O Futurismo

Page 1

O FUTURISMO


O FUTURISMO  “ Os elementos essenciais da nossa poesia serão a coragem, a ousadia e a revolta “  “ Declaramos que o esplendor do nosso mundo ficou enriquecido por uma nova beleza: a beleza da velocidade.”  “ Um carro de corrida é mais belo do que a Vitória de Samotrácia.”

 “Queremos libertar a Itália dos inúmeros museus que a cobrem como cemitérios”.  “ Os fenómenos que reproduzimos na tela não serão mais um momento fixo do dinamismo universal, serão simplesmente a própria sensação dinâmica”.


 “ Os objectos em movimento, multiplicam-se incessantemente, deformam-se , perseguindo-se como vibrações no espaço em corrida veloz”.

 “ Declaramos ainda que se deve reproduzir a sensação dinâmica, quer dizer , o ritmo especial de cada objecto, a sua tendência para o movimento , ou melhor ainda a sua força interior”.


 “ Nós amamos a vida moderna , que é essencialmente dinâmica, soante e ruidosa”.  “ Nós renegamos todas as cores esbatidas(…)”.  “ Exigimos os gritantes vermelhos e ultravermelhos, os verdes nunca suficientemente verdes , os amarelos nunca bastante irradiantes, os laranja-polenta, o amarelo açafrão , o amarelo cobre, todas as cores da velocidade, da alegria, dos fogos de artifício.”  “ Renegamos o ângulo recto(…), pretendemos o choque de todos os ângulos agudos(…(, as linhas oblíquas(…), o círculo em remoinho, a espiral, o cone em revolução, as formas abstractas(…)”.


“ Queremos cantar o amor do perigo , o hábito da energia e da temeridade”.

“ Queremos exaltar o movimento agressivo, a insónia febril, a velocidade , o salto mortal, a bofetada e o murro.”

“ Queremos glorificar a guerra – a única higiene do mundo - o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos anarquistas, as belas ideias pelas quais se morre e o desprezo pela mulher.”

“ Cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação; cantaremos o vibrante fervor nocturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas luzes eléctricas; as estações ; as fábricas; as pontes; os navios a vapor; as locomotivas(…)”.


•De meados de 1912 a 1914, Boccioni explorou o potencial da escultura. •Nesta obra a figura de corpo inteiro que avança energicamente acentua os aspectos de movimento e vitalidade. •A figura parece tomar posse do espaço. Os seus contornos são difíceis de se perceber, são repetidamente interrompidos. • Num intercâmbio dinâmico, os elementos esculturais penetram no espaço e o espaço penetra na figura. •Esta escultura faz parte de um grupo de mais 3, em que Boccioni progressivamente abstrai a figura até não ter mais do que vestígios de aparência humana.

“Formas únicas de continuidade no Espaço”, Umberto Boccioni


“ Dinamismo de um jogador de futebol”, Umberto Boccioni

•Nesta obra o pintor atinge um elevado nível de abstracção. É difícil determinar quais os elementos que neste complexo de forças possuem referências objectivas ou figurativas. •Boccioni explora as relações de tensão que resultam dos contrastes da cor, tais como o encarnado contra o azul, ou os contrastes de forma tais como o plano contra o relevo, criando um estado puramente dinâmico.


Elasticidade, Boccioni


Dinamismo de um Corpo Humano, Boccioni


A simultaneidade dos estados de alma na obra de arte - eis o estonteante objectivo da nossa arte(…). “

Quando pintamos uma pessoa à varanda, vista de um espaço interior, nós não limitamos à cena ao que o ângulo recto da varanda deixa ver, mas esforçamo-nos por dar o conjunto de sensações visuais que a pessoa experimenta da varanda: o bulício da rua exposta ao sol, o duplo renque de casas que se escondem à direita e à esquerda , as varandas com flores etc.” Boccionni

“A rua penetra na casa”, Umberto

Boccioni


Giacomo Balla- “ Mercúrio passa frente ao sol”

 Este quadro foi inspirado num fenómeno natural em 1914. Foi um de vários trabalhos dedicados à observação de um eclipse parcial.  O planeta mercúrio pode ser visto passando pela superfície do Sol, como um pequeno disco preto a intervalos regulares.  O quadro é um exemplo do interesse de Balla , pelos fenómenos científicos, o que era típico da sua primeira fase futurista.


“ Rapariga a atravessar uma varanda”, Giacomo Balla “Nós , os futuristas, descobrimos forma no movimento e forma de movimento”, Boccioni •Neste obra , Balla aplica o seu interesse científico na análise do movimento e da luz num quadro. •Foi influenciado pelo divisionismo de Seurat e Signac. •O motivo foi ampliado por uma multiplicação de formas. Os diferentes elementos - rapariga, varanda e caixilho da porta fundem-se num plano de cores vibrante no qual a perspectiva espacial é completamente negada.


Giacomo Balla – “ Dinamismo de um cão com coleira”


“ Dançarina azul”, Gino Severini •

É considerada a principal obra de Severini, que dedicou muitas pinturas ao mundo do teatro, dança e vida nocturna na grande cidade.

Severini reduziu a paleta a azul e a branco acinzentado e dotou o quadro de uma composição dominante triangular, que culmina na cabeça da bailarina e que balança até à zona do vestido

Influenciado por Degas, Toulouse – Lautrec, mas também pelo cubismo de Picasso e Braque…

O pintor utiliza os meios da estética futurista para criar a correspondência entre o movimento e a energia da dança.


Gino Severini – “ Autocarro” e “ O comboio com armamento”


“ Retrato de Mulher”, Severini


Luigi Russolo- “ Dinamismo de um carro de corrida

• Esta obra insere-se no culto da máquina desenvolvido pelos futuristas. • A rapidez de viajar de carro, avião ou comboio, trouxe novos estímulos visuais e emocionais. O tempo e o espaço tornaram-se dimensões variáveis. • Aqui matéria e espaço fundem-se em ângulos agudos que percorrem uniformemente a superfície e dominam o efeito. • O automóvel azul-violeta transmite energia e velocidade e o quadro reflecte o dinamismo universal proclamado pelo Futurismo.


Manifestação intervencionista , Carlo Carrá 

Influenciado pelas técnicas introduzidas pelos cubistas, utiliza vários recortes de jornais, etiquetas, bilhetes etc.

Foi realizada em 1914 sendo Carrá um defensor da entrada da Itália na guerra.

Esta obra tornou-se um elemento de propaganda política, juntando à imagem, palavras de incitamento.

“ O futurismo , como uma rebelião de vida, intuição e sentimentos, como uma fonte de estímulo e tempestade, declara guerra sem piedade à doutrina, aos indivíduos, às obras que repetem o passado em detrimento do futuro, que o celebram e o mantêm vivo.” Francesco Pratella


Esta obra insere-se no idioma visual do futurismo: incontáveis figuras dinamicamente entrelaçadas numa união forte e unificada. Alguns detalhes da paisagem urbana, tais como andaimes que emergem de uma rede de linhas, pinceladas e formas movimentadas.

Refere-se a um acontecimento passado em Milão, em 1904, quando da morte do anarquista Angelo Galli. Na teoria da arte futurista, a técnica de trabalhar com memórias, conotações e associações, foi incorporada na noção de simultaneidade.

“ Funeral do anarquista Galli “, Carlo Carrá


BREVES DADOS BIOGRÁFICOS DE SANT’ ELIA  Antonio Sant'Elia (Como, 30 de abril de 1888 — Monfalcone, 10 de Outubro de 1916) foi um arquitecto italiano.  Nascido na cidade de Como, Itália, esteve ligado ao Futurismo, sendo o seu principal arquitecto e divulgador, influenciado pelas idéias de Otto Wagner e pelas cidades industriais dos Estados Unidos.  Em 1912, e produziu desenhos de grande impacto da sua Città Nuova (Cidade Nova), com escala monumental de megalópoles com arranha-céus, passarelas e vias suspensas para veículos. Estes são aspectos reveladores da crescente actividade industrial e do aparecimento de novas tecnologias e materiais, utilizados nos seus discursos e desenhos.  As suas obras influenciaram arquitectos contemporâneos e anteciparam as cidades e o urbanismo modernos com planos das edificações que recuam conforme ganham altura, possibilitando a iluminação das vias térreas e a circulação do ar. As cidades, com a sua elevada densidade populacional, procuravam ordenamento consoante o seu crescimento.  Desenho: Estação ferroviária e aeroporto da La Città Nuova (Cidade Nova)  Abriu um atelier em Milão Apesar do seu grande número de trabalhos, Sant'Elia não conseguiu concretizar nenhum dos seus projectos, tendo sido morto em combate durante a Primeira Guerra Mundial, em Monfalcone, Itália.


CENTRAL ELÉTRICA


“ Central Eléctrica”, Sant’ Elia

Sant’ Elia foi o principal arquitecto do futurismo apesar de não fazer mais do que expressar as suas ideias em desenhos que nunca eram postos em prática. Para além de estações de comboio e aeroportos, as centrais eléctricas eram um dos nós urbanos de energia que o arquitecto gostava de focar. Nesta obra prevalecem as linhas elétricas, chaminés, uma enorme barragem… o progresso


Cidade Imaginรกria


Antonio Sant’Elia


Algumas questões que poderão ser levantadas através da leitura das frases e da observação das imagens  Em que consistiu o futurismo?

 Onde surgiu?  Que suportes teóricos tinha por detrás?  Como procuravam transmitir as suas ideias?  O que defendiam? A que se opunham?  Quais os elementos representativos da sociedade moderna, que integram nas suas obras.   Que aspectos comuns podemos observar entre o cubismo e o futurismo.


Breve resumo sobre o Futurismo O futurismo surgiu por parte dos artistas italianos para agitar a apatia política e cultural de Itália no início do séc,XX, obcecada pelo seu passado e para tentar reencontrar o dinamismo que tinha conhecido em meados do século XIX durante a luta pela independência. 

Os futuristas atacam os valores estabelecidos e propôem novos programas destinados a unir a Itália à Europa progressista.

 Faziam a apologia das cidades, de era da máquina e da velocidade.  Essencialmente nacionalista o futurismo atravessará 2 fases históricas: uma de 1909 a 1916 data da morte de Boccioni e outra de 1918 a 1944 quando Marinetti, o seu teórico tenta consagrá-lo como arte oficial da Itália. Destacam-se 3 manifestos neste movimento: O Manifesto Futurista de Marinetti publicado em Fevereiro de 1909 no jornal francês Fígaro; em 1910 o Manifesto dos Pintores Futuristas declamado por Boccioni, e logo depois o Manifesto


Técnico da Pintura Futurista, ao qual se seguiram muitos outros. •

Para além dos manifestos o “ Café-Teatro” era outro lugar importante de confronto de troca de ideias, de provocação.

Haviam sessões de oratória , concertos de ruído ( o ruÍdismo ) onde proliferava a irreverência mas que atraíam grande número de artistas

Marinetti é o grande divulgador do programa futurista, viajando incessantemente pela Europa e pela Rússia.

Os futuristas , principalmente Boccioni, inspiraram-se na filosofia de Bergson e de Nietzche pela análise que fazem da unidade dos diferentes momentos da percepção do movimento.


Semelhanças com o Cubismo: - assenta no princípio da interpenetração dos planos - na simultaneidade - toma como referência sobretudo o cubismo analítico. Afasta-se deste movimento : - devido ao desdobramento e multiplicação das formas que dão a ideia de tempo e de velocidade, de acordo com a persistência retiniana da imagem, e com os raios de cores vivas, ortogonais ou angulares, a evocar os turbilhões de ar provocados pela velocidade das máquinas. - assim como o acentuar da ideia da arte-acção. Para darem a ideia de movimento da multidão ou das pessoas, recorrem ao divisionismo.


Como movimento organizado praticamente não sobreviveu à morte de Boccioni nem ao fim da guerra.

Muitos simpatizantes do movimento afastaram-se dele , quando Marinetti aderiu ao fascismo de Mussolini.

A principal influência do futurismo deu-se em relação ao Movimento Futurista Russo, com Larionov, Goncharova, e Malevitch.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.