Edição 1078

Page 1

Diário da Cuesta

NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU

Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br

“TERRA À VISTA!” O HISTÓRICO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL!

FAZENDA LAGEADO:

SHOW “ORIGENS”

DO QUARTETO CAIPIRA PAULISTA

No dia 23 de abril, terça-feira, a partir das 20h, no auditório da Fazenda Lageado, com entrada franca, o Quarteto Caipira Paulista apresenta o show “Origens” onde interpreta clássicos da música caipira e canções autorais.

PÁGINA 3

O Rei Dom Manuel I, de Portugal, determinou a expedição de Pedro Álvares Cabral com o objetivo de comercializar com a Índia e de verificar as possibilidades de Portugal na América: a maior frota já constituída até então. Tendo partido a esquadra de Cabral, dia 9 de março de 1500, com 13 embarcações e com uma tripulação de 1500 homens Cabral se afastou em direção ao Ocidente sob pretexto de evitar um trecho de “calmarias” (zonas com ausência de ventos). E vieram parar no Brasil, depois de 44 dias de viagem. Na manhã do dia 22 de Abril de 1500, a expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral diz a famosa frase “Terra à Vista!” ao avistarem um monte (Monte Pascoal), no sul da atual Bahia. E no dia 26 de abril foi celebrada a primeira missa em solo brasileiro, decretando a posse da terra a Pedro Álvarez Cabral, em nome do rei de Portugal, D. Manuel I.

Acreditava-se que a data da chegada dos portugueses era 3 de maio... Só em 1817, quando o padre Manuel de Aires de Casal encontrou a Carta de Pero Vaz de Caminha comunicando ao Rei o descobrimento e as primeiras impressões é que foi resgatada a data exata, com a chegada dos portugueses em 22 de abril.

Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e, finalmente, BRASIL!

Você encontra aqui as edições do Diário da Cuesta
ANO IV Nº 1078 SEGUNDA-FEIRA , 22 DE ABRIL DE 2024
http://blogdodelmanto.blogspot.com

EDITORIAL

22 de Abril: Descobrimento do Brasil.

É fascinante como a história do Brasil está entrelaçada com estratégias geopolíticas e descobertas marcantes. A chegada de Pedro Álvares Cabral em 1500 marcou o início de uma nova era para o país, com importantes repercussões para Portugal e para o mundo. E a manobra de Dom João VI em 1808 mostra o quão astutas foram as jogadas políticas da época.

Pedro Alvarez Cabral a serviço do Reino de Portugal realiza a grande descoberta de novas e importantes terras. Com sua bem preparada frota explorado-

ra, a maior daqueles tempos...

Hoje, a “Terra de Santa Cruz” representa o acerto da política real portuguesa na ampliação de seu comércio mundial além das descobertas de novas terras produtivas e rentáveis para o Reino de Portugal.

Sendo certo que Dom João VI “redescobriu” o Brasil, em 1808, quando trouxe toda a Corte Real Portuguesa “enganando” Napoleão Bonaparte que declarou:

“Foi o único que me enganou”.

Era a bem sucedida estratégia portuguesa que se antecipou à invasão de Portugal por Napoleão.

A verdade é que o plano de mudança da sede do Império de Portugal não se limitava à formação de um país, mas, também, a afirmar essa soberania portuguesa no mundo.

Ainda em 1808, forças portuguesas invadiram a Guiana Francesa, que se rendeu sem resistência... Era uma espécie de “troco” à invasão francesa de Portugal. É Registro Histórico.

A Direção.

O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

Diário da Cuesta 2
14.99745.6604 - 14. 991929689
DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU WEBJORNALISMO DIÁRIO
EXPEDIENTE DIRETOR: Armando Moraes Delmanto EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes Contato@diariodacuesta.com.br Tels:
NA
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.