Ficha formativa sobre a cultura da Gare

Page 1

ESCOLA SECUNDÁRIA ARTÍSTICA ANTÓNIO ARROIO FICHA FORMATIVA SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DA CULTURA DA GARE 12º Ano / Ano Lectivo 2010/2011 / Professora: Cesaltina Pedro

Consulta as páginas 108, 109 e 110 do manual, para responderes até à pergunta 10. 1. Identifica o acontecimento que pôs fim à carreira política de Napoleão Bonaparte. 2. Após a derrota de Napoleão houve necessidade de reorganizar o mapa político da Europa. 2.1. Refere a evolução política da França entre 1815 e 1871. 2.2. Os objectivos do Congresso de Viena e as consequências destas medidas, para a França. 3. Após o Congresso de Viena deram-se na Europa, um conjunto de movimentos revolucionários de independência nacional. Onde tiveram lugar? Contra quem? 4. No século XIX a Alemanha e a Itália unificaram-se. Quem foram os mentores destas unificações. 5. Portugal também foi abrangido por esta vaga revolucionária. Justifica. 6. Em meados do século XVIII teve início em Inglaterra a 1ª Revolução Industrial. Ao longo do século XIX dá-se a 2ª Revolução Industrial. 6.1. Enumera as razões que permitiram à Inglaterra ser o país pioneiro da 1ª revolução industrial. 6.2. Identifica os sectores de arranque da indústria durante o século XVIII. 6.3. Indica os países que aderiram à segunda revolução industrial. 6.4. Identifica as novas fontes de energia do século XIX. 7. Indica três invenções tecnológicas fundamentais para o desenvolvimento da Revolução Industrial. 8. Durante o século XIX as vias de comunicação entre os povos foram igualmente facilitadas. Quais as invenções que as facilitaram. 9. Quais os tipos de transporte que mais se desenvolveram no século XIX. 9.1. Qual as vantagens económicas, sociais e culturais resultantes do desenvolvimento dos transportes. TPC 10. “ Convertidas em autênticos templos de modernidade, as gares vão reflectir as últimas novidades tecnológicas e construtivas decorrentes da Revolução industrial”. Comenta a frase. ( página 112) ( relaciona a gare com o desenvolvimento da indústria, do comércio e dos transportes;com o crescimento das cidades;com a eficácia das novas técnicas e dos novos materiais ;com o desenvolvimento cultural do século XIX.)

11. Uma das vantagens dos transportes foi a formação de um mercado mundial. Para facilitar as trocas comerciais realizaram-se exposições nas principais cidades europeias. 11.1. Identifica essas exposições e as datas em que foram realizadas. TPC 11.2. Toma como referência o documento da página 117 e elabora uma síntese sobre a importância económica, tecnológica e inventiva destas exposições.


11.3. Quais as vantagens dos materiais usados na construção dos grandes pavilhões das exposições universais. 12. Uma das consequências mais imediatas do processo evolutivo do século XIX, foi o aumento das populações urbanas e as más condições de vida e de trabalho a que estava sujeito o proletariado. 12.1. Elabora um pequeno texto sobre as condições de vida e de trabalho do proletariado. 12.2. Indica 3 acontecimentos que demonstrem a luta do proletariado por melhores condições de vida. 12.3. Identifica os teóricos e as obras que contribuíram para a melhoria das condições de vida da classe operária. ( página 115) TPC 13. Lê atentamente o texto da página 114 e o da página 118. Refere a importância do Romantismo enquanto movimento cultural e artístico, no contexto social e cultural de inicio do século XIX. 14. Tal como o Neoclassicismo, também o Romantismo procurou referências no passado. Indica o período histórico que foi privilegiado e explica as razões.

15. Dá exemplos de edifícios românticos. 16. Indica as características da pintura romântica. (tema, características técnico formais, representantes) 17. Tomando como referência os percursos artísticos de Turner, Constable e Friedrich, caracteriza o modo como o tema “ paisagem” ou “natureza” foi tratado. (página126 do manual) 18. Indica as características da escultura do romantismo. (Temática, características técnico - formais e representantes).

19. Faz corresponder aos nomes da coluna A as obras da coluna B ABCD-

WilliamTurner John Constable David Friedrich Eugéne Delacroix

1. Pestíferos de Jafa 2. Dante e Virgílio 3. O Carro de Feno 4. Jangada do Medusa 5. Caminhante sobre Um Mar De Névoa. 6. Falésias de Rugen 7. A Catedral de Salisbury 8. Liberdade Guiando o Povo

20. Identifica outros movimentos artísticos representativos deste período. 21. Refere as características da arquitectura do Romantismo em Portugal. (página 130 e 133) 22. Observa a imagem 49 da página 132 do manual, que representa o Palácio da Pena. Analisa o Palácio da Pena, como expressão da arquitectura e do espírito romântico do século XIX. Refere os seguintes aspectos: quem o mandou construir; exotismos e revivalismos presentes na estrutura arquitectónica; elementos decorativos exteriores. 23. Indica o nome de dois pintores portugueses, representativos desta corrente artística.


24. Consulta o quadro cronológico e indica:  o nome de duas obras de Francisco Goya;  o nome de pintores do romantismo  obras representativas da arquitectura do romantismo;  o nome de três escritores do século XIX;  obras de Claude Monet;  obras de Édouard Manet;


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.