Edição 1090

Page 1

Diário da Cuesta

Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br

Avião agrícola da Embraer, fabricado em Botucatu, será usado em testes para homologar pulverização aérea de produtos para combater pragas em plantações no Brasil

A Embraer, empresa brasileira de aviação, divulgou que o avião agrícola Ipanema EMB-203, fabricado em Botucatu, será usado por uma empresa holandesa para pulverização de produtos para combater pragas em plantações no Brasil. O objetivo é certificar a metodologia.

De acordo com a Embraer, haverá uma série de testes para homologar a metodologia de aplicação aérea de defensivos biológicos do Brasil. O projeto é tido como pioneiro pela empresa e quer promover a sustentabilidade no agronegócio.

Leia Noticias)

Torre Eyffel: o monumento mais visitado do mundo.

Cartão Postal de Paris !!!

A Torre Eiffel se ergueu no céu de Paris no fim do século XIX e festejou seus 130 anos em 2019. Símbolo do país, esta obra, inicialmente, não estava prevista para durar. A data chave associada à história da Torre Eiffel é inegavelmente a Exposição Universal de 1889. Na ocasião do Centenário da Revolução Francesa, um grande concurso havia sido organizado, tendo como tema a “possibilidade de erguer sobre o Campo de Marte uma torre de ferro, de base quadrada, com 125 metros de largura e 300 metros de altura”. Dos 107 projetos apresentados, o de Gustave Eiffel foi o escolhido. Ele tinha a seu lado Maurice Koechlin e Emile Nouguier, como engenheiros, e Stephen Sauvestre, como arquiteto. Quando o monumento é inaugurado, Gustave Eiffel sobe os 1710 degraus da torre, que nesta época tinha 312 metros de altura, para colocar no seu topo a bandeira tricolor. A Torre Eyffel é oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal de Paris/França. (06/05/1889)

ANO IV Nº 1090 SEGUNDA-FEIRA , 6 DE MAIO DE 2024
EM BOTUCATU
(Fonte:
Avião Ipanema de Embraer. (Foto Divulgação/Embraer)

TORRE EYFFEL

O projeto da Torre Eiffel é atribuído a Maurice Koechlin e Émile Nouguier, dois engenheiros seniores que trabalham para a Compagnie des Établissements Eiffel de Gustave Eiffel. Foi idealizado após discussão sobre uma peça central adequada para a proposta de Exposição Universal de 1889, uma feira mundial para celebrar o centenário da Revolução Francesa. Eiffel reconheceu abertamente que a inspiração para uma torre veio do Observatório Latting construído na cidade de Nova York em 1853. Em maio de 1884, trabalhando em casa, Koechlin fez um esboço de sua ideia, descrita por ele como “um grande pilão, consistindo de quatro vigas treliçadas separadas na base e unidas no topo, unidas por treliças de metal em intervalos regulares”.

Eiffel inicialmente mostrou pouco entusiasmo com o projeto, mas aprovou um estudo mais aprofundado, e os dois engenheiros pediram a Stephen Sauvestre, chefe do departamento de arquitetura da empresa, que contribuísse. Sauvestre acrescentou arcos decorativos à base da torre, um pavilhão de vidro ao primeiro nível e outros enfeites. A nova versão ganhou o apoio de Eiffel: ele comprou os direitos da patente sobre o projeto que Koechlin, Nougier e

Sauvestre haviam retirado, e o projeto foi exibido na Exposição de Artes Decorativas no outono de 1884 sob o nome da empresa. Em 30 de março de 1885, Eiffel apresentou seus planos à Société des Ingénieurs Civils.

O projeto fez surgir, na época, numerosos destratores que consideraram a Torre como uma ameaça à estética da cidade através da carta de Protesto dos Artistas contra a Torre do Sr. Eiffel. Uma torre de ferro erguida em pleno coração de Paris não convinha, segundo eles, por contrastar demasiadamente com a elegância e a beleza refinada da cidade. Verlaine, por exemplo, apelidou a Torre Eiffel de “esqueleto de Beffroi” para descrever a aparência pouco graciosa do monumento, uma torre gigante que iria “desfigurar” a cidade.

A frágil e delicada torre de ferro será erguida apesar dos protestos. Os trabalhos duram 2 anos e se desenrolam em 3 etapas, uma vez as fundações construídas : a construção do primeiro andar, terminado em 1° de abril de 1888, a construção do segundo andar, terminado em 14 de agosto de 1888, e por fim, a montagem definitiva até o topo da torre em 31 de março de 1889, quando o monumento é inaugurado.

Diário da Cuesta 2 EXPEDIENTE
EDITORAÇÃO
Gráfica Diagrama/
Contato@diariodacuesta.com.br Tels: 14.99745.6604 - 14. 991929689 NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU WEBJORNALISMO DIÁRIO
opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.
DIRETOR: Armando Moraes Delmanto
E DIAGRAMAÇÃO:
Edil Gomes
O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a

ARTIGO

“Alturas”

Eu tinha verdadeiro pânico de lugares altos.

Fechava os olhos e tentava controlar o medo respirando fundo.

Devido a ele, pensei que nunca conseguiria entrar em um avião.

Acredita que não?

Fiquei sem fôlego quando o avião começou a correr na pista, depois acelerou e num instante que nem percebi, estávamos no ar e subindo rumo às nuvens.

Só agarrei-me á poltrona quando começou a balançar demais por conta das turbulências!

mont.

Soltei o cinto de segurança, ganhei confiança e andei até a cabine do piloto, cumprimentando-o.

Essa experiência lembrou-me o livro “Voo Noturno”, escrito por Antoine de Saint Exúpèry.

Além de escritor, ilustrador era piloto.

Trabalhou na Argentina por um tempo fazendo a linha BuenosAires- Mendoza-Santiago do Chile.

Seu relato é baseado em sua experiência.

Hoje Dia do Piloto sempre homenageamos Santos Du-

Por uma questão afetiva Saint Exúpèry me veio a mente, e esse livro sobre um voo noturno difícil e suas reflexões nos momentos mais difíceis.

Estava nas alturas, a serviço da Aèropostale.

Tinha arriscado e levantado voo.

No trecho sobre a Patagônia enfrenta nuvens, raios e não consegue vencer.

Em Buenos Aires seu chefe aguarda respostas, sabendo que já se encontrava sem combustível para terminar o voo.

Ele expunha sua vida constantemente nessa travessia não para simplesmente entregar cartas, mas. principalmente para cumprir seu dever.

“Uma vez traçada a rota, já não se pode deixar de prosseguir!”

Fizeram inclusive um filme sobre esse livro.

Li o livro e vi o filme.

Mas o intuito aqui é homenagear esses homens pássaros, nesse “Dia do Aviador”.

Cruzam ares, mares de um lado a outro do mundo cumprindo suas Missões.

Deus os abençoe!

E.T.

Não poderia deixar de falar das valorosas e intrépidas mulheres que pilotam aviões.

Amélia Earhart, pioneira da aviação dos Estados Unidos.

Foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Atlântico, recebendo a “The distinguished Flying Cross”.

Foi autora e defensora dos direitos das mulheres.

A essas mulheres também rendemos nossas homenagens.

Diário da Cuesta 3

LEITURA DINÂMICA

1

– Alexandre Gustave Eiffel (nascido Bonickhausen dit Eiffel; Dijon, 15 de dezembro de 1832Paris, 27 de dezembro de 1923) foi um engenheiro francês. Formado pela École Centrale Paris, ele fez seu nome construindo várias pontes para a rede ferroviária francesa, mais notoriamente o viaduto Garabit. Ele é mais conhecido pela mundialmente famosa Torre Eiffel, construída para a Exposição Universal de 1889 em Paris, e sua contribuição para a construção da Estátua da Liberdade em Nova lorque. Após sua aposentadoria da engenharia, Eiffel concentrou-se em pesquisas sobre meteorologia e aerodinâmica, fazendo contribuições significativas em ambos os campos.

2

– Torre Eyffel com as cores do Brasil, mas esse foi um protesto ao atentado ocorrido em Lahore, no Paquistão. As cores da bandeira paquistanesa são as mesmas da bandeira do Brasil. E a Torre Eyffel ficou linda com as cores da bandeira.

3

– A Estátua da Liberdade foi um presente da França para comemorar o Centenário da Independência dos EUA. Inaugurada em 1886, foi projetada pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi e contou com a assistência de Gustave Eyffel. Tem 307 pés de altura e tem na sua composição 63.000 toneladas de ferro forjado.

5

– O Farol de São Thomé, esta localizado na Praia do Farol, no município brasileiro de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro

A obra foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que participou da construção da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (1888), e da Torre Eiffel em Paris (1889). Tem 45 metros de altura e 216 degraus.

O monumento foi construído por uma firma francesa no ano de 1877. Sua inauguração foi em 1882, comemorando o aniversário da Princesa Isabel. Foi feito de um ferro especial resistente à corrosão, razão pela qual ainda se encontra em bom estado de conservação.

Durante a Segunda Guerra Mundial, essa área serviu para aterrissagem de helicópteros para abastecimento, quando viajavam às costas da região. 4 –

Diário da Cuesta 4
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.