O Cubismo

Page 1


O CUBISMO  Surgiu em Paris entre 1907 e 1914.  Os seus fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque.

 O termo surgiu após um comentário de Matisse na exposição de arte francesa no Armary Show de Nova Iorque, em 1913.  Perante o quadro de Braque” As Casas de L’ Estaque”, Matisse exclamou que este maltratava as

formas reduzindo-as a pequenos cubos.


 O Cubismo provocou uma reviravolta na abordagem da arte uma vez que propôs uma profunda remodelação da forma e do espaço.

 A partir de Cézanne, os cubistas pretenderam representar o objecto a partir de vários pontos de vista e em momentos simultâneos.  Pretendiam substituir a imagem visual por uma imagem mental, algo que

Picasso exprimiu quando disse: “ Eu não pinto as coisas como as vejo, mas sim como as penso”.  Para esta nova concepção da forma e do espaço contribuiram:

- a obra de Cézanne - o primitivismo das máscaras africanas exibidas em Paris. - a teoria da Relatividade de Einstein.  Em 1907, Picasso executou “ As Meninas de Avignon” , obra que foi considerada a primeira criação cubista.


 Segundo um historiógrafo do movimento , Les Demoiselles D’

“Avignon, é um quadro “ que não se parece com nenhum outro”.  “ Os rostos são deformados como máscaras africanas , porque as

figuras são quebradas, como esculturas amplas e assentes numa superfície, porque o fundo não se situa atrás delas , mas entre elas , e por fim , porque , diante dele o espectador deixa de ter a visão segura e absoluta que a tradição ocidental sempre privilegiou (…) e tem de recorrer a novas técnicas de leitura e compreensão.”


AS MENINAS DE AVIGNON: características e influências

CARACTERÍSTICAS:

Cinco mulheres de um bordel possam nuas para o artista.

Fundo e objectos apresentam-se fragmentados em diversas formas geométricas.

O espaço pictórico é decomposto,

os planos surgem sobrepostos

A profundidade é eliminada

Não existe claro-escuro

INFLUÊNCIAS:

Figuras nuas de Cézanne Arte primitiva africana e da escultura ibérica pagã


AS TRÊS FASES DO CUBISMO CUBISMO CÉZANNIANO ( 1907- 1909)  Desenvolve-se sob a influência de Cézanne, que procurando uma maior

simplificação das formas, experimentou reproduzir a natureza através da geometrização dos volumes, e da sua redução a formas simples.  Recebeu ainda influências da arte primitiva africana ao nível da clareza estrutural, da pureza formal e da intensidade expressiva dos corpos e rostos( simplificados ou em máscara).  Neste período Picasso e Braque desenvolveram separadamente, uma arte semelhante, marcada pela análise das paisagens e objectos, que se assemelham a algumas das propostas de Cézanne.  A paleta cromática era reduzida.


Georges Braque: Imagens de Eustaque


CUBISMO ANALÍTICO ( 1909 a 1912) •

Esta fase caracterizou-se pela análise exaustiva dos objectos, decompondo-os e reduzindo-os à bidimensionalidade.

• O espaço é fragmentado e os objectos representados segundo múltiplos pontos

de vista, numa rotação,sobreposição e intercepção de planos, como se o pintor pretendesse inserir no quadro uma quarta dimensão – o tempo- como forma de captar o espaço. • A visão multifacetada do motivo observado, faz com que o objecto apareça na

tela como quebrado ou explodido. • As cores desta fase são sóbrias, quase monocromáticas, trabalhadas em

tonalidades de uma cor base, quase sempre ocres terra ou cinzentosesverdeados. • Os temas são: naturezas-mortas com objectos do quotidiano, tais como

garrafas, copos, instrumentos musicais . O retrato também é usado. •


 Foi nesta fase que começou a teorização do cubismo , que teve o seu

epicentro no atelier de Picasso – Bateau Lavoir- em Paris, onde se reuniam escritores, poetas, músicos, críticos e artistas de várias proveniências. Picasso e Braque trabalhavam em tal sintonia que por vezes é difícil distinguir as suas obras .


 Picasso e Braque nesta fase “analisam e decompõem os objectos,

como se girassem à sua volta, para depois revelarem nas suas dimensões as suas facetas, captadas de vários pontos de vista. De início, as superfícies dos quadros parecem divididas por formas geométricas que são substituídas por uma rede de linhas onde se inserem os planos dos objectos e do espaço, de modo a revelarem, simultaneamente, a face, o perfil e a aresta das coisas. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma forma extrema de realismo e um modo de inserir na pintura a dimensão do tempo, da sucessão e da duração.” 

“ Os quadros não pretendem iludir a visão (…) mas o espírito”.

Guia de História de Arte, página 158 e 159.


PICASSO, “ RETRATO DE AMBROISE VOLLARD”. BRAQUE, “ HOMEM COM GUITARRA”


PICASSO, RAPARIGA COM BANDOLIM BRAQUE, EMIGRANTE PORTUGUÊS


CUBISMO SINTÉTICO- (1912- 1914)  Na terceira fase do cubismo assistiu-se a um retorno estratégico à

realidade, isto é ao objecto, reduzindo os pontos de vista e sintetizando os planos.  Foi na passagem da fase analítica para a sintética, que Braque e Picasso

começaram a introduzir sobre a superfície dos quadros, objectos alheios à pintura como: letras, bocados de madeira, recortes de jornais, papel de música, alfinetes, areias, chapas, etiquetas (…) por meio da colagem.  Também são usados os papéis coloridos colados.  Estes elementos , pintados ou em matéria concreta, tinham como objectivo estimular visualmente o espectador.  Foi retomada a policromia.  Esta prática veio revolucionar o conceito de obra de arte pictórica, diluindose a fronteira entre a pintura e a escultura. O quadro tornou-se um objecto em si mesmo. Foi por causa destas colagens que a pintura cubista começou a ser chamada de pintura - objecto.


BRAQUE, “ Le Jour” PICASSO, “ As três Bailarinas”


PICASSO; “ TRÊS MUSICOS”


BRAQUE, “ MUSICAL” BRAQUE, “ GUITARRA E CLARINETE”


O primeiro fundador do cubismo sintético foi JUAN GRIS, pintor espanhol que introduziu nesta arte uma maior intelectualização ao contrário da arte intuitiva de Braque e Picasso. As formas tornaram-se mais abstractas, devido à mentalidade rigorosa e matemática dos seus autores.


JUAN GRIS


JUAN GRIS; “ PAISAGEM COM CAVALOS” JUAN GRIS; “ ROSAS COM CHÁVENA”

A emoção volta a aparecer na pintura através da cor.


NOVAS CORRENTES A PARTIR DO CUBISMO


A ABERTURA À COR, LEVOU ALGUNS PINTORES A FORMULAR NOVAS ATITUDES, QUE SEGUNDO ELES ESTAVAM MAIS DE ACORDO COM A VIDA MODERNA. ESTAS IDEIAS FORAM EXPRESSAS EM MOVIMENTOS QUE ESTIVERAM PRÓXIMOS, NO QUE SE REFERE À ABORDAGEM DA COR. ASSIM O CUBISMO DEU ORIGEM A NOVAS CORRENTES COMO:

O ORFISMO PURISMO A SECÇÃO DE OURO

E INFLUENCIARAM CORRENTES COMO O ABSTRACCIONISMO E O FUTURISMO.


O Orfismo representa uma tendência do Cubismo que se baseia na cor, tornando-a o elemento plástico fundamental da pintura, de certa forma negando ou subalternizando o valor da forma.

O seu nome, atribuído pelo poeta Apollinaire em 1912, invoca o deus Orfeu.

O pintor orfista mais significativo foi Robert Delaunay, o qual muitas vezes incarna o próprio conceito de Orfismo.

Entre outros artistas que integraram este movimento contam-se a pintora Sonia Delaunay, mulher de Robert Delaunay e, durante algum tempo, o pintor russo Frank Kupka e os franceses Léger e Picabia.


Delaunay desenvolveu, nos anos 10, um tipo de pintura que procurava a fragmentação da forma em planos de cor e de luz.

Pintava formas circulares, que se afastavam da necessidade de existência de um motivo figurativo para fundamentar a imagem.

Desta forma, o pintor podia explorar livremente os efeitos cromáticos de formas geométricas lineares e curvas, semelhantes a arco-íris fragmentados onde a cor se assume como forma e como tema.

O carácter dinâmico das suas telas, determinado pelas linhas curvas e pela simultaneidade de planos aproxima-as do movimento futurista italiano e tornou-o um precursor da Arte Op.


Os conceitos estéticos desenvolvidos pelos pintores orfistas, nomeadamente por Delaunay e por Kupka, foram fundamentais para a génese de uma arte abstracta não representativa.

Orfismo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-03-02

Sonia Terk, Prismas Eléctricos


ROBERT DELAUNAY- Ligado principalmente ao ORFISMO, a sua obra exalta a harmonia das cores, em justaposição de círculos abstractos, dinâmicos e de intenso movimento.


ORFISMO


O Purismo foi um movimento artístico, desenvolvido em França desde os finais da segunda década do século XX, que se manifestou essencialmente no campo da pintura e da arquitectura.

Tal como o seu nome indica, esta corrente tinha como fundamento a procura da purificação ou simplificação e do Cubismo, estilo relativamente ao qual estabelece uma reacção negativa, mas que na prática vai exercer uma enorme influência no seu próprio programa estético.

Os fundamentos estéticos do Purismo determinavam a recuperação de formas de expressão mais simples e rigorosas, dentro de uma linguagem disciplinada de carácter mecanicista, considerando que o Cubismo se tinha tornado excessivamente individualizado, subjectivo e decorativo Purismo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consulta . 2011-03-02


FÉRNAND LÉGER- Pintor francês, esteve associado ao cubismo, mas as suas formas curvilíneas e tubulares associaram-no ao “tubismo”. Depois ligou-se ao movimento purista, sendo a sua obra um exemplo da estética da máquina.



 Section d’Or, em Paris, 1911. A Section d’Or foi um movimento

cubista que expôs pela primeira vez em 1912.  Os seus principais intérpretes foram Gleizes e Metzinger.  O titulo foi sugerido por Jacques Villon, “Secção de Ouro” a partir de

um tratado de pintura do século XVI.  Estes pintores queriam estudar as relações matemáticas e as

possibilidades evocativas das formas .


Albert Gleizes

Portrait of Army Doctor (1914-15)


Pablo Diego, José, Francisco de Paule, Jean Nepomuceno, Maria de losRemédios, Crispiano de la Santíssima Trinidade Ruiz-Picasso.


Primeira Comunh達o, 1896

Lola, a irm達 do artista, 1899


BREVE REFERÊNCIA À OBRA DE PABLO A Vida, PICASSO Periodo azul  1881 - Picasso nasceu em

Málaga  1901- Chegado a Paris em

1900, pinta até 1904, quadros expressionistas cheios de melancolia que constituem o seu “ período azul”.  De 1905 a 1906, segue-se-lhe

o “ período rosa”.


Os pobres na praia, 1903

O Velho MĂşsico



Mรฃe Triste com Crianรงa, 1905


PERÍODO ROSA Família de Saltimbancos, 1905


M達e e Filho, 1906

A Toilette, 1906


Les Demoiselles d’ Avignon,1907


1907- Picasso realiza o quadro “ As meninas de Avignon”, considerada a primeira obra cubista.

O atelier do Bateau-Lavoir torna-se o centro de debates, por onde passam inúmeros elementos do meio artístico parisiense. Segue-se uma fase de intensa pesquisa no domínio do cubismo analítico e sintético. Nesta época inicia a produção das “ Assemblages”.


Assemblagens, Cerâmica, esculturas … de Picasso


Cr창nio de Touro, 1943

Guitarra,


“ Uma folha de palmeira faz o dorso; um cesto de vime , a barriga; pedaços de madeira e de ferragem, as patas; um ferro, a cauda; pés de videira , os cornos e a barbicha; cartão, as orelhas; uma lata de conserva, o externo; dois vasos de cerâmica, as tetas. Todo estes elementos são reunidos por meio de gesso. A cabra foi de seguida moldada em gesso.”


Cabeรงa de Mulher (Fernande), 1909


Mulher com Carrinho de BebĂŠ, 1950 - Assemblage

Bronze ( segundo assemblagem em terracota com formas de bolos, boca de fogĂŁo e carrinho de bebĂŠ).


Banhistas




Fig.1- “ Auto – Retrato”, 1907 Fig.2- “ Les Demoiselles d’ Avignon”. 1907 ( Fase Cézanniana)



Fig.1- “ Poeta”- Fase analítica

Fig .2 - “ Violino e Guitarra”- Fase Sintética


“ Arlequim”, 1915


O Arlequim na obra de Picasso‌


1925 – A sua obra sofre uma ruptura , acentuada em 1928 pela ascensão do surrealismo, que lhe permite aprofundar a sua própria reflexão sobre o duplo significado das imagens.

A partir daí, a deslocação da figura humana, vista simultaneamente sob diferentes ângulos, a heterogeneidade do espaço e a vivacidade das cores consagram a originalidade do seu a estilo.


Três músicos, 1921


Mulheres Correndo na Praia, 1922 Fase Realista “Este quadro demonstra que a opção de Picasso pela figura realista na sua aparência concreta não implica forçosamente a recusa de uma distorção orientada para o cubismo ou do pôr em causa a lógica do quadro. As telas de Picasso são a expressão da sua capacidade vital de mudança contínua…” Ingo F., Tashen


Aproximação ao Surrealismo

Toda a gente quer compreender a arte. Porque não tentam compreender as canções de um pássaro? Porque razão se ama a noite, as flores, tudo em nosso redor, sem que o queiramos compreender a toda a força? Mas quando se trata de um quadro, as pessoas pensam que têm de o compreender. Se percebessem antes de tudo que um artista cria porque tem de criar, que ele próprio é um pedacinho insignificante do mundo e que não lhe deve ser concedida mais atenção que a muitas outras coisas… Pessoas que querem explicar telas ladram normalmente para a árvore errada” Picasso


Mulher com Flor, 1932

Mulher com livro


Retratos de Dora Maar


Mulher Chorando, 1937 OS ANOS DA GUERRA


“O que pensa que é um artista? Um idiota que só tem olhos quando pintor, só ouvidos quando músico, ou apenas uma lira para todos os estados de alma, quando poeta, ou só músculos quando lavrador? Pelo contrário! Ele é simultâneamente um ente político que vive constantemente com a consciência dos acontecimentos mundiais destruidores, ardentes ou alegres, e que se forma completamente segundo a imagem destes. (…) Não, a pintura não foi inventada para decorar casas. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo.” Picasso


 1936 – 1939 – GUERRA CIVIL DE ESPANHA  1937- Realiza a sua obra prima Guernica , em homenagem à

cidade basca mártir, devido aos bombardeamentos das tropas hitlerianas. ALGUMAS QUESTÕES SOBRE ESTE QUADRO  Em que contexto da história da Guerra Civil de Espanha se insere?  Quais as forças em confronto? Porquê?

 Qual o papel desempenhado pelas potências europeias neste

conflito? ( Alemanha, Itália, União Soviética… )  O que representava Guernica?  .


 Sobre esta obra Picasso disse: “ A pintura é um instrumento de

guerra para o ataque e a defesa contra o inimigo” e ainda “ A guerra de Espanha é a batalha da reacção contra o povo, contra a liberdade (…)”.

Que elementos podemos encontrar, da “revolta” de Picasso , em relação ao que se estava a passar em Espanha?

Indica as influências do Cubismo, do Expressionismo e do Surrealismo, patentes nesta obra.


Fig.1- “ Guernica “, 1937


Simbologia da obra  Mistura de figuras humanas e animais  Rostos torturados das mulheres  O touro símbolo da brutalidade cega  O cavalo símbolo do povo  A pomba símbolo da liberdade, ferida de morte.  O espaço baseado em planos triangulares, é heterogéneo, de acordo com os princípios cubistas.  Prevalecem as linhas ortogonais e diagonais.  A angústia dos rostos traduzem características do expressionismo no estilo de Picasso, assim como a mulher que grita com o filho nos braços.  O homem que segura o facho de luz…  Esta obra encontra-se no Museu Rainha Sofia, em Madrid, desde 1981, após a morte de Franco.  Foi encomendada pelo Pavilhão da República Espanhola na Exposição Universal de 1937, em Paris.

( Consulta a página 251 do manual)


Alguns apontamentos sobre Guernica

 Foi encomendada uma obra a Pablo Picasso, destinada ao Pavilhão

da República Espanhola, para a Exposição Internacional de Paris;  O tema “ Guernica” surge quando esta cidade basca foi bombardeada pela aviação alemã.  Grande tela a óleo, tornada o símbolo da destruição;  Composição clássica, organizada como se fosse um tríptico;  A composição tem movimento dado pelas linhas rectas/diagonais; pelo claro-escuro; pelo cheio/vazio; pela agitação das figuras; pelos olhos grandes e deslocados. Tudo se orienta para o lado esquerdo, para onde todos se dirigem, como se fosse uma saída da cidade.  As figuras , com algum tratamento cubista são, da direita para a esquerda: uma figura que grita, erguendo os braços para o céu; cabeça e braço de mulher com um candeeiro de petróleo ; em baixo uma mulher que se GUERNICA arrasta; um cavalo empinado; um touro que circunda a mulher com um filho morto nos braços;


 A forma é desconstruída, devido à decomposição cubista e à

denuncia da destruição; surgem também figuras planas ( excepto o cavalo); cor limitada ao preto, branco e cinzento; a luz vem dos corpos pintados a branco.


 1940- Continua a viver em Paris durante a ocupação alemã.

 Pinta obras dramáticas executadas em gamas de cor apagadas,

como “ Alvorecer” e “ O Ossuário”.  A obra de Picasso cada vez mais está comprometida com a sua

época.  Picasso inscreve-se no Partido Comunista e decide não voltar a

Espanha enquanto o Franco for vivo.  De 1940 a 1973 executa inúmeras gravuras, desenhos, auto-

retratos, objectos de cerâmica, cartazes etc., e realiza séries inspiradas nos mestres do passado, como El Greco, Velásquez, Delacroix, Courbet…  Morre em Abril de 1973.


Outras obras de Picasso


O Beijo






Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.