Ficha Formativa 12º ano-maio 2011

Page 1

Escola Secundária Artística António Arroio Ficha Formativa de História da Cultura e das Artes 12º Ano / Maio 2011

Professora: Cesaltina Pedro

1.Caracteriza o Organicismo como uma das correntes da arquitectura do século XX. 2.Salienta a importância da Escola de Chicago para o desenvolvimento da Arquitectura Moderna. 3.Enuncia as principais características da Arquitectura Funcionalista. 4.Explica de que modo a obra teórica e prática de Le Corbusier seria determinante para a evolução da arquitectura do século XX. 5. A arquitectura moderna ficou marcada pela linguagem de Le Corbusier e pela de Franck Lloyd Wright. Caracteriza cada uma destas correntes arquitectónicas e estabelece as suas principais diferenças . Dá exemplos de obras destes arquitectos. 6.Caracteriza o Estilo Internacional. 7.Evidencia a importância da Bauhaus na arte do século XX. 8.Explicita o carácter inovador do movimento da escola Bauhaus. 9.Explicita o papel que teve a Bauhaus na aproximação das diferentes artes. 10. Indica o nome dos seus directores e de alguns professores que por lá passaram. 11.Lê atentamente o “ Ultimatum Futurista às Gerações Jovens do século XX”, na página 250 do manual . Caracteriza as principais críticas produzidas por Almada Negreiros


ao Portugal da sua época, no contexto do movimento futurista europeu. 12- Elabora uma síntese dos aspectos mais significativos do percurso artístico se Almada Negreiros. 13. Integra o Modernismo Português no contexto histórico-cultural da época, tendo em atenção os seguintes aspectos: - Importância de Paris para o desenvolvimento das novas propostas estéticas; - Aspectos mais significativos do percurso artístico de Amadeo de Souza – Cardoso, Eduardo Viana e Santa Rita Pintor. 14. Caracteriza a Pop Art, referindo a sua importância no contexto das novas correntes da pintura contemporânea. 15. Identificas os principais representantes desta corrente artística, na Inglaterra e EUA. 16. A partir do documento da página 284 do manual, sobre Andy Warhol, refere as características temáticas, técnicas e referências culturais mais significativas da sua obra. 17. Caracteriza o Hiper realismo e o Novo Realismo Europeu, referindo os seguintes aspectos: origens, recursos e técnicas, características e representantes.

( Esta ficha tem como objectivo orientar o vosso estudo para o teste. Para a realizarem devem consultar todos os documentos que vos foram disponibilizados , assim como o manual). Bom Trabalho!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.