Oeste Semanal Edição 85

Page 1

Casa própria sem burocracia Feira nos próximos sábado e domingo reúne construtoras, imobiliárias e a Caixa. PÁGINA 8

Crédito barato para trabalhador informal ADE

Tiragem desta edição

L A AN

M E S

6.500

exemplares

A

ID

ST

Oeste

AC

PÁGINA 7

EM REV

I

Ano II ❑ Nº 85 ❑ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

Preço do exemplar

R$ 1,00

Moradores querem mais melhoria na Saúde Enquete mostra expectativas para o segundo mandato do prefeito Humberto PÁGINAS 4 E 6 E PREZADO LEITOR, NA PÁGINA 2 HENRIQUE CABELO

SEXTA-FEIRA, 19, 11h45, na UPA: 29 pacientes esperam atendimento de dois médicos.

Quatro morrem em acidente na BR 242 PÁGINA 19

Os vetos de Dilma à MP do Código Florestal PÁGINA 10

PROCURANDO IMÓVEL? (77) 3628-6782 / 9116-0605


2

INFORMAÇÃO E OPINIÃO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

PREZADO LEITOR Saúde pública não é loja de autoatendimento

de trânsito já começam a pifar. É o caso de a Prefeitura perguntar à empresa capixaba Sinales, que os instalou, a razão do defeito.

E

Duas chapas devem se inscrever até esta terça-feira, 23, para a eleição de diretoria da Subseção de Luís Eduardo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma comandada por Abel Cesar Silveira Oliveira e outra, por Carlos Cesar Cabrini. As eleições estão marcadas para o dia 23 de novembro. Os dois cabeças de chapa não quiseram fornecer os nomes dos integrantes antes do registro na OAB.

nquete realizada por Oeste Semanal aponta que a maior expectativa de moradores da Cidade, na segunda gestão do prefeito Humberto Santa Cruz, é de mais melhoria do atendimento na Saúde. Os entrevistados reconhecem que os serviços melhoraram na primeira gestão, mas apontam problemas como o de filas e de demora no atendimento. É direito do cidadão exigir bons serviços públicos. Os serviços melhoraram com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e com a ampliação do Gileno de Sá, que hoje funciona como hospital com 40 leitos. Bairros ganharam unidades de saúde e outras foram reformadas e ampliadas. O atendimento precisa ser aprimorado, é claro. A questão, no entanto, apresenta viés que deve ser exposto: o usuário da Saúde Pública quer chegar na unidade médica e ser atendido imediatamente, não importando se o caso é de emergência ou não. Esquece-se que unidade de saúde não é loja de autoatendimento, onde se pega a mercadoria e se passa no caixa. Não é possível fazer estoque de médicos. São 53 nas unidades municipais e é normal que se formem filas, principalmente quando da ocorrência de surtos de doenças, como o que ocorre agora, de catapora. No caso da UPA, um pronto socorro, há que se respeitar a prioridade nas emergências. É bom lembrar que, nos serviços de saúde particulares, pagos, também se entra em fila. Em algumas especialidades médicas, na Cidade, não se consegue atendimento sem esperar pelo menos uma semana. --Em tempo: como qualquer cidadão, funcionário deste jornal procurou atendimento médico na UPA, no domingo, 23 de setembro. Esperou 15 minutos pela consulta e, meia hora depois da chegada, saiu com diagnóstico de catapora. Conhecedor das emergências do Rio de Janeiro, elogiou o atendimento na UPA. Indo ao Rio, o funcionário esperou uma hora e quarenta e cinco minutos para ser atendido em hospital do plano de saúde Amil, em Copacabana, na segunda-feira passada, 15.

Sinalização de ruas A Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem) apresentou ao prefeito Humberto Santa Cruz projeto de sinalização das ruas e avenidas da Cidade. Seu presidente, Carlinhos Pierozan, disse à coluna que a colocação de placas com nome das vias não teria custo para o Município. Seria custeada pela publicidade de empresas.

Acelem 2

compras até atingir 30% do salário mensal. O lançamento do cartão será no próximo sábado, 27, durante café da manhã, na abertura da 2ª Feira da Casa Própria, no Quatro Estações Hall.

Chuva traz apagão

Publicação da Oeste Comunicação Integrada Ltda. Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – CEP 47.850-000 – Luís Eduardo Magalhães/BA Inscrição municipal 007132/10 CNPJ 12.835.627/0001-41 - Telefone (77) 3628-0686

oestesemanal@diariodooeste.com.br

A Monsanto suspendeu temporariamente a cobrança de royalties da tecnologia Roundup Ready (RR) da soja, em todo o País. A decisão foi tomada depois que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso concedeu liminar à Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a 24 sindicatos rurais, determinando que a Monsanto suspendesse imediatamente a cobrança de royalties naquele estado. Na ação, a Famato alega que o direito de propriedade intelectual sobre a tecnologia RR já é de domínio público, pois está vencido desde 2010. A empresa afirma que o direito de propriedade só se extingue em 2014 e recorreu da decisão. A Monsanto diz ter estendido a suspensão da cobrança a todo o País para que o benefício não se restringisse aos sojicultores de Mato Grosso.

Destrave do Porto Sul

A Trip alerta passageiros com passagens compradas: a Bahia está fora do horário de verão, mas os vôos pelo céu baiano seguirão o relógio de Brasília.

Sinal vermelho

ÂTurnãoÊ na Prefeitura

A primeira chuva de molhar chão veio acompanha de apagão de mais de três horas que deixou sem energia mais da metade da Cidade. Até a tarde desta sexta-feira, 19, a Coelba não havia informado a razão do blecaute.

No horário de verão

WERTHER BRANDÃO

Suspensão de royalties

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) prometeu ao Governo do Estado, para novembro, a conclusão do parecer técnico de análise dos estudos complementares do Porto Sul. O parecer é condicionante para a emissão da Licença Prévia (LP) da obra. O Ibama também prometeu a licença prévia para o próximo mês. Com a licença, a obra começará a sair do papel. O Porto Sul é o fim da linha da Ferrovia de Integração Oeste Leste, com trechos ainda emperrados no Ibama.

ARQUIVO/RAUL MARQUES

A Acelem desenvolveu, em parceria com a empresa de tecnologia Hiamina, de Werther Brandão, o cartão de compras Facilita. Funcionários de empresas que se associarem ao cartão poderão fazer

Duas chapas na OAB

Mal começaram a funcionar e os sinais

O prefeito Humberto Santa Cruz atendeu

SÓCIOS-DIRETORES Antonio Calegari / Pedro Callegari

CIRCULAÇÃO Aroldo Vasco de Souza

REDAÇÃO João Penido (editor), Antonio Calegari, Luciano Demetrius Leite, Raul Beiriz Marques, Rafael Dias, Sebastião Nery, Tizziana Oliveira, Henrique Cabelo (fotógrafo e diagramação), Paulo Cezar Goivães (projeto gráfico)

IMPRESSÃO Imprima Editora & Gráfica Csg 09 – LOTE 03 – GALPÃO 03 – Taguatinga Sul – Distrito Federal – Fone (61) 3356-7654

PUBLICIDADE Juliana Cadore (77) 9988-0114

TIRAGEM* 6.500 mil exemplares *Tiragem jurada pela editora, comprovável quando da

Banco do Brasil Seguro morreu de velho. O PDT já está se articulando com o objetivo de garantir um novo teto para o ex-senador Osmar Dias, possivelmente no Ministério da Agricultura. Sinal de que seus dias na vicepresidência de Agronegócio do BB estão contados.

Randon De acordo com fontes ligadas à própria Randon, o grupo estuda uma nova temporada de férias coletivas antes do fim do ano. Em junho, mais de 1,4 mil funcionários ficaram em casa por conta da queda das vendas e da produção. Procurada, a Randon informou que ainda não há definições sobre paradas no fim do ano.

Marcopolo A Marcopolo teria planos de uma emissão de bônus no exterior para bancar parte de seu programa de investimentos, que prevê o desembolso de R$ 450 milhões até 2016.

www.relatorioreservado.com.br

reivindicação do funcionalismo e instituiu por decreto novo horário de funcionamento na Prefeitura às sextas-feiras. No que os funcionários chamam de ‘turnão’, o expediente, deste esta sexta-feira, 19, passou a ser das 7h30 às 13h30, sem interrupção. Estão fora do ‘turnão’ as áreas de Saúde, Educação e de tributos.

Correção A foto de Simone Jacobsen, gerente administrativa, e Sérgio Brentano, gerente de laboratório da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), divulgada pela entidade e publicada na página 11 da edição anterior, é de autoria de Mayco Sérgio, do jornal Notícias do Oeste, e não da Abapa. ■

impressão do jornal, na Imprima Editora & Gráfica LTDA, a par tir das 23 horas das sextas-feiras e quando do início da distribuição das edições, na Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – Luís Eduardo Magalhães, a par tir das 7 horas da manhã dos sábados. As publicações da Oeste Comunicação – Oeste Semanal e DiariodoOeste.com.br não publicam matérias redacionais pagas sem caracterizá-las como Informe Publicitário. A Oeste Comunicação também edita o site online DiariodoOeste.com.br.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

3


4

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

O que moradores esperam do 2À mandato do prefeito Para a maioria dos ouvidos em enquete, saúde é a área que precisa ser priorizada FOTOS DE LUCIANO DEMETRIUS

LUCIANO DEMETRIUS Da Redação de Oeste Semanal nquete feita por Oeste Semanal indica que moradores de Luís Eduardo Magalhães reconhecem que houve avanços durante o primeiro mandato do prefeito reeleito Humberto Santa Cruz, como a criação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas esperam que no segundo a área de saúde seja a prioridade, com a contratação de mais profissionais, especialmente pediatras e ortopedistas, de modo a reduzir o tempo de espera no atendimento. Também é desejada a construção de um hospital (já prevista no Plano de Governo para o segundo mandato). “O que você espera da nova gestão do prefeito reeleito Humberto Santa Cruz?” foi a pergunta feita a 20 pessoas que moram ou trabalham nos bairros Santa Cruz, Mimoso II, Centro e Jardim Paraíso e no Loteamento Conquista. A população reconhece também avanços no Contratação trânsito, mas de novos espera que haja pediatras e melhorias, com a ampliação da ortopedistas sinalização, é uma das hoje restrita ao Centro, para os necessidades bairros. Mais asfaltamento, mais casas populares e mais investimentos em cultura e lazer no segundo mandato do prefeito, de 2013 a 2016, também estão nas expectativas dos ouvidos na enquete. Sem esquecer da segurança. Entrevistados pediram a atuação da Guarda Municipal também na proteção das pessoas, “o maior patrimônio de uma cidade”, o que foi tentado no primeiro mandato, mas proibido pelo Ministério Público, uma vez que a atribuição constitucional da Guarda é cuidar apenas do patrimônio público físico. A recepcionista em hotel Tatiane Farias, 22 anos, moradora no Santa Cruz, espera que nos próximos quatro anos seja ampliada a assistência às crianças na área da saúde, com a contratação de mais pediatras (atualmente, dos 53 médicos contratados pela Prefeitura, apenas quatro são pediatras). “As crianças são as que mais precisam de atenção na UPA. Lá você não encontra pediatra”, diz ela, que tem uma filha de um ano e dez meses e diz que já precisou recorrer a uma clínica particular. “Minha filha estava com febre e fui até a UPA, à noite. Disseram que somente eram atendidos casos de maior gravidade e que não

E

SALÕES ALUGAM-SE Alugo três salões comerciais de laje. Na Avenida Ayrton Senna, lote 16, quadra G7, próximo ao Mercado Municipal. Tratar pelos fones (77) 9903-7281 e (74) 9197-8380.

TATIANE FARIAS

MARIANA BATISTA

RODRIGO DOS SANTOS

ELIARDO NASCIMENTO

ANTONIA DE AMORIM

MIGUEL SILVA

ISAURO FEITOSA

AIRES FERNANDES

MICHELE GENUINO

UESLEI DE OLIVEIRA

NILSON DE MAGALHÃES

JOSÉ RIBAS

havia pediatra”. Em outra ocasião, precisou de um raio-x na maternidade Gileno de Sá Oliveira e que, mesmo com autorização, não consegui o atendimento porque não havia um profissional responsável para manusear o equipamento. “Nos dois casos, precisei levar minha filha para um serviço particular”. Ela espera também que nos próximos qua-

tro anos haja mais investimentos em cultura e lazer na Cidade. “Seria interessante que fossem promovidas atividades culturais para a população, principalmente a de baixa renda”. Empresária. A empresária Mariana Batista, 35 anos, que reside e trabalha no Santa Cruz , está otimista quanto à continuidade dos trabalhos realizados no primeiro mandato. “Que ele (prefeito) dê continuidade ao traba-

lho de transformação da Cidade. Espero que as obras de melhorias do trânsito não parem e que prossigam os trabalhos de asfaltamento. Espero, também, que mais casas populares sejam construídas para as famílias de baixa renda”. O vendedor Rodrigo José dos Santos, 25, morador no Mimoso II, também crê na continuidade dos trabalhos desenvolvidos nos últimos quatro anos. Porém, alerta que é necessário maior cuidado com a saúde. “Gostaria de ver melhorias na saúde e mais ruas asfaltadas. Seria interessante a contratação de médicos especialistas, como pediatras, para atuarem nos postos de saúde”. A saúde, a cultura e o lazer são as áreas nas quais o açougueiro Eliardo da Silva Nascimento, 22, morador no Santa Cruz, espera avanços daqui para a frente. “Muitas coisas evoluíram e outras precisam melhorar. Na área de saúde, espero que haja melhorias no atendimento à população, que espera por muitas horas na fila”. Na cultura, especificamente, disse que espera ações voltadas ao Continua na página 6 ➧


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

5


6

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012 FOTOS DE LUCIANO DEMETRIUS

JESSÉ CAMPOS

KARINA ROCHA

O que moradores esperam... Conclusão da página 4 público infantil. “Atividades de dança e teatro, por exemplo, iriam estimular a criatividade das crianças e beneficiar o rendimento delas na escola”. Para a auxiliar de serviços gerais Antonia Nunes de Amorim, 42, moradora no Loteamento Conquista, a expectativa é que Humberto Santa Cruz se dedique à saúde, educação e segurança. “Na saúde, existem muitos postos, mas poucos médicos. Na educação, gostaria que as escolas fossem melhoradas em sua parte interna. Na segurança, que houvesse mais participação da guarda municipal, porque eu mesma pouco saio de casa porque tenho medo de voltar e encontrá-la arrombada”. O também morador no Loteamento Conquista, o operador de máquinas Miguel de Aquino Silva, 29, acredita que os quatro anos do primeiro mandato servirão de base para a evolução da administração municipal de Luís Eduardo. A segurança e a saúde, segundo ele, merecem atenção. “Se for mantido o trabalho do primeiro ao quarto ano do segundo mandato, ótimo. Que na área de segurança sejam implantados projetos de ronda nos bairros, para evitar assaltos e arrombamentos”, afirmou. “Sabemos que os guardas municipais tomam conta do patrimônio público, mas o maior patrimônio de uma cidade é a sua população”. Já na saúde, Miguel Silva espera que sejam resolvidos o problema das filas e que sejam contratados médicos pediatras e ortopedistas. Geração de empregos. A geração de empregos é a preocupação do jardineiro Isauro Sales Feitosa, 31, morador no Mimoso II e que está na Cidade há um ano e meio, vindo de Barreiras. Ele disse que percebeu muitas mudanças em Luís Eduardo e que a criação de novas vagas no mercado de trabalho contribuirá para o desenvolvimento do município. “Espero que o prefeito reeleito faça programas que estimulem novos empregos para

jaumat.const@hotmail.com

THAYANA SANTOS

várias áreas de atuação. Com mais empregos, a Cidade vai crescer ainda mais”. O vendedor Aires Fernandes, 36, residente no Mimoso II, aguarda melhorias na infraestrutura. “Não adianta fazer asfalto se não é feito um meio-fio. Quando chover, a água vai acabar com todo o serviço feito”. Ele espera, também, que os próximos secretários gostem de trabalhar pela Cidade e com as pessoas e que tenham satisfação no que façam. “Se o prefeito souber escolher secretários que tenham conhecimento do que vão comandar, o trabalho dele terá melhores resultados rapidamente”. A operadora de caixa Michele Genuíno, 22, que reside e trabalha no Mimoso II, espera evolução na saúde. “Apesar de muitas coisas já realizadas em Luís Eduardo Magalhães, espero que a área de saúde seja melhor coberta. Ainda falta muita coisa, como a contratação de mais médicos e enfermeiros”. Ela disse que ouve muitas reclamações por parte dos clientes que frequentam o supermercado em que trabalha, na Avenida São Francisco. “As queixas são relacionadas ao mau atendimento na UPA”. Ela também espera que nas escolas municipais seja melhorado o conteúdo dos programas das disciplinas. “Essa é outra reclamação dos pais que vêm ao supermercado. Se a saúde e a educação forem mais atendidas, a Cidade vai melhorar”. Asfaltamento. O auxiliar de serviços gerais Ueslei José e Oliveira, 23, que mora no Santa Cruz e trabalha no Mimoso II, o prefeito poderia investir mais no asfaltamento e na sinalização das ruas dos bairros. “O que foi feito no Centro foi ótimo. Agora falta a periferia da Cidade”. A saúde também foi lembrada por ele. “Um projeto que daria certo para melhorar esta área seria a construção de um hospital”. O aposentado Nilson Jesus de Magalhães, 59 anos, morador do Mimoso II, é outro que espera incentivo à criação de empregos. “Tomara que sejam feitos programas para dar mais oportunidades a quem procura por um emprego”, diz. Na saúde, ele está otimista quanto à construção de um hospital da Cidade. O motorista José Paulo Ribas, 57, morador no Centro, diz confiar no andamento dos trabalhos já realizados pelo prefeito Humberto Santa Cruz. “Sempre existem dúvidas quanto ao que pode ser feito para o futuro da população, mas se o prefeito prosseguir no que tem sido feito até aqui, as

TINTAS SHERWIN WILLIAMS COM ÓTIMOS PREÇOS

NILAIDE MAGALHÃES

LEONARDO LAURENTINO

coisas vão melhorar”. A saúde, segundo ele, mentos na educação. “Que os jovens tené a área que precisa de mais atenção. ham acesso ao ensino, que haja vagas sufiJosé Ribas também espera a diminuição da cientes para eles nas escolas”. Na saúde, burocracia. “Penso que o prefeito pode se espera pelo fim das filas na UPA. empenhar mais pela saúde, com a construção Na opinião da administradora Nilaide de mais postos de atendimento, e que tam- Magalhães, 47, moradora no Jardim Paraíso, bém seja diminuída a burocracia na própria a prioridade deve ser a educação. “É necessáprefeitura para se conseguir um documento”. ria a construção de mais escolas nos bairros”. O verdureiro Jessé Campos, 18, morador do A saúde, que, segundo ela, “está caótica”, Jardim Ipê, reclama das constantes ausências deve ser a área mais focada pelo prefeito dos médicos nos postos de saúde. “Os médicos reeleito. Ela espera que haja investimentos faltam demais. Já precisei ir a um posto de em lazer e em cultura, principalmente para saúde e um familiar não foi atendido porque os adolescentes. “Tenho uma filha de 16 anos não havia médico de plantão”. Para ele, a saúde e sei o quanto é difícil encontrar lazer de quadeve ser a área de maior investimento, justa- lidade em Luís Eduardo. O que se tem aqui é mente por ser uma das que apresentam gran- só festa. É preciso ter mais atividades cultude número de reclamações da população. “A rais que despertem os mais jovens”. saúde não pode esperar”, frisou. Para o odontólogo Gabriel Anjos, 32, moraPara a secretária Karina Rocha, 21, morado- dor no Jardim Paraíso, a expectativa é por ra no Centro, o mais aguardainvestimentos em infraestrudo é que se melhore o atenditura. “Espero que haja melhomento na saúde. “É muito rias principalmente na rede de tempo que uma pessoa espera esgoto, na distribuição da “O que foi na fila e também depois que energia e no asfaltamento”. feito (pelo ganha a senha”. Ele espera que os trabalhos da trânsito) no Eleitora estreante em administração pública sejam 2012, a estudante Thayna desenvolvidos ao longo dos Centro foi Santos, 16, moradora no quatro anos e que “não apareótimo. Agora, Centro, espera que a saúde çam somente no último ano”. receba mais atenção durante No tocante às outras áreas, ele falta a periferia a segunda gestão de entende que a população tamda Cidade”. Humberto Santa Cruz. Na bém deve fazer a sua parte. educação, ela quer que os “Não adianta esperar que o professores sejam valorizapoder público resolva tudo dos. “Se eles (professores) sozinho”. recebem salário abaixo da média, vão entrar O padeiro Leonardo Laurentino, 26, moraem greve. Quem perde são os alunos, que dor no Mimoso II acredita que o prefeito vá ficam sem aulas”. Ela espera, ainda, que o melhorar os serviços na área da saúde. “Espero prefeito reeleito crie mais opções de lazer e que haja mais atenção com a saúde. Os postos cultura na Cidade. “Poderiam ser incentiva- precisam de mais médicos. As pessoas vão até dos programas voltados para as crianças, que a UPA e não encontram profissionais sufinão têm o que fazer em Luís Eduardo”. cientes. O local é bonito, bem equipado e orgaAo lado da saúde e da educação, a infraes- nizado, mas precisa de mais profissionais”. trutura é a área que precisa de maior atenção, Ele também espera que a coleta de lixo seja diz a analista de recursos humanos Ana revista. “O lixo fica esparramado em muitos Carolina Nogueira Costa, 27, moradora no pontos da cidade porque não há organização Jardim Paraíso. “Na saúde, o atendimento de horário da passagem do caminhão que precisa melhorar; a contratação de médicos recolhe o material”. Para ele, se houver empeespecialistas e a agilidade no agendamento nho na saúde a na coleta de lixo, a Cidade devem ser priorizadas. As pessoas passam evolui. “Se melhorar nestes pontos, eu acredihoras para, primeiro, enfrentar a fila para to que Luís Eduardo vá evoluir ainda mais”. apanhar uma senha”. A esperança da auxiliar administrativa Nota da redação: os entrevistados Ana Isabella Castelo Branco, 21, moradora no Caroline Nogueira, Isabella Castelo Branco e Centro, é que sejam feitos mais investi- Gabriel Anjos não se deixaram fotografar.


CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

7

Crédito popu lar e bara to BB empresta até R$ 15 mil a trabalhador informal, microempreendedor e microempresas DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL s agências do Banco do Brasil em Luís Eduardo Magalhães fazem ofensiva de oferta de recursos do programa Microcrédito Produtivo Orientado (MPO). São linhas populares de crédito destinadas a pessoas físicas não formalizadas (sem vínculo de emprego), com renda de até R$ 5 mil mensais, a microempreendedores formalizados por meio de Microempresa Individual (MEI), com receita bruta de até R$ 60 mil anuais, e a microempresas com faturamento anual de até R$ 120 mil. A taxa de juros, subsidiada, é de 0,64% ao mês. O valor do financiamento vai de R$ 150 a R$ 15 mil, segundo informou a Oeste Semanal o gerente de negócios do BB em Luís Eduardo, Tito Gardel. Para  pessoas físicas, o prazo de pagamento dos empréstimos é de até 12 meses. Para titulares de MEI e para microempresas, de até 12 meses para capital de giro e de até 18 meses para investimento.

A

Sem burocracia. A obtenção do financiamento não depende de garantias ou aval. Por ocasião da abertura de conta no BB, o candidato pessoa física só terá que apresentar original da carteira de identidade,  CPF, seus e de sua mulher, certidão de casamento, se for casado, e comprovante recente de residência, além de telefone de contato. Se sua renda for de até R$ 1,6 mil

LUCIANO DEMETRIUS

mensais, atestará o R$ 1,4 bilhão. Antes valor em formulário do lançamento do fornecido pelo banco. microcrédito produJá o microempreentivo, o BB tinha cerca dedor formalizado e o de R$ 1 bilhão em microem pre sá rio carteira de microcréterão que levar decladito quase todo volração de seu contador tado para o consumo. relatando sua receita. Mais recursos. Ao É necessário ter falar sobre o progranome limpo na praça ma, o ministro da e o empréstimo preFazenda, Guido tendido e outros Mantega, afirmou compromissos finan- TITO Gardel, gerente de negócios do BB. esperar a adesão dos ceiros não poderão bancos privados ao MPO. O ministro disse que a exceder a 30% da renda mensal do tomador. exigibilidade de que 2% dos depósitos à vista Redirecionamento. A novidade do pro- nos bancos sejam direcionados ao microcrédito grama é o redirecionamento de  linhas de poderá ser elevada se houver demanda que financiamento ao consumo para linhas de esgotem os cerca de R$ 3,15 bilhões disponíveis. crédito produtivo, segundo informou o Em Luís Eduardo Magalhães, já aderiram gerente de negócios do BB. ao programa de crédito a Asssociação dos Tito Gardel explicou que o programa obje- Permissionários do Mercado Municipal, a tiva promover a inclusão bancária e a geração Associação dos Feirantes do Jardim das de trabalho e renda para empreendedores de Acácias, a Associação dos Moradores do atividades produtivas de pequeno porte. Florais Léa e a Secretaria Municipal de Disse ainda que a  expectativa da direção Indústria, Comércio e Serviços. do BB é que haja reversão da atual carteira de Beneficiários. Além de MEIs e microemmicrocrédito de consumo para o microcrédito produtivo orientado até o final de 2013. A presas, podem pleitear empréstimos do MPO meta da instituição para este período é aten- pessoas físicas que exercem, entre outras atider 1,1 milhão de clientes e atingir carteira de vidades, as de açougueiro, acupunturista,

alfaiate, ambulante,  artesão, artista plástico, astrólogo, numerólogo e afins, auxiliar de enfermangem, barbeiro, cabeleireiro, manicure, pedicure, bombeiro, , borracheiro, ceramista, chaveiro, contador, costureiro, cozinheiro, copeiro, garção, barman e camareira, decorador, desenhista, discotecário, videotecário e afins, eletricista e assenelhados, eletricitário, enfermeiro, pintor ou assemelhado, esteticista, faxineiro, feirante, ferramenteiro, fisioterapeuta, floricultor, fonoaudiólogo, fotógrafo, funileiro, gari, , instrutor, jardineiro, joalheiro e ourives, jornaleiro, lanterneiro e pintor de veículos, locutor, marceneiro e trabalhadores em artefatos de madeira, massagista, mecânico, mestre e contramestre, motociclista (transporte de mercadorias e/ou assemelhados), motorista, motoristas de transporte de carga, motorista de transporte de passageiros, músico, nutricionista, padeiro e confeiteiro, pescador, pescador cons fins comerciais, professor, programador, promotor de vendas e demonstrador, protético, radiotécnico, relojoeiro, frentista ou locador, representante comercial,  sapateiro, segurança, serralheiro, sucateiro, tapeceiro, taxista, técnico de eletricidade, técnico de informática, tintureiro, topógrafo, torneiro mecânico, trabalhador na construção civil, trabalhador em fabricação de roupas, trabalhador informal, vendedor de comércio varejista e atacadista, vendedor pracista, caixeiro viajante e vidraceiro. ■


8 CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

Casa própria sem burocracia Na feira da Acelem-Caixa, lotes e imóveis podem ser financiados rapidamente FOTOS DE LUCIANO DEMETRIUS

DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL

E

m café da manhã com a presença do prefeito Humberto Santa Cruz, será aberta às 8 horas do próximo sábado, 27, no Quatro Estações Hall, a 2ª Feira da Casa Própria, promoção da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem), em parceria com a Caixa Econômica Federal. “A feira reunirá no mesmo espaço a Caixa, construtores, imobiliárias, corretores, lojas de material de construção e de móveis e cartório. “O visitante interessado em adquirir sua casa ou apartamento poderá sair da feira com a compra acertada e os móveis escolhidos”, disse a Oeste Semanal o presidente da Acelem, Carlinhos Pierozan. O gerente-geral da Caixa em Luís Eduardo, Itamar Vieira,  espera que a feira atraia em torno de 5 mil visitantes em cada um dos dois dias. “Nossa expectativa é de que o número de presenças ultrapasse o de Barreiras, que foi de 4 mil/dia. Em Luís Eduardo, a oferta de terrenos e imóveis é significativamente maior que a de lá”, ressaltou Vieira, que espera também o fechamento de maior volume de financiamentos.   A feira possibilitará ainda, destaca Carlinhos Pierozan, a comparação das condições dos imóveis ofertados, garantindo ao adquirente a realização de bom negócio, de maneira rápida e desburocratizada. A feira funcionará até domingo, 28, das 9 às 18 horas.   Durante o evento, a Caixa financiará também a compra de lotes, material de construção para reforma, ampliação e edificação de imóvel e casa ou apartamentos já prontos. “Será boa oportunidade para quem deseja adquirir lotes e construir sua casa,  reformar ou ampliar casa que já tem ou comprar moradia. Correspondentes imobiliários e funcionários da Caixa estarão na feira para resolver num só dia desde o preenchimento de ficha de cadastro até a avaliação do imóvel, de modo que o interessado deixe o local com a compra e o financiamento fechados”, disse Itamar Vieira.

Juros menores. O gerente-geral da Caixa explicou que os compradores de imóveis que se enquadrarem no programa Minha Casa, Minha Vida já serão beneficiados com as mudanças adotadas pelo Governo no último dia 5 e que serão aplicadas pela instituição a

CARLINHOS PIEROZAN, presidente da Acelem partir do dia 1º de novembro. No Minha Casa, Minha Vida, o limite de financiamento de imóveis passou de R$ 100 mil para R$ 115 mil, com o objetivo de beneficiar a classe média. Além do teto maior dos imóveis, foi elevado também, de R$ 3.100 para R$ 3.275, o limite de renda mensal das famílias que terão direito a subsídio na compra de imóveis no Minha Casa, Minha Vida. Também foi reajustado de R$ 23 mil para R$ 25 mil o valor do subsídio. Ainda no  último dia 5, foi decidida redução da taxa de juros de 8,16% para 7,16% mais TR (Taxa Referencial, que está em zero desde setembro) para famílias de renda mensal entre R$ 3.275 e R$ 5.000, a chamada faixa 3 do programa, que quase não tem subsídio. Para essa faixa de renda, o principal benefício é não pagar pelo seguro atrelado ao financiamento. Foram beneficiadas ainda com a redução de juros famílias com renda entre R$ 2.325,01 e 2.455,00, cuja taxa caiu de 6% para 5%, e com renda entre R$ 3.100,01 e R$ 3.275,00, que recuou para 6% ao ano, mais TR.

Outras linhas. Fora do Minha Casa, Minha Vida, os financiamentos imobiliários da Caixa podem ser obtidos via carta de crédito do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), até o valor de R$ 100 nil, com juros de 5% a 8,16% ao ano, mais TR. Financiamentos de até R$ 499.999,99, pelo

ITAMAR Vieira, gerente-geral da Caixa. Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), utilizando recursos da caderneta de poupança, têm taxa de 8% a 8,5% ao ano, mais TR. Empréstimos acima de R$ 500 mil são enquadrados no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), com taxas que variam de 10% a 11% ao ano, dependendo do relacionamento do cliente com a Caixa, mais TR. O fundo de garantia do comprador do imóvel pode ser utilizado em qualquer linha de financiamento, segundo informou o gerentegeral Itamar Vieira. Quando o imóvel for financiado com recursos da caderneta de poupança o prazo de amortização pode chegar a 35 anos. Até junho passado, era de 30 anos. Na maioria das

linhas, o financiamento pode chegar a 100% do valor da casa ou do apartamento. Para a compra de terreno, as taxas de juros seguem as dos imóveis. Itamar Vieira informou ainda que a Caixa financia a compra de material de construção por meio do cartão Construcard, em até 60 parcelas e juros de 1,48% ao mês, mais TR. Móveis podem ser financiados com o cartão Móveiscard, em até 48 meses.

Documentação. Para preenchimento de cadastro na Caixa, durante a feira, o tomador de empréstimo deverá apresentar comprovante de rendimento e de residência, carteira de identidade e CPF, seus e da esposa, além de certedião de casamento, se casado. ■

QUEM ESTÁ NA FEIRA Bella Vista Caixa Econômica Federal Capital Imóveis Carig Imobiliária Imobiliária Capital Cartório Mais Imobiliária Dimensão GE5 Consultoria e Empreendimentos Imobiliários Itiban

J Marcelo  Imóveis Líder Imóveis  Multipiscinas  Padrão Imóveis Solyda Construtora Terramac Empreendimentos Imobiliários  Valdir Belchior de Oliveira  Vista Imóveis Fonte: Acelem


AGRONEGÓCIO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

9

FOTOS DE JOÃO PENIDO

Stara lançará máquina com sensores de solo Da Redação de Oeste Semanal, com informações do Sindicato dos Produtores Rurais

Stara, fabricante de máquinas e implementos agrícolas de alta tecnologia sediada em Não Me Toque (RS), lançará em janeiro a primeira máquina com multisensores de solo no mercado brasileiro, que faz três leituras em uma só operação - as de PH, matéria orgânica e condutividade elétrica -, o que permite uma visão apurada do estado do solo. Atualmente, só existem no mercado brasileiro sensores de cultura, que permitem adubar uma área de acordo com a necessidade das plantas. A informação foi dada durante o Seminário de Agricultura de Precisão realizado na quarta-feira, 17, em Luís Eduardo Magalhães, pelo engenheiro agrônomo e professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), Telmo Amado, que proferiu a palestra Manejo de lavouras para alto rendimento - a experiência de produtores. Cerca de 70 produtores estavam presentes no aduditório do Sindicato Rural. De origem inglesa, a máquina será monta-

A

da no país com componentes nacionais. Seu nome e seu preço ainda não estão definidos, informou a Stara. O seminário faz parte do Programa Agricultura de Precisão, idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pela Confederação Nacional de Agricultura. O objetivo do programa é levar até o produtor rural os conceitos e as novidades em tecnologias de agricultura de precisão, acabando com a imagem de que agricultura de precisão só se faz com máquinas. O seminário já foi realizado nas cidades de Balsas (Maranhão), Bom Jesus (Piauí), Maracaju (Mato Groso do Sul) e Campo Verde (Mato Grosso). Os próximos seminários serão realizados em Cascavel (Paraná), Não-Me-Toque (Rio Grande do Sul), Patos de Minas (Minas Gerais) e Rio Verde (Goiás). O pesquisador Ricardo Inamasu abriu o seminário em Luís Eduardo proferindo palestra sobre os conceitos básicos de agricultura de precisão, além da apresentação de matrizes produtivas que já vem utilizando a tecnologia. Inamasu é pesquisador da Embrapa Instrumentação e professor cola-

TELMO AMADO

RICARDO INAMASU

borador da Escola de Engenharia de São Carlos, vinculada à Universidade de São Paulo (USP). Seguiu-se a palestra do professor Telmo Amado, que fez também uma apresentação do projeto Aquarius, parceria, iniciada em 2000, entre as empresas Cotrijal, Massey Ferguson, Yara, Stara e Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de desenvolver o ciclo completo de Agricultura de Precisão. Ele informou que o projeto Aquarius (nome que faz referência a uma nova era na agricultura brasileira) foi inicialmente desenvolvido em duas áreas: a área Schmidt com 124 hectares e a área da Lagoa, com 132 hectares no município de Não-MeToque/RS. Atualmente, conta com 16 áreas distribuídas no Alto Jacuí, totalizando 729 ha. O projeto montou um rico banco de dados

contendo resultados de análises de solo e rendimento de culturas. Ao final, o produtor rural e diretor técnico do Sindicato Rural, Luís Antonio Pradella, que há cinco anos trabalha com a Agricultura de Precisão no Oeste baiano, falou sobre os desafios, a viabilidade e a alta rentabilidade na produção obtida com o uso de tecnologias. A Agricultura de Precisão permite a distribuição dos insumos em taxas variadas no solo, a partir de um mapeamento prévio. Com o auxílio de sensores de rendimento existentes para diversas culturas, é possível saber quais as áreas com melhor rendimento. Os produtores são orientados sobre a melhor maneira de plantar, o que evita o desperdício de fertilizantes, otimiza a colheita e, consequentemente, proporciona sustentabilidade e competitividade ao agronegócio brasileiro. ■


10

AGRONEGÓCIO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

Dilma veta nove itens na MP do Código Florestal Da Agência Brasil presidente Dilma Rousseff vetou nove itens do Código Florestal aprovado pelo Congresso Nacional em setembro. O principal veto retira do texto a flexibilização que os parlamentares queriam para a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios. O governo reinstituiu a chamada regra da “escadinha”, que prevê obrigações de recuperação maiores para grandes proprietários rurais. A  “escadinha” determina que os produtores rurais terão que recompor entre 5 e 100 metros de vegetação nativa das APPs nas margens dos rios, dependendo do tamanho da propriedade e da largura dos rios que cortam os imóveis rurais. Quanto maior a propriedade, maiores as obrigações de recomposição. A presidente excluiu do texto o trecho incluído pelos parlamentares que permitiria a recuperação de 5 metros de APP em torno de rios intermitentes de até 2 metros de largura para qualquer tamanho de propriedade. “Os vetos foram fundamentados naquilo que era o principio da edição da medida provisória, que significa não anistiar, não estimular desmatamentos ilegais e assegurar a justiça social, a inclusão social no campo em torno dos direitos dos pequenos agricultores”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que apresentou os vetos junto com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. Também foi vetada a possibilidade de recomposição de APPs com monocultura de espécies frutíferas exóticas, como laranja e maçã. “Não teremos áreas de pomar permanente, como diziam alguns”. O decreto, publicado na quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União, também traz a regu-

A

lamentação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que suprirão os possíveis vácuos na lei deixados pelos vetos. Segundo Izabella Teixeira, novos instrumentos normativos serão necessários para regulamentar outros pontos do texto, que poderão ser decretos ou atos ministeriais. “Outros atos, não necessariamente decretos, serão necessários para regulamentação do código”. A ministra disse que os vetos foram pontuais, apenas para recuperar os princípios que estavam na proposta original do governo.

Reação no Congresso. Os nove vetos feitos pela presidenta Dilma Rousseff ao texto da Medida Provisória (MP) do Código Florestal dividiram os parlamentares que fecharam um acordo para viabilizar a votação da matéria na Câmara e no Senado. Para o relator Luiz Henrique da Silveira (PMDBSC), “a lei propicia ao país manter-se como referência ambiental para o mundo e suprir a demanda por alimentos”. O senador catarinense destacou que, neste momento, não cabe pensar em posicionamentos dos setores da base agropecuária e ambientalistas. A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), também considerou um avanço o texto sancionado por Dilma Rousseff. Para ela, embora não seja um texto que satisfaça todo o setor agropecuário, o código dá uma “segurança jurídica” a partir de agora. A senadora é favorável a alguns dos vetos feitos por Dilma Rousseff. Especialmente, ela citou a proibição de se recompor áreas de preservação permanente (APPs) com árvores frutíferas. “O plantio de frutíferas em larga escala só é viável com o uso de muito defensi-

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINARIA DE CONSTITUIÇÃO, FUNDAÇÃO, ELEIÇÃO E POSSE DE DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO SEMEANDO O FUTURO. A Comissão para Constituição, Fundação, Eleição e Posse de Diretoria da Associação Semeando o Futuro, todos as pessoas interessadas, para a realização da Assembléia Geral Ordinária, no dia 29 de outubro 2012, às 08:00h em primeira convocação, e às 8:30h em segunda com qualquer número de presentes. A Assembléia ocorrerá no auditório da Escola Otomar Schwengber, situada na Rua Pernambuco, Loteamento Mimoso do Oeste, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, a fim de ser deliberados e discutidos a seguinte ordem do dia: 1 - Deliberação sobre a fundação da Associação Semeando o Futuro; 2 - Aprovação do Estatuto Social; 3 - Deliberar sobre o local da sede da Associação; 3 - Eleição e posse da 1ª Diretoria e conselho fiscal; 4 - Assuntos de interesse geral. Luís Eduardo Magalhães/BA. 16 de Outubro de 2012

COMISSÃO ORGANIZADORA

OS VETOS DE DILMA A presidente Dilma Rousseff vetou os seguintes itens no projeto de lei de conversão à Medida Provisória 571: 1- Várzeas O Congresso havia indicado que as vár zeas fora dos limites previstos para proteção às margens de cursos d’água não seriam consideradas Áreas de Preservação Permanente. Para o governo, o texto poderia gerar controvérsias jurídicas quanto ao alcance da norma; 2 - Cômputos de APP no cálculo da Reserva Legal O Congresso aprovou a possibilidade de as Áreas de Preservação Permanente serem consideradas no cálculo da Reserva Legal do imóvel, mesmo que isso implicasse conversão de novas áreas para uso do solo, quando as áreas de floresta ultrapassassem 80% do imóvel em área de floresta da Amazônia Legal ou 50% do imóvel rural nas demais situações. A presidente manteve a exceção para os imóveis rurais em áreas de floresta na Amazônia, mas vetou a excepcionalidade prevista para as propriedades localizadas em outras regiões. A justificativa é de que o dispositivo vetado levaria a uma limitação desarrazoada às regras de proteção ambiental; 3- Autorizações para plantio ou reflorestamento de espécies O Congresso havia previsto que o plantio ou reflorestamento com espécies nativas, exóticas e frutíferas independeria de autorização prévia, desde que obser vadas as limitações legais, devendo ser informado ao órgão competente no prazo de um ano. A presidente vetou a medida por entender que o texto aprovado poderia dar margem à interpretação de que passaria a ser exigido o controle de origem do plantio de espécies frutíferas pelos órgãos ambientais, o que burocratizaria desnecessariamente a produção de alimentos, segundo o governo; 4- Prazos para adesão ao PRA Pelo texto aprovado pelo Congresso, após a disponibilização do Programa de Regularização Ambiental (PRA), o proprietário autuado por infrações cometidas antes de 22 de julho de 2008, relativas à supressão irregular de vegetação em APP, de Reserva Legal e de uso restrito, teria 20 dias para aderir ao PRA, contados da ciência da autuação. A presidente vetou o prazo, por entender que a medida limitaria de forma injustificada a possibilidade de os proprietários promoverem a regularização ambiental de seus imóveis rurais; 5- Recomposições de APP em médias propriedades O Congresso aprovou que, para os cursos d’água com até dez metros de largura que cruzem imóveis com área superior a quatro e até o limite de 15 módulos fiscais, a recomposição de vegetação nativa às margens do rio seria feita em uma faixa de 15 metros, contados da borda da calha do leito regular. A presidente vetou a medida por considerar que a

vo agrícola. Não se consegue produzir frutas sem defensivo. Não estamos falando de plantar um pé de goiaba, estamos falando em plantio de larga escala, o que vai contaminar rios e nascentes”, destacou a presidente da CNA. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que os vetos feitos pelo Executivo foram necessários para o equilíbrio das discussões entre ruralistas e ambientalistas. Ele descartou a possibilidade de colocar os vetos para a análise do Congresso e acrescentou que existem mais de mil vetos aguardando apreciação. Outros parlamentares, entretanto, consideram que a presidenta Dilma Rousseff colocou em risco a relação do Executivo com o Legislativo. Segundo Ana Amélia Lemos (PPRS), os vetos “anularam” o papel do Congresso e podem gerar um contencioso na relação dos dois poderes. O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) também foi contrário aos vetos. Para ele, a presiden-

redação adotada reduziria a proteção mínima proposta originalmente pela Medida Provisória. Pelo decreto que regulamenta a regularização ambiental rural, as propriedades com área superior a quatro módulos fiscais devem recompor, no mínimo, 30 metros de vegetação às margens de cursos d’água com até 10 metros de largura; 6- Recomposições de APP com árvores frutíferas Pelo texto aprovado pelo Congresso, a recomposição de APPs poderia ser feita com o plantio de árvores frutíferas. A presidente vetou a possibilidade de uso isolado de frutíferas na recomposição de APPs. A justificativa é de que a medida comprometeria a biodiversidade das APPs. Além disso, segundo o governo, a lei já permite o uso intercalado de nativas e exóticas na recomposição de APPs em pequenos imóveis rurais; 7- Cursos d’água temporários de até dois metros de largura Pelo texto aprovado pelo Congresso, no caso de áreas rurais consolidadas em APPs ao longo de cursos d’água naturais temporários com largura de até dois metros, seria admitida a manutenção de atividades agrossilvipastoris, de ecoturismo ou de turismo rural, sendo obrigatória a recomposição das matas ciliares em faixas de cinco metros. A presidente vetou o dispositivo sob a justificativa de que a medida reduziria excessivamente o limite mínimo de proteção ambiental dos cursos d’água, inviabilizando a sustentabilidade ambiental no meio rural; 8- Áreas consolidadas em APPs O Congresso aprovou que aos proprietários de imóveis rurais que, em 22 de julho de 2008, detivessem até 10 módulos fiscais e desenvolvessem atividades agrossilvipastoris em APPs seria garantida que a exigência de recomposição, somadas todas as APPs do imóvel, não ultrapassaria: 10% da área total do imóvel para propriedades de até dois módulos fiscais; 20% da área total do imóvel para propriedades com área superior a dois e de até quatro módulos; e 25% da área total do imóvel em propriedades com área superior a quatro e de até dez módulos, excetuados os localizados na Amazônia Legal. A presidente vetou a exceção de 25% prevista para médias propriedades, sob a justificativa de que o dispositivo teria impacto significativo sobre a proteção ambiental em território nacional, além de desrespeitar o equilíbrio entre o tamanho da propriedade e a faixa de recomposição estabelecida; 9- Revogações do antigo Código Florestal e dispensa de averbação da Reserva Legal Pelo texto aprovado pelo Congresso, estariam revogados o Código Florestal de 1965 e a exigência de averbação da Reserva Legal. A presidente vetou o artigo, por entender que a medida poderia dificultar a compreensão exata do alcance da lei. Quando à averbação da Reserva Legal, o governo argumenta que o instrumento não poderia ter sido revogado sem que houvesse um sistema substituto que permitisse ao poder público controlar o cumprimento das obrigações legais referentes ao tema. (Da Agência Câmara).

ta Dilma poderia ter designado um parlamentar da base para questionar os pontos com os quais não concordava durante as discussões no Congresso. “Todo dia a presidente recebia um relato sobre os avanços do acordo em construção”, disse. Segundo ele, Dilma terá problemas com sua base passado o momento eleitoral. ■


AGRONEGÓCIO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

Ciência dos Alimentos

XICO GRAZIANO Agrônomo. Foi secretário de Agricultura e secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Email: xicograziano@terra.com.br

orte polêmica esquentou o mundo da economia. biotecnologia. Pesquisadores de várias Nas ciências exatas, por outro lado, praticapartes do mundo contestaram experi- mente inexiste relação entre conhecimento e mento, realizado na França, relacionando os ideologia. Na física ou na química, os fenômealimentos transgênicos com câncer. Foram nos analisados são quantificáveis na exatidão. além. Denunciaram logro no trabalho. Mede-se a velocidade da luz, detalham-se as A pesquisa testou o efeito em ratos de labo- estruturas moleculares. Na matemática, dois ratório de ração contendo mais dois são quatro, e milho geneticamente modiacabou. ficado, tolerante ao herbicida Já nas ciências naturais, “Nenhuma Roundup (milho RR). No como a biologia e a agronoexperimento, porém, descomia, que estudam os seres razão briram-se grosseiros erros vivos e seu ambiente, os fenômetodológicos. Cientistas menos, além de complexos, agronômica brasileiros da Empresa variam em sua manifestação. Brasileira de Pesquisa Sua mensuração é difícil, opõe o orgâAgropecuária (Embrapa), estimada, nunca precisa. nico ao transnorte-americanos das Podem-se observar tendênUniversidades da Califórnia cias, leis gerais a guiar os progênico. inimie da Flórida, ingleses do cessos vitais, mas cada um King's College, de Londres, deles pode reagir distintagos hoje, combateram os resultados, mente aos estímulos do meio poderão apontando falhas inaonde vivem. Existem incerteceitáveis. Com os mesmos zas, imprecisões. andar de dados poderia ter sido provaComo diz o caboclo, aqui é do o contrário, ou seja, que o que o bicho pega. Mesmo mãos dadas milho transgênico reduziu, e quando não são politicamennão aumentou, o risco de te engajados, os pesquisadoamanhã” câncer nos bichinhos. res raciocinam segundo seus A Autoridade Europeia princípios culturais e éticos. para a Segurança dos Alimentos (EFSA) Isso, obviamente, cria distinções dentro dos publicou análise desqualificando a pesquisa laboratórios. Sabendo ser impossível a isenconduzida por Giles-Eric Séralini, conhecido ção ideológica, as normas científicas exigem ativista contrário ao uso da engenharia gené- que sejam conhecidos, e divulgados com clatica na agricultura. A posição apriorística reza, os pressupostos básicos e a metodologia dele construiu uma conclusão equivocada. dos estudos, estabelecendo uma espécie de Picaretagem científica. lealdade na busca da verdade. Vem de longe a discussão sobre a cor ideoO rigor do método científico separa o lógica da ciência. Nas ciências sociais, sabida- bom conhecimento do fajuto. Este surge da mente, existe enorme dificuldade de os cien- empulhação, da fabricação de resultados tistas se isentarem de suas posições políticas segundo objetivos não confessáveis. Aqui nos estudos que realizam. A visão de mundo parece enquadrar-se essa pesquisa sobre o afeta, inevitavelmente, suas formulações teó- milho transgênico RR e o câncer. Nem a ricas, induzindo ao viés. Por essa razão exis- estirpe nem a idade dos ratinhos alimentatem tantas polêmicas na sociologia e na dos em laboratório se conheciam, e sabe-se

F

Rebanhos do País crescem Da Agência Brasil O rebanho de búfalos foi o que teve o crescimento mais expressivo no país entre 2010 e 2011, com aumento de 7,8%. A Pesquisa de Produção Pecuária Municipal,

divulgada quinta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou 1,78 milhão de bubalinos, dos quais 38% se encontram no estado do Pará. O rebanho de bovinos aumentou 1,6% e chegou a 212,8 milhões de cabeças no ano passado. O rebanho suíno chegou a 39,3 milhões de cabeças, o que representa aumento de 0,9%. O número de ovinos teve aumento de 1,6%. O rebanho de caprinos manteve estabilidade entre 2010 e 2011.

A maior e melhor linha de Implementos Agrícolas do Brasil Peças originais - Silobag Ipesa - Produtos Nogueira - Piccin Rua Kiichiro Murata, nº 388 Qd 28 Lt 04 Jardim Imperial - LEM - BA Fones: 77 3628-4780 - 3628-9605 - 3639-0189

que, naturalmente, ratos mais idosos tendem a contrair mais câncer do que os jovens. Neste 16 de outubro se passa o Dia Mundial da Alimentação. Estudiosos da questão da fome concordam que o desafio da segurança alimentar não se vencerá facilmente até 2050, quando se estima que a população mundial venha, com 9 bilhões de pessoas, a se estabilizar. Três processos básicos determinarão o sucesso nessa difícil empreitada contra as restrições alimentares dos povos: expansão das áreas de produção; desenvolvimento tecnológico, elevando a produtividade na agropecuária; e surgimento de novas alternativas de comida. A engenharia genética cumprirá papel imprescindível rumo à segurança alimentar. Após 15 anos, desde que deixaram os laboratórios e seguiram para o campo, as variedades transgênicas, manifestadas em dezenas de espécies vegetais, já ocupam 160 milhões de hectares, plantadas por 16,7 milhões de agricultores, em 29 países. Recebidas inicialmente com temor, nunca se avaliou tanto uma tecnologia. Mesmo procurando chifre em cabeça de cavalo, jamais se provou qualquer dano à saúde humana em decorrência de alimento gene-

11

ticamente modificado. Nenhum caso. Novas gerações de organismos geneticamente modificados surgem dos laboratórios mundiais. As primeiras transgenias forneceram resistência das plantas a herbicida, depois às lagartas, daí não pararam mais de evoluir. A engenharia genética está inventando plantas resistentes à seca, tolerantes à salinização dos solos, suportáveis a solos mais pobres. Surgem grãos mais ricos em proteínas e vitaminas, frutas mais duráveis ao armazenamento. Nos animais, acaba de ser anunciada, na Nova Zelândia, uma vaca transgênica capaz de produzir leite sem a proteína beta-lactoglobulina, responsável por causar alergia em até 3% das crianças no primeiro ano de vida. Incríveis fronteiras da ciência dos alimentos. Normas internacionais proíbem produtores orgânicos de cultivar plantas transgênicas. Cada vez mais se comprova, porém, com biossegurança, o seu benefício na sustentabilidade dos sistemas produtivos. Superplantas transgênicas, resistentes às pragas e doenças, eliminarão o uso dos agrotóxicos na lavoura. Afora o preconceito ecológico, nenhuma razão agronômica opõe o orgânico ao transgênico. Inimigos hoje, poderão andar de mãos dadas amanhã. Conhecimento científico não rima com ideologia nem com intolerância. Ele se move, estimulado pelo dinamismo civilizatório, pelo desafio do desconhecido. Transilvânia, em latim, significa "além da floresta". Na Romênia, acredita-se que lá viveu o assustador Conde Drácula, o mais famoso dos vampiros. Mera crença. Nada que ver com transgênico. Pura ciência. Artigo originariamente pubçicado no jornal Estado de S. Paulo, edição de 15/9/2012.


12

AGRONEGÓCIO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012 VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

Embrapa afinada com Ministério da Agricultura Carolina Gonçalves Agência Brasil ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, disse, na segunda-feira, 15, durante a posse do novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, esperar que a gestão do engenheiro agrônomo marque uma aproximação entre a Embrapa e o ministério. Lopes assegurou que vai trabalhar para a aproximação e voltou a destacar prioridades em sua gestão à frente da empresa. Segundo ele, uma das ênfases das pesquisas da Embrapa será dada ao setor sucroalcooleiro. O objetivo do pesquisador é fortalecer pesquisas em cana-de-açúcar, que é o principal pilar do setor, mas desenvolver alternativas que garantam mais flexibilidade à atividade e aumentem a capacidade de superação de problemas como os provocados pela sazonalidade na produção de álcool no país. “Temos o sorgo sacarino. Uma empresa

O

como a nossa tem que mirar o futuro e estamos antecipando que vem aí a revolução das biorefinarias com o uso de biomassa para as mais variadas finalidades e o setor sucroenergético é o candidato principal a ajudar o Brasil a estruturar esta estratégica com foco na economia verde, na química verde”, disse. Lopes também destacou que a empresa precisa desenvolver novas tecnologias para ampliar o conhecimento sobre a base de recursos naturais no país. “Temos que fortalecer o trabalho de pesquisa em monitoramento por satélite, em zoneamento. Precisamos, por exemplo, mapear as áreas de pastagens degradadas do Brasil, que são uma fronteira importante para nossa agropecuária, por exemplo, com sistema de integração lavoura, pecuária e floresta”.

Quém é. Lopes é pesquisador da Embrapa desde 1989. Entre a principais funções que desempenhou na empresa estão a atuação como pesquisador em genética e melhoramento de plantas, líder do programa de melhoramento de milho e chefe de pesquisa e desenvol-

Mais de 300 trabalhos de pesquisa cafeeira Flávia Bessa Da Assessoria de Imprensa da Embrapa Está chegando mais uma edição de um dos mais tradicionais congressos sobre pesquisa cafeeira: o 38º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, a ser realizado pela Fundação Procafé no Hotel Glória, em Caxambu-MG, de 23 a 26 próximos. O tema deste ano é ‘Boas tecnologias difundir, pro café bem florir’. A Fundação Procafé é uma das instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Sabe-se da importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento da cafeicultura brasileira. O evento é uma forma de divulgação dos últimos resultados de pesquisas, baseadas em levantamentos de problemas realizados

junto aos produtores. O objetivo é difundir continuamente novas técnicas para aumentar a produção com sustentabilidade econômica, social e ambiental”, disse o presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva. O evento reúne técnicos-pesquisadores das mais variadas instituições de ensino e pesquisa do País, técnicos e consultores ligados à assistência, bem como liderança de produtores e tem o apoio do Mapa e patrocínio do Consórcio Pesquisa Café, Embrapa Café, Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade de Uberaba (Uniube) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. Estão sendo esperados 600 participantes, entre produtores, técnicos e profissionais do ramo. Na edição de 2011, realizada em Poços de Caldas com o tema “Mais Tecnologia, Mais Café”, estiveram presentes cerca de 500 pessoas. “O pessoal está animado. O café vem bem e muitas lavouras já floresceram, dando esperanças de um bom ano”, avalia o enge-

MAURICIO Antonio Lopes, novo presidente da Embrapa. vimento da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), além de articulador internacional da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, e chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, também na capital federal.

Razão de saída. Maurício Lopes substitui o pesquisador carioca Pedro Antonio Arraes Pereira, que pediu exoneração do cargo que ocupava desde julho de 2009. Arraes reformulou a inteligência estratégica da Embrapa, com a criação de núcleo de pesquisadores, batizado Programa Agropensa. Também liderou a reformulação da gestão da carteira de projetos, numa lógica de portfólios por temas como o de pesquisa do setor sucroalcooleiro energético e a conclusão das atividades do Programa de Fortalecimento e Cresnheiro agrônomo do Mapa/Procafé e um dos organizadores do evento, José Matiello. Serão apresentados nos Anais cerca de 340 trabalhos de pesquisa das principais regiões produtoras, 100 deles oralmente. Além disso, o congresso contará com três seminários: “As novas variedades de café,” “Renovação de cafezais” e “Podas no cafeeiro”. Também haverá dia de campo na Fazenda Experimental de Varginha para apresentar e demonstrar os resultados da pesquisa cafeeira da região. “Na pauta do evento, os trabalhos abrangem praticamente todos os setores de estudo da cultura cafeeira, desde a semente até o produto final. São temas como manejo e tratos culturais da lavoura, adubação, poda, controle de pragas e doenças, plantio, melhoramento genético, fisiologia/ecologia, estudos socioeconomicos, qualidade para certificação, preparo do café e mais”, detalha o presidente da Fundação Procafé.

Consórcio. O Brasil desenvolve o maior programa mundial de pesquisas em café, o Programa Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Essa rede integrada de pesquisa é possível graças ao Consórcio Pesquisa Café, que reúne dezenas de instituições brasileiras de pesquisa, ensino e extensão estrate-

cimento da Embrapa (PAC Embrapa), com a criação de cinco novos centros de pesquisa (Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Cocais, Embrapa Agroenergia e Embrapa Estudos e Capacitação), conforme matéria publicada pela revista Exame. Segundo ainda a revista, Arraes conduziu a Embrapa no exterior, com a finalidade de dar mais agilidade aos trabalhos fora do território nacional, principalmente na área científica. De acordo com Exame, a medida gerou críticas por parte de alguns pesquisadores que temem o esvaziamento da produção nacional da empresa. A criação da Embrapa Internacional foi suspensa pelo Ministério da Agricultura, o que teria levado Arraes a pedir exoneração da presidência.

gicamente localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação entre as instituições e a união de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais, que permitem elaborar projetos inovadores. Esse arranjo institucional atua em todos os segmentos da cadeia produtiva, tendo por base a sustentabilidade, a qualidade, a produtividade, a preservação ambiental, o desenvolvimento e o incentivo a pequenos e grandes produtores. Hoje reúne mais de 700 pesquisadores de cerca de 40 instituições, envolvidos em 74 projetos dos quais fazem parte 355 Planos de ação. Foi criado por iniciativa de dez instituições ligadas à pesquisa e ao café: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Instituto Agronômico, Instituto Agronômico do Paraná, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro , Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de Viçosa . As pesquisas contam com financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira. ■

TRANSPORTES

COMERCIALIZAÇÃO E TRANSPORTE DE GESSO AGRÍCOLA E CALCÁRIO. TRANSPORTE DE ALGODÃO E SOJA. (77) 3628-2317 transcerrado@uol.com.br

(77) 3628-0324 comercial@transcerrado.com.br


VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

13

VE¸CULOS

NOVO HYUNDAI I30: BELO, MAS SEM FÔLEGO DIVULGAÇÃO/AE

DIEGO ORTIZ/AE

O

novo Hyundai i30 desfila pela pista da Fazenda Serra Azul, em Itupeva, interior de São Paulo, e o pensamento vai junto. Como uma marca que começou a fabricar carros em 1974, com o sofrível Pony, consegue agora afrontar rivais seculares como Ford e GM e chegar a um grau de construção capaz de não fazer feio para o alemão Volkswagen Golf, médio mais desejado do mundo? Alguns diriam que o segredo é seriedade e investimento. Mas também há tesão na fórmula do modelo, que chega em janeiro por cerca de R$ 65 mil segundo fontes. Só mesmo um desejo visceral para explicar o crescimento da sul-coreana nesses 38 anos e o salto de qualidade visto no novo i30 diante da geração anterior, de 2009. O carro não é perfeito. O motor flexível (pela primeira vez na linha) de 1,6 litro, 128 cv e 16,5 mkgf, por exemplo, é apenas suficiente para mover o hatch na cidade. Basta uma subida mais íngreme ou pisar fundo em uma ultrapassagem para ele botar a língua de fora (o 2.0 flexível chega alguns meses depois do 1.6). Como surge a altas 5 mil rpm, o torque máximo não ajuda o desempenho. O câmbio automático de seis velocidades é ligeiro, mas merecia uma

FICHA TÉCNICA HYUNDAI I30

Preço estimado Motor Potência (cv)* Torque (mkgf)* Câmbio Porta-malas Largura Peso

R$ 65.000 1.6, 4 cil., 16V, flexível 128 a 6.000 rpm 16,5 a 5.000 rpm Automático, 6 marchas 378 litros 1,78 metro 1.210 quilos

PRÓS CONJUNTO Excelente acabamento, lista ampla de equipamentos de série, bom espaço, dirigibilidade correta e visual atraente compõem o hatch. CONTRAS DESEMPENHO Motor 1.6, o primeiro flexível da linha, é pouco para quem quer esportividade. Donos de versões com o ‘velho’ 2.0 sentirão saudades. *DADOS COM ETANOL, FONTE: HYUNDAI

primeira mais curta para embalar o Hyundai. No mais, o carro agrada em todos os sentidos. A estrutura é muito sólida. Não dá para imaginar que surgirão "grilos" após alguns anos de uso. A estabilidade é muito boa e o trabalho da suspensão filtra muito

Novo Hyundai i30 bem as imperfeições do piso. A direção elétrica também é bem calibrada - não há folga em alta velocidade. O acabamento é impecável e há lugar razoável para cinco pessoas, mesmo que a marca tenha sacrificado o espaço traseiro

para ganhar capacidade no porta-malas, que saltou de 340 para 378 litros. A lista de itens da única versão inclui câmera traseira de auxílio a manobras, ESP, GPS e air bag do tipo cortina, entre outros. De opcional, só há o teto solar. FOTOS DIVULGAÇÃO/AE

Mercedes GLK 300

Clio

CLIO E MERCEDES GLK SÃO ATRAÇÕES EM SALÃO A menos de uma semana da abertura do Salão do Automóvel, as montadoras antecipam suas atrações para o evento, que abre ao público de 24 de outubro a 4 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte da capital paulista. Ontem, 15, a Renault revelou fotos do Clio reestilizado, que estará na feira, e a Mercedes-Benz confirmou a presença do renovado GLK 300. O Clio recebeu sua mais significativa reestilização desde que a atual geração (segunda) foi lançada no País, em 1999. A nova grade frontal deixou o hatch compacto com identidade mais próxima às dos demais modelos mundiais da Renault. Na Europa, o Clio acaba de chegar à quarta

geração, que foi apresentada no Salão de Paris. Na mostra de São Paulo, a marca mostrará ainda a linha 2013 do sedã Fluence, que inclui a versão como motor turbo de 180 cv . O GLK 300, por sua vez, traz mudanças principalmente na cabine, além de novos itens, como navegador GPS. O motor é o 3.6 V6 de 252 cv. R8 GT Spyder - A Audi vai colocar à disposição dos visitantes um R8 GT Spyder para testdrive. O conversível tem 560 cv, 35 cv a mais que a versão V10 "normal". Além disso, é mais leve. Serão 333 vagas (ou cerca de 25 por dia) para uma "voltinha". Este é o número de unidades produzidas do esportivo alemão, que é uma série limitada. (AE)


14

VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

TECNOLOGIA

CARRO PERDE LUGAR PARA O CELULAR Agência Estado

A

chamada "geração digital" tornou-se um "problema" para as montadoras do mundo todo. Entre as que estiveram no Salão de Paris, que terminou no domingo, 14, há o consenso velado de que os smartphones tomaram do carro a posição de "símbolo da vida adulta", diferentemente do que ocorria há alguns anos - os jovens estão dispostos a gastar mais em aparelhos de última geração do que em automóveis. No evento francês, várias fabricantes deram grande destaque a recursos como muitas entradas auxiliares no sistema de som, comandos por voz e recepção de rádio por internet. "Antes, falávamos mais de dirigibilidade, motores e coisas assim", afirma o vice-presidente de Qualidade na

Ford europeia, Gunnar Herrmann. "Isso está perdendo lugar para a conectividade." De acordo com o vice-presidente sênior de Marketing e Vendas da Volvo, Douglas C. Speck, a geração que está chegando agora, que será consumidora de automóveis pelos próximos 20 anos, é peculiar. "Eles gostam de iPhone e iPod mais do que de automóveis", concorda o executivo chefe da Land Rover, Ralf Speth. "Apesar disso, todo mundo ainda precisa ir de um lugar para o outro", arremata. Também é consenso entre os líderes das montadoras que o carro deve ser diferente do atual. Em primeiro lugar, precisa ser mais estiloso. E, embora o desempenho continue sendo importante, não é tanto quanto a tecnologia - ainda mais se o tornar "ecologicamente correto".

EM QUESTÃO: A INTERNET É UM POTENCIAL CAMPO DE GUERRA? MURILO RONCOLATO/AE Na semana passada, uma comissão do Congresso dos Estados Unidos recomendou que as empresas do país deixassem de comprar produtos das fabricantes chinesas de equipamentos de telecomunicações Huawei - a segunda maior do mundo - e ZTE. A decisão foi tomada sob suspeita de que seus produtos poderiam funcionar como ferramentas de ciberespionagem, fornecendo informações privilegiadas ao Partido Comunista chinês.

Este foi apenas mais um dos recentes casos de conflitos que levantam a questão: a internet é um potencial terreno de guerra entre nações - numa disputa entre Estados, em que soldados dão lugar a hackers, fuzis são trocados por computadores e, em vez de cidades bombardeadas, veremos países sem energia elétrica ou sem comunicação? À frente dos que levam essa possibilidade a sério, estão os Estados Unidos. O país trava uma disputa interna para aprovar leis mais rígidas de cibersegurança. Em agosto, o secretário de Defesa norte-

O QUE JÁ ACONTECEU EM ALGUNS PAÍSES Rússia - Dias antes de a Rússia invadir a Georgia, em 2008, sites do país - como o do Parlamento - foram derrubados por hackers que organizaram um ataque de negação de serviço Irã - O Irã foi alvo do mais famoso vírus de sabotagem. O Stuxnet entrou no sistema de uma usina nuclear e destruiu cerca de 900 centrífugas. Os EUA são apontados como responsáveis Brasil - Em 2011, sites do governo brasileiro, como o da Presidência, e de bancos foram vítimas de ataques de negação de serviço e defacement (que altera a imagem

da tela) China - Do país já partiram ataques de roubo de propriedade intelectual a Coreia do Sul, Índia, Canadá, países da Europa e Estados Unidos. Em 2010, o Google informou que ataques que roubaram contas do Gmail e propriedade intelectual partiram da China. Estônia - Em 2007, após mudar a estátua de um soldado soviético de lugar, a Estônia, país altamente conectado, passou a enfrentar protestos e ataques de negação de serviço. Os ataques afetaram a economia, já que 98% dos habitantes fazem transações pela rede.

A BMW participa de um programa de desenvolvimento de plataforma livre para troca de dados entre vários equipamentos, como celulares, TVs e sistemas de som do carro. Tudo por meio de navegação "em nuvem". A mudança no mercado não reflete apenas a competição com os smartphones e outras tecnologias, mas tem a ver com o aumento no número de pessoas em todo o mundo morando em áreas urbanas. Carros são cada vez menos necessários. Em muitos casos, tornam-se um fardo em lugares nos quais há boa infraestrutura de transporte público e para o uso de bicicletas. Na Europa, o jovem que quer um carro acaba optando por um pequenino, como o Smart, que é mais fácil de estacionar, ou um elétrico, como o Twizy. Meio carro, meio

americano, Leon E. Panetta, fez um discurso reclamando do Senado por ter rejeitado um projeto sobre cibersegurança, de interesse da Casa Branca. Panetta reforçou a tese de "risco" e falou até em um "cyber-Pearl Harbor", lembrando o ataque à base no Havaí, em 1941, que colocou os EUA na Segunda Guerra Mundial. "Uma nação agressora ou grupo extremista pode usar essas ferramentas para ganhar controle de pontos importantes", disse Panetta. Em 2010, os Estados Unidos estabeleceram formalmente o "ciberespaço" como um novo ambiente de combate, colocando-a ao lado da terra, água e ar. No ano seguinte, o país atualizou sua política de cibersegurança e colocou o tema como uma prioridade do governo Barack Obama. Casos de espionagem online já têm ocorrido nos últimos anos. Um dos mais graves foi a destruição de centrífugas nucleares no Irã pelo vírus Stuxnet - atribuído recentemente aos EUA. A China tem uma má fama, por ser frequentemente o local de origem de ataques A reclamação contra o país é antiga. Em 2007, a então chanceler alemã Angela Merkel falou com o presidente chinês, reclamando da irritante prática hacker de seu país. Os ataques são parecidos com os que atingem os usuários comuns, mas direcionados para altos funcionários de governos ou de empresas - como ocorreu com a Casa Branca ou a General Motors. Envia-se um e-mail com um link malicioso, a vítima clica e informações privilegiadas de setores estratégicos e documentos com detalhes da propriedade intelectual são roubados.

DEFESA. Dados da PricewaterhouseCoopers mostram que os EUA não estão so-zinhos. Cerca de US$ 60 bilhões foram gastos em 2011 com cibersegurança. O Brasil, por exemplo, desembolsou R$ 83 milhões para criar a sua própria divisão de defesa virtual, o chamado Centro de Defesa Cibernética do Exército (CDCiber), além de pagar R$ 6 milhões para comprar programas antivírus. No mundo, mais de 120 países possuem centros de defesas desse tipo, segundo a empresa de tecnologia de segurança McAfee. O assunto ganhou mais evidência com o livro Cyber War (Editora Ecco Press, 2010, sem edição brasileira), escrito por Richard Clarke, chefe de cibersegurança da Casa Branca durante os governos de Bill Clinton e George W. Bush. O livro se tornou polêmico por retratar um

scooter, o Renault tem quatro rodas e os dois ocupantes se sentam em fila.

COMPARTILHAMENTO. Crescidos em um ambiente de redes sociais, os jovens também podem ser mais atraídos por programas de compartilhamento de carros. Empresas de aluguel de veículos e serviços de compartilhamento, como o Autolib’, em Paris, ou a Zipcar, nos EUA, devem também se tornar mais importantes como frotistas. Mais recente é a tendência de buscar modelos de categorias inferiores repletos de recursos antes oferecidos apenas em modelos grandes e caros. A esperança das fabricantes é que os jovens, quando começarem a envelhecer, partam para carros maiores, que são os mais lucrativos.

mundo caótico e frágil que poderia abrigar "ataques de ciberguerra sofisticados" criados por hackers em apenas 15 minutos de trabalho. Clarke vislumbra uma guerra global em que vários tipos de ataques são possíveis, desde o monitoramento ilegítimo de contas bancárias no Oriente Médio (caso do vírus Gauss) até o bloqueio a sites do governo de um país por meio de ataques DDoS (caso da Georgia e Estônia). "Nossa vida atual é totalmente dependente dos recursos de computação e de rede", diz Adriano Cansian, professor da Unesp e coordenador do grupo de trabalho em segurança do Comitê Gestor da Internet no Brasil. "Uma guerra cibernética de larga escala destruiria a economia mundial, levaria o mundo a um caos completo."

SEM PÂNICO. A visão de Clarke é criticada por quem vê a abordagem como causadora de pânico e paranoia em relação à internet. Alguns chegam até a considerar tudo uma desculpa para exercer maior controle e monitoramento sobre a rede. A tese é muito questionada por basicamente dois motivos: não houve até hoje um caso em que um conflito do tipo foi considerado um ato de guerra. E não há oponente com arsenal suficiente e disposto a começar uma guerra digital. "Não estamos em uma ciberguerra. Guerra é uso de força militar para atacar outra nação e destruir sua capacidade de resistência", diz o especialista em cibersegurança e membro do Centro de Estudos Estratégicos de Washington, James A. Lewis, em um artigo. "Apenas alguns países - Rússia, China, Israel, França, EUA e Reino Unido - têm capacidades avançadas de lançar um ataque cibernético que possa causar danos equivalentes à sabotagem, podendo ser classificado como um ato de guerra." Mark Schloesser, membro do Honeynet Project - organização que analisa e elabora ferramentas de controle a ataques - descarta a ideia de guerra. "É certo que houve casos de espionagem industrial e de sabotagem, mas a comunidade de segurança concorda que não dá para chamar isso de ciberguerra." O professor Adriano Cansian acredita que há "uma guerra fria digital" e rejeita a ideia de paranoia. "Esta guerra existe, mas numa escala restrita. É real. Mas não é motivo de pânico. É um problema estratégico, de Estado, que deve ser tratado por quem tem competência legal e técnica para isso. Talvez devêssemos ter uma Convenção de Genebra para guerras cibernéticas. Seria um bom começo."


VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

15

TELEVIS‹O JOAO FERNANDO

DIVULGAÇÃO/TVGLOBO

unir as pessoas, é uma rede social. Procuro levar informação do meu trabalho, coisas que as pessoas gostam de saber. Não estou ali para julgar se o vestido da pessoa é mais bonito ou não. Estou falando isso bem diretamente, porque acho isso de quinta, é uma falta de respeito. Acho que tenho muito mais coisa para falar.

DANIELLE WINITS BRILHA NA TV E NO CINEMA D

anielle Winits anda bem na fita. O filme "Até que a Sorte nos Separe", que estreou no início do mês e que ela protagoniza ao lado de Leandro Hassum, teve 322 mil espectadores no primeiro fim de semana, a melhor abertura do cinema nacional em 2012. No ar como Marcela, em "Malhação" (Globo), a atriz carioca, de 38 anos, afirma que gosta de acumular trabalhos e de carregar Noah, de 4 anos, seu filho com Cássio Reis, e Guy, de 1, fruto do relacionamento com Jonatas Faro, para camarins e coxias. O mais velho estava assistindo à mãe quando ela caiu de uma altura de 5 metros no musical "Xanadu", no Rio, no início do ano. Figura fácil nos sites de celebridades, ela mesma mostra sua intimidade nas redes sociais e fotografa até o namorado, o jogador Amaury Nunes, que vive na Tailândia. Defende que o Twitter é para satisfazer os fãs e manda recado para outras famosas, que gostam de alfinetar as colegas na internet. Em "Até que a Sorte nos Separe", o ator Leandro Hassum disse que improvisou muito. Como foi durante as filmagens? DANIELLE WINITS - A gente tinha muita liberdade. Ele improvisando o tempo todo sempre daria certo. O Leandro é gênio, trouxe um colorido a mais para o filme. Procurei ficar atenta, a gente conseguiu dar esse equilíbrio. A gente fez um trabalho de mesa. Eu me acostumei a ouvir o Leandro e ter essa oportunidade para não ficar tão surpresa no set. Você tem muitos papéis de humor. Sente falta de fazer drama? Procuro fazer bem o que chega para mim. Gosto muito de fazer comédia e humor. Gosto de me desafiar nesse sentido. Não tenho problema. Pelo contrário, batalhei para isso. Quando fiz Corpo Dourado (1998), foi um divisor de águas para mim. Foi quando fiz minha primeira personagem de comédia, a Alicinha. E, a partir daí, tive essas oportunidades. Acabei descobrindo isso dentro de mim. Não sinto falta (de fazer drama). Faço musicais. Tenho esse meu outro lado que é forte. Eu me sinto bastante realizada na minha carreira.

O primeiro pagamento bom que você ganhou, gastou de uma vez? Comecei a trabalhar cedo. Acho que tudo depende do seu background. Perdi meu pai nova, fui uma menina que sempre soube que tinha de ir atrás das minhas coisas e batalhar. Junto da minha mãe, guerreei na vida. Desde cedo, tinha uma outra visão da vida. Começou a trabalhar quando? Com uns 15, 16 anos. Não tive essa fase. Meu pensamento sempre foi mais cartesiano no sentido de poupar e pensar no futuro. Você ajudava em casa? Não. Mas fui criada de uma forma diferente. Depende do que você passou e das suas metas. Qual foi a sua primeira extravagância? Não considero extravagância. Foi um carro, que, no final da adolescência, você pensa em ter. Só troquei meu carro por um mais novo. Sempre procurei ter outro tipo de encaminhamento na vida. O fato de ter sido sempre de classe média facilitou ou dificultou as coisas na carreira? As pessoas têm uma visão tão glamourizada do que é a carreira de atriz. É um leão por dia. Trabalhei bastante, fiz teatro desde pequena, me formei em balé clássico. É calejado. Você ter uma condição de primeira ajuda. Mas, para permanecer no ofício, depende de esforço e determinação. Existe glamour? As pessoas acham que a gente já acorda com um salto 15. Acordo sei lá como, com o cabelo em pé e duas crianças em cima de mim, fazendo confusão no armário. Falo da glamourização de que o cotidiano é tomar uma taça de champanhe à beira da piscina. A minha vida é bem diferente. Qual é a parte sem glamour? É não conseguir comer na hora certa, não dormir as horas que se precisa. Não tenho feriado. Em Los Angeles, passei quase um ano estudando. Passei temporadas diferentes em Nova York. Lá, eu voltei a ser uma estudante. Você volta para você mesmo. Você se recuperou facilmente do tombo em "Xanadu"? Emocionalmente, foi mais complicado do que fisicamente, pois meu filho estava assistindo. Eu, particularmente, não me lembro da hora do acidente. Tive um blecaute. Foi mais difícil emocionalmente pela consequência que teve para o Thiago (Fragoso, parceiro de cena). Foi no meio do filme e eles me deram esse tempo. Fiquei quase três semanas sem filmar. Isso me ajudou a voltar à minha alegria. Foi um baque. Houve tensão na hora de voltar ao palco? Não tive memória do acidente. É muito

O que você escolhe publicar? Procuro colocar coisas pitorescas, coisas do trabalho, viagem que faço a um lugar que as pessoas nunca foram. Também divulgo meu brechó.

DANIELLE WINITS

louco, porque eu não tinha a lembrança, mas sabia que tinha acontecido algo. Fiquei machucada, mas voltei para o palco como se nada tivesse acontecido. Alguém me contou que eu caí. Logo que acordei do choque, achei que eu tinha caído de patins. Aí, me disseram que a gente tinha caído de uma altura de 5 metros. Com tantas atividades, em que momento você cuida dos filhos? É o que me pergunto todos os dias. Tenho pessoas que trabalham para mim. Também sou uma mãe-canguru, eu os carrego. Quando o Noah tinha 3 meses, ele ia para o meu camarim de Guerra e Paz (2008). Nos intervalos, eu dava de mamar para ele. Procuro agregá-los ao meu trabalho, eu os levo para o teatro. Eles são filhotinhos de coxia. É para mostrar a realidade, que a mãe trabalha, que a mãe cuida, ajuda no dever de casa. Procuro ter uma relação saudável, levar a coisa de uma forma não tão dramática. Quero criá-los como seres humanos independentes. Quero que eles sejam homens que trabalham, que tenham as suas vidas. Você mesma publica na internet fotos da sua intimidade. É uma estratégia para fugir dos paparazzi? Acho uma ferramenta fantástica, emblemática para nós que temos uma vida pública. Eu não era internauta. De um tempo para cá, aderi porque, de alguma forma, é uma maneira de a gente se proteger e mostrar a real. Existem pessoas que foram cruéis nessa mudança de mercado. Cada um publicava o que queria e eu acabava tendo de processar veículos por algumas inverdades. É dividir com o público a nossa realidade e o que a gente escolhe dividir. É um direito privado. Para quem sofre uma espécie de perseguição. Você foi perseguida? Acho que fui por um tempo. Acho justo hoje em dia mostrar o que posso dividir. Os fãs gostam. É um carinho, uma demonstração de afeto. Não estou no Twitter para julgar ninguém, para criar polêmica. Nem Deus julga, quem é a gente para julgar? Acho feio, deselegante. A ferramenta é para

Como é manter seu namoro a distância? Com amor e compreensão, dá para fazer essa matemática dar certo. Querer fazer dar certo é o que vale. Às vezes, a pessoa está do lado e vive uma solidão a dois. Longe é um lugar que não existe quando existe amor.


16

VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

DESTAQUES DA TV IVA OLIVEIRA

WIKIMEDIA.ORG

SÁBADO, 20/10

O UNIVERSO DA PERFUMARIA NO GNT

A

nova atração do canal por assinatura GNT, o programa "Perfumes da Vida", vai ao ar neste sábado, às 20h. Apresentado pela atriz Bel Wilker, a atração mostra técnicas e curiosidades do universo da perfumaria. A cada episódio, Bel recebe um convidado com estilo diferente, que terá sua personalidade traçada de acordo com seus perfumes e fragrâncias favoritos. O programa também exibe informações e curiosidades sobre a criação, fabricação e a história dos perfumes, além de matérias sobre o dia a dia de mulheres e homens de diferentes profissões e que também compartilham das mesmas qualidades encontradas nas essências dos perfumes avaliados.

FILME "REFÉM", SEM CORTES, NO FX CINE UNCUT, ÀS 22H WIMEDIA.ORG

Neste sábado, a partir das 22h, a programação do Cine Uncut, do canal por assinatura FX, exibe, sem cortes, o filme "Refém", com Bruce Willis, Kevin Pollak e Rumer Willis. O negociador Jeff Talley deixa o Departamento de BRUCE WILLIS Polícia de Los Angeles (L.A.P.D) e sua família após uma experiência traumática. Mas ele não consegue alcançar a paz, já que três criminosos chegam à pequena cidade onde ele é o delegado e fazem um homem e seus dois filhos de reféns.

Comigo?", exibido neste domingo, às 20h, no canal por assinatura Universal Channel. Com direção de Anand Tucker e com Amy Adams, Matthew Goode e Adam Scott no elenco, a comédia conta a história de Anna, uma mulher que vai para Dublin pedir o namorado em casamento no dia 29 de fevereiro. Pela tradição irlandesa, neste dia, o homem não pode negar o pedido.

SÉRIE "TODO MUNDO ODEIA O CHRIS" NA RECORD Neste domingo, a partir da 0h15, a Record exibe a segunda temporada da série "Todo Mundo Odeia O Chris". No capítulo de hoje, em "Todo Mundo Odeia Os Inspetores", Chris é nomeado inspetor escolar, mas ninguém o respeita. Na Bed-Stuy, Tonya está furiosa porque convidou suas amigas para brincar em sua casa e elas só dão atenção para Drew. Já Rochelle reclama do trabalho no escritório para Julius. SEGUNDA-FEIRA, 22/10

FILME "OLHA QUEM ESTÁ FALANDO TAMBÉM" , ÀS 21H Para começar a semana com bom humor, os apaixonados por comédias garantirão boas risadas com o filme americano de 1990 "Olha Quem Está Falando Também", exibido nesta segunda-feira no canal por assinatura Comedy Central, a partir das 21h. Com John Travolta, Kirstie Alley e Elias Koteas, o longa dirigido por Amy Heckerling narra a história do menino Mikey (Lorne Sussman), que consegue fazer com que sua mãe (Kirstie Alley) se case com James Ubriacco (John Travolta), um motorista de táxi bonitão que luta para sustentar sua família. Molly Ubriacco, sua esposa, também trabalha arduamente como contadora. Apesar da tensão no casamento deles, Molly engravida e dá à luz Julie. Mikey então tem que aceitar a nova irmã, uma menina tão endiabrada quanto ele.

DOMINGO, 21/10

TERÇA-FEIRA, 23/10

FILME "CASA COMIGO?" NO UNIVERSAL CHANNEL

DOCUMENTÁRIO SOBRE ANNIE LEIBOVITZ NO CANAL GNT

Quem gosta de cinema não pode perder o longa-metragem americano "Casa

A renomada fotógrafa norte-americana Annie Leibovitz é a escolhida da vez para

mostrar a trajetória de sua carreira no documentário "Annie Leibovitz - A Vida Através da Lente", que vai ao ar às 0h30 desta terçafeira, no canal por assinatura GNT. O documentário mostra algumas das mais famosas imagens de Annie clicadas nos últimos 30 ANNIE LEIBOVITZ anos, como a da atriz Demi Moore grávida (e nua), do casal Yoko Ono e John Lennon em posição fetal, além de outras que foram capas da revista "Vanity Fair". O documentário conta também com depoimentos de atores, cantores, editores de moda, modelos e personalidades. QUARTA-FEIRA, 24/10

NOVAS EMOÇÕES NO "CHEGADAS E PARTIDAS" Comandado por Astrid Fontenelle, o programa "Chegadas e Partidas" ganhou nova temporada no canal por assinatura GNT. No segundo episódio da quarta temporada, que agora vai ao ar às 20h30, Astrid continua procurando encontros, reencontros, despedidas e histórias repletas de emoções, que têm como cenário o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

NOVA TEMPORADA DE "TWO AND A HALF MEN"

QUINTA-FEIRA, 25/10

SÉRIE "ELEMENTARY" ESTREIA NO UNIVERSAL Inspirada no clássico detetive inglês Sherlock Holmes, a nova série investigativa "Elementary" estreia no canal por assinatura Universal Channel nesta quintafeira, a partir das 22h. No episódio piloto, Sherlock Holmes (Jonny Lee Miller) começa uma reabilitação em Nova York após ter usado drogas. Por conta disso, seu pai contrata uma acompanhante para ele, a ex-cirurgiã Joan Watson (Lucy Liu). Joan o procura para conhecê-lo e os dois saem para investigar o caso de uma mulher muito rica que foi agredida em sua casa e está desaparecida. No local do crime, eles encontram o capitão Gregson (Aidan Quinn), que conta para eles mais detalhes sobre o caso. Porém, Sherlock tem suas próprias suspeitas e resolve, junto com Joan, prosseguir a investigação por um caminho diferente do seguido pela polícia. SEXTA-FEIRA, 26/10

"ICARLY + VICTORIOUS" NO NICKELODEON Nesta sexta-feira, às 18h, a criançada poderá curtir o episódio "O Dia da Mentira", da atração "iCarly + Victorious" do canal infantil por assinatura Nickelodeon. No capítulo de hoje, Carly e Spencer estão sendo despejados de seu apartamento e a turma então começa a relembrar vários momentos que passaram no Edifício Bushwell Paza. Porém, as lembranças não são exatamente da mesma forma como aconteceram.

Na décima temporada da série "Two and a Half Men", que vai ao ar todas às quartasfeiras, no canal por assinatura Warner Channel, às 21h30, o galã e bilionário da internet Walden Schmidt (Ashton Kutcher) deseja dar um novo rumo à sua vida e se ajeitar no amor. Enquanto isso, Jake, no início de sua vida adulta, tenta se adequar à rotina do exército. Já Alan, apesar do histórico de fracassos com as mulheres, tenta ajudar Walden em suas aventuras amorosas. Paralelamente às adaptações da realidade pela qual os três estão passando, eles formam uma estranha família, que promete tornar cada um deles um homem melhor.

TAYLOR ESPERA DECLARAÇÃO DE AMOR EM "THE O.C"

sobre temas femininos. O primeiro piloto do programa foi gravado na semana passada.

EFEITO "GABRIELA"

No episódio desta sexta-feira da quarta temporada de "The O.C", exibida no canal por assinatura VH1, às 19h, Taylor faz aniversário e sustenta a esperança de que Ryan se declare para ela. Insegura, Taylor se pergunta se deveria dizer a ele que também entrou em Berkeley. Summer sente que Seth deveria encontrar algo em sua vida que ele realmente goste e Kirsten pon de ra se quer criar outro filho em Newport.

WIKIMEDIA.ORG

NOTAS AE

PROGRAMA DE GALISTEU É CANCELADO Após uma semana fora ao ar, o programa "Muito+", comandado por Adriane Galisteu na Band, saiu oficialmente da grade. A emissora diz que se trata de uma mudança estratégica na programação. No horário, será exibido "Popeye". A loira apresentará o reality "Quem Quer Casar com Meu Filho?". O elenco do "Muito+" permanece com contrato com a Band.

"LOUCO POR ELAS" NA GLOBO Na nova temporada de "Louco por Elas" (Globo), que estreia no dia 30, Giovana

(Deborah Secco) e Léo (Eduardo Moscovis) podem ter mais um filho. O autor João Falcão disse à coluna que só escreveu oito dos 20 capítulos e que pensa em incluir outra criança na trama. Theodora (Laura Barreto) também pode virar adolescente.

TALK SHOW DE LUCIANA

DEBORAH SECCO

NOVO MATINAL NA REDETV A RedeTV! resolveu investir no jornalismo e tirar espaço do universo das mulheres. O "Se Liga, Brasil", previsto para substituir o "Manhã Maior" no dia 29 de outubro, vai privilegiar as notícias do dia, sob o comando de Douglas Camargo, em vez de discussões

O novo programa de Luciana Gimenez na RedeTV! foi adiado mais uma vez. Antes previsto para ir ao ar no dia 23 de outubro, o talk show "Luciana By Night" só deve estrear em novembro. O cenário está pronto, mas Luciana só gravou um piloto, pois viajou para os EUA.

GRAZI DE NOVO EM FORMA Cerca de seis meses depois de dar à luz Sofia, sua filha com Cauã Reymond, Grazi Massafera mostra que já está em forma. A atriz posou para as lentes de Felipe Panfili para o catálogo da coleção de verão da Azaleia que leva seu nome. Ela palpita no desenho das sandálias.

Juliana Paes está muito bem na votação da edição das 100 mulheres mais sexies do ano da revista "VIP" e deve ser anunciada na semana que vem como a campeã. A atriz protagonista de "Gabriela" (Globo), que recebeu título semelhante da "IstoÉ Gente", já fez até um ensaio para a "VIP".

CHICO E 'MARROM' Para comemorar os 40 anos de carreira de Alcione, o "Sarau" (Globo News), com Chico Pinheiro, terá duas edições dedicadas a ela, nos dias 2 e 9 de novembro.

DELEGADA VICIADA EM ROUPAS Em "Salve Jorge", que substituirá "Avenida Brasil" (Globo) na próxima segunda-feira, Giovanna Antonelli será a delegada Heloisa, viciada em comprar roupas.


V A R I E D A D E S 17

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

INTERNET

MAIS DE TRÊS MESES LONGE DO FACEBOOK ANNA CAROLINA PAPP/AE

"E

se eu deletasse o meu Facebook?" Foi essa a pergunta que veio à cabeça de Felipe Teobaldo, de 25 anos, numa terça-feira tediosa qualquer. Ele rapidamente publicou o questionamento na rede social. Os comentários foram do mais entusiasta - "isso mesmo, a vida está lá fora" - ao mais pessimista - "você é louco?". No meio de opiniões polarizadas, uma se destacou: "Saia, escreva um blog e divida com a gente o que está sentindo." E foi isso mesmo o que ele fez. Percebendo que faltavam 108 dias para o fim do ano, o publicitário e consultor Teobaldo - ou Teo, como costuma ser chamado -, anunciou em seu Twitter, e depois em seu blog e no próprio Facebook, que ficaria 100 dias sem se logar na plataforma. Logo começaram a aparecer mais e mais voluntários, e o projeto tomou forma: 100 pessoas, 100 dias, sem Facebook. Assim, no dia 22 de setembro, a maratona começou. Além de se manter fora da maior rede social do mundo, que recentemente alcançou um bilhão de usuários, os participantes narram sua experiência em um blog (100face.com.br), que tem um quê de diário, com depoimentos bem pessoais e curiosos. Para uns, a tarefa tem sido tranquila; para outros, insuportável. Os participantes relatam suas tentativas de ocupar o vazio deixado pelo Facebook: ler um livro, retomar um blog, ir ao parque, vol-

tar à academia. Embora empolgados com a nova rotina, compartilham a dificuldade de conversar com os amigos por outros meios e de acessar sites e serviços integrados à plataforma, a frustração por ficar de fora de discussões e eventos, além da ansiedade para ver suas notificações e mensagens. Marcos Médici, planejador digital, de 30 anos, é um dos voluntários no projeto. "É como se eu só tivesse telefone fixo e todo mundo tivesse celular", disse ele à reportagem. "O que eu mais sinto falta é usar a mesma ferramenta que meus amigos utilizam. Me sinto de fora, quase um bullying que optei por sofrer."

EXPERIÊNCIA. Teo encara o projeto como um experimento social. "Procuramos o auxílio de uma pesquisadora, um psicólogo e um antropólogo para gerenciar esse projeto da maneira mais interessante e responsável possível", disse. Antes de o projeto começar, os participantes preencheram um questionário para traçar um perfil dos exilados da rede social. Quando terminarem os 100 dias, os dados vão ser analisados para entender os efeitos da ausência no Facebook sobre eles. O idealizador afirma que, sendo heavy user, criou o projeto por causa do frio na barriga que a ideia lhe causava. "A pergunta não é quanto tempo você aguenta fora do Face. Quero saber do que você depende para ser feliz!", questiona. "Será que é do Facebook que a gente depende ou dos ele-

FELIPE TEOBALDO mentos sociais, muito importantes para a nossa vida, que hoje são hegemonicamente mediados por ele?" Três semanas já se passaram, e cerca de um quinto dos participantes não aguentou e já se rendeu à rede de Zuckerberg novamente. No entanto, o que era uma pesquisa acabou virando uma terapia em grupo: os participantes trocam - pelo Twiter ou pelo blog - mensagens de apoio e incentivo, principalmente quando alguém ameaça desistir. "O Facebook é o grande catalisador social do momento", diz a professora Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP. Sobre a necessidade contemporânea de midiatizar os acontecimentos, ela diz: "O desejo é muito mais mostrar para o outro onde se esteve do que na verdade guardar uma lembrança

HORŁSCOPO

de um momento bom". Já o professor Cristiano Nabuco, coordenador do Grupo de Dependência de Internet do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, diz: "Hoje as pessoas trocaram o prazer de estarem juntas pelo prazer de se comunicar." Ele afirma que a rede social nos permite observar os usos e costumes e testar modalidades de expressão, uma vez que é possível elaborar reações e respostas. "Não deixa de ser um tubo de ensaio de uma exposição mais cuidada, mais guardada; mas ainda é você." Para Teo, o avatar, ou nossa versão online, é integralmente feliz, completo e bemsucedido. "Ele é a construção do que gostaríamos de ser. E a lacuna entre o que fazemos na plataforma e o que efetivamente somos é onde trabalha o 100Face".

DE 22 A 29/10

PATRYCIA TORRES/AE

IDEIAS SOBRE O FUTURO MERECEM ATENÇÃO ESPECIAL Semana em que o Sol transita de Libra para Escorpião, ressaltando o lado intuitivo das pessoas e permitindo, assim, que vários insights com relação ao futuro possam brotar em suas mentes. Esteja atento a suas ideias e compar tilhe suas emoções. Áries (20/03 a 19/04) Suas crenças estão pedindo atenção e até mesmo uma renovação. Quando mudamos nossas crenças, passamos a obter novos resultados em todos aspectos da nossa vida. Que tal dar uma parada para avaliar sua vida? Sair da zona de confor to é necessário. Touro (20/04 a 20/05) Ótimos aspectos ligados ao seu ambiente familiar farão você perceber cer tos detalhes impor tantes que até então estavam ocultos. A forma como você se comunica neste sentido também ganha uma nova linguagem, mais amorosa e mais produtiva. Gêmeos (21/05 a 20/06) Um trânsito muito diferenciado se forma nesta semana para os geminianos. Você pode ter a sensação de ter chegado no seu limite emocional, principalmente no setor afetivo. Isso se deve ao fato de você ter mantido durante muito tempo o foco em você mesmo. Liberte-se!

Câncer (21/06 a 22/07) Ótimo momento você vive nessa semana e consegue conciliar muito bem o seu Eu interior, ou seja, sua essência com as suas atividades profissionais e também com os assuntos familiares. Guarde esse aprendizado para momentos mais agitados. Leão (23/07 a 22/08) O amigo leonino, nas últimas semanas, deve ter sentido uma vontade grande de expressar as suas emoções e os seus sentimentos, pois o seu momento pede um posicionamento forte. Essa semana será mais calma e você deve se perceber mais introspectivo. Virgem (23/08 a 22/09) O virginiano está em um ótimo período para que as questões financeiras sejam bem sucedidas. Possibilidades de parcerias aparecem e através delas você poderá fazer ótimos negócios. Lembre-se de cuidar também dos seus relacionamentos pessoais.

nicação está facilitada e é melhor falar do que ficar remoendo emoções. Sagitário (22/11 a 21/12) Ótimo momento para as viagens e para contatos mais distantes que possam trazer retornos positivos. Sua criatividade está em alta, o momento excelente para fazer cursos ou até mesmo passeios que possam incentivar essa energia tão renovadora. Capricórnio (22/12 a 20/01) Dois aspectos totalmente opostos se apresentam para os capricornianos nestes dias. Um deles é ressentido . O outro é amoroso e disposto. Veja de que forma você vai encarar as coisas e lembre-se de cuidar da sua saúde.

Peixes (19/02 a 19/03) Momento de renovação para os piscianos. Você normalmente sente bem as mudanças de ciclos na sua vida e a esta altura já deveria estar acostumado com eles. As últimas semanas foram bem introspectivas e agora você pode ressurgir com novos planos e nova energia.

Falar com: Francisca Américo Vanessa

Libra (23/09 a 22/10) Tempos tranquilos para os librianos. Afinal, em sua grande maioria, vários passaram por um período bastante conturbado e tiveram que desenvolver a sua tolerância e paciência. O momento ainda pede calma, mas agora as coisas começam a acontecer. Escorpião (23/10 a 21/11) A entrada do Sol sempre revigora e dá mais força ao signo que está associado. Neste primeiro momento, pode ser que alguns projetos precisem de tempo. Por outro lado, caso as situações não estejam saindo da forma que você acha que deveriam, a sua comu-

Aquário (21/01 a 18/02) Se você estiver priorizando o seu trabalho e assuntos ligados a ele, esteja ciente que pode demorar para ter retornos. O momento é totalmente voltado para os seus relacionamentos. Você deixou o seu emocional um pouco de lado e agora ele está pedindo a sua atenção.

Ao lado das Lojas Americanas


18

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

SEBASTIÃO NERY A mídia mentirosa RIO – Assis Chateaubriand tinha um sonho ser embaixador do Brasil na corte da Inglaterra. Eleito Juscelino presidente, Chateaubriand sentiu seu sonho cada dia mais possível. E passou a lutar desesperadamente por ele. Mas JK tinha as dificuldades naturais de começo de governo: a resistência do Itamaraty, que reivindicava diplomatas da “carrière” para as embaixadas mais importantes. Aflito, vendo o tempo passar, Chateaubriand começou a criticar o novo governo. A princípio, discretamente. Depois, às claras. E escolheu para bode expiatório o ministro da Fazenda, José Maria Alkmin, por saber que seriam as farpas que mais atingiriam Juscelino.

Chateaubriand Uma noite, mandou para as oficinas de “O Jornal” o artigo do dia: tremenda paulada em Alkmin. E foi para casa. Juscelino ficou sabendo, chamou-o, pediu que suspendesse o artigo. Chateaubriand ligou para o jornal, mandou chamar o secretário das oficinas Sadi: - Meu filho, suspenda meu artigo de hoje. - Dr. Assis, já está composto, em máquina, para rodar. - Então, no fim, acrescente uma linha: - “É o que dizem os inimigos gratuitos de S. Exa.”

O candidato Getúlio foi a Manaus, em 1954, inaugu-

rar o aeroporto. Assis Chateaubriand, candidato a senador pela Paraíba, conseguiu que o Catete convidasse um grupo de líderes do PSD paraibano para a comitiva. O Curtis Comander do Lóide Aéreo levava horas e horas na rota Rio-Manaus. Chateaubriand, solícito, bancou o aeromoço. Servia uísque, refrigerantes. E a comitiva encantada com a gentileza do velho capitão. Já de madrugada, todo mundo cansado, Chateaubriand servindo, o paraibano Raimundo Onofre elogiou a generosidade do jornalista, ali de garçom a viagem inteira. Chatô conversava com Getúlio, gritou lá da frente: - Seu Raimundo, aproveite, porque daqui a um mês, passadas as eleições, eu mando vocês à merda.

Bahia lidera geração de empregos no Nordeste Da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado

A Bahia gerou 3.479 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de setembro. Nos nove primeiros meses de 2012, a Bahia contabilizou 45.659 postos de trabalho, maior saldo de emprego do Nordeste, levando-se em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). O resultado de setembro decorre, principalmente, da expansão no setor de Serviços (1.793 postos), Comércio (1.683 postos), Construção Civil (1.004 postos), Administração Pública (175 postos) e Extrativa Mineral (59 postos). O diretor de Pesquisas da SEI, Armando Castro, afirma que os números indicam uma forte recuperação do setor de Construção Civil e uma continuidade da expansão do emprego nos setores de Serviços e Comércio, refletindo o bom desempenho dessas atividades na economia baiana. Os demais saldos dos estados da região foram: Pernambuco (44.718 postos), Ceará (33.650 postos), Maranhão (16.556 postos),

Paraíba (14.455 postos), Rio Grande do Norte (12.433 postos), Piauí (11.497 postos), Sergipe (8.643 postos) e Alagoas (-7.974 vagas). Ao se analisar os dados referentes aos saldos de emprego para a distribuição intraestadual no mês de setembro de 2012, constatase que os resultados do emprego, tanto no interior do estado, quanto na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foram positivos. No interior, foram criados 2.171 empregos, correspondendo a 62,4% do total, enquanto na RMS foi apurado um saldo de 1.308 postos de trabalho gerados. Interior. Quanto à geração de emprego de janeiro a setembro de 2012, a participação do interior foi de 33.062 postos, ou 72,4% de todas as vagas abertas no estado. Já a RMS criou 12.597 empregos com carteira assinada, o equivalente a 27,6% das vagas celetistas. Em setembro de 2012, Salvador, Feira de Santana e Casa Nova destacaram-se com os melhores desempenhos na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia. Salvador gerou 1.360 empregos, Feira de Santana registrou 1.178 empregos e Casa Nova apurou um saldo de 857 novas contratações formais. No ano, os municípios que obtiveram melhor desempenho em termos de saldos de empregos formais foram Salvador (13.783 postos), Feira de Santana (7.344 postos) e Juazeiro (5.565 postos).

Argentina Realizou-se em São Paulo o encontro anual da SIP, a “Sociedade Interamericana de Imprensa”: donos de jornais e TVs do continente inteiro falando em liberdade de imprensa. Uma farsa. O que querem é consolidar e aumentar seus monopólios na mídia. Eles já criaram a cadeia “Jornais das Américas”. Agora querem uma tele-cadeia : as “TVs das Américas”. O presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Gustavo Mohme, com cara de miliciano de subúrbio a serviço de seus mafiosos patrões, defendeu que uma missão da SIP seja enviada à Argentina para se “solidarizar com alguns veículos de comunicação e protestar contra a entrada em vigor da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, conhecida como Lei de Meios, aprovada em 2009. Prevista para 7 de dezembro, a nova legislação obriga o “Grupo Clarín” a se desfazer de algumas concessões” (Globo)

„Clarín‰ O “Globo” mentiu: - “As ameaças à liberdade de imprensa na Argentina foram as que ganharam maior destaque na reunião da SIP: um aumento de hostilidade à imprensa

Análise. Os dados do Caged de janeiro a setembro deste ano refletem a grande aderência entre a criação de empregos formais na Bahia e o dinamismo do seu Produto Interno Bruto (PIB). Um dos sinais que evidenciam esta relação é o fato da Bahia ter sido, no Nordeste, o estado que mais criou empregos no acumulado de janeiro a setembro. A análise foi feita pelo secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli. Os setores de serviços, comércio e construção civil, que tiveram o maior aumento do emprego formal, observou Gabrielli, são os mesmos que mais cresceram no PIB baiano. “São setores que dependem fortemente do crescimento da renda interna e da renda das pessoas e das famílias. Essa é uma nova característica importante do dinamismo da economia baiana, que é muito mais baseada no mercado de consumo, no mercado interno, e fruto da redistribuição de renda que está ocorrendo no estado”. Os dados do Caged também evidenciam a descentralização do crescimento econômico, como destacou Gabrielli. Do total de vagas abertas no estado, de janeiro a setembro deste ano, 72,4% (32.062) estão fora da Região Metropolitana de Salvador, enquanto a RMS criou 27,6% (12.597) dos novos empregos com carteira assinada. Quando é analisado o comportamento dos empregos formais por território de identidade, no período de janeiro a setembro, os que geraram os maiores saldos de emprego foram o da Região Metropolitana de Salvador (14.664 vagas), Sertão do São Francisco (9.250 vagas) e Portal do Sertão (7.522 vagas). Do saldo total de 45.659 empregos formais na Bahia, esses três territórios foram responsáveis por 68,8%, sendo que o da Região Metropolitana de Salvador respondeu por 31,2%.

nos últimos seis meses, agressões a repórteres e entraves ao acesso a informações. Trata-se de uma confrontação deliberada de um governo a um grupo midiático, buscando limitar sua atuação e garantir que prevaleça apenas uma imprensa oficiosa”. A “Folha” contou a verdade: 1. - “O Clarín terá até 7 de dezembro para cumprir a cláusula antimonopólio da lei aprovada em 2009: os grupos de mídia terão no máximo 24 licenças de TV a cabo e 10 de TV aberta” 2. – “Maior jornal do país, o “Clarín” tem 240 (!) canais de TV a cabo, 4 de TV aberta e 10 frequências de rádio. Depois de uma batalha de anos no Congresso e na Justiça, afinal “O Clarín” perdeu na Suprema Corte, que lhe deu o prazo de até 7 de dezembro para obedecer à lei”. O “Globo” está com medo de uma lei no Brasil que também diminua seu escandaloso monopólio de TVs abertas e a cabo. Quantas são? E mente. Sebastião Nery, baiano de Jaguaquara, é jornalista político. Foi comentarista do Jornal Nacional, colunista da Folha de S. Paulo e da Tribuna da Imprensa, correspondente de jor nais brasileiros em Moscou, Praga e Varsóvia. Fundou o jornal Politika no início dos anos 70, fechado pela ditadura militar. É autor de 19 livros, entre eles a antológica série Folclore Político. Nery foi também vereador em Belo Horizonte, deputado estadual na Bahia e deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Foi ainda adido cultural do Brasil na França e na Itália.

CNJ manda investigar juiz baiano Alex Rodrigues Da Agência Brasil O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que a Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) investigue se um juiz do interior baiano cometeu irregularidade ao autorizar que cinco crianças de uma mesma família de lavradores fossem retiradas da guarda dos pais e entregues para adoção a quatro casais de São Paulo. A investigação foi motivada pela suspeita de que uma quadrilha de traficantes de crianças estaria atuando no sertão da Bahia. O caso foi denunciado pelo programa Fantástico, da TV Globo, no domingo. 14. Segundo a reportagem, todo o processo de adoção foi concluído em apenas 24 horas. O caso ocorreu em junho de 2011, em Monte Santo. Atualmente, o juiz Vitor Xavier, que autorizou a adoção das cinco crianças – uma menina de dois meses e quatro meninos – trabalha na cidade de Barra. Além de determinar a abertura do procedimento administrativo, o corregedor Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, estipulou prazo de 60 dias para que as autoridades baianas concluam a investigação.


CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

Quatro da mesma família morrem em acidente na BR DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL uatro pessoas da mesma família morreram em acidente na BR 242, entre Barreiras e Cristópolis, próximo ao Posto Barreirão, na noite de quarta-feira, 17. O acidente aconteceu às 20h15 e envolveu o Fiat Uno placa JQS 3021, e a carreta Scania placa JIZ 0071, dirigida por Paulo Luís Fagundes. Morreram no local do acidente o motorista do carro, José Carlos de Lima

Q

Silva, de 54 anos, e os três ocupantes: Ozanete Silva Telles, 45, e sua filha Eshily Rayssa Sila, 7, e uma mulher identificada apenas pelo nome de Laurenice. Saíram feridos Ozelita Silva (irmã do motorista) e um menino de nove anos, não identificado, que foram levados para o Hospital do Oeste, em Barreiras, e estão fora de perigo. Os ocupantes do Fiat, todos moradores de Barreiras, retornavam de um velório, em Cotegipe.

Morto a facadas no Santa Cruz Giuliano Vieira Camargo, de 24 anos, foi morto com pelo menos oito facadas na praça Ayrton Senna, no Santa Cruz, na noite de terçafeira, 16. O crime aconteceu por volta das 20h e teria sido motivado por acerto de contas, de acordo com policiais militares. Testemunhas disseram que Giuliano Camargo foi agredido por três homens e um deles, armado com uma faca, desferiu os golpes que mataram Giuliano. Um homem que fazia caminhada pela praça, que pediu para não ser identificado, e que estava hospedado em um hotel próximo ao local do assassinato, disse que estranhou

quando viu um desconhecido fugir correndo e percebeu que outro estava caído no chão e totalmente ensanguentado. “Eu me assustei, pois não imaginei que em uma cidade como Luís Eduardo Magalhães houvesse esse tipo de violência”, afirmou. Uma faca com cabo de madeira foi encontrada próxima ao corpo de Giuliano, apreendida por policiais militares e levada à Delegacia de Polícia. Este foi o primeiro homicídio de outubro e o 31º do ano, em Luís Eduardo Magalhães. O último caso havia sido registrado em 30 de setembro.

Preso por tentativa de homicídio

Segundo um policial, uma viatura chegou até a rua Porto Seguro após denúncia de uma pessoa que testemunhou a tentativa de homicídio. De acordo com esta pessoa, cuja identidade foi preservada, os dois homens discutiram e partiram para a luta corporal. Pedro Moreira teria puxado uma faca e desferido o golpe contra Wesley Silva. Populares socorreram o ferido e o levaram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Pedro Moreira Filho, 47 anos, foi preso na noite de sexta-feira, 12, após ter ferido com um golpe de faca Wesley Barbosa Silva, 22, no bairro Santa Cruz. A prisão aconteceu por volta das 20h30, na rua Porto Seguro. A Polícia Militar não informou o local da agressão.

O agressor foi preso por policiais militares cerca de 30 minutos após ter esfaqueado Wesley Silva e encaminhado à Delegacia de Polícia.

Sequestro relâmpago no Jardim Paraíso Renan Galina sofreu sequestro relâmpago na noite de sábado, 13, ao chegar a sua casa no Jardim Paraíso em sua caminhonete S-10 Executive prata placa NJT 1188 cabine dupla. Por volta das 21h30, um homem armado, rendeu-o quando chegava ao portão de sua residência, que fica na rua Cândido Portinari. O homem ordenou que Renan Galina retornasse ao carro e fosse para o banco de trás. O ladrão assumiu a direção da caminhonete e seguiu pela BR 020/242, sentido Barreiras. Próximo ao Jardim das Oliveiras, o bandido saiu da rodovia em direção a uma chácara da região. Renan Galina foi abandonado em uma área próxima a um matagal, pelo desconhecido, que fugiu com a S-10. Além da caminhonete, também foram levados um aparelho celular e R$ 50. Segundo Renan Galina, o bandido tinha a cobertura de três comparsas que estavam em um Gol vermelho. Com a ajuda de moradores da região, ele acionou a Polícia Militar, que chegou a realizar buscas pela região, nas proximidades da Chácara do Fernandes, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Duas moto roubadas em dois assaltos O auxiliar administrativo Rodrigo Toniazzo, 22 anos, teve sua moto roubada em assalto na noite de terça-feira, 16, no Mimoso I. Por volta das 20h30, ele conversava com sua namorada em frente à casa dela, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), quando dois homens a pé abordaram o casal. Um dos homens estava armado com revólver e apontou contra Rodrigo Toniazzo e falou para ele entregar a moto. O auxiliar administrativo atendeu à exigência do ladrão, que juntamente com o comparsa levaram a moto e seguiram em direção à BR 020/242. ● Quatro homens roubaram na madrugada de sábado, 13, a moto Yamaha YBR 125 K vermelha placa JQE 3702 de David Batista de Souza Ferreira, no Santa Cruz. Por volta da 1h30, ele foi abordado pelos bandidos quando trafegava pela rua Irará. Três dos homens estavam armados com facas e outro com um

AGENDA Teatro Com apoio da Galvani, será apresentado no domingo, 28, o espetáculo teatral Arca da Mata, com o grupo Teatro de Tábuas, a par tir das 20h, na Praça Sergio Alvim Motta, no Centro. Lendas brasileiras será o tema da peça musical.

Cursos no Senai Estão aber tas até quarta-feira, 24, as inscrições para o processo seletivo dos cursos gratuitos de Aprendizagem industrial (auxiliar de laboratório químico, operador de processo e auxiliar de rotinas administrativas industriais), promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi). Os pré-requisitos para os inte-

ressados são: idade entre 14 e 21 anos e meio; ensino fundamental II completo (com apresentação de comprovante de escolaridade no ato da matrícula); car teira de identidade, CPF e comprovante de residência. As provas serão realizadas no dia 11 de novembro. As matrículas serão feitas entre os dias 26 e 28 de novembro. O início das aulas será em 21 de janeiro de 2013 em locais estabelecidos pelo Senai. Inscrições pelo site www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br (opção Cursos de aprendizagem industrial básica). Mais informações pelos telefones (77) 3628-6349 e 3628-4670 ou pelo site www.fieb.org.br-senai.

Baile dos Mineiros Será realizada no dia 10 de novembro, a par -

19

pedaço de pau. Eles, que estavam a pé, cercaram David Ferreira e mandaram que lhes entregasse a motocicleta. Mesmo sem reagir, o condutor da moto foi agredido pelos bandidos com duas pauladas e com golpes de facão nas costas e nos braços. Ele ficou desacordado e os ladrões levaram a moto, documentos pessoais e R$ 180. A Polícia Civil acredita que o bando seja o mesmo que furta motocicletas em residências em Luís Eduardo Magalhães.

łnibus e carreta batem na BR 020 Um ônibus da empresa Transbrasiliana placa NYR 0542 e uma carreta placa VAZ 4484 bateram na BR 020, próximo ao Posto 020, na manhã de terça-feira, 16. Por volta das 7h, o ônibus, que seguia de Goiânia para Parnaíba (PI) e levava 22 passageiros, bateu na traseira da carreta conduzida por Marcilon Franciso Ribeiro. Segundo o motorista da carreta, ele saiu do pátio do Posto 020 e, assim que entrou na rodovia, sentido Centro de Luís Eduardo Magalhães, foi atingido pelo ônibus. O motorista do ônibus, que pediu para não ser identificado, não quis comentar o acidente. Ninguém saiu ferido. Cerca de duas horas depois do acidente, os passageiros do ônibus foram transferidos para outro carro e seguiram viagem. ● O motociclista Claudino Borges da Silva sofreu ferimentos leves após cair de sua Honda CG 125 vermelha placa DJK 0923 na noite de segunda-feira, 15, no Jardim das Acácias. O acidente aconteceu na rua Oitizeiro.

Casa arrombada no Jardim das Acácias Ao chegar do trabalho no final da tarde desta terça-feira, 16, Regiane Cristina da Silva foi surpreendida ao encontrar sua casa arrombada, no Jardim das Acácias. Por volta das 18h, ela chegou a sua residência, na rua das Mangueiras, e percebeu que uma das janelas estava com o vidro quebrado e com o cadeado estourado. Ao entrar na casa, os móveis estavam espalhados e objetos revirados. Foram levados um play station, um aparelho celular, um par de óculos escuros, perfumes, peças de roupas, pares de sandálias, jóias, um estabilizador de energia e documentos pessoais. Regiane disse que saiu de casa às 14h e acredita que os ladrões a vigiaram, aproveitando sua ausência para arrombar a casa. ■

Informações para esta seção: oestesemanal@diariodooeste.com.br

tir das 22h, o VIII Baile dos Mineiros, no Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo dos Gerais. Apresentação das duplas Gilvan e Gilmar e Kleber Rabello e Cristiano e do DJ Ivan Santiago. Reservas e informações pelo telefone (77) 3628-2655.

FGV online Estão aber tas as inscrições para os cursos online da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em convênio com a Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (Faahf), com carga horária entre 20 e 60 horas. Os alunos inscritos nos cursos terão acesso ao conteúdo online e material de apoio digital. Inscrições pelo site h t t p : / / s v. w w w 5 . f g v. b r / f g v o n l i ne/faahf/default.aspx .

Lembrete ● A Congregação da Igreja de Deus no Brasil (sede Mimoso II) comemora seu primeiro ano com celebrações entre a sexta-feira, 26, e domingo, 28, sempre a par tir das 19h30. O evento será na sede da congregação na rua Pataxó, quadra 37, lote 12. Participação do Pastor Demison e das levitas Débora e Elisama, de Barreiras. Mais informações pelo telefone (77) 9983-0828.

● A Faahf está com inscrições aber tas para o curso de especialização em Metodologia do ensino superior (início em 26 de outubro). Mais informações pelo telefone (77) 36289900. ■


20

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

SOCIEDADE TIZZIANA OLIVEIRA tizzianaoliveira@diariodooeste.com.br

Em Buenos Aires

das aconteceu em sua residência, no bairro Jardim Paraíso. A futura mamãe está radiante. O parto está previsto para o dia 21 de novembro. O papai Anderson Verneck Romanoff está ansioso para conhecer Pedro Alexandre. ● O casal Kenni Henke-Vivian Closs espe-

ra a chegada do primeiro filho. Vivian descobriu sobre a gestação na segunda-feira, 15.

Retorno O artista plástico Duart`s, natural de Campo Grande (MS), que ministrou workshop no Atelier Interart, para 16 pessoas, em três turnos, do sábado, 13, a terçafeira, 16, retornará a Luís Eduardo no final de novembro para outro curso, de cinco dias, e exposição de telas feita pelos alunos do workshop. Os interessados podem entrar em contato com o Atelier Interart pelos telefones 3628.2363 ou 9962.3812.

NIXON Araújo Lima e Diezica Oliveira iezica Oliveira e Nixon Araújo Lima, Tamires Vieira e Thiago Simon Fernandes, e Alana Miranda e Rose Leduino viajaram na segunda-feira, 8, para Buenos Aires. Eles aproveitaram para fazer compras e curtir a elegância e o frio da cidade. Na noite de terça-feira, 9, foram à casa de espetáculos “Madero Tango”, ficando encantados com o charme e a pompa do espetáculo. O grupo também esteve no Casino Puerto Madero, à beira do Rio de La Plata, e em vários pontos turísticos da cidade, retornando a Luís Eduardo na sexta-feira, 12.

D

Em Santiago Aristeu Pelez, Irene Pelez, Lia Fernanda Pelez, Dhone Dognanni, Cícero Teixeira e Nelzinha Teixeira viajaram na terça-feira, 9, para Santiago, capital do Chile. Eles visitaram vários pontos turísticos, como o Parque Metropolitano Morro de São Cristovão e o Morro de Santa Lucia entre outras. O grupo visitou também o Valle Nevado e foi a cidade Valparaíso, no litioral, conhecida por seu ar boêmio e artístico. Eles retornaram na terça-feira, 16.

Em Morro de São Paulo Os casais Estevão Chiodi-Kelly Lima e Márcio Rafael e Aline Meinerz viajaram para Morro de São Paulo (BA), na quinta-

Jantar Dourado O Rotary Club de Luís Eduardo Magalhães promoverá no sábado, 20, no CTG Sinuelo dos Gerais, o tradicional peixe recheado “5° Jantar Dourado”.

Aniversariantes TAMIRES Vieira e Thiago Simon Fernandes feira, 11. O grupo ficou hospedado na 2ª praia, retornando a Luís Eduardo no domingo, 14.

Bodas de Pérola O casal Ronaldo Souto de Azevedo e Adriani Azevedo comemorou 30 anos de casamento (Bodas de Pérola), no sábado, 13. O casal tem três filhos; Bernardo, Bianca e Bruna.

Os irmãos Paola Vitoria dos Santos, oito anos, e Paulo Eduardo dos Santos, de dez anos, comemoraram seus aniversários no sábado, 13. Eles escolheram o tema “Carrossel” para a festa, na residência da família, no bairro Santa Cruz. A mãe dos aniversariantes, Deuzenir estava radiante com a comemoração. ● Kaziany Criz Barbosa comemorou seu aniversário na segunda-feira, 15. Karine Follmann, Simone Heringer, Sidnei Giachini e Eliana Kondarzewski na terçafeira, 16. Tatiana Kinoshita na quartafeira, 17. Gardênia Maia, na sexta-feira, 19. Nadia Schuck e Vera Santos comemoram neste sábado, 20.

Bebês à vista Milena Antonelli Silva Verneck Romanoff está grávida de oito meses. Ela fez o chá de bebê de Pedro Alexandre na terça-feira, 16. O evento para 30 convida-

LIA FERNANDA Pelez, Dhone Dognanni, Aristeu Pelez, Irene Pelez, Nelzinha Teixeira e Cícero Teixeira

MILENA e Anderson Verneck Romanoff

PING-PONG MARCOS JÚNIOR ACCORSINI Artista plástico e consultor empresarial Três coisas que são necessárias para sua felicidade? Família, amor e saúde. Por que Luís Eduardo Magalhães? Há muito tempo tinha vontade de conhecer a Cidade, pois tenho um irmão que mora aqui há 17 anos. Há dois anos vim morar aqui, e agora ela faz parte da minha vida e está no meu coração. Quando você iniciou a sua carreira como artista plástico? Sempre tive um dom para as artes, comecei desenhando para amigos da escola. Aos 15 anos fiz um curso de pintura, cursei faculdade de Arquitetura por quatro anos e meio, hoje faço grafite e aerografia. Por que sua profissão? Artes Plásticas por amor. E a área empresarial por ter trabalhado em empresas que me proporcionaram conhecimento. Sonho: Conhecer vários lugares pelo mundo. Uma pessoa: Meu filho Giuseppe Antônio, que é a minha razão de viver. Como definiria sua personalidade: Muito bem-humorado. Tecnologia: É o que mais aproveito, sempre digo que quem tem informação tem poder. Futuro: Envelhecer com dignidade. Time do coração: Grêmio. Hobbies: Música e Pescaria. Comida: Árabe. Bebida: Água e vinho. Saudade: Do meu irmão falecido Silvio Antônio. Inspiração: Mulheres. Dinheiro: Gosto do conforto que o dinheiro pode proporcionar. Música: Rock’n’Roll! O que não pode faltar em uma viagem: Bons companheiros. O que você gostaria de fazer no futuro? Dedicar-me exclusivamente às artes. .

PAOLA Vitoria dos Santos e Paulo Eduardo dos Santos


21

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

Juventus está nas semifinais Vitória por 2 a 1 sobre Boa Vista coloca o time entre os quatro melhores da Série A LUCIANO DEMETRIUS Da Redação de Oeste Semanal Juventus é o primeiro semifinalista da Série A do Campeonato Municipal de Futebol Amador após derrotar o Boa Vista por 2 a 1 no domingo, 14, no Campo da Bunge. Os gols da classificação foram marcados por Francisco Dantas e Iradir Júnior (Gauchinho). Roberto Alves fez o único gol do Boa Vista. Com esta vitória, o Juventus enfrenta nas semifinais o vencedor do confronto entre Flamenguinho e Valência, que será disputado neste domingo, 21, às15h, também no Campo da Bunge. O gol da vitória - e que garantiu a classificação do Juventus - foi marcado por um estreante no time e que já tem no currículo do calendário esportivo. O meia-atacante Iradir (Gauchinho) jogou na equipe do Juventus pela primeira vez e já é conhecido no meio esportivo por participar como piloto de kartcross, no Campeonato Baiano de Velocidade em Terra. Esta é também a primeira vez que Gauchinho atua em competi-

O

LUCIANO DEMETRIUS

ções promovidas pela Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães. “Eu joguei futebol por muito tempo na região, mas nunca em competições oficiais. Fiquei um tempo afastado devido à dedicação ao automobilismo. Alguns dias antes do Juventus disputar este jogo decisivo, o Jéder (ex-técnico do time e que voltou a atuar em campo) me convidou para jogar. Aceitei e tive a felicidade de fazer o gol da vitória”, disse. Para Francisco Dantas, autor do primeiro gol do Juventus e já com quatro gols na Série A, o placar expressa a dificuldade que sua equipe teve para ir às semifinais. “O adversário jogou muito bem, pressionou durante a maior parte do tempo e insistiu no empate até o final da partida. Eu mesmo me dediquei o quanto pude para segurar o resultado e garantir a vaga na próxima fase”, afirmou ao referir-se à cãibra na perna direita que o fez sair do jogo na metade do segundo tempo. Dentre os jogadores do Boa Vista, a reação era de indignação pela desclassificação. Ao final da partida, já próximo dos vestiários, jogadores discutiram entre eles e um deles,

Seleção precisa golear Ipiaú no Intermunicipal DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL A seleção principal de futebol de Luís Eduardo Magalhães precisa golear Ipiaú na tarde deste domingo, 21, no Estádio Pedro Caetano, em Ipiaú, às 15h, para continuar no Campeonato Intermunicipal. No jogo de ida, no dia 14, os luiseduardenses foram goleados pelo mesmo adversário por 4 a 1, no Estádio Ocival Rodrigues, em São Desidério. A goleada sofrida na partida de ida deixa a seleção de Luís Eduardo com a difícil missão de ou vencer por três gols de vantagem e forçar a disputa da vaga nas oitavas de final na cobrança de pênaltis ou golear por pelo menos quatro gols de diferença.

O técnico da seleção de Luís Eduardo Magalhães, Sebastião Silva, acredita que possa reverter a vantagem de Ipiaú, desde que esteja com o elenco que convocou disponível apenas para o jogo de domingo, 21. “Estou confiante na vitória pelo placar que possa nos dar a classificação. Mas o que não pode acontecer é o jogador se comprometer com a seleção B ou com sua equipe em competições de futsal em datas próximas ao jogo da seleção principal”, afirmou. O treinador reclama que na véspera do jogo de ida contra Ipiaú, alguns jogadores que havia convocado também atuaram contra Barreiras, pela seleção B de Luís Eduardo no Campeonato Intermunicipal

Seleção B surpreende e vence Barreiras A seleção B de futebol de Luís Eduardo Magalhães derrotou a de Barreiras por 1 a 0 no sábado, 13, no Estádio Geraldo Pereira, em Barreiras, pela terceira rodada do Campeonato Intermunicipal de Seleções Amadoras do Oeste. O gol da vitória foi marcado por Neguinho, aos 30 minutos do primeiro tempo. Esta é a primeira vitória da seleção luiseduardense na competição e o resultado já a deixa na zona de classificação (em quarto lugar, com três pontos). Antes, Luís Eduardo amargava a última posição na classificação, sem nenhum ponto conquistado (havia perdido os dois jogos que disputou). O próximo jogo de Luís Eduardo será neste domingo, 21, diante de São Desidério, no Estádio Ocival Rodrigues, em São

Desidério, às 19h. Nos outros jogos da rodada, na sexta-feira, 12, Paratinga goleou Santana, em Santana, por 5 a 0, e Barra e Bom Jesus da Lapa empataram por 1 a 1, em Barra. No domingo, 14, Paratinga derrotou São Desidério por 3 a 1, em Paratinga. Paratinga lidera com nove pontos ganhos (três vitórias em três jogos); Barra e Barreiras dividem o segundo lugar, com quatro pontos cada (Barra leva vantagem no saldo de gols; um contra zero); Luís Eduardo Magalhães e São Desidério vêm a seguir, com três pontos (Luís Eduardo fica na frente pelo saldo de gols, tem um negativo contra dois negativos do concorrente); em penúltimo lugar está Bom Jesus da Lapa, com dois pontos; na última posição está Santana, sem nenhum ponto conquistado.

FRANCISCO e Iradi “Gauchinho” fizeram os gols da classificação do Juventus que pediu para não ser identificado, disse que o momento não era para encontrar culpados, mas para que o grupo todo assumisse a responsabilidade pela eliminação. “Jogamos bem, mas não fomos eficientes na hora de

chutar para o gol. Quem errou, precisa admitir que falhou. Quem assistiu a partida viu que o Boa Vista esteve melhor em campo, mas quem soube fazer o resultado foi o Juventus”, disse.

de seleções do Oeste. “O jogador atua 90 minutos em um dia e tem que se apresentar para outro jogo, um dia depois, em outra cidade. A impressão que eu tenho é que estão esperando a seleção principal ser eliminada para que todos os atletas fiquem à disposição da seleção B”, disse. Sebastião Silva contestou, também, a utilização de alguns jogadores por parte do Vento em Popa na manhã de domingo, 14, para um jogo da IV Taça Fábio Lauck de Futsal. Questionado sobre jogadores que atuaram pela seleção B e pelo Vento em Popa os quais ele também havia convocado, o técnico preferiu não citar nomes e nem apresentou a convocação para demonstrar quem participou de mais de um jogo no último final de semana. A reportagem constatou que o goleiro Zaroi e o lateral-direito Edson atuaram pelas duas seleções e pelo Vento em Popa. Já o zagueiro Georgethon, o lateral-esquerdo Júnior e o meia Gil atuaram apenas pelas duas seleções (apesar destes jogadores pertencerem ao Vento em Popa, eles não joga-

ram pela sua equipe na IV Taça Fábio Lauck de Futsal, no domingo, 14.

Avaliação. Para o técnico Jéder de Oliveira, a seleção de Luís Eduardo Magalhães soube suportar a pressão do adversário que entrou em campo motivado por liderar, até o momento, a competição. “Para nós, o jogo era a decisão da nossa continuidade no campeonato. Barreiras tinha a vantagem de atuar em casa, de liderar na soma de pontos e enfrentava uma equipe que havia perdido os dois jogos que disputou”, disse. Para ele, o gol marcado ainda no primeiro tempo foi determinante para a primeira vitória na competição. “Depois do nosso gol, Barreiras perdeu-se em campo e, no segundo tempo, voltou do vestiário determinada a virar o placar de qualquer maneira. O nosso time adotou a postura que pedi no intervalo que era a de não se expor e aguardar o contra-ataque. O goleiro Zaroi, em especial, conseguiu segurar o ímpeto dos barreirenses”, afirmou. Luis Eduardo conseguiu sua primeira vitória atuando com Zaroi; Edson, Ginor, Georgethon e Júnior: Gil, Joaldo (Ademilton), Bita e Paulo Gomes; Nem e

Futuro. Quanto à sua permanência no comando da seleção, Sebastião Silva disse que prefere conversar com a diretora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Alessandra Ribas, para definir seu futuro. “Eu posso tanto entregar meu cargo como também me demitirem. Mas caso aconteça de eu continuar, vou pedir que haja união entre os clubes, que se faça um futebol sério. Até o momento tenho total apoio da Secretaria, mas não vejo seriedade por parte dos clubes e por dirigentes que querem uma seleção só para eles”, frisou sem, novamente, dizer nomes. “Eu sou profissional, vivo há muito tempo no esporte, e não posso permitir que haja esse desrespeito com a seleção de Luís Eduardo. Eu não vou ficar calado diante das injustiças que sofro ou daquilo que eu vejo de errado. Esse período de gente se aproveitando da seleção para beneficiar os clubes vai acabar aqui na Cidade”, afirmou. Neguinho (Pelezinho). Nem foi expulso no segundo tempo e vai cumprir suspensão automática no jogo contra São Desidério. Jéder de Oliveira avalia que o próximo adversário vai jogar na mesma condição que Luís Eduardo estava antes da partida contra Barreiras. “Desta vez nós é que precisaremos ser cautelosos. São Desidério vem de uma derrota e precisa da vitória para ainda ter chances de classificação”, disse. ■

www.casadaspedrasba.com.br astradiotti@uol.com.br


22

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

GENTE JOVEM RAFAEL DIAS rafaeldias@diariodooeste.com.br

João Garolo aproveitaram o feriado prolongado para uma pescaria em Tocantins. O local escolhido foi uma propriedade particular, que garantiu o sossego e boa pescaria no feriadão do dia 12.

Reinauguração

JO CASTRO, Day Figueiredo, Roberta Marodin, Fran Rech e Jurema Barreto.

Feriado em Brasília A

s amigas Jo Castro, Fran Rech e Day Figueiredo estiveram em Brasília no feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, para o lançamento do Bloco Pirraça no Distrito Federal. O evento aconteceu na quinta, 11, no Estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Entre as atrações estavam a dupla sertaneja Jorge & Mateus, o cantor Gusttavo Lima e a banda Aviões do Forró. As amigas passaram o restante do feriado na capital.

Simple Plan Douglas Scherer foi participar do Brasília Summer Paradise, realizado na terça-feira, 16, no Clube da Engenharia, às margens do Lago Paranoá. A banda canadense Simple Plan foi a principal atração do evento. Músicas como “Welcome to my life”, “Crazy” e “Perfect” fizeram o grupo vender mais de 7,5 milhões de discos em todo o mundo. O Simple Plan foi formado em 1999 e mistura pop e punk. Também se apresentaram a banda brasiliense Outono’09, que já fez shows em Barreiras e Luís Eduardo, e o DJ Marciano Cristo.

Em Dourados No sábado, 13, Karen Capeleto embarcou com o marido Leonardo Alves para Dourados, no Mato Grosso do Sul. O casal foi rever amigos e participar do encontro de 10 anos de formatura da turma de arquitetura de Leonardo.

sábado, 13. Para tristeza da torcida colorada, o clube gaúcho foi derrotado pelo lanterna do campeonato pelo placar de 3 a 1.

Show fracassado Isabela Sehn esteve no evento Gusttavo Lima e Pit Bull no estacionamento do Shopping Flamboyant, em Goiânia, na tarde do domingo, 14, que acabou sendo um fracasso. Marcado para as 15 horas, o show de Gusttavo Lima só começou após as 22 horas. Isso porque o cantor sertanejo estava em um programa de televisão, ao vivo em rede nacional e o cantor pop americano Pit Bull não quis se apresentar antes dele. Quem perdeu foi o público, que pagou caro pelo ingresso, ficou esperando por horas e não assistiu a apresentação do cantor Pit Bull, que desistiu de participar.

Pescaria Guilherme Poyer, seu pai João Poyer e

O Huba Strike foi reinaugurado na noite da quinta, 18, após passar por reforma. A tradicional Quinta do Boliche voltou com tudo e com nova estrutura. As atrações da noite foram as duplas sertanejas Vitor e Renato, de Goiânia, e Guto e Lucas, de Luís Eduardo. Para comemorar a data e atrair frequentadores, os proprietários do boliche ofereceram cerveja grátis até às 21 horas.

LORENA BARBOSA

ARIELE ANDRADE

MARIANA BONNI

FRAN RAMOS

ICARO NOVAES

IVENS SPIES

Miss Lem 2013 Está ficando tudo pronto para o concurso Miss Luís Eduardo Magalhães 2013. O evento acontece na próxima sexta, 26, no Hotel Saint Louis. Em jantar no Restaurante Quintal de Casa, na noite de sábado, 13, foram selecionadas as candidatas e acertados os últimos detalhes do concurso. Concorrerão 14 candidatas, que já estão ensaiando e preparando coreografias e trajes para o evento. Haverá show com a cantora Léli Marques.

Lollapaloza 2013 Bruna Pires adquiriu no ínicio da semana ingressos para o Lollapaloza 2013, que acontecerá no Jockey Club de São Paulo, nos dias 29, 30 e 31 de março de 2013. Ela vai especialmente para ver a banda norteamericana The Killers, que se apresenta na sexta, 29. Ela aproveita a ida a São Paula para reencontrar a amiga Ana Bergamo, que faz faculdade na capital paulista. Entre outras atrações do Lollapaloza 2013 estão as bandas Pearl Jam, The Black Keys, Queens of the Stone Age, Franz Ferdinand e Cake.

Aniversariantes Aniversariantes em destaque da semana: na segunda, 15, Mariana Bonni, Josy Meri e Anne Karoline Ferreira; na terça, 16, Sarah Queiroz; na quarta, 17, Vanessa

Hosida, Ingra Porto, Iago Leal e Lorena Machado; na quinta, 18, Marine Souza, Viviane Orestes, e Marcelo Batista; na sexta, 19, Diego Hupfer, Isabella Lauck Silva, Marco Aurelio, Ivens Friedrich Spies, Maiara Moreira, Beatriz Lodi e Franciele Ramos. Nesse sábado, 20, comemoram Ariele Andrade, Icaro Novais e Raquel da Silva. No domingo, 21, é a vez de Márcio Haruo Yamashita, Rosângela Muzzolon e Luiza Ogawa. ■

Nas Trilhas Cleber Flizicoski foi a Bom Jesus da Lapa para participar de uma trilha de moto na região, no sábado, 13. Cada vez mais os motociclistas da Cidade buscam novos lugares para aperfeiçoar as técnicas e fazer novas amizades.

Cabeça inchada Tiago Belarmino, torcedor do colorado gaúcho, esteve em Goiânia para assistir ao jogo do Internacional com o Atlético Goianiense. O jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro 2012 de Futebol, e aconteceu no Estádio Serra Dourada, no

DOUGLAS Scherer, Pierre Bouvier (vocalista do Simple Plan) e Marciano Cristo

NO HUBA STRIKE: Faronak Kharaghani e David Rodrigues ... Marcelo Mendonça e Daiani Melo


23

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

L I N H A S D E ATA Q U E IVANI VIEIRA

ARQUIVO PESSOAL

pódio, entre 2010 e 2012. Não seria já, para 2013, o momento de Felipe Massa promover uma reviravolta em sua carreira e ir em busca de outra escuderia (mesmo que de menor renome que a Ferrari)? Ao menos, em outra equipe, certamente teria mais espaço.

E daí? A seleção do Taiti foi eliminada pela da Nova Zelândia nas Eliminatórias da Oceania. Com a derrota, não tem mais chances de disputar a repescagem contra o quarto colocado das Eliminatórias da Concacaf (Américas do Norte e Central). O Taiti está confirmado para a Copa das Confederações em 2013 no Brasil. Mas não vem para a Copa de 2014. Não vai fazer falta!

País do futebol? EM PÉ: Erick Luís de Lima; Agostinho Nonato; Igor Friedrich e Thiago Hermann; à frente, Ayra Marques e Renan Conte Pinelli. Os seis atletas disputaram na sexta-feira, 12, e no sábado, 13, o III Campeonato Sul-Piauiense, no Estádio Apolonio Nogueira, em Corrente (PI). A equipe representou a Academia Budokan, de Luís Eduardo Magalhães e ficou em quarto lugar na classificação geral. Participaram também atletas de equipes de Barreiras, São Desidério, Corrente, Brasília, Parnaguá (PI) e Bom Jesus (PI). Por categoria, as colocações dos luiseduardenses foram as seguintes: Kata (adulto, por equipe) Agostinho Nonato, Igor Friedrich e Thiago Hermann (1º); Kata (até 17 anos, por equipe), Ayra Marques, Erick Luís e Renan Conte (1º); Kata (individual, máster), Agostinho Notato (1º); Kumitê (máster), Agostinho Nonato (3º); Kumitê (10-11 anos) Renan Conte (1º); kata (16-17 anos), Erick Luís (2º); kata (feminino, 16-17 anos), Ayra Marques (1º); Kumitê (feminino), Ayra Marques (2º); kata (adulto, 18-29 anos), Igor Friedrich (1º) e Thiago Hermann (2º); Kumitê (adulto, 18-29 anos), Igor Friedrich (3º).

Conclusão da página 24

Baianos na Copinha Bahia, Vitória e a seleção de São Francisco do Conde estão confirmadas para a 44ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013. Estas três equipes são as mesmas representantes baianas na competição em 2012. O Vitória está no grupo G, com sede em Monte Azul Paulista, ao lado de ABC (RN), Monte Azul (SP e Mogi Mirim (SP). O Bahia está no grupo P, juntamente com Audax (SP), Criciúma e Botafogo (PB), com jogos em Louveira. São Francisco do Conde está no grupo Q, em São José dos Campos, com Cruzeiro, São Caetano e São José dos Campos. A competição será disputada a partir de janeiro, em data a ser confirmada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), promotora do evento. No grupo do Bahia pode haver mudanças uma vez que o Treze pode entrar no lugar do Botafogo (PB).

Decisão da Série B A Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães (LDLEM) confirmou para 24 de novembro, às 15h, no Campo da Bunge, o jogo entre Santa Cruz e Ajax. O confronto decide o título da Série B do Campeonato Municipal de Futebol Amador. A disputa do terceiro lugar, entre Vitória e Udinese, ainda está sem data definida.

Pacotão A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) simplesmente ridicularizou a imagem da seleção brasileira ao expô-la para jogos “caçaníqueis” mundo afora. Os últimos amistosos

O Brasil tem somente a 13ª melhor média de público do futebol mundial. O levantamento é da empresa Pluri Consultoria, que apontou a Liga Alemã como a que mais atrai público em todo o mundo. Os alemães têm média de pouco mais de 45 mil pessoas por jogo e 93% de ocupação dos estádios. Os brasileiros, na Série A de 2011, tiveram média de 14,9 mil torcedores por partida (ocupação média de 44% das praças esportivas). Se forem considerados os jogos do primeiro

turno de 2012, os números pioram: a média cai para pouco menos de 12 mil por jogo e o Brasil despenca para a 17ª posição.

Números que assustam O Brasil está atrás até mesmo dos campeonatos das segundas divisões de Inglaterra e Alemanha e perde, ainda, para competições em países sem expressão no futebol, tais como Japão, China e Estados Unidos.

Top 10 Além da Alemanha, os países com maior média de público e ocupação dos estádios são, pela ordem, Inglaterra, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, Holanda, França, Inglaterra (2ª divisão) e China. E ainda, por aqui, muitos teimam em querer saber qual clube tem a maior torcida, esquecendo-se que os clubes nada fazem para valorizar seu maior patrimônio: o torcedor.

Entre nós Em 30 rodadas, o Corinthians lidera o ranking de público da Série A do Campeonato Brasileiro de 2012, com média de 25.228 torcedores por partida. O Fluminense, líder da competição, está apenas em 13º, com média de 9.710 pessoas por jogo. ■ ARQUIVO PESSOAL

contra China, Iraque e Japão em pouco (ou quase nada) contribuíram para o desenvolvimento dos brasileiros para futuras competições (Copa América, Copa das Confederações e Copa do Mundo). As goleadas aplicadas pelo Brasil apenas comprovam a sua superioridade diante de seleções medianas (ou nem isso). Para piorar, no jogo da terça-feira, 16, contra o Japão (com vitória do Brasil por 4 a 0) o público não lotou o estádio de Wroclaw, na Polônia.

Dos males, o menor! É certo que neste recente amistoso, o Brasil atuou contra um adversário “mais perigoso” e, pela primeira vez, na “era Mano Menezes”, contou com um quarteto ofensivo (Kaká, Oscar, Neymar e Hulk) que pode se firmar para as próximas competições. Ao menos isso!

Erro ou acerto? Na terça-feira, 16, o piloto Felipe Massa renovou o seu contrato com a Ferrari até o final de 2013. Na escuderia italiana desde 2006, o brasileiro figurou como mero coadjuvante, principalmente nas três últimas temporadas. Em 2010, 2011 e 2012 foi a mesma coisa: o espanhol Fernando Alonso foi prioridade na equipe italiana. Massa serviu de aparato para livrar caminho nas pistas para o companheiro de equipe. O período do novo contrato é, também, uma prova de que a Ferrari deseja (mas não a fundo) um convívio aprofundado com Massa. O melhor período do brasileiro foi em 2008, quando viu seu primeiro título na F 1 escapar na última curva do GP de Interlagos, na prova final. Depois disso, um grave acidente no GP da Hungria, em 2009, e um jejum de 35 corridas sem ir ao

O PILOTO Diogo Freitas, de Luís Eduardo Magalhães, ficou em segundo lugar na classificação geral da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra (categoria Super Fórmula Tubular I). No domingo, 14, ele chegou em segundo lugar nas duas provas da 4ª Etapa, disputada no Autódromo Valdemar Fragnani, em Cordeirópolis (SP). Ele disputou a competição pela equipe CR Café-Mobil-JK Center-Coral. Em seu primeiro ano de competição, Diogo Freitas venceu uma prova e chegou duas vezes em 2º lugar, três em 3º, uma em 4º e outra em 5º. O campeão da temporada foi Celso Meneguell, com 172 pontos. Diogo Freitas terminou a competição com 122 pontos.


24

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 20 a 26 de outubro de 2012

L I N H A S D E ATA Q U E LUCIANO DEMETRIUS lucianodemetrius@diariodooeste.com.br

Finais na Taça Lauck lcatrans, Vento em Popa, Udinese e Young Boys, pelo grupo A; Santa Cruz, Asmeg, Roma e Grêmio Oeste, pelo grupo B, começam neste sábado, 20, a disputa das quartas de final da IV Taça Fábio Lauck de Futsal, no Ginásio de Esportes Terra Agrícola, no Jardim Paraíso. Às 19h, Young Boys x Santa Cruz; às 20h30, Roma x Vento em Popa. No domingo, 21, às 8h15, Udinese x Asmeg x Udinese; às 10h, Grêmio Oeste x Olcatrans. Os jogos de volta serão disputados nos dias 27 e 28 de outubro. A definição das oito classificadas aconteceu nos jogos disputados entre a sexta-feira, 12, e o domingo, 14. Na sexta-feira, Udinese 5 x 6 Olcatrans; Roma 10 x 14 Santa Cruz; Grêmio Oeste 7 x 11 Asmeg; Young Boys 5 x 6 Vento em Popa. No sábado, 13, Asmeg 9 x 8 Roma; Olcatrans 8 x 7 Acadêmicos. No domingo, 14, Vento em Popa 8 x 8 Udinese; Grêmio do Oeste 6 x 3 MEC-Agricentro.

O

Outras categorias. Neste sábado, 20, pela categoria pré-mirim, Selem x Grupo Unido, às 8h; Terra Agrícola x Rio de Pedras, às 13h. Pela mirim, Selem x Grupo Unido, às 9h; Escola Municipal José Cardoso de Lima x Bar e Bola, às 14h. Pela infantil, Escola Municipal José Cardoso de Lima x Projeto Semeando o Futuro, às 10h; Terra Agrícola x Selem, às 15h.

Transferida A III Copa Evangélica de Luís Eduardo Magalhães, marcada para o sábado, 13, e domingo, 14, no Ginásio de Esportes José Alberto Lauck, foi adiada para data ainda a ser definida . Segundo a comissão organizadora, equipes de Barreiras e de São Desidério que haviam con-

coluna que não recebem em dia os pagamentos pela atuação nos jogos das Séries A e B do Campeonato Municipal de Futebol Amador. Um assistente, que pediu para não ser identificado, disse que os atrasos se arrastam por meses e não há justificativa nem por parte da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e nem da Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães. Outro assistente, que também pediu sigilo, disse que “árbitros que participaram da Oilem (Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães) receberam assim que a competição terminou. Só nos campeonatos da Liga é que ninguém recebe”.

Campanha

firmado presença não poderiam atuar nas datas inicialmente previstas em função de eventos em suas respectivas igrejas.

É intensa a campanha pelo nome do empresário Adriano Janjar para assumir a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a partir de janeiro de 2013. No Facebook, há desportistas locais empenhados em reunir o maior número possível de adeptos em torno do nome de Janjar que, segundo eles, “entende e conhece o esporte local”.

Chio no apito

Confirmadas

Árbitros e assistentes reclamaram a esta

As equipes Lem-Agrovitta, Juventus e

Vento em Popa (ambas de Luís Eduardo Magalhães) e a São Cristóvão (Ibotirama) vão participar do Zonal Oeste do Campeonato Baiano de Futsal, no Ginásio de Esportes da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (Faahf ) entre 9 e 11 de novembro. A campeã do zonal disputa a etapa final que garante vagas na Liga do Nordeste e na Taça Brasil em 2013.

Correção Diferentemente do que foi publicado na edição anterior desta coluna (Oeste Semanal nº 84), na matéria Decisões no futsal, são oito (e não quatro) as equipes que se classificam na primeira fase da IV Taça Fábio Lauck de Futsal.

Correção II A organização da IV Taça Fábio Lauck de Futsal havia informado que uma das equipes participantes das categorias prémirim, mirim e infantil era a Acelem. No entanto, a equipe participante é a Selem (Sociedade Esportiva Luís Eduardo Magalhães). Continua na página 23 ➧


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.