nº 3 Folha de animação da visita de D.Bosco 2012

Page 1

O Oratório Salesiano é um Critério inspirador de todo serviço educativo pastoral, por isso, os Salesianos começamos a propor nos nossos ambientes um estilo de formação que parte da actividade e da vitalidade de cada jovem. Vejamos um exemplo concreto desta realidade fundamental na pessoa de Dom Bosco e Dom Rua: Quando uma vez o P. Rua regressava da sua labor como Director do Oratório de São João Evangelista , com um ar preocupado pediu a Dom Bosco todas as coisas que lhe faziam falta no novo espaço apostólico para que fosse uma fiel copia do Oratório de Valdocco. O venerado padre, com o afecto de quem ama e não substitui ao outro na necessária vivência de ganhar experiencia, deixo-lhe falar um momento. O P. Rua não cessava de enumerar uma e outra coisa que haveria que conseguir para que o seu Oratório fosse outro Valdocco. Finalmente Dom Bosco, com esse ar de infinita e amável paternidade, voltou-se para quem era o seu filho na Fé e no carisma salesiano e disse-lhe: Caro Miguel… o Oratório és Tu!!!

Visita o nossos links na web: dbmozambique.blogspot.com familiasalesianamoz.blogspot.com Facebook: familia salesiana-rogelio moçambique

Não são as coisas, as primeiras necessárias, para educar salesianamente, senão a qualidade da relação educativa que se estabelece entre educador com o educando que vai contar para que um Oratório ande bem! As vezes, preocupados na necessidade de combinar técnicas e métodos, itinerários e conteúdos formativos, corremos o risco de esquecer o que é essencial para qualquer oratório ou qualquer outro serviço educativo-pastoral funcione oratorianamente: a presença animadora, que educa e testemunha uma fé sincera, vivida e acreditável no meio dos rapazes e raparigas que frequentam o nosso Oratório. Caros irmãos salesianos e animadores o Oratório és Tu!!! (M.A.D.)


(3ª parte) 12 - Outro grande mártir dos primeiros tempos é SÃO POLICARÇO: nasceu na actual Turquia no ano 69. Com 86 anos de idade, o velho Bispo é levado para o estádio onde rejeita defender-se para salvar a vida e diante da multidão declarase cristão. Morreu dando graças a Deus por ter sido escolhido para ser seu mártir. A comunidade cristã de Esmirna escreveu às outras comunidades: «Após ter recolhido os ossos de Policarpo, mais puros que o ouro fino, os colocamos onde celebramos os ritos religiosos...» 13 - Com os mesmos sentimentos queremos continuar a rezar perto das sepulturas (ou junto aos seus ’restos’ ou ’relíquias’) dos gloriosos mártires ou santos/ as e celebrar na alegria o ‘dies natalis’, o dia do seu nascimento para a vida eterna. 14 - Graças à sua intercessão a nossa fé será mais forte para enfrentar serenamente as provas da vida. AS RELÍQUIAS DOS SANTOS E OS SEUS RESTOS MORTAIS SÃO LEMBRANÇAS PRECIOSAS QUE DEVEMOS CUIDAR - Não têm poderes misteriosos de fazer milagres ou outras coisas! - As relíquias põe-nos em contacto com o testemunho heróico de uma vida que se doou inteiramente pelo Evangelho. - Suscitam e fortalecem em nós a fé em Cristo. - São sinais de comunhão entre todos aqueles que nos sentimos atraídos pelo testemunho santo das suas vidas.

Em 1841 Dom Bosco está no Colégio eclesiástico. Nos pátios da casa, reúne os rapazes abandonados, dá-lhes jogos, ensina-lhes catequese, inicia o Oratório. Última missa no Refúgio Em Julho de 1845, a marquesa de Barolo onde D. Bosco foi trabalhar no ano de 1844 numa obra de assistência para meninas pobres, não aguenta mais o barulho dos rapazes que fazem nas suas intalações. Dom Bosco tem de abandonar aquela obra. Dom Bosco vai reunir os rapazes em lugares públicos da cidade: S. Pedro in vinculis; Moinhos Dora; Casa Moreta; Os rapazes são uns 300. O dia 5 de Abril de 1846, foi para Dom Bosco um dos mais amargos da sua vida. “Ao anoitecer daquele dia, observei a multidão de rapazes que brincavam. Eu estava sozinho, com as forças acabadas. Retirei-me à parte, passeei sozinho, e não consegui conter as lágrimas. Meu Deus, dizei-me o que devo fazer” A casa Pinardi Nesse momento, apareceu-lhe um homenzinho, o senhor Pinardi, que lhe pergunta: - O senhor padre quer um lugar para o seu laboratório? - Não é laboratório, é oratório. Seja como for. Eu tenho um lugar. Venha vê-lo… Dialogaram; combinaram. – Sim, dou-lhe 320 liras por um ano inteiro de aluguer. Dom Bosco correu para os seus rapazes e gritou: - Coragem, meus filhos. Já temos um oratório. Teremos igreja, escola e recreio para saltar e jogar. No próximo domingo iremos para lá.

Imagem original de D.Bosco que conserva dentro os restos do corpo de São João Bosco e que se encontra na Basílica de Maria Auxiliadora de Turim (Italia). De aquí foi tirada uma parte que vem na imagem peregrina que chega a Moçambique em Abril.

«Dom Bosco oferece um fiel acompanhamento espiritual aos jovens e adultos que buscam orientação para a própria vocação. Oferece a todos uma experiência profunda de educação entre ‘filhos de família e o pai’» (Reitor-Mor )


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.