Edição 1065

Page 1

Diário da Cuesta

NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU

Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br

GRANDE EVENTO CULTURAL

1º Encontro de Colecionadores de Botucatu

Botucatu sempre foi ligado ao Colecionismo, realizou a sua 1ª Mostra Filatélica em 1948, quando aqui era a Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos, depois em 1955 para comemorar o centenário de Botucatu, foi realizado a 2ª Esposição Filatélica de Botucatu, a EXFIBOT. Em 2015 foi realizado em Botucatu a 16ª EXPOFINTER, - Exposição Filatélica do Interior de São Paulo, com acervo de vários colecionadores.

no evento.

A referência do colecionismo na cidade é o Departamento Filatélico e Numismático de Botucatu, ligado ao Centro Cultural de Botucatu, entidade criada em 1942, e sempre esteve presente, reunindo colecionadores por décadas e produzindo folhinhas filatélicas para marcar datas importantes da Cidade.

Agora a cidade volta novamente ao cenário do colecionismo e realiza o 1º Encontro de Colecionadores de Botucatu, que acontece nos dias 05, 06 e 07 de abril no Hotel Excellence, com a presença de vendedores e a presença confirmada do presidente da Sociedade Numismática Brasileira, Gilberto Tenor.

ANO IV Nº 1065 SÁBADO E DOMINGO , 06 E 07 DE ABRIL DE 2024
Cartões postais comemorativos que serão distribuídos

1º Encontro de Colecionadores de Botucatu acontece neste fim de semana

Além de exposição, será um local para avaliação, compra e venda de itens colecionáveis

O Encontro tem a entrada gratuita e ocorrerá em Botucatu nos dias 5, 6 e 7 de abril, sexta a sábado das 9h às 18h e no domingo das 9h às 16h, no salão do Hotel Excellence, situado à Avenida Dom Lúcio, 1036 (próximo a AAB), com a participação de 17 expositores com diversos itens colecionáveis como cartões telefônicos, selos, postais, cédulas, moedas, figurinhas, tampinhas, miniaturas, medalhas, chaveiros, carrinhos, relógios canetas, acessórios para guardar coleções, catálogos e outros itens relacionados. É organizado pelas empresas MMGG Numismática e JRP Colecionismo de João Ricardo Pupo e Mauro Vasconcellos, que trazem uma estrutura e comerciantes de diversas localidades e segmentos.

O evento foi incluído no calendário Numismático da Sociedade Numismática Brasileira, entidade que completou seu centenário esse ano, e Botucatu foi uma escolha dos organizadores que já realizaram outros encontros com grande sucesso em cidades como Itu, Sorocaba, Itapetininga e Piracicaba. Já era uma antiga solicitação para a cidade e região que conta com diversos colecionadores, além de ser também uma cidade turística. A data escolhida vem também de encontro a comemoração do aniversário da cidade dia 14 de abril.

Segundo os organizadores, esse primeiro encontro abre as portas para que outros possam ocorrer e prometem trazer muitas novidades para os apaixonados do colecionismo, também abre espaço para pessoas que queiram se desfazer de itens colecionáveis, onde os expositores fazem uma avaliação gratuita e podem fazer uma oferta de compra. “Os expositores também compram e vendem itens colecionáveis. É uma oportunidade para desfazer-se de alguma peça ou aumentar sua coleção”, complementa o organizador Mauro Vasconcellos.

"Sempre tivemos alta expectativa em relação a Botucatu, por ser uma cidade de características regionais e por já possuir histórico em relação ao colecionismo, como é o caso dos amigos do Centro Cultural de Botucatu, entre outros. Escolhemos as cidades sede sempre tendo em mente o seu potencial cultural, social e econômico. Botucatu tem destaque na região, possui infraestrutura para receber o evento e tem um povo acolhedor. Tivemos e estamos

tendo muito apoio de diversas pessoas, que entenderam a importância da realização desse tipo de evento na cidade. Nosso maior objetivo é difundir o colecionismo pelo interior paulista como hobby, capaz de transformar pessoas, realçar amizades e obter conhecimento. O colecionismo traz noções de história, geografia, organiza.", destacou o organizador João Ricardo Pupo.

Entre as vantagens do colecionismo estão o senso de organização, ampliação do conhecimento e da cultura, resgate da história e a preservação da memória por meio dos objetos.

Por um pedido do presidente da Sociedade Numismática Brasileira, Gilberto Fernando Tenor, que já confirmou a presença, será prestado uma homenagem ao filatelista e numismata Ângelo Albertini do Amaral, que foi diretor por longos anos do Departamento Filatélico e Numismático de Botucatu e para isso será lançado um cartão postal comemorativo. Aproveitando a oportunidade o Jornal Diário da Cuesta também estará distribuindo entre os presentes um cartão postal comemorativo.

Nos canais de divulgação, diversos colecionadores da capital e cidades da região já vem confirmando a presença, sendo portanto uma ótima oportunidade para troca de conhecimento e poder apreciar diversos itens durante os dias do Encontro. "Durante nosso evento, o publico poderá levar seu material para avaliaçâo e, caso queira, negociar a venda com qualquer expositor. Também haverá exposição e venda de uma grande variedade de itens colecionáveis como moedas, cédulas, selos, medalhas, figurinhas, miniaturas, cartões telefônicos, canetas e outros itens", finaliza Pupo.

Após Botucatu, a organização do evento já tem outros eventos agendados: Sorocaba 3,4 e 5 de maio, Itu 19,20 e 21 de julho e na cidade de Itapetininga 8, 9 e 10 novembro.

O homenageado

Angelo Albertini do Amaral, nasceu em Conchas-SP, em 30/08/1931, faleceu em 12/01/2021. Adotou a cidade de Botucatu onde constituiu sua família. Foi bancário e comerciário. Como membro do Centro Cultural de Botucatu (CCB), esteve sempre ligado ao movimento cultural da cidade. Filatelista e numismata, incentivou o colecionismo participando ativamente das reuniões no CCB, onde foi diretor por muitos anos do Departamento Filatélico e Numismático, procurando sempre desenvolver entre os sócios a paixão pelo colecionismo. Gostava de uma boa leitura e desde a adolescência cultivou a poesia. Publicou entre 1955 e 1957 o livro “ODRE DE QUIMERA. Lançou, em 1996, a “MISCELÂNEA FILATÉLICA E NUMISMÁTICA”. Possui vários trabalhos publicados em jornais de Botucatu.

Armando Moraes Delmanto

O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

Diário da Cuesta 2
EXPEDIENTE DIRETOR:
DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU WEBJORNALISMO DIÁRIO
EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes Contato@diariodacuesta.com.br Tels: 14.99745.6604 - 14. 991929689 NA

BOTUCATU: CAPITAL PAULISTA DA FILATELIA!

Diário da Cuesta 3

Diário da Cuesta

O REGISTRO HISTÓRICO de um povo, de uma comunidade é de fundamental importância. Afinal, o homem só existe porque tem um passado, é o relato de como ele chegou até aqui que o faz inteiro. Sem isso não teríamos referência, não saberíamos o que somos e de onde viemos.

CAPITAL PAULISTA DA FILATELIA

É isso mesmo! É uma grande conquista cultural para Botucatu. O importante evento da 16ª EXPOFINTER – EXPOSIÇÃO FILATÉLICA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, estará sendo realizado de 13 a 17 de julho, no Saguão do Cine Teatro Nelli/CCB

EXPOSIÇÃO PREPARADA PELO PESSOAL DO CORREIO E CCB:

INAUGURAÇÃO SOLENE

Em evento abrilhantado pela Orquestra Sinfônica Municipal, ontem às 20:00h, no Saguão do Cine Teatro Nelli, a 16ª EXPOFINTER foi inaugurada com a presença de autoridades, colecionadores, editores, escritores, jornalistas e público em geral.

Na Exposição Filatélica, estão expostos selos postais, documentos e maracas postais de todos os tempos, literatura filatélica e selos fiscais.

A exposição irá até o dia 17 de julho e é uma ótima oportunidade de conhecimento cultural para a população de Botucatu e região.

Organizada pela Federação das Associações Filatélicas do Estado de São Paulo, Correios, Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos e pelo Centro Cultural de Botucatu terá repercussão nacional. A Comissão Organizadora, presidida pelo acadêmico Olavo Pinheiro Godoy, realizou os preparativos no CCB, com destaque para o sêlo oficial e para o logotipo da exposição filatélica elaborado por Edil Gomes. O PRESIDENTE DE HONRA DA EXPOFINTER será o Diretor do Departamento Filatélico do CCB, Ângelo Albertini do Amaral.

1º CARIMBO DOS CORREIOS EM BOTUCATU/1875

Raridade filatélica, o 1º carimbo aposto em correspondência chegada a Botucatu, data de 1875! De Edil Gomes. Obrigado!

HISTÓRICO DA FILATETIA E O ÁLBUM FILATÉLICO DE BOTUCATU

INAUGURAÇÃO SOLENE

Em evento abrilhantado pela Orquestra Sinfônica Municipal, ontem às 20:00h, no Saguão do Cine Teatro Nelli, a 16ª EXPOFINTER foi inaugurada com a presença de autoridades, colecionadores, editores, escritores, jornalistas e público em geral. Na Exposição Filatélica, estão expostos selos postais, documentos e maracas postais de todos os tempos, literatura filatélica e selos fiscais. A exposição irá até o dia 17 de julho e é uma ótima oportunidade de conhecimento cultural para a população de Botucatu e região.

É importante trazermos o registro da fundação da Subseção Botucatu, em 1896 e o registro da 1ª Exposição Filatélica de Botucatu, realizada em 1948! No post, abaixo, “O Álbum Filatélico e os 160 anos de Botucatu!”, mostramos o pioneirismo da filatelia em nossa cidade.

Assim, estaremos colaborando, com certeza, para a conservação e divulgação de nosso Patrimônio Cultural. Na certeza de que a Filatelia se tornou uma atividade cultural. Os selos comemorativos registram os aspectos socioculturais das Nações, tornando-se

4
do jornal on-line Acontece Botucatu- 14/07/2015

Diário da Cuesta

fontes inesgotáveis de pesquisa, entretenimento e investimento.

E o já consagrado Álbum Filatélico de Botucatu, recebeu do saudoso Acadêmico Hernâni Donato a notícia de tê-lo incluído no precioso acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo. Salve a 16ª Expofinter! Salve a Filatelia e os 160 Anos de Botucatu!

O Álbum Filatélico de Botucatu & os 160 Anos!

O Álbum Filatélico de Botucatu traz os principais eventos e os principais personagens da vida comunitária botucatuense nestes anos todos. É o Registro Histórico sob o olhar da Filatelia.

Na revista botucatuense de cultura – PEABIRU, nº 26, de setembro/outubro de 2008, foi publicada a matéria “A Filatelia em Botucatu”, escrita por Gilberto Fernando Tenor que ocupava o cargo de Secretário da Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo. É uma preciosidade.

Na ocasião, elaborou-se o ÁLBUM FILATÉLICO DE BOTUCATU, com base no Acervo de Ângelo Albertini e Olavo Pinheiro Godoy. Repercutiu tanto que a revista PEABIRU teve esgotada a sua edição em tempo recorde. A posição de nosso consagrado escritor, Hernâni Donato, à época na Presidência do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO deu, à revista PEABIRU e ao ÁLBUM FILATÉLICO DE BOTUCATU,“status” especial: “Caríssimo Armando. Tanto me agradou o número 26 de Peabiru que uma hora depois de recebida, estava, toda, lida. A magreza é excelentemente compensada pela estatura. Avalio o que lhe terá custado de trabalho, especialmente na espinhosa área da angariação.

Se você me enviar mais dois exemplares farei incorporação dos mesmos no magnifíco setor filatélico do Instituto Histórico e Geográfico... Hernâni Donato -27/09/2008.”

E o ÁLBUM FILATÉLICO foi montado com registros (sêlos e carimbos) referentes aos grandes acontecimentos de Botucatu. Como agora, nas comemorações que se iniciam do 160º Aniversário de Botucatu, com o lançamento do sêlo e carimbo comemorativos (de autoria de Evandro Ambrozi).

INAUGURAÇÃO SOLENE

Em evento abrilhantado pela Orquestra Sinfônica Municipal, ontem às 20:00h, no Saguão do Cine Teatro Nelli, a 16ª EXPOFINTER foi inaugurada com a presença de autoridades, colecionadores, editores, escritores, jornalistas e público em geral. Na Exposição Filatélica, estão expostos selos postais, documentos e maracas postais de todos os tempos, literatura filatélica e selos fiscais. A exposição irá até o dia 17 de julho e é uma ótima oportunidade de conhecimento cultural para a população de Botucatu e região.

O artigo A FILATELIA EM BOTUCATU é importante Registro Histórico a preservar o nosso Patrimônio Cultural:

A FILATELIA EM BOTUCATU

Como muitos devem desconhecer o início da Filatelia em Botucatu, tem como data o remoto ano de 1896, quando um grupo de colecionadores fundou a Sub-Seção Botucatu, do Club dos Colleccionadores de Sellos de Berlim, que tinha sua sede geral na Alemanha e a Seção Brasil, em Sorocaba, tendo o engenheiro Paul A Huehn, como seu Presidente. Infelizmente a Seção Brasil, teve seu fechamento, por motivos de divergência com a Diretoria em Berlim, extinguindo-se em Dezembro de 1897, todas as Sub-Seções, mas não a difusão da Filatelia, pois foi-se a seção, mas ficaram os colecionadores.

Enfim, para registrar este importante fato de Botucatu, transcrevo abaixo, a ata de instalação da Sub-Seção Botucatu, que consta no Boletim Filatélico “O Colleccionador de Sellos”, editado em Sorocaba, em Agosto de 1897. A ortografia mantive a original, para total registro histórico.

“Sub-Secção Botucatú

“Acta da installação da Sub-Secção Botucatú, do Club dos Colleccionadores de Sellos de Berlim. Aos nove dias do mez de Agosto de mil oitocentos e noventa e seis, nesta cidade de Botucatú, Estado de São Paulo, à rua do Riachuelo, no salão do Gabinete de Leitura Botucatuense, ahi presentes os sócios Major Carlos Alberto Pereira, Avelino Carneiro, João Silva, Mário Cananéa, Fernando Perpetuo, Antonio Perpetuo e Carlos Cezar. Foi aclamado para dirigir os trabalhos da presente reunião o sócio, Carlos Pereira, que chamou para secretário o sócio Fernando Perpetuo. Declarou o Presidente que a presente reunião tinha por fim a installação da Sub-Secção Botucatú, do Club dos Colleccionadores de Sellos de Berlim. De accordo com as instrucções recebidas da Secção Brazil com séde em Sorocaba. Em seguida procedeu o Presidente a leitura dessas intenções dos estatutos da referida Secção Brazil, e sendo approvadas declarou installada desde este momento a Sub-Secção Botucatú, distribuindo no mesmo acto a cada um dos sócios o respectivo diploma enviado pela Secção Brazil. Procedendo-se então a eleição da directoria, foram eleitos: Para Presidente: Major Carlos Alberto Pereira, Secretário: João Silva, Thesoureiro: Fernando Perpetuo, Pelo sócio Fernando Perpetuo foi proposto e acceito sócio da Sub-Secção Botucatú o snr. Eduardo Cezar Nogueira. Pelo Presidente foi em seguida dito que não havendo certamente em cada remessa de sellos a escolher, feita pela Secção Brazil, duplicatas em número igual ao dos membros desta Sub-Secção, ficava resolvido que as folhas fossem sorteadas, o que se fez. Nada mais havendo a tratar-se encerrou-se a sessão. Eu, Fernando Perpetuo, secretário interino o escrevi e assigno. Fernando Perpetuo, Carlos Alberto Pe-

reira, João Silva, Avelino Carneiro, Mário Vananéa, Antonio Perpetuo, Carlos Cezar de Camargo.”

Histórico - O jornal botucatuense “Democracia”, de06/06/48, noticiava a realização da 1ª Exposição Filatélica de Botucatu: “Inaugura-se hoje, nos salões da Aero Clube,

a exposição filatélica promovida pelo Departamento de Filatelia do Centro Cultural de Botucatu. A exposição que contará com a área de 48 metros quadrados já conta com a adesão de expositores de São Paulo, Santos, Lins, Rancharia, Palmital e São Manuel.Como homenagem ao General Dutra, que deliberou apermanência da Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos em nossa cidade, a folhinha da exposição trará a efigie do Presidente da República. A exposição será inaugurada pelo sr. Renato de Oliveira Barros, prefeito Municipal; a saudação às autoridades e aos expositores será feita pelo Sr. Albertino Iasi”.

E na edição do dia 13/06/48, do mesmo jornal, o relato do evento: “Inaugurada no dia 6 a Primeira Mostra Filatélica de Botucatu - O encerramento dar-se-á hoje. Constituiu, sem dúvida nenhuma, um grande acontecimento a inauguração da Primeira Mostra Filatélica de Botucatu, promovida pelo Departamento Filatélico do Centro Cultural desta cidade. À solenidade, que se realizou às 15 horas do dia 6, nos salões do Aero Clube, compareceram altas autoridades locais e pessoas de destaque da vida botucatuense.

Abrindo a sessão o dr. Benedito Nobrega do Canto convidou o dr. Antônio Delmanto, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, a inaugurar a Mostra. Nessa ocasião, o dr. Delmanto pronunciou algumas palavras, frisando que à Bancada da UDN, no Legislativo, se devia o projeto de reconhecimento de utilidade pública do Centro Cultural. Saudando as autoridades presentes e dizendo dos benefícios do filatelismo e a propaganda que se faria em torno do nome de Botucatu, falou, em nome do Centro Cultural, o sr. Albertino Iasi.

O encerramento da mostra se realiza hoje, às 15 horas”.

Obs.: O jornal “Democracia” era dirigido pelo Dr. Raphael de Moura Campos, tendo como Secretário o Dr. José da Silva Coelho e como Gerente o Sr. Oswaldo Pires de Camargo. Posteriormente, atuaram nesse jornal, o Dr. Osmar Delmanto como Secretário e como Gerente o Sr. José Carlos Fortes (AMD).

5
Registro histórico da apresentação do Dr. Antônio Delmanto, presidente da Câmara na inauguração da Mostra Filatélica de 1948
Diário da Cuesta 6
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.