db2012 nº7/8 Dezembro/Janeiro

Page 1


1 «Vos convido a acreditarem no que estamos a fazer com os jovens, e continuar a ser generosos, para darmos a Deus uma oportunidade de colaborar com Ele para a salvação dos jovens». 2 «O único que pode entrar pela porta do coração é o que nos ama, Jesus. Todos os outros são ladrões e mercenários. Jesus entra pela porta porque os únicos que podem abrir a porta do coração sois vós, queridos jovens». 3 «Somente quando amamos as pessoas, e elas se sentem amadas, abrem a porta do coração, porque a chave do coração sabem onde está? Lá dentro, não fora. E ninguém pode abrir a porta do coração. Somente cada um». 4 «Jesus disse: ‘Eu sou o Bom Pastor e conheço as minhas ovelhas pelo seu nome’. Que bonito! Que bonito saber que para Jesus não somos anónimos. Somos pessoas com um nome». «Cada um sente que Jesus o vê, olha para ele, o contempla e o chama pelo seu nome».

2012! ANO SALESIANO EM MOÇAMBIQUE - Visita da relíquia de D.Bosco - 60 anos da 1ª chegada das Salesianas e da 2ª chegada dos Salesianos - Visita da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora


Em 1841 Dom Bosco está no Colégio eclesiástico. Nos pátios da casa, reúne os rapazes abandonados, dá-lhes jogos, ensina-lhes catequese, inicia o Oratório. Última missa no Refúgio Em Julho de 1845, a marquesa de Barolo onde D. Bosco foi trabalhar no ano de 1844 numa obra de assistência para meninas pobres, não aguenta mais o barulho dos rapazes que fazem nas suas intalações. Dom Bosco tem de abandonar aquela obra. Dom Bosco vai reunir os rapazes em lugares públicos da cidade: S. Pedro in vinculis; Moinhos Dora; Casa Moreta; Os rapazes são uns 300. O dia 5 de Abril de 1846, foi para Dom Bosco um dos mais amargos da sua vida. “Ao anoitecer daquele dia, observei a multidão de rapazes que brincavam. Eu estava sozinho, com as forças acabadas. Retirei-me à parte, passeei sozinho, e não consegui conter as lágrimas. Meu Deus, dizei-me o que devo fazer” A casa Pinardi Nesse momento, apareceu-lhe um homenzinho, o senhor Pinardi, que lhe pergunta: - O senhor padre quer um lugar para o seu laboratório? - Não é laboratório, é oratório. Seja como for. Eu tenho um lugar. Venha vê-lo… Dialogaram; combinaram. – Sim, dou-lhe 320 liras por um ano inteiro de aluguer. Dom Bosco correu para os seus rapazes e gritou: - Coragem, meus filhos. Já temos um oratório. Teremos igreja, escola e recreio para saltar e jogar. No próximo domingo iremos para lá.

«Devemos falar de Dom Bosco e da sua missão. Devemos evidenciar aquilo que a Família Salesiana realizou no mundo e encorajar muitas pessoas de boa vontade a oferecerem não só a sua colaboração, mas a sua mesma vida para que a missão salesiana possa continuar no mundo em favor dos jovens tão amados por Deus.» (ReitorMor - Estréia 2011)


Imagens da visita nos países de Kenya e Tanzania

CALENDÁRIO DA VISITA DA RELIQUIA DE D. BOSCO EM ÁFRICA: 16-31 Dezembro 2011: Eritreia e Etiópia (Província AET) 01-15 Janeiro 2012: Burundi, Rwanda, Uganda (Província AGL) 16-31 Janeiro 2012: Sudão e Sudão do Sul (Província AFE)

Visita os blogs salesianos de Moçambique:

dbmozambique.blogspot.com familiasalesiana.blogspot.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.