material informativo sobre Dom Bosco

Page 1



Esta é a data em que teremos a imagem de D.Bosco que traz uma relíquia do seu corpo e que já viajou pelo continente Americano e Asiático. Actualmente encontra-se no continente Africano, para terminar o seu percurso mundial em 2014 em Turim, de onde saiu em 2009. Este é o lema escolhido para receber a relíquia de D.Bosco em Moçambique e nela, acolher todo o amor que D.Bosco viveu pelos jovens e que continua através da sua Família Salesiana.

No dia 25 de abril de 2010 foi benzida na basílica de Nossa Sra. Auxiliadora, em Turim (Itália), a imagem que contém uma relíquia insigne de Dom Bosco (a sua mão direita com a qual abençoou tantos jovens e tantas famílias pobres) e que está percorrendo todas as nações onde estão presentes os salesianos. A peregrinação da relíquia de D.Bosco é uma iniciativa do Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Pascual Chávez (9º Sucessor de Dom Bosco) e em preparação ao Bicentenário do nascimento de São João Bosco, que ocorrerá aos 16 de Agosto de 2015. Esta peregrinação quer significar a renovação da nossa fidelidade a Dom Bosco, à sua espiritualidade, à sua missão: os jovens. Será um Ano Santo “salesiano”. Os cristãos, à luz da Ressurreição do Corpo Crucificado de Cristo, respeitamos os restos dos falecidos cristãos, pois são corpos chamados à ressuscitar. Por isso, a relíquia (corpo ou objeto) dum Santo cristão, é cuidada com amor e é um sinal, no meio de nós, da presença de Deus ao recebermos e celebrarmos aquele que está Vivo em Deus, neste caso São João Bosco. É um momento de fé e de celebração pascal.


DIA

LUGAR

HORAS DA VISITA

15 Abril

Chegada a Maputo

16 Abril

Maputo Visitadoria Sdb

17 Abril

Infulene Fma

8,30 h a 13,00 h

Bº Jardim-FMA ‘Madre Rosetta’

13,30 h a 16,30 h

Maputo Catedral

17,30 h a 19,30 h

Maputo Casa Provincial Fma

20,00 h a 6,30 h

Namaacha Sdb e Fma

8,00 h a 16,00 h

Matola Sdb

17,30 h a 7,00 h

Moamba Sdb

8,00 h a 13,00 h

Inharrime Sdb e Fma

19,00 chegada

Inharrime Sdb e Fma

12,00 saída

Maputo-Bagamoyo Orionitas

18,00 h a 20,00

Instituto Superior D.Bosco

8,30 h a 14,00 h

Paróquia do Jardim

14,30 h a 6,30 h (domingo)

22 Abril

Missão de São Jose

7,00 h a 7,30 h (dia 23)

23 Abril

Pemba Fma

11,00 h a 9,00 h (dia 24)

24 Abril

Chiúre Fma

11,00 h a 7,00 h (dia 25)

25 Abril

Nacala Fma

11,30 h a 7,00 (dia 26)

26 Abril

Nampula Fma

10,00 h a 15,00 h

Tete-Matundo Sdb

17,30 h a 20,30 (dia 27)

27 Abril

Moatize Sdb e Fma

21,00 h chegada

28 Abril

Zobwuè Sdb

6,00 h a 15,00 h

Moatize Fma

18,00 h a 7,30 h (dia 29)

29 Abril

Moatize Sdb

7,30 h a 14,00 h (dia 30)

30 Abril

Moatize

Despedida

18 Abril 19 Abril 20 Abril 21 Abril

18,00 h


Dom Bosco nasceu em Castelnuovo d’Asti, Itália em 16 de Agosto de 1815. Morreu em 31 de Janeiro de 1888. Foi camponês, estudante, aprendiz de vários ofícios, padre, educador. O Espírito Santo deu-lhe especial sensibilidade para captar, mediante várias experiências, o abandono e os perigos em que se achavam os jovens de seu tempo. Eram jovens que, arrancados da zona rural pelas dificuldades aí existentes, buscavam trabalho na cidade grande.

Ainda padre novo, em Turim, depois de 1841, ele sentiu que Deus o chamava para consagrar a sua vida aos jovens pobres e abandonados. Devia ajudá-los a tornarem-se cidadãos honestos e bons cristãos, por meio da promoção humana e da educação da fé. Fundou, em seguida, várias obras com o fim de socorrer e educar a juventude, destacando as Escolas Profissionais.

A sua atenção dirigiu-se também aos adultos das classes populares nos quais ele via uma classe desfavorecida, sem meios de se promover humana e cristãmente. Para eles escreveu muitos livros formativos. Seu amor ao próximo estendeu-se também aos povos que viviam em regiões pagãs, aos quais, mais tarde, enviou os salesianos como missionários. A missão que Dom Bosco queria realizar de maneira duradoura em favor da juventude pobre precisava de pessoas decididas a trabalhar com ele. Exigia também instituições que pudessem garantir a continuidade do empreendimento. Sob a ação do Espírito Santo. Dom Bosco compreendeu logo que essa pesada tarefa só poderia apoiar-se em homens que se consagrassem inteiramente à obra. O mesmo Espírito fez desabrochar no coração dos primeiros discípulos o chamamento à consagração total na vida religiosa. Constituiu-se então, a partir de 1854, um grupo de jovens, que recebeu o nome de “salesianos”. Mais tarde Dom Bosco obteve a aprovação da sua Sociedade de São Francisco de Sales (Congregação Salesiana) que se compõe de padres e irmãos. Por volta de 1872, tendo a certeza de que era a vontade de Deus que se ocupasse também das meninas, fundou em Mornese (Itália), com Santa Maria Domingas Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Surgiram assim as irmãs salesianas.




«A missão salesiana realiza-se em obras bastante variadas, sobretudo no campo da educação, tanto formal quanto informal. Há escolas primárias e secundárias, escolas profissionais e institutos técnicos, colégios e universidades, internatos e residências universitárias, paróquias e missões: ambientes de ampla acolhida e projectos especializados para jovens com problemas. Toda nossa presença deseja ser uma resposta às pessoas mais pobres e abandonadas, dando atenção especial aos jovens, que são os nossos primeiríssimos destinatários. Por eles, a exemplo do nosso amado Fundador, Dom Bosco, queremos doar e expender todas as nossas vidas e energias. Desvelamo-nos por fomentar uma educação atenta aos direitos humanos, ansiando por promover a dignidade da pessoa e favorecer o seu crescimento integral.»

«A obra educativa de Dom Bosco se caracteriza por uma alma religiosa cristã. O educador não pode e não deve retardar este grande anúncio: Jesus é o único que pode saciar a infinita sede de amor, de felicidade e de vida que existe no coração dos jovens. E Cristo é um direito de todos!»

«Para nós salesianos, basta que existam jovens para que haja razões para estar presente e seguir oferecendo a outros jovens a vocação salesiana.» ( Textos do P. Pascual Chávez, Reitor Mor dos Salesianos)



REGIÃO ÀFRICA-MADAGASCAR: Em 38 países Em 13 Províncias Salesianas Com 1.310 Salesianos

REGIÃO AMÉRICA CONE SUL: Em 5 países Em 11 Províncias Salesianas Com 1.587 Salesianos REGIÃO ÁSIA LESTE-OCEÂNIA: Em 20 países Em 12 Províncias Salesianas Com 1.346 Salesianos

As informações numéricas referem-se aos Salesianos (pags. 9-10)

REGIÃO ÁSIA SUL: Em 6 países Em 11 Províncias Salesianas Com 2.431 Salesianos

REGIÃO EUROPA OESTE: Em 7 países Em 8 Províncias Salesianas Com 1.548 Salesianos

REGIÃO INTERAMÉRICA: Em 17 países Em 13 Províncias Salesianas Com 2.055 Salesianos

REGIÃO EUROPA NORTE: Em 24 países Em 19 Províncias Salesianas Com 2.448 Salesianos

REGIÃO ITÁLIA-ORIENTE MÉDIO: Em 15 países Em 5 Províncias Salesianas Com 2.410 Salesianos


REGIÃO ÀFRICA-MADAGASCAR: Em 38 países Em 13 Províncias Salesianas Com 1.310 Salesianos


Missões e Páróquias Centros de Promoção Social e da Mulher

Instituto Superior Dom Bosco Centros Juvenís para o Tempo Livre

Escolas Primárias e Secundárias Escolas e Centros Profissionais


SERVIDORES DA VIDA Os salesianos, desde 1952, procuramos ser resposta ao desenvolvimento integral dos jovens mais pobres e das camadas populares, nas diversas situações políticas e sociais vividas em Moçambique. Muitos, hoje já trabalhadores e responsáveis de família, agradecem com sincero coração a formação humana e profissional que receberam e que os tornou capazes de progredir na vida. Nestes anos de desenvolvimento procuramos oferecer diversas respostas em 4 províncias de Moçambique e através de 8 comunidades salesianas que atendem vários tipos de obras: - A Escola de Moatize juntamente com algumas escolinhas rurais. - O Lar de São José e os internatos de Moamba e Inharrime para jovens pobres ou das zonas rurais. - Escolas e Centros Profissionais: Moamba, Tete, Inharrime, Lhanguene e Matola. - Completou-se esta resposta ao mundo profissional com o Instituto Superior D.Bosco para a formação pedagógica e profissional de professores das Escolas Profissionais. - Centros de Formação do próprio pessoal Salesiano em Namaacha e Moamba. - .Sede da Sociedade Salesiana Moçambique em Maputo - Uma obra interessante é o atendimento das comunidades rurais da Missão de Moatize através do projecto de desenvolvimento agro-pecuário para ensinar àquelas populações menos abastadas como aproveitar os seus próprios recursos agrícolas.

E ANUNCIADORES DE CRISTO - As Missões de Moatize e de Moamba no âmbito rural, com numerosas comunidades cristãs espalhadas pelo interior, e as Paróquias urbanas de Lhanguene e do Jardim, são centros importantes de evangelização directa de milhares de crianças e jovens, assim como de acompanhamento das famílias cristãs. - Uma nova resposta é o novo Centro de Espiritualidade ‘Emaús’ da Matola, concebido como um lugar de oferta de encontros e retiros para diversos grupos juvenis. - O Movimento Juvenil Salesiano vai reunindo os diferentes grupos e potenciando neles a vocação do jovem como ‘animador’.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.