Oeste Semanal Edição 86

Page 1

Dois dias de feira para a compra de imóvel ADE

Tiragem desta edição

L A AN

M E S

6.500

exemplares

A

ID

ST

Oeste

AC

PÁGINA 9

EM REV

I

Ano II ❑ Nº 86 ❑ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

Preço do exemplar

R$ 1,00

Mercado de máquinas agrícolas aquecido Bons preços da soja e do milho e juros baixos levam produtores a compras PÁGINAS 4, 5 E 6

HENRIQUE CABELO

TRATORES em pátio da Agrosul Máquinas, que em 25 de setembro último recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o título de Concessionário Classe Mundial, da John Deere, em Moline, Illinois, EUA.

As propostas das duas chapas que disputam a OAB PÁGINA 10

Bahia corre risco de perder áreas em divisas PÁGINA 7

PROCURANDO IMÓVEL? (77) 3628-6782 / 9116-0605


2

INFORMAÇÃO E OPINIÃO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

PREZADO LEITOR O MPF/BA e as iniciais A.H.S.M. e S. P. A. om o título “MPF/BA: prefeito eleito em Barreiras (BA), ex-prefeito e mais quatro são denunciados por crimes contra a Previdência Social”, o site do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) publicou a seguinte notícia: “O Ministério Público Federal (MPF) em Barreiras (BA) denunciou o ex-prefeito de Barreiras, A. H. S. M. - eleito novamente neste ano -, o ex-prefeito do município S. P. A. e mais quatro pessoas, por crime de apropriação indébita previdenciária. Os acusados desviaram cerca de 363 mil reais, corrigidos até 12 de julho de 2011, de contribuições que deveriam ser repassadas à Previdência Social. De acordo com a denúncia de autoria do procurador da República José Ricardo Teixeira Alves, em setembro e outubro de 2004, A. H. S. M., na condição de prefeito de Barreiras, com o auxílio do então secretário de Administração e Finanças e do responsável pela contabilidade do município, deixou de repassar à Previdência cerca de 96 mil reais. Em julho de 2005, S. P. A., também na condição de gestor da cidade, o responsável pela Secretaria de Administração e Finanças e o contador do município teriam cometido o mesmo crime, desviando aproximadamente 89 mil reais. Em ambos os casos, o dinheiro foi efetivamente descontado de pagamentos efetuados a segurados empregados, conforme a Notificação Fiscal de Lançamento e Débito nº 35.270.140-4. Pelo crime de apropriação indébita previdenciária, o MPF requer a condenação dos réus às penas previstas no artigo 168-A do Código Penal (que estabelece reclusão de um a cinco anos e multa), combinado com o artigo 71 (crime continuado) e 29 (concurso de pessoas), também do Código Penal”. --O texto, pelo que nele se lê, não informa a razão da citação dos réus apenas pelas iniciais de seus nomes. No mesmo dia 23, o site no MPF/BA divulgou notícia com o título “PRE representa contra Mário Kertész por propaganda em favor de Pelegrino envolvendo Jaques Wagner”, sem a preocupação de só usar iniciais. No site da Procuradoria Geral da República, que reproduz notícias dos MPFs nos estados, os personagens de Barreiras perderam as iniciais. Viraram prefeito e ex-prefeito. Enquanto não descobre a razão da não publicação dos nomes completos dos personagens suspeitos de não repassar ao INSS contribuições descontadas de funcionários, este Prezado Leitor desconfia que A. H. S. M. são as iniciais de  do ex-prefeito e prefeito-eleito de Barreiras Antonio Henrique de Souza Moreira e S. P. A. são as do ex-prefeito Saulo Padrosa de Almeida. --Dos demais suspeitos, sequer as iniciais na notícia publicada no site do MPF/BA. A observar, impropriedades como “os acusados desviaram”, quando cita A. H. S. M. e subordionados; “teriam cometido o mesmo crime”, quando se refere a S. P. A. e seus auxiliares; “os acusados desviaram cerca de 363 mil reais”, quando se refere a todos os réus. As orações ficariam corretas com o futuro do pretérito nos predicados verbais e sujeitos menos ocultos.

C

Presidência da Câmara Dois movimentos de bastidor de eleitos e reeleitos em torno da Câmara de Vereadores: um pela reeleição de Domingos Carlos Alves dos Santos, o Cabo Carlos, atual presidente, e outro para levar ao comando do Legislativo a única mulher eleita no último dia 12, Katerine Rios.

Por falar... ... em Katerine Rios, a vereadora eleita segue o chefe Oziel Alves de Oliveira: não respondeu nem sim nem não a pedido de

Publicação da Oeste Comunicação Integrada Ltda. Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – CEP 47.850-000 – Luís Eduardo Magalhães/BA Inscrição municipal 007132/10 CNPJ 12.835.627/0001-41 - Telefone (77) 3628-0686

oestesemanal@diariodooeste.com.br

entrevista feito por Oeste Semanal. Talvez um dia telefone ao jornal, como fez Oziel no dia da eleição, avisando a hora em que voltaria à Escola José Cardoso de Lima para votar. (Recordando: na primeira ida, o deputado esquecera de levar documentos).

Semana de apagões

Café com leite A Cacique, uma das maiores torrefadoras do Brasil, é uma xícara meio quente, meio fria. Entre os herdeiros do empresário Horácio Sabino Coimbra, uma parte entende que a companhia deve par tir para a consolidação de ativos no setor. No entanto, segundo uma fonte ligada à própria empresa,outros integrantes da família estariam dispostos a convidar para um cafezinho alguns dos grupos estrangeiros que batem regularmente na porta da Cacique. Procurada, a empresa negou a venda do controle.

Raiz dividida Surgiu um impasse entre Rubens Ometto e a Shell, sua sócia na Raízen. Ometto quer investir na produção de etanol no Caribe e na África. Os anglo-holandeses, por sua vez, acham que é a hora da Raízen ficar paradinha onde está. Se a Shell não ganhar a parada, é zebra. Consultada, a Raízen não quis comentar o assunto.

de Luís Eduardo Magalhães, foram causadas por defeitos em equipamentos da rede elétrica,  provocados pelas chuvas registradas na região”. Informou ainda a Coelba que “desde o início das interrupções, técnicos da empresa foram acionados e trabalharam para restabelecer o fornecimento de energia”. --Na quarta-feira, 24, outro apagão, que deixou o Centro, o Mimoso I e o Mimoso II sem luz. Um transformador explodiu na Rua Piauí, por volta das 17 horas, assustou quem estava por perto e a Strada placa HJA 8723, da empresa Multigrain, ficou chamuscada. Desta vez o blecaute durou menos. Por volta das 18h45, a energia começou a voltar. Na quinta, 25, mais um, mas desta vez sem relação com a Coelba. Incêndio em equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do blecaute que atingiu o Nordeste e parte do Norte do país, por volta das 23h15. A energia foi restabelecida a partir das 2h15 desta sexta-feira, 26. Na Bahia, segundo a Coelba, o apagão foi geral.

A propósito da nota Chuva traz apagão, publicada nesta coluna, na edição 85 de Oeste Semanal, a Coelba informou, em nota enviada ao jornal, que “as interrupções no fornecimento de energia elétrica registradas nos dias 17 e 18, no centro do município

● Leitor cobra a conclusão da quase pronta passarela sobre a BR, a construção da pro-

SÓCIOS-DIRETORES Antonio Calegari / Pedro Callegari

CIRCULAÇÃO Aroldo Vasco de Souza

REDAÇÃO João Penido (editor), Antonio Calegari, Luciano Demetrius Leite, Raul Beiriz Marques, Rafael Dias, Sebastião Nery, Tizziana Oliveira, Henrique Cabelo (fotógrafo e diagramação), Paulo Cezar Goivães (projeto gráfico)

IMPRESSÃO Imprima Editora & Gráfica Csg 09 – LOTE 03 – GALPÃO 03 – Taguatinga Sul – Distrito Federal – Fone (61) 3356-7654

PUBLICIDADE Juliana Cadore (77) 9988-0114

Jornal do Leitor

TIRAGEM* 6.500 mil exemplares *Tiragem jurada pela editora, comprovável quando da

Maggi, o head hunter O senador Blairo Maggi parece um head hunter. Estaria emplacando uma sucessão de nomes no segundo e no terceiro escalões do Ministério da Agricultura. As más línguas dizem que é a sua diretoria par ticular na Pasta da Agricultura.

Caterpillar A Caterpillar olha com entusiasmo zero para o projeto da Sotreq, sua maior revendedora no Sudeste, Centro-Oeste e Norte, de esticar os tentáculos para o Sul do país. Para os nor teamericanos, a empresa já tem poder demais na formação dos preços finais de seus equipamentos. Mais um pouco, vira “dona” da Caterpillar no Brasil. Procurada, a Caterpillar negou qualquer desavença com a Sotreq. Esta última, por sua vez, não se pronunciou.

www.relatorioreservado.com.br

metida segunda, acompanhadas das rampas de acessibilidade. Na primeira passarela, falta pouco: o primeiro degrau de um dos acessos está muito alto. ● Leitora pede a volta ao serviço da pediatra Maria Moura, demitida da Prefeitura. ● Leitora diz ter esperado 15 dias pelo aparecimento do queijo minas padrão em seu supermercado preferido, o Santo Antonio.

Apelo a São Pedro Outubro está indo e nada de a chuva chegar de vez. Só deu sinal há duas semanas e sumiu. Rezemos.

Correção Lorena Machado é o nome da jovem da foto, e não Lorena Barbosa, como constou na coluna Gente Jovem, na última edição de Oeste Semanal. ■

impressão do jornal, na Imprima Editora & Gráfica LTDA, a par tir das 23 horas das sextas-feiras e quando do início da distribuição das edições, na Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – Luís Eduardo Magalhães, a par tir das 7 horas da manhã dos sábados. As publicações da Oeste Comunicação – Oeste Semanal e DiariodoOeste.com.br não publicam matérias redacionais pagas sem caracterizá-las como Informe Publicitário. A Oeste Comunicação também edita o site online DiariodoOeste.com.br.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

3


4

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012 FOTOS DE JOÃO PENIDO

CHICO OLIVEIRA, diretor da Agrosul, revendedora John Deere

PEDRO HERSEN, diretor da CampOeste, revendedora Stara

O campo está comprando Mercado de máquinas e implementos agrícolas registra aquecimento; prazos de entrega esticam JO‹O PENIDO Da Redação de Oeste Semanal mercado de máquinas e implementos agrícolas está aquecido, devido sobretudo aos excelentes preços da soja vigentes neste ano, atualmente em torno de R$ 75 por saca e a R$ 60 para entrega futura (da soja que será colhida na atual safra), e também do milho, entre R$ 28 e R$ 30 por saca, que deixaram os produtores capitalizados. Revendedoras sediadas em Luís Eduardo Magalhães, que atendem a produtores rurais da região Oeste da Bahia e também do Tocantins, relatam esperar aumento de 8% a 20% nas vendas deste ano, sobre o ano anterior, já considerado bom. Três entre seis dirigentes de revendas ouvidos pelo jornal confidenciaram, em off, que o aumento no faturamento será ainda maior, superando 20% e podendo chegar a até 30%. Eles admitem que informam previsões menores, para não atiçar os concorrentes. A expectativa das revendas é de que faturamento do setor como um todo fique entre R$ 500 milhões e R$ 550 milhões este ano. Há apenas dois anos, em 2010, foi de cerca de R$ 400 milhões. As projeções das revendas de Luís Eduardo Magalhães estão muito acima do que tem constatado a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) em relação ao desempenho do mercado brasileiro. Em setembro, as vendas de máquinas agrícolas no país cresceram 5,5% sobre igual mês do ano passado. Foram vendidas 536 colheitadeiras – as máqui-

O

nas mais caras, que chegam a custar até R$ 1 maior do que o nosso, com safrinha cheia – milhão -, 5,1 mil tratores de rodas, 90 tratores assinala Pedro Hersen, diretor da de esteiras, 84 cultivadores motorizados e 378 CampOeste Máquinas Bahia Ltda., revenderetroescavadeiras. No entanto, no acumulado dora dos produtos Stara. de janeiro a setembro, as vendas cresceram Um segundo fator está contribuindo para o apenas 0,5%, ficando em 50,2 mil unidades. O aquecimento do mercado, nestes últimos crescimento mais expressivo, de 22,4%, ocor- meses do ano. Desde setembro, máquinas e reu na venda de cultivadores motorizados; tra- implementos agrícolas contam com condições tores de rodas tiveram alta de 1,1%; tratores de excepcionais de financiamento pela linha esteira, de 3%; e colheitadeiFiname-PSI do Banco ras, de 11%. Nacional de DesenRevendedores ressalvam, volvimento Econômico Juros da linha porém, que o aquecimento (BNDES), que vigorarão aperegistrado na região Oeste da nas até 15 de dezembro. Os Finame-PSI Bahia, é inferior ao de outras juros foram reduzidos de baixam de 5,5% a regiões do país. “Mercados fora 5,5% a 2,5%. “O prazo de pagadaqui estão melhores. Na mento é de até 10 anos, mas 2,5% ao ano para Bahia houve uma quebra no poucos conseguem este elevar vendas nos algodão. Em Minas Gerais, por prazo: em média, os tratores exemplo, que planta antes são financiados em seis anos e últimos quatro daqui, o mercado está mais as colheitadeiras em oito”, meses do ano aquecido”, diz Olmiro (Chico) assinala Fábio Martins, direFlores de Oliveira, diretor da tor da Jaraguá Bahia, revenAgrosul, maior revendedora dedora New Holland. John Deere do País, com participação de cerca A redução dos juros a patamares negativos de 50% nas vendas - ou seja, vende pratica- (praticamente a metade da inflação prevista mente a metade das máquinas e implementos para o ano, de 5,44%), foi uma das várias mediutilizados no Oeste baiano. (A quebra do algo- das do Governo Dilma na tentativa de reanidão foi de 21,1% em volume e de 26% no valor da mar a economia e salvar o desempenho do produção do Oeste da Bahia, segundo o último Produto Interno Bruto (PIB), que deve crescer levantamento da safra 2011/12 feito pela Aiba). apenas 1,54% este ano, segundo a última previ- Mato Grosso teve uma safrinha espetacu- são do mercado na pesquisa semanal Focus, do lar e muito bem remunerada. Minas e Goiás Banco Central. Na quarta-feira, 24, durante a também tiveram crescimento espetacular, inauguração do Salão do Automóvel em São

Paulo, a presidente anunciou a prorrogação da redução do IPI dos veículos até 31 de dezembro. A redução do imposto, que se encerraria no final de outubro, porém, não se estende às máquinas agrícolas, limitando-se aos veículos. Com os juros subsidiados pelo Governo, produtores rurais estão antecipando para estes últimos meses do ano compras programadas para 2013, relatam os revendedores ouvidos pelo jornal, ressalvando que vários dos contratos fechados agora por esta linha somente serão faturados em 2013, que deverá ser um ano ainda melhor. Há prazo de até 180 dias, após a liberação do crédito, para as indústrias entregarem os produtos. Ou seja, o produtor rural tem a possibilidade de obter o financiamento agora e de a venda ser faturada apenas em março do próximo ano, o que é outro atrativo da linha.

Prazos de entrega. Em virtude do aquecimento, muito superior ao que se esperava no início do ano, as indústrias não estão conseguindo atender toda a demanda. “As máquinas estão chegando com atraso às revendas, que deixam de vender dentro da normalidade, e, em alguns momentos, como agora, perdem vendas de última hora, uma vez que a janela de plantio no Oeste da Bahia é muito curta, concentrando-se nos meses de novembro e dezembro, no caso da soja”, diz Pedro Hersen, da CampOeste, que relata esperar aumento de 15% no faturamento deste ano. “Para as revendas, não é uma situação confortável”, assinala. ➧ Continua na página 5

TRANSPORTES

COMERCIALIZAÇÃO E TRANSPORTE DE GESSO AGRÍCOLA E CALCÁRIO. TRANSPORTE DE ALGODÃO E SOJA. (77) 3628-2317 transcerrado@uol.com.br

(77) 3628-0324 comercial@transcerrado.com.br

A maior e melhor linha de Implementos Agrícolas do Brasil Peças originais - Silobag Ipesa - Produtos Nogueira - Piccin Rua Kiichiro Murata, nº 388 Qd 28 Lt 04 Jardim Imperial - LEM - BA Fones: 77 3628-4780 - 3628-9605 - 3639-0189


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

CIDADE

5

FOTOS DE JOÃO PENIDO

FÁBIO MARTINS, diretor da Jaraguá Bahia, revendedora New Holland

O campo está... Continuação da página 4 - Em determinadas máquinas, as entregas estão demorando de 120 a 150 dias. Hoje, não temos nada disponível na fábrica; somente máquinas programadas (encomendadas) há meses estão sendo entregues normalmente – completa Hersen. Normalmente, compara, o prazo de entrega varia de 30 a 40 dias. A CampOeste foi a única das seis revendas visitadas pelo jornal na qual não havia nenhuma

máquina em exposição no pátio. Renato Menegon, diretor da Iropel, revendedora de implementos como pulverizadores da Jacto, plantadoras da Jumil e distribuidoras de calcário da Jan, que também relata esperar crescimento em torno de 15% no faturamento deste ano, afirma que o prazo de entrega, que normalmente varia de 30 a 60 dias, aumentou para 90 dias. - O prazo de entrega de produtos da linha

RENATO MENEGON, diretor da Iropel, revendedora das fabricantes Jacto, Jumil e Jan de tratores ainda está satisfatório, em torno de 30 dias, mas, na linha de pulverizadores, as entregas ocorrerão somente em fevereiro de 2013 – informa Alencar de Almeida Filho, diretor comercial da Missioneira Comércio e Representações de Produtos Agropecuários Ltda, revendedora Agrale, que vende também pulverizadores da Jacto e este ano agregou ao portfólio a linha de implementos da Kühn. Ele relata esperar crescimento de 20% este ano, e garante, sem pestanejar: “Este será um dos melhores anos de nossa história”. No entanto, o alongamento do prazo de entrega é minimizado por outras revendas ouvidas pelo jornal. Chico Oliveira, da

Agrosul, diz que “em cima da hora (da época de plantio) produtores não vão encontrar plantadeiras, mas as colheitadeiras de grãos estão com as vendas normais e as encomendas serão entregues até a época da colheita”. Chico Oliveira, que relata esperar aumento de 10% no faturamento neste ano, diz que “o mercado trabalha com compras programadas com antecedência, e a maioria das vendas ocorre durante as principais feiras do país, como a Agrishow e a Bahia Farm Show”. Assim, compras de última hora não têm peso expressivo no faturamento e atrasos pontuais na entrega de um modelo ou outro não significam problema. ➧ Continua na página 6


6

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012 FOTOS DE JOÃO PENIDO

ALENCAR DE ALMEIDA FILHO, diretor comercial da Missioneira, revendedora Agrale

FELIPE FACCIONI, diretor de Máquinas e Implementos da Lavrobrás, revendedora Valtra

O campo está... Continuação da página 5 “Há exagero da mídia em relação a isso (atrasos)”, disse Chico Oliveira. Felipe Faccioni, diretor de Máquinas e Implementos da Lavrobrás, revendedora da Valtra, e atual presidente da Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado da Bahia (Assomiba), diz que este ano o mercado está ainda mais aquecido do que no ano anterior, “quando já havia uma situação favorável de demanda” e que o alongamento do prazo de entrega limita-se a “alguns produtos que tiveram aumento de demanda maior que a expectativa da fabricante e que estão com entrega programada para janeiro ou fevereiro de 2013”. - Hoje existem máquinas para pronta entrega e outras para entrega em novembro e dezembro – completa Faccioni, que relata esperar aumento de 8% no faturamento da Lavrobrás neste ano. A previsão feita no início do ano, assinala, era de que o faturamento de 2012 apenas empataria com o de 2011. De acordo com Faccioni, a safra 2011/12 registrou preços recordes na soja e no milho, apesar da seca ocorrida no sul e no Nordeste. “Alguns produtores colheram bem, e quem colheu bem se capitalizou”, disse, acrescentando que a expectativa para a safra 2012/13, cujo plantio se inicia, é de clima estável na região Oeste. “Vai ser uma boa safra”, aposta. Ele adverte, porém, que os produtores precisam programar as compras, não as deixando para a última hora. “O produtor deve se perguntar o seguinte: Vou colher daqui a seis meses. Com qual máquina?”. Fábio Martins, diretor da Jaraguá Bahia,

logo o Pedido de Abertura de Crédito (PAC), para que as máquinas possam ser entregues até março, antes do início da colheita de soja. Na mesma linha, Felipe Faccioni, da Lavrobrás, alerta que restam menos de dois concorda que este ano o prazo de atendi- meses para solicitar o financiamento pois a mento de encomendas pelas indústrias linha PSI, cujas operações começaram em aumentou em relação ao ano anterior, mas setembro, fecha em 15 de dezembro e os ressalva que é difícil dizer qual é este prazo, juros de 2,5% ano não deverão ser manti“pois cada concessionária falaria uma data”. dos no próximo ano. Faccioni afirma que em decorrência da - Hoje, os prazos de entrega (na Jaraguá Bahia) são mais longos. Em torno de 60 dias, redução dos juros alguns produtores já em média, para todas as máquinas, mas estão antecipando compras anteriormente variando de acordo com o modelo. Há, por programadas para 2013, mas acrescenta exemplo, tratores da mesma potência, mas que em geral os produtores estão aproveicom cinco ou seis características diferentes, tando pouco a oportunidade. “Os juros de que têm prazos de entrega maiores ou meno- 2,5% vão acabar”, adverte, lembrando que no início da década os juros res, conforme a encomenda. da linha Moderfrota estaFábio Martins reconhece vam em 13,5% ao ano, baique é difícil conseguir um xando em meados da décatrator em cima da hora, “até Produtores da para 9,5%. porque o financiamento precisam fazer A rapidez é necessária demora a ser aprovado também devido ao prazo pelos agentes financeiros”, ecomendas logo que os agentes financeiros mas ressalva que “para nós para aproveitar do BNDES levam para apro(da Jaraguá) o prazo de os juros negavar pedidos de crédito. “A entrega nem é tão longo, burocracia é grande e um porque fazemos programativos, que vão financiamento leva cerca de ção com antecedência; os só até dezembro dois meses para ser aprovapedidos são enviados à do. Por isso, o momento de fabricante com seis meses comprar é agora”, diz Fábio de antecedência”. Martins, da Jaraguá Bahia. Urgência. Chico Oliveira destaca que “o Porém, Chico Oliveira, da Agrosul, diz que ano de 2012 já começou com boa venda de para quem já é cliente de um banco que tramáquinas, mas houve um fator novo”, que balha com a linha Finame-PSI a aprovação foi a redução dos juros da linha Fineme-PSI sai em cerca de 30 dias, e que esta é a tendo BNDES de 5,5% para 2,5%, a partir de dência dos bancos. setembro passado. “O agricultor que necesPedro Hersen, da CampOeste, por sua sita de financiamento especial está procu- vez, alerta que, como as margens de lucro rando esta linha”, disse. das operações dos bancos também dimiO diretor da Agrosul alerta que o produtor nuíram com os juros menores, tornando os que tem interesse em adquirir máquinas empréstimos menos 0rentáveis, os agentes com os juros de apenas 2,5% precisa fazer financeiros do BNDES “estão segurando a liberação de recursos”. Este seria mais um motivo para a necessidade de entrar logo Falar com: com os pedidos de financiamento.

Francisca Américo Vanessa

Novidades na tecnologia A região Oeste da Bahia tem uma agricultura altamente tecnificada. Os produtores utilizam os maiores equipamentos em nível nacional e internacional, como tratores com potência superior a 500 cavalos. Com tecnologia avançada, um trator grande, que custava de R$ 800 a R$ 1 mil por cavalo, agora custa de R$ 1 mil a R$ 1.300 por cavalo. O preço maior, devido também à alta do dólar, é compensado por aumentos expressivos na produtividade. Abaixo, alguns exemplos de novas tecnologias chegadas ou a chegar à região: ● A Stara introduziu este ano em todas as suas plantadeiras a vácuo o sistema de plantio “precision plant”, importado dos Estados Unidos. O plantio ocorre de grão a grão, eliminando falhas, o que proporciona maior produtividade na colheita. A empresa, fabricante também de GPS, lançou o Top 400, um dos mais avançados do mercado, que tem 14 funções,. Também lançará em janeiro do próximo ano a primeira máquina com multisensores de solo do mercado brasileiro, que faz três leituras em uma só operaçao: as de PH, matéria orgânica e condutividade elétrica. Atualmente, no mercado brasileiro, só há máquinas com sensores de plantas. ● A Jacto lançou este ano uma linha de pulverizadores automotrizes, com produtos mais adaptados à região Oeste. O Uniport 3030 vem com uma estação meteorológica embutida. A máquina tem fechamento bico a bico, o que gera economia na aplicação de defensivos e melhor gerenciamento das aplicações.

SALÕES ALUGAM-SE www.casadaspedrasba.com.br astradiotti@uol.com.br

Ao lado das Lojas Americanas

Alugo três salões comerciais de laje. Na Avenida Ayrton Senna, lote 16, quadra G7, próximo ao Mercado Municipal. Tratar pelos fones (77) 9903-7281 e (74) 9197-8380.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

AGRONEGÓCIO

7

ARQUIVO/HENRIQUE CABELO

Litígio em divisas da Bahia pode ter desfecho ruim para o estado CATARINA GUEDES Da Assessoria de Imprensa da Aiba desfecho de um conflito secular envolvendo os estados da Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Piauí, pode estar próximo. Trata-se do impasse, que culminou em um longo litígio sobre a delimitação legal de divisas entre estados. Para os agricultores do Oeste da Bahia, a audiência de conciliação, marcada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, no dia 13 de novembro, em Brasília, com os representantes de cada estado envolvido, dentre eles governadores e secretários, é uma oportunidade ímpar para rever e consertar equívocos do passado. O objetivo do STF é que se chegue a um consenso sobre a Ação Cível Originária (ACO) 347, que estabelece como limite entre os estados o chamado divisor de águas, cujo levantamento foi executado pelo Exército Brasileiro, com custeio financiado pelos estados. Os agricultores do cerrado baiano, representados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), defendem que o marco natural para delimitar os estados

O

dever continuar sendo o acidente geográfico, a Serra Geral, nem sempre coincidente com o divisor de águas. Por isso, municiaram o governador Jaques Wagner com argumentos para defender a manutenção da delimitação das divisas originais, já que ele deverá estar presente na reunião do STF. “Basta uma olhada no mapa do Oeste da Bahia para entender que o limite pelo divisor de águas trará mais problemas que soluções. Hoje, considera-se como limite a escarpa da Serra Geral. Mas, em alguns pontos, o divisor de águas está antes da escarpa. Nesses casos, criam-se ‘ilhas’, nas quais áreas que pertenciam à Bahia passam a ser de estados como Goiás, ou Tocantins, ficando totalmente isoladas, sem qualquer acesso para os seus novos administradores, pois, entre eles, existe uma serra no meio. A gestão deixa de ser da Bahia, mas o estado vizinho não tem como administrar lá”, exemplifica o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt.

Consequências desastrosas. Estudo promovido pela Aiba indica que a perda em extensão de terras da região para estados

Pecuária perde área e usa tecnologia Nos próximos dez anos, para cada 10 quilos de aumento no consumo mundial de carne, 3 quilos deverão ser produzidos no Brasil. Além de garantir o suficiente para atender essa demanda, a pecuária terá que disponibilizar área para a expansão da agricultura. No ritmo atual de uso de tecnologia e crescimento de produtividade, a pecuária destinaria 8,6 milhões de hectares de pastagens para a agricultura. No entanto, projeções da Agroconsult apontam que, até 2022, as atividades de grãos, cana-de-açúcar e florestas plantadas exigirão 15,3 milhões de hectares novos. A expectativa da Agroconsult é de que 82% dessa área – 12,5 milhões de hectares – venham de pastagens e apenas 18% - 2,8 milhões de hectares – de supressão de vegetação nativa, ficando clara a necessidade de a pecuária aumentar o ritmo com que vem agregando tecnologia e incremento de produtividade. A integração lavoura–pecuária–florestas é uma tendência que vem se confirmando na amostragem do Rally da Pecuária, expedição técnica que percorreu, entre agosto e outu-

bro de 2012, 52 mil quilômetros por nove Estados, que representam 75% do rebanho bovino e 85% da produção de carne. O levantamento identificou que 11% das áreas visitadas já estão cobertas com agricultura ou reflorestamento. Nas entrevistas, 86% dos produtores querem reformar 14,5% das pastagens ao ano; desses, 34,7% pretendem usar agricultura no processo de reforma. Há algumas limitações técnicas de produtividade em grande parte das pastagens. Um dos fatores limitantes para a produtividade agrícola de alta performance – a altitude – indica que somente 17,8% das pastagens amostradas estão em altitudes elevadas. Isso indica que a produtividade nessas regiões da integração lavoura-pecuária pode ficar aquém das expectativas dos produtores. Apesar dos inquestionáveis benefícios da integração, as alternativas de melhorar diretamente as pastagens são viáveis e desejáveis. No entanto, o levantamento do Rally da Pecuária 2012 identificou que apenas de 3% a

vizinhos será da ordem de 95,3 mil hectares. Todos eles, em área de grande desenvolvimento agrícola. Entretanto, de acordo com Pitt, os prejuízos vão além dos territoriais e econômicos. “Isso vai acarretar conflitos sociais, fundiários e ambientais, e eles são muito maiores do que os ganhos que os estados SÉRGIO PITT terão”, adverte. Um dos exemplos mais evidentes dos problemas é o que pode acontecer com a Vila do Rosário, distrito de Correntina, na Bahia, que poderá passar a fazer parte de Goiás. “A titularidade das terras continua a ser dos proprietários atuais, mas a administração delas passará a ser do estado de Goiás. Isso é um contrassenso. Os licenciamentos ambientais que eram da competência da Bahia, com a entrada de mais um estado, por força da Lei complementar 140/2012, que definiu as competências dos entes federativos, passam a ser Federais, a cargo do Ibama. Muito mais complexo. Além disso, o cidadão que nasceu baiano será goiano porque uma lei definiu assim? É uma divisão da Bahia, sem plebiscito”, argumenta Pitt.

História. As disputas de terras na linha limítrofe dos estados da Bahia, Goiás e Tocantins, tanto a nível particular, quanto público, datam dos anos 1919/1920, quando Bahia e Goiás 7% dos pastos precisariam de reforma imediata. Entre 16% e 20% da área podem passar por recuperação (sem revolvimento do solo) que, em média, custa aproximadamente 60% do valor de uma reforma. Essa observação permite concluir que há um espaço enorme de oportunidades para o produtor economizar adotando técnicas economicamente mais eficientes para lidar com as pastagens.

Confinamento. A maneira como o pecuarista lida com o pasto, conforme a amostragem, já aponta a propensão para adotar mais tecnologia. Dos produtores entrevistados, 42% fazem fertilização, das pastagens em superfície, em alguma medida. Essa é uma das razões que tornam o confinamento uma ferramenta necessária, pois permite o aumento de tecnologia nas pastagens. Na amostra foram identificadas 549 mil cabeças confinadas, que representam um aumento de 6% em relação ao confinado pelos mesmos produtores no ano passado. Desse total, 88,5% são usados como estratégia de terminação nas propriedades. Com relação aos índices zootécnicos, os dados de 2012 ficaram bem próximos aos observados em 2011, porém um pouco inferiores. Isso não deve ser interpretado como piora nos níveis tecnológicos, mas sim como uma melhora na amostragem e no rigor estatístico da formulação dos questionários. Além dos avanços no uso de confinamento e de IATF (Inseminação Artificial em Tempo

acordaram definir suas terras extremantes pelo divisor de águas das bacias dos rios Tocantins e São Francisco, nem sempre coincidente com as escarpas da serra que visualiza a distinção geográfica dos estados envolvidos. Naquela época, a inexistência dos instrumentais modernos e precisos de demarcação territorial acentuou o litígio entre posseiros e proprietários nos pontos mais críticos ou indefinidos, envolvendo as Justiças Estaduais dos estados envolvidos, com destaque à região de Posse (GO). Um levantamento acordado por Goiás e Bahia no início dos anos 80, permitiu um primeiro levantamento da divisa, aceito inclusive pela Bahia, mas não concretizado no plano legal por resistência de Goiás. Este fato levou o Estado da Bahia a propor, junto ao Supremo Tribunal Federal, com competência exclusiva, a ACO (ação civil originária) 347, em 1986. Na época, a Aiba propôs-se a participar como assistente no processo, dando ao Governo da Bahia informações e suporte para subsidiar a defesa do estado. A proposta, contudo, foi negada pelo governo baiano, que alegou que a entrada dos produtores poderia dificultar o processo. A Aiba agravou a decisão, continuando no processo até hoje. “O Estado não indicou nem mesmo um perito para acompanhar o levantamento elaborado pelo Exército”, lembra Sérgio Pitt.

Fixo), o Rally constatou que 64% dos produtores usam sal proteinado na seca e 44,5% no período chuvoso. A propensão dos pecuaristas em implementar tecnologias como essas confirma o cenário traçado pela Agroconsult para os próximos dez anos. O suporte das áreas de pastagens deverá aumentar de 12% a 15%, enquanto a produtividade por área aumentará na ordem de 40% a 45% no mesmo período. “O Rally da Pecuária 2012 atingiu uma amostragem me-lhor, se comparado a de 2011. Mesmo assim não é possível diagnosticar a pecuária nacional, estimando uma média. A resposta que conseguimos é “para onde a pecuária está indo”, diz Maurício Palma Nogueira, coordenador da expedição.

Radiografia.Único levantamento in loco das principais regiões de cria, recria, engorda e confinamento do país, o Rally contou com cinco equipes técnicas que colheram informações para formar uma completa e extensa base de dados, tornando-se assim uma radiografia do setor no país. “A falta de informações na pecuária e o excesso de números contraditórios baseados no “pode ser” e no “talvez” representam um risco enorme na formulação de decisões por quem opera no setor antes, dentro e depois da porteira.  A experiência dos últimos dois anos mostrou que é viável melhorar as estatísticas do campo”, disse André Pessôa, diretor da Agroconsult, que organiza a expedição junto com a Bigma Consultoria.


8

AGRONEGÓCIO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012 EMBRAPA

Tecnologias para expansão do café em áreas do Cerrado Flávia Bessa Da Assessoria de Imprensa da Embrapa ara cumprir o desafio de produzir café de qualidade no Cerrado brasileiro – que ocupa mais de 200 milhões de hectares, distribuídos nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e Distrito Federal - a Embrapa Cerrados, com recursos do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, juntou esforços em projetos multidisciplinares e desenvolveu tecnologias inovadoras para essa região, caracterizada por estiagens prolongadas e solos de baixa fertilidade. A Embrapa Café e a Embrapa Cerrados são unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

P

Estresse hídrico. A primeira delas é a irrigação de café com estresse hídrico (suspensão da irrigação) controlado, que veio para contradizer a ideia segundo a qual a irrigação durante o ano todo faz parte do manejo tradicional de cafeeiros no Cerrado. Essa tecnologia de manejo de água na agricultura irrigada já foi validada não só em experimentos como também em fazendas produtivas de várias regiões brasileiras. “Partimos da teoria de que as necessidades fisiológicas das plantas devem ser respeitadas, caso contrário, tem-se grande variação anual da produtividade, como bienalidade acentuada e desuniformidade na maturação dos frutos, devido à ocorrência de múltiplas floradas”, explica o pesquisador e gerente de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Café, Antonio Guerra. A tecnologia, além de revolucionar a prática tradicional da irrigação frequente e continuada, garante mais produtividade, mais qualidade e menor custo, sendo alternativa para a sustentabilidade da cafeicultura no Cerrado. “A pesquisa demonstrou ser possível a aplicação de estresse hídrico controlado na estação seca do ano, na época

VENDO/PERMUTO

FA Z E N D A

LUIS EDUARDO MAGALHÃES/BA ● AREA TOTAL:1390 HA ● ÓTIMA LOCALIZAÇÃO - BR242 LEM/BA-460 ● ÁREA 100% PLANA ● APTIDÃO SOJA/MILHO/ALGODÃO ● RESERVA LEGAL AVERBADA

TEL: (11) 3501-2240/ (11) 99452-2878 E-MAIL: MARCELO@QUATTROP.COM.BR

certa e com magnitude adequada, para sincronizar, uniformizar o desenvolvimento dos botões florais e, consequentemente dos frutos, o que garante café de mais qualidade”, disse Guerra. A nova tecnologia superou definitivamente a desconfiança por parte dos produtores, que acreditavam que, com a suspensão da irrigação durante 70 dias para submeter as plantas ao estresse hídrico moderado, os cafeeiros não cresceriam e as lavouras ficariam depaupe- CAFÉ NO CERRADO: mais competitivo e sustentável com novas tecnologias. radas. “Os cafeeiros submetidos ao estresse controlado não só cresceram mais como se Uma peculiaridade do manejo do mato com apresentaram em melhores condições para a corrente crítica que buscou repensar o sissafra seguinte. É o chamado crescimento com- tema produtivo do cafeeiro para torná-lo a braquiária é que seu sistema radicular é extrepensatório, um estímulo ao crescimento após o mais eficiente, competitivo e sustentável. mamente desenvolvido, ajudando na estrutu“O estudo questionou os critérios de reco- ração do solo e dificultando que ocorra erosão. reinício das irrigações”, explica o pesquisador. Segundo enfatiza Guerra, a prática do mendação de adubação fosfatada no cafeei- “Cada vez que se roça a braquiária, ocorre a estresse hídrico controlado não custa nada ro que, por muitos anos, foi considerado morte de raízes da gramínea que irão se mais ao produtor e ainda traz redução dos uma planta que não respondia à aplicação decompor com o tempo e ajudarão a aumentar custos de água e energia, em média de 33%, de altas doses de fósforo. E comprovou que a o teor de matéria orgânica no solo e sua estrueconomia no processo de colheita, inclusive adição do fósforo traz benefícios para a turação. Por esses fatores, a braquiária tem se com mão de obra, e uma visão sustentável do planta tanto em solos de média a alta fertili- adaptado muito bem a esse sistema”. Segundo o pesquisador, o incremento na agronegócio tanto do ponto de vista ambien- dade como também em solos de baixa fertital como da competitividade. “O uso do lidade, como os do Cerrado, onde a planta adubação em caso do manejo com braquiáestresse hídrico controlado para uniformiza- responde com grande intensidade”, pontua. ria pode ser necessário em solos pobres e Além disso, a nova tecnologia questionou inadequadamente corrigidos. “Essa gramíção de florada do cafeeiro e, consequentemente de maturação, é um processo tecnoló- o conceito de que a bienalidade do cafeeiro nea tem uma alta relação carbono/nitrogêgico que também permite a obtenção de 85% era uma questão intrínseca da planta de café nio e decomposição lenta. Assim, os ou mais de frutos cerejas no momento da e indicou que é mais uma questão de manejo, microorganismos retiram nitrogênio do colheita, maximizando a produção de cafés sendo possível com práticas agrícolas ade- solo para fazerem sua decomposição. especiais, de maior valor de mercado. Além quadas reduzir sua intensidade e manter Como os solos corrigidos de cafezais são, disso, garante redução de 20% para 10% de uma produção mais equilibrada, com maior em geral, férteis e com teores médios a uniformidade na maturação, altos de matéria orgânica, não é necessário grãos mal formados e de 40% grãos vigorosos e sadios e incrementar nenhuma adubação para o na operação de máquinas. É a um menor custo de pro- café, porque o estoque de nutrientes no viabilização e a otimização da dução. “É uma revolução no solo suporta a decomposição da braquiária cafeicultura irrigada no Estresse hídrico, sistema de adubação do sem desequilibrar o sistema”. Cerrado brasileiro”. adubação Guerra acrescenta que os microorganismos cafeeiro”, completa Guerra. Na fazenda Lagoa do Oeste, As pesquisas sobre o com- retiram nitrogênio do solo para decompor a na Bahia, a tecnologia foi valifosfatada e uso portamento do fósforo no braquiária, mas de forma lenta e contínua e, dada e atualmente é uma inode braqueária cafeeiro puderam ser intensi- conforme ela vai sendo decomposta, esse vação importante. De acordo nas entrelinhas ficadas a partir do desenvolvi- nitrogênio volta para o café disponibilizado com o consultor técnico e mento da tecnologia do pela matéria orgânica. engenheiro agrônomo Guy mudam forma de Assim, a partir desses três exemplos de tecestresse hídrico controlado. Carvalho, o manejo da água produzir café “Existia uma demanda cres- nologias desenvolvidas por instituições parcom o uso do estresse hídrico cente por informações sobre a ticipantes do Consórcio Pesquisa Café, podecontrolado e com o programa influência da adubação fosfa- se dizer que, apesar de haver sistemas produde monitoramento de irrigatada no desenvolvimento, tivos atuais nos quais há conhecimentos conção foi testado e aprovado. "É uma quebra de paradigma. As vantagens são vigor das plantas e pegamento da florada. siderados prontos e definitivos, como é o caso evidentes e fazem a diferença no bolso do Além disso, existia a ideia de que o nível de fós- da necessidade de irrigações com alta freprodutor, tornando seu negócio mais compe- foro observado nas análises do solo de alguma quência, a bienalidade na produção do café e forma não representava o que realmente esta- a baixa exigência de fósforo dos cafeeiros titivo e sustentável", destaca. va disponível para os cafeeiros. Os resultados adultos, o papel da pesquisa é buscar inovaAdubação fosfatada. A irrigação contro- demonstram que o ajuste nutricional é neces- ção permanente diante dos novos desafios e lada aliada à adubação equilibrada permitiu sário também nas lavouras de sequeiro”, con- apontar ainda mais soluções e alternativas um retorno financeiro de até R$ tinua o pesquisador. para a cafeicultura brasileira. “Esse é o nosso 7.656,50/ha. Esse resultado foi obtido com a papel, indagar-se constantemente para que Braquiária nas entrelinhas. Outra tecno- estejamos sempre atuais”, conclui Guerra. união de outro estudo de pesquisa também financiado pelo Consórcio Pesquisa Café e logia que representa mudança de paradigma é Consórcio. O Brasil desenvolve o maior prorealizado pela Embrapa Cerrados: aduba- o cultivo de braquiária nas entrelinhas dos ção fostatada em café. Da mesma forma que cafeeiros, um casamento perfeito também grama mundial de pesquisas em café, o o estresse hídrico, essa tecnologia também realizado pelas pesquisas da Embrapa Programa Pesquisa Café, coordenado pela não tinha amparo na literatura científica Cerrados no âmbito do Consórcio Pesquisa Embrapa Café. Essa rede integrada de pesquisa até então e representou mais uma mudança Café. “Braquiária e café combinam sim. A bra- é possível graças ao Consórcio Pesquisa Café, de ponto de vista. “Hoje, sabe-se que há res- quiária faz a ciclagem de nutrientes, notada- que reúne dezenas de instituições brasileiras posta à adubação de fósforo em cafeeiros e, mente o fósforo, ajudando na sua disponibili- de pesquisa, ensino e extensão estrategicamenem geral, essa tecnologia é usada em con- dade para as plantas e o controle de erva dani- te localizadas nas principais regiões produtojunto com a irrigação, mostrando sinergia. nha, diminuindo o requerimento de roçagem ras do País. Seu modelo de gestão incentiva a Há também expressivo aumento de produ- e a aplicação de herbicida. Além disso, visivel- interação entre as instituições e a união de tividade como resposta, mais energia, vigor mente não prejudica a planta e potencializa a recursos humanos, físicos, financeiros e matemultiplicação de micorriza natural, facilitan- riais, que permitem elaborar projetos inoe sanidade das plantas”, adianta Guerra. Para ele, contribuiu para abandonar a do a absorção de nutrientes, água e produzin- vadores. A evolução da cafeicultura brasileira, ideia de que o cafeeiro não responde positi- do biomassa, o que melhora a qualidade do ao longo dos últimos anos, comprova a imporvamente à aplicação de fósforo no solo em solo e fixa carbono da atmosfera. É uma tec- tância dos trabalhos de pesquisa. ➧ Continua na página 18 sua fase de produção a visão de uma nova nologia sustentável”, explica Guerra.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

CIDADE

9

HENRIQUE CABELO

A hora da compra da casa própria DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL

Terramac ● Lançamento do Loteamento Luar do Oes-

uem pretende adquirir terreno e construir moradia, comprar casa ou apartamento na planta ou já pronto, ampliar ou reformar sua residência, tem este sábado, 28, e este domingo, 28, para fechar negócio, na 2ª Feira da Casa Própria, realização da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem), em parceria com a Caixa Econômica Federal. O funcionamento da feira vai das 9 às 18 horas, no Quatro Estações Hall. Vans sinalizadas com adesivos da feira percorrerão a Cidade nos dois dias, fazendo o transporte gratuito. A compra de imóvel é desburocratizada. O visitante, munido de comprovante de rendimento e de residência, carteira de identidade e CPF, seus e da esposa, além de certidão de casamento, se casado, poderá sair da feira com negócio acertado. A Caixa fonanciará desde imóveis populares, como unidades do programa Minha Casa, Micha Vida, a imóveis de luxo. As taxas de juros vão de 5% a 11% ao ano, mais Taxa Referencial (TR), atualmente zerada. O Fundo de Garantia do comprador do imóvel pode ser utilizado. Os prazos de pagamento podem chegar a 35 anos. Durante a feira, os visitantes também poderão adquirir e financiar material de construção e móveis.

Q

te, com sinal de R$ 1.200,00 e 120 prestações a partir de R$ 299,00, para lotes de 200 m2; ● unidades do residencial Salvador, condomínio fechado de casas com 3 dormitórios; ● casas em construção no Florais Léia, para serem entregues em abril de 2013; ● casas modulares Fischer; ●- residências de alto padrão em Luís Eduardo, Salvador e no Complexo de Sauípe. Bella Vista Imóveis ● Terrenos nos loteamentos Sol Nascente

e Trpical Ville II, com preços a partir de R$ 25.200,00 . Carig

ALEXANDRE FERREIRA DE CARVALHO

Depois do Luar do Cerrado, o Luar do Oeste DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL

● Terrenos financiados com parcelas men-

A Terramac Empreendimentos Imobiários e a Colorado Empreendimentos Imobiliários fazem pré-lançamento, na 2ª Padrão Imóveis HENRIQUE CABELO ● Terrenos comerciais e resiFeira da Casa Própria, do Luar do Oeste, denciais; casas no  no Bosque loteamento às margens da BR 242, entre a dos Ipês, a partir de R$ 90.00,00;   fábrica da Bunge e o Centro Industrial de ● apartamentos entre R$ Luís Eduardo Magalhães. São 1.174 lotes a 500.000,00 e R$ 600.000,00. partir de 200 metros quadrados, com sinal de R$ 1.200,00 e 120 parcelas mensais a partir Capital Imóveis de 299,00, corrigidas anualmente pelo Índice ● Casas enquadradas no Geral Preços do Mercado (IGP-M). Minha Casa, Minha Vida, entre Alexandre Ferreira de Carvalho, diretor R$ 95.000,00 e R$ 115.000,00. da Terramac, espera que o Luar do Oeste tenha igual sucesso de venda do loteamenMulti Imóveis to Luar do Cerrado, cujos 925 lotes foram ● Terrenos nos loteamentos todos comercializados em setembro, ainda Altos do Cerrados e Campo na fase de pré-venda. Ofertas. Veja ofertas de imó- RONEI DE JESUS Elíseos, além de casas no Alto “Tivemos demanda de 120%”, diz Aleveis de construtores, imobiliádos Cerrados, a partir de R$ xandre, que atribui o sucesso da comercializarias e corretores que estarão na 139.000,00. ção rápida à localização do Luar do Cerrado 2ª Feira da Casa Própria: (próximo à Cidade Universitária), à infraestruImobiliária Dimensão tura prevista, ao preço dos terrenos, às condi● Casas no valor de R$ 105.000,00, que se Solyda Construtora ções de pagamento e à equipe de vendas. ● Loteamento Campos Belos, em Roda enquadram no Minha Casa, Minha Vida; outCronograma. Alexandre diz que as obras Velha - lotes residenciais/comerciais, com ras residências e apartamentos. de infraestrutura – asfaltamento, redes de 288m2, a partir de R$ 25.000,00; ● loteamento Campos Elíseos, em Luís energia, água e esgoto, praças etc -dos dois GE5-Tropical Ville ● Terrenos, casas populares e de médio e Eduardo, próximo ao Hiper Santo Antônio e loteamentos já se iniciaram e devem ficar ao CTG - lotes residenciais/comerciais, de alto padrões e apartamentos em planta. prontas até o final de 2013, um ano antes do 264m2 a partir de R$ 48.000,00; previsto no projeto aprovado pela ● loteamento Alto dos Cerrados, em frente Vista Imóveis Prefeitura. ● Lotes comerciais no Jardim das Acácias, à Câmara de Vereadores de Luís Eduardo “Vamos antecipar o cronograma das lotes residenciais/comerciais, de 250m2, a com infraestrutura. Entrada facilitada e obras para acompanhar o ritmo acelerado financiamento em 120 meses; partir de R$ 45.400,00; das vendas”, afirma o executivo. ● loteamento Cidade do Automóvel, na ● casas no Jardim Alvorada e no Alexandre ressalta que os dois loteamensaída para Barreiras - lotes comerciais, de Residencial 90, a partir de R$ 90.000,00, que tos terão ruas com no mínimo nove metros 600m2, a partir de R$ 97.200,00. se enquadram na Minha Casa, Minha Vida. de largura. Com as calçadas, ficam com no ● casas no Conjunto Cidade Alta, no mínimo14 metros. Montagem. Ronei de Jesus Ferreira, Loteamento Campos Belos, em Roda Velha, Outros Empreendimentos. Durante a gerente do Quatro Estações Hall, disse a com tamanhos entre 55m2 e 79m2; ● 124 casas no conjunto Residencial Alto Oeste Semanal, na quinta-feira, 25, que os 25 feira, nestes sábado e domingo, a Terramac dos Cerrados, com unidades a partir de stands da feira ficariam prontos até a noite de também apresentará o Residencial 80m2. sexta-feira, 26. “Temos 12 homens traba- Salvador, no Mimoso I. São casas com suíte A empresa informa que oferecerá condi- lhando na montagem”, disse. e dois quartros em condomínio fechado, o ções especiais de pagamento. Residencial 90 ● Lotes industriais - R$ 250,00 o m2 à vista; ● lotes comerciais - R$ 150,00 m2 à vista; ● lotes residenciais - R$ 130,00 m2 à vista; ● terrenos nos loteamentos Cidade

Universitária II - R$ 165,00 o m 2 à vista; Novo Horizonte - R$ 165,00; Rio Verde Vida R$ 165,00 o m 2. Os terrenos também podem ser financiados em até 120 meses; ● casas em concreto armado,  no Parque São José, de R$ 100.000,00 a R$  115.000,00, com 2 quartos, sala ,banheiro, cozinha, financiáveis pelo Minha Casa, Minha Vida.

sais a partir de R$ 391,00.

mais novo projeto no bairro. Na feira, informa Alexandre, a Terramac terá espaço do Terramac Prime, para comercialização de imóveis de alto padrão em Luís Eduardo, Salvador e na Costa de Sauípe. Estarão à venda apartamentos do edifício Bella Vita Residence, que está sendo construído em frente à Praça do Jardim Paraíso, pela Fortec Engenharia de Santa Catarina; apartamentos no Cloc Marina Residence, com vista para a Baía de Todos os Santos, em Salvador, empreendimento da Nova Dimensão Incorporadora; e casas de luxo no Condomínio Quintas de Sauípe, no Complexo Costa de Sauípe, litoral Norte da Bahia, construído pela Odebrecht Realizações Imobiliárias.

Casas modulares. A Terramac apresentará na feira, também, casas modulares Fischer, de 39 e 45 metros quadrados, que, com radier (base) pronta, podem ser erguidas em 14 horas. “Vamos montar duas casas modulares, uma no Luar do Cerrado, durante a feira, e, na semana seguinte, outra no Luar do Oeste. Interessados poderão ver a montagem das casas”, diz Alexandre. As casas são projetadas de modo que possam ser ampliadas futuramente. Condomínios. O diretor da Terramac acrescenta que a empresa elabora projeto de casas em condomínios fechados em Luís Eduardo Magalhães, com o diferencial de escolha de projeto pelo comprador. “O pretendente poderá escolher o modelo de sua futura casa, alterá-lo, e acompanhar a construção, sem se preocupar com mão-deobra”, conclui Alexandre. ■


10

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012 ARQUIVO PESSOAL

HENRIQUE CABELO

Propostas das duas chapas que disputam a OAB DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL

dos advogados; ● busca de melhorias para a Comarca, uas chapas disputarão o comando da como aumento de servidores e aumento de Subseção de Luís Eduardo Magalhães juízes, com a consequente instalação das da Ordem dos Advogados do Brasil demais varas (cíveis e criminais); ● busca da instalação da Vara do (OAB), nas eleições de 23 de novembro: a OAB Atitude, que tem como candidatos Trabalho em Luís Eduardo Magalhães ou, Abél Cesar Silveira Oliveira (presidente), no mínimo, a instalação de um Posto Gilvan Antunes de Almeida (vice-presi- Avançado da Justiça do Trabalho; ● inicio da construção da sede da subsedente), Regiane Gonçalves Ferrato da Silva (secretária-geral), Cristhiano Becker ção em terreno já doado pelo Município; ● ampliar o atendimento aos advogados Cechet (secretário adjunto) e Carlos da Comarca, inclusive junto Eduardo Fior (tesoureiro); à CAAB - Caixa de e a Democracia e Trabalho, Assistência dos Advogados que tem como integrantes do Estado da Bahia; Carlos Cesar Cabrini (presiChapas têm ● cursos e palestras sobre dente), Josias Garcia pontos comuns temas atuais ligados diretaRibeiro (vicemente à profissão; presidente),Patrícia em objetivos, ● pleitear, juntamente Cardoso da Silveira (secrecomo a conscom a Sociedade Civil tária), Olivério Gomes de trução de sede Organizada e junto às autoOliveira Neto (secretário ridades competentes, a adjunto) e Evandro Slongo para o Fórum e construção do Fórum de (tesoureiro). mais varas e Luís Eduardo Magalhães; Propostas. As duas cha● buscar junto às autorijuízes. pas têm propostas comuns, dades competentes a instacomo mobilização para a lação de mais cartórios construção da sede do extrajudiciais, inclusive Fórum da Comarca, a criação de novas com atendimento ao público em horário varas e a nomeação de servidores para a integral (das 8 às 18 horas), bem como a insJustiça local. talação do Procon em carater de urgência; ● buscar junto às autoridades competenOs principais objetivos apresentados tes a instalação da Defendoria Pública na pela chapa Democracia e Trabalho são: ● Defesa intransigente das prerrogativas Comarca;

D

ABÉL CESAR Silveira Oliveira e Carlos Cesar Cabrini disputam a presidência da Subseção da OAB de Luís Eduardo Magalhães. ● atuar junto ao Ministério Público do Trabalho, solicitando a destinação dos recursos obtidos (penas pecuniárias) nos TACs Termos de Ajuste de Condutas, para o Conseg, que por sua vez os aplicaria nas necessidades de nelhoria da segurança pública.

As principais propostas da OAB Atitude são: ● Defesa total e irrestrita das prerrogativas dos advogados, fundamentada no art. 133 da Constituição Federal e no Estatuto da Advocacia; ● auxílio na inclusão dos novos advogados ao mercado de trabalho; ● busca pela construção do Fórum em Luís Eduardo Magalhães, em parceria com o Clube dos Advogados (Calem); ● construção da sede própria da OAB em Luís Eduardo Magalhães; ● busca pela implantação da 2ª Vara Cível e designação de juízes substitutos

para auxiliar nas varas já implantadas; ● solicitação junto ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para que supra as vagas dos servidores no Poder Judiciário em Luís Eduardo Magalhães (escrivães, escreventes e demais); ● realização de cursos aos advogados, estagiários e estudantes de direito para atualização, qualificação e busca de conhecimentos; ● implantação da CAAB – Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia – para o fim de realização de convênios e obtenção de descontos com médicos, dentistas, farmácias, estéticas, academias e em demais ramos do comércio local; ● divulgação e implantação da OABPREV aos advogados, pensando no futuro dos profissionais da classe; ● atividades recreativas com os profissionais e seus familiares em datas específicas e comemorativas.

HENRIQUE CABELO

Grupo Macaé põe à venda lotes comerciais DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL O Grupo Macaé põe à venda, na 2ª Feira da Casa Própria, que se realiza na Cidade nestes sábado e domingo, 65 lotes comerciais, com áreas de 450 a 1.000 metros quadrados. “Os lotes têm ótima localização, em ponto nobre do Jardim das Acácias”, diz a engenheira agrônoma e corretora de imóveis Ana Paula Camargo, sócia do Grupo Macaé. A comercialização dos terrenos, durante e após a feira, será  feito pela Vista Imóveis.

A compra pode ser financiada em até 120 meses, de acordo com Ana Paula. A executiva lembra que a área dos 65 lotes foi adquirida pelo grupo em 2001, durante evento agropecuário em Luís Eduardo. “Foi nova oportunidade de investir na região. Naquela ocasião, adquirimos algumas quadras no loteamento Jardim das Acácias, um dos primeiros da cidade”, afirma Ana Paula. “Os anos se passaram, a cidade cresceu, e a Macaé Empreendimentos Ltda. foi criada para promover a venda dos lotes. “Dotamos a

Em 1979, surgiu a primeira oportunidade de investir na região do Oeste da Bahia com a aquisição de 4.300 hectares de terra no município de São Desidério. Após dez anos da primeira aquisição das terras, a Macaé Administração e Comércio Ltda foi dividida, ficando somente com os negócios no Rio de Janeiro, e surgiu a Macaé  Agropecuária Ltda., para cuidar dos negócios na Bahia. A Macaé Agropecuária, ao longo dos anos, chegou a possuir 16.000 hectares na região Oeste, estando hoje, com 7.000 hectares de terra.

ANA PAULA CAMARGO área com a infraestrutura necessária - asfalto, redes de água e de energia,”, diz Ana Paula.

O grupo. O Grupo Macaé  atua em diferentes mercados e é formado por três empresas: Macaé  Administração e Comércio Ltda, Macaé Agropecuária Ltda e Macaé Empreendimentos Ltda. Macaé  Administração e Comércio Ltda, fundada em 1958, foi a primeira empresa do grupo, que tinha a finalidade de administrar a locação de imóveis próprios, como salas comerciais em pontos nobres do centro da cidade do Rio Janeiro, e galpões ao longo da Avenida Brasil.

À frente. Hoje, quem está à frente dos negócios, no Oeste baiano, é Ana Paula Camargo, que diz contar sempre com o apoio e conselhos do pai, José Tomás Camargo, para administrar os ativos. Residente no Rio de Janeiro, onde também administra a Macaé Administração e Comércio Ltda., está sempre na ponte aérea entre o Rio e Luís Eduardo. Ana Paula diz que o pai está mais como um consultor sênior  dos negócios do grupo. Atualmente, ele se dedica a administrar a CMBA Indústria e Mecânica Ltda., empresa especializada em fundição e usinagem de bronze, que produz mancais para motores de tração de locomotiva, e peças para a indústria vidreira, tendo como principais clientes Vale, Super Via, América Latina Logística, Ambev e Nadir Figueiredo, entre outras. Em Luís Eduardo, o Grupo Macaé conta, desde 2008, com o apoio do corretor Jeonásio Carvalho, sócio da mobiliária Vista Imóveis.  ■


V A R I E D A D E S 11

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

VE¸CULOS SALÃO DO AUTOMÓVEL

2LIKEPHOTOSTUDIO

ASTONMARTIN.COM.BR

SALÃO DO AUTOMÓVEL

SALÃO DO AUTOMÓVEL

Taigun - Gol - Aston Martin Vantage S v8 ASTONMARTIN.COM.BR

Aston Martin Vantage V8 - Audi A1 Quattro - Audi A3 Sport

AS VEDETES DO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SP AGÊNCIA ESTADO

N

o estande da Volkswagen está o mais forte candidato a "carro do Salão do Automóvel", que abriu para o público na quarta-feira, 24. Trata-se do Taigun, protótipo mundial cuja primeira aparição está ocorrendo em São Paulo. O conceito dará origem a um utilitário compacto que ficará abaixo do Tiguan e, no País, será rival de Ford EcoSport e Renault Duster, entre outros. A versão definitiva tem estreia prevista para o fim de 2013 no Brasil. O motor é 1.0 três-cilindros, com turbo, que gera 110 cv e faz 22,2 km/l. Outra boa tacada da marca é a apresentação do compacto Up, que será produzido no País a partir do próximo ano. As estreias são

tão importantes que até o presidente mundial do grupo alemão, Martin Winterkorn, veio para o salão brasileiro. A nova geração do Beetle, que recebeu o nome de Fusca, também está no evento. Feito no México, começa a ser vendido em novembro, com motor 2.0 TFSI que gera 200 cv e terá tabela a partir de R$ 76.600. Outro destaque é o Gol G5 duas-portas, que parte de R$ 26.690 (versão 1.0). TAIGUN - Conceito tem estreia mundial no Brasil. Será um produto global, posicionado abaixo do Tiguan e foi criado para brigar com o EcoSport. GOL DUAS PORTAS - Parte da linha G5, começa a ser vendido em novembro a partir de R$ 26.690 com motor 1.0 TEC. Tabela

chega a R$ 33.190 no 1.6 I-Motion.

ASTON MARTIN. Numa edição do Salão algo desfalcada de marcas de sonhos - ao contrário das anteriores, Ferrari e Maserati não têm estandes próprios - , o espaço da Aston Martin tem tudo para fazer a alegria dos fãs de carrões e causar alvoroço. E nem é preciso muito. A marca não conseguiu trazer o cupê esportivo Vanquish, lançado na Europa para substituir o DBS, mas os modelos expostos formam um "time" para ninguém botar defeito No caso do Vantage, vieram as configurações Coupé e Roadster (conversível). Ambas são equipadas com motor V8 de 4,8 litros, que rende 420 cv de potência e pode acelerar o modelo inglês de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos (cupê), de acordo com informações da fabricante. Está também no Salão o Vantage S, versão com apelo esportivo que conta com um acréscimo de 10 cv e pode chegar a 305 km/h. Outra atração do estande da Aston Martin é o quatro-portas Rapide. O cupê esportivo DBS completa o elenco. Com motor V12 de 6 litros, o carro chega a 307 km/h. VANTAGE S - Com acréscimo de 10 cv, versão S é a mais veloz da ‘família’. Sua velocidade máxima é de 305 km/h. VANTAGE V8 - O Vantage V8 veio em duas configurações: Coupe e a conversível Roadster. Com 425 cv, leva 4,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. AUDI. A Audi dedica seu espaço no Anhembi à esportividade. Além da linha S, composta por S6, S7 e S8, a marca alemã brinda os visitantes com o A1

Quattro. O carrinho tem visual esportivo e motor 2.0 TFSI de 256 cv e 35,7 mkgf, além de câmbio manual de seis marchas. A tração é integral, o que o ajuda a acelerar de 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos. Duas unidades serão vendidas. Outro esportivo de tirar o fôlego é o R8 GT Spyder. Foram feitas apenas 333 unidades do carro e duas estarão à venda no Brasil por R$ 1,2 milhão cada. Tem motor V10 de 5,2 litros e 560 cv. De acordo com informações da fabricante, o superesportivo vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e pode alcançar velocidade máxima de 317 km/h. A Audi também mostra a nova geração do A3 Sport no Brasil. O modelo começa a chegar às autorizadas do País em março. A1 QUATTRO - Opção Quattro é a mais esportiva do A1. Duas unidades serão vendidas no Brasil no começo do próximo ano. A tabela ainda não foi divulgada. A3 SPORT - O início das vendas no mercado brasileiro está previsto para março. Versão Sportback, de quatro portas, deve chegar três meses depois.




14

VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

TECNOLOGIA

VE¸CULOS DIVULGAÇÃO/AE

PÁGINAS SOMEM DO FACEBOOK SEM AVIS0 TATIANA DE MELLO DIAS/AE BMW série 3

BMW SÉRIES 1, 3 E X1 CHEGAM EM 2014 A BMW vai produzir as Séries 1 e 3, além do X1 em Araquari (SC). A informação foi publicada no site do governo do Estado de Santa Catarina e, até o fechamento desta edição, não havia sido confirmada pela montadora alemã. O fato é que, na segunda-feira, o vice-presidente da empresa, Ian Robertson, esteve em Brasília para apresentar o projeto da planta à presidente Dilma Rousseff. Segundo o executivo, o mercado brasileiro tem potencial para absorver, a médio prazo, 30 mil BMW por ano, ante os cerca de 10 mil emplacados atualmente. "É este o número que temos em mente na construção da fábrica." A empresa pretende treinar operários brasileiros na Alemanha e, ao mesmo tempo, investir em pesquisa no Brasil para o desenvolvimento de motores bicombustíveis. Na segunda-feira será assinado, em Santa Catarina, o memorando de entendimento entre representantes da fabricante e do governo do Estado. A construção da fábrica terá início no ano que vem. O primeiro BMW produzido no Brasil deverá sair da linha de montagem até o fim de 2014. Segundo o governo catarinense, com a produção local os carros da marca alemã poderão ficar entre 15% e 40% mais em conta. Caso essa projeção seja confirmada, e considerando a menor redução prevista, o Série 1 nacional teria tabela a partir de cerca de R$ 96 mil, enquanto a do Série 3 começaria em R$ 110 mil e a do X1, em R$ 102 mil. Atualmente, os preços sugeridos desses modelos, que vêm da Alemanha, partem de, respectivamente, R$ 113.380, R$ 129.950 e R$ 120.100.

IPI REDUZIDO DE CARROS VAI ATÉ O FINAL DO ANO A presidente Dilma Rousseff anunciou na quarta-feira, 24, a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis até 31 de dezembro. O benefício deveria acabar no final de outubro.

N

a tarde do dia 15 de outubro, o técnico de informática Leandro Mota foi até a sede do Facebook, em São Paulo, com dois colegas. Eles não foram autorizados a subir tudo o que conseguiram foi falar com uma atendente, que explicou que aquele escritório era destinado apenas à contabilidade do Facebook. Antes de comparecer pessoalmente, eles haviam conseguido um telefone via 102 para falar com algum responsável pela rede social. Nada adiantou. Eles não conseguiram entender e nem resolver o problema: suas páginas, que tinham centenas de milhares de "fãs" - os seguidores na linguagem do Facebook -, haviam sido excluídas sem explicação. A maior página de Mota, Humor Engraçado, foi criada no dia 8 de janeiro. Nove meses depois, tinha 600 mil fãs. Além das páginas dele, que administra um grupo de donos de páginas, foram tiradas do ar pelo menos 120 páginas - algumas delas com mais de dois milhões de seguidores. "Não teve nenhum tipo de aviso", reclama Mota. O Facebook não se pronuncia sobre casos isolados. A assessoria de imprensa limitou-se a dizer que, se as páginas foram removidas, é porque elas violaram alguma cláusula nos termos de uso.

OS DONOS NEGAM. A remoção, que atingiu páginas que poderiam figurar no ranking das 20 mais populares do País, coincide com o endurecimento do Facebook em suas políticas. A rede social anunciou em agosto que removeria páginas e "curtidas" que violam seus termos. A ideia era que a limpeza fizesse as páginas produzir mais conteúdo "relevante e interessante", e que as empresas - tão importantes em um tempo em que o Facebook busca lucratividade - vissem um engajamento genuíno. O Facebook falou que a remoção atingiria 1% do conteúdo Para Mota, a remoção atingiu 98% do grupo que administra. Entre os afetados pela limpeza, como eles chamam as medidas, ninguém diz saber o motivo. "Eu acho que o Facebook está tirando tudo que é fútil. Foi o que eu entendi", diz A., que tinha uma página com mais de 2 milhões de fãs e que prefere não se identificar por medo de perder o conteúdo definitivamente. Dona de uma videolocadora, A. aproveitava o pouco movimento do dia para postar conteúdo e interagir com os usuários. Em oito meses, a página conquistou mais fãs do que as páginas de grandes marcas brasileiras. Questionada sobre o uso de um script para ter mais seguidores, como foi

comum no Twitter, ela responde: "Nem sei mexer com essas coisas". A base de fãs foi criada, segundo ela, trocando recomendações (os grupos de donos de páginas existem para isso: um faz a divulgação da página do outro). Ela também usou aplicativos e estratégias do tipo "se quiser participar da promoção, curta a página". O uso do script também não explicaria a enorme interação dos usuários com a página, que compartilhava diariamente montagens de fotografias com mensagens de autoajuda. Os fãs da página de A não apenas curtiam, mas Mark Zuckerberg tinham um envolvimento genuíno, compartilhando e comentando os posts. A página tinha mais de 50% de engajamento, um fenômeno a ser observado pelos profissionais de redes sociais. A página da empresa brasileira mais popular, a do Guaraná Antarctica, tem mais de 7 milhões de likes, e 10% dos seguidores interagem com o conteúdo postado. Quando o Orkut estourou no País, as comunidades mais populares começaram a ser abordadas por agências que negociavam divulgação em "comunidades relacionadas", numa estratégia ainda rudimentar de mídia social. Agora a popularidade espontânea do Facebook também começou a ter um preço. Várias páginas do Facebook estampavam, junto de mensagens de humor ou autoajuda, pequenos textos com anúncios - o que é proibido de acordo com os termos de uso do Facebook. Também é comum os donos de páginas receberem propostas para vendê-las. As ofertas vêm desde usuários interessados até agências de publicidade grandes. A reportagem apurou que uma delas foi vendida por R$ 15 mil. Hoje, porém, o negócio pode não ser tão lucrativo. Com o risco de as páginas serem removidas sem aviso, o valor tem caído - a especulação é que uma página com cerca de 1 milhão de likes custe cerca de R$ 5 mil. "O povo mandava e-mail direto perguntando se eu venderia. Mas esse

nunca foi o meu interesse. E o Facebook não aceita isso", diz A.

ORKUTIZAÇÃO. Hoje o Facebook tem 58 milhões de usuários brasileiros. A adesão se intensificou a partir de 2010. No fim do ano passado o Facebook tomou o lugar do Orkut como rede social favorita do País. E trouxe um novo cenário. "Se antes no Orkut só dava pra conhecer outras comunidades pelo (recurso) comunidades relacionadas, no Facebook a disseminação aconteceu pela opção de compartilhar conteúdo", diz Ian Black, CEO da agênFACEBOOK.COM cia digital New Vegas. "Isso forçou que as fanpages tivessem conteúdo, e foi aí que começou a surgir a febre do conteúdo de autoajuda, religioso ou aquelas mensagens engajadas." A situação não tem a ver com o fato de Mark Zuckerberg estar "triste" com a maneira como os brasileiros se comportam no Facebook, um boato espalhado no ano passado (e que Ian Black diz que sempre tem de desmentir em palestras), mas mostra algumas particularidades do Brasil. O programador João Motta, criador da página InteligenteVida (que tem 1,1 milhão de fãs), também aponta a opção de compartilhar como a virada. "O brasileiro tem um aspecto mais de compartilhar do que outros", diz. "É só você ver o 9gag. Lá fora, as pessoas só olham ou curtem, no máximo. O brasileiro, não. Ele quer compartilhar, quer marcar os amigos. Eu vejo pela minha mãe, que compartilha tudo. Ela quer que os amigos também vejam." A InteligenteVida surgiu primeiro no Twitter, para que Motta pudesse postar aquilo que não falaria em seu perfil pessoal. Ele já havia conquistado fãs quando foi para o Facebook, no ano passado. "Fui a primeira página do Brasil a fazer esse tipo de conteúdo", afirma. No início, ela apenas replicava o conteúdo do Twitter. Depois, viu a fórmula da página Humor no Face dar certo - frases de efeitos com imagens prontas para compartilhar. Ele repetiu a dose e a página vingou. Há montagens que tiveram mais de 100 mil compartilhamentos. A InteligenteVida até agora não sofreu nenhuma ameaça, mas já recebeu até proposta de aluguel por um mês. Motta acha que as páginas apagadas infringiram as regras. "As pessoas são fanáticas por números. A meta é só ser curtido", diz.

REGRAS Nome da página - Não são permitidas páginas com nomes genéricos, como "cerveja". O Facebook também não aceita nomes em maiúsculas. São vetados também títulos com "pontuação excessiva" e "descrições supérfluas"; Troquinho extra - Veicular publicidade de terceiros nas páginas é proibido; Capa - A imagem não pode ter anún-

cios ou referências a "curtir" e "compartilhar"; Ordem - Promoções ou sorteios devem ser feitos por meio de um aplicativo específico; Spam - Qualquer comunicação em massa que possa ser entendida como um spam pode acarretar suspensão;


VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

15

MÐSICA IGOR GIANNASI/AE

THIAGUINHO.NET

relação é muito forte, tanto que é que por isso que deu muito certo.

"SEMPRE ME PREPAREI PARA ESTE MOMENTO" B

ombando nas rádios com hits como "Vai, Novinha", do CD e DVD "Ousadia & Alegria", o pagodeiro Thiaguinho, de 29 anos, colhe os frutos de uma relação musical que começou ainda bem pequeno, escutando os discos do pai. Vencedor do Prêmio Multishow de melhor cantor, ele se despediu em fevereiro do grupo Exaltasamba, no qual entrou para substituir o cantor Chrigor, no final de 2002, após ter ficado entre os finalistas do programa "Fama" (Globo). No projeto solo, ele tem como convidados Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Alexandre Pires e até do jogador Neymar - o amigo não canta, mas faz embaixadinha na apresentação da faixatítulo, feita em homenagem ao lema dos dois. Natural de Presidente Prudente, no interior paulista, ainda bebê, Thiaguinho se mudou com a família para Ponta Porã (MS). O cantor, namorado da atriz Fernanda Souza, conversou com a reportagem.

- Como começou sua relação com a música? - Comecei a me envolver com música bem pequeno mesmo. Tinha uns 3, 4 anos, são minhas primeiras lembranças com a música. Eu já gostava de mexer nos discos do meu pai, que escutava Tim Maia, Itamar Assumpção, Emílio Santiago. Até assustava um pouquinho a minha família porque não era música de criança, né? Na escola, tudo o que envolvia arte eu estava dentro. Até que, aos 10 anos, mais ou menos, entrei no coral da igreja. Sou católico e minha mãe era coordenadora da Pastoral da Música na igreja. E aí, acho que fiquei um mês e já fui para o coral dos adultos, tocar violão na missa. Depois, comecei a aprender de fato a cantar as músicas que tocavam no rádio. Nessa época, eu morava em Ponta Porã (MS) e tocava sertanejo demais. As primeiras músicas que aprendi a tocar no violão foram as sertanejas. São músicas de que gosto até hoje. - E você aprendeu a tocar sozinho ou alguém ensinou você? - Fiz três meses de aula de violão. Depois, fui me virando com revistinha. Até os 14 anos, quando me interessei pelo cavaquinho, que aprendi totalmente sozinho, só com revistinha também. - E por que surgiu o interesse pelo cavaquinho? - Pagode também sempre fez parte da

- Como você está lidando com esse sucesso da carreira solo? - Sempre tive esse sonho de ter minha música tocando na rádio, de gravar um CD - DVD nem era da época ainda, mas depois que surgiu também tive o sonho de ter um show eternizado. Não me deslumbro em nenhum momento porque sempre sonhei com isso e, na minha cabeça, sempre me preparei para esse momento. Acho que o sucesso é só o reconhecimento de um trabalho feito com seriedade, com competência, e isso eu sempre tive na minha vida.

minha família. Tenho um tio que sempre gostou muito de pagode. E sempre o tive como um ídolo Ele é irmão do meu pai, mas é muito mais novo que ele, então, é como se fosse um irmão mais velho para mim. Sempre fui muito influenciado por ele e comecei a gostar de pagode mais por causa dele do que qualquer coisa. Com 14 anos, eu vi o cavaquinho pela primeira vez. Fui passar o Natal em Sorocaba, onde tenho familiares, e aí eu vi o cavaquinho, me apaixonei e coloquei na cabeça que queria ser pagodeiro.

- Mas você já cantava pagode nessa época também? - Já tocava. No meu primeiro grupo, eu tocava pandeiro. Eu tinha uns 12, 13 anos. - Seus pais o apoiaram na carreira musical? - Todo mundo sempre gostou muito. Mas quando fui ficando mais velho, com 15, 16 anos, eles foram se preocupando mais. Sempre estudei em escola particular e era muito difícil para mim nesse tipo de escola. Então, a preocupação deles era de que eu estudasse, fizesse faculdade e tal. E eu com esse sonho de músico. Eles não eram contra, mas a profissão de músico é bem instável, é sonho, né? Quem acredita no sonho geralmente é você. Para quem está do seu lado, é mais difícil de acreditar. Então, nesse tempo, teve um pouquinho de preocupação dos meus pais, não desaprovação. Mas sempre me ajudaram. - O programa "Fama" foi decisivo para você entrar no Exaltasamba? - Não tem uma relação direta. Foram seis meses, quando saí do "Fama", até entrar no Exalta. Fiquei esses seis meses correndo atrás das coisas. Gravei uma música, que foi "Estrela", que depois foi a primeira música que gravei no Exalta. Saí da minha cidade, vim para São Paulo, fiquei um pouquinho aqui e depois fui para o Rio. Morei com amigos que eu tinha feito na época do "Fama". Foi uma época bem difícil, com a música embaixo do braço e correndo atrás de rádio, até aparecer a oportunidade do Exalta, no final de 2002. - Mas então eles vieram até você com a proposta? - Exato. Foi maravilhoso. A princípio, fiquei com um pouco de receio por entrar num grupo que já tinha uma história, e eu

THIAGUINHO sabia o tamanho dela porque sempre fui muito fã de todos eles, inclusive do Chrigor. Então, sabia que ia ser uma responsabilidade muito grande. Mas encarei de frente. Foram 9 anos de muita luta, conquista e aprendizado. Foi um desafio grande, mas que, graças a Deus, eu consegui vencer. - Em que momento você viu que poderia ter uma carreira solo? - Foi super natural. Nunca faço planos muito distantes assim. As coisas vão acontecendo. E o lance da carreira solo foi assim também. Eu entrei no grupo, a gente foi conquistando um público que já era do Exalta, depois, conquistamos novos fãs e essa história foi crescendo até a gente gravar o DVD de 25 anos, em 2010. Senti que tinha encerrado meu ciclo no grupo. Quando me propus a fazer parte do grupo, entrei de cabeça mesmo, de alma, de coração, e foi assim até o final. E a gente tem de seguir o coração. Nesse momento, senti que era hora de seguir uma carreira sozinho, que já tinha maturidade suficiente para levar meu trabalho. - Foi difícil comunicar a eles? - Foi muito. É uma relação que acaba sendo mais forte que de amigo. Eles me viram crescer, praticamente: eu tinha 19 quando entrei e tinha 28 quando saí. Por mais que a gente não trabalhe mais junto, a gente está sempre se relacionando. Nossa

jaumat.const@hotmail.com

- A Fernanda te acompanha nos shows? - A vida dela também é corrida, né? Então, sempre que dá, ela acompanha. Até porque ela gosta bastante do meu trabalho. Também sempre que posso acompanho o trabalho dela, também sou fã. - Tem planos de casamento? - Assim como todos os seres humanos da face da Terra que namoram. - A questão de consciência negra é uma preocupação para você? - Acho que o preconceito acaba quando a gente para de pensar assim "ah, eu sou negro, ah eu sou branco, ah, eu sou japonês". O preconceito começa a acabar quando enxergamos as pessoas como ser humano. - Você já sofreu preconceito? - Ah, sim, claro. Isso é uma questão cultural, né? - Mas em relação à carreira ou na vida pessoal mesmo? - Na vida pessoal, isso acontece com qualquer negro, isso acontece com qualquer baixinho. Todo tipo de preconceito existe. Às vezes, a pessoa acha que está brincando, mas acaba atingindo. E no caso do negro não é diferente. Com certeza, já sofri preconceito, até porque a escravidão não faz tanto tempo assim que acabou. Mas acho que hoje em dia a questão de o negro se gostar tem uma influência muito grande no respeito que as pessoas têm pelo negro no Brasil.

TINTAS SHERWIN WILLIAMS COM ÓTIMOS PREÇOS


16

VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

DESTAQUES DA TV IVA OLIVEIRA/AE

SÁBADO, 27/10

"CASSINO DO CHACRINHA" NO VIVA Nostalgia é a palavra que define o "Cassino do Chacrinha", sucesso da década de 1980, que vai ar hoje no canal por assinatura Viva, a partir das 13h. No programa Chacrinha promove o concurso "Michael Jackson Cover" e ainda recebe atrações musicais como as bandas "Os Paralamas do Sucesso", "Ultraje a Rigor" e o cantor Lobão. O velho guerreiro aproveita a festa e traz ao palco o ator Paulo César Grande para um bate-papo sobre relacionamentos e vida pessoal.

QUINTA TEMPORADA DE "WINX", NO NICKELODEON No episódio "Tecna The Robot", que vai ao ar hoje no canal por assinatura Nickelodeon pela quinta temporada de "Winx", a partir das 17h, a criançada vai curtir as aventuras de Bloom e sua turma. Enquanto Bloom lamenta a perda de memória de Sky, as Winx usam a técnica de Tecna para encontrar o livro Sirenix. Quando Tritannus fica sabendo da missão das Winx para pegar Sirenix, ele também sai a sua procura, aprendendo com sua mãe Ligea como fazê-lo. DOMINGO, 28/10

"GLOBO DE OURO" NO CANAL POR ASSINATURA VIVA Neste domingo, a partir das 18h, no canal por assinatura Viva, o público terá a chance de relembrar os sucessos de Gal Costa, Djavan e José Augusto, no programa "Globo de Ouro". Sob o comando de César Filho e Isabela Garcia, o musical foi exibido originalmente em 1988 e conta com canções de Luiz Caldas, Wando, Zizi Possi, Patrícia e da cantora Rosana.

SEGUNDA TEMPORADA DE "UGLY AMERICANS" NO VH1 Neste domingo, às 22h, o canal por assinatura VH1 exibe mais um episódio da segunda temporada de "Ugly Americans". Na trama de hoje, Grimes perde o controle quando sua série favorita de TV termina de

NOTAS AE

RAFINHA BASTOS DEIXA O "SATURDAY NIGHT LIVE" Rafinha Bastos anunciou na terça-feira, 23, pelo Facebook, sua saída do programa "Saturday Night Live", na RedeTV!. "Minha ideia sempre foi fazer a implementação do programa e deixá-lo andar com as próprias pernas. É exatamente isso que está acontecendo." Ele disse ainda que não há nenhum tipo de negociação com outra emissora no momento.

uma forma estúpida. Mark o ajuda a entender esse apego ao show, revelando lembranças profundamente arraigadas no caminho, enquanto o cinegrafista amador Randall documenta tudo.

"NÃO É MAIS UM BESTEIROL AMERICANO" NO COMEDY TWITTER.COM Quem quiser garantir boas gargalhadas não pode deixar de assistir ao filme "Não É Mais Um Besteirol Americano", exibido neste domingo, a partir das 21h, pelo canal por assinatura Comedy Central. O longa americano de 2001 conta a história de Janey Briggs (Chyler Leigh), CHYLER LEIGH uma garota que não tem muitos amigos, sonha em se tornar uma artista plástica de sucesso, mas é rejeitada pelos colegas de escola por sua aparência. Até que Jake Wyler (Chris Evans) faz uma aposta com seus colegas, de que poderá transformar Janey na rainha do baile de formatura. Além disso, a escola ainda é agitada pelas presenças de Sadie (Beverly Polcyn), uma senhora de 90 anos que está disfarçada de repórter e Areola (Cerina Vincent), uma aluna estrangeira que chegou ao local pelo programa de intercâmbio.

SEGUNDA-FEIRA, 29/10

RETA FINAL DE "BARRIGA DE ALUGUEL" NO VIVA

TERÇA-FEIRA, 30/10

QUINTA-FEIRA, 01/11

"THE BIG BANG THEORY" NO WARNER CHANNEL

FILME "OBSESSIVA" NO CINE FOX ACTION, ÀS 22H15

Nesta terça-feira, o canal por assinatura Warner Channel exibe o terceiro episódio inédito da sexta temporada da série "The Big Bang Theory", a partir das 22h. Na trama, Sheldon contrata uma estudante universitária como sua assistente e Amy, com ciúmes, pede para Penny ajudá-la a espiar a atividade dos dois, apenas para fazer uma descoberta chocante. QUARTA-FEIRA, 31/10

QUARTA TEMPROADA DE "GLEE" ESTREIA NA FOX KATE-HUDSON.ORG

Estreia nesta quarta-feira, às 22h15, a quarta temporada de "Glee", no canal por assinatura Fox. A série narra a trajetória de um talentoso e ambicioso grupo de jovens, que escapa da rotina cantando todo o tipo de canções. Nos episódios da quarta temporada KATE HUDSON da série, os membros do "New Directions" competem entre si pelo posto de "Nova Rachel" e convocam audições para encontrar outros talentos. Enquanto isso, os graduados deixam o McKinley para enfrentar a dura realidade. Rachel (Lea Michelle) luta para convencer sua implacável professora de dança na NYADA (Kate Hudson) e Kurt (Chris Colfer) repensa sobre sua decisão de ficar em Lima.

Nesta quinta-feira, às 22h15, os apaixonados por filmes de ação poderão curtir o longa "Obsessiva", que vai ao ar pelo Cine Fox Action, atração do canal por assinatura Fox. Na trama, Derek (Idris Elba) trabalha como vice-presidente de uma conceituada empresa, é casado com Sharon (Beyoncé Knowles), com quem tem um filho, e acaba de se mudar para uma casa confortável. Um dia, ao chegar ao trabalho, ele conhece no elevador Lisa (Ali Larter), uma funcionária temporária, por quem se interessa. Lisa aproveita a festa de Natal da empresa para incentivá-lo a beber e tenta agarrá-lo. Entretanto, Derek se recusa a ter algo com ela e se afasta. Sem aceitar a situação, Lisa passa a persegui-lo cada vez mais. SEXTA-FEIRA, 02/11

TOM HANKS NA SESSÃO DUPLEX DO CANAL FX Tom Hanks é o tema da "Sessão Duplex" desta sexta-feira, que vai ao ar a partir das 20h pelo canal por assinatura FX. O primeiro filme exibido pela atração, "Quero Ser Grande", conta a história de um menino de 12 anos que pede a um boneco para se tornar adulto, enquanto brinca em um parque de diversões. No dia seguinte, ele já aparenta ser um adulto e a mãe o expulsa de casa, pois não conhece aquele estranho. Entretanto, ele continua sendo uma criança, apenas seu corpo cresceu, e este seu lado infantil será uma arma positiva no mundo dos adultos.

FILME "NOSSO LAR" NO CANAL FOX, ÀS 22h15

A reprise da novela "Barriga de Aluguel" chega à sua reta final no canal por assinatura Viva. No capítulo desta segunda-feira, que vai ao ar às 16h30, Dayse (Khristel Bianco) informa a Yara (Lady Francisco) que Marcelinho (Leonardo Serrano) descobriu seu trabalho na boate. Aída (Renée de Vielmond) é levada para o hospital. Luísa (Nicole Puzzi) comenta com Molina (Mário Lago) que acha que dessa vez Baroni (Adriano Reys) ficará com ela. Ana (Cássia Kiss Magro) não deixa Clara (Cláudia Abreu) ver o bebê.

Comandado pelo ator e apresentador Rodrigo Faro, a Record estreia hoje, às 20h30, o reality "A Fazenda de Verão". Seguindo a mesma linha do programa "A Fazenda", já conhecido do público, a nova atração agora reunirá 16 "peões" anônimos no lugar de famosos, que ficarão confinados na mesma sede em Itu, no interior de São Paulo, em busca de um prêmio dessa vez menor: R$ 1 milhão.

Religiosidade é o mote do longa "Nosso Lar", que vai ao ar pela Fox nesta sextafeira, a partir das 22h15. O enredo conta a história de André Luiz (Renato Prieto), que, ao abrir os olhos, sabe que não está mais vivo, apesar de ainda sentir sede e fome. Ao seu redor ele apenas vê uma planície escura e desértica, marcada por gritos e seres que vivem na sombra. Após passar pelo sofrimento no purgatório, André é levado para a cidade de Nosso Lar. Lá ele recebe novas lições e conhecimentos, enquanto aprende sobre como é a vida em outra dimensão.

O LADO DA REDETV!

AÇÃO ORQUESTRADA

REALITY DE DANIELA ALBU

A RedeTV! confirmou a saída de Rafinha Bastos. Segundo a assessoria, o acerto foi de comum acordo e ele só ficará até o fim da 1ª temporada do "SNL", em novembro. Ainda não se sabe quem vai ocupar seu lugar, mas a coluna apurou que um novo apresentador só deve ser pensado no ano que vem.

Os protagonistas Débora Falabella e Murilo Benício não foram à festa que o elenco de "Avenida Brasil" (Globo) organizou para ver o último capítulo. Alvo de rumores de que engataram um romance, os dois atores só colocaram mais lenha na fogueira.

RECORDE DE AUDIÊNCIA O últi mo capí tu lo da nove la "Avenida Brasil", exi bi do na sexta pas sa da, bateu o recor de de audiên cia do ano de todos os canais da TV aber ta, com 52 pon tos no Ibope. O índi ce mais alto havia sido da pró pria nove la, com 49 pon tos, no dia 15 de outubro. Das 21h12 às 22h56, horá rio em que foi ao ar, 80% das TVs esta vam sin to ni za das na Globo.

"A FAZENDA DE VERÃO" ESTREIA NA RECORD

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

O novo reality apresentado por Daniela Albuquerque, o "Sob Medida", só deve estrear em 2013. O programa, que falará sobre moda e decoração, foi adiado porque a emissora está priorizando as estreias do "Se Liga, Brasil" e "Luciana By Night".

DÉBORA FALABELLA

“MENINA FANTÁSTICA” Alyne Guimarães, de 25 anos, largou o escritório onde trabalhava com comércio exterior, para ser modelo e é a nova contratada da agência Mega, do quadro "Menina Fantástica" (Globo).


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

VARIEDADES

17

TELEVIS‹O JOÃO COSCELLI/AE

BRASIL GAME SHOW: MOVIMENTO REFLETE CRESCIMENTO BRASIL GAME SHOW

O

Brasil é a menina dos olhos do mercado de games. A participação das grandes empresas do setor na Brasil Game Show, feira que terminou há uma semana, evidenciou o interesse pelo País. O evento reuniu as maiores empresas do ramo e recebeu 100 mil visitantes, segundo a organização, o que mostra o potencial dos games no Brasil. Dono de uma economia que se expandiu nos últimos anos e da quinta maior população mundial, o País passou a ser visto como um bom lugar para os investimentos. O Brasil já é o terceiro maior mercado de games do Ocidente, com 35 milhões de jogadores, atrás apenas de Estados Unidos e Alemanha. Os dados são animadores. No ano passado, a venda de consoles no País cresceu 53% em relação a 2010, segundo pesquisa da consultoria Gfk. Na opinião dos executivos, o Brasil e a América Latina emergem como alguns dos principais focos. "O momento aqui é melhor do que nunca", afirma Mark Stanley, chefe da divisão de games da Sony na América Latina. Para Guilherme Camargo, gerente-geral da marca Xbox no Brasil, os videogames serão um produto de massa no Brasil. "Temos tudo para estar entre os três principais mercados do mundo", diz.

TRANSFORMAÇÃO. As mudanças já começaram há algum tempo. Em 2011, a Microsoft passou a fabricar em território nacional seu console, o Xbox 360, o que levou a uma significativa queda no preço do produto. Jogos de diversas produtoras já chegam traduzidos para o português. E o mercado interno, que em 2004 era avaliado em US$ 18 milhões, atualmente vale US$ 459 milhões, segundo a Associação

PÚBLICO lotou a feira Brasil Game Show Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames). Ainda assim, o número representa apenas 1% das vendas mundiais. A Abragames acredita que a fatia possa atingir de 3,5% a 5% no futuro. "Há cerca de 200 empresas no Brasil. Isso deve duplicar nos próximos anos. O setor vai crescer a 9%, 10% ao ano", diz Fred Vasconcelos, presidente da associação. Nas palavras dele, a indústria local nasceu de fato em 2012. "Antes, tínhamos barreiras que nos impediam de andar. Os obstáculos caíram e agora precisamos correr." Ainda é preciso, porém, diminuir os preços. Segundo a pesquisa Games POP do Ibope, divulgada em setembro, 79% dos

jogadores consideram os games caros ou muito caros. Os preços altos são considerados o maior estímulo à pirataria, um dos fatores que afasta os investimentos.

Jogos exibidos na feira

New Super Mario Bros. U. Carismático como toda a série. Para o Wii U, exige novas habilidades desafiadoras. Lançamento: 18/11;

AUMENTO

Halo 4 - Alto nível de inteligência artificial requer do jogador ações diferentes dependendo da situação. Lançamento: 6/11;

- 35 milhões de jogadores. É o total de gamers no Brasil; - 53% foi o aumento da venda de videogames no Brasil em 2011, segundo pesquisa da Gfk;

Call of Duty: Black Ops 2 - Segue a receita que consagrou a série, mas com mui tas opções de personalização. Lançamento: 13/11;

HORŁSCOPO

DE 29/10 A 5/11

PATRYCIA TORRES/AE

BONS PENSAMENTOS PARA ATRAIR ENERGIA POSITIVA Algumas semanas vêm com aspectos muito for tes e muito positivos. A grande dica para aproveitar essas energias e trazer luz à sua vida e do próximo, é alinhar pensamento, sentimento e ação. Faça isso e obser ve os resultados Áries (20/03 a 19/04) Relaxar é necessário de vez em quando. Os arianos estão sempre muito dispostos e procurando movimento, porém, recarregar as baterias é fundamental. Tenha isso em mente nos próximos dias e procure se poupar um pouco. Touro (20/04 a 20/05) Os assuntos que envolvem o coração ganham foco total nesses dias Ao mesmo tempo, você pode perceber que a sua sensualidade está em alta, atraindo pessoas que querem iniciar um relacionamento por inteiro e desfrutando o lado bom da vida. Gêmeos (21/05 a 20/06) O geminiano é sempre muito comunicativo, educado e normalmente constrói otimos relacionamentos. Para isso, muitas vezes, acaba passando por cima da sua própria vontade. Nesses dias, sua vontade pede espaço

e algumas pessoas podem se surpreender com você. Câncer (21/06 a 22/07) Sabendo que a semana traz aspectos conflitantes, procure evitar discussões desnecessárias. Você quer um pouco mais de diversão e lazer e pode ser que os seus familiares e até mesmo seu parceiro, estejam em um momento bem diferente. Seja sua melhor companhia. Leão (23/07 a 22/08) É muito bom poder agir com tranquilidade, com a auto confiança em alta e podendo ser você mesmo. A chave do seu sucesso nesses dias é manter essa postura em todos os momentos. Inspire as pessoas a seguirem o seu modelo de autenticidade. Virgem (23/08 a 22/09) Diretamente influenciado pelo céu peculiar dessa semana, o amigo virginiano pode usufruir de momentos agradáveis. Seja no ambiente das suas parcerias e também dos assuntos do coração, tudo estará atrelado ao seu modo de pensar, sentir e agir. Libra (23/09 a 22/10) Em alguns momentos sua atenção se volta ao seu relacionamento afetivo e você vivencia momentos de tensão e insatisfação. Enquanto você olhar para fora e não obser var os seus próprios atos, esses momentos continuarão se repetindo. Escorpião (23/10 a 21/11) Com a entrada do Sol no seu signo, e Júpiter

atuando diretamente sobre as suas ações, seu momento mágico do ano está bem a sua disposição. Seja o que quer ser, faça o que quiser fazer e sobretudo, faça as suas escolhas a par tir do seu coração; você estará protegido. Sagitário (22/11 a 21/12) Dois elementos impor tantes estão a sua disposição, um deles é a comunicação, o outro é a vontade. Coordene essas energias, procure saber qual é de fato a sua vontade e exponha isso com clareza, uma grande dica é buscar o equilíbrio do seu mental e do seu emocional. Capricórnio (22/12 a 20/01) Com todas as mudanças que os amigos capricornianos têm passado já há algum tempo, essa semana envolve um aspecto muito interessante: a sua

sensualidade e o seu prazer pela vida. Liberte-se de resquícios de seriedade e das sensações de peso e seja feliz! Viva a vida! Aquário (21/01 a 18/02) É provável que você esteja mentindo para si mesmo com relação a sua vida afetiva. Se você diz uma coisa e age de modo totalmente diferente, como poderá encontrar harmonia? Faça o que você quer e não o que os outros acham que é melhor para você. Peixes (19/02 a 19/03) O seu inconsciente vem pedindo espaço e se você parar para ouvi-lo, poderá desenvolver muitas coisas que estão apenas no seu mundo das ideias. Lembrese das últimas vezes em que você seguiu sua voz interna e avalie se não vale a pena se dar essa chance novamente.


18

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

SEBASTIÃO NERY O mensalão dos gagos GUARAPARI – Francisco Lacerda, o Chiquinho Lacerda, era governador do Espírito Santo na noite de 31 de março de 1964. As notícias de Minas ainda estavam confusas. Ele se trancou no gabinete com os assessores Mário Gurgel (depois deputado do MDB, cassado em 1968) e Setembrino Pelissari (depois deputado da Arena e prefeito de Vitória). Preparou dois manifestos. Um contra o movimento militar, para, se fosse o caso, ser lido por Gurgel. Outro, a favor, para, também se fosse o caso, ser lido por Setembrino. E ficou esperando, de ouvido no rádio e boca no telefone, falando com o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

Lula De repente, toca o telefone no gabinete. Era o coronel comandante do 3º BC de Vila Velha, o mais graduado comando militar do Estado: - Boa noite, governador. Como estão as coisas? - Não sei, coronel. O senhor sabe? - Sei, governador. Mas antes quero saber de que lado o senhor está. Chiquinho parou, pensou, gaguejou: - Estou do lado da Escola Normal, coronel. O Palácio Anchieta, em Vitória, dá os fundos para a Escola Normal. (Lula, falso e enganador como sempre, garantiu a Marcos Valério, a Delúbio Soares e a toda a turma do Mensalão que o processo era “uma farsa”, uma “piada de salão” e que

não ia dar em nada porque ele tinha nomeado quase todo o Supremo Tribunal e “controlava a situação”. Agora que Marcos Valério já pegou 40 anos de cadeia e há 24 sendo julgados, Lula ficou gago. Não atende telefone de Marcos Valério nem de ninguém do grupo. Como Chiquinho de Vitória, Lula está “ao lado da Escola Normal”, lá em São Bernardo, no ex-triplex do compadre Teixeira.

Heron “Chiquinho” Lacerda, governador, conspirou com Magalhães Pinto, fez Marcha da Família com Deus pela Democracia contra o Comunismo e saudou a “Revolução Redentora”.

Os primeiros inquéritos levantaram pilhas de provas contra ele. Chiquinho foi ficando. Eurico Rezende, deputado federal e representante de Chiquinho nas jogadas nacionais, armou um esquema para salvá-lo. Os saudosos Heron Domingues e José Ayler Rocha tinham a agência de promoções “ProNews”. Eurico pediu um plano de relações públicas para evitar a cassação de Chiquinho. Oliveira Bastos, chefe da equipe de Heron, foi a Vitória conversar com ele. Trancaram-se numa sala e Bastos passou a mostrar ao governador o que era possível fazer.

Oliveira - E quanto vai custar isso, Oliveira?. - 150 milhões. Mas sem isso o senhor será inevitavelmente cassado. - Meu caro, eu não estou me incomodando de ser ou não cassado. O que eu não quero é que o governo toque em meu patrimônio. Isso é que me interessa e me preocupa. Por que então eu iria desfalcar meu patrimônio em 150 milhões? Se quiserem, eu saio. Contanto que não bulam no que é meu. Chiquinho renunciou, não foi cassado e salvou todo o patrimônio. Inclusive os 150 milhões que não pagou à agência de Heron. (A esta altura José Dirceu, que ficou muito rico de repente, está mais preocupa-

do é com o que vai ter que devolver: -“não bulam no que é meu”).

Dirceu O presidente Dutra tinha um auxiliar capixaba, oficial do Exército, meio gago. Quando Dutra dava uma ordem, ele ficava mais gago ainda. Resolveu dar um jeito de curar a gagueira. Soube que o Méier tinha uma escola para gagos, tocou para lá. O endereço que levou não coincidia. Procurou no bairro todo, nada. Foi ao português da esquina: - O sesesenhor popopodia mememe inininformar se aaaqui temtem uma escococola para gagagago? - Mas o senhor já fala gago tão bem, para que quer escola? (Dirceu, Genoíno, sempre falantes, calaram. Estão gagos. Querem que os amigos façam um“movimento internacional para denunciar o Supremo”. Sebastião Nery, baiano de Jaguaquara, é jornalista político. Foi comentarista do Jornal Nacional, colunista da Folha de S. Paulo e da Tribuna da Imprensa, correspondente de jor nais brasileiros em Moscou, Praga e Varsóvia. Fundou o jornal Politika no início dos anos 70, fechado pela ditadura militar. É autor de 19 livros, entre eles a antológica série Folclore Político. Nery foi também vereador em Belo Horizonte, deputado estadual na Bahia e deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Foi ainda adido cultural do Brasil na França e na Itália.

HENRIQUE CABELO

Tecnologias para expansão do café...

MARCOS Oliveira , Fábio Caino e André Oliveira, do grupo Chapadão.

Insumos de alta tecnologia DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL uís Eduardo Magalhães tem nova empresa no ramo de produtos para a agricultura. É a Chapadão Agrícola, com foco na área de insumos de alta tecnologia, especialmente fertilizantes. A nova empresa é braço da Chapadão Imobiliária. O grupo tem ainda a empresa de serviços contábeis Contagri e atua em advocacia.

L

“Como a maioria de nossos clientes são produtores rurais, constatamos lacuna no mercado de produtos que incorporam alta tecnologia e  decidimos criar a empresa”, disse Marcos Oliveira, um dos sócios. A Chapadão Agrícola foi inaugurada na semana passada e está instalada no número 202 da Rua Jatobá, no Jardim das Acácias, próximo da Cooperfarms. Representa e revende produtos das

empresas gaúchas Agrovalle, Supra Fertilizantes e Dioxide. André Oliveira, outro sócio, diz que os produtos da Agrovalle são de ponta, desenvolvidos por meio da biotecnologia, e se destinam, principalmente, ao tratamento de sementes; os da Supra Fertilizantes são direcionados a aplicações foliares e fertiirrigação; os da Dioxide são sanitizantes de alta tecnologia, destinados ao combate de doenças, entre elas o mofo branco. Os produtos podem ser aplicados em lavouras de soja, milho, algodão, café, feijão e em hortifruticultura, acrescenta André. A Chapadão nasceu em Luís Eduardo em 2004. Abel Cesar Silveira Oliveira, os filhos Marcos e André, mais Fábio Caino, são os controlados do grupo. No novo empreendimento, entrou também como sócio o empresário gaúcho Eugênio Gehm. Guilherme Padilha é o agrônomo responsável.

Conclusão da página 8 Esse arran jo insti tu cio nal atua em todos os segmentos da cadeia produtiva, tendo por base a sustentabilidade, a qualida de, a pro du ti vi da de, a pre ser va ção ambiental, o desenvolvimento e o incentivo a pequenos e grandes produtores. Hoje reúne mais de 700 pesquisadores de cerca de 40 instituições, envolvidos em 74 projetos dos quais fazem parte 355 Planos de ação. Foi criado por iniciativa de dez instituições ligadas à pesquisa e ao café: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico (IAC), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). As pes qui sas do Consórcio Pesquisa Café contam com o apoio e o financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura. ■


CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

AGENDA Musical Arca da Mata Neste domingo, 28, a Companhia Teatro de Tábuas apresenta o musical Arca da Mata, às 20h, na Praça Sérgio Alvim Motta (da Igreja Matriz) em Luís Eduardo Magalhães. O espetáculo teatral, aber to ao público, é patrocinado pela Galvani, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O espetáculo faz parte do “Projeto Lendas Brasileiras 2012 – Arca da Mata”, concebido para resgatar algumas lendas populares brasileiras e fundi-las em um musical. É apresentado ao ar livre em várias cidades. Com um narrador e cinco músicos, o espetáculo tem como palco um barco de 10 metros de comprimento – a ‘Arca da Mata’ – que acomoda a banda cênico–musical. Em cada cidade, a arca leva o público a uma viagem pelas lendas brasileiras, emocionado espectadores de todas as idades.

Seminário „Empresa Legal‰ O Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb) promove na terça-feira, 30, o Seminário “Empresa Legal”, no qual empresários do setor de alimentos da região Oeste da Bahia terão a opor tunidade de se informar sobre o melhor caminho para obtenção e manutenção da licença sanitária e sobre como proceder para registrar um produto ou estabelecimento no Ministério da Agricultura. Em Luís Eduardo Magalhães, o seminário será realizado na Associação Comercial e Empresarial (Acelem), às 8h. Em Barreiras, no Senai (Centro Empresarial Barreiras), às 17h. O seminário é apoiado pela Agência Estadual de Defesa da Agropecuária da Bahia (Adab), pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) e pelo Ministério da Agricultura. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo telefone (71) 3343-1214 ou por e-mail cieb@fieb.com.br. As vagas são limitadas.

Leilão de touros A Agropecuária Jacarezinho realizará o 22º Leilão Virtual de Touros no dia 19 de novembro, a par tir das 20h, com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi - SBA. Serão leiloados 150 touros com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), nascidos em 2010, criteriosamente

PREFEITURA MUNICIPAL

selecionados e dispostos em lotes múltiplos de dois, três e até cinco animais. Destaque para cinco lotes que serão ofer tados individualmente oriundos de linhagens Kulal AJ, Dicavalcanti AJ e Provador IZ. O pagamento é facilitado em 14 parcelas (2 + 2 + 10) e o frete é grátis para cargas fechadas em toda a malha rodoviária brasileira. Maiores informações pelos telefones (77) 36110649, (18) 3401-9300 e (77) 9903-5467 (Álvaro Fortunato) ou pelo site www.agrojacarezinho.com.br.

Avaliações Rurais Estão aber tas as inscrições para o curso de Avaliações Rurais, que será realizado de 5 a 7 de novembro, das 8h30 às 17h, no auditório da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia na cidade de Barreiras. O objetivo de apresentar as mais recentes técnicas para identificação do valor de propriedades rurais (fazendas e empreendimentos de base rural), através dos métodos comparativo direto de dados de mercado, evolutivo e da capitalização da renda, com base nas normas para avaliação de bens (ABNT NBR 14.653-3). A capacitação será ministrada pelos engenheiros André Maciel Zeni, presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (Sobrea), e por Renato Vieta, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS) e do Sebrae para cursos das linhas de ação da Formação Profissional Rural. O curso está sendo organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Cientifico, Tecnológico e Ambiental (Idetec), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Ba) e a Caixa de Assistência do Crea (Mútua-Ba). Mais informações e inscrições através do site www.idetec.org.br

Lembrete A Congregação da Igreja de Deus do Brasil (sede Mmoso II) comemora seu primeiro ano com celebrações nestes sábado, 27, e domingo, 28, a par tir das 19h30. O evento será na sede da congregação, na rua Pataxó, quadra 37, lote 12. Participação do pastor Denilson e das levitas Débora e Elisama, de Barreiras. Informações pelo telefone (77) 9983-0828.

Informações para esta seção: oestesemanal@diariodooeste.com.br

AMIGOS DE LUIS EDUARDO MAGALH‹ES Passado o resultado das eleições, passado o balanço da campanha, vimos a público não para criticar ou questionar, mas para simplesmente agradecer. Aos nossos familiares por abrirem mão de nossas relações em favor de uma causa muito maior: nosso município; A todos aqueles que acreditaram em nossas propostas e que confiaram a nós o seu voto no dia 7 de outubro; A todos aqueles que se empenharam de corpo, alma e espírito em nossa cruzada; Aos nossos candidatos a vereadores que, apesar de não chegarem lá, confiaram em nosso trabalho e em nossa proposta; Aos nossos candidatos que foram eleitos, parabéns, que Deus possa estar iluminando os seus caminhos e os seus mandatos; A imprensa, que acompanhou e divulgou nossa campanha democraticamente.

LIMPEZA DE CANAL

19

Não vencemos, é verdade, mas aprendemos e muito. Aprendemos que um projeto de qualquer grandeza tem que ser planejado desde o seu nascedouro, desde sua raiz. Aprendemos e crescemos, porque os 937 votos depositados nas urnas, significaram o desejo de mudança e de verdadeiros amigos, e eleitores que acreditaram em nossas propostas, na realidade de que sempre é possível fazer melhor! Ao prefeito eleito, Humberto Santa Cruz Filho, parabenizamos pela vitória e desejamos excelente administração juntamente com sua equipe. A todos vocês, nosso forte abraço, e que Deus os abençoe! JAIME CAPPELLESSO e MICHEL BRITTO.

A Prefeitura começou a limpar o canal da Rua Ilhéus, no Santa Cruz. O canal foi transformado em depósito de lixo por moradores. Entulhado, não escoaria  água de chuva, provocando transbordamento. O

prefeito Humberto Santa Cruz apela aos moradores para que não joguem lixo e entulho em ruas e canais. “Queremos uma cidade limpa e todos devem fazer a sua parte”, diz o prefeito.

Encontrado corpo de mulher assassinada DO BLOG DE SIGI VILARES corpo de uma mulher de cor branca, com idade entre 20 e 25 anos, foi encontrado pela Polícia Militar, na manhã de domingo, 21, às margens da BR 242, após o distrito industrial, próximo ao trevo da BA 436. A mulher foi morta a tiros. No local foram recolhidas três cápsulas de pistola 380. De cor branca e magra, a jovem

O

Motorista foge após matar motociclista Acidente entre uma motocicleta e um carro provocou a morte do motociclista Carlos Ribeiro, 33 anos, na madrugada deste sábado, 20, no Florais Léa. Por volta da 1h50, Carlos Ribeiro seguia com sua Honda Biz 100 placa JQE 6318 pela avenida Enedino Alves da Paixão quando foi atingido por um carro que, segundo testemunhas, trafegava em alta velocidade. O acidente aconteceu próximo à ArtPoços. O condutor do veículo, cuja marca, modelo e placa não foram identificados, fugiu do local sem prestar socorro ao motociclista. Populares acionaram a Samu, que encaminhou Carlos Ribeiro para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas ele não resistiu aos ferimentos. Seu corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, em Barreiras.

Jovem é assaltada em frente a banco Um assaltante, aparentando ser menor de idade, assaltou Vanessa Xavier Souza, 21 anos, na manhã de terça-feira, 23, no Centro. Por volta das 10h30, a jovem foi abordada pelo ladrão em frente à agência do Banco Bradesco, na rua Paraná. Segundo Vanessa Souza, o assaltante estava armado

usava um terço no pulso esquerdo com uma imagem de nossa senhora e um colar com um desenho de uma menina no pescoço. No local do crime a polícia militar encontrou também uma fralda com uma chupeta, dando a entender que a mulher morta fosse mãe. Não foi encontrado documento que identificasse a vítima. Este foi o segundo assassinato registrado em Luís Eduardo Magalhães no mês de outubro e o 32º de 2012.

com uma faca e exigiu que ela lhe entregasse a carteira, que continha R$ 540 e documentos pessoais.

Preso com 18 pedras de crack Gerson Cardoso de Souza, 40 anos, foi preso na tarde de terça-feira, 23, por policiais militares que o flagraram com 18 pedras de crack em uma praça no bairro Santa Cruz. Os policiais chegaram até Gerson de Souza por meio de denúncias anônimas. Ao perceber a presença dos PMs, ele tentou se desfazer de um pacote com pedras de crack, sendo preso e levado à delegacia de Polícia Civil. Gerson vai responder por tráfico de drogas.

Moto é roubada em assalto no Mimoso I Dois homens roubaram na manhã de terça-feira, 23, a moto do cobrador Ricardo de Jesus, 26 anos, no Mimoso I. Segundo o cobrador, por volta das 11h20 os assaltantes o abordaram quando ele seguia pela rua Senhor do Bonfim com a moto Honda CG 125, preta, placa NTK 2794. Um dos ladrões estava armado e atirou em sua direção, quando ele tentou escapar. Ricardo entregou a moto aos assaltantes, que em seguida fugiram. ■


20

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

SOCIEDADE TIZZIANA OLIVEIRA tizzianaoliveira@diariodooeste.com.br

5À Jantar Dourado O

Rotary Club de Luís Eduardo Magalhães promoveu o “5° Jantar Dourado” no sábado, 20, às 20h, no CTG Sinuelo dos Gerais. Foram vendidos antecipadamente 360 convites e outros 10 no local. No evento foram assados 52 peixes. No final do jantar, foram vendidos 18 peixes a R$ 100 cada. O presidente do Rotary, Reginaldo Arita, disse que parte do valor arrecadado com o jantar será destinado ao Banco Ortopédico e parte à Fundação Rotária, bem como à construção de uma biblioteca e de uma escola municipal. Fizeram doações 26 empresas patrocinadoras do evento. O cantor Duda animou o jantar. No evento foram sorteados vários brindes de lojas locais, como Vita Fórmula, Vogue e Favo de Mel, entre outras.

...Irma Lodi e Gilmar do Espirito Santo...

MARIA e Celso Polina...

...Arlei Costa e Luana Cappellesso...

...Soeni Moraes e João Luiz Moraes...

...Soila Inácio da Silva, Ana Karolina Prezotto Brito e Douglas Carneiro Brito

...Alencar de Almeida e Eliane de Almeida ...

...Luana e André de Almeida...

...Alan Juliani e Flávia Pinheiro Juliani...

...Gustavo Sousa e Tanise Bocalon.

Lions

Jehovah Cardoso Moura e sua comitiva. Na reunião foram acertados detalhes da tradicional feijoada do Lions, que acontecerá no sábado, 27, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta). Os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3628.2044 e 9989.0112. As

reuniões do Lions Clube ocorrem de 15 em 15 dias, nas terças-feiras à noite.

arrecadação de alimentos não perecíveis para doação ao Abrigo São Francisco e Santa Clara.

Na noite de segunda-feira, 22, às 20h, o Lions Clube Mimoso do Oeste – Luís Eduardo Magalhães realizou em sua sede reunião festiva com o governador do Distrito do Lions Clube Internacional,

No litoral Mauro Sousa viajou com a esposa Letícia Dela Líbera e a filha Laura na sexta-feira, 12, para Eunápolis (BA), onde moram os pais de Letícia. Eles visitaram Porto Seguro, o vilarejo de Santo André e Arraial D’Ajuda. Foram ao Parque Ecológico Fazenda Mãe Tereza, em Santa Cruz de Cabrália, a 25 km de Porto Seguro. O parque ocupa uma área de 27.000m2 de Mata Atlântica preservada, sendo banhado pelas águas do Rio Camurugi. A família retornou a Luís Eduardo na segunda-feira, 22.

Gincana de Halloween CLAIR João Kirsch, Meireane Silva Moura, Jehovah Cardoso Moura, Valter Rucker e Celio Aparecido Vaz no Lions Clube.

Neste sábado, 27, às 14h, no Clube Rio de Pedras, acontecerá a Gincana de Halloween da escola de idiomas CCAA. Uma das provas da gincana será a

Café da manhã Valdete Rucker, Andréia Zanini, Edileuza Silva e Simone Durks foram algumas das presentes ao café da manhã em homenagem ao Dia dos Professores promovido pela escola de idiomas Wizard no sábado, 20, que este ano aconteceu no Hotel Saint Louis, das 8h30 às 11h.

Na chapa O empresário Gleison dos Santos Alves inaugurou na quinta-feira, 11, o restaurante Na chapa. No cardápio, pratos variados, destacando-se a Picanha na Chapa, especialidade da casa. O horário de funcionamento é a partir das 18h, de segunda a segunda, e no sábado e domingo das 11h às 15h. O restaurante está localizado na Rua Paraná, ao lado do Colégio Estadual Mimoso do Oeste (Cemo).


21

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

Luís Eduardo empata em São Desidério DA REDAÇ‹O seleção B de futebol de Luís Eduardo Magalhães empatou por 1 a 1 com São Desidério na tarde de domingo, 21, no Estádio Ocival Rodrigues, em São Desidério. Paulo Gomes marcou o gol dos luiseduardenses aos dois minutos do segundo tempo. São Desidério havia saído na frente do marcador, no primeiro tempo. O jogo foi válido pela abertura da quarta rodada do Campeonato Intermunicipal de Seleções Amadoras do Oeste. O resultado foi considerado positivo pelo técnico Jeder de Oliveira por dois aspectos: um, por atuar na casa do adversário e impedir que São Desidério se distanciasse na classificação (uma vez que é concorrente direta na luta por uma das quatro vagas para a segunda fase da competição). Outro, a seleção luiseduardense vai definir seu rumo no Campeonato ao realizar seus dois últimos jogos em seus domínios, no Campo da Bunge, diante de Bom Jesus da Lapa (dia 4 de novembro) e Santana (em 11 de novembro). “Demos um passo importante para a classificação com este resultado de empate pois seguramos São Desidério na classificação, que assim como nós já atuou quatro vezes na competição”, disse Jeder. “Também temos a vantagem de decidir a vaga em casa contra uma seleção que concorre conosco (Bom Jesus da Lapa) e jogando diante de uma equipe que está praticamente eliminada (Santana)”. Na avaliação do treinador de Luís Eduardo Magalhães, o rendimento da equipe apresenta progresso em relação às partidas anteriores. “Os atletas, aos poucos, assimilam o que expomos antes de cada partida. Isso mostra que o grupo compreende a dificuldade de cada partida. Eu mostro a eles, também, que não basta jogar em cima do que o adversário apresenta, mas a condição de cada seleção que enfrentamos. É o que vamos fazer para as duas últimas partidas, quanto jogaremos com um concorrente direto e com uma seleção

A

JOANA Caniçali, Gaby Borges (no colo), Bárbara Borges, Valdete Rucker, Edileuza Silva, Fabrícia Santos, Simone Durks, Adriano Pego, Rita Kunkel, Liliane Paixão (em pé), Andréia Zanini, Édina Cavalcanti, Jaqueline Uecker e Nayara Borges em café da manhã da Wizard.

Aniversariantes O casal Leandro e Sara Giotti reuniu amigos e familiares para comemorar o oitavo aniversário do filho Leandro Junior Giotti, na sexta-feira, 19. “Cawboy” foi o tema da festa escolhido para a festa, que reuniu familiares, amigos e colegas de escola de Leandro. Sara e Leandro receberam convidados em sua residência no bairro Jardim Paraíso. ● Isadora Oliveira completou quatro

LEANDRO Giotti, Leandro Junior e Sara Giotti

anos na quinta-feira, 11, às 18h. Os pais Juliana e André Oliveira deram uma festa no espaço da Igreja Comunidade Cristã para amigos e familiares. O tema foi “Minnie”. ● Patricia Vieira Ribeiro, Islaine Xavier e Paula Stresser comemoraram aniversário na segunda-feira, 22. Leticia Dela Líbera na terça, 23. Taciana Izabel, Liana Puton e Keyla Farias Nunes na quarta, 24. Cleber Flizicoski, Talvani Chiapetti e Diva Peruzo comemoram neste domingo, 28.

JULIANA, Isadora e André Oliveira

PING-PONG

que, provavelmente, já estará eliminada. O cuidado será o mesmo nos dois casos”, frisou. Jeder de Oliveira mostra que os jogadores atenderam às suas orientações durante o intervalo do jogo contra São Desidério. “Eles (jogadores) implantaram em campo o que conversamos no intervalo da partida, quando perdíamos por 1 a 0. O time soube se postar de acordo com o que foi pedido. Escalei um time defensivo, pois sabia que o adversário viria para cima, pois vinha de uma derrota e iria fazer o uso do fator campo para buscar os três pontos e tentar nos tirar da disputa por uma das quatro vagas”, acrescentou. “Felizmente nosso plano de jogo deu certo e, apesar de levarmos o gol antes, soubemos conduzir a partida e partimos para um melhor resultado. Depois do gol de empate, conseguimos criar as melhores oportunidades da partida e estivemos a ponto de virar o jogo”.

Outros jogos. A seleção de Paratinga é a primeira classificada para as semifinais do Campeonato Intermunicipal de Seleções Amadoras do Oeste após a vitória por 2 a 0 sobre Barra no sábado, 20, no Estádio Andradão, em Barra. No mesmo dia, Bom Jesus da Lapa derrotou Santana por 4 a 2 no Estádio Benjami Farah, em Bom Jesus da Lapa. Com estes resultados, Paratinga lidera com 12 pontos seguida por Bom Jesus da Lapa (cinco); Barreiras, Barra, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério (quatro); e Santana (zero). Neste sábado, 27, Barreiras enfrenta Paratinga no Estádio Geraldo Pereira, em Barreiras, às 18h; em Bom Jesus da Lapa, no Estádio Benjamin Farah, Bom Jesus da Lapa recebe a seleção de São Desidério, em jogo com início às 19h. No domingo, 28, Santana e Barra se enfrentam no Estádio Edson Alkmin, em Santana, às 18h. Luís Eduardo Magalhães, que folga neste final de semana, precisa torcer para que Paratinga e Santana vençam seus jogos e que haja empate entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério.

EVANDRO OBATA Cirurgião dentista Por que Luís Eduardo Magalhães: Porque é um lugar em ascensão e de muitas oportunidades.   Por que sua profissão: Porque posso ajudar a melhorar a autoestima das pessoas.  Três coisas que são necessárias para sua felicidade: Família, saúde e amigos.   Ser pai é: Felicidade plena com grande responsabilidade.  Sonho: Ver meu filho feliz formando sua família e vencendo profissionalmente.  Uma pessoa: Ayrton Senna, porque é um exemplo de caráter, profissionalismo e humildade.  Como definiria sua personalidade: Uma pessoa família, bem humorada e íntegra.   Arrependimento: Não tenho.  Tecnologia: Necessária; facilita muito a nossa vida.  Futuro: Envelhecer com saúde e junto das pessoas que amo.  Time do coração: S.C. Corinthians Paulista.  O que lhe assusta: A violência e falta de respeito com o ser humano.  Hobbies: Brincar com meu filho, assistir filmes e pescar.  Comida: Churrasco e culinária japonesa.

Bebida: Refrigerante.  Saudade: Meus avós.  Inspiração: Deus.  Dinheiro: Necessário para viver. Música: Canção da América - Milton Nascimento.  Não vive sem: Minha família.  O que não pode faltar em uma viagem: Diversão.  O que você gostaria de fazer no futuro: Viajar sem compromisso, conhecer lugares e culturas diferentes.   Luís Eduardo Magalhães precisa de: Melhor infraestrutura e lazer.

Seleção principal é eliminada com goleada A seleção principal de Luís Eduardo Magalhães despediu-se do Campeonato Intermunicipal sofrendo a maior goleada de sua história e com um dos maiores placares da competição. No domingo, 21, perdeu por 7 a 0 para a seleção de Ipiaú, no Estádio Pedro Caetano, em Ipiaú, em jogo de volta da segunda fase da competição. No jogo de ida, a seleção luiseduardense já havia sido goleada, por 4 a 1, no Estádio Ocival Rodrigues, em São Desidério, o que a obrigava a vencer por pelo menos três gols de diferença na segunda partida. Os gols da goleada da seleção de Ipiaú foram marcados por Kena (3) e Samir, Babão, Véi e Bicudo. O jogo teve arbitragem de Eziquiel Sousa Costa (Macarani) e assistência de Luís Costa do Espírito Santo (Porto Seguro) e Márcio Maurício Souza Cruz (Ibicaraí). O quarto árbitro foi Reginaldo Ferreira dos Santos (Ipiaú). Nilsinho e Caio, de Luís Eduardo Magalhães, levaram cartão amarelo. Ipiaú goleou com Lupita (Acácio), Galdino, Dim, Rogério e Véi (Luquinha); Bicudo, Rincon,

Alex (Cainã) e Samir; Kena e Babão. Técnico: Netão. Luís Eduardo foi eliminada com Caio (Cleosmário), Gil (Alceu), Gerão, Léo e Éricles; Danilo, Nilsinho, Da Silva e Bebeto; Romério (Ricardo) e Francisco. Técnico: Sebastião Silva. Nas oitavas de final, os ipiauenses vão enfrentar a seleção de Ibicaraí. O primeiro jogo será neste domingo, 28, no Estádio Euclides Rosalino, em Ibicaraí, às 15h. A partida de volta será dia 4 de novembro, no Estádio Pedro Caetano, em Ipiaú. No Campeonato Intermunicipal, Luís Eduardo Magalhães disputou 12 jogos, venceu três, empatou dois e perdeu sete (aproveitamento de 30,55%). Marcou 16 e sofreu 28 gols.

Outros jogos. As oitavas de final do Campeonato Intermunicipal terão início neste domingo, 28, com outros sete jogos: Araci x São Francisco do Conde; Crisópolis x Coaraci; Valença x Santo Amaro; Biritinga x Ubaitaba; Itambé x Porto Seguro; Itabuna x Itapetinga; Jitaúna x Belmonte. ■


22

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

GENTE JOVEM RAFAEL DIAS rafaeldias@diariodooeste.com.br

da Carnificina – Uma comédia sem Juízo”. As duas apresentações resultaram de parceria entre as instituições de ensino e uma empresa do ramo de eventos.

24 anos nas pick-ups

MARIANA Bonni e Ademar Pierezan com os trigêmeos Laura, Julia e Pedro Henrique.

Filhos trigêmeos O

casal Ademar Pierezam–Mariana Bonni está radiante com a aguardada chegada dos filhos trigêmeos. O parto aconteceu na Clínica Cirúrgica e Maternidade Amparo, em Goiânia, sem nenhum problema. Julia nasceu com 1.870kg e 44cm; Laura com 2.165 kg e 45cm; e Pedro Henrique com 1.830kg e 42cm. Agora, o casal acerta os últimos detalhes para a volta a Luís Eduardo. Uma coisa é certa: Ademar e Mariana deixaram amigos e familiares babando com fotos postadas em redes sociais.

Mais uma etapa Dayanne Bortolozzo Pulga completou mais uma etapa de sua vida. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Goiás (PUC-GO), ela concluiu nessa semana pós-graduação no Instituto de Pós Graduação (Ipog), também em Goiânia. Dayanne obteve nota 8,0 na avaliação final da pós.

Motovelocidade, e também da 5ª e penúltima etapa do Brasileiro de Supermoto 2012.

Visita Helenne Sanderson esteve na Cidade no último final de semana, especialmente para uma visita a familiares. Atualmente, Helenne reside em Brasília.

Moto GP

Teatro

Loran Tondatto esteve presente no GP Cidade de Goiânia, que aconteceu no Autódromo Internacional de Goiânia.  Com uma rodada tripla, o GP movimentou o Autódromo nos dias 20 e 21,. O GP Cidade de Goiânia fez parte das comemorações do aniversário da cidade, e foi o palco da 5ª etapa dos Campeonatos Goianos de Supermoto e

Caroline Magerl e Marianna Constenla estiveram no teatro da PUC Goiás, em Goiânia, para assistir ao espetáculo “Improvável”, da Cia. Barbixas do Humor, nos dias 19, 20 e 21. Também em Goiânia, no mesmo final de semana, a Cia. Barbixas do Humor se apresentou no Teatro Madre Esperança Garrido (do Colégio Santo Agostinho), com a peça “Deus

DJ ALEX MS

Alex Medrade completou 24 anos de carreira como DJ na última quarta-feira, 24. É Conhecido como DJ Alex MS e teve seus primeiros contatos com a música eletrônica em 1988, frequentando festas e festivais. Começou a mixar em 1989, tendo dicas de amigos que lhe apresentaram os toca discos e mixagens. Em 1990, junto com o dono de uma casa noturna, teve oportunidade de tocar em uma Danceteria de sua cidade natal, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.  Na capital sul-matogrossense, foi o DJ residente da Apotheose, tradicional casa noturna da capital. Atualmente, Alex reside em Luís Eduardo. Ele toca em baladas da Cidade e da região.

● Na noite seguinte, sábado, 20, foi a vez do show de stand up comedy de Paulo Prazeres, com o espetáculo “Por inteiro e sem cortes”. Entre os presentes estavam Marcelo Farias e a namorada Thais Gatto.

Aniversariantes

Despedida A turma do 3° ano do Colégio Mimoso do Oeste (CMO) viajou para Itaparica, no litoral baiano. A viagem é uma rotina de todas as turmas de 3° ano do colégio. É como uma despedida dos colegas que finalizaram o ensino médio.

NÚBIA MELLO

CAMILA WINTER

Enicob Gilmar Urzêdo Junior e Josafá Nogueira participaram do IV Encontro de Iniciação Cientifica do Oeste da Bahia (Enicob), na Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (Faahf), que aconteceu nos dias 24 e 25. O encontro teve vários temas em diversas áreas para estudantes da entidade e para profissionais da região. Na quarta, 24, houve palestra de Antonio Ferreira Lima Filho, com o tema “A influência dos Valores no Sucesso Profissional”; na quinta, 25, foram realizados vários mini cursos, entre eles “Práticas Sustentáveis de manejo dos nematoides em culturas extensivas”, “O Poder Judiciário e o mito do legislador negativo sob a jurisprudência do STF”, “O educador e os novos desafios no contexto educacional” e “Empresa individual de responsabilidade limitada”.

Toca Club Na sexta, 19, aconteceu o Exclusive Eletro

EXCLUSIVE PARTY. Camila Caires Barreto, Kamilla Figur, Gabi

Paiva e Seven da Silveira...

House Party, no Toca Club, antiga Toca do Urubu. Mais de 180 pessoas estiveram na festa, que animou a noite de sexta na Cidade. Entre as atrações estavam a banda Groove Live e DJ Marsciano.

ANANDA POSSATTO MARIA GIUDICE Aniversariantes em destaque da semana: na segunda, 22, Núbia Mello; na terça, 23, Maria Giudice, Camila Winter, Netto Borges e Anny Carvalho; na quarta, 24, Ananda Possatto, Camila De Souza Carvalho, Daiana Walker, Samy Ranchel e Jéssica Verri; na quinta, 25, Darci Scherer Junior, Daniel Miranda e Gabriella Almeida; na sexta, 26, Cintia Vieira, Gabriela Bagnara Fistarol, Filipe Turrer Puig e Mariana Meister Zavadzki. Nesse sábado, 27, comemoram Murilo Rebouças, Anne Ribeiro e Rhaiane Brandolff. No domingo, 28, é a vez de Roberta Naves e Ana Paula Fagundes. ■

...Marcos Leandro Serrer, Jéssica Carvalho, Rodrigo , Dani Brondani , Kaciane Dequigiovanni.


23

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

L I N H A S D E ATA Q U E JEDER DE OLIVEIRA

BOA CHANCE. A Seleção B de futebol de Luís Eduardo tem boa chance de se classificar para as semifinais do Campeonato Intermunicipal de Seleções Amadoras do Oeste. Depois do empate em São Desidério, terá dois jogos em casa – contra Bom Jesus da Lapa e Santana. A Seleção B está na foto. Em pé: Paulo Gomes, Duda, Coco, Neguinho, Tacadinha, Juenio, Elson, Zaroi. Agachados: Miltinho, Jinoelson, Júnior, Joaldo, Minho, Boca e Gil. (Veja matéria do empate de domingo passado na página 21) Conclusão da página 24 pagamento de mensalidade de associado ou na condição de consumidor dos produtos do clube, não tem o destino justo. Com a palavra, os dirigentes (tão sumidos quanto o pagamento dos salários dos jogadores).

É proibido protestar Na terça-feira, 23, o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schimitt, informou que apresentará denúncia contra o Atlético-MG por causa do protesto da torcida contra a arbitragem e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ocorrido antes e durante a partida com o Fluminense, no Estádio Independência, no domingo, 20. Nas arquibancadas, os torcedores atleticanos utilizaram faixas, cartazes e nariz de palhaço para se manifestarem contra a CBF. Além disso, quando os times entraram em campo, torcedores fizeram um mosaico em que se podia ler a sigla CBF, nas cores do Fluminense, e de cabeça para baixo. Cadê a liberdade de expressão? Em breve, o procurador-geral do STJD vai proibir a comemoração de gols ou manifestações contra o trio de arbitragem vindas das arquibancadas?

Sampaio é o melhor

Corrêa também não decepcionou: nas oitavas de final, no jogo de volta, diante do Vilhena (RO), quando os maranhenses venceram por 4 a 1, o público foi de 40 mil pessoas, em uma noite de quarta-feira, 12 de setembro; nas quartas de final, pouco mais de 30 mil torcedores no empate por 0 a 0 contra o Mixto (MT); nas semifinais, também pouco mais de 30 mil na vitória por 1 a 0 diante do Baraúnas (RN); na decisão, exatos 37.383 torcedores para empurrar o time contra o Crac.

Zonal de futsal Estão definidos os jogos do Zonal Oeste do Campeonato Baiano de Futsal, a ser realizado entre 9 e 11 de novembro, no ginásio da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (Faahf ). Na sexta-feira, 9, às 20h, LEM Futsal x Juventus; às 21h30, São Cristóvão (Ibotirama) x Vento em Popa/Janjar. No sábado, 10, às 17h, Vento em Popa/Janjar x São Cristóvão; às 19h, Juventus x LEM Futsal. A decisão acontece no domingo, 11, às 10h, entre os vencedores dos dois jogos. Caso haja empate no número de pontos nos confrontos, a decisão será levada à prorrogação e, caso persista o empate, a disputa irá para a cobrança de pênaltis. Não haverá desempate pelo saldo de gols.

Série A

O Sampaio Corrêa sagrou-se campeão da Série D ao derrotar o Crac, de Catalão (GO) por 2 a 0 no domingo, 20. Mais do que o título, o clube maranhense destacase pela melhor campanha (campeão invicto com 11 vitórias e cinco empates em 16 jogos), melhor ataque (37 gols) e melhor defesa (oito gols sofridos, média de 0,5/partida) e por ter aplicado a maior goleada da competição (6 a 0 sobre o Santos, do Amapá, na primeira fase). O Sampaio Corrêa entra para a história do futebol brasileiro como o único clube a conquistar três divisões diferentes (campeão da Série B, em 1972; da Série C, em 1997; e, agora, da Série D, em 2012).

O Flamenguinho está nas semifinais da Série A do Campeonato Municipal de Futebol Amador após ter vencido o Valência por 4 a 3 no domingo, 21, no Campo da Bunge. Carlos (3) e Udson (1) marcaram os gols da classificação. Leandro (2) e Róbson (1) fizeram os gols do Valência. O Flamenguinho aguarda o vencedor do jogo entre Vento em Popa e Roma a ser disputado no feriado de 2 de novembro. Neste domingo, 28, Portelinha e União disputam a terceira vaga das semifinais, no Campo da Bungue, às 15h. O vencedor deste confronto vai enfrentar o Juventus.

Bom de público

Futsal

Na arquibancada, o torcedor do Sampaio

Santa Cruz, Vento em Popa, Udinese e

Grêmio do Oeste precisam apenas de um empate para se classificar às semifinais da IV Taça Fábio Lauck de Futsal. A vantagem para estas equipes aconteceu após os resultados dos jogos de ida com as vitórias do Santa Cruz por 10 a 9 diante do Young Boys e do Vento em Popa por 10 a 6, no sábado, 20, e da Udinese por 9 a 0 contra o Asmeg e do Grêmio do Oeste por 11 a 10 diante da Olcatrans, no domingo, 21, em jogos disputados no Ginásio Terra Agrícola. Os jogos de volta serão disputados neste sábado, 27, entre Asmeg e Udinese (19h) e Olcatrans e Grêmio do Oeste (20h30), e no domingo, 28, entre Vento em Popa e Roma (8h15) e Santa Cruz e Young Boys (10h). Para Young Boys, Roma, Asmeg e Olcatrans resta vençer por qualquer placar para levar a decisão pela vaga às semifinais para a cobrança de pênaltis.

Velocidade Está confirmada para o sábado, 3, e domingo, 4, a disputa da VI etapa da Fórmula Turismo e da IV etapa do Autocross do Campeonato Baiano de Velocidade em Terra, na pista Júnior Poletto, ao lado do centro de convenções do Bahia Farm Show. No sábado, às 14h30, treino livre de 15 minutos para os carros da Fórmula Turismo; às 14h45, tomada de tempo com duração de dez minutos; às, 15h30, treino livre com duração de 15 minutos para a Fórmula Autocross; às 15h45, tomada de tempo com duração de dez minutos; a partir das 16h30, a pista será fechada para reparos às provas do dia seguinte. No domingo, 4, às 9h, largada da primeira bateria da Fórmula Turismo; às 10h, largada da primeira bateria da Fórmula Autocross; às 11h, largada da segunda bateria da Fórmula Turismo; às 12h, largada da segunda bateria da Fórmula Autocross.

Velocidade II A sexta etapa da Fórmula Turismo 1.600 será a última da temporada e três pilotos têm chances de conquistar o título: o líder Sidnei Muller (163 pontos), Juliano Teles

(147) e Kenni Henke (113). Para Sidnei Muller, basta vencer uma bateria e chegar em sexto lugar, em outra.

Tênis Régis Barboza (categoria A/masculino); Luciano Severo (categoria B/masculino); Vanderlei Ferreira (categoria C/masculino); Matheus Bortolozzo (categoria D/masculino); Michele Gonzales (categoria A/feminino); Camila Franciosi (categoria B/feminino) venceram a 5ª Etapa do Circuito Unificado de Tênis do Oeste da Bahia 2012, disputada entre 17 e 21 de outubro nas quadras do Condomínio Pedra do Sonho e do Horti Fruti.

Rio campeão O Rio de Janeiro foi campeão geral das Paraolimpíadas Escolares disputadas entre 16 e 19 de outubro, em São Paulo. Vencedor nas modalidades de tênis em cadeira de rodas, goalball, futebol de cinco, futebol de sete e judô, o Rio de Janeiro terminou a competição com 80 pontos na classificação geral, seguido por São Paulo (69 pontos) e Santa Catarina (35 pontos). Nas outras modalidades, São Paulo venceu no atletismo, natação e tênis de mesa; Mato Grosso do Sul (bocha); Pará (vôlei sentado). A Bahia, com a segunda menor delegação, não ficou entre os três melhores em nenhuma das modalidades. ■


24

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 27 de outubro a 2 de novembro de 2012

L I N H A S D E ATA Q U E LUCIANO DEMETRIUS lucianodemetrius@diariodooeste.com.br

GP2 MEDIA SERVICE

Dupla premiação O

piloto brasileiro Luiz Razia recebeu dois prêmios durante solenidade de encerramento da temporada 2012 da GP2, realizada na noite de sexta-feira, 19, às margens do Rio Sena, em Paris, tendo como cenário a Torre Eifel. O baiano de Barreiras foi premiado com um troféu pelo vice-campeonato (conquistou 22 pontos com quatro vitórias e nove pódios) e outro por ter sido dono da melhor ultrapassagem, ocorrida durante a segunda etapa da prova de Valência (Espanha). Na temporada, o brasileiro ficou atrás apenas do italiano Davide Valsechhi, que terminou em primeiro lugar, com 247 pontos. A ultrapassagem que rendeu a Luiz Razia o segundo prêmio aconteceu após ele superar o inglês James Calado e o suíço Fabio Leimer na última curva da corrida de Valência, o que lhe garantiu a liderança e a vitória na prova. Esta é a segunda vez que o Brasil leva tal condecoração: a outra foi com Lucas Di Grassi, na temporada de 2009. Apesar de ter ficado em segundo lugar na classificação geral - após ter liderado a temporada em boa parte do ano -, Luiz Razia considera positivo o saldo de sua participação na GP2, em 2012, uma vez que os bons resultados lhe proporcionaram realizar testes em carros da Fórmula 1. "Queria agradecer a todos que torceram, vibraram e estiveram ao meu lado por todo este ano. Cada um pode se sentir responsável pelos meus resultados e conquistas, pois sem o suporte de todos não estaríamos nessa posição. Ficamos com o vice-campeonato e com a melhor ultrapassagem do ano, com um bônus de varias outras oportunidades na Fórmula 1". Competindo na GP2 pela equipe Arden, Razia testou o carro da Fórmula 1 da Force India no em setembro, em Magny-Cours, na França, além de oportunidades para negociar uma vaga de titular em 2013. "Dentro das minhas condições, fiz realmente o máximo, dei tudo de mim e, por algumas circunstâncias, não fiquei com o troféu de primeiro", analisou." Agora, estamos trabalhando para a F-1, além de me preparar fisica e tecnicamente. Estamos no caminho certo e vamos continuar nele", completou.

LUIZ RAZIA durante entrega dos prêmios pelo vice-campeonato da GP2 e melhor volta da temporada.

A moda pegou Outubro está ficando marcado como o mês dos protestos por parte dos jogadores de futebol com salários em atraso. Primeiro, foram os atletas do Paraná, que formularam carta aberta relatando a falta de pagamento desde agosto. Em seguida, os jogadores do Vasco

também detalharam os débitos do clube para com eles. Por fim, os atletas do Juventude, de Caxias do Sul, não foram aos treinos devido à falta de pagamento, que se estende por dois meses. O protesto dos atletas é uma forma de mostrar ao torcedor que o que este investe seja via compra de ingressos, Continua na página 23 ➧


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.