FC 309 - dezembro de 2022

Page 1

FOLHA DO CENTRO 28 ANOS - 1995 A 2022 ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO CENTRO E ZONA SUL WWW.JORNALFOLHADOCENTRO.COM.BR Projeto Dançarte prepara espetáculo de final de ano promovendo a arte e o incentivo ao hábito da leitura Copa do Mundo 2022 movimenta bares, restaurantes e o comércio no Centro do Rio - Pág. 09 Exposição inédita no Paço Imperial marca o bicentenário de D. Teresa Cristina - Pág. 12 CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DO PROJETO ESTÃO PREPARANDO O ESPETÁCULO “CONTOS – UMA VIAGEM NA LITERATURA” QUE IRÁ EXALTAR O UNIVERSO DOS LIVROS ATRAVÉS DA DANÇA Pág. 7

CARTA DO LEITOR

Camelôs são donos das calçadas

Não tenho nada contra os camelôs, acho que eles

também precisam trabalhar, mas acho que a situação saiu do controle. Em algumas ruas do Centro você não consegue nem andar porque as calçadas foram tomadas. Na região da Uruguaiana e do camelódromo, por exemplo, é um desafio andar pelas calçadas disputando espaço com as barracas e os produtos espalhados sendo vendidos pelo chão. Acho que deveriam instalar os camelôs em algum lugar específico que não prejudicasse o direito de ir e vir das pessoas, e que eles possam trabalhar com dignidade.

Difícil estacionar no Centro

Está cada vez mais difícil estacionar o carro no Centro do Rio. Às vezes prefiro deixar o carro e ir com outra condução por causa de dificuldade de se estacionar nas ruas. Os estacionamentos são as únicas opções mais seguras, mas nem sempre tem um estacionamento perto de onde se pretende ir. As ruas estão ocupadas pelos guardadores de carro que se sentem os donos da rua, “alugando” um espaço que não lhe pertence para que as pessoas possam  estacionar.

PÁG.2 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL
SITE
E-MAIL
JORNALISTA RESPONSÁVEL
COLABORADORES Fábio Torres Simone Montenegro Allan Souza Dra. Zenaide Alves PROJETO GRÁFICO DIAGRAMAÇÃO Alexandre ildelfonso REVISORA Marcia Bloch TIRAGEM 20.000 exemplares IMPRESSÃO Tribuna de Niterói PERIODICIDADE Mensal DISTRIBUIÇÃO Todo no Centro do Rio e Zona Sul “Artigos assinados, informe publicitários e anúncios são de responsabilidade de seus autores”
EXPEDIENTE Uma publicação da Folha do Centro Rio Ltda. CNPJ 00.923.422/0001-39 Insc. Municipal 01.998.374 ENDEREÇO Rua Frederico Silva, 86 Centro WHATSAPP (21) 96471-7966
jornalfolhadocentrorio.com.br
folhadocentrorio@gmail.com
Simone Menezes Montenegro Registro-33231-DRT-SRTE/RJ menezes.simone10@gmail.com
Envie sua mensagem, sugestão ou comentário para: folhadocentrorio@gmail.com

Papai Noel dos Correios já tem milhares de cartas à espera de padrinhos e madrinhas

Faltando pouco para o Natal, a campanha Papai Noel dos Correios 2022 começou neste ano com milhares de cartinhas disponíveis para adoção, não só no blog oficial, mas também nas agências participantes.

Crianças não apenas do Rio, mas de todo o Brasil, também já podem fazer seus pedidos de presente de final de ano. A iniciativa permite que estudantes de escolas públicas, com até 10 anos de idade, ou em situação de vulnerabilidade social recebam agrados de Natal. A ideia é que as pessoas possam adotar uma cartinha e enviar a gratificação a algum desses jovens. A ação foi elaborada pelos funcionários dos Correios, há mais de 30 anos, após notar a quantidade de pedidos de presentes enviados às agên -

cias na época do Natal. A campanha também visa incentivar o hábito da escrita entre os jovens.

Dentre os pedidos de 2022, estão itens como: carrinhos, bonecas, aviões de brinquedo, quebra-cabe-

ças, bolas, calçados e roupas. Em 2021, os Correios afirmam ter recebido mais de 150 mil cartas.

De acordo com o site da iniciativa, para participar é preciso que essas crianças tenham até 10 anos e sejam matriculadas em escolas da rede estadual ou municipal até o quinto ano do ensino fundamental ou estejam em situação de vulnerabilidade social.

Não há restrição de idade para aqueles que tiverem alguma deficiência. É preciso checar também quais cidades estão participando da campanha. As informações e os detalhes podem ser conferidas no site dos Correios.

PÁG.3 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL
VOLUNTÁRIOS JÁ PODEM ADOTAR AS CARTINHAS PELA INTERNET OU ATRAVÉS DAS 23 AGÊNCIAS ESPALHADAS PELA CIDADE

Microagulhamento a técnica que recupera o tecido

O microagulhamento é uma técnica que é utilizada para solucionaf diversos problemas da pele e possui muitas comparações com antes e depois:

Elogios quem não gosta de receber e não tem como deixar de admirar uma pele que passou por um microagulhamento com resultado que leva em torno de 10 a 15 dias para se recuperar.

No resultado inicial você já tem uma pele com mais brilho, viso e muito mais firme além de todo benefícios que foi a condição do protocolo.

O procedimento normalmente é muito tolerável e alguns casos se usa analgésico para aliviar possíveis dores. As substâncias são aplicadas antes,durante e depois do microagulhamento a potência é profundidade depende do protocolo realizado este procedimento causa furos muito finos dentro da pele com danos muito superficiais na superfície O pós procedimento e considerado tranquilo mas se for o caso pode se administrar um analgésico para aliviar os sintomas.

Após o procedimento você deverá usar dermocosmeticos que podem ser ,elixir ou cremes ricos em vitamina C que auxiliam na produção de colageno potencializam a liberação de fatores de crescimento e aumentam a firmeza da pele tratada.

O valor de cada sessão pode variar de 250,00a 400,00 dependendo do especialista .

Para resultados favoráveis indica se de 3 a 5 sessões com intervalo mensal já que o tecido leva em torno de 15 dias para se recuperar. Após o procedimento você deverá ter alguns cuidados especiais. Como não usar protetor solar ou maquiagem no período de 24 horas evitar exposição solar no período de cicatrização tecidual que dura de 3 a 5 dias evitar contatos com.animais e ter as mãos sempre muito limpas.

A alimentação deve ser rica em ferro,proteínas e não deve ter restrição de nutrientes...

O resultado é uma.pele mais firme, redução de melasma e linhas de expressão.

Se vc sente que está ficando com flacidez no rosto ou está sem.viso

outros benefícios..

Consulte uma esteticista e conheça este protocolo que trará resultados maravilhosos a sua pele.

E a alto estima!!!

PÁG.4 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL
• Previdenciário Aposentadoria para estrangeiros • Trabalhista • Consumidor • Cível Avenida Passos, 115 - Sala 210 - Centro Rio de Janeiro - R J - CEP: 20051 (21) 99777-5911 | 98354-6009 alvesecardoso2021@gmail.com tatiana_adv2 tatiana.alves.10 ÁREAS DE ATUAÇÃO - 040 * diminui sinais de idade *deixa a pele com aparência muito mais jovial *melhora sequelas de acnes, *diminui tamanho de poros , *melhora aparência de estrias *muitos

Praça Tiradentes: Aos 150 anos, Teatro Carlos Gomes entra em reforma

Um dos mais tradicionais teatros do país começa a ser amplamente modernizado. Em continuidade à recuperação dos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, a Prefeitura do Rio deu início, nesta quarta-feira às obras de revitalização do Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, no Centro. Tão imponente quanto importante, esse espaço carioca das artes cênicas, aos 150 anos recém-completados, receberá, sobretudo, restauração e adequações para acessibilidade, que irão facilitar e garantir a entrada de pessoas com deficiência. O investimento será de R$ 8,3 milhões e o prazo para a conclusão dos serviços é de 15 meses.

“Estamos preparando o Carlos Gomes para ser o principal teatro da cidade nos próximos 50 anos, com sua veia popular mantida, um teatro de temporada. Vamos aumentar sua capacidade, passando de 685 para 755 lugares. Vamos modernizar

os  elevadores e também criar acessibilidade para o palco. Enquanto a obra estiver acontecendo, o equipamento vai estar aberto à visitação do público - disse o secretário de Cultura, Marcus Faustini.

Estão previstas no projeto de restauração do teatro a revitalização do Salão Guarani, a instalação de novos sistemas de climatização e de prevenção e combate a incêndios e a modernização dos elevadores do prédio. Além disso, haverá a recuperação das instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto, assim como dos camarins, das salas técnicas e da plateia.

O teatro terá sua capacidade ampliada de 685 para 755 pessoas. No prédio destacam-se os três foyers em estilo art déco - um abaixo da entrada, outro acima e o terceiro nas galerias -, com piso em pastilhas e escadarias em mármore. O espaço cultural dispõe também de dez camarins, sendo cinco

individuais, distribuídos em quatro pavimentos.

A ideia é transformar o Carlos Gomes num teatro tecnológico, com coworking e rede wi-fi. O local tem ainda espaço para cafeteria e copa. O equipamento ocupa um imóvel tombado pelo município por sua importância arquitetônica, histórica e cultural, e faz parte dos Circuitos do Patrimônio Cultural, do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

No Centro do Rio, em plena Praça Tiradentes, o Carlos Gomes é considerado um dos mais antigos e importantes teatros da cidade, tendo começado suas atividades antes mesmo do Theatro Municipal (1909). Inaugurado em 1872, com o nome Casino Franco-Brésilien, já se chamou também Teatro Santana, até que no início do século XX foi rebatizado em homenagem a Carlos Gomes, o mais importante compositor de ópera do Brasil, autor de “O Guarani”.

PÁG.5 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO
SUL
NO GRANDE CENTRO E ZONA

FALA, DOUTOR!

Dados revelam que o Brasil é o país mais ansioso do mundo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nenhum país no mundo tem mais pessoas sofrendo com ansiedade do que o Brasil, com quase 19 milhões de brasileiros com algum transtorno ansioso.

Mariete Duarte, psicóloga da Clínica Maia, comenta que a ansiedade passa a ser um problema quando ocorre em excesso. “A partir do momento que ela começa a atrapalhar o dia a dia, gerando sentimentos ruins constantes, como medo intenso, angústia, preocupação excessiva sem motivo, qualidade de sono ruim, ou dificuldade para se relacionar com outras pessoas, é hora de buscar a ajuda profissional”, alerta.

A especialista explica ainda que muitos transtornos psicológicos possuem sintomas idênticos, sendo, portanto, essencial buscar o suporte de um profissional da saúde mental para fazer o correto diagnóstico e orientar sobre o melhor tratamento. “O quadro ansioso pode ser confundido, por exemplo, com depressão, síndrome do pânico, entre outros transtornos. É importante estar atento”, detalha.

O diagnóstico correto é feito após uma consulta minuciosa. “Nós avaliamos o perfil e o histórico de cada paciente, desta forma, conseguimos indicar o caminho mais eficaz, que, quando conduzido pelo psicólogo, envolve principalmente apoio e ajuda ao lidar e superar determinadas questões”, diz.

Caso seja necessário o uso de medicamentos, o paciente é encaminhado ao psiquiatra. “Se o psicólogo

observar que é também preciso auxílio psiquiátrico, é feito o encaminhamento ao médico para prescrição de medicações específicas que vão complementar o tratamento do transtorno”, explica a psicóloga.

Mariete também destaca a mudança de hábitos, que é fundamental neste contexto!

“No começo pode ser difícil, mas é preciso abando-

nar alguns costumes para se adaptar a um novo processo e, assim, controlar a ansiedade”, ressalta.

Para a especialista, praticar atividade física, manter uma dieta balanceada, dormir e acordar em horários adequados são ações que ajudam a manter a saúde mental em dia.

“A dica é viver um dia de cada vez, sobretudo adotando mudanças pequenas e progressivas no cotidiano, por exemplo, manter um horário fixo para dormir, começar a consumir no almoço alimentos mais saudáveis, e assim ir dando prosseguimento a essa transformação pouco a pouco. O importante é não desanimar”, conclui a psicóloga.

PÁG.6 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL
PSICÓLOGA FALA SOBRE O ASSUNTO E SOBRE QUANDO É HORA DE PROCURAR AJUDA CLÍNICA

Projeto Dançarte prepara espetáculo de final de ano promovendo a arte e o incentivo ao hábito da leitura

O Projeto Dançarte está nos preparativos finais para a realização do espetáculo de final de ano que irá celebrar o retorno da produção após dois anos sem acontecer. O espetáculo é o único da região Central da cidade que oportuniza crianças, jovens e adultos subirem ao palco para uma apresentação artística aberta ao público, cercada de emoções e significados.

As crianças, por exemplo, já estão empolgadas ensaiando coreografias, selecionando figurinos e acertando detalhes junto aos pais e professores. A finalidade de todos os envolvidos é sempre entregar a melhor performance possível no dia da apresentação.

O tema escolhido este ano será “Contos – uma viagem na literatura” que trará o encanto dos livros e clássicos literários, com a finalidade de apresentar o livro às crianças e incentivar o hábito da leitura através da dança.

A apresentação também será uma grande homenagem à autores da literatura, em diferentes momentos da história.

O espetáculo está sendo preparado pelos professores, alunos, colaboradores e voluntários do Projeto, que estão se dedicando para apresentar um dos melhores espetáculos já realizados.

Os alunos irão demonstrar no espetáculo, habilidades artísticas aprendidas e aprimoradas no Dançarte por meio do convívio com a dança promovido pelas au-

las. O espetáculo acontece em dois dias e será realizado no teatro do Liceu de Artes e Ofícios, no Centro da Cidade.

O espetáculo é realizado todos os anos e já se tornou tradição no Centro do Rio em período de final de ano. Durante a montagem, são apresentadas coreografias, cenários projetados e figurinos elaborados pelos professores e colaboradores do Projeto.

A expectativa este é ano é de um espetáculo que possa representar a essência do Dançarte, permeando o incentivo à leitura com um trabalho de dança bastante elaborado. O Dançarte é uma das mais reconhecidas instituições do Centro do Rio, que há 20 anos oferece aulas de dança de diversas modalidades para todas as idades. Este ano serão mais de 100 bailarinos que irão se apresentar nos dias de espetáculo.

Espetáculo Dançarte

Contos - Uma viagem na literatura

Dias: 20 e 21 de dezembro

Local: Teatro do Liceu de Artes e Ofícios

Rua Frederico Silva, 86 – Centro - RJ

PÁG.7 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL
CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DO PROJETO ESTÃO PREPARANDO O ESPETÁCULO “CONTOS – UMA VIAGEM NA LITERATURA” QUE IRÁ EXALTAR O UNIVERSO DOS LIVROS ATRAVÉS DA DANÇA

para o combate ao racismo nos primeiros 100 dias de governo Lula

ENTIDADES, PESQUISADORES E GESTORES EXIGEM PARTICIPAÇÃO NA DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES JUNTO À EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO PRESIDENTE ELEITO

Um coletivo composto pela Organização “Criola”, pesquisadores, ativistas, gestores e outras organizações da População Negra de todo o país, apresentaram em Brasília, um plano de ação para os 100 primeiros

marco legal para a prevenção e punição da violência obstétrica e atenção às vítimas, a obrigatoriedade da coleta quesito raça/cor em todos os registros administrativos do setor, bem como um dispositivo pró-equidade

no programa Mais Médicas e Médicos, com designação de profissionais para áreas de vazio assistencial.

Outro ponto levantado pelas entidades é a necessidade de revogação de todas as portarias, leis, emendas e

resoluções que serviram, no governo anterior, para ampliar desigualdades sociais, raciais e econômicas.

Tais instrumentos, segun-

do o documento, afetaram de forma drástica o acesso da população negra, direto ou indireto, aos espaços de saúde.

dias do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No documento entregue ao grupo técnico de Saúde da comissão de transição do presidente eleito está a cobrança da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), de 2006.

Após situar dados recentes sobre a saúde da população negra, o coletivo enumera propostas concretas para contribuir com o novo governo. Dentre elas, estão estabelecer o locus da política de saúde na estrutura do Ministério da Saúde para que ela cumpra seus objetivos, especialmente o de desinstitucionalizar o racismo e melhorar a qualidade de vida da população negra.

documento cobra um

PÁG.8 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL PGR - PCMSO - ASO - LTCAT - PCMAT - CIPA - PPP. TREINAMENTOS: NR-10, NR-18, NR 33, NR-35 E CIPA EXAMES ADMISSIONAIS, PERIÓDICOS E DEMISSIONAIS EXAMES LABORATORIAIS, AUDIOMÉTRICOS, EGG, ECG, ESPIROMETRIA, AC VISUAL, AV PSICOSSOCIAL, RAIOS-X E OUTROS “O Choro pode durar uma noite, mas alegria vem pela manhã” (Sl. 30:5) (21) 2510-6466 | 2253-8719 | 97321-4319 starmed.saudeocupacional@gmail.com Av. Presidente Vargas, 962 - Salas 1408 à 1411 Centro - Rio de Janeiro - CEP: 20071-002 STARMED Assessoria em Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho ATUANDO NO MERCADO 10ANOS Ong “Criola” na Presidente Vargas apresenta proposta
O

Copa do Mundo 2022 movimenta bares, restaurantes e o comércio no Centro do Rio

O clima da copa do mundo já mudou a rotina de toda a cidade, especialmente da região do Centro. O complexo da Saara foi o primeiro local a ganhar força com a Copa. A região compôs um cenário verde e amarelo, com decorações e grandes bandeiras alusivas ao campeonato mundial. As lojas da Saara estão a todo vapor e apostando alto nas vendas, ofertando produtos para embalar os torcedores.

Se a Copa por si só, já movimenta todo o setor, o fato deste ano ser realizada, pela primeira vez, em dezembro, com o clima de quase verão e das festas de fim de ano, a expectativa é ainda maior.

Bares e restaurantes da região estão preparados para receber cariocas e turistas para acompanharem as transmissões dos jogos do Qatar. diversos estabelecimentos vão

transmitir jogos e terão menu exclusivo, promoções e até mesmo shows. Em alguns bares, serão instalados telões para que o público possa assistir à competição.

Este ano todos os jogos da Copa serão no horário da tarde e o setor de bares também se programa para happy hours mais longos.

Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel, apontou um aumento de até 30% no movimento do setor durante o Mundial. Outro ponto positivo é que a primeira parcela do 13º

de verde e amarelo tomou conta de todo o país. Hoje, há pouca decoração das ruas, mas o clima da Copa está presente.

O que não faltam são opções para curtir a Copa e assistir aos jogos no Centro da cidade. O bairro da Lapa

também deve ajudar a turbinar o movimento.

Há oito anos, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo, a tradição das ruas e paredes pintadas

costuma ficar bastante movimentado em dias de jogos do Brasil, e este ano não deve ser diferente. A Copa termina no domingo dia 18 de dezembro.

PÁG.9 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL
Nosso valor inclui: Encargos Sociais e fiscais; Material de limpeza e equipamentos. Obs.: Os valores serão acrescidos de 5% a título de ISS. (21) 3172-2572 (21) 99953-0893 Rua do Ouvidor, 183 - Sala 210 - Centro - RJ contato@limpezacarioca.net.br www.limpezacarioca.net.br Solicite uma visita sem compromisso! Solicite uma visita sem compromisso! Período Diariamente 3x por semana 2x por semana 1x por semana Até 0h50 R$ 805,00 R$ 680,00 R$ 475,00 R$ 280,00 Até 1h30 R$ 945,00 R$ 735,00 R$ 515,00 R$ 315,00 Mensalmente

Associação Benef icente São Martinho realiza campanha de natal para arrecadação de fundos e manutenção de seus espaços físicos

para

atende crianças e

seus projetos,

carentes do Rio de Janeiro. A

Associação Beneficente São Martinho, localizada no Centro do Rio de Janeiro, está realizando uma campanha de natal para a arrecadação de verba que será destinada a manutenção de seus projetos e oficinas, e também para obras em suas instalações, para melhor atender seus milhares de beneficiários.

Veja como participar:

Os interessados podem realizar doações em dinheiro através da nossa campanha de crowdfunding, onde é possível doar a partir de R$ 25,00. Outra forma é a doação de qualquer valor através do PIX, para o email pix@saomartinho.org.br

As obras serão realizadas no Centro Sócio Educativo, unidade da São Martinho localizada na Lapa, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2023. Será possível acompanhar o andamento da reforma através das redes sociais da ONG.

O presidente da instituição, Frei Adailson Quintino, ressalta a importância do Natal na luta pelos direitos dos mais necessitados.

“Natal é esperança, é renovação, é um novo momento que nós nos damos as mãos para reavivar o sonho da construção de um mundo novo, um mundo melhor… E a São Martinho está sempre pensando nesse mundo melhor para atender e continuar a transformar as vidas das nossas crianças.”

Sobre a São Martinho: Fundada em 1984, a São Martinho é uma ONG que

atua na luta pelos direitos de crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social. Com unidades localizadas no Centro e Zona Norte do Rio de Janeiro, contou com mais de 1.700 atendidos no último ano, através da abordagem de rua, atendimento jurídico e pedagógico, assistência social, oficinas esportivas e culturais e programa de prof issionalização para Jovem Aprendiz.

PÁG.10 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL CORTINAS SOBMEDIDA • Romana - Rollux • Cortinas e Painéis Japonesa • Persianas Verticais e Horizontais • Papel de Parede
Conserto e Lavagem de Cortinas e Persianas • Cortinas e Forros prontas para Trilhos • Pisos Laminados de Madeira • Porta Sanfonada - Capacho Rua Voluntários da Pátria, 25 - Loja L - Botafogo - RJ e-mail: vitrinedascortinas@yahoo.com casadascotinasedecoracoes.com.br LIGUE AGORA! (21) 98123-5948 2538-1719 | 2535-3850 Vendas a Prazo OrçamentoGrátis A campanha
fundos
“Natal Solidário” deste ano pretende angariar
manter
onde
adolescentes
ONG
Distribuição de alimentos no Centro Sócio Educativo, localizado na Lapa, local onde serão feitas as reformas.
PÁG.11

Exposição inédita no Paço Imperial marca o bicentenário de D. Teresa Cristina

A exposição “Cores da Paisagem – Nápoles-Rio no olhar de artistas italianos” está aberta à visitação no Paço Imperial e pretende apresentar como Nápoles e Rio de Janeiro se encontraram na história da arte, através do olhar construído, pela criação artística, em torno da paisagem das duas cidades.

Tendo como mote o bicentenário de nascimento de D. Teresa Cristina (18222022), a exposição é uma iniciativa do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, abre para visitação no dia 23 de novembro, no Paço Imperial.

A exposição reúne quadros de vários pintores italianos estabelecidos no Brasil no século XIX.

Entre eles Luigi Stallone, que veio de Nápoles para ser professor de pintura da imperatriz d. Teresa Cristina, além de obras de Edoardo de Martino, também napolitano que, depois de fazer carreira no Rio de Janeiro, se tornou pintor da corte britânica da Rainha Vitória e fez sucesso com suas vistas noturnas, bem como de Nicolau Facchinetti, autor das mais celebradas vistas da Baía de Guanabara (ele teve intensa atuação como professor de pintura, com alunos como Maria Fornero, uma das poucas e destacadas mulheres pintoras do Brasil no século XIX).

Os quadros de museus italianos reunidos representam as duas vertentes da pintura de paisagem napolitana e de grande repercussão naquele tempo, incluindo telas de Giacinto Gigante, um dos mestres da Escola de Posillipo, e de Marco de Gregorio, um dos nomes de destaque da Escola de Resina. Os dois grupos de pintores identificados com localidades da região napolitana são conhecidos por renovarem a pintura de paisagem no século XIX, a partir de um olhar que valoriza a experiência sensorial, explorando as variações da luz e das cores ao longo do dia e da noite,

“A exposição traz um número significativo de pinturas e fotografias italianas nunca antes apresentadas entre nós, estabelecendo um diálogo entre a pintura de paisagem no Brasil do século XIX com a criação artística italiana da região siciliana de Nápoles da mesma época. Esse diálogo é sempre mencionado pela crítica de arte, mas poucas vezes aprofundado por falta de acesso às imagens artísticas. Por outro lado, a exposição destaca a importância do casamento de D. Pedro II com D. Teresa Cristina para a história da arte no Brasil”, afirma o curador, Paulo Knauss.

IMPERIAL

PÁG.12 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE
SUL
CENTRO E ZONA
MOSTRA APRESENTA CERCA DE 50 PINTURAS ITALIANAS E BRASILEIRAS, ALÉM DE FOTOGRAFIAS
DAS
O PAÇO
A EXPOSIÇÃO ACONTECE ATÉ O DIA 12 DE FEVEREIRO DE TERÇA A DOMINGO E FERIADOS.
12H ÀS 18H PRAÇA QUINZE DE NOVEMBRO, CENTRO.

Comércio da Saara se movimenta com as festas de final de ano

Comerciantes do Centro da cidade, especialmente do comércio popular da Saara, já estão se movimentando para o natal. A data de maior relevância para o comércio promete aquecer o mercado este ano. Lojas investem em itens natalinos para decoração e produtos de presentes para incrementar as vendas e oferecer um grande leque de opções aos consumidores.

Muitas lojas especializadas já estão com suas prateleiras repletas de guirlandas, pisca-pisca, Papais Noéis gigantes e demais enfeites natalinos. Os comerciantes esperam queimar todo o

estoque e comercializar as muitas novidades em decorações que chegaram este ano. Os comerciantes estão otimistas, mesmo com o momento delicado que ainda atravessa a economia, com o poder de compra reduzido. Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio mostra que os brasileiros devem gastar mais com a ceia de Natal esse ano e, no Rio de Janeiro, os gastos devem ser maiores do que a média nacional. No país, a estimativa é que R$ 224,76 sejam gastos nas comemorações, já no estado do Rio, o gasto deve ser de R$ 257,50.

Ainda de acordo com a Confederação Nacional do Comércio, a oferta de vagas temporárias para o Natal de 2022 será maior , para atender ao aumento de vendas nesta época do ano. O Estado do Rio deve gerar em torno de 9,4 mil postos de trabalho temporários.

Para garantir a decoração e presentes de Natal, o Saara, maior centro de compras a céu aberto do Rio de Janeiro, é um dos melhores lugares da cidade. São mais de 1.200 lojas com uma incrível variedade de produtos para garantir a alegria das festas de final de ano.

SEGUNDAS

Professora Isis Soares

QUARTAS 08h15 às 09h15 - Ballet Adulto (todas as idades) 09h15 às 10h15 - Ballet Infantil (7 a 11 anos) 10h15 às 11h00 - Ballet Baby (3 a 4 anos)

TERÇAS E QUINTAS 08h15 às 09h15 - Ballet Juvenil (12 a 17 anos) 09h15 às 10h15 - Ballet Adulto (todas as idades)

10h15 às 11h00 - Ballet Baby (3 a 4 anos)

Professor Julio Casares

SEGUNDAS

E QUARTAS

SEGUNDAS

E QUARTAS

15h30 às 16h30 - Ballet Adulto (todas as idades)

16h30 às 17h30 - Ballet Infantil (7 e 8 anos)

Professora Ana Flavia

17h30 às 18h15 - Pré-Ballet (5 e 6 anos)

18h15 às 19h00 - Ballet Baby (3 e 4 anos)

19h00 às 20h00 - Ballet Infantil (9 a 11 anos)

20h00 às 21h00 - Ballet Adulto (todas as idades)

Professora Dani Melo

15h15 às 16h15 - Ballet Infantil (9 a 11 anos)

16h15 às 17h15 - Ballet Juvenil (12 a 17 anos)

TERÇAS E QUINTAS

17h15 às 18h00 - Ballet Baby (3 a 4 anos)

18h00 às 18h45 - Pré-Ballet (5 e 6 anos)

18h45 às 19h45 - Ballet Infantil (7 e 8 anos)

19h45 às 20h45 - Ballet Adulto (todas as idades)

PÁG.13 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE
SUL
CENTRO E ZONA
LOJAS REFORÇAM ESTOQUES E FUNCIONÁRIOS PARA O PERÍODO MAIS MOVIMENTADA DO ANO
E
Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro - Rio de Janeiro (21) 96 471 79 6 AULAS DE BALLET

QUEM MORA DE ALUGUEL PODE SUBLOCAR PARA OUTRA PESSOA MORAR NO IMÓVEL? ESTÁ COMETENDO CRIME? ESTÁ COMETENDO INFRAÇÃO?

termina a Lei do Inquilinato e as regras do Contrato de Locação que o inquilino assinou com o proprietário/ locador do imóvel, pois o inquilino poderá estar infringindo a lei e as regras do que ajustou com o proprietário/ locador do imóvel, devendo haver a rescisão do contrato de locação e o despejo.

O que é sublocar um imóvel? É alugar para outra pessoa o mesmo imóvel onde a pessoa é inquilino.

Mas, esse procedimento deve observar o que de-

Caso o contrato de locação escrito não conter regras sobre a sublocação, o inquilino deve ter a autorização por escrito do proprietário/locador para evitar aborrecimentos jurídicos e judiciais.

Quanto ao valor da sublocação, a Lei do Inquilinato menciona que este não pode ser superior ao valor do alu-

guel, caso o valor limite não seja respeitado, o sublocatário é autorizado por lei a reduzir o aluguel dentro de seus termos. O mesmo artigo da Lei do Inquilinato, determina que em caso de imóvel de habitação coletiva, o total dos aluguéis das sublocações não poderá ser superior ao dobro do valor da negociação original. Se acontecer de extrapolar o valor da locação original, a prática da sublocação é crime.

O prazo de término do contrato da sublocação deve ser o mesmo da locação original, ao terminar o prazo da locação original, os subinquilinos devem deixar o imóvel.

Se o inqulino/locatário

infringir as regras do contrato ou da lei do inquilinato, o locador pode imediatamente ajuizar ação de despejo. As regras para a locação original são as mesmas para a sublocação. Portanto, é importante procurar a assistência de um advogado especialista

em Direito Imobiliário para a elaboração do contrato de locação com regras bem definidas para evitar futuros prejuízos tanto para o locador, quanto para o locatório ou futuro sublocatário, bem como evitar brigas judiciais e extrajudiciais.

PÁG.14 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL
Zenaide Augusta Alves Advogada - OAB RJ 51.882
Av. Nossa Sra. de Copacabana, 978 - Loja 104 - Subsolo AGENDE UMA VISITA EM SUA RESIDÊNCIA LIGUE E FAÇ A SEU ORÇAMENTO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO CRÉDITO PESSOAL LOAS APOSENTADO E PENSIONISTA INSS BANKING SÓCIO ECONÔMICO 21 97161-7238 21 2323-6348 Rua Gonçalves Dias, 84 - Centro - RJ 21 97161-3884 21 3854-8449 Faça seu re nanciamento ou portabilidade com a menor taxa. *SUJEITO A ALTERAÇÃO 48X 34,79 104,37 173,95 347,90 695,80 60X 30,92 92,76 154,60 309,20 618,40 72X 28,47 85,41 142,35 284,70 569,40 84X 26,83 80,49 134,15 268,30 536,60 VALOR 1.000,00 3.000,00 5.000,00 10.000,00 20.000,00 SERVIDORES PÚBLICOS ATIVOS E INATIVOS

Por diversas partes do Rio, principalmente da Avenida Brasil, é possível admirar a arquitetura Neomourisca do prédio central da Fundação Oswaldo Cruz, única edificação civil existente no Rio de Janeiro que preserva esse estilo. Sua construção iniciada em 1905, foi projetado pelo arquiteto português Luiz de Moraes Júnior.

A Fundação

Oswaldo Cruz é referência em estudos e pesquisas ligadas à saúde, sendo a maior instituição de saúde pública do Brasil, vinculada ao Ministério da Saúde.

Em 1999, surgiu o Museu da Vida - unidade que visa produzir e disseminar o conhecimento histórico da saúde e das ciências biomédicas, preservar e valorizar o patrimônio cultural da saúde, divulgar ciência e tecnologia, de forma a contribuir para o desenvolvimento científico, cultural e social.

As exposições, peças de teatro e atividades lúdicas e interativas que ocorrem buscam instigar o interesse do público pelos processos e avanços científicos e seus impactos no cotidiano. O museu pretende, sobretudo, ampliar o nível de participação da sociedade em questões ligadas à ciência, à saúde e à tecnologia.

O circuito de visitação

TURISMO

Museu da vida

inicia no Centro de Recepção, onde o visitante recebe informações, orientações e pode embarcar no Trenzinho da Ciência para conhecer os quatro espaços temáticos: Passado e Presente, Parque da Ciência, Ciência em Cena e Biodescoberta. Os espaços possuem exposições de longa duração, que abordam temas como biodiversidade, evolução, energia, arte e ciência, percepção sensorial, óptica e história da ciência.

gratuita.

PÁG.15 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE
SUL
CENTRO E ZONA
Com Fábio Torres (PROFESSOR E GUIA DE TURISMO) @fabiotorres021 • www.mercuriotreinamento.com
Entrada é
Agendamento para visitação: recepcaomv@fiocruz.br (21)3865 2128 Avenida Brasil, 4365 Manguinhos - RJ

PAPO DE SAMBA

Carnaval na Band: Emissora adquire os direitos e irá transmitir os desfiles da Série Ouro.

A Band Rio adquiriu os direitos de transmissão da Série Ouro do Carnaval carioca, que reúne grandes e tradicionais agremiações da cidade como União da Ilha, São Clemente, Estácio de Sá, Império da Tijuca, entre outras.

“Vamos trazer para a TV aberta mais do que a transmissão dos desfiles da Série Ouro, visto que a real força criativa por trás do Carnaval é a sua comunidade. Esse ativo humano move o maior espetáculo da terra e a Band tem o compromisso de dar voz aos guardiões e porta-vozes da cultura brasileira”, destaca André Marini, diretor executivo da Band Rio em entrevista.

Em 2023 a emissora exibirá ao vivo na TV aberta e na rádio BandNews FM Rio. Direto da Marquês de Sapucaí, os desfi les de 15

escolas de samba que fazem parte da divisão. O acordo também prevê a

possibilidade da transmissão em rede nacional.

As agremiações pro-

metem um grande show na Avenida nos dias 17 e 18 de fevereiro. Das 15 escolas que

disputam o título, 13 já estiveram no Grupo Especial, incluindo a Estácio de Sá, campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 1992.

“Estamos muito felizes com este novo momento que a Série Ouro vive. Essa parceria da Liga RJ com a Band vai de encontro com o que queremos: um novo olhar sobre os desfi les das escolas de samba do Grupo de Acesso. As agremiações da Série Ouro fazem sempre um belíssimo espetáculo, muito elogiado pelo público e pela crítica especializada. Queremos colocar essas escolas e suas comunidades ainda mais em evidência. A nossa ideia é fazer uma transmissão onde as estrelas que produzem o show sejam as verdadeiras protagonistas”, afi rma Wallace Palhares, presidente da Liga RJ.

PÁG.16 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE
CENTRO E ZONA SUL
Com Allan Souza allansouza@jornalfolhadocentro.com

Jóias do Centro: com 185 anos, Real Gabinete Português é a quarta Biblioteca mais bonita do planeta

O Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio de Janeiro, irá completar 186 anos em 2023. Atualmente, o Real Gabinete conta ao menos com 350 mil volumes em seu acervo. Possui a maior e a mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal.

O Real Gabinete já entrou na lista das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo. A seleção foi feita pela revista “Time”, e inclui edifícios históricos como a antiga biblioteca da Trinity College, em Dublin; a biblioteca de Alexandria, no Egito; e a famosa biblioteca pública de Nova York. O Real Gabinete, no Centro do Rio, aparece na quarta posição no ranking mundial.

O número 30 da Rua Luís de Camões, é o endereço de um dos mais belos edifícios da cidade, considerado uma das joias do acervo de prédios antigos do Centro. Em 1837, quando a instituição foi fundada, o Rio de Janeiro já não era há 16 anos capital do

reino de Portugal, e o Brasil era independente há 15 anos, mas a influência portuguesa e a transformação da cidade já estavam mais do que dadas. Foi quando um grupo de 43 imigrantes decidiu por criar uma biblioteca para troca e ampliação de conhecimentos de seus sócios e dar oportunidade aos portugueses residentes de rememorar, ilustrar e viver o espírito lusitano no Rio.

O prédio foi aberto à visitação pública em 1900, e o elenco de visitantes ilustres do passado não deixa à desejar, pois era comum encontrar nomes como Machado de Assis, Olavo Bilac e João do Rio percorrendo suas prateleiras atrás de volumes ou livros raros. O local hoje abriga, além dos mais de 350 mil livros estrangeiros e nacionais, uma vasta coleção de pinturas.

Mais do que a quarta biblioteca mais bonita do mundo e de possuir esse impressionante acervo, o Real Gabinete Português é

também um centro de estudos, e por esse motivo oferece uma porção de cursos, conferências e palestras, em sua maioria ligada à literatura, com especial enfoque na cultura e na produção luso-brasileira. Além de visitar ou estudar, é possível se

associar à instituição, como pessoa física ou jurídica, e com isso ganhar uma série de privilégios, como usar a biblioteca, participar dos cursos e atividades, votar na assembleia, além de poder levar para casa exemplares do acervo por até 15 dias,

contato que tenham sido publicados depois de 1950 além, é claro, de manter viva essa joia da cultura e da arquitetura no coração do Rio de Janeiro. O Real Gabinete Português de Leitura funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 18hs.

PÁG.17 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO
NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL
O LOCAL ABRIGA ALÉM DOS MAIS DE 350 MIL LIVROS ESTRANGEIROS E NACIONAIS, UMA VASTA COLEÇÃO DE PINTURAS

VLT distribui mil livros para passageiros,celebrando o mês da Língua Portuguesa

Quem embarcou na estação Rodoviária do VLT Carioca foi surpreendido e embarcou também em uma viagem literária. Em cada assento das composições, livros novos, dos gêneros mais variados, podiam ser folheados, lidos e até levados para casa. A ação, promovida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e editoras associadas, em parceria com o VLT Carioca, faz parte da celebração pelo Dia Nacional da Língua Portuguesa. No total, mil livros foram distribuídos no projeto “Viaje na Leitura”.

A ação surpreendeu e encantou passageiros, que parabenizaram a iniciativa. Foi o caso dos professores Júlio Cesar Couto e Claudia Andrade, que embarcaram em uma das composições e levaram dois exemplares, cada, para casa. “Eu achei essa iniciativa maravilhosa. Nós estamos precisando de livro, de cultura”, comentou Júlio. Quem também aplaudiu a ação e já planeja fazer uma resenha sobre o livro encontrado foi Luiza Martins, que possui um perfil literário em uma rede social. “Campanha linda para os cariocas. Se estava faltando aquele empurrãozinho para se tornar um leitor, eis a oportunidade”, disse ela.

Uma nova distribuição está prevista para acontecer até o fim do ano. O principal objetivo das instituições envolvidas com a ação Viaje na Leitura é estimular o hábito de leitura entre os cariocas. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, 48% dos brasileiros com cinco anos de idade ou mais não são leitores. “Quando o livro consegue atingir de maneira democrática os trabalhadores e estudantes numa ação inesperada, este ato simbólico de ter

acesso facilitado às obras ganha mais alcance e pode funcionar como estímulo à

criação do hábito da leitura”, afirmou o presidente do SNEL, Dante Cid.

PÁG.18 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO
SUL
GRANDE CENTRO E ZONA
“VIAJE NA LEITURA”, FOI UMA AÇÃO PROMOVIDA PELO SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS E EDITORAS ASSOCIADAS, JUNTO COM VLT CARIOCA

Bloco que enaltece a cultura drag queen faz seu primeiro ensaio aberto na Lapa

O bloco MinhoQueens realizou o primeiro ensaio aberto para o público na boate Agyto, na Lapa. O bloco, que carrega uma multidão pelas ruas da região central de São Paulo, chega ao Rio de Janeiro prometendo levar muito agito no carnaval carioca em 2023.

O bloco exalta a música e a cultura drag como ferramentas de celebração e questionamento de norma e transformação social. Mama Darling, Drag Queen fundadora do MinhoQueens e Victor Ribeiro, produtor do bloco e também organizador do “Sai Hétero!”, contam por que resolveram trazer o MinhoQueens para a Cidade Maravilhosa: “É necessário a diversidade de Blocos que valorizem a cultura LGBTQIA+ na cidade que é o coração do Carnaval no Brasil”, afirma.

O Minhoqueens, que existe há sete anos, co-

meçou como uma brincadeira de alguns amigos que desejavam se montar de drag queen durante o carnaval de São Paulo no Minhocão (via elevada no centro da cidade), ao som de música Pop e, hoje, se tornou um dos

mega blocos LGBTQIA+ do carnaval levando ao centro de São Paulo mais de 200 mil foliões.

O desfile oficial será no dia 25 de fevereiro de 2023 na Marina da Glória, na Zona Sul da cidade. Os próximos ensaios são no dia 18 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023.

PÁG.19 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE
ZONA SUL
CENTRO E
A MÚSICA “CHÁ DE SUMIÇO” JÁ ESTÁ TOCANDO NAS RÁDIOS DE TODO O BRASIL E ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DIGITAIS
quin t opap y ru s 2011@gmail co m j5impressoes18@gmail.com (21) 2253-7542 (21) 98302- 4614 ou Aldenir Raimundo Papel Timbrado - Folhetos Comandas - Envelopes Cartões de Visita - Pastas Calendários de Mesa Capas de Eletrocardiograma Receituário de Controle especial Etc......

Dudu Nobre, Leci Brandão e Paulinho da Viola são atrações da edição 2022 do tradicional Trem do Samba

Em sua 27ª edição, o tradicional Trem do Samba parte da Central do Brasil rumo à Grande Madureira onde haverá shows de nomes como, Dudu Nobre e Leci Brandão, entre muitos outros.

Conduzido pelo músico e pesquisador Marquinhos de Oswaldo Cruz e com patrocínio da Prefeitura, o evento acontece um dia depois do Dia Nacional do Samba (02/12), em três palcos instalados no entorno da estação de Oswaldo Cruz. O anfitrião recebe o público na Central do Brasil a partir das 15h, acompanhado das velhas guardas de Mangueira, Império Serrano, Salgueiro e Vila Isabel.

Para embarcar no trem, basta levar 1kg de alimento não perecível e trocar pelo bilhete de acesso. Serão três viagens (sem parada) sentido Zona Norte: 18h04, 18h35 e 19h15. São 1,8 mil vagas (sentado ou em pé) a cada partida, e o passeio dura aproximadamente 20 minutos.

Depois de animar a Central, a turma das Velhas Guardas segue no primeiro trem junto com Marquinhos de Oswaldo Cruz, assim como outros bambas escalados para agitar as outras viagens.

Segundo Marquinhos, o projeto é inspirado no trajeto que Paulo da Portela fazia nos anos 1920.

A data foi escolhida pela SuperVia, que sugeriu ser sempre no primeiro sábado de dezembro. O momento mais esperado ocorre no palco Mestre Monarco, na Praça Paulo da Portela, onde Paulinho da Viola faz o show de encerramento.  Serão 16 bares vendendo comes e bebes.

PÁG.20 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL
EVENTO CONDUZIDO POR MARQUINHOS DE OSWALDO CRUZ ESTÁ DE VOLTA E TEM PARTIDA NA CENTRAL DO BRASIL
PROFESSOR VINÍCIUS RODRIGUES Calouste Gulbenkian Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro - RJ (21) 96 471- 79 6 6 Terça e Quinta das 18h às 19h das 19h às 20h das 20h às 21h Segunda e Quarta das 18h às 19h das 19h às 20h das 20h às 21h

Inscrições para o Prêmio Jovens Visionários da Prudential do Brasil terminam dia 9 de dezembro

Rio de Janeiro, 29 de novembro de 2022 - A seguradora Prudential do Brasil está com inscrições abertas para o Prêmio Jovens Visionários, até o dia 9 de dezembro. Voltada para jovens empreendedores de qualquer região do país, a premiação reconhece e fomenta o empreendedorismo social por meio de iniciativas que busquem soluções para desafios socioambientais e financeiros, impactando o desenvolvimento socioeconômico local. Para participar, é necessário ter entre 14 e 25 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e as inscrições podem ser feitas pelo site.

A cerimônia de premiação será no Rio de Janeiro, em janeiro de 2023, onde serão anunciados os oito finalistas, que receberão mentoria e formação, incluindo um treinamento sobre empreendedorismo social para impulsionar o desenvolvi-

mento de suas iniciativas. Os dois vencedores levarão R$ 25 mil e R$ 15 mil, para o primeiro e segundo colocados, respectivamente.

Além disso, representarão o Brasil no Emerging Visionaries, cerimônia internacional do prêmio, que acontece anualmente na sede da Prudential, em Newark. Essa premiação global, acontece também nos Estados Unidos, na China e no Japão.

“Queremos estimular a vocação social empreendedora dos jovens e incentivar projetos que buscam soluções para desafios socioambientais e financeiros em todo Brasil. E o prêmio Jovens Visionários Prudential tem esse propósito: transformar a realidade das comunidades e contribuir para uma sociedade mais justa, diversa e igualitária”, afirma a gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Prudential, Maria-

na Simões.

Legado social

O Prêmio Jovens Visionários Prudential dá continuidade ao legado de práticas ESG (sigla em inglês de governança ambiental, social e corporativa) que a companhia já vinha construindo por meio do Prêmio Prudential Espírito Comunitário, que reconheceu jovens voluntários de todo o país entre 2015 e 2021. Ao longo dos últimos anos, iniciativas mais estruturadas e com grande potencial de impacto na sociedade foram desenvolvidas pelos jovens.

Desde 2015, o prêmio, considerado o maior programa de voluntariado do setor no país, já recebeu mais de 8 mil inscritos, doou mais de R$ 184 mil a projetos e reconheceu 150 jovens brasileiros. Inspirada pela visão de futuro dos jovens líderes, a Prudential redesenhou a premiação a fim de fomentar e incentivar iniciativas de impacto socioambiental e financeiro com vocação empreendedora.

Prêmio Jovens Visionários Prudential 2022

Quem pode participar? Jovens de todo país com idades entre 14 e 25 anos, que estejam cursando ou concluído o Ensino Médio.

Quais projetos podem participar? Projetos que tenham vocação social empreendedora, especial-

mente, nos aspectos socioambientais e econômicos. O projeto deve apontar os desafios, apresentar como está sendo conduzido na prática e destacar os resultados obtidos.

Quantos projetos podem ser inscritos? Um

projeto por jovem. Para os projetos que contarem com a participação de vários jovens, as inscrições serão consideradas de forma individual, sendo permitida apenas a participação de um jovem por projeto como finalista. Inscrições gratuitas pelo site:

CIRCUITO FUNCIONAL E GISNATICA

PÁG.21 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE
ZONA SUL
CENTRO E
JOVENS DE TODA A REGIÃO SUDESTE PODEM CONCORRER À PREMIAÇÃO. FINALISTAS VÃO RECEBER APORTE DE ATÉ R$ 25 MIL, ALÉM DE TREINAMENTO SOBRE EMPREENDEDORISMO SOCIAL.
PROFESSOR JORGE VASCONCELLOS JUNIOR CREF. 011718-G/RJ Balança Mais Não Cai - Rua de Santana, 77 Liceu de Artes e Oficios Rua Frederico Silva, 86 - Centro - RJ 21 96 47-1 796 6 97225-0323 Terça e Quinta das 16h30 às 17h30 | das 17h30 às 18h30 das 18h30 às 19h30 | das 19h30 às 20h30 Segunda e Quarta das 7h às 8 e das 8h às 9h gata
www.prudentialdobrasil.com.br Fim das inscrições: 9 de dezembro de 2022.

Senor Abravanel: o f ilho mais ilustre do bairro da Lapa

Senor Abravanel, o Silvio Santos, é sem dúvida o filho mais ilustre que o bairro da Lapa já teve, além de seus randes personagens nascidos na região. Silvio Santos nasceu na Rua do Senado, bastante conhecida na Lapa. Filho de imigrantes judeus (o pai Alberto, Grécia e a mãe Rebeca, Turquia). Com 14 anos, ainda morador do bairro Silvio Santos começou a vender capinhas para título de eleitor nas ruas da cidade. Com sua voz potente de vendedor ambulante, foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara, que por sua vez, passou em primeiro lugar.

Silvio se tornou locutor e, com o tempo, viu que sua renda não era tão boa quanto a de ambulante. Como Silvio, tinha que atravessar de balsa todos os dias a baia de Guanabara, ele teve uma idéia genial. Juntou sua voz de locutor e seu espírito de vendedor e um microfone, e passou a comercializar seus produtos no interior da balsa.

Em busca de novos

ares, o empreendedor saiu da Lapa e foi para São Paulo, onde apresentava espetáculos e sorteios nas caravanas artísticas. Lá, conheceu Manoel da Nóbrega,

Santos”, onde o apresentador aproveitava para fazer a divulgação do seu Baú.

Com o tempo, Senor Abravanel, perdeu espaço na TV, e se viu obrigado a

adquirir seu próprio canal de televisão. Assim, nos anos 1970, com a junção de algumas pequenas emissoras, nasceu o Sistema Brasileiro de Televisão.

da Felicidade. Quatro anos depois, com o crescimento da marca Jequiti, Silvio readquiri o Baú.

que também era radialista e tinha o Baú da Felicidade, onde vendia brinquedo a prazo. Mas Manoel tinha muita dificuldade para manter seu negócio e vendeu o Baú para Silvio.

O novo proprietário do Baú também apresentava um programa chamado “Vamos Brincar” que passaria a se chamar “Programa Silvio

quando descobriu um rombo de R$ 4,3 bilhões no seu banco, o Panamericano .

O empresário tentou a carreira política, mas logo desistiu, porque teria que abrir mão de sua emissora. Em 2006, ele lançou a Jequiti Cosméticos e, no ano seguinte abriu um luxuoso hotel no litoral do Estado de São Paulo, o Sofitel Jequitimar Guarujá.

Para quitar suas dívidas, Silvio empenhorou seu Baú

Hoje, Silvio, além de apresentar o ‘Programa Silvio Santos” aos domingos, é Proprietário do Grupo Silvio Santos, que inclui empresas como a Liderança Capitalização (administradora da loteria Tele Sena), a Jequiti Cosméticos e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Silvio Santos possui atualmente um patrimônio avaliado em 4 bilhões de dólares.

PÁG.22 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL
O empreendedor passou por tempos de crise,

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

presta uma homenagem à dama da dança brasileira que completa 100 anos de vida: Tatiana Leskova

Não é possível pensar na história do balé no Brasil sem enaltecer esse nome: Tatiana Leskova. E o Theatro Municipal do Rio de Janeiro está homenageando a grande dama da dança que, no dia 6 de dezembro, completa um século

de vida! No meio profissional, ela é conhecida como Dona Tânia, já que na Rússia Tânia é um diminutivo carinhoso para quem tem o nome de Tatiana. Muito exigente, a lendária bailarina e coreógrafa foi uma profissional e tanto na carreira de inúmeros profissionais como Aldo Lotufo, Berta Rosanova, Nora Esteves, entre muitos outros. Leskova chegou ao Brasil em 1944, mas foi a partir de 1950 que iniciou os trabalhos no Theatro Municipal.

“Dona Tânia é uma referência para a arte mundial e conhecê-la é uma grande honra. Essa homenagem feita pelo Theatro enaltece não só a pessoa Tatiana, mas todo seu trabalho em prol da instituição e do ballet. A ela todas as homenagens e aplausos”celebra a Presidente da Fun-

dação Teatro Municipal, Clara Paulino.

Para celebrar este momento histórico, no dia 8 de dezembro acontecerá uma homenagem pelos 100 anos de seu aniversário, com direito a uma surpresa dos solistas do Corpo de Baile do TMRJ e da direção do balé da casa, no tradicional Salão Assyrio.

“Uma honra estar à frente do Ballet do Theatro Municipal nesse momento e poder contribuir com esta homenagem, mais do que merecida, a nossa grande mestra Dona Tânia. Sua importância no mundo da dança é tamanha, que transcende a pessoa física, se tornando institucional. Um século de vida na qual dedicou a maior parte em prol da arte! O alimento da alma.” – destaca Hélio Bejani,

Regente Interino do Ballet do Theatro Municipal e Diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.

Tatiana coreografou grandes produções, como a ópera Izaht (1952) e o balé Descobrimento do Brasil (1960, juntamente com Eugenia Feodorova e depois em 1961, 1970, 1971, 1974 e 1987), de Villa-Lobos; o balé O Espantalho(1954), de Francisco Mignone; a ópera O Galo de Ouro, versão de M. Fokine, em 1963; a primeira apresentação completa de Giselle, em 1951, com a própria Tatiana protagonizando o espetáculo, e suas diversas remontagens no Municipal. Os mais recentes trabalhos no TMRJ foram: Sagração da Primavera (2013) e Les Sylphides/ Raymonda/Sagração da Primavera (2015).

PÁG.23 FOLHA DO CENTRO | ANO XXVII - Nº 3 0 9 - DEZEMBRO DE 2022 - DISTRIBUIÇÃO NO GRANDE CENTRO E ZONA SUL
Assessoria de Imprensa TMRJ: Cláudia Tisato 55 21 99256 7350 tisato.cultura@gmail.com Assessor Chefe de Comunicação TMRJ Felipe Gelani 55 21 99248 1577 gelani.tmrj@gmail.com

Assistência domiciliar, em casos clínicos de urgência, em modernas ambulâncias UTI-MÓVEL, mediante módica contribuição de R$ 0,60 por dia. Assistência jurídica de direitos previdenciários com mais de 10.000 processos revisionais ganhos.

Banco de Remédios, com medicamentos doados e recebidos gratuitamente. Reuniões de convivência.

Site: www.asaprev-rj.org.br Email: asaprevrjpresidente@gmail.com

-
C O N V Ê N I O S
DE IDOSO, APOSENTADO OU PENSIONISTA, É AQUI, NA
Tels.: (21) 2544-3396 | 2524-0407
Av. Rio Branco, 156
Salas 2021 a 2024 - Edifício Avenida Central - Centro - Rio de Janeiro
LUGAR
TEMOS: TUDO O QUE A ASAPREV-RJ FAZ, FAZ BEM. UM POUQUINHO DE CADA UM EM BENEFÍCIO DE TODOS.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.