Oeste Semanal Edição 84

Page 1

Classe B: mais bonito e repleto de tecnologia. Pág. 13

DIVULGAÇÃO/AE

Impressão 3D: Nova revolução industrial. Pág. 14

ADE

Tiragem desta edição

L A AN

M E S

6.500

exemplares

A

ID

ST

Oeste

AC

Bahia está fora do Horário de Verão. Página 19

EM REV

I

Preço do exemplar

R$ 1,00

Ano II ❑ Nº 84 ❑ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

Humberto diz que fará muito mais Prefeito afirma que reeleição foi vitória do esforço coletivo por um bem comum PÁGINA 4 HENRIQUE CABELO

„O QUE fizemos é a maior garantia do que vamos continuar fazendo”, afirmou o prefeito Humberto Santa Cruz em entrevista a Oeste Semanal.

Resultados finais de eleição ficam próximos de pesquisa PÁGINA 6

Vereadores eleitos e a votação de todos os candidatos PÁGINAS 8 E 9

PROCURANDO IMÓVEL? (77) 3628-6782 / 9116-0605


2 INFORMAÇÃO

E OPINIÃO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

PREZADO LEITOR Recado das urnas aqui e em Barreiras

Em peso

O

Nova cara

s resultados das eleições em Luís Eduardo Magalhães e em Barreiras foram duro golpe no futuro político de Oziel Oliveira (PDT) e de Jusmari Oliveira (PSD). A derrota nas duas cidades, nas quais o casal imaginava sacramentar hegemonia, pode significar o fim da presença de ambos em cargos majoritários. Daqui a dois anos, se não for atropelado por decisões judiciais nos inquéritos e ações que correm no Supremo Tribunal Federal, Oziel candidata-se e certamente se reelegerá deputado federal. Em dobradinha com o marido, Jusmari pode ir para a Assembléia Legislativa. Se Humberto Santa Cruz (PP), em Luís Eduardo, e Antonio Henrique (PR), em Barreiras, fizerem boa administração, o casal não terá chance em novo embate por retorno ao cargo de prefeito. Mais em Barreiras e pouco menos em Luís Eduardo, o eleitor deu basta em políticas popularescas, preferindo administração que compatibilize realizações sem rompantes que estourem os cofres municipais. Humberto Santa Cruz já provou no primeiro mandato que é possível administrar com responsabilidade fiscal. Enfrentou cobranças por mais obras nos dois primeiros anos, enquanto colocava as contas da Prefeitura em dia. Em débito com a União – só com o INSS eram R$ 11,8 milhões -, o Município não conseguia recursos para a realização de projetos. Contas saneadas, o prefeito teve apenas 18 meses para realizar obras esperadas pela população e começar a dotar a Cidade da infraestrutura necessária ao seu acelerado crescimento. Eis o grande desafio para o prefeito reeleito, como já se disse neste Prezado Leitor. Aqui, o desenvolvimento não dorme e exige ação igual ou mais acelerada do poder público. Mais ainda, Humberto tem o desafio de preparar uma cidade nova para o futuro, tornando-a moderna, bela, agradável e socialmente justa para se viver. É o que seus eleitores – e agora toda a população – esperam do prefeito reeleito.

Além de São Paulo, o comando do PT, Lula e Dilma à frente, baixará em peso na capital baiana, em socorro de Nelson Pelegrino, que disputará segundo turno com ACM Neto (DEM).

Eleitores dos três candidatos podem discordar de muitas coisas, mas não dá para deixar de reconhecer que Luís Eduardo Magalhães ficou com cara de cidade, depois da nova sinalização de trânsito e das obras da BR.

Comando do STF O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do Mensalão, será  o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Substituirá o ministro Ayres Brito, que se aposentará compulsoriamente em novembro ao completar 70 anos. Ricardo Lewandowski, revisor do Mensalão, foi eleito vice. A votação foi por 9 a 1 – por tradição, os eleitos não votam em si. Barbosa e Lewandowski, que constantemente se estranham no julgamento do Mensalão, são os ministros mais antigos da Corte que não haviam passado pelos cargos. Barbosa é ministro do STF desde 2003 e Lewandowski tornou-se ministro em 2006. Ambos foram nomeados pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Canal desobstruído

A tunga do quociente

durante a campanha.”, diz o observador.

Quociente eleitoral é absurdo criado por caciques partidários e votado pelo Congresso para deturpar a vontade do eleitor. Em eleição proporcional, o eleitor, na verdade, não vota no candidato. Vota no partido ou na coligação, caso de Luís Eduardo, onde todos os partidos entraram em coligações. Como informa matéria que está na página 8, a votação obtida pela coligação é que determina quem se elege. Aí, o disparate: candidato bem votado fica de fora.

Meio descanso

Maioria na Câmara

Os paulistanos defenestraram o tal de Celso Russomano (PRB). Botaram José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) no segundo turno. Já os curitibanos mantiveram Ratinho Júnior (PSC). A esperança é a de que a cabeça dos eleitores melhore e elejam, no segundo turno, Gustavo Fruet (PDT), político sério e respeitado nacionalmente.

Não havia seção de votação na Escola Municipal São Francisco de Assis, na Vila Buriti, como publicado nas edições 82 e 83 de Oeste Semanal. As seções 63 e 64 haviam sido transferidas pela Justiça Eleitoral para o Escola Municipal Cezer Pelissari, no Jardim das Acácias. O Cartório Eleitoral da Comarca, no entanto, forneceu, antes das eleições, lista desatualizada dos locais de votação, sem indicar a transferência. O jornal pede desculpas aos eleitores que, confiantes na informação publicada, foram ao local e não encontraram as seções. ■

SÓCIOS-DIRETORES Antonio Calegari / Pedro Callegari

CIRCULAÇÃO Aroldo Vasco de Souza

REDAÇÃO João Penido (editor), Antonio Calegari, Luciano Demetrius Leite, Raul Beiriz Marques, Rafael Dias, Sebastião Nery, Tizziana Oliveira, Henrique Cabelo (fotógrafo e diagramação), Paulo Cezar Goivães (projeto gráfico)

IMPRESSÃO Imprima Editora & Gráfica Csg 09 – LOTE 03 – GALPÃO 03 – Taguatinga Sul – Distrito Federal – Fone (61) 3356-7654

Observador da política local diz que o prefeito Humberto não terá dificuldade para alcançar maioria na Câmara de Vereadores. “Os eleitos pela Terceira Via vão migrar rapidamente para a bancada governista. Alguns já o fizeram

Publicação da Oeste Comunicação Integrada Ltda. Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – CEP 47.850-000 – Luís Eduardo Magalhães/BA Inscrição municipal 007132/10 CNPJ 12.835.627/0001-41 - Telefone (77) 3628-0686

oestesemanal@diariodooeste.com.br

Depois da maratona da eleição, o prefeito Humberto Santa Cruz e a secretária de Saúde e Ação Social, Maira de Andrada Santa Cruz, embarcaram para o Rio de Janeiro na quarta-feira, 10. Voltam logo, nesta segunda-feira, 15.

E os curitibanos?

PUBLICIDADE Juliana Cadore

Máquina da Prefeitura desobstruía nesta quinta-feira, 11, o canal de drenagem do Mimoso I. Alguém havia transformado o canal em depósito de terra retirada de terreno situado na Rua Pará.

Correção

TIRAGEM* 6.500 mil exemplares *Tiragem jurada pela editora, comprovável quando da

Quem é o dono? O Banco do Brasil e os Ermírio de Moraes estão travando uma queda de braço para ver quem é o dono de fato do Banco Votorantim. As maiores apostas são de que o BB, minoritário na instituição, evitará a venda da BV Financeira, como seria da vontade dos Ermírio de Moraes. Procurado, o Votorantim negou a operação. Já o BB não quis comentar a informação.

Leite ralo A holandesa Friesland-Campina, uma das maiores fabricantes de laticínios da Europa, viu escorrer pelo ralo mais uma tentativa de desembarcar no Brasil. As negociações para a compra da paranaense Confepar viraram coalhada. Consultadas, Friesland e Confepar não se manifestaram.

Açúcar de sobra O empresário Angelo Bazan, dono da Usina Bela Vista, não apenas resiste ao assédio dos pesos-pesados do setor - o mais recente teria vindo da Cosan como promete expandir seus canaviais. Negocia a compra de duas plantas sucroalcooleiras no interior de São Paulo.

Malagueta A panela deverá ferver na próxima reunião do Conselho de Administração da Ajinomoto, em novembro. Os japoneses não estão engolindo os resultados da fabricante de temperos no Brasil. O presidente da empresa, Etsuhiro Takato, conseguiu aumentar as vendas em 25% ao longo deste ano. Em compensação, sacrificou as margens de lucro. Procurada, a Ajinomoto não retornou.

www.relatorioreservado.com.br

impressão do jornal, na Imprima Editora & Gráfica LTDA, a par tir das 23 horas das sextas-feiras e quando do início da distribuição das edições, na Rua Jorge Amado, 1.327 – Jardim Paraíso – Luís Eduardo Magalhães, a par tir das 7 horas da manhã dos sábados. As publicações da Oeste Comunicação – Oeste Semanal e DiariodoOeste.com.br não publicam matérias redacionais pagas sem caracterizá-las como Informe Publicitário. A Oeste Comunicação também edita o site online DiariodoOeste.com.br.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

3


4

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

Será possível fazer muito mais, diz o prefeito reeleito ANTONIO CALEGARI, Da Redação de Oeste Semanal

„C

om certeza, no segundo mandato será possível fazer muito mais, porque arrumamos a casa, pagando dívidas que não fizemos. Adquirimos credibilidade para formar um grupo político forte em níveis local, estadual e federal. Isso, sem dúvida, será um diferencial no segundo mandato”, afirmou o prefeito Humberto Santa Cruz, em entrevista a Oeste Semanal. Humberto disse que os votos recebidos serão retribuídos “com muito

trabalho, de forma igual, sem distinção, porque nossa vitória foi a vitória do esforço coletivo por um bem comum, a vitória de todos e para todos”. O prefeito ressaltou que seu sentimento é de gratidão à população de Luís Eduardo. “As pessoas aprovaram a renovação na maneira de fazer política, a renovação na relação da Prefeitura com o povo da cidade”.  A seguir, a entrevista com o prefeito Humberto Santa Cruz: HENRIQUE CABELO

Oeste Semanal - Como se sente o político que é reeleito prefeito pela maioria absoluta dos eleitores de sua cidade? Humberto Santa Cruz - O sentimento não poderia ser outro se não de gratidão, porque as pessoas aprovaram a renovação na maneira de fazer política, a renovação na relação da Prefeitura com o povo da cidade. Entenderam que Prefeitura tem que ser o exemplo de trabalho, de seriedade e de justiça, capaz de fazer a nossa cidade andar para a frente. Ser respeitada por todos que vivem, amam e trabalham nela. Os votos que recebi, como sempre dizia na campanha, quando pedia apoio, serão retribuídos com muito trabalho, de forma igual, sem distinção, porque nossa vitória foi a vitória do esforço coletivo por um bem comum, a vitória de todos e para todos. O Sr. precisou passar parte do primeiro mandato acertando dívidas da Prefeitura. Só conseguiu recursos para obras a partir do terceiro ano de gestão. No segundo mandato vai ser possível fazer mais , preparando a cidade para o futuro? Quais serão suas prioridades? - Em primeiro lugar, é preciso ficar claro que, para realizar as maiores obras, realmente precisei equilibrar as finanças da Prefeitura, mas diversas iniciativas visando à melhoria da qualidade de vida da população já começaram a ser adotadas no início da minha gestão. Posso citar vários exemplos, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.  Implantamos a primeira Policlínica Municipal, contando com 22 especialidades, em apenas 90 dias de gestão. Reformamos escolas e postos de saúde, adquirimos diversos equipamentos para a infraestrutura, a exemplo de Patrol.   Com certeza, no segundo mandato será possível fazer muito mais, porque arrumamos a casa, pagando dívidas que não fizemos. Adquirimos credibilidade para formar um grupo político forte em nível local, estadual e federal. Isso, sem dúvida, será um

OS VOTOS recebidos serão retribuídos com muito trabalho, afirma o prefeito Humberto Santa Cruz diferencial no segundo mandato. Falar das prioridades do futuro mandato é praticamente reafirmar o nosso plano de governo, mas vou resumir para vocês o que considero indispensável reafirmar neste momento. Já transformamos o Gileno de Sá numa unidade hospitalar com 40 leitos, que passará a ter uma UTI Neonatal semiintensiva.  Vamos construir um novo hospital, com cerca de 80 leitos. Para isso, contamos já com o terreno definido, próximo à UPA, com credibilidade, certidão negativa de débitos e apoios importantes. Vamos implantar o Centro de Tratamento para usuários de álcool e drogas, Intensificar o programa de atração e fixa-

Falar com: Francisca Américo Vanessa

Ao lado das Lojas Americanas

ção de médicos na nossa cidade (atualmente contamos com 53 na rede pública), colocar dentistas para atender aos casos de emergência na UPA, das 10 horas da noite às 6 horas da manhã. Também criaremos a usina de reciclagem, o aterro sanitário e intensificaremos a nossa coleta seletiva solidária, tema  de matéria especial no jornal A Tarde, de Salvador. Asfaltaremos mais 40 km de ruas, concluiremos o aeroporto, criaremos a Praça da Bíblia e o Complexo Multiesportivo solicitado pelos jovens.  Quero tranquilizar a população de Luís Eduardo: o que fizemos é a maior garantia do que vamos continuar fazendo. No primeiro mandato, o sr. formou o secretariado com pessoas amigas. Agora, com a aglutinação em torno da sua candidatura de forças políticas que foram adversárias em 2008, o secretariado deverá ser essencialmente político? - O futuro secretariado não será especialmente político, como alguns podem imaginar. Entendemos a  necessidade de aliar duas qualidades essenciais. São elas: competência técnica e jogo de cintura no trato com as pessoas. Sem dúvida, os nomes deverão contar com o apoio político do nosso grupo, que será ouvido nas grandes decisões.

Suas coligações elegeram quatro vereadores. Certamente, o sr. deverá se aproximar dos cinco eleitos pela Terceira Via, para formar maioria na Câmara Municipal. Essas articulações já começaram? Confesso que ainda estamos em  clima de comemoração desta vitória tão importante para o futuro da nossa cidade. Mas o nosso trabalho será no sentido de atrair, não apenas os vereadores eleitos por um determinado grupo político, mas todos os futuros parlamentares comprometidos com a continuidade do  desenvolvimento de Luís Eduardo Magalhães. Com a dupla derrota do casal OzielJusmari, o sr. acredita no fim da chance de ambos em eleições majoritárias?  - Toda a nossa campanha foi propositiva, apresentamos um plano de governo viável pensando no futuro. “Pra frente é que se anda”, não foi apenas um slogan de campanha.  Trata-se de um posicionamento firme de um grupo que quer discutir o presente e o futuro, jamais olhar para trás. Por isso, em respeito à maioria da população que entendeu esta mensagem, não vou falar do passado. NOTA DA REDAÇÃO. O candidato Oziel Alves de Oliveira não retornou a três tentativas de contato feitas por Oeste Semanal. ■


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

5


6

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

Resultados finais de eleição ficam próximos de pesquisa Da Redação de Oeste Semanal s resultados das 98 urnas da 205ª Zona Eleitoral, de Luís Eduardo Magalhães, ficaram próximos dos percentuais apontados pela pesquisa Vox Populi, realizada nos dias 29 e 30 de setembro. O prefeito Humberto Santa Cruz (PP) foi eleito com 15.414 votos ou 53,12% dos votos válidos – o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não inclui os votos nulos e em branco na definição dos percentuais. A pesquisa havia indicado que Humberto conseguiria 58% dos votos válidos. Na pesquisa estimulada, o prefeito aparecia com 52% das intenções de voto. Como a margem de erro da pesquisa era de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, os percen-

O

tuais não ficaram discrepantes. No caso de Oziel Alves de Oliveira, sua votação final foi de 12.668 votos ou (43,65%). A pesquisa indicava que o candidato pedetista teria 39% dos votos válidos. Na pesquisa estimulada, Oziel  vinha com 35%. Na reta final da campanha, o deputado deve ter sido beneficiado por

opção feita pela maior parte dos 9% que  o Vox Populi encontrou  como indecisos quando das respostas a questionários da pesquisa. Jaime Cappellesso saiu das urnas com 937 votos (3,23%). Tanto na pesquisa estimulada quanto na de votos válidos, o candidato do PTB tinha 3% das intenções de voto.

Abstenções. Dos 35.735 eleitores de Luís Eduardo Magalhães, 5.473 (15,32%) não compareceram às urnas. Foram totalizados 30.262 votos – 29.019 (95,89%) válidos, 931 (3,08%) nulos e 312 (1,03%) em branco. Finalizada a votação, as primeiras urnas a chegar ao Fórum foram das escolas municipais Amélio Gatto e Onero Costa da Rosa. As últimas, de Bela Vista, Novo Paraná e Reforma. A finalização da inclusão dos dados no sistema do TSE deu-se às 19h28. Às 19h35 apareceu a primeira parcial e às 20h35 a apuração estava encerrada. O prefeito Humberto Santa Cruz manteve a liderança durante toda a apuração.

VOTAÇÃO PARA PREFEITO EM LUÍS EDUARDO Nº 11 12 14

Candidato HUMBERTO SANTA CRUZ OZIEL OLIVEIRA JAIME CAPPELLESSO

HENRIQUE CABELO

Partido PP PDT PTB

Coligação

Votação

PRB / PP / PT / PSL / PR / PSDC / PRTB / PHS / PSB / PV / PSDB PDT / PT / PSL / PPS / PTC / PRP / PSD / PC do B / PT do B PTB / PMDB / PTN / PSC / PR / DEM

15.414 12.668 937 HÉLIO LIMA

LUCIANO DEMETRIUS

PREFEITO Humberto Santa Cruz sinaliza o 11 depois de votar; Oziel Oliveira na hora do voto; e Jaime Cappellesso faz sinal de positivo após o voto. HENRIQUE CABELO

Dos 3 candidatos, só um enfrentou fila LUCIANO DEMETRIUS Da Redação de Oeste Semanal Humberto Santa Cruz foi o único dos três candidatos a prefeito a enfrentar fila para votar no domingo, 7. Ele chegou à sua seção, na Escola Municipal Cezer Pelissari, às 9h30 e só votou às 10h55. Jaime Cappellesso foi o primeiro dos três a votar, chegando às 7h50 à Escola São Paulo, no Novo Paraná, ainda vazia. Foi também o primeiro eleitor a votar na seção 1. Oziel Oliveira chegou à Escola Municipal José Cardoso de Lima às 13h36, mas não votou, alegando ter esquecido em casa a carteira com documentos. Voltou às 16h12 e votou; naquela hora, não havia fila. Humberto. Candidato à reeleição, o prefeito Humberto Santa Cruz (PP) votou na seção 63 da Escola Municipal Cezer Pelissari. Estava acompanhado pela esposa e secretária de Saúde Maira Santa Cruz pelas filhas Maria e Andréa, pelo médico Luciano Trindade e o empresário Fábio Lauck. Humberto chegou ao local às 9h21, cumprimentou eleitores e, como qualquer cidadão, entrou na fila da seção 63 às 9h30. A fila se alongava pelo exterior da escola, deixando os eleitores sob sol forte. Como autoridade, o prefeito poderia votar sem entrar em fila, mas preferiu aguardar sua vez como qualquer eleitor. Eram 10h55 quando o chegou à urna. Levou 36 segundos para votar. Na saída da sala de votação, Humberto

disse que “no maior momento da democracia, a população de Luís Eduardo Magalhães deu um exemplo de cidadania, pois o período eleitoral não registrou maiores problemas”. Disse ainda que sua sensação era a do dever cumprido. “Cumprimos nosso papel e com certeza vamos dar continuidade ao nosso trabalho em benefício da Cidade”. Duas eleitoras passaram mal e precisaram ser socorridas. A primeira, por volta das 9h, desmaiou assim que votou na sala que atendia às seções 63 e 64. Ela foi socorrida pelo Samu e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Às 10h07, uma jovem desmaiou enquanto aguardava na fila, do lado de fora da Escola, e foi levada por uma viatura da PM à UPA. Às 12h50, o prefeito visitou a Escola José Cardoso de Lima, a mesma onde votaria Oziel, também acompanhado pela esposa e por Fabio Lauck e Luciano Trindade. Quatro minutos depois chegou o candidato a vice de Oziel, o médico João Fidélis. Assim que entrou, ele encontrou o prefeito; os dois se cumprimentaram com aperto de mãos.

Oziel. O deputado federal Oziel Alves de Oliveira (PDT) havia anunciado, por ocasião do debate entre os três candidatos a prefeito na Rádio Cultura, na quarta-feira, 3, que votaria às 12 horas (número de sua coligação), na Escola Municipal José Cardoso de Lima; só apareceu às 13h36, e não votou. Alegou ter esquecido em casa a carteira com

MAIRA Santa Cruz (de lado), Humberto Santa Cruz e Luciano Trindade na fila para votar. documentos. Voltou duas horas e meia depois. Votou às 16h12, demorando 35 segundos na urna. Naquela hora, não havia fila em sua seção e ele foi imediatamente atendido. Depois de votar, Oziel disse a Oeste Semanal que seus adversários tentaram alterar o processo eleitoral, levando para a Justiça a decisão que deve ser do eleitorado, referindo-se aos recursos impetrados no Tribunal Regional Eleitoral, por coligações adversárias, com o objetivo de restabelecer a decisão do juiz eleitoral Pedro Godinho, que impugnou sua candidatura, posteriormente aceita pelo tribunal. Oziel disse que eleição se decide no voto, não nos tribunais, e que sua candidatura representa a esperança de quem quer mudanças e redução das desigualdades sociais. “Eu não votei apenas na minha candidatura, mas em alguém que vai lutar contra as diferenças em Luís Eduardo Magalhães e de um candidato que vai lutar pelo crescimento econômico da Cidade com mais geração de

empregos e com a volta das indústrias”. Nas duas idas à escola, Oziel percorreu todas as seções, cumprimentou mesários e eleitores.

Jaime. Jaime Cappellesso (PTB) foi o primeiro dos candidatos a votar. Chegou às 7h50 à Escola São Paulo, no Novo Paraná e às 8h10 foi o primeiro eleitor a usar a urna eletrônica da seção 1. Estava acompanhado pela esposa e pelo candidato a vice Michel Brito. Às 11h55, Jaime e Michel também compareceram à Escola Municipal José Cardoso de Lima, o mesmo local de votação de Oziel. Estavam acompanhados por suas respectivas esposas. “Cumpri cedo o meu dever e estou visitando todas as escolas onde há sessões eleitorais. Na minha avaliação, o processo eleitoral está correndo de forma saudável e civilizada. A única observação é em relação às filas. A sugestão é que sejam reestruturados os locais para que seja evitada a demora para o eleitor votar”, disse Jaime. ■


CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

FOTOS DE LUCIANO DEMETRIUS

HENRIQUE CABELO

PROPAGANDA eleitoral na calçada oposta à da Escola José Cardoso de Lima e em rua lateral da Escola Amélio Gatto. Excesso de lixo foi o ponto negativo do dia da eleição.

Tranquilidade marca o dia da eleição LUCIANO DEMETRIUS Da Redação de Oeste Semanal juiz eleitoral Pedro Rogério Castro Godinho considerou tranquilas as eleições para escolha do prefeito e dos 15 vereadores de Luís Eduardo Magalhães no domingo, 7. “Tivemos ocorrências, sim, mas as corriqueiras, comuns em dias de votação em qualquer lugar”, disse. “Foram flagrantes de cabos eleitorais fazendo boca de urna e apreensão de materiais que faziam alusões a candidatos”. Segundo ele, a participação do eleitor – seja denunciando aos fiscais a má conduta de cabos eleitorais, seja respeitando a lei eleitoral – contribuiu para o bom andamento dos trabalhos no dia da eleição. “O eleitor mostrase cada vez mais atento e disciplinado. Demonstra sua cidadania não apenas quando vota, mas também quando participa apontando possíveis infrações ou se comportando de maneira correta nos locais de votação”. Pedro Godinho atribuiu a tranquilidade também à presença de policiais federais e de policiais militares. “A segurança funcionou adequadamente”, afirmou. “A participação, pela primeira vez, de um juiz eleitoral, de um promotor e de um juiz auxiliar também passaram segurança ao eleitor”. O juiz auxiliar citado é Moacir Reis, de Salvador, que veio a Luís Eduardo Magalhães para auxiliar nas eleições. As campanhas preventivas de combate a crimes eleitorais também contribuíram para o bom andamento dos trabalhos no dia 7 de outubro, segundo o juiz Pedro Godinho. “Desde o início do período de propaganda eleitoral, houve uma operação pente fino por parte do Judiciário, que não permitiu abuso por parte dos candidatos e de seus cabos eleitorais”. Godinho lembrou da restrição de horário para a exposição das placas (cavaletes), do controle do volume dos carros de som em vias públicas – com aferição feita pela Polícia Militar – e das reuniões realizadas com representantes dos partidos políticos e das coligações a respeito do cumprimento da legislação eleitoral. Por fim, ele ressaltou a participação espontânea da comunidade no auxílio ao trabalho dos mesários e fiscais nas seções eleitorais. “Tivemos exemplos em algumas escolas, que funcionavam como local de votação, cujos diretores e até professores se prontificaram a participar voluntariamente no dia da eleição”. O juiz eleitoral destacou e agradeceu a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (sub-seção Luís Eduardo Magalhães); do Comitê de Combate à Corrupção, na pessoa

O

do padre Cristiano Mayr; da Cipe- Cerrado (na pessoa do major Camilo Uzêda) e da Polícia Militar (nas pessoas do major Antonio Basílio Honorato Barbosa e capitão Cristiano Gama).

Promotor. Já nas primeiras horas de votação, o promotor Ícaro Bezerra mostrava-se otimista quanto ao andamento dos trabalhos. Até às 10h (duas horas após o início da votação), ele já havia visitado duas escolas no bairro Santa Cruz e uma cada nos bairros Jardim Paraíso, Jardim das Acácias e Jardim das Oliveiras. Poucos minutos após às 10h ele foi até a Escola Municipal Cezer Pelissari e encontrou o prefeito Humberto Santa Cruz. A demora para votar, verificada em algumas seções, foi o ponto negativo apontado pelo promotor. “O único imprevisto foi em relação às filas em alguns locais e seções, o que é normal, principalmente no início do dia. Já com relação às panfletagens e à prática de boca de urna, não há nenhum problema”, disse. O promotor também atribuiu a tranquilidade a medidas preventivas tomadas pelo Judiciário e às reuniões com candidatos durante o período eleitoral. Ausência. O que preocupou o promotor foi a ausência de mesários e a recusa dos eleitores convocados de assumir o lugar dos faltosos. “Os eleitores que se recusaram a preencher o espaço dos mesários que não compareceram tiveram seus nomes anotados e vão responder judicialmente”, afirmou. A ausência de mesários e a recusa de boa parte dos eleitores em assumir a vaga dos faltosos, quando convocados pelos membros da mesa, também foi o aspecto negativo destacado pelo técnico judiciário do TRE-BA, de Salvador, Juvenal Lino Júnior. Mas o que ele mais estranhou foi a abstenção, que chegou a 15% dos eleitores. “O grande número de faltosos foi o que mais me surpreendeu, considerando que a cidade teve poucos incidentes e que a organização permitiu um bom dia de votação”, disse. Dentre os pontos positivos, ele apontou a atuação dos fiscais de partidos e os raros casos de boca de urna. “Os representantes das coligações se portaram muito bem, em harmonia entre eles. Das eleições em que já trabalhei, esta foi a com melhor comportamento por parte dos fiscais”, garantiu. Juvenal Júnior lamentou, porém, o excesso de lixo espalhado próximo aos locais de votação. “Os candidatos deveriam orientar melhor seus cabos eleitorais para não sujar as ruas e nem o interior das escolas”. Dois cabos eleitorais foram levados por

7

O JUIZ Pedro Rogério Castro Godinho e o promotor Ícaro Bezerra. policiais militares à Delegacia por prática de boca de urna. O primeiro caso aconteceu por volta das 10h30, na rua Teixeira de Freitas, no Santa Cruz. Um homem de 32 anos foi flagrado distribuindo material de campanha a eleitores. O segundo caso também foi registrado no Santa Cruz, na rua Senhor do Bonfim: um homem de 27 anos abordava eleitores com santinhos de um candidato a vereador. Os dois cabos eleitorais ficaram detidos até o final da votação, às 17h. Um terceiro caso aconteceu próximo à Escola Vânia Aparecida Ribeiro, no Mimoso II. Um carro com adesivo (plotagem) de um candidato ficou estacionado em frente ao estabelecimento de ensino. O juiz eleitoral Pedro Godinho, que passava pelo local, interpretou o fato como propaganda eleitoral e prendeu o dono do veículo. Ele e o carro foram levados à Delegacia de Polícia. Após prestar depoimento, o dono do veículo foi liberado. O carro foi retirado pelo proprietário na tarde de segunda-feira, 8.

Apreensão. No sábado, 6, a picape Strada cor prata placa JSS 4963 foi apreendida por policiais da Cipe-Cerrado no Loteamento Conquista, no Santa Cruz. Por volta das 23h, o carro foi flagrado transportando produtos alimentícios e material de campanha dos candidatos a prefeito Oziel Oliveira e a vereador Dr. Claudionor Machado, ambos do PDT. Foram detidos o motorista Amós Arcanjo dos Santos e seu ajudante Washington Rodrigues dos Santos. Eles foram levados à Delegacia de Polícia e disseram ao delegado Rivaldo Luz que os produtos eram de clientes do Supermercado Espírito Santo e que faziam a entrega com atraso pela empresa na qual trabalham (Speed Service Entrega Rápida). Os dois apresentaram notas das compras. Porém, o delegado suspeitou do fato de as entregas estarem sendo feitas àquela hora da noite - um dia antes do dia das eleições municipais – e de haver material de campanha no veículo. A picape e os alimentos ficaram retidos na delegacia; o motorista e seu ajudante foram liberados. ■


8

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012 ARQUIVO/RAUL MARQUES

Oziel elege maior bancada na Câmara DA REDAÇ‹O s coligações ligadas à candidatura de Oziel Oliveira (PDT) elegeram seis vereadores, a maior bancada na Câmara de Vereadores. As coligações da Terceira Via conquistaram cinco vagas e as ligadas ao prefeito Humberto Santa Cruz conseguiram quatro. A divisão das bancadas e a lista de eleitos ainda podem ser alteradas. Há votos contados em separado de 11 candidatos em situação ainda não definida pela Justiça Eleitoral. O candidato Eder Fior, o nono mais votado do Município (693 votos), é um deles. Seus votos só serão validados quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  julgar recurso em torno de convenções realizadas em duplicidade no mês de julho. Naquela ocasião, parte do PR aliou-se à Terceira Via e parte ao prefeito Humberto Santa Cruz. No momento, Eder Fior, ligado a Humberto, está na Terceira Via. Sidnei Giachini (PP) foi o candidato mais votado: 1.246 eleitores o elegeram. O segundo foi Zezé da Farmácia (PMDB), com 924 votos, seguido de Ondumar Marabá (PSC), com 922; Cabo Carlos (PMDB), com 907; Katerine Rios (PSD), com 755; Eltinho (PP), com 727; Mardonio (PMDB), com 705; Guinho da Contem (PSD), com 591; Alaídio Castilho de Oliveira (PSD), com 494; Vôga Pelissari (PP), com 481; Dr. Claudionor (PDT), com 468; Barton Jarbas (PHS), com 455; Renildo Sindicato (Pc do B), com 430; Juvenal Canaã (PTB), com 416; e Irmão Deusdete (PTC), com 291 votos. Da atual Câmara de Vereadores se reelegeram Sidnei Giachini, Cabo Carlos, Ondumar Marabá e Alaídio Castilho. Há o

A

caso pendente de Eder Fior.

Bancadas. Salvo alteração em decorrência de julgamento de recursos, as bancadas são assim constituídas: Pelo lado de Oziel: Katerine Rios, Guinho da Contem, Alaídio Castilho, Dr. Claudionor, Renildo Sindicato e Irmão Deusdete. Pela Terceira Via: Zezé da Farmácia, Cabo Carlos, Mardonio da Rocha, Ondumar Marabá e Juvenal Canaã. Pela situação: Sidnei Giachini, Eltinho, Vôga Pelissari e Barton Jarbas. Um voto. Quatro candidatos tiveram apenas um voto nas urnas: Fábio da Rocha Cardoso (PDT), Graziely Brito da Silva (PTB), Maria Delian Estanderlau da Silva (PTC) e Vilma Ribeiro Marques Conceição (PTC). Dois candidatos conseguiram três votos: Julieta de Oliveira Pereira (Rosana, PR) e Sandra Lauch (PDT). Votos que não elegem. O advogado Márcio Rogério de Souza (DEM) obteve 484 e não foi eleito, por causa do chamado quociente eleitoral – o total de votos válidos para vereador dividido pelo número de vagas na Câmara; no caso de Luís Eduardo, 26.935 votos divididos por 15 cadeiras resulta em quociente 1.795,667; os votos obtidos por candidatos de cada coligação são somados e divididos pelo quociente. O resultado é o número de vereadores eleitos. O último da lista de eleitos, Irmão Deusdete, teve apenas 291 votos. Outros cinco candidatos receberam menos votos que Márcio Rogério. E outros 15 candidatos foram mais votados que o eleito Deusdete.

QUEM VOTOU EM FÁBIO? ARQUIVO PESSOAL

Administrador, funcionário disse. “Eu precisei optar pela público e tecladista da Banda candidatura de Oziel, não Zhadok (metal progressivo havia como fazer duas coisas gospel), 29 anos, Fábio da ao mesmo tempo”, justifiRocha Cardoso (PDT), disse a cou-se. Oeste Semanal ter abandonaO único voto não foi o dele. do a campanha por uma vaga “Não sei quem votou em mim. na Câmara para se dedicar à Gostaria de saber quem foi o assessoria direta do candidato eleitor (ou eleitora) que a prefeito Oziel Oliveira. depositou confiança em “Logo nos primeiros dias de mim”, disse , rindo. campanha, assumi a presi“O que posso garantir é que dência da coligação majoritá- FÁBIO DA ROCHA não vou desistir e que na ria (Fé, Trabalho e Compepróxima campanha eu retortência) e abri mão da minha candidatura”, no com tudo”, garantiu.

SIDNEI GIACHINI, o candidato a vereador mais votado, vai para o 2º mandato na Câmara.

Giachini atribui votação a diálogo com eleitores LUCIANO DEMETRIUS Da Redação de Oeste Semanal Fidelidade dos correligionários e participação da comunidade nas propostas são os dois itens considerados cruciais para a reeleição de Sidnei Giachini (PP), o vereador mais votado para a Câmara Municipal nas eleições de 7 de outubro. A avaliação é do próprio vereador, reeleito por 1.246 votos (ou 4,63% dos válidos). “Meus cabos eleitorais e meus eleitores não me abandonaram, sempre estiveram comigo durante todo o processo eleitoral. O trabalho conjunto com a comunidade, que participou da minha primeira gestão enviando propostas, foi reconhecido nesta última eleição”, afirmou. Esta é a terceira vez que Sidnei Giachini concorre à uma vaga na Câmara e a segunda que vence. Em 2008, quando eleito pela primeira vez, teve 484 votos. Na ocasião, ele foi o mais votado na coligação e o terceiro entre os eleitos. “Meus projetos de lei e as propostas que levei à Câmara, nos últimos quatro anos, tiveram a participação direta da sociedade. Os eleitores levavam até meu gabinete os problemas da Cidade e sugeriam as melhorias”, disse. “A criação da Escola Modelo, por exemplo, foi uma reivindicação da população que havia se manifestado contrária às constantes construções de praças em Luís Eduardo”. Esta participação, de acordo com Giachini, continuou durante a campanha eleitoral. “Há uma lista de solicitações da população que vou levar para debater na Câmara, a partir de 2013”. Dentre elas estão a criação de ciclovias ao longo das avenidas JK, Tancredo Neves e Ayrton Senna e a iluminação das

ruas do Bairro Alvorada. Giachini é um dos quatro vereadores eleitos por coligações da base de apoio ao prefeito reeleito Humberto Santa Cruz (PP). Dos outros 11, seis são de coligação do candidato Oziel Oliveira (PDT) e cinco da terceira via. O campeão de votos acredita que já em janeiro, assim que os vereadores tomarem posse, a base de apoio a Santa Cruz será ampliada. “Eu garanto que pelo menos quatro dos cinco eleitos por coligação da terceira via estarão ao lado do prefeito”. Questionado sobre os nomes daqueles que possam vir a apoiar o prefeito reeleito, o vereador foi comedido. “Só posso dizer o número de apoiadores. Não vou citar nomes, por enquanto”, afirmou.

Fenômemo. Quando foram confirmados os vereadores eleitos de Luís Eduardo Magalhães, um nome chamou a atenção pela sua votação: Zezé da Farmácia, que ao concorrer pela primeira vez conseguiu a segunda maior votação, com a preferência de 924 eleitores. Natural de Correntina, Zezé reside há 25 anos em Luís Eduardo Magalhães, sempre atuando no ramo farmacêutico. Apesar de ser sua primeira participação como candidato, ele disse que desde 2000 era cobrado por amigos e clientes para disputar uma vaga na Câmara. “Antes, não concorria porque não queria me envolver diretamente na política. Com o passar dos anos, percebi que era importante participar, principalmente pela confiança que as pessoas depositavam em mim”, afirmou. Quanto à votação, nem ele acreditava no sucesso nas urnas. “Esperava ser eleito, mas admito que não com tantos votos”. ■


CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

9

VOTAÇÃO DOS CANDIDATOS A VEREADOR EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Nº

Candidato

Partido

Coligação

Votação

11111 15123 20111 15678 55123 11333 15555 55000 55555 11444 12580 31111 65333 14123 36333 25555 11000 65123 10111 55789 12345 12333 19000 11011 25123 55610 14100 20333 40456 11123 17888 36123 11234 12456 19222 20200 31222 55888 36456 44555 43000 17000 20234 13300 36777 19333 70000 36000 55678 55777 10222 44456 13133 40123 17777 20112 65777 65000 14212 13199 11222 19777 20456 25111 70222 12789 22123 55623 23123 43333 12222 17500 65612 55111 36444 13222 65535

SIDNEI ZEZE DA FARMACIA ONDUMAR MARABA CABO CARLOS KATERINE ELTINHO MARDONIO GUINHO DA CONTEM ALAIDIO VÔGA PELISSARI DOUTOR CLAUDIONOR JARBAS RENILDO SINDICATO JUVENAL CANAÃ IRMÃO DEUSDETE DR. MARCIO ROGÉRIO MANGA LECI OLIVEIRA JAQUELINE VALERIO BISPO RICARDO PC CANDIDO TRILHA THAYS GROMANN GILSON SENA CLEIDE BOSA ERIK CAFE ARISTON ARAGAO EDIVAN DO TRIBUTOS NEY SANTIL RAIMUNDO JAIME DE OLIVEIRA GIRSON KARECA IVETE ANA CELIA LUCIANO SANTOS JERONIMO JANETE DA SAÚDE GIL GRINGO PROFESSOR ELSON EUDES DA CONTABILIDADE MADALENE BORJÃO ENFERMEIRA JACIRA DELANDIO OLIVEIRA ADRIANA RECICLA JAKELINE DO NOVO PARANA TIAGO GRAMACHO PROF. NESTOR ADAILTON PAULO SERGIO PAULO ABREU CRISTINA BARRETO JHONY SOUZA NEIDE ARLINDO MINEIRO PROFESSOR WSCICLEITON LEO DO PT REGINALDO ZAGUE REINALDO FERREIRA PASTOR VONEI VITOR NETO LU DA EDUCAÇÃO CAROL TRIACA ZE DO PEIXE REGIS LUIS RIBAS JOÃO ALMEIDA CARLA DA ARACRUZ VANDER DA SAÚDE EDITH JUNIOR DA CIVIL BENITA DA FÉ GILDO DAMIÃO

PP PMDB PSC PMDB PSD PP PMDB PSD PSD PP PDT PHS PC do B PTB PTC DEM PP PC do B PRB PSD PDT PDT PTN PP DEM PSD PTB PSC PSB PP PSL PTC PP PDT PTN PSC PHS PSD PTC PRP PV PSL PSC PT PTC PTN PT do B PTC PSD PSD PRB PRP PT PSB PSL PSC PC do B PC do B PTB PT PP PTN PSC DEM PT do B PDT PR PSD PPS PV PDT PSL PC do B PSD PTC PT PC do B

PP / PT / PR / PRTB 1.246 PMDB / PTN / PR / DEM 924 PTB / PSC 922 PMDB / PTN / PR / DEM 907 PT / PRP / PSD 755 PP / PT / PR / PRTB 727 PMDB / PTN / PR / DEM 705 PT / PRP / PSD 591 PT / PRP / PSD 494 PP / PT / PR / PRTB 481 PDT / PC do B 468 PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB 455 PDT / PC do B 430 PTB / PSC 416 PSL / PPS / PTC / PT do B 291 PMDB / PTN / PR / DEM 484 PP / PT / PR / PRTB 440 PDT / PC do B 408 PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB 408 PT / PRP / PSD 407 PDT / PC do B 404 PDT / PC do B 395 PMDB / PTN / PR / DEM 378 PP / PT / PR / PRTB 360 PMDB / PTN / PR / DEM 343 PT / PRP / PSD 335 PTB / PSC 335 PTB / PSC 329 PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB 310 PP / PT / PR / PRTB 302 PSL / PPS / PTC / PT do B 289 PSL / PPS / PTC / PT do B 279 PP / PT / PR / PRTB 275 PDT / PC do B 246 PMDB / PTN / PR / DEM 239 PTB / PSC 233 PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB 233 PT / PRP / PSD 230 PSL / PPS / PTC / PT do B 228 PT / PRP / PSD 214 PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB 199 PSL / PPS / PTC / PT do B 197 PTB / PSC 177 PT / PRP / PSD 169 PSL / PPS / PTC / PT do B 168 PMDB / PTN / PR / DEM 167 PSL / PPS / PTC / PT do B 162 PSL / PPS / PTC / PT do B 158 PT / PRP / PSD 158 PT / PRP / PSD 158 PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB 151 PT / PRP / PSD 151 PT / PRP / PSD 149 PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB 146 PSL / PPS / PTC / PT do B 141 PTB / PSC 136 PDT / PC do B 135 PDT / PC do B 135 PTB / PSC 132 PT / PRP / PSD 131 PP / PT / PR / PRTB 128 PMDB / PTN / PR / DEM 128 PTB / PSC 124 PMDB / PTN / PR / DEM 120 PSL / PPS / PTC / PT do B 118 PDT / PC do B 118 PMDB / PTN / PR / DEM 116 PT / PRP / PSD 116 PSL / PPS / PTC / PT do B 115 PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB 114 PDT / PC do B 107 PSL / PPS / PTC / PT do B 107 PDT / PC do B 105 PT / PRP / PSD 99 PSL / PPS / PTC / PT do B 99 PT / PRP / PSD 91 PDT / PC do B 89

Candidato

Partido

Coligação

Votação

15222 17444 36199 17123 15100 14222 14000 20222 25100 43123 12123 17611 12444 31234 31000 40467 17007 14567 55012 27123 17321 17890 65222 55147 65654 70123 14133 22345 55222 70698 14111 65111 44777 65555 14024 10234 20100 36044 12100 65823 25333 25000 11654 22222 11456 12013 12171 44123 13013 65444 70112 22300 12111 12000 14444 36222 36144

GILMAR CARDOSO CHIQUINHO SOUZA GARÇOM MAECE PROFESSOR ALCINDO ALEX FANFARRA ALBANO SARACURA JACO DA SAUDE MARI DE MORAES FOGUINHO JUSARA FAEDO MÃE NALVA JUCA TEREZA LEITE DIEGÃO NEUMA AGUIAR MARILENE TECNOPEL DR. WILSON DIOMAR VANDERLEY BADOTTI ESTER ELIANA ADILSON NEGUINHO GERALDO MOTO BOY CORRINHA DO POVO PROFESSOR PEDRO CHIQUINHO HELIO LIMA FERREIRINHA PROFESSORA PERPETUA JORGE BARBOSA BOLAÇHÃO FRACIENE OLIVEIRA SANTANA CICERO OLIVEIRA PASTOR SERGIO CÉSAR DINHO VALDERI DA REFORMA FIUZA MANOEL NILDO CORUJINHA FRANCIS FRANCISCO CHICA JOÃO BATISTA LIA AIR ANTONIO MAGALHÃES ALVINO DA PICK UP MARILENE COSTUREIRA FABIANO GONZAGA ROSANA SANDRA LAUCH FÁBIO ROCHA GRAZIELY BRITO DELIAN DO POVO VILMA RIBEIRO

PMDB PSL PTC PSL PMDB PTB PTB PSC DEM PV PDT PSL PDT PHS PHS PSB PSL PTB PSD PSDC PSL PSL PC do B PSD PC do B PT do B PTB PR PSD PT do B PTB PC do B PRP PC do B PTB PRB PSC PTC PDT PC do B DEM DEM PP PR PP PDT PDT PRP PT PC do B PT do B PR PDT PDT PTB PTC PTC

PMDB / PTN / PR / DEM PSL / PPS / PTC / PT do B PSL / PPS / PTC / PT do B PSL / PPS / PTC / PT do B PMDB / PTN / PR / DEM PTB / PSC PTB / PSC PTB / PSC PMDB / PTN / PR / DEM PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB PDT / PC do B PSL / PPS / PTC / PT do B PDT / PC do B PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB PSL / PPS / PTC / PT do B PTB / PSC PT / PRP / PSD PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB PSL / PPS / PTC / PT do B PSL / PPS / PTC / PT do B PDT / PC do B PT / PRP / PSD PDT / PC do B PSL / PPS / PTC / PT do B PTB / PSC PMDB / PTN / PR / DEM PT / PRP / PSD PSL / PPS / PTC / PT do B PTB / PSC PDT / PC do B PT / PRP / PSD PDT / PC do B PTB / PSC PRB / PSL / PSDC / PHS / PSB / PV / PSDB PTB / PSC PSL / PPS / PTC / PT do B PDT / PC do B PDT / PC do B PMDB / PTN / PR / DEM PMDB / PTN / PR / DEM PP / PT / PR / PRTB PMDB / PTN / PR / DEM PP / PT / PR / PRTB PDT / PC do B PDT / PC do B PT / PRP / PSD PT / PRP / PSD PDT / PC do B PSL / PPS / PTC / PT do B PMDB / PTN / PR / DEM PDT / PC do B PDT / PC do B PTB / PSC PSL / PPS / PTC / PT do B PSL / PPS / PTC / PT do B

87 82 81 74 73 72 70 69 68 67 64 60 60 58 55 54 53 52 51 51 51 50 49 45 41 40 37 37 34 30 29 27 26 25 25 23 23 22 22 21 21 21 20 19 19 12 12 9 8 5 4 3 3 1 1 1 1

APURAÇÃO DE VOTOS EM SEPARADO Nº

Candidato

Votos

22789 13123 13456 14333 13500 13000 14003 13333 45765 13100 13999 12555 14237

EDER RICARDO FIOR VALTAIR CARLOS FONTANA MARIO DE ALMEIDA DE SOUZA PAULO SANTOS DOS REIS MANOEL NETO DE SOUZA NUNES EDSON SILVA SANTOS JOSE ALVES QUEIROZ AMADOR ALMEIDA DE ARAUJO MARCELO FRANCISCO DE SOUZA ANTONIO CARLOS LIMA DOS SANTOS GILBERTO BEZERRA MACHADO OLINDA PEREIRA RAMOS LENILSON GOMES DE SOUZA

693 375 375 137 122 107 105 87 85 53 42 5 3

Situação Indeferido com recurso Indeferido com recurso Indeferido com recurso Indeferido com recurso Indeferido com recurso Indeferido com recurso Indeferido com recurso Indeferido com recurso Indeferido com recurso Indeferido com recurso Indeferido com recurso Renúncia Renúncia

FONTE: TSE

Oeste Semanal também pode ser visualizado no site DiariodoOeste.com.br


10

CIDADE

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012 DIVULGAÇÃO

Antonio Henrique vence de virada em Barreiras ntonio Henrique (PP) é o novo prefeito de Barreiras. Em virada no final da apuração, ultrapassou Zito Barbosa (PMDB), que liderou a votação até serem apurados 90% dos votos e acabou em segundo lugar. Em terceiro lugar, ficou a atual prefeita Jusmari Oliveira (PSD), que tentava a reeleição e era candidata de coligação formada por maior número de partidos: 12. (Além do PSD, PRB, PDT, PTB, PSL, PPS, PRTB, PSDC, PHS, PTC, PCdoB e PPL). Antonio Henrique teve 23.108 votos (33,33% do total). Zito teve 22.601 (32,60%) e Jusmari , 22.024 (31,77%), ou 9.315 votos a menos do que obtivera nas eleições de 2008 (31.229). Em quarto ficou Renato Santos, do PSOL, com apenas 1.428 votos (2,06%). Em quinto e último lugar ficou Zé Roberto (PSDB), com míseros 166 votos (0,24%), insuficientes até para conquistar uma vaga de vereador. A eleição foi uma das mais acirradas da história de Barreiras. A diferença entre os três primeiros colocados foi inferior a um ponto percentual. Antonio Henrique, da coligação PP/PT/PSC/PTdoB, venceu Zito, da coligação PMDB/PTN/PR/DEM/PV, por apenas 507 votos. Nas primeiras urnas apuradas, Zito batia Antonio Henrique por diferença superior a seis pontos percentuais. Quando começaram a ser apuradas urnas de seções na zona rural, onde Zito era menos votado, Antonio Henrique passou a diminuir a diferença. Quando a apuração chegou a 90% dos votos, Antonio Henrique perdia apenas por dois votos. Na penúltima atualização, com 97% dos votos apurados, já superava Zito por 400 votos. Antonio Henrique teve um acréscimo de 2.668 votos em relação à eleição de 2008, vencida por Jusmari, quando obteve 20.440 (33% do total. Os eleitores de Barreiras também escolheram os 19 vereadores, entre 234 candidatos, que comporão à Câmara Municipal (veja tabela).

A

40 anos em quatro. “Quero fazer quarenta anos em quatro. Quero arrumar a casa e depois deixar que meu sucessor dê continuidade em meu trabalho”, afirmou o novo prefeito de Barreiras, Antonio Henrique (PP). Acrescentou que trabalhará para fazer o melhor para as 140 mil pessoas que escolheram Barreiras para morar. Antonio Henrique disse que sua meta é

superar seus dois mandatos que exerceu anteriormente. “Sobre os últimos dois mandatos de meus adversários não tenho nada a dizer, até porque não tem o que superar”, disse. Sobre a composição da nova equipe de governo, disse que embora durante a campanha nomes se destacasem, ainda não há nada definido. “De uma coisa vocês podem ter certeza, em primeiro lugar virá a competência e em segundo o compromisso de vestir a camisa do trabalho”. Antonio Henrique garantiu que só será prefeito pelos próximos quatro anos. Quando perguntado o que faria diferente do que fez em seus outros dois mandatos, afirmou que nunca mais deixará de pagar em dia o salário dos servidores municipais. “Não cometerei o mesmo erro de priorizar a conclusão de obras, em detrimento do pagamento do salário do funcionalismo. O salário é algo sagrado”, afirmou. Antonio Henrique disse que começaria imediatamente a definir nomes para uma comissão de transição, para trabalhar junto à prefeitura e apurar a situação atual do município.

ANTONIO HENRIQUE venceu Zito e Jusmari e promete fazer 40 anos em quatro.

VEREADORES ELEITOS EM BARREIRAS

Outras cidades. Em São Desidério, Demir (PMDB) foi eleito com  9.576 votos. Saul (PT) obteve 5.320. Em Formosa do Rio Preto, Jabes Júnior, o Jota-jota (PDT), ficou com 5.150 votos; Bira (PMDB), com 4.899; e Termosires (PP), com 3.578. Ezequiel Barbosa (PSDB) elegeu-se prefeito de Correntina, com 9.159 votos. Laertão (PcdoB) alcançou 7.989 votos; Vanúzia (PDT), 1.942; Carlinhos de Ezequiel (PTN), 258 votos. ■

Candidato

Partido

Coligação

Votação

17777 17888 17890 55456 65456 12345 70789 55147 15123 65000 20123 15222 70765 36126 15333 11234 31555 23000 11000

MARILEIDE B.I DRA. GRAÇA CELIO DA SAÚDE OTONIEL TITO AGUINALDO JUNIOR CARLÃO KARLUCIA MACEDO VIVI BARBOSA BEZA LUCIO RUI MENDES PROFESSOR HIPÓLITO GILSON NUBIA ALCIONE EURICO DIGÃO

PSL PSL PSL PSD PC do B PDT PT do B PSD PMDB PC do B PSC PMDB PT do B PTC PMDB PP PHS PPS PP

PRB / PTB / PRP / PSL PRB / PTB / PRP / PSL PRB / PTB / PRP / PSL PSB / PSD PTC / PC do B PSC / PT do B PSB / PSD PMDB / PTN / PR / DEM / PV PTC / PC do B PSC / PT do B PMDB / PTN / PR / DEM / PV PSC / PT do B PTC / PC do B PMDB / PTN / PR / DEM / PV PP / PT / PSB PPS / PSDC / PRTB / PHS / PPL / PTN PPS / PSDC / PRTB / PHS / PPL / PTN PP / PT / PSB

2.289 1.998 1.931 1.747 1.573 1.559 1.503 1.494 1.436 1.434 1.260 1.078 1.048 1.000 983 749 653 615 515

VOTAÇÃO PARA PREFEITO EM BARREIRAS Nº

Candidato

Partido

Coligação

Votação

11 15 55 50 45

ANTONIO HENRIQUE ZITO BARBOSA JUSMARI OLIVEIRA RENATO SANTOS ZÉ ROBERTO

PP PMDB PSD PSOL PSDB

PP / PT / PSC / PSB / PT do B PMDB / PTN / PR / DEM / PV PRB / PDT / PTB / PSL / PPS / PRTB / PSDC / PHS / PTC / PSB / PC do B / PSD / PRP / PPL -

23.108 22.601 22.024 1.428 166

VOTAÇÃO PARA PREFEITO EM SÃO DESIDÉRIO Nº

Candidato

Partido

Coligação

15 13

DEMIR SAUL

PMDB PT

PMDB / PSC / PR / DEM / PSDB / PSD PP / PDT / PT / PR / PTC / PC do B

Votação 9.576 5.320 FONTE: TSE

TRANSPORTES

A maior e melhor linha de Implementos Agrícolas do Brasil Peças originais - Silobag Ipesa - Produtos Nogueira - Piccin Rua Kiichiro Murata, nº 388 Qd 28 Lt 04 Jardim Imperial - LEM - BA Fones: 77 3628-4780 - 3628-9605 - 3639-0189

COMERCIALIZAÇÃO E TRANSPORTE DE GESSO AGRÍCOLA E CALCÁRIO. TRANSPORTE DE ALGODÃO E SOJA. (77) 3628-2317 transcerrado@uol.com.br

(77) 3628-0324 comercial@transcerrado.com.br


AGRONEGÓCIO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

11 ABAPA

Equipamento da Abapa fica em 3À lugar em teste internacional Da Redação de Oeste Semanal, com informações da Abapa quipamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) ficou em terceiro lugar entre os 148 de todo o mundo inscritos no “Round Test”, teste internacional que avalia a qualidade dos resultados das análises de diversos equipamentos de HVI ( High Volume Instrument). Esses equipamentos medem com precisão e rapidez as propriedades físicas do algodão, como comprimento, resistência, alongamento, cor e conteúdo de impurezas da fibra.  O responsável pelo teste é o ICAC ( International Cotton Advisory Committee) em parceria com o CSITC (Commercial Standardization of Instrument Testing of Cotton), ambos dos Estados Unidos. No teste são considerados, para a avaliação da qualidade dos resultados das máquinas, índices de comprimento, micronaire, uniformidade, resistência e cor, de acordo com a Calibração Universal de Amostras. A Abapa inscreveu no teste três equipamentos da marca Uster, modelo 1000. O melhor resultado foi com a pontuação de 0,22, a melhor do teste, alcançada também por dois outros equipamentos – no desempate, o da Abapa ficou em 3º lugar ; os outros dois equi-

E

pamentos ficaram com 0,30 e 0,32, bem abaixo da média mundial de 0,46 (quanto menor o número, melhor o resultado). “Alcançamos um excelente resultado dentre todos os 148 equipamentos inscritos neste teste, atingindo o 3º lugar, além do 19º e do 25º”, disse a gerente administrativa, Simone Jacobsen. Por meio do Round Test os participantes obtêm um diagnóstico detalhado que pode ser utilizado para demonstrar o desempenho de medição dos instrumentos para os clientes e para tratar de problemas relacionados à medição instrumental. Segundo o gerente de laboratório Sérgio Brentano, esse feedback detalhado dos equipamentos já está sendo utilizado para chegar ainda mais perto da excelência em análise de HVI, de acordo com as normas internacionais estabelecidas. O melhor. “Durante os últimos meses a Abapa tem investido pesado tanto em qualificação profissional como em equipamentos para oferecer aos cotonicultores da Bahia o que há de me-lhor em laboratório de análise de fibras de algodão. Trabalhamos com o foco de veracidade e confiabilidade nos resultados fornecidos aos produtores. A análise de HVI é essencial para o produtor conhecer a qualidade do seu algodão e é exatamente isso que fornecemos aos cotonicultores”, disse Brentano.

SIMONE Jacobsen e Sérgio Brentano

INDICAÇÃO DO CAFÉ ESTÁ PRÓXIMA Da Assessoria de Imprensa da Abacafé A Indicação Geográfica do Café do Oeste da Bahia está próxima de ser concretizada, informou a Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia (Abacafé). Trata-se da busca pelo reconhecimento da Indicação de Procedência do café, modalidade de Indicação Geográfica concedida pelo Instittuto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Nos últimos dias, importantes agendas foram cumpridas no intuito de concluir o processo a ser encaminhado ao INPI. O projeto, um dos maiores da cafeicultura

regional, alia recursos do Ministério da Agricultura aos de cafeicultores associados, informou o presidente da Abacafé, Dhone Dognani. No último dia 29 de setembro, os cafeicultores estiveram reunidos discutindo os pormenores finais do histórico escrito sobre o café do Oeste da Bahia, bem como do Regulamento de Uso, documento este que regerá os procedimentos operacionais de enquadramento das propriedades e do produto para futuramente receberem o selo de origem. No final de outubro, o processo estará concluído, ressaltou Dognani. ■


12

AGRONEGÓCIO

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

Safra 2012/13 deve bater novo recorde Mariana Branco Da Agência Brasil Brasília - Os altos preços da soja no mercado, resultado da quebra de safra em países exportadores do grão, são o fator responsável pela estimativa de alta na produção do alimento na safra 2012/2013. Simultaneamente, está previsto recuo na área plantada do milho e algodão. Segundo dados divulgados terça-feira, 9, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada de soja deve ficar entre 26,42 e 27,32 milhões de hectares, ante 25,04 milhões de hectares na safra 2011/2012, o que representa um aumento de 5,5% a 9,1%. A produção, por sua vez, ficará entre 80 e 82,8 milhões de toneladas, resultado de 20,6% a 24,8% maior que o anterior. De acordo com Edilson Guimarães, diretor de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), órgão ao qual está vinculada a Conab, a conjuntura relacionada à soja leva o governo a acreditar que a safra 2012/2013 será recorde. “Essa primeira estimativa de área plantada é uma estimativa conservadora, mas já é recorde. Dependemos muito do clima, mas esperamos que a soja, e depois a segunda safra de milho, chamada de safrinha, contribuam para o resultado”, destacou. De acordo com Guimarães, o plantio de soja deve tomar a área que foi destinada a

outros grãos em anos anteriores. “O levantamento está confirmando o que nós já vínhamos sentindo olhando o mercado nos últimos meses. Há expectativa de crescimento da produção de soja, tomando área inclusive do milho de primeira safra e do algodão. Era previsível, por causa dos preços do mercado”, destacou. Segundo dados da Conab, o milho terá um recuo de 4% a 6,8% na área plantada, e o algodão, de 20,2% a 27,2%. O primeiro levantamento da Conab com relação à safra 2012/2013 estima que a área total ocupada pelo plantio de grãos ficará entre 50,93 e 52,21 milhões de hectares, resultado de 0,2% a 2,7% superior ao de 2011/2012. A produção, por sua vez, deve ficar entre 177,68 e 182,27 milhões de toneladas, contra 165,7 milhões da safra passada, ou seja, há expectativa de crescimento de 7,2% a 10%. Além do milho e do algodão, o arroz deve sofrer uma redução de 1,4% a 2,9% na área plantada (de 2.426,7 para 2.356,7 a 2.393,7 mil hectares), e o feijão, de 1,5% a 2,3% (de 3.256,7 para 3,181,9 a 3.208 mil hectares). De acordo com Sílvio Porto, diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, a perspectiva exige atenção para que o consumidor não seja impactado por uma inflação desses alimentos. “Esse é um aspecto sobre o qual nós (do Ministério da Agricultura) temos que nos debruçar”, afirmou. A primeira pesquisa sobre a safra

Basf apresenta 5 novas patentes no Top Ciência Da Assessoria de Imprensa da Basf A Basf apresentou em Campinas (SP), durante a sétima edição do Top Ciência, na quinta-feira, 4, cinco novas patentes, fruto do conceito do próprio evento: a inovação aberta, por meio do qual a Basf é contatada por pesquisadores e instituições de pesquisa para estabelecer parcerias em estudos focados no aumento da produtividade agrícola. Quatro patentes derivaram de uma patente submetida em 2011, tendo como inventores pesquisadores de quatro universidades na busca da sinergia entre diferentes herbicidas e fungicidas em diversas culturas. A quinta refere-se ao efeito sinérgico fungicida e inseticida da composição de específicos extratos de plantas. Desde a primeira edição do Top Ciência, em 2006, já foram estabelecidas nove parcerias de estudos conjuntos.

“Os desafios na agricultura estão ficando cada vez mais complexos. Para continuar atuante nesse cenário, é preciso focar em uma abordagem abrangente da agricultura. Pesquisas como estas nos auxiliam e apontam caminhos para se conquistar uma maior produtividade e soluções inovadoras para o campo. Para que se tenha uma ideia, só em 2011 a Basf investiu de forma global €412 milhões , ou seja, mais de R$ 1 bilhão na busca por inovações voltadas à agricultura. Isso representa 26% do total de investimento do grupo Basf em pesquisa e desenvolvimento”, disse Leandro Martins, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Proteção de Cultivos para a América Latina.

Conectividade. Foram lançados dois serviços ligados à tecnologia que favorecem a conectividade no campo: o aplicativo para smartphone AgroNews, que ofere-

2012/2013 foi realizada no período de 17 a 28 de setembro, por cerca de 50 técnicos na Conab. Eles foram a campo nas principais áreas produtoras do país. De acordo com Sílvio Porto, esse primeiro estudo foi feito na região Centro Sul, que já começou o plantio em agosto e setembro deste ano.

Para estimar a produção, foi utilizada a média dos últimos três anos, aliada aos dados sobre área plantada. Para as regiões Norte e Nordeste, que ainda não iniciaram o plantio para a próxima safra, foi repetida a área ocupada em 2011/2012 e utilizada a média de produção dos últimos três anos.

IBGE PREVÊ ALTA D 2,2% Flávia Villela Da Agência Brasil Rio de Janeiro – A produção nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve chegar a 163,7 milhões de toneladas neste ano, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado terça-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é 0,5% inferior à de agosto (164,5 milhões de toneladas) e 2,2% superior à safra de 2011 (160,1 milhões de toneladas). A área a ser colhida em 2012, de 49,2 milhões de hectares, apresentou diminuição de 0,5% na comparação com a avaliação do mês anterior e acréscimo de 1,1%, frente à área colhida em 2011. Dentre os 26 produtos selecionados, metade apresentou queda e metade variação positiva na estimativa de produção em relação ao ano anterior. Os resultados positivos vieram de: milho em grão 2ª safra (75,8%), amendoim em casca 1ª safra (25,6%), aveia em grão (23,2%), batatainglesa 3ª safra (14,4%), cacau em amêndoa (4,0%), café em grão - arábica (16,2%), cebola (5,1%) e cevada em grão (8,4%). Já a produção do algodão caiu 1,3% em relação

ce de forma atualizada e constante informações sobre clima e notícias do mercado agrícola, permitindo mobilidade aos usuários, e a versão Digilab para tablets. Na ocasião os participantes puderam conhecer as novidades do serviço Digilab. Nos tablets, os usuários disporão de uma lupa acoplada via wirelles (sem fio) que proporciona um aumento de até 200 vezes para a visualização de pragas, doenças e ervas daninhas na lavoura. Já a novidade nos outros dois módulos – ambos voltados para computador - está no fato da ampliação da cobertura: em um deles poderá ser feita a identificação de Nematóides – parasitas de plantas que vivem no solo e na água e causam dano às plantas; e também em Non Crop, área da Basf que concentra soluções de manejo em ambientes não agrícolas. A versão do serviço para tablet une a mobilidade do aparelho com o conteúdo do Digilab 2.0 disponível para os computadores, o que a torna mais completa e assertiva. Com o uso da lupa de 200 vezes de aumento via wireless (sem fio) os usuários terão uma versão com número superior de imagens de banco de dados, conteúdo explicativo e informativo, localização georreferenciada, mapa de ocorrências próprio e personalizado, consultoria de técnicos da Basf e, consequentemente, mais mobilidade em seus diagnósticos , agilizando a assistência técnica no campo. Nematóides. Já o Digilab 2.0 para nematóides atuará por meio da captura da imagem da planta e do sistema de inteligência do serviço que identificará os parasitas, incluindo a espécie e informações sobre sintomatologia, ciclo de vida e recomendações. Para Non Crop o foco serão as pragas urbanas, como ratos, batatas, percevejos, entre outros. “O Digilab vem se tornando cada vez mais completo, atendendo uma gama maior de clien-

ao ano passado e 5,8% em relação a agosto, devido à estiagem no Nordeste. Ainda na comparação com 2011, houve decréscimos para o arroz e a soja, de -15% e -12,8%, respectivamente e de -2,1% para o milho da primeira safra. Já o milho da segunda safra teve acréscimo na produção de 28,5%. A soja, o arroz e o milho representam 91,1% da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas e respondem por 85% da área a ser colhida. No levantamento da área a ser colhida houve redução de 13,3% para o arroz e aumento de 9,9% e 3,4% para o milho e a soja, respectivamente. Regiões. Ainda segundo o IBGE, entre as grandes regiões, a Centro-Oeste apresentou o maior volume de produção, com 70,7 milhões de toneladas, seguida da Sul, com 56,5 milhões de toneladas, da Sudeste (19,3 milhões de toneladas), da Nordeste (12,7 milhões de toneladas) e da Norte (4,5 milhões de toneladas). Na comparação com a safra passada, foram registrados aumentos de produção nas regiões Norte, de 3,6%; Sudeste, de 12% e Centro-Oeste, de 26%. Houve queda nas regiões Sul (16,7%) e Nordeste (13%).

tes a fim de auxiliar na identificação dos problemas e mostrando caminhos para um diagnóstico mais assertivo e racional ”, disse Dieter Schultz, gerente de Serviços e Sustentabilidade da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf. A tecnologia tem origem no serviço Digilab, oferecido pela empresa desde 2009 e que consiste em um microscópio digital capaz de capturar e aumentar a imagem em até 200 vezes junto a um software, que conta também com um vasto banco de dados e imagens das principais doenças, pragas e plantas daninhas. Em sua última versão, o Digilab 2.0, possui uma interface que está mais ágil e amigável, além de dispor de um GPS acoplado ao hardware que possibilita o georreferenciamento das lavouras.   O Digilab 2.0 oferece mobilidade e rapidez. Já sua versão mobile, proporciona paralelamente um manuseio mais simples, preciso e com maior agilidade. “Com esse serviço pioneiro, o produtor não precisa mais enviar amostras de plantas e pragas ao laboratório e esperar para obter o diagnóstico. Basta capturar uma possível praga ou doença com seu telefone, ou seu tablet, e comparar as informações do banco de dados eobter a resposta de forma precisa e rápida”, finaliza Dieter. Nova área. A Basf aproveitou a ocasião para anunciar o estabelecimento de uma nova área dentro de seu negócio agrícola. Trata-se de “Soluções Funcionais para a Agricultura”. “Com a necessidade de se produzir mais e de forma sustentável, é importante explorar outras formas de otimizar a produção, que considerem aspectos como a escassez de água, fertilidade do solo, otimização do uso de fertilizantes e fatores de estresse às plantas, como calor, seca, frio ou má nutrição”, afirmou Maurício Russomanno, vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos para o Brasil.


VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

13

VE¸CULOS

CLASSE B: MAIS BONITO E REPLETO DE TECNOLOGIA DIVULGAÇÃO/AE

LUIS FELIPE FIGUEIREDO/AE

C

om direito à presença do presidente mundial do Grupo Daimler, do qual a Mercedes-Benz faz parte, Dieter Zetsche, a filial brasileira apresentou o novo Classe B, que começa a ser vendido este mês em versão única, B 200 Turbo, com preço sugerido a partir de R$ 115.900. No catálogo Sport, como o avaliado, a tabela vai a R$ 129.900 - este deve responder por 90% dos emplacamentos do modelo por aqui, de acordo com estimativas da fabricante alemã. O apelo continua familiar, mas o Classe B ganhou muita tecnologia. No catálogo Sport há itens como sistema de auxílio a estacionamento (coloca e retira o carro da vaga sozinho), sete air bags (motorista, passageiro, laterais, tipo cortina e para os joelhos), faróis bixenônio e start&stop, que desliga o motor quando o carro está parado em um semáforo, por exemplo. Não há, no entanto, equipamentos como ajustes elétricos para os bancos, ar-condicionado digital, navegador GPS e retrovisor interno eletrocrômico. O modelo tem visual e mecânica bem diferentes em relação à geração anterior. Assim como o antigo, o novo Classe B é "irmão" do Classe A, feito sobre a mesma plataforma. A suspensão traseira é agora independente, tipo multibraço (a anterior era por eixo rígido). O motor é o novo quatro-cilindros 1.6 com

FICHA TÉCNICA B 200 TURBO SPORT

Preço sugerido Motor Potência (cv) Torque (mkgf) Câmbio Porta-malas Pneus Peso

R$ 129.900 1.6, 4 cil., turbo, 16V, gas. 156 a 5.300 rpm 25,4 a 1.250 rpm Automatizado, 7 m. 488 litros 225/40 R 18 1.425 quilos

PRÓS PACOTE Familiar de apelo espor tivo, é bonito, bem construído e acabado, com vários recursos tecnológicos. Espaço na cabine também agrada. CONTRAS DETALHES Apesar da quantidade de itens de tecnologia, faltam coisas ‘simples’ como navegador GPS e ajustes elétricos para os bancos. FONTE: MERCEDES-BENZ

Mercedes-Benz Classe B 200 Turbo versão Sport

turbo e injeção direta de gasolina, que desenvolve 156 cv. A potência é inferior à do antigo B 200 Turbo (193 cv), mas superior à do B 180 (116 cv). O torque de 25,4 mkgf a apenas 1.250 rpm combinado com o também novo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas (que toma o lugar da CVT, de relações continuamente variáveis), torna o carro, espé-

cie de hatch anabolizado, agradável de dirigir. O Classe B ficou mais baixo na carroceria (5 centímetros) e na posição de dirigir. Também ganhou 8,6 centímetros no comprimento e 0,9 centímetro na largura. O melhor é o visual, que está mais moderno, cheio de vincos na carroceria e nada enfadonho, como o antigo. Foi o resultado de uma "autocríti-

ca", conforme informações da fabricante. É com esses atributos que a Mercedes-Benz espera para o novo Classe B melhores resultados do que os obtidos pelo antigo - 2010 foi o ano do Classe B no País, com cerca de 1.400 unidades vendidas. Para o novo, a estimativa da fabricante é vender, até o fim do ano, 500 unidades e, em 2013, atingir cerca de 1.500 vendas "ou mais".

DIVULGAÇÃO/AE

SALÃO DO AUTOMÓVEL ABRE AS PORTAS AO PÚBLICO DIA 24 Martin Winterkorn e Dan Arkenson são os presidentes mundiais de, respectivamente, Volkswagen e GM. As empresas que eles comandam entendem que, cada vez mais, precisam aumentar suas atenções para o Brasil, quarto maior mercado do mundo principalmente com a crise na Europa. Daí os dois terem confirmado presença no Salão de São Paulo, que abre as portas ao público no dia 24 deste mês, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Na segunda-feira, a organização da feira informou que a Fiat terá uma Ferrari 458 Spider e um Maserati GrandCabrio S em seu estande - o representante das duas marcas no País decidiu que não irá participar. Isso é

RC8 1190 R da KTM

AUSTRÍACA KTM LANÇA MOTO ESPORTIVA NO SALÃO DE COLÔNIA A austríaca KTM mostrou no Salão de Colônia, encerrado no domingo, na Alemanha, a linha 2013 da RC8 1190 R. A moto traz nova embreagem, sistema de alimentação da marca Keihin e suspensão com mais opções de ajustes. Com essas alterações, segundo informações da fábrica, a RC8 ficou melhor no comportamento e aceleração em saídas de curvas. O motor, dois-cilindros de 1.195 cm3, gera 175 cv. Com ele a RC8 1190 R chega a 280 km/h de acordo com dados da KTM. A novidade havia sido apresentada como conceito no Salão de Tóquio, em 2003, e foi lançada cinco anos depois. O motor daquela época, que era de 1.148 cm3 e gera 165 cv, foi atualizado para o modelo vendido atualmente.

DAFRA. A brasileira Dafra lançou um modelo específico para atender ao segmento de motofrete. Trata-se da Riva Cargo, que tem preço sugerido de R$ 5.490. A moto traz de série itens da versão street. Entre eles há rodas de liga leve de 18 polegadas, freio dianteiro a disco e partida elétrica e a pedal. Há também outros itens específicos para motofretistas, como protetor para pernas, suporte para baú e antena protetora. Segundo informações da Dafra, o motor de 149,4 cm 3 gera potência de 12,1 cv a 8.250 rpm. A transmissão é de cinco velocidades. A Riva Cargo, disponível na cor pérola, já está disponível nas autorizadas de todo o País. (AE)

um alívio para os fãs de carros, pois salão sem modelos de Maranello perde muito da graça. Das "quatro grandes", a GM mostrará o Onix, a Fiat terá o 500 Cabrio e a VW, o novo Fusca e uma série especial da Amarok. A Ford trará a próxima geração do Fusion e o Mustang Boss 308. Das alemãs, a Audi apresenta o A3 Sportback, a BMW "ataca" de M5 e a Mercedes "responde" com modelos da linha AMG. Enquanto isso, a Porsche mostra os novos Boxster e 911 Carrera 4S. Haverá ainda o V40, da Volvo, e o F-Type, conversível da Jaguar. Da Land Rover virá a nova geração do Range Rover Vogue. (AE)


14

VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

TECNOLOGIA

IMPRESSÃO 3D: NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DIVULGAÇÃO/CONDÉ NAST

CAMILO ROCHA/AE

A

impressão 3D está deixando de ser uma novidade curiosa para se tornar a principal força por trás de uma revolução manufatureira. Com o barateamento e disseminação das máquinas que conseguem produzir objetos físicos a partir de desenhos no computador, muitas perspectivas comerciais e industriais são criadas. E não são apenas novos jeitos de fabricar, mas novos jeitos de pensar a fabricação. A discussão é tema do livro lançado na semana passada "Makers: The New Industrial Revolution" (Realizadores: a nova revolução industrial, em tradução livre; sem edição brasileira), do jornalista Chris Anderson, editor-chefe da revista "Wired". "A ideia de fábrica está mudando", escreve ele, em seu típico modo empolgado. "Assim como a internet democratizou a invenção em bits, uma nova classe de tecnologias de rápida prototipagem, de impressão 3D e cortadoras a laser, está democratizando a invenção em átomos. Você acha que as últimas duas décadas foram incríveis? Então espere só." Anderson se consagrou com livros como "A Cauda Longa e Free - Grátis - O Futuro dos Preços", que mastigam macrotendências da internet. Embora muitas vezes o jornalista norte-americano seja acusado de ser simplista, é inegável que seu olhar está na direção certa. Repare nos termos "bits" e "átomos", que podem ser traduzidos por software e hardware, virtual e físico, mundo digital e mundo real. A impressão 3D representa uma fronteira cada vez mais difusa entre bits e átomos. E o melhor é que o foco está menos em excentricidades como "máquina imprime comida" e mais em notícias como a de que a Boeing vai produzir asas de avião em impressoras 3D gigantes. Em casa. Mas a revolução da impressão 3D não está em corporações como a Boeing e, sim, nas oportunidades que ela abre para inventores e empresários. A impressão 3D permite que os pequenos "makers" fabriquem coisas que antes só os maiores conseguiam. Uma pequena manufatura pode surgir numa garagem. "Dar poder ao ser humano comum de

materializar qualquer ideia", resume o blog do projeto Metamáquina, integrado por Felipe Moura, Felipe Sanches e Rodrigo Rodrigues da Silva. O primeiro estudou no Instituto de Matemática e Estatística, da Universidade de São Paulo (USP), os outros dois vieram da Escola Politécnica, também da USP. Numa apertada sala numa antiga vila italiana da Barra Funda, os três constroem pequenas e artesanais impressoras 3D. Já venderam 27 máquinas desde maio (uma impressora montada custa R$ 3.700; desmontada, R$ 2.900), mas tiveram de interromper a produção agora. "Tem mais demanda do que capacidade de entrega", diz Sanches. Seus clientes são principalmente arquitetos e engenheiros, que querem as máquinas para produzir moldes e protótipos com mais facilidade e economia. Mas há também universidades em busca dos aparelhos: a Poli já tem uma Metamáquina e a Universidade de Brasília acaba de encomendar uma. Além de vender máquinas, o trio imprime peças sob encomenda. Uma estilista se interessou em fabricar uma linha de biquínis de plástico. Um casal queria um modelo do filho que estão esperando, produzido a partir de uma ultrassonografia 3D. Um pedido foi especial: um médico solicitou a impressão de um modelo da aorta de um paciente, possibilitando a visualização de um detalhe do corpo do paciente como objeto físico. PRODUÇÃO. O último exemplo aponta para uma das maiores vantagens da manufatura a partir da impressão 3D: a produção a baixo custo de uma peça individual e exclusiva. A estilista Andreia Chaves, brasileira que vive em Milão, Itália, produz sapatos confeccionados com partes feitas em impressora 3D. Ela enxerga nessa customização um grande benefício para a moda. "É a tecnologia trazendo o artesanal de volta", afirma. Já existe uma disponibilidade interminável de modelos 3D prontos de brinquedos, capas de celular, peças de decoração, utensílios de cozinha, chaveiros, acessórios, encontrados em sites como o brasileiro Designoteca e o americano Thingiverse. Eles funcionam como comunidades de troca de informação sobre

ALGUNS MESES E US$ 5 MIL Chris Anderson, editor-chefe da "Wired", recorre a um exemplo familiar para apresentar a história de seu novo livro. "Meu avô precisou de uma década e uma fortuna para aperfeiçoar seu invento e vendê-lo", diz. Já a empresa de Anderson precisou de alguns meses e US$ 5 mil.

Para ele, tecnologias como a impressão 3D trazem a revolução digital para o mundo físico. LIVRO. Makers: The New Industrial Revolution. De Chris Anderson Ed. Crown Business. US$ 26

técnicas e produtos e de desenhos "Preferiríamos mil vezes fechar a que podem ser baixados para empresa a fechar o código." impressão em 3D. Bre Pettis, sócio da MakerBot, O Thingiverse está ligado à defende a decisão. "Os dados empresa MakerBot, conhecida retidos ajudam os outros a nos por suas impressoras acessíveis. clonar, mas não importam tanto Ela acaba de lançar a Replicator para outros realizadores. 2, seu modelo mais bem acabado Acreditamos no compartilhae comercial, com um preço de mento e manteremos a operaUS$ 2.199. A novidade não parou ção a mais aberta possível", por aí: pela primeira vez, a disse. MakerBot manteve fechado o Uma discussão que certamencódigo do software de uma te estará presente na 3D máquina sua, além de não divul- Chris Anderson Printshow, primeiro grande gar os diagramas do hardware. evento do setor, a ser realizado Sinal de uma indústria se torno Reino Unido nos dias 20 e 21 nando mais convencional? Sanches, do deste mês. Múltiplos aspectos da área serão Metamáquina, lamenta: "O software livre é contemplados como design, arte, negócios, fundamental para a inovação. Foi assim que tecnologia, comércio e direitos autorais. esse meio evoluiu tão rápido. A inovação tem Tudo envolvido por um clima de otimismo de ser mais importante que a propriedade". Os triunfante, resumido no site do evento: "A criadores da Metamáquina condenaram a ati- internet mudou o mundo nos anos 90. O tude da MakerBot em um comunicado público. mundo está prestes a mudar outra vez".

TECNOLOGIA A FAVOR DA CRIAÇÃO WIKIMEDIA.ORG

O envolvimento do norteamericano Bre Pettis com a impressão 3D ocorre em frentes importantes. Ele é cofundador e CEO da MakerBot, a maior fabricante da área, e cuida do Thingiverse, site em que usuários compartilham projetos. Pettis também ajudou a fundar o conhecido hackerspace NY Resistor. Ele falou à reportagem sobre o tema.

da com essa definição? - Alguns analistas acreditam que as impressoras 3D estão tendo mais impacto na tecnologia do que qualquer outra novidade. Essa tecnologia torna mais fácil e rápido o design e a inovação de produtos. Melhora a qualidade, reduz custos e economiza tempo. E ainda possibilita que realizadores individuais e pequenas empresas fabriquem produtos em pequenas quantidades para começar novos negócios e criar

Bre Pettis - Você era professor de educação artística. O que o convenceu a trabalhar com impressão 3D? - Sempre tive a necessidade de criar e fazer coisas, e amo inspirar os outros a criar e mudar objetos. A impressão 3D caseira oferece a estudantes a chance de fazer suas próprias coisas. É recompensa instantânea: o estudante recebe sua criação em 3D e colorida. É a motivação perfeita para o aprendizado. - Quantas impressoras 3D a MakerBot já vendeu? - Existem mais de 13 mil impressoras 3D MakerBot em uso no mundo por engenheiros, designers, pesquisadores e pessoas que gostam apenas de fazer coisas. A Nasa é um de nossos maiores clientes, mas também já vendemos para Microsoft, Intel, Hasbro e dezenas de escolas e universidades. - Vemos hoje muitas peças de reposição, colares e utensílios domésticos nos sites de impressão 3D. Que tipo de coisa podemos esperar para os próximos cinco anos? - Nossa impressora Replicator 2 é a máquina ideal para fazer réplicas fiéis, modelos de alta resolução, protótipos que funcionam, material de ajuda visual, produtos para o mundo real. Ela trabalha com o bioplástico PLA, renovável, e produz coisas bonitas de ver e incríveis de tocar. - Pessoas como Chris Anderson têm falado em nova revolução industrial. Você concor-

empregos. - Em que outros aspectos a impressão 3D pode transformar a indústria? - Ela também ajuda empresas a fazer produtos customizados para si próprias ou para clientes em produções limitadas. Desta maneira, a MakerBot está fazendo sua parte para criar mais empregos nos EUA e no exterior. - Vocês sempre foram adeptos do software livre e, agora, resolveram fechar partes do software e hardware da sua nova impressora, a Replicator 2. Repensaram a filosofia? - Sempre seremos uma empresa de espírito aberto. Acabamos de liberar para a comunidade software no valor de US$ 1 milhão, algo que nos dá orgulho. O extrusor (bico que libera o plástico para a impressão) e a parte eletrônica são essencialmente os mesmos do modelo anterior da Replicator e são abertos. As únicas coisas que estamos resguardando por enquanto são os arquivos de design para a estrutura física da máquina e a interface gráfica do usuário. Os dados retidos ajudariam os outros a nos clonar, mas não importam tanto para outros usuários. Acreditamos no compartilhamento e manteremos a operação a mais aberta possível, mas sem perder de vista que temos de sustentar uma empresa em crescimento com mais de 150 funcionários.


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

VARIEDADES

15

TELEVIS‹O IGOR GIANNASI/AE

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Você e o Edson tinham a imagem de um casal 20, casal perfeito... E éramos enquanto durou. Foi um casamento muito feliz mesmo, com frutos maravilhosos.

CLAUDIA RAIA EM TEMPO INTEGRAL N

ão há dia de folga na semana da atriz Claudia Raia, de 45 anos. De segunda a quarta-feira, ela está no Rio, envolvida com as gravações da próxima novela das 9, “Salve Jorge”, de Gloria Perez, na qual interpreta a vilã Lívia. Já de quinta a domingo, faz, no Teatro Procópio Ferreira (SP), a cantora Sally Bowles, na versão brasileira do musical “Cabaret” - papel que no cinema foi da atriz americana Liza Minnelli, com quem Claudia se encontrou recentemente. Há um ano em cartaz, o espetáculo reestreou em agosto, em São Paulo, onde permanece até 16 de dezembro. Nessa correria toda, ela faz o possível para acompanhar o dia a dia dos filhos Enzo, de 15 anos, e Sofia, de 9, frutos do casamento de 16 anos com o ator Edson Celulari, e dar atenção ao namorado Jarbas Homem de Melo, que divide o palco com a atriz no musical. Foi um sonho seu fazer “Cabaret”? CLAUDIA RAIA - Foi um sonho de 20 anos. Engraçado fazer essa entrevista hoje, porque hoje tive um dos encontros mais especiais da minha vida, que foi com a Liza Minnelli. Estive com ela numa entrevista para a Ana Maria Braga (exibida em 27 de setembro), no encontro de duas estrelas de musical e das duas Sally Bowles. Ela ficou super emocionada. Foi incrível, cantamos juntas, eu em português e ela em inglês. E como chegou até o espetáculo? Essa corrida atrás desse personagem já tem 20 anos. Fui convidada, pela primeira vez, pelo (diretor) Jorge Takla, em 1990, mas eu não podia fazer porque estava em uma novela do Silvio de Abreu (Rainha da Sucata). Depois, comecei a ir atrás dos direitos, que não estavam disponíveis. Me juntei ao Claudio Botelho e ao Charles Muller, e não conseguimos comprar os direitos. Aí, a T4F (Time For Fun) quis trazer, me convidou para fazer a Sally e a coprodução. E quando tudo estava quase se ajeitando, a agenda do diretor argentino não batia com a minha e acabamos não fazendo. Finalmente, a gente chegou a esse resultado de agora. Mas também acho que não tinha maturidade para fazer isso antes. Foi o momento certo. Como surgiu seu interesse pela dança? Surgiu a vida inteira, desde que eu nasci, isso está no Google. Porque, na verdade, eu nasci dentro de uma escola de dança.

Sentiu alguma cobrança depois da separação vinda da mídia? É uma relação que deu muito certo. Não acho que teve nenhuma cobrança. Acho que a mídia super entendeu. A gente fez de maneira elegante. E muito convictos, e se a gente chegou nisso é porque realmente esse era o limite. Mas ficamos muito bem, vivemos muito bem, muito civilizadamente. Ele é um pai maravilhoso. Está tudo bem.

Então, eu já nasci dançando praticamente. E a transição para atriz? Foi no Chorus Line. Eu nunca tinha estudado para isso e, quando vi, estava representando e cantando. Em seguida, minha carreira de atriz começou a acontecer. Mas não fiz um curso de arte dramática, não estudei e as coisas iam correndo, e eu correndo atrás, para ver se dava conta. Acabou que aprendi com o exercício da vida, o exercício de fazer, de representar. Que papéis mais gostou de fazer? Acho que todos os papéis foram absolutamente importantes. Tive muita sorte. Fiz coisas que me possibilitaram exercitar muito. Mas acho que tem ícones, como em Engraçadinha, A Favorita, Sassaricando, a Tancinha, TV Pirata, como a Ângela, em Torre de Babel, uma vilã que fiz e foi bem legal. Para o ator, é diferente fazer o papel de vilão? Você também vai fazer uma vilã na próxima novela das 9, “Salve Jorge”. Diferente não é. Sempre buscamos bons papéis, sejam eles as más ou as boas. A Donatela, de A Favorita, era um grande papel e era a mocinha. As vilãs são os papéis de ação, então, é claro que tem agora esse boom das vilãs. É um belo papel esse que a Gloria Perez me chamou para fazer. A Lívia é a chefe de uma rede de tráfico humano, não é isso? É, ela é a chefe da quadrilha de tráfico humano. É uma mulher de uma desumanidade absurda, cruel, fria. Tudo isso por trás de uma mulher chiquíssima, riquíssima, leve, simpática, carismática. Como é conciliar a gravação da novela no Rio e a peça aqui em São Paulo, cuidar dos filhos? Está bem puxado. Na verdade, não tenho mais dia off, para descansar. Fico segunda, terça e quarta gravando e de quinta a domingo em cartaz aqui. Meus filhos vão indo e voltando atrás de mim. Fica assim, a função de mãe, a de dona de casa, a de atriz e produtora de teatro e mais fazendo uma vilã na novela É um momento lindo, frutífero. Tenho de aproveitar e pedir a Deus que tenha saúde para aguentar isso tudo. Na sua rotina familiar, você acompanha

CLAUDIA RAIA

lição de casa...? Não tenho rotina. Acompanho quando consigo, pelo telefone. O Edson (Celulari) é muito presente também, um pai maravilhoso. E sei tudo o que acontece com eles. Mas às vezes de longe, às vezes de perto. Como é ser mãe de adolescente? Ah, muito legal. O Enzo é um adolescente muito calminho. Ele é um músico, toca bateria e mais quatro instrumentos. É um prazer ser a mãe dele nesse momento, porque não é aquele momento horrível de adolescente. Está vivendo as coisas dele, faz parte da idade, mas nada de mais, sabe? E a Sofia? Ela é mais novinha. Tem a necessidade, a cobrança maior da minha presença. Mas eles super entendem, estão muito acostumados com o meu tipo de vida e do pai. Você sente na Sofia alguma tendência artística também? Ah, ela vai ter alguma profissão que apareça, isso é certo. Mas é muito novinha ainda. Mas vocês como pais não impediriam... Claro que não. Ela vai ser o que a fizer feliz. Mas ela não tem obrigação de nada, nem cobrança nenhuma.

www.casadaspedrasba.com.br astradiotti@uol.com.br

jaumat.const@hotmail.com

Você segue o budismo? Sou budista, mas sou espiritualista. Encontrei o budismo como uma filosofia de vida, que me acalma. Frequento também a Igreja Messiânica do Brasil, porque meu namorado é messiânico, e tem muito a ver com o budismo. É melhor trabalhar com o namorado também? Isso interfere no relacionamento? É ótimo, porque acho que é um encontro muito bonito o meu e do Jarbas. A gente costuma dizer que é um encontro de muitas encarnações e, nesta, a gente celebra, porque é realmente uma festa. Ele é um profissional excepcional e isso faz com que tenhamos uma parceria significativa no cenário artístico e no palco, e nos fortalece muito como casal também. É uma pessoa que me faz muito bem, que me trata muito bem e que é um encontro mesmo de amor, sabe? Estamos em época de eleição agora. Você foi uma artista que já se manifestou sobre...(nas eleições de 1989, ela apoiou Fernando Collor de Mello) Agora, não me manifesto para mais nada. Meu voto é secreto, não conto, não dou pista. Acha que o artista deve se manter... Afastado da política. Acho sim. Você se arrepende de ter apoiado o Collor na época, por exemplo? Não, não me arrependo, porque fiz o que eu acreditava na época, e tal, mas não faria de novo.

TINTAS SHERWIN WILLIAMS COM ÓTIMOS PREÇOS


16

VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

DESTAQUES DA TV IVA OLIVEIRA

SÁBADO, 13/10

"X-MEN 3: O CONFRONTO FINAL" NO FX CINE UNCUT HALLEBARRYFAN.COM

O canal por assinatura FX exibe neste sábado, às 22h, o filme de ação "X-Men 3: O Confronto Final", com Hugh Jackson, Halle Berry e Ian McKellen. Na trama, os herois dos X-Men precisam enfrentar sua própria evolução, personificada pela exintegrante do grupo, Jean Grey, HALLE BERRY agora possuída pela força cósmica da Fênix. Jean se tornou um perigo para ela mesma, para os mutantes e para todo o planeta. Os X-Men ainda têm de lidar com outros rivais, como Magneto, Mística, Fanático e a "cura" para os mutantes.

DOMINGO, 14/10

ESPN EXIBE AO VIVO JOGO DE RUGBY DA HEINEKEN CUP Nesta semana, o rubgy continua em destaque nos canais por assinatura ESPN. A partir das 11h, o canal de esportes exibe ao vivo a primeira rodada da Heineken Cup, principal campeonato interclubes da modalidade na Europa. Jogam hoje o time francês State Municipal Toulouse, que enfrenta o Leicester.

NOTAS AE

BENEDITO BARBOSA REFAZ NOVELA DE 1971 Benedito Ruy Barbosa está reescrevendo a novela "Meu Pedacinho de Chão", exibida na Globo em 1971. A ideia é que o remake estreie na emissora no fim de 2013 ou no começo de 2014. Além de Edilene Barbosa, filha e colaboradora do autor, o filho dela, o roteirista Marcos Barbosa Di Bernardo, também está participando da atualização dos capítulos.

DE VOLTA À CLÍNICA Débora Falabella, que, na semana passada, foi internada na Clínica São Vicente, no

PARA AS CRIANÇAS, EPISÓDIO DE "MONSUNO" NO NICKLODEON Em "O Resgate", episódio de "Monsuno" deste domingo, a partir das 11h30, no canal por assinatura Nickelodeon, os crueis Charlemagne e Storm prendem Jeredy. Chase não tem outra opção além de planejar um ataque em larga escala em Helico-Aéreo Episilon, carro-chefe de Charlemagne. Tudo vai bem, exceto pelo fato de que Charlemagne está antecipando totalmente cada movimento de Chase e parece que é o fim dos herois. Até que a equipe toma uma medida drástica de realmente jogar o Hélico-Aéreo no oceano e eles então passam a enfrentar uma batalha Monsuno em um navio afundando. Chase também ganha um novo Monsuno de seu pai e retoma a vantagem em favor da turma. SEGUNDA-FEIRA, 15/10

ESTREIA 1ª TEMPORADA DE "NANNY" NO COMEDY CENTRAL Às 18h30 desta segunda-feira, estreia no canal por assinatura Comedy Central, a primeira temporada da série Nanny, que será exibida de segunda a sexta-feira. A trama conta a história da incrível babá Fran Fine, que gosta de usar roupas extravagantes e sensuais e tem um estilo próprio para conquistar a todos que a rodeiam. A história se inicia quando ela vai trabalhar para o viúvo milionário e produtor teatral Maxwell Sheffield e passa a cuidar de seus três filhos: Maggie, Brighton e Gracie.

mentário "Sticko - S.O.S Saúde", do badalado documentarista norte-americano Michael Moore. As lentes atentas de Moore dessa vez apontaram para mais um problema que atinge os EUA (e vários outros países): o sistema de saúde.

TERCEIRA TEMPORADA DE "WALKING DEAD" NA FOX O canal por assinatura Fox estreia nesta terça-feira, às 22h15, a terceira temporada da série "Walking Dead", que conta a história de um grupo de sobreviventes do apocalipse zumbi. Liderado pelo policial Rick Grimes (Andrew Lincoln), o grupo continua sua busca por um lugar seguro e encontra pelo caminho o governador (David Morrissey) e a guerreira Michonne (Danai Gurira), com seus zumbis de estimação. QUARTA-FEIRA, 17/10

QUARTA TEMPORADA DE "THE O.C" NO VH1 No episódio desta quarta-feira da série "The O.C", Ryan e Taylor sofrem um acidente enquanto decoram a casa e acabam em um tipo de universo paralelo, onde tudo não é o que deveria ser, porque Ryan não existe. Enquanto isso - no mundo real - todos estão preocupados com eles, exceto a mãe de Taylor. A série vai ao ar no canal por assinatura VH1, às 19h. QUINTA-FEIRA, 18/10

TERÇA-FEIRA, 16/10

DOCUMENTÁRIO DE MICHAEL MOORE NO GNT O GNT exibe, a partir das 0h30, o docu-

Rio, por causa de um princípio de pneumonia, voltou nesta segunda-feira a gravar as cenas de "Avenida Brasil" (Globo), no Projac. Segundo a emissora, a atriz foi liberada para trabalhar, porém, terá de retornar à clínica para monitoramento. A novela termina em 19 de outubro

CARMINHA EM ALTA No sábado passado, quando Carminha (Adriana Esteves) foi amarrada por Max (Marcello Novaes) em "Avenida Brasil", 73% das televisões estavam sintonizadas na novela, que alcançou o recorde de participação. Por causa da trama, o humorístico "Zorra Total" também superou sua média e marcou 27 pontos no Ibope.

CINCO CHANCES A Globo concorre ao 40º International Emmy Awards, o Oscar da TV, que premia produções de todo o mundo, com cinco programas e quadros: "Por Toda a Minha Vida Cartola", "A Mulher Invisível", "Planeta Extremo", "O Astro" e "Homens de Bem". A cerimônia será em 19 de novembro, em Nova York.

KUERTEN 'VIDENTE' No "Viva o Sucesso", do canal Viva, no ar nesta sexta-feira, o tenista Gustavo Kuerten contará que já sabia que um dia seria campeão. "Escrevi um cartão postal para

REPRISE DA NOVELA "FELICIDADE" NO VIVA O capítulo de "Felicidade" desta quinta-feira - que vai ao ar às 15h30 no canal por assinatu-

minha mãe quando tinha 15 anos em que estava dito que eu seria o número um do mundo."

IBOPE DAS TARDES Record e SBT ficaram mais próximos com a estreia do "Programa da Tarde", da emissora do bispo Edir Macedo. Há quatro semanas no ar, a atração teve média de 5 pontos no Ibope contra 4 do SBT, que exibe reprises de novelas das 14h30 às 17h30. O canal de Silvio Santos, porém, ficou em segundo lugar por 11 vezes e a Record apenas nove.

LUISA ANÔNIMA Luisa Arraes, a Bárbara de "Louco por Elas" (Globo), cuja segunda temporada estreia dia 30 outubro, contou que continua andando de ônibus e metrô, no Rio, mesmo após o sucesso da atração. "Não tem assédio, as pessoas não me reconhecem", disse à coluna.

ELE PODE SER SEU O vestido que Gisele Bündchen usou no comercial da 3D White está em leilão na página da Oral-B no Facebook. A cada lance, será doado R$ 1 para a ONG Turma do Bem, que dá tratamento odontológico a mulheres vítimas de violência doméstica.

UMA HORA DÁ ZEBRA Tatá Werneck, que passa trotes no "Trolalá" (MTV), disse que uma vez a brincadeira deu problema. "A gente ligava todo dia para o mesmo lugar. Um dia, fui fazer

ra Viva - está cheio de emoções. Na estrada, Sérgio (Cassiano Ricardo) agarra Helena (Maitê Proença) a força e, para tentar se soltar, ela revela que está grávida. Sérgio não dá ouvidos e a beija. Chico Treva (Edney Giovenazzi) liberta a moça das mãos de Sérgio e a leva para a casa de Paquita (Aracy Balabanian), onde Ametista (Ariclê Perez) e Lídia (Monique Curi) vão buscá-la. Enquanto isso, Débora (Vivianne Pasmanter) se irrita com a indiferença de Álvaro (Tony Ramos) em relação aos preparativos do casamento e Mário (Herson Capri) descobre sobre a gravidez de Helena. SEXTA-FEIRA, 19/10

FILME "A ÚLTIMA FORTALEZA" NO UNVERSAL CHANNEL WIKIMEDIA.ORG

Nesta sexta-feira, às 20h, o canal por assinatura Universal Channel exibe o longa-metragem "A Última Fortaleza", com Robert Redford ("Jogo de Espiões"), James Gandolfini ("O Homem que Não Estava Lá") e Mark Ruffalo ("Os Vingadores"). Na trama, General ROBERT REDFORD Irwin (Robert Redford) é um militar renomado que foi condenado injustamente a ficar em uma penitenciária de segurança máxima pelo resto da vida. Lá, ele conhece o rígido coronel Winter (James Gandolfini). O respeito entre os dois é recíproco, porém, Irwin passa a discordar e enfrentar os métodos do diretor e usa sua experiência para organizar uma rebelião.

unha lá e percebi que a manicure ia enfiar um alicate em mim, então, parei de ligar", contou.

BOQUINHA

TWITTER.COM

Michel Teló diz não ver problema em captar recursos da Lei Rouanet para fazer um documentário sobre sua turnê, cujas imagens já foram exibidas no Multishow. "A lei está aí para qualquer brasileiro. Se é TATÁ WERNECK para incentivar, a gente quer o benefício da lei também."

DE OLHO NA GRANA Ao entrevistar Michel Teló na gravação do Meus Prêmios Nick, Mônica Iozzi, do "CQC" (Band), zoou o cantor. "Aquela música Humilde Residência ele fez para despistar a ex-mulher, pra ela não ficar com o dinheiro dele", disparou a repórter.

MAZZEO MENINO Bruno Mazzeo vai ressurgir como criança na TV. O canal Viva reexibirá no dia 12 de, às 21h30, o "Grupo Escolacho", de 1988. O humorista, ainda com 11 anos, atuou ao lado do pai, Chico Anysio, e também com Xuxa, Zezé Polessa e Eduardo Dusek.


VARIEDADES

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

17

CINEMA FERNANDA BRAMBILLA/AE

DIVULGAÇÃO/AE

- Seus pais não veem seus filmes? - Claro que não! Mas meus irmãos, sim. Eles têm orgulho de mim, então, fico feliz - sabe, ao menos alguém na família. Não é fácil, cara.

MICHELLE RODRIGUEZ: PAPEL DUPLO EM "RESIDENT EVIL 5"

N

ão é à toa que o filme que abriu as portas de Hollywood para Michelle Rodriguez se chama "Boa de Briga", de 2000. Hoje, a atriz americana de 33 anos, de família portoriquenha, consolidou sua imagem de bad boy, digo, bad girl. Michelle gesticula como um garoto, se move com ginga, solta um ‘shit’, outro ‘fuck’, e muitos ‘man’ enquanto se esforça para engrossar a voz fininha na conversa. Em uma tarde chuvosa em Cancún, ela aparece elegante, e imediatamente des- constrói a pose ao pular na poltrona e abraçar os joelhos, com os pés no assento. Michelle está na saga "Resident Evil", no 5º filme da franquia, em cartaz nos cinemas brasileiros, no qual interpreta duas perso-nagens espelhadas, uma militar e uma civil. Em cena rara, recebe uma arma de Alice (Milla Jovovich) e se desespera. Uma piada do diretor Paul H. S. Anderson. Mas por trás da filmografia agressiva, da militância e das confusões com a polícia, a atriz tem um lado suave. Como foi reencontrar Milla Jovovich e Paul H.S. Anderson em "Resident Evil 5"? Foi diferente a situação no set agora que eles estão casados? - No primeiro filme, eles já estavam meio apaixonadinhos, ficavam rindo um para o outro. Eu falava: ‘Ei, querem fazer isso em outro lugar?’. E agora estão casados. - Ao longo de sua carreira, você coleciona moças nada indefesas. São escolhas conscientes? - Senti que havia uma lacuna gigante. O

único lugar onde uma mulher podia parecer forte era na ficção científica. Isso me deixava p. da vida. Só tivemos Linda Hamilton e filmes de alien. Eu quis trazer isso para a realidade. Passei 13 anos me preocupando em ter papéis femininos fortes e em não tirar a roupa. Mas hoje posso seguir em frente. Estou pronta para tirar a roupa (risos). Não preciso mais usar roupas de macho. Posso ser feminina. Outras mulheres estão assumindo esses papéis. - Você pensa em fazer uma comédia romântica ou um drama? - Não vou fazer a mocinha indefesa que se apaixona perdidamente e desperdiça a vida inteira por um cara! Seria legal fazer uma comédia romântica, mas não pode ser exagerada, ou as pessoas não vão me levar a sério. A vida toda eu pareço um Tom Boy. Quando começar a aparecer como mulher, vai ser um baque. Eu até poderia fingir um cabelão, decotão, mas ia parecer uma drag queen. - Você já sacrificou tudo por amor alguma vez na vida? - Claro, uma tonelada de vezes. Mas aprendi a parar com isso. O amor não é sacrifício. E esse é um erro que cometi por ter sido criada como cristã. Tenho enraizado em mim isso, esse moralismo. Levei um bom tempo - 33 anos pra ser exata - para entender que não tenho nada a oferecer até aprender a ser alguém melhor. Até conhecer alguém compatível. Talvez seja idealismo, mas acho que não se deve julgar o amor pelos sacrifícios que você faria.

MICHELLE RODRIGUEZ

- Ser do jeito que você é, falar coisas abertamente, já trouxe problemas para você... - Ah vá! Quer repetir a pergunta? - Calma. Já chegou a um ponto em que você pensou em mudar? - A verdade é que ganhei uma fama ruim em Hollywood. Falam que sou temperamental, difícil de trabalhar, intransigente, só porque eu sei o que quero. Sou uma atriz política, com princípios. Se puser isso de lado, é para evoluir. - Essa busca vem da sua criação? Você tem figuras femininas fortes na sua vida? - Sim, minha mãe e minha avó. São mulheres muito fortes. Do tipo de força que sacrifica tudo. Minha avó abdicou da vida dela pelo homem que ela amava, pela família. Teve força de seguir um ideal e pensar: ‘Vou trabalhar e trazer dinheiro para casa’. Vou ralar, vou deixar a minha família orgulhosa. - E como a sua família reagiu quando você se tornou atriz? - Eles são testemunhas de Jeová, então, me olham como se eu fosse uma ferramenta do diabo (risos). Para eles, estou no fundo do poço.

HORŁSCOPO

- Você fez "Avatar", o filme mais rentável da história. Como foi trabalhar com James Cameron? - Jim me enxergou. Há quatro anos, eu estava indo à corte por causa da carta (Michelle foi presa por dirigir alcoolizada, sem habilitação e ofender um policial). Falei para ele: ‘Olha, tenho audiências, serei julgada no Ano Novo, posso ir para a cadeia’. Ele me olhou e disse: ‘Olha, todo mundo acha que você é louca. Eu sei que você não é. Então, cale a boca e venha trabalhar comigo’. Naquele fim de ano, eu fui presa. Quando saí, fui direto para Nova Zelândia filmar. Foi como se nada tivesse acontecido. - Você ficou com medo? - Claro que não! Eu cresci em Nova Jérsei (subúrbio de Nova York). Todos os meus melhores amigos foram para a cadeia. Não é nada demais. Não sei o que as pessoas querem tanto saber disso. Ninguém fala com Jay-Z sobre quando ele vendia crack na infância Alguém questiona um bilionário sobre isso? - E como foi essa experiência? - Hoje já passou, não ligo para isso. Ainda bem que há quem me veja por trás de toda essa merda. Eu gosto de gente assim, que vê além das aparências. Paul é assim, Neal Moritz é assim. Quem me contrata é quem já trabalhou comigo antes. - O que você faz cai na mídia pelos paparazzi. Você se policia? - Ah, eles não me chateiam. Eu nem ligo, não sou celebridade. E o máximo que vão conseguir de mim hoje é me ver na praia, tirando areia do biquíni, dando pirueta. Se o top do biquíni cair, grande coisa. E não entro em encrenca há cinco anos! Acho que deixei de ser interessante.

DE 15 A 22/10

PATRYCIA TORRES/AE

projetos para o futuro. Muitos planos são elaborados neste momento e uma boa dica seria você avaliar as situações de uma forma global. Considerar muitos pontos antes de chegar às conclusões finais.

mais com a vida. Os atrasos e os impedimentos estão ficando para trás. Perceba essa mudança de energia e deixe que algumas situações o conduzam para a direção correta.

Câncer (21/06 a 22/07) Em alguns momentos o canceriano se torna um pouco nostálgico e a tendência de ficar revivendo o passado é muito grande. Sabendo disso, veja de que forma você pode dar um significado novo às situações já vividas e desenvolva seu sentimento de gratidão.

Escorpião (23/10 a 21/11) Escorpião pode e deve se sentir forte e capaz de superar muitas barreiras nos próximos dias. Existe uma energia extra no ar e através dela você pode ser muito beneficiado. Veja tudo o que ficou de lado nas últimas semanas e neste momento foque nessas conclusões.

Áries (20/03 a 19/04) O ariano passa um semana mais intuitiva. Naturalmente impulso e muito ativo, nesses dias seria interessante que o nativo do signo de Áries tivesse alguns momentos de silêncio e ouvisse mais o que a sua voz interior tem a dizer.

Leão (23/07 a 22/08) Normalmente utilizamos uma máscara vivermos em sociedade e para nos relacionarmos com as pessoas. Nesses dias, o leonino pode ter uma explosão de características que antes ficavam embaixo do tapete. Comemore, quanto mais autenticidade, melhor!

Sagitário (22/11 a 21/12) Seria muito interessante e muito propicio para este momento, que o amigo sagitariano focasse mais o aspecto espiritual da vida e deixasse o material um pouco de lado. A necessidade de manter esses dois aspectos em equilíbrio é a tônica deste momento.

Touro (20/04 a 20/05) Sem sombra de dúvidas, o momento para o taurino é profissional. Eventualmente pode ser que surjam outros interesses, afetivos por exemplo, mas o foco deve ser no trabalho. Sua realização e satisfação pessoal virão do seu sucesso profissional neste período.

Virgem (23/08 a 22/09) Ao mesmo tempo que os assuntos ligados a família estão muito favorecidos, os assuntos ligados a afetividade pedem um pouco de atenção. Existe uma certa tensão no ar e se você puder adiar conversas e decisões, os resultados serão melhores.

CORAGEM E OUSADIA PARA DRIBLAR AS DIFICULDADES Essa semana tem como característica principal uma dose extra de coragem e ousadia. Dificuldades que podem inter ferir nos nossos projetos, seja de que ordem for, nesses dias poderão ser driblados com facilidade e resultados promissores podem ser obtidos.

Gêmeos (21/05 a 20/06) Momento em que o geminiano está criando vários

Libra (23/09 a 22/10) Parece que finalmente o libriano começa a fluir

Capricórnio (22/12 a 20/01) Cuide-se amigo capricorniano. As questões que envolvem o seu trabalho devem estar em transformação. Se você não estiver satisfeito com o que está vivendo na sua vida profissional, sua saúde vai mostrar isso a você. Aproveite para se reinventar nesta área. Aquário (21/01 a 18/02) Usar as energias de forma correta e buscando tra-

zer evolução para a nossa vida, é uma premissa básica de felicidade. O sexo pode ser um grande aliado para conhecer melhor a nós mesmos, desde que essa energia seja usada com consciência. Pense nisso. Peixes (19/02 a 19/03) A transformação de vários pontos internos e consequentemente os externos, é o que você poderia cuidar neste momento. Aproveite que a sabedoria está mais aflorada e você poderá ver com mais clareza ó que precisa ser feito.


18

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

SEBASTIÃO NERY Dois em um RIO – Voltando de Londres, depois da renúncia à Presidência da República em agosto de 1961, Jânio surpreendeu mais uma vez o país lançando-se candidato ao governo de São Paulo contra Adhemar de Barros e José Bonifácio Nogueira, candidato de Carvalho Pinto. Jânio saiu numa campanha forte, responsabilizando as “forças terríveis” que haviam levantado um muro diante de seu plano de governo. O slogan do publicitário, depois deputado, João Dória era a síntese do esquema da campanha: “A renúncia foi uma denúncia”. Adhemar, contido a duras penas pela sua assessoria política e publicitária, mudou o velho tom, bonachão mas duro. Não atacava Jânio, não falava na renúncia, pregava a paz e a tranquilidade para um Estado ainda traumatizado pelo gesto do ex-presidente, que deixara o país e sobretudo São Paulo deserdados pela renúncia.

Adhemar

votos. Com aquele discurso.

A campanha ia chegando ao fim. Jânio crescendo nas prévias eleitorais, Adhemar impaciente, mas obedecendo ao staff. No comício de encerramento, em São Carlos, explodiu. Deixou de lado os conselhos e o projeto de discurso discutido com a assessoria e voltou ao velho tom, direto, irreverente, aberto, cara a cara com o povo. Foi um sucesso: - Povo de São Paulo, eu não aguento mais. Esse homem é maluco. Ele vai botar o professor Carvalho Pinto na cadeia. Ele vai me botar na cadeia. Outra vez! Meu Deus, lá vou eu de novo para a Bolívia! Estava em lágrimas. Ganhou por 30 mil

Jânio No meio dessa campanha de 1962, em que se candidatou pela segunda vez ao governo de São Paulo contra Adhemar, o vice de Jânio era o brigadeiro Faria Lima. Laudo Natel saiu candidato sozinho, em faixa própria. Parecia clara a vitória de Jânio e de Faria Lima. Amador Aguiar, o homem do Bradesco, telefonou para o ex-presidente e marcou encontro na casa de um funcionário do banco. Queria que Jânio retirasse a candida-

tura Faria Lima para apoiar Laudo, diretor do Bradesco e presidente do São Paulo Futebol Clube: - Dr. Jânio, sei que sua campanha está com muitas dificuldades financeiras. Poderíamos resolver o assunto e assim seriam eleitos o senhor e o Laudo, que eu trouxe comigo para o senhor conhecer pessoalmente. - Meu caro, já estou eleito. O povo já manifestou sua preferência. Mais uma vez, Dr. Amador. Vou ganhar em São Paulo e em todas as grandes cidades. Nem vou mais às pequenas, porque não precisa. Está na hora de ver quem é ou não é meu amigo, para não haver queixas depois. - Mas, presidente, o Laudo está mais forte do que o Faria Lima. Juntos, daremos uma surra no Ademar. - Não posso, meu caro. Não posso trair o Faria, que é meu amigo dileto. Di-le-to, entendido?

Laudo Na ponta da mesa, baixinho, caladinho, ao lado de José Aparecido, Laudo não tugia nem mugia. Jânio chamou-o para sentar-se mais perto: - Doutor Laudo, o senhor já foi candidato antes a alguma coisa? - Não, presidente. Não gosto de política. Foi seu Amador que mandou. Abaixo de

Deus, é o pai que eu conheci. - Mas de futebol o senhor gosta. É presidente do São Paulo. - Também não gosto de futebol, presidente. Foi seu Amador que mandou. Abaixo de Deus, foi o pai que conheci. O senhor não imagina o homem bom que ele é. O acordo não foi feito. Jânio perdeu por 30 mil votos (das pequenas cidades que não visitou). Laudo (quer dizer, seu Amador, o pai que ele conheceu) ganhou para vice. E Adhemar se elegeu governador.

Lula Lula é uma mistura de Jânio com Adhemar. No palanque, parece Jânio: esbugalha os olhos, engrossa a voz, coça a barba em vez dos cabelos que tem poucos e o que diz é sempre o contrário do que pensa. E a Caixinha de Adhemar é o Mensalão de Lula. Sebastião Nery, baiano de Jaguaquara, é jornalista político. Foi comentarista do Jornal Nacional, colunista da Folha de S. Paulo e da Tribuna da Imprensa, correspondente de jor nais brasileiros em Moscou, Praga e Varsóvia. Fundou o jornal Politika no início dos anos 70, fechado pela ditadura militar. É autor de 19 livros, entre eles a antológica série Folclore Político. Nery foi também vereador em Belo Horizonte, deputado estadual na Bahia e deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Foi ainda adido cultural do Brasil na França e na Itália.

industria baiana cresce Veículo de combate 3,1% em oito meses a incêndio chega ao Da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado

Pesquisa Industrial Mensal, realizada pelo IBGE, constatou que a produção industrial baiana (de transformação e extrativa mineral) apresentou crescimento de 3,1% nos primeiros oito meses deste ano em relação a igual período de 2011. O indicador, divulgado na terça-feira (9) também registrou acréscimo de 0,8% nos últimos 12 meses. Em agosto de 2012, a produção industrial teve crescimento de 0,1% em comparação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Em relação a agosto do ano passado, a produção registrou aumento de 3,4%. No comparativo entre julho e agosto deste ano, na série ajustada sazonalmente, a taxa apresentou expansão de 0,1%. Já ao comparar agosto último com igual mês do ano

passado, a indústria apresentou alta de 3,4% na produção .

Segmentos. O resultado do indicador é atribuído, principalmente, ao crescimento nos segmentos de refino de petróleo (11,2%), produtos químicos (6,2%) e alimentos e bebidas (10,1%). Os setores de borracha e plástico (15,3%) e minerais não metálicos (7,9%) também influenciaram o desempenho do setor. Seis dos oito segmentos da indústria de transformação influenciaram o resultado no período, com destaque para produtos químicos (11,8%), alimentos e bebidas (5,0%), borracha e plástico (10,0%), celulose e papel (1,9%), minerais não metálicos (4,3%) e refino de petróleo (0,2%).

Aeroporto de Barreiras Da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado Para atender às determinações dos órgãos reguladores da Aeronáutica, a Secretaria Estadual de Infraestrutura, através do Derba, adquiriu três veículos contra incêndio AP2 (ataque principal), da indústria Triel HT, que produz veículos especiais contra incêndio com tecnologia nacional. Os dois primeiros serão para os aeroportos de Barreiras e Vitória da Conquista. A solenidade, com a pre-

sença do vice-governador e secretário Otto Alencar, entre outras autoridades, acontece nesta segunda-feira, 15, às 11h, no estacionamento da Seinfra, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O terceiro, que deve chegar no próximo mês, vai atender ao aeroporto de Feira de Santana.  Com esses três novos veículos será possível remanejar os outros existentes nos aeroportos e atender às exigências para todos os aeroportos concessionados, como os de Lençóis, Teixeira de Freitas e Valença.

Barbosa diz que trabalhará conforme as regras no comando do STF Débora Zampier Da Agência Brasil Brasília – O ministro Joaquim Barbosa, que foi eleito na quarta-feira, 10, para a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) até 2014, disse que sua gestão não terá muitas novidades. O ministro assume o cargo em novembro, com

a aposentadoria compulsória de Carlos Ayres Britto, que completará 70 anos. Barbosa disse que vai dar mais detalhes sobre sua gestão no futuro, mas que “com certeza não haverá turbulências nem grandes inovações. Vocês já devem ter percebido, eu gosto de agir by the books (segundo as regras, em tradução livre do inglês), nada além disso”, disse.

Perguntado sobre como pretende gerir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do qual também será presidente, Barbosa disse que fará uma atuação pontual. “É caso a caso. Eu não me afastei nenhuma vírgula do meu comportamento normal no Tribunal, de quase dez anos, no caso do mensalão. Não inovei absolutamente nada”, completou.

O futuro presidente do STF diz que não houve surpresa na sua eleição, pois ela já era aguardada segundo a tradição do STF de escolher os mais antigos. No entanto, considerou um “fato extraordinário” ser o primeiro presidente negro da Corte, em um país que vem formando maioria populacional negra. ■


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

CIDADE

19

Bahia está fora do Passageiro sem cinto Horário de Verão morre em capotagem Da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado

O governador Jaques Wagner anunciou nesta quinta-feira, 11, que a Bahia ficará fora do Horário de Verão 2012/2013, que começa a partir do dia 21 deste mês. Ele afirmou que a decisão foi tomada após receber os resultados de uma pesquisa encomendada junto à população, a qual indicou que 75% das pessoas são contra a adoção do horário antecipado.

Além disso, o governador havia recebido, na quarta-feira, 10, em seu Gabinete, representantes das seis maiores centrais sindicais do país, que pediram a saída do estado do Horário de Verão. Os sindicalistas argumentaram que o horário é prejudicial aos trabalhadores, que têm de acordar na madrugada, quando ainda é noite, para chegar ao trabalho, tornando a jornada mais cansativa e, portanto, mais propensa a acidentes de trabalho.

Doleiros são denunciados por evasão de divisas Da Assessoria de Imprensa do Ministério Público Federal na Bahia Cerca de US$ 4,4 milhões foram transferidos para os Estados Unidos entre outubro e dezembro de 2000. Para mascarar o esquema criminoso, os réus mantinham duas casas de câmbio em Salvador e uma sociedade financeira no Uruguai. O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou quatro doleiros baianos por evasão de divisas. Os réus faziam uso do Merchants Bank, nos Estados Unidos, para a realização das atividades ilícitas e mantinham duas casas de câmbio que operavam legalmente, em Salvador, e serviam de fachada para o envio ilegal de divisas e manutenção de depósitos, sem comunicação ao Banco Central do Brasil. De acordo com as apurações do MPF, entre outubro e dezembro de 2000, os denunciados promoveram, sem autorização legal, a saída para os EUA de cerca US$ 4,4 milhões e lá mantiveram, até 29 de dezembro, depósitos não declarados à repartição federal competente. Os doleiros ainda operavam com outras duas empresas, por meio de sócios-laranjas e outros associados, que

serviam de caixa dois das casas de câmbio. Segundo a denúncia de autoria do procurador da República André Batista Neves, o esquema criminoso foi descoberto a partir de investigações comandadas por autoridades norte-americanas, como resultado da cooperação internacional no caso Banestado, que apurou remessas ilegais de bilhões de dólares ao exterior, e da investigação denominada Living Large, do United States Department of Homeland Security. Empresa no Uruguai. As diligências levaram à identificação de uma empresa que operava nos EUA, com a colaboração de doleiros brasileiros, entre eles, os quatro denunciados. De acordo com o procurador, era um “vultoso esquema criminoso criado para iludir a ação dos órgãos fazendários e o controle de reservas monetárias da República Federativa do Brasil”. Também ficou comprovado que os doleiros mantinham uma sociedade anônima financeira no Uruguai, que servia para ocultar e dissimular, das autoridades norteamericanas, a verdadeira origem das divisas ilicitamente evadidas. NOTA DE REDAÇÃO: O MPF não divulgou o nome dos doleiros denunciados.

Acompanhe o noticiário policial da Cidade no site

DiariodoOeste.com.br

DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL ma pessoa morreu e outra ficou ferida em acidente na BR 135, próximo ao povoado Monte Alegre, região de Santa Rita de Cássia, na manhã de terçafeira, 9. Por volta das 6h30, após passar por um quebra-molas sem sinalização, o Fox preto placa JIN 9606, de Brasília (DF), perdeu o controle, saiu da pista e capotou após ultrapassar o acostamento. Um dos passageiros que estava no banco de trás, Afonso da Silva Teles, 33 anos, que não usava o cinto de segurança, foi lançado para fora do carro. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos. O carro era conduzido pelo policial militar

U

Renato Antônio Andrade, que teve ferimentos leves. Os outros dois passageiros, Francisco Souza Costa e Cristóvão Neves Silva, saíram ilesos. Os três usavam cinto de segurança. Segundo a Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Barreiras, é comum acontecer acidentes neste local devido à falta de sinalização do quebra-molas. A PRF informou, também, que já foram feitas solicitações ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre a falta de sinalização próxima ao quebra-molas. Uma arma de fogo do policial militar foi furtada do veículo e pode ter sido levada por curiosos que foram ver o acidente. O corpo de Afonso Teles foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, em Barreiras.

Duas grandes lojas Boa Sorte perde moto em assalto são arrombadas As lojas Novo Mundo e Avenida, no Centro, foram arrombadas na madrugada de segunda-feira, 8, no Centro. Por volta das 2h30, ladrões escalaram o teto da Novo Mundo, na rua Paraíba, com cordas e entraram na loja. O sistema de alarme não foi acionado. Foram levados produtos eletrônicos expostos nas prateleiras. Cerca de 30 minutos depois foi a vez da Loja Avenida ser arrombada. Foram levadas várias peças de roupas. Segundo a Polícia Civil, os dois locais foram arrombados por pessoas que conheciam o sistema de segurança dos locais.

Conversão proibida fere motociclista O entregador de gás identificado apenas por Adriano ficou ferido após bater sua moto Yamaha YBR 125 MWE 5435 em uma cami nho ne te S-10 con du zi da por Agemiro Talascsa, na noite de quarta-feira, 10, no Jardim Paraíso. O acidente acon te ceu por volta das 18h15 na Avenida Enedino Alves da Paixão, próximo à Pick-up Car. Segundo testemunhas, o veículo atingiu a moto quando tentou cortar caminho pelo canteiro que divide a avenida com a BR 020/242. O motorista da caminhonete admitiu o erro, mas alegou que o motociclista fez uma ultrapassagem perigosa e, por isso, não foi possível evitar o acidente. Com o impacto da batida, o entregador de gás foi lançado para debaixo de uma das rodas da caminhonete. Ele só não se feriu com gravidade por que pulou da moto antes da colisão. Teve apenas escoriações e foi enca mi nha do para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Valter Kennedy Boa Sorte teve sua moto roubada por dois ladrões na noite de domingo, 7, no Mimoso I. Por volta das 23h ele seguia pela rua São Francisco quando foi abordado por dois desconhecidos em uma motocicleta. O garupa desceu da moto e foi em direção a Valter Boa Sorte, agredindo-o com um soco no rosto. Depois, o agressor pegou a moto Honda CG 125 Fan KS placa NTU 9875 e fugiu com ela, sendo seguido pelo comparsa que estava na outra moto. Valter Boa Sorte não soube descrever as características dos assaltantes e nem a marca, modelo e placa da motocicleta que levava os ladrões.

Duas motos furtadas em quintais de casas O auxiliar de escritório Fernando Bruch, de 20 anos, teve sua motocicleta furtada no quintal de sua casa na madrugada de quarta-feira, 10, no Mimoso I. O dono do moto Honda Bross vermelha placa MVZ 4584 só percebeu que ela foi levada na manhã de quarta-feira, quando saiu para trabalhar. Ele disse que não ouviu nenhum barulho durante a madrugada vindo do terreno de sua casa, que fica na rua Ruy Barbosa. Segundo Fernando Bruch, o portão do pátio estava apenas encostado e a moto estacionada nos fundos da casa, o que facilitou a ação do ladrão. ● O eletricista Alexsandro Tavares da Cruz teve sua moto furtada na madruga de segunda-feira, 8, no Santa Cruz. Ele havia estacionado a Honda Biz vermelha placa NTG 3001 em frente à Feira Municipal e, ao retornar, por volta das 3h, não a encontrou no local. Ele acionou policiais militares que estavam em uma viatura. Apesar das buscas feita pela região, a moto não foi encontrada.■

NOTA DE ESCLARECIMENTO A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Luis Eduardo Magalhães (APAE-LEM) vem esclarecer algumas notícias que circularam na internet a seu respeito no período eleitoral. O site http://www.tvweb-barreiras.com/2012/10/oziel-oliveira-visita-apae-e-recebe.html divulgou que o candidato Oziel Oliveira esteve na APAE em reunião com as mães. Fato que não aconteceu, até mesmo porque a APAE é uma entidade apartidária e não permite campanha política em sua sede. Nenhum candidato a prefeito ou a vereador esteve na instituição para fazer campanha.


20

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

SOCIEDADE TIZZIANA OLIVEIRA

tizzianaoliveira@diariodooeste.com.br

Tour pela Europa O

casal Daiane Holnik, proprietária do escritório de contabilidade Phd, e Fábio Peixoto, médico anestesista, viajou na quinta-feira, 4, para a Europa. O casal Jane Andréia Souza e Thiago Francelino Carvalho acompanhou Daiane e Fábio na viagem. Os quatro visitaram Paris, Amsterdã e Roma, entre outras cidades.

● Na quinta-feira, 11, foi inaugurado o Honorio’s Caldos. O estabelecimento fica na Rua Mato Grosso, esquina com a Clériston Andrade, no Centro.

Cruzeiro pelo Caribe DAYANE Holnik e Fábio Peixoto em Paris.

De volta Jorge Carneiro, designer e decorador, natural de Porto Alegre, está de volta a Luís Eduardo Magalhães, depois de passar dois anos fora do Brasil. Ele morou na Irlanda, onde fez vários cursos complementares de designer de interior, e também fez curso em Florença, na Itália.

Vali Danzer, Elenice Donadel, Aline Lunardi e Rute Pacheco Granich. Manga Rosa, Jean Darrot, Nectarina e Fruta Cor são algumas das marcas de roupas à venda na loja, inclusive em tamanhos “Plus Size” (GG). A loja fica na Rua Paraíba, quadra 89, lote 1, sala 1, no Centro Comercial São Francisco, em frente à loja Dantas. As proprietárias são Carin Danzer e Fabiene Silva. A organização da vitrine e o buffet ficaram por conta de Bia Muller.

Liliana Cardoso. Em dezembro a Trip Turismo e o Spa irão sortear uma viagem para Vila Galé Marés (BA), para os clientes que fizerem a inscrição do programa “Meu peso ideal” ou no “Projeto Verão”. O projeto foi lançado no sábado, 6. Entre as presentes estavam Katty Trentin, Liliana Cardoso, Maria Eduarda Cardoso e Cristiane Hendges Tosta.

Workshop

JORGE CARNEIRO

As artistas plásticas Léia Puton e Noêmia Schmitt, proprietárias do Atelier Interart, realizam nestes sábado, 13, domingo, 14, e segunda-feira, 15, o workshop de pintura em tela. O artista plástico Duart`s, de São Paulo, ministrará o workshop em três turnos. Os interessados poderão entrar em contato com o Atelier Interart pelos telefones 3628.2363 ou 9962.3812. As vagas são limitadas. Duart’s é um dos maiores nomes da arte impressionista do Brasil, e ministra workshops incluindo florais, paisagens, figuras humanas, marinas e casarios por todo o país.

Em Miami, Rosiele e Sérgio Favoto embarcaram em um Cruzeiro, no navio Allure of the Seas, o mais recente e mais luxuoso transatlântico da Royal Caribbean. O navio tem sete bairros e recebe turistas do mundo inteiro, que se divertem em atividades lúdicas, gastronômicas, espetáculos de patinação no gelo, teatro. Os passageiros podem desfrutar até mesmo de um show musical da Broadway, como “Chicago: The Musical”. Rosieli e Sérgio atracaram em três ilhas: Saint Thomas, Saint Maarten e Bahamas. “O navio é o maior do mundo, me senti no Titanic, muito luxuoso... Realmente um paraíso,” disse Rosiele. O casal retornou na terça-feira, 9.

Aniversariantes

A ganhadora do sorteio do programa “Projeto Verão”, do SPA Carpe Diem, foi

Mais de 100 convidados prestigiaram a inauguração da loja Danzer, de roupas femininas e acessórios, na segunda-feira, 8. Entre as presentes estavam Mari Luza, Carla Luza, Jovi Franciosi, Eunice Cardoso, Josi Bublitz, Rafaela Mendes, Reni Willms,

Cabo Carlos e Carlos Alberto Koch comemoraram aniversário na segunda-feira, 8. Thiago Costa e Cledineuza Lorentz na terça-feira, 9. Cris Poletto, Liliane Santos e Ana Cassia Ribeiro da Silva Ribeiro na quartafeira, 10. Aramis THIAGO COSTA Pacheco, Nayara Pereira e Maiara Schwengber Correa na quinta-feira, 11. Melissa Petró Basso e Marcia Aparecida Mariussi Lauck na sextafeira, 12. Alkivone Cunha Santana Vieira comemora neste sábado, 13. Júlio Mattos no domingo, 14. ■

MARIELY Brites e Marceli Brites Schwengber

KATTY Trentin, Liliana Cardoso, Maria Eduarda Cardoso e Cristiane HendgesTosta

FABIENE Silva e Carin Danzer

Visita Quem esteve na Cidade foi Mariely Brites. Ela veio para uma visita aos pais e à irmã Marceli Brites Schwengber, que está grávida de seis meses. Estagiária da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, Mariely mora em Santos. Ela se formará no final do ano em Direito, e já passou na segunda fase do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Mari retornou na segunda-feira, 8, para Santos.

Projeto Verão

Nova Loja

PING-PONG MARLA RAQUEL MARTINS DA SILVA Administradora de empresas Qual sua ideia de felicidade? O que eu vivo hoje; sou feliz ao lado da minha família. Uma paixão: Meus filhos Uma meta: Criar meus filhos com a intenção de torná-los pessoas do bem. Por que Luís Eduardo Magalhães? Não conhecia, na verdade vim para acompanhar meu esposo. Saudade: Dos que moram longe. Sonho: Não costumo sonhar, sou muito realista. Por que sua profissão? Por influência do meu pai. E sou realizada no que faço. Comecei a trabalhar com nove anos, na empresa do meu pai. Mania: Acordar cedo. Moraria em: Qualquer lugar. O que não sai da sua bolsa: O celular. Tem loucura por: Meu marido, Luiz Xavier. Quais lugares gostaria de conhecer: Não gosto de sonhar... prefiro fazer e acontecer. Então, todo lugar que não conheço está ao meu alcance. O que mais lhe irrita: Inveja e falsidade. Como definiria sua personalidade: Extremamente forte. Música: Menina, de Paulinho Nogueira. Um livro: Cinquenta Tons de Cinza, E. L. James.  Estou lendo e amando. Uma ideia fixa: Ficar de bem com meu corpo. Um perfume: Cinéma, de Yves Saint Laurent Comida preferida: Camarão. Uma bebida: Suco de cajá. Não bebo bebida alcoólica. Medo: Do desconhecido. Frase: “Você é o seu maior patrimônio”. Louise Hay. Luís Eduardo Magalhães precisa de: Entretenimento.

ROSIELE e Sérgio Favoto


Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

ESPORTES/CIDADE

21

Seleção estreia em nova fase Luís Eduardo joga domingo contra Ipiaú nas quartas de final do Campeonato Intermunicipal DA REDAÇ‹O DE OESTE SEMANAL

A

seleção de futebol de Luís Eduardo Magalhães inicia neste domingo, 14, sua participação nas quartas de final do Campeonato Intermunicipal. O jogo, de ida, contra Ipiaú é o primeiro da melhor de dois encontros entre as duas seleções e será disputado no Estádio Ocival Rodrigues, em São Desidério, às 15h, com arbitragem de Germínio Vieira Santos (Belo Campo), auxiliado por Jonathan Chaves Machado (Brumado) e Wilson Costa Figueiredo (Macaúbas). O quarto árbitro será Marcos dos Santos, de Luís Eduardo Magalhães. O jogo de volta será no domingo, 21, em Iguaí. Nesta fase, caso haja empate em número de pontos ganhos, classifica-se a equipe que obtiver maior número de gols. Persistindo a igualdade, a disputa da vaga será por meio de cobrança de pênaltis, após a segunda partida. Esta é a primeira vez que a seleção luiseduardense vai além da primeira fase em uma competição de âmbito estadual. Na primeira fase, só conseguiu a classificação na última rodada e

ARQUIVO/LUCIANO DEMETRIUS

chegou a passar cinco rodadas seguidas sem vencer. Quarta colocada do grupo 6, com 11 pontos (três vitórias, dois empates e cinco derrotas; aproveitamento de 36,7%). Marcou 15 gols e sofreu 17. Tem a segunda pior defesa entre as 32 seleções classificadas às quartas de final (ao lado de Eunápolis e Valença, e atrás de Brumado, que levou 18 gols). Para o técnico Sebastião Silva, ape- SEBASTIÃO SILVA sar de a classificação ter acontecido na última rodada da primeira fase e a equipe ter uma campanha instável, o momento é considerado de reação. “A classificação inédita para uma outra fase de um campeonato de

nível estadual e a forma como aconteceu, precisando vencer e torcer pela derrota de um concorrente (seleção de Condeúba) estimulou o grupo. Para os jogadores, agora é como se fosse um outro campeonato. O que precisamos é de um bom resultado no primeiro jogo, para jogar com tranquilidade na casa do adversário”, afirmou. O treinador admitiu que as poucas informações que tem da seleção de Ipiaú são os seus resultados na primeira fase. “Sei que o adversário fez uma boa campanha, perdeu só uma vez, e tem um bom ataque. Não conheço seus jogadores,

Ðltima chance para a seleção B Vencer o rival e iniciar a reabilitação ou perder e ver reduzidas as possibilidades de classificação às semifinais do Campeonato Intermunicipal de Seleções Amadoras do Oeste. Não há outra opção para a seleção B de futebol de Luís Eduardo Magalhães, que joga neste sábado, 13, a partir das 18h, no Estádio Gerado Pereira, em Barreiras, diante da seleção local. Com duas derrotas em dois jogos, os luiseduardenses precisam reagir justamente contra a líder da competição, com quatro pontos, e seu algoz na competição regional em 2011 (Barreiras eliminou Luís Eduardo Magalhães nas

quartas de final). O técnico Jéder de Oliveira assegura que, apesar da necessidade de vencer para continuar com chances de classificação em um jogo contra o maior rival, o grupo de jogadores está preparado psicologicamente para a partida. “Tivemos intervalo de uma semana para rever os erros cometidos nas duas primeiras rodadas. Apesar da dificuldade prevista para enfrentar Barreiras, tenho confiança no meu elenco. Não adianta ficarmos reclamando das dificuldades na tabela e também fora de campo. Agora é manter a seriedade e buscar a primeira

Rotary

A Congregação da Igreja de Deus no Brasil (sede Mimoso II) comemora seu primeiro ano com celebrações entre os dias 26 e 28 de outubro, sempre a par tir das 19h30. O evento será na sede da congregação na rua Pataxó, quadra 37, lote 12. Participação do Pastor Demison e das levitas Débora e Elisama, de Barreiras. Mais informações pelo telefone (77) 9983-0828.

Será realizado no sábado, 20, às 20h, o Jantar Dourado do Rotary, no Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo dos Gerais. Mais informações pelo telefone (77) 9971-6201.

Sebrae

Será inaugurado neste domingo, 14, a par tir das 11h, o restaurante Skapino Beer, na rua Clériston Andrade, ao lado Igreja da Graça e em frente à Barreiras Cartuchos. Mais informações pelo telefone (77) 9990-8369.

Será realizado entre a terça-feira, 16, e a sexta-feira, 19, das 19h às 22h45, na sede do Sebrae de Luís Eduardo Magalhães, o curso Atendimento ao Cliente. No programa, o perfil do profissional de atendimento; habilidades essenciais do profissional de atendimento; satisfação do cliente; ações de estímulo à indicação de clientes; índice de satisfação do cliente. Mais informações pelos telefones (77) 3628-2790.

Inauguração

Lembrete ● Prossegue nestes sábado, 13, e domingo, 14, sempre a par tir das 20h, o Luís Eduardo Rodeio Show, ao lado do Mercado Municipal. Rodeio profissional com touro,

O adversário. Luís Eduardo Magalhães terá pela frente um adversário com um dos melhores retrospectos da primeira fase do Campeonato Intermunicipal. A seleção de Ipiaú ficou em primeiro lugar no Grupo 5, com 21 pontos; venceu seis partidas, empatou três e perdeu apenas uma vez em dez jogos disputados (aproveitamento de 70%) e tem a sétima melhor pontuação da competição. Ipiaú tem ainda o terceiro melhor ataque da primeira fase, com 20 gols, ao lado das seleções de Santo Amaro e Crisópolis, e atrás apenas de Brumado (33 gols) e Itambé (21). Sua defesa é a segunda menos vazada do Intermunicipal, com apenas três gols sofridos (perde apenas para Coaraci, que levou somente um gol). O adversário de Luís Eduardo aplicou a segunda maior goleada da competição (8 a 1 sobre Iguaí, na 10ª rodada) e a maior de uma equipe visitante (6 a 1 diante de Jequié, na 7ª rodada).

ARQUIVO/LUCIANO DEMETRIUS

a possibilidade de reformulação da equipe titular. “Na minha avaliação, não temos muito o que mudar. Temos os melhores jogadores em cada posição, além de termos outros três atletas que estão servindo à seleção principal e que, em breve, podem ser integrados ao nosso grupo”, disse o treinador, que preferiu omitir o nome dos três jogadores que estão na seleção que disputa o Campeonato Intermunicipal. Quanto à escalação da equipe principal, Jéder de Oliveira prefere anunciá-la minutos antes da partida. Até a quarta-feira, 10, nem mesmo a convocação dos jogadores havia sido feita pelo técnico da seleção luiseduardense.

JEDER DE OLIVEIRA vitória na competição, dentro do campo do maior rival”, afirmou. Nem mesmo as duas derrotas provocaram

AGENDA Comemoração

por isso vou me preocupar com a forma como minha equipe atua”, disse.

Outros jogos. No domingo, 14, Paratinga joga com São Desidério, às 18h, no Estádio Waldomiro Cruz, em Paratinga. Já Barra x Bom Jesus da Lapa e Santana x Paratinga, na sexta-feira, 12, foram disputados após o fechamento desta edição, no início da noite de quinta-feira, 11.

Informações para esta seção: oestesemanal@diariodooeste.com.br

show pirotécnico, prova dos três tambores e apresentação do Palhaço Chulé. Na Boate Arena Country, no sábado, show com Hugo Guimma, e no domingo, apresentação do cantor André Felipe. ● O consultor Waldez Luiz Ludwig, ex-colunista da Globo News, ministra a palestra O que você é capaz de fazer com o que tem em mãos?, na quarta-feira, 17 de outubro, às 19h, no auditório do Hotel Saint Louis. Mais informações pelo telefone (77) 3628-2790 e 3628-3353. ● O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realiza na quarta-feira, 17 de outubro, o 5º Seminário de Agricultura de Precisão, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. O professor colaborador da Escola de Engenharia de São Carlos (SP) Ricardo Inamasu ministrará a palestra Conceitos básicos de agricultura de precisão; o professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria Telmo Andrade abordará o tema Manejo de lavouras para alto rendimento, a experiência de produtores. Mais informações e inscrições pelo telefone (77) 3628-2777 ou pelo blog

www.canaldoprodutor.com.br/agricultura-precisao. ● Também na quarta-feira, 17 de outubro, a Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem) promove o Seminário Regional de Marketing, no Hotel Saint Louis, a par tir das 20h. Mais informações pelo telefone (77) 3628-2790. ● A Faahf está com inscrições aber tas para os cursos em MBA em gestão estratégica do Agronegócio (início em 19 de outubro) e de especialização em Metodologia do ensino superior (início em 26 de outubro). Mais informações pelo telefone (77) 3628-9900. ● Será realizada na sexta-feira, 19 de outubro, a Exclusive Party (festa de Electro House), na Toca do Urubu (Avenida Salvador com rua José Cardoso de Lima), a par tir das 22h. Shows com a Banda Groove Live, que vai lançar seus dois primeiros single, e com o DJ Marciano. Os 100 primeiros ingressos custarão R$ 15. Mais informações pelo telefone (77) 9924-7887. ■


22

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

GENTE JOVEM RAFAEL DIAS rafaeldias@diariodooeste.com.br

Em Bonito A turma que disputa provas de laço comprido, representando o CTG Sinuelo dos Gerais, embarcou para Bonito, no Mato Grosso do Sul, para participar do Rodeio Internacional de Bonito, que aconteceu no decorrer da semana.

Barbosa, representante da Microquímica, e da mãe Ingrid Barbosa. A festinha aconteceu em sua residência, no sábado, 6.

Rock no quintal

NO QUATRO ESTAÇÕES HALL. Douglas

Batista e Geisa Freitas...

... Marina Romeiro e Jéssica Vérri...

Dupla atrai 5 mil dupla sertaneja Thaeme e Thiago fez sua primeira apresentação no Estado da Bahia. Com um público de aproximadamente 5 mil pessoas no Quatro Estações Hall, na noite de sexta, 5, eles mostraram por que vêm crescendo no cenário sertanejo nacional. Abrindo a noite e aquecendo o público, a dupla sertaneja da Cidade João Pedro e Júnior tocou alguns sucessos do gênero. Thaeme e Thiago abriram o show com a música “Ai que dó”, que está incluindo a dupla entre as principais do país. Em seguida, música após múscia, o público cantava junto. Após o show a dupla atendeu os fãs que aguardavam para um autográfo e uma lembrança fotográfica. Fechando a noite, o DJ Marsciano tocou os sucessos de momento do Pop e House Music.

A

O sábado, 6, véspera da eleição, sem muitas opções de diversão na Cidade, teve uma tarde de rock´n roll. Combinado entre amigos, a tarde de rock aconteceu no quintal da casa de Luciano Dalmolin. O local serviu para o ensaio aberto da banda We Need a Name. Após o ensaio, os instrumentos ficaram disponíveis para os músicos presentes mostrarem seus dons. Com muita música, o evento encerrou-se tarde da noite.

CAMILA PIANI

THATY CADORE

ANA BISATTO

LETICIA LASMAR

Em Barreiras Nilson Viana esteve em Barreiras na tarde de sábado, 6, para a festa de aniversário da amiga Thaís Campos. O evento aconteceu em uma chácara particular e teve a presença de amigos e familiares. A festa exigia o uso da cor branca.

Na Cidade

... Thaeme e Thiago...

... Lucas Barreto e Adriene Kist.

Aniversariantes

Despedida

Em Goiânia

Ana Sophia comemorou seu segundo ano de vida ao lado de coleguinhas e do pai Pablo

● Aniversariantes em destaque da semana foram: na segunda, 8,Tatiana Huff, Rodrigo Aloísio, Cássia Casanova, Thaty Cadore, Samile Thielke e Flávia Faria; na terça, 9, Renata Zamboni, Matheus Fagundes, Lara de Araújo, Ingrid Piretti e Silvano Regalin; na quarta, 10, Leandro Terra, Rosana Dal Bosco, Monique Ficanha e Lorrane Barros; na quinta, 11, Chico Mendes, Leticia Lasmar, Cristiano Cardoso, Naraiara Folha Lustosa, Nayara Pereira, Adryano Santana Dourado e Diouglas Hoppe; na sexta, 12, Mariana Portella, Mariah Lobake Fioreze, Gabriele Ferrari, Wanderson Schmidt e Danielle Novais. Nesse sábado, 13, comemoram Ana Paula Bisatto, Ivan Scapini, Jéssica Cunha e Cinara Cezimbra. Neste domingo, 14, é a vez de Camila Piani, Jéssica Carvalho, Drika Kolln Lorenzi, Lethicia Rosa Gama, Sabrina Porfiria Woyakoski, Adilso Pagliosa, Alexandra Martini, Pamela Juwer e Julio Mattos.  ■

A dupla sertaneja Denis e Dennyel se despede da regiãoOeste da Bahia. Seguirá para Goiânia, onde passará a residir. A dupla conseguiu firmar contrato com uma gravadora local e agora busca alcançar o sucesso. A despedida dos baianos ocorreu na noite de quinta-feira, 11, com show no Boteco Crioula, em Barreiras.

Joana Ayalla Dourado esteve em Goiânia no último final de semana. Ela foi assistir ao jogo do clube de coração, o Vasco da Gama. O jogo aconteceu no Estádio Serra Dourada contra o Atlético Goianiense, e foi válido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. O Vasco venceu por 1 a 0.

ANA SHOPIA

JOANA AYALLA DOURADO

Luís Eduardo recebeu grande número de jovens que estudam fora e vieram para votar no domingo, 7. De Minas Gerais vieram Rodrigo Aloisio e a irmã, Carla; ambos cursam medicina. De Goiânia, os irmãos Carla, que faz curso pré-vestibular, e Matheus Fagundes, que cursa agronomia na UFG.

Visita Quem esteve na Cidade no último final de semana foi Dimas Stresser. Ele veio rever amigos e parentes em Luís Eduardo, onde morou muitos anos. Atualmente, Dimas mora em Maringá, no Paraná.

Aprovada Danielle Novais está radiante. Ela recebeu nessa semana a notícia de que foi aprovada no processo seletivo da Unifenas (Universidade de Alfenas, em Minas Gerais). O curso escolhido foi o de medicina. Danielle já prepara a mudança para sua nova moradia, no próximo ano.

Comemorando Luana Sartori está feliz da vida com sua aprovação na segunda colocação para a vaga de estágio na Procuradoria da Fazenda Nacional em Goiás. Ela assumiu a vaga no último final de semana e aproveitou para comemorar com as amigas. Luana cursa Direito na Pontifícia Universidade Católica do Goiás.


23

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

L I N H A S D E ATA Q U E Conclusão da página 24 no domingo, 7, por uma razão especial: não chegava ao pódio desde outubro de 2010 (ou há 35 provas da categoria). Para seu azar, o resultado foi ofuscado no Brasil em virtude da realização das eleições municipais. Quem sabe, em breve, o piloto da Ferrari tenha a sorte de comemorar com maior visibilidade uma vitória, que não acontece desde o GP do Brasil de novembro de 2008.

Rebaixados e suspensos Ipiranga e Saqueiro estão rebaixados e suspensos por um ano das competições promovidas pela Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães (LDLEM). A decisão aconteceu em reunião da entidade com os representantes dos outros oito clubes da Série A do Campeonato Municipal de Futebol Amador (Boa Vista, Flamenguinho, Juventus, Portelinha, Roma, Valência, Vento em Popa e União). Em comum acordo, dirigentes da Liga e dos clubes assinaram um documento que suspende Ipiranga e Saqueiro por não terem comparecido aos jogos contra Juventus (dia 22 de setembro) e Portelinha (29 de setembro), respectivamente, durante a primeira faz da competição. O Ipiranga já estava matematicamente rebaixado, enquanto o Saqueiro – que ainda tinha um jogo atrasado contra o Roma – foi punido com a queda à Série B e teve cancelada a partida por disputar. As duas equipes só retornam à Série B em 2014.

Luís Eduardo Magalhães que disputam, respectivamente, o Campeonato Intermunicipal e o Campeonato Intermunicipal de Seleções Amadoras do Oeste. O Vento em Popa é a equipe que mais cede atletas para as duas representantes de Luís Eduardo Magalhães nas competições estadual e regional.

Série B A Liga Desportiva vai reunir-se com os representantes das duas finalistas (Santa Cruz e Udinese) e as que vão disputar o terceiro lugar (Ajax e Vitória) da Série B do Campeonato Municipal de Futebol Amador para definir as datas, horários e locais dos jogos decisivos da competição.

Minoria baiana Com apenas sete atletas, a Bahia é o segundo Estado com menor número de representantes na sétima edição das Paraolimpíadas Escolares entre a terçafeira, 16, e a sexta-feira, 19, em São Paulo. Apenas Mato Grosso, com dois atletas, tem menor delegação que os baianos. São Paulo (135), rio de Janeiro (121) e Santa Catarina (104) têm as maiores delegações. No total, participarão 1.201 atletas de 24 estados e do Distrito Federal (apenas Roraima e Tocantins não estarão representados). Serão disputadas dez modalidades (atletismo, bocha, judô, tênis de mesa, vôlei sentado, futebol de 5 - para cegos -, futebol de 7 para paralisados cerebrais- , goalball, natação e tênis em cadeira de rodas.

Relembrando

Ameaça

O time do Ipiranga chegou ao local do jogo contra o Juventus (Campo da Bunge) cerca de uma hora e meia após o horário marcado para o início da partida (15h30). Na manhã do mesmo dia 22 de setembro, porém, dirigentes do Ipiranga haviam dito a dirigentes da Liga que seria incerta a presença da equipe no jogo contra o Juventus, pois já estava eliminada e rebaixada. Já o Saqueiro não compareceu para jogar diante do Portelinha no Campo da Vila Buriti, no dia 29 de setembro, justificando não ter transporte para levar seus jogadores ao local da partida.

Os horários dos jogos da Copa do Mundo de 2012, no Brasil, já causaram reações por parte da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf ). O horário das 13h (com 24 em 64 dos jogos da competição) preocupa a entidade, cujo presidente, Rinaldo Martorelli, enviou carta à Fifa pedindo respeito aos direitos dos jogadores e, caso não seja atendido, a Fenapaf ameaça paralisar a Copa. Segundo Rinaldo Martorelli, os jogos do início da tarde expõem os atletas a riscos de saúde. A Fifa, por sua vez, informou que até a quinta-feira, 11, não havia recebido nenhuma correspondência da Fanapaf. Mesmo assim, afirmou que a entidade considera “altamente prioritária” a saúde dos jogadores, acima de quaisquer interesses na organização de um torneio como a Copa.

Quartas de final A Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães (LDLEM) anunciou as datas, horários e local dos jogos das quartas de final da Série A do Campeonato Municipal de Futebol Amador. Os quatro confrontos serão realizados no Campo da Bunge, sempre às 15h. Neste domingo, 14, Juventus x Boa Vista; no dia 21, Flamenguinho x Valência; no dia 28, Portelinha x União; na sexta-feira, 2 de novembro, Vento em Popa x Roma.

Auxílio às seleções Segundo a LDLEM, o jogo do Vento em Popa foi marcado para o feriado de 2 de novembro (sexta-feira) a fim de facilitar a convocação das seleções principal e B de

Frase “Em Brasília, em julho, a umidade cai a níveis de um deserto. Imagina um jogo às 13h? Já Natal e Recife terão jogos às 13h. Imagina uma seleção da Europa jogando lá?”, disse o presidente da Fenapaf, Ricardo Martorelli, contestando os excessivos números de jogos marcados para as 13h na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Caminhos do Brasileirão Ainda faltam nove rodadas para o térmi-

no da Série A do Campeonato Brasileiro, mas esta é uma das raras edições (desde a implantação dos pontos corridos, em 2003) em que há um endereço certo para cada clube de acordo com a sua posição na tabela. Na parte de cima, o Fluminense (65 pontos) só deixa escapar o título se fizer muito esforço. O segundo colocado, Atlético (MG), com 56 pontos, vai precisar de um esforço fora do comum para diminuir a diferença. Outro que ainda aspira ao titulo é o Grêmio, com 53 pontos (até o fechamento desta edição, quinta-feira, 11). O tricolor gaúcho enfrentou o Sport, na mesma quinta-feira e, a depender dos resultados, pode sonhar em ameaçar o Flu. Um empate ou derrota já deixam o Grêmio praticamente fora da disputa.

Rumo à Libertadores Independentemente de quem seja o campeão, Fluminense e Atlético (MG) já estão próximos da Taça Libertadores de 2013. O Grêmio, a caminho. Restaria, então, uma vaga a ser disputada entre Vasco (50 pontos), São Paulo (49) e Internacional (45). Já as oito vagas para a Sul-Americana serão disputadas no emaranhado entre as que não conseguiram lugar na Libertadores e aos que fugiram do rebaixamento.

Contra a queda Atlético (GO), com 20 pontos, já se prepara para disputar a Série B, em 2013. Figueirense (25) respira, mas com ajuda de aparelhos. Sport (26) e Palmeiras (27) jogariam nesta quinta-feira, 11, contra Grêmio e Coritiba, respectivamente. Com uma vitória, o Sport volta a lutar contra o descenso. Já o Palmeiras, que enfrentou um concorrente direto contra o rebaixamento (Coritiba, 32 pontos), ganha oxigênio para fugir da degola. Em caso de empate ou derrota, complica-se. Bahia e Flamengo (ambos estacionadoscom 35 pontos) não podem vacilar. A Portuguesa, com 36, está com o sinal amarelo ligado.

Lá de baixo Na Série B, pode se considerar certas as ascensões de Vitória (60 pontos), Criciúma (58) e Goiás (55), até o fechamento desta edição na quinta-feira, 11. As três equipes jogam neste sábado, 13, fora de casa diante de Paraná (Vitória), Boa (Criciúma) e América-MG (Goiás). A nove rodadas do

final da competição, quem vencer das três primeiras colocadas já está praticamente certa na Série A de 2013. A quarta e última vaga vai ficar na disputa acirrada entre São Caetano (53 pontos); Atlético-PR e Joinville (ambos com 49). Avaí (43) e Ceará (42) têm chances remotas.

Contra a terceirona Ipatinga (18 pontos) só cumpre tabela, não tem mais como evitar o rebaixamento. Grêmio Barueri (21) também caminha rumo à queda. Bragantino (24) e Guaratinguetá (25) ainda lutam desesperadamente contra os que estão fora da zona de risco (CRB, 29; ABC, 33). Paraná (35) e Guarani (37) também precisam se cuidar.

Série C Ainda em sua primeira fase, a Série C do Brasileiro têm apenas duas equipes confirmadas na próxima etapa: Luverdense e Fortaleza, líder e vice-líder, respectivamente, do Grupo A. No grupo B a liderança é dividia entre Macaé (RJ) e Chapecoense, ambos com 26 pontos. Nesta competição, as 20 equipes estão divididas em dois grupos de dez times. Classificam-se quatro de cada grupo para a segunda fase. As oito classificadas serão divididas em dois grupos de quatro. As duas primeiras colocadas de cada quadrangular sobem para a Série B de 2013. Equipes que recentemente estiveram na Série A (Brasiliense, Santo André, Paysandu, Fortaleza) hoje lutam para escapar da “terceirona”. Dentre estas, o risco maior é do Santo André (que disputou a elite, em 2009, e foi campeão da Copa do Brasil, em 2004) que é o antepenúltimo do grupo B, com 17 pontos, e luta contra Madureira (RJ) e Tupi (MG) para não cair para a Série D (sim, no Brasil também existe a quarta divisão).

Quarta divisão Crac, de Catalão (GO), e Sampaio Correia, de São Luís (MA), decidem a partir deste domingo, 14, em melhor de duas partidas, o título da Série D do Campeonato Brasileiro. As duas equipes já estão garantidas na Série C do próximo ano, ao lado de Mogi Mirim (SP) e Baraúnas (RN). O Juventude, de Caxias do Sul (RS), campeão da Copa do Brasil de 1999 e que participou da Série A do Brasileiro entre 1994 e 2007, ininterruptamente, está na “quarta divisão” desde 2010. Em 2012, foi eliminado nas oitavas de final para o Cianorte (PR). ■


24

Oeste Semanal ❒ Luís Eduardo Magalhães, 13 a 19 de outubro de 2012

L I N H A S D E ATA Q U E LUCIANO DEMETRIUS lucianodemetrius@diariodooeste.com.br

Decisões no futsal S

erão conhecidos neste sábado, 13, e domingo, 14, os semifinalistas da categoria adulto da IV Taça Fábio Lauck de Futsal, disputada na quadra do Ginásio Terra Agrícola, no Jardim Paraíso. Na sexta-feira, 12, os jogos Udinese x Olcatrans; Roma x Santa Cruz; Grêmio do Oeste x Asmeg e Young Boys x Vento em Popa, válidos pela quarta rodada, foram disputados após o fechamento desta edição. Antes, pela terceira rodada, no sábado, 6, Asmeg e Santa Cruz empataram por 10 a 10; o Vento em Popa aplicou a maior goleada da competição ao fazer 17 a 4 no Acadêmicos; a Roma derrotou a MEC-Agrovita por 5 a 4 e a Udinese venceu Young Boys por 10 a 9. Com estes resultados, Young Boys e Udinese dividem a liderança do grupo A com seis pontos cada (com vantagem para Young Boys no saldo de gols: 14 a 6); em seguida estão Vento em Popa (saldo de 12 gols) e Olcatrans (seis gols de déficit); e a eliminada Acadêmicos está na lanterna sem nenhum ponto conquistado (três derrotas em três jogos). Já no grupo B quem lidera é o Santa Cruz, com sete pontos, e que precisa de apenas um ponto para ir às semifinais; em segundo lugar aparece Roma, com seis; em terceiro, Asmeg com quatro pontos; em quarto lugar, sem nenhum ponto ganho, dividem a última posição Grêmio do Oeste e Mec-Agrovita (esta já eliminada). No sábado, 13, jogam pela quinta rodada Asmeg e Roma, às 19h; e Olcatrans e Acadêmicos (20h30). No domingo, 14, complementam a última rodada da primeira fase Vento em Popa e Udinese (9h); e Mec-Agrovita e Grêmio do Oeste (10h30).

Tênis Será disputada entre a quarta-feira, 17, e o domingo, 20, a 5ª Etapa do Circuito unificado de Tênis do Oeste da Bahia. Os jogos

serão nas quadras de saibro do Condomínio Pedra do Sonho, no Jardim Paraíso, e no Horti Fruti, no Mimoso I, nas classes A, B, C e D (masculina) e A e B (feminina).

Bancada da bola Entre os ex-jogadores de futebol e dirigentes que tentaram se eleger vereador por vários Estados brasileiros, poucos tiveram sucesso nas urnas no dia 7 de ou- tubro. Apenas Marco Aurélio Cunha (ex-superintendente do São Paulo), em São Paulo; Washington (ex-atacante de Atlético-PR, Fluminense e São Paulo), em Caxias do Sul (RS); Tupãzinho (ex-atacante do Corinthians), em Tupã (SP); Paulo Rink (ex-atacante do Atlético-PR), em Curitiba; Vandick (ex-atacante do Paysandu), em Belém; e Tarciso (ex-meia do Grêmio), em Porto Alegre, foram eleitos.

De fora Não se elegeram Marcelinho Carioca (exatacante do Corinthians), Ademir da Guia (ex-meia do Palmeiras) e Dinei (ex-atacante do Corinthians), em São Paulo; Velloso (exgoleiro do Palmeiras), em Araras (SP); Carlos Miguel (ex-meia do São Paulo), em Cachoeirinha (RS); Patrícia Amorim (presidente do Flamengo), Andrade (ex-jogador do Flamengo), Marcos Braz (ex-vice do Flamengo) e Gonçalves (ex-zagueiro do Botafogo), no Rio de Janeiro; Fábio Noronha

(ex-goleiro de Flamengo), em Teófilo Otoni (MG); Dinho (ex-volante do Grêmio) e Fabiano (ex-atacante do Internacional), em Porto Alegre; Ricardo Pinto (ex-goleiro do Atlético-PR), em Curitiba; Mazaropi (exgoleiro do Grêmio); em Sapucaia do Sul (RS); Paulo Roberto Prestes (ex-lateral do Atlético-MG), em Belo Horizonte; e Carlos Germano (ex-goleiro do Vasco), em Cachoeiras de Macacu (RJ).

Por aqui Em Luís Eduardo Magalhães, três candidatos ligados ao esporte tentaram vaga na Câmara Municipal nas últimas eleições. Nenhum se elegeu. Valtair Fontana (exsecretário de Esporte e Lazer) e Mário de Almeida Machado (ex-presidente da Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães) conseguiram 375 votos cada. O técnico e professor de escolinhas de futebol Nestor da Silva Reges teve 151 votos.

Em branco O piloto Felipe Massa comemorou o segundo lugar no Grande Prêmio do Japão Continua na página 23 ➧


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.