Anais ciis 2013 vol 2

Page 69

gerencie a logística reversa, reaproveitando suas embalagens e ainda recebem royalties, já que suas marcas ficam aparentes nos produtos.

1.6 CONSUMIDORES CONSCIENTES São considerados consumidores ecologicamente corretos “aqueles que buscam conscientemente produzir, através do seu comportamento de consumo, um efeito nulo ou favorável sobre o meio ambiente e a sociedade como um todo” (LAGES & NETO, 2002). Hoje é facilmente perceptível a crescente valorização de produtos considerados “verdes”, apelos como “light” ou “diet” tidos antes como diferenciais perderam espaço para produtos ou empresas ecologicamente corretas. Porém uma pesquisa recente feita pelo Instituto Akatu, organização não-governamental, que visa educar para o consumo consciente, provou que essa mudança de pensamento ainda não afetou de forma significativa o comportamento de compra do consumidor, que ainda não compreendeu a importância de seus atos de consumo, tanto no que se refere a poluição, como no poder de interferir ou induzir a mudança das empresas. Segundo pesquisas, esses consumidores se revelam bastante céticos a anúncios com apelos ambientais, por isso é necessário à construção de uma imagem séria e responsável, para que haja realmente efeito sobre esse consumidor. Outros fatores importantes para que produtos considerados verdes sejam adquiridos com maior frequência é o aumento da facilidade de compra, aumento da oferta e em geral preços iguais ou menores aos produtos habituais. Caso isso não ocorra, muitos optam por atitudes como: utilizar o máximo possível, reaproveitar, transformar e trocar, itens que devem ser aliados à compra consciente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.