Anais ciis 2013 vol 2

Page 39

acumulação de riquezas, gerando o nascimento de transformações na qualidade de vida das pessoas compreendido entre vertentes socioculturais e espirituais. O promotor dessa sustentabilidade materializa-se a partir de um consumo consciente, ações que objetivem iniciativas mais justas com a sociedade. Sua tese é ativada pela percepção de valor, pela relação entre o coletivo e o individual, do presente e sua relação direta com o futuro, em um cenário onde o consumo é sua ferramenta de transformação, em consonância com os dizeres de Dinato (1998). Entretanto, uma sociedade possuidora de uma consciência que possibilite uma qualidade de vida sustentável parece ter, ainda, características de sonhos, até porque ainda não engendrou um consumo que não fosse atrelado a consequências nas relações sociais do indivíduo e impactos ao meio ambiente. De qualquer forma, o Consumidor Consciente ao adquirir seus bens provocará absorção de recurso natural, e ao descartá-lo estará causando alteração no meio ambiente, causando Externalidades - quando um indivíduo influência o bem-estar de outra sem que pague ou receba qualquer compensação por aquele feito. Mankiw (2006). Ocorre Externalidades quando se altera o interesse da sociedade nos resultados de um mercado, incluindo bem-estar das pessoas e o estado natural ambiental. Porque os compradores e produtores negligenciam os efeitos externos de suas ações quando decidem quanto demandar ou ofertar, o equilíbrio falha em maximizar o benefício total da sociedade como um todo. (MANKIW, 2006).

O Consumidor Consciente tem a possibilidade de optar quanto consumirá o que deseja; de quem adquirirá; e, como se descartará após uso. Assim, tem sobre si as responsabilidades e consequências, provocando externalidades positivas quando benéficas ou negativas quando nefastas. Exercendo livremente as possibilidades de contribuir para as condições socioambientais e de desenvolvimento de acordo com sua consciência. Embora se possa pensar que o consumo consciente conduza à sustentabilidade iniciativas que busquem atender as necessidades atuais, sem comprometer o futuro das próximas gerações, e ainda, estejam relacionadas ao desenvolvimento econômico e material, não agressivas ao meio ambiente, usando os recursos naturais de forma racional favorecendo suas existências no futuro. A projeção do consumo individual sobre o coletivo, embora não se contraponha como visto nos novos arranjos sociais, lembrando (BOLTANSKI, 2004), apenas, pode-se inferir que toda sustentabilidade seja consciente abrangendo responsabilidades de todos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.