Anais ciis 2013 vol 2

Page 35

Assim, as questões envolvendo a vulnerabilidade ambiental, a necessidade de se adotar novas posturas educacionais de responsabilidade e respeito à natureza, aos biomas, a ética, a politização dos usos e descartes dos recursos naturais, passaram a ter relevância fundamental nas agendas de todos, do setor público ao privado, atingindo o cidadão comum com suas práticas de consumo. Provocando, via produção, os ofertadores de bens. Então, se faz necessária a busca de resposta para a questão: Como se chegar as boas práticas de um Consumo Sustentável? Assim sendo, o tema “Consumo Sustentável” deste artigo apresenta-se como um ensaio teórico que objetiva investigar os estilos de consumo, o papel dos consumidores conscientes - enquanto modificadores dos padrões éticos de utilização e descartes dos recursos naturais, além de formatadores dos modelos de produção de bens e serviços, notadamente a partir do que se convencionou chamar de Consumo Verde. Utilizando-se de uma metodologia exploratória e revisional, realizou-se uma ampla pesquisa documental e bibliográfica abordando diversos aspectos do Consumo Sustentável, impactos no meio ambiente, incorporação de padrões éticos, responsabilidades de todos a partir de conscientizações da Educação Ambiental inserida nas políticas públicas em todos os níveis, incorporando indivíduos, comunidade e setor produtivo a partir do entendimento das expectativas geradas de conscientizações, percepções éticas de consumo e produção ecologicamente sustentáveis.

REFERENCIAL TEÓRICO

A sociedade contemporânea tem identificado seus cidadãos, em grande parte, a partir do que é consumido, o quanto e quando consome, levando a reflexos nas relações interpessoais e grupais, além de afetar o nível da atividade econômica. Conduz-se o entendimento de tal avaliação, a elementos que extrapolam as necessidades básicas, indo além, atinge o desnecessário, o supérfluo e o esbanjador. Suas repercussões são bastante conhecidas: a degradação ambiental, a exaustão de recursos não renováveis etc. O ideal almejado é um consumo suficiente para a satisfação de necessidades, favorecimento do desenvolvimento local, melhoria da qualidade de vida, redução das injustiças sociais e o alcance do ponto ótimo do Consumo Sustentável. Antes, o que é considerado “sustentável”? Segundo Sachs (2002) é o que possui viabilidade econômica – condições econômicas para manter-se ao longo do tempo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.