço em ginecologia.

“O CMS Oswaldo Cruz é uma unidade estratégica para a Secretaria Municipal de Saúde por atender a uma área do Centro da cidade com uma população residente considerável, e a população em situação de rua da região. Há grande demanda por serviços de

saúde. A unidade passou por reforma no acolhimento e receberá melhorias até o fim da gestão, sobretudo das condições físicas”, diz o subsecretário de Atenção Primária, Renato Cony.

O CMS Oswaldo Cruz é uma unidade pública da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, originada inicialmente da fusão com o Posto de Atendimento Médico (PAM) Henrique Valadares (remanescente dos antigos Institutos de Previdência Social), e municipalizada em 1997. Em 2008, passou por uma mudança de estrutura organizacional, deixando de ser

PAM Oswaldo Cruz para se tornar o Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz, modelo adotado até hoje.

Em 2010, passa a fazer parte da estrutura do CMS o Consultório na Rua, equipe especializada com o objetivo de acolher, atender, acompanhar e inserir na rede de saúde e de políticas

públicas em geral a população que se encontra em situação de rua.

O CMS Oswaldo Cruz está localizado na Avenida Henrique Valadares, 151, no Centro, próximo à esquina da Rua do Riachuelo e ao Túnel Martins de Sá. O prédio, que tem mais de 60 anos de construção, faz parte do corredor cultural do Centro Histórico. Nos 11 andares do prédio estão distribuídos os atendimentos médicos, de enfermagem, odontologia e setor administrativo.

PÁG.10 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE

Reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança é realizada no condomínio Viva Lapa com grande presença de participantes

A reunião mensal do mês de agosto do CCS Centro/Lapa é realizada mensalmente em locais de referência do Centro da cidade. O encontro do mês passado foi realizado no condomínio Viva Lapa, na Rua Gomes Freire, e contou a presença de autoridades, diretoria, membros do CCS, moradores, síndicos de condomínios e frequen -

tadores do Centro, além de convidados.

A reunião de abril reafirmou a importância dos encontros para pautar questões relevantes à sociedade e aos moradores da região, além de ser transmitidas ao vivo pela internet, a fim de possibilitar um maior número de pessoas participando das discussões.

Informações e confima-

ção de presença nas próximas reuniões devem ser realizadas através do e-mail: conselhosegurancacentro@ gmail.com. A diretoria do CCS, Biênio 2021/2023 é composta pela presidente Maria João Gaio, e os diretores Carlos Augusto Loureiro, Maria José Berto, Nilson Gaio, Erlane Chaves. Conselho de Ética: Dra Ondina Castilho.

PÁG.11 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
CCS CENTRO / LAPA REGISTRA UM AUMENTO CRESCENTE DE PÚBLICO E REUNIÕES SÃO TRANSMITIDAS AO VIVO PELA INTERNET

os cursos de qualificação e encaminhamento ao mercado de

LOCALIZADO NO CENTRO DE ARTES CALOUSTE GULBENKIAN, O COMITÊ É UMA INSTITUIÇÃO COMPROMETIDA COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS

O Comitê Pela Vida recebeu a visita de representantes da Secretaria de Cultura do Município, acompanhados de profissionais que foram mapear as necessidades de manutenção no espaço, para que ele continue sua história de sucesso na formação e encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho.

A Ong sempre foi referência na formação profissional, fornecendo mão de obra qualificada para hotéis, bares e restaurantes da cidade, oportunizando trabalho e renda para milhares de pessoas. De acordo com representantes da Secretaria que estiveram presentes, será aberto um edital para contratação da empresa que irá efetuar as obras de manutenção no espaço.

A presidente do Comitê pela Vida, Maria Bourgeois, acredita que a qualificação é o melhor caminho para a inserçãono mercado de trabalho. “Temos que dar esperança para nossos jovens

através do emprego isso ajuda muito as famílias no seu sustento, inclusive contribui para a diminuição da violência na nossa cidade”, considera Bourgeois, que está há mais de 20 anos a frente do Comitê, e tornou-se uma das mulheres mais importantes

na luta pela valorização da juventude e da qualificação profissional. Maria é sempre aclamada pelos milhares de alunos que se formaram no Comitê e hoje estão atuantes e bem sucedidos no mercado de trabalho.

O Comitê Pela Vida ofe-

rece cursos profissionais compatíveis às necessidades e exigências do mercado de trabalho, resgatar a cidadania e promover a integração social dos jovens e adultos participantes do projeto, encaminhando-os para os hotéis e restaurantes após o

término dos cursos. Após a reforma, os cursos voltarão a ser ministrados a todo vapor.

O Comitê acredita que através da profissionalização e do emprego é possível aumentar a autoestima de cada aluno que passa pelo Comitê Pela Vida, e isso reflete em seus lares pois gera renda e aumenta a qualidade de vida principalmente nas comunidades mais carentes.

SAMBA NO PÉ

PROFESSORA BOMBOM

Terças e Quintas

das 1 8h à s 19 h

das 19h às 20h

PÁG.12 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE quintopapyrus2011@gmail.com j5impressoes18@gmail.com (21) 2253-7542 (21) 98302- 4614 ou Aldenir Raimundo Papel Timbrado - Folhetos Comandas - Envelopes Cartões de Visita - Pastas Calendários de Mesa Capas de Eletrocardiograma Receituário de Controle especial Etc......
trabalho
Comitê Pela Vida irá passar por reforma e retomar
Liceu de Artes e Oficios Rua Frederico Silva, 86 - Centro - RJ
21 96471-7966
COLÉGIO LICEU
al gata

Estácio de Sá lança o primeiro tour virtual em uma quadra de escola de samba no mundo

A Escola de Samba Estácio de Sá inovou no conceito de tecnologia virtual no samba e lançou recentemente o primeiro tour virtual do mundo mostrando como é uma quadra de escola de samba.

A proposta é um tour cultural pela história da escola, seus personagens, sambas enredos e que representam também parte da história do Rio de Janeiro.

Para navegar pelos ambientes, o usuário pode escolher entre três avatares: São Jorge, Ismael Silva e o Leão, sendo que um deles

é São Jorge. Produzido pela Smart Fans, startup especializada em soluções de engajamento e monetização para marcas no ambiente virtual O tour é gratuito e pode ser acessado no site da Estácio de Sá ou através do QR Code.

PÁG.13 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
O USUÁRIO PODE ESCOLHER ENTRE TRÊS AVATARES, SENDO QUE UM DELES É O DE SÃO JORGE. TODO O TOUR É GRATUITO.
O tour pela quadra vai permitir que qualquer pessoa visite o local de qualquer parte do mundo a qualquer hora.

Carlos Evanney prepara grande show em comemoração ao seu aniversário

COVER OFICIAL DO REI ROBERTO CARLOS É NOME CONSAGRADO DO GÊNERO NO BRASIL

Um dos covers mais famosos do país está aniversariando no mês de maio. O cantor que se tornou um fenômeno irá se apresentar na Lapa no dia 13 de maio a partir das 20h com ingressos a R$ 30.

Fã número um de Roberto Carlos, Evanney tem mais de 40 anos de carreira, onde já gravou mais de 20 discos. Desde o ano 2000 ele se apresenta pelo país com shows sempre lotados, recebendo muito carinho dos fãs e a admiração do próprio Rei Roberto Carlos.

Sempre fiz um show em comemoração ao meu aniversário sempre ali no Memórias do Rio, na Av. Gomes Freire, e como sempre vai ter bolo, distribuição rosas e muita música do rei.

Um repertório maravilhoso que estou preparando para o público que me acompanha já há muito tempo. Vamos passear por grandes sucessos passeia por grandes sucessos como “Detalhes”, “Emoções” e “Esse Cara Sou Eu”, além de um pout-porri da jovem guarda e terminando com “Jesus Cristo” e a entrega tradicional de rosas e também a distribuição de bolo para todos os presentes”, disse Evanney à Folha do Centro.

No Carnaval de 2011, Evanney fez um enorme sucesso representando o Rei como destaque na Beija Flor de Nilópolis (Campeã) e em 2018 foi destaque na Grande Rio, também representando também o Rei Roberto Carlos.

Terças e Quintas

14h50 às 15h50 - idade (11 14 anos)

15h50

Venha fazer uma aula experimental!

Liceu de Artes e Oficíos 96471-7966| 95904-6721

APRESENTAÇÃO ACONTECE

Dia 13 de Maio

Ingressos já estão à venda através dos telefones: 2507-0763 | 99416-7115 | 99362-3040

Av. Gomes Freire 289, Lapa. quase em frente a 5º DP.

PÁG.14 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
Rua Frederico Silva, 86 - Centro - RJ
às 16h50 - idade (12 16 anos)
16h50 às 17h30 - idade ( 6 anos)
às
-
às 20h30 -
PROFESSOR FERNANDO LEBEIS o DAN DE JUDÔ CBJ 39528
17h30 às 18h30 - idade (7 10 anos) 18h30
19h30
idade (11 13 anos) 19h30
idade (14 70 anos)

Com Fábio Torres (PROFESSOR E GUIA DE TURISMO) @fabiotorres021 • www.mercuriotreinamento.com

Grumari

CONHECIDO PRINCIPALMENTE PELA BELEZA DE SUA ORLA. É O BAIRRO MENOS POPULOSO DA CIDADE, POIS GRANDE PARTE DE SUA ÁREA É OCUPADA PELA ORLA E POR UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL.

Seu nome, que vem do indígena “CURU” (seixos, pedras soltas) e “MARI” (que produz água), também é o nome de uma árvore encontrada nas encostas da região. Cercada pelas serras do Grumari,

de Guaratiba e de Piabas, é a última área natural e preservada do litoral carioca.

Constitui o Parque Natural Municipal do Grumari, tombado pelo Estado em 1985, e pelo

Município, em 1986. Praticamente isolada, seu acesso se dava pela Estrada Velha de Grumari, sinuosa e estreita, vinda de Barra de Guaratiba ou pela trilha colonial na Serra de Piabas. Na década de

1970, foi aberta a Avenida Estado da Guanabara, ligando o bairro ao Recreio dos Bandeirantes.

Em Grumari há, também, a Praia do Abricó, para os adeptos do naturismo, e a Prainha, tom-

bada em 1989, como Área de Preservação Ambiental – APA - frequentada por surfistas. Esta última integrava a antiga propriedade de Catarina de Sá e Benevides, nos tempos coloniais.

PÁG.15 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
TURISMO

Com Allan Souza allansouza@jornalfolhadocentro.com

Série Ouro def ine a ordem dos desfiles da Escolas de Samba para o Carnaval 2024

UNIÃO DO PARQUE ACARI ABRE A FESTA SEXTA-FEIRA, 09 DE FEVEREIRO, E IMPÉRIO SERRANO ENCERRA AS APRESENTAÇÕES NO SÁBADO DIA 10

O Carnaval 2024 já começa a se desenhar através dos eventos pré-carnavalescos. A Liga-RJ definiu em sorteio, a ordem dos desfiles da Série Ouro para o Carnaval 2024. As dezesseis escolas do grupo, que desfilam na sexta-feira e sábado de carnaval, irão desfilar em busca de uma vaga no Grupo Especial, em 2025.

Os espetáculos acontecem nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2024 na Marquês de Sapucaí. A Sereno de Campo Grande, campeã dos desfiles da Série Prata 2023 na Intendente Magalhães irá abrir o sábado de carnaval. União do Parque Acari, terceira colocada nos desfiles da Série Prata, de 2023, irá abrir a noite de desfiles de sexta-feira

(09 de fevereiro de 2024); Império Serrano, escola rebaixada do grupo especial em 2023, irá encerrar os desfiles do grupo no segundo dia de espetáculos.

Os espetáculos acontecem nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2024 na Marquês de Sapucaí.

PÁG.16 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
PAPO DE SAMBA

Jornalista Fernanda Graell Lança o livro infantil “Iguais, mas nem tanto”

E ESTE É O SEU PRIMEIRO LIVRO INFANTIL

A editora Colli Books anuncia mais uma novidade aos leitores infantis. Agora em maio, será o lançamento do livro ‘Iguais, mas nem tanto`, da escritora e jornalista Fernanda Graell.

A obra traz aquelas histórias de gêmeos que rendem sempre uma boa conversa e despertam a curiosidade de como é ser iguais e suas peculiaridades, com uma linguagem lúdica e divertida.

O título conta a história de Joana e Marina que são irmãs gêmeas, o que significa que dividiam tudo antes de nascer, dentro da barriga da mamãe.

E, mesmo depois do nascimento, elas continuam compartilhando muita coisa! Descubra nesse livro super divertido, os se-

gredos dessas duas gêmeas que juram ser iguaizinhas, mas talvez nem tanto assim....

Fernanda Graell é jornalista formada pela PU-

C-Rio. Trabalha como repórter na TV Globo do Rio. É educadora pré-natal, interessada em promover o respeito e o cuidado com mãe e filho desde a ges -

SEGUNDAS E QUARTAS

TERÇAS E QUINTAS

SEGUNDAS E QUARTAS

AULAS DE BALLET

SEGUNDAS E QUARTAS

Ela publicou ainda o ‘Imagens da América’, sobre uma viagem pela América Latina.

As ilustrações são assinadas por Danilo Taqueto Fernandes. Ele cresceu em São Paulo e possui em seu portfólio diversas publicações de livros infantis e didáticos, além de técnicas de pintura para ilustração infantil.

TERÇAS E QUINTAS

tação. Fernanda é mãe de três crianças: das gêmeas Joana e Marina (inspiração do livro) e do caçula, Pedro. ‘Iguais, mas nem tanto’ é o seu primeiro livro infantil.

Professora Isis Soares

08h15 às 09h15 - Ballet Adulto (todas as idades)

09h15 às 10h15 - Ballet Infantil (7 a 11 anos)

08h15 às 09h15 - Ballet Juvenil e Adulto (acima de 12 anos)

09h15 às 10h00 - Ballet Baby (3 a 4 anos)

18h45 às 20h45 - Infantil e Juvenil (7 a 17 anos ) Cia. Ballet

Professor Julio Casares

15h30 às 16h30 - Ballet Adulto (todas as idades)

16h30 às 17h30 - Ballet Infantil (7 e 8 anos)

Professora Ana Flavia

17h30 às 18h15 - Pré-Ballet (5 e 6 anos)

18h15 às 19h00 - Ballet Baby (3 e 4 anos)

19h00 às 20h00 - Ballet Infantil (9 a 11 anos)

20h00 às 21h00 - Ballet Adulto (todas as idades)

15h15 às 16h15 - Ballet Infantil (9 a 11 anos)

16h15 às 17h15 - Ballet Juvenil (12 a 17 anos)

17h15 às 18h00 - Ballet Baby (3 a 4 anos)

18h00 às 18h45 - Pré-Ballet (5 e 6 anos)

18h45 às 19h45 - Ballet Infantil (7 e 8 anos)

19h45 às 20h45 - Ballet Adulto (todas as idades)

PÁG.17 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro - Rio de Janeiro (21) 964717966
Professora Dani Melo
NA TV GLOBO DO RIO, FERNANDA É MÃE DE TRÊS CRIANÇAS
REPÓRTER

lV Corrida Kids da Escadaria Selarón acontece no dia 18 de junho

CORRIDA TERÁ O PERCURSO DE 50 A 200 METROS, COM PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS DE 04 A 12 ANOS

Uma das corridas infantis mais aguardadas do ano já tem data marcada! A corrida kids da Escadaria Selarón já entrou para o calendário dos melhores circuitos infantis, organizado com seriedade e segurança para que os pequenos atletas possam se divertir e ao mesmo tempo praticar atividade física e socializar.

A corrida de rua é uma tendência que só cresce no universo das atividades físicas. Cada vez mais pessoas aderem às provas, que estão tomando as cidades de todo o país. As corridas de rua para crianças são uma divertida maneira de incentivar a prática de esportes e a qualidade de vida na rotina dos pequenos.

A corrida da Escadaria Selarón terá largada e chegada na Rua Joaquim Silva, e é organizada pelo personal e medalhista Itenilton Silva, campeão em diversas maratonas pelo país. As inscrições já estão abertas.

Informações:

(21) 98149 – 9997.

PÁG.18 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE

Com aulas de ballet gratuitas no Centro, Dançarte realiza sonhos, promovendo a arte e a cultura na região

COM SEDE NO CENTRO DE ARTES CALOUSTE GULBENKIAN E NO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS, PROJETO OFERECE AULAS GRATUITAS PARA CRIANÇAS E ADULTOS

Há mais de vinte anos o Projeto Dançarte é referência no ensino e na democratização da dança no Centro da cidade. O Projeto, além de fomentar e popularizar a arte em movimento, é porta de entrada para a profissionalização de jovens talentos que iniciam no projeto.

Milhares de alunos já passaram pelo Dançarte durante toda a sua existência, e um grande número deles alçaram voos mais altos na arte da dança. Atualmente o Projeto oferece aulas gratuitas de ballet e judô, além de dança de salão. No Dançarte não existem processos seletivos e cada um pode ficar a vontade para escolher a atividade que mais se identifica. O Projeto está se tornando um fenômeno entre as crianças e as famílias do Centro da cidade.

Durante sua história, o Dançarte teve muitos de seus alunos e alunas aprovados em audição para a

As inscrições para o Projeto estão abertas para todas as idades.

escola de ballet Maria Olenewa, do Teatro Municipal, além de outras consagradas companhias. A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa é uma das mais tradi-

PUBLIQUE AQUI O SEU EDITAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CREDORES, COM PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS CORRIDOS PARA HABILITAÇÕES E DIVERGÊNCIAS DE CRÉDITO, EXPEDIDO NOS AUTOS DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE ESPECIALY TERCEIRIZAÇÃO LTDA (CNPJ Nº 20.522.050/0001-46), PROCESSO Nº 1001465-57.2022.8.26.0260. A MM. Juíza de Direito da 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem do Foro Especializado 1ª RAJ/ 7ª RAJ/ 9ª RAJ da Comarca de São Paulo, Estado de São Paulo, Dra. Andréa Galhardo Palma, informa a todos os interessados que:

1) DEFERIMENTO DO PROCESSAMENTO: Por decisão proferida em 11/01/2023, às fls. 391/397, foi deferido o processamento da RECUPERAÇÃO JUDICIAL da ESPECIALY TERCEIRIZAÇÃO LTDA, inscrita no CNPJ nº 20.522.050/0001-46, tendo sido nomeada, como Administradora Judicial, LASPRO CONSULTORES LTDA, representada por Oreste Nestor de Souza Laspro, com sede na Rua Major Quedinho, 111, 18º andar, Centro, CEP 01050-030, São Paulo/SP e e-mail especialy@laspro.com.br (“Administradora Judicial”). A íntegra da decisão encontra-se disponível no website da Administradora Judicial (http://lasproconsultores.com.br// ).

2) RELAÇÃO DE CREDORES: A Recuperanda apresentou relação de credores, com seus créditos e respectivas classificações, que está re -

cionais escolas de dança do país, e é ligada ao núcleo de formação do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Informações: (21) 96471-7966.

produzida no sítio eletrônico da Administradora Judicial (http://lasproconsultores.com.br//) e às fls 69/173 do processo de recuperação judicial, para ciência de todos os interessados (“Relação de Credores”), na forma da lei e do Enunciado 103 da III Jornada de Direito Comercial da Justiça Federal. Ainda, o passivo fiscal da Recuperanda perfaz o montante de R$ 15.169.587,38, conforme relatório detalhado do passivo fiscal acostado a fl. 241.

3) PRAZO PARA HABILITAÇÕES E DIVERGÊNCIAS: Os credores terão o prazo de 15 (quinze) dias corridos, contado da publicação deste Edital, para apresentar suas habilitações e/ou divergências quanto aos créditos constantes da Relaçãode Credores, diretamente à Administradora Judicial através do e-mail: especialy@laspro.com.br.

Não devem ser apresentadas habilitações ou divergências no processo.

E para que produza seus efeitos de direito, será o presente edital, afixado e publicado na forma da lei e da 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem do Foro Especializado 1ª RAJ/ 7ª RAJ/ 9ª RAJ.

São Paulo, 19 de abril de 2.023.

PÁG.19 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE

Poste

caí na rua dos Inválidos e chama a atenção pelo estado caótico na f iação em várias ruas do Centro

SITUAÇÃO DA REDE AÉREA EM MUITAS VIAS É MARCADA POR EXCESSO DE CABOS E ATÉ USO CLANDESTINO DOS POSTES DE DISTRIBUIÇÃO

O emaranhado de fios nos postes de energia do Centro da cidade tem sido alvo de reclamações de moradores e tem chamado muito a atenção de quem passa. Um verdadeiro caos aéreo que já se tornou um cenário comum em muitas ruas, além dos riscos que comprometem a integridade de quem transita.

No início da Rua Irineu Marinho, por exemplo, é nítido o descaso com a conservação, e é acentuada a situação caótica dos cabos entrelaçados.

Na Rua Conselheiro Josino, quase esquina com a Rua Riachuelo parte da calçada está totalmente comprometida. No local houve a queda de uma árvore e a tubulação está toda exposta na calçada, impossibilitando a passagem de cadeirantes e com alto risco de queda para idosos e pedestres.

De acordo com normas técnicas, as agências reguladoras e as concessionárias estabelecem um número máximo de pontos de fixação, mas o que acontece na prática é a instalação muito maior de pontos, passando até mesmo cabos clandestinos, sem qualquer autorização para estarem ali.

Além do caos na fiação, também é possível encontrar postes fora do eixo, com risco de queda e alguns deles soltos ou com instalação precária.

(21) 96471-7966

Calouste Gulbenkian

Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro - RJ

às 18h30 | 18h30 às 19h30

às 20h30

Liceu de Artes e Oficios

Rua Frederico Silva, 86 - Centro RJ

PÁG.20 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
PROFESSOR VINÍCIUS RODRIGUES
TERÇA
17h30
19h30
SEGUNDA E QUARTA 18h às 19h | 19h às 20h
20h
21h
E QUINTA
|
às

Banco de Sangue no Centro convoca doadores dos tipos O- e O+ para efetuarem doações em caráter de urgência

COM ESTOQUES 60% ABAIXO DO IDEAL, O APELO É PARA QUE OS DOADORES REGULARES E A POPULAÇÃO EM GERAL SE SENSIBILIZEM E EFETUEM O QUANTO ANTES SUAS DOAÇÕES

O Banco de Sangue

Serum está convocando doadores dos tipos O- e + para efetuarem suas doações em caráter de urgência, pois os estoques estão do ideal, o que pode comprometer o abastecimento aos hospitais que atendem pacientes internados em diversos tratamentos e que necessitam de transfusões de sangue.

Segundo a instituição, essa situação se agrava em períodos de feriados prolongados em que há uma queda acentuada nas doações em todos os Bancos de Sangue do país, pois as pessoas viajam e se esquecem de doar sangue. “É importante que as pessoas tenham seus momentos de lazer e descanso, mas que não se esqueçam de doar sangue”, ressalta Mario Sampaio, profissional da captação de doadores do Banco de Sangue Serum.

O tipo O- é o que está mais em falta. Conside -

Banco de Sangue

Serum - Centro

Endereço:

Av. Marechal Floriano, 99 Telefones (21) 3233-5950

WhatsApp: (21) 99829-7417

Atendimento:

Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados.

Estacionamento:

Poeta Luiz Gama

Av. Passos, 120

Como chegar:

Acesso Metrô:

Estação Presidente Vargas e Uruguaiana

Acesso VLT:

Camerino/Rosas Negras (linha 3)

rado universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que

comprovem qual o tipo de sangue do paciente. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda o protocolo de transfundir bolsas

de sangue O- em recém-nascidos de até 4 meses quando necessitam de transfusão.

A instituição disponibiliza transporte para grupo de doadores. Para solicitar, basta entrar em contato pelos telefones:

Centro - (21) 3233-5950

Barra - (21) 3030-6761 | 6762

WhatsApp: (21) 99695-7470 (atende às duas unidades).

PÁG.21 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
PROFESSOR JORGE VASCONCELLOS JUNIOR CR F RJ Balança Mais Não CaiLiceu de Artes e Oficios Rua Frederico Silva, 86 - Centro - RJ 21 9647-17966 9722 - 2 Terça e Quinta das 16h 0 s 1 h 0 das 1 h 0 s 18h 0 das 18h 0 s 19h 0 das 19h 0 s 20h 0 Segunda e Quarta das h s 8 e das 8h s 9h gata CIRCUITO FUNCIONAL E GINASTICA Rua Frederico Silva, 86 - Centro - RJ Liceu de Artes e Oficíos 96471-7966| 95904-6721 Venha fazer uma aula experimental! Terças e Quintas 14h50 às 15h50 - idade (11 14 anos) 15h50 às 16h50 - idade (12 16 anos) 16h50 às 17h30 - idade ( 6 anos) 17h30 às 18h30 - idade (7 10 anos) 18h30 às 19h30 - idade (11 13 anos) 19h30 às 20h30 - idade (14 70 anos) PROFESSOR FERNANDO LEBEIS o DAN DE JUDÔ CBJ 39528

Demolição do Morro do Castelo completa 100 anos

O Morro do Castelo é um dos locais históricos do Rio de Janeiro onde não mais é possível fazer uma visita. O morro não mais existe, mas a presença da montanha é vívida na memória, com imagens e relatos baseados em livros e gravuras da época.

O Rio de Janeiro é uma cidade que já passou por inúmeras transformações produzidas pelo homem, com relação ao seu relevo, uso e expansão do solo, fazendo uso da Engenharia para transformá-la de acordo com as mais corretas concepções urbanísticas em cada tempo destas

transformações. Inúmeros aterros foram feitos, e alguns grandes Morros foram demolidos, para duplo ganho de espaço, obtendo-se uma explanada ou planície no local outrora ocupado pelo morro, e também ganhando áreas sobre o mar ou lagoas, áreas estas aterradas com o material pro-

veniente do arrasamento dos morros.

Em função destas transformações, o Morro do Castelo não mais existe, e assim como o Morro do Senado, Morro de Santo Antônio e alguns outros, desapareceram dos mapas e da topografia da Cidade do Rio de Janeiro, dando espaço às esplanadas

e tendo sido transformados em aterros.

O Morro do Castelo, diretamente ligado ao início da colonização Portuguesa no Rio de Janeiro, onde existiram as primeiras construções após o fim da guerra com os franceses invasores. Após a fundação da cidade por Estácio de Sá em 1º de Março de 1565, estabelecendo-se no Morro Cara de Cão, a luta pela retomada de posse da terra durou dois anos. Após a reconquista do território, Mem de Sá, tio de Estácio escolheu o Morro do Castelo como local dos assentamentos definitivos.

Inicialmente o morro foi chamado de Morro do Descanso, referenciando o merecido local de descanso após a vitória definitiva e reconquista da terra. Pouco depois passou a ser chamado de São Januário, mas o nome Castelo deriva da construção da primeira fortaleza murada da cidade em no topo do morro, nome este que perdurou ao longo de quatro séculos, e uma vez que o morro não mais existe, o nome Castelo continua a existir, denominando a Esplanada do Castelo, no local onde um dia existiu o morro que testemunhou os primeiros passos da cidade.

PÁG.22 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE

Viver em União Estável gera vários direitos. Você sabia?

da união estável é registrar a situação perante o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais (com Escritura Pública de Reconhecimento de União Estável) ou elaborar um Contrato Particular Escrito de Convivência. Nesses dois documentos, a lei exige que devem constar a data de início da união estável e o regime de bens escolhido para reger o patrimônio do casal.

Para a lei, a união estável é quando duas pessoas passam a viver como se fossem casadas, o que gera efeitos jurídicos familiares, patrimoniais (sejam em caso de separação), no falecimento de uma das partes além de participar de inventário como herdeiro, também para fins de direitos previdenciários para requerer pensão previdenciária.

Uma das formas de comprovar perante terceiros a existência

Mas, se os companheiros que convivem em regime de união estável quiserem alterar o regime de bens, ou seja, para a comunhão universal/total de bens, a legislação dispõe de regras e é bom procurar um bom advogado especialista em direito de família e de sucessões/inventário para informar e explicar os procedimentos, principalmente, para proteger os direitos do casal. Para a alteração do regime serão exigidas várias certidões negativas para provar a sanidade mental das partes, verificar se uma das pessoas tem dívidas (certidões

de protestos), enfim, são cautelas exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Lei de Registros Públicos. Tudo isso também afeta na questão de compra e venda de imóveis em conjunto, na hora que o casal quiser se separar e como ficará a partilha, bem como no caso de falecimento de um deles, como ficará a questão da herança. Simplificando, alguns dos direitos que geram com a união estável: 1) direito para pedir pensão alimentícia, em caso de separação do casal. 2) direito à pensão previdenciária perante o INSS ou outro órgão público. 3) direito real de habitação, ou seja, no caso de falecimento de uma das partes, aquele que continua vivendo pode continuar a morar no imóvel do casal, mesmo havendo herdeiros do falecido. Esse direito existe enquanto continuar a viver ou não constituir nova união ou casamento. 4) direito a partilhar os bens adquiridos em conjunto. 5) direito para participar da herança do/a companheiro/a falecido/a.

PÁG.23 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 1 3 - MAIO DE 202 3 - DISTRIBUIÇÃO TODO CENTRO DA CIDADE
Zenaide Augusta Alves
CORTINAS • Prontas • Sob Medidas ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO Praça da República, 74 - Centro - RJ Rua Buenos Aires, 350 - Centro - RJ Tels.: (21) 2224-5256 | 2242-2384
QUEM NÃO É VISTO, NÃO É LEMBRADO!!! LIGUE JÁ: (21) 96471-7966
Advogada - OAB RJ 51.882
CASA KOURY

Articles inside

Viver em União Estável gera vários direitos. Você sabia?

1min
page 23

Demolição do Morro do Castelo completa 100 anos

1min
page 22

Banco de Sangue no Centro convoca doadores dos tipos O- e O+ para efetuarem doações em caráter de urgência

1min
page 21

caí na rua dos Inválidos e chama a atenção pelo estado caótico na f iação em várias ruas do Centro

1min
page 20

Com aulas de ballet gratuitas no Centro, Dançarte realiza sonhos, promovendo a arte e a cultura na região

2min
pages 19-20

lV Corrida Kids da Escadaria Selarón acontece no dia 18 de junho

1min
page 18

AULAS DE BALLET

1min
page 17

Jornalista Fernanda Graell Lança o livro infantil “Iguais, mas nem tanto”

1min
page 17

Série Ouro def ine a ordem dos desfiles da Escolas de Samba para o Carnaval 2024

1min
page 16

Carlos Evanney prepara grande show em comemoração ao seu aniversário

2min
pages 14-16

Estácio de Sá lança o primeiro tour virtual em uma quadra de escola de samba no mundo

1min
page 13

os cursos de qualificação e encaminhamento ao mercado de

1min
page 12

Reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança é realizada no condomínio Viva Lapa com grande presença de participantes

1min
page 11

Estudante morador do Centro é Campeão da Olimpíada Carioca de Matemática e irá conhecer a Disney e a Nasa

3min
pages 8-10

Teatro Glauce Rocha, na Av. Rio Branco traz de volta o musical “Outras Marias”

1min
page 7

Chapéu Panamá: Chapelaria Alberto se torna referência no mercado de chapéus e cariocas consolidam o estilo

3min
pages 3-6
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.