Rococó em Portugal e Brasil

Page 1

DA EUROPA PARA O MUNDO: a dial茅ctica Barroco/ Rococ贸 em Portugal e Espanha


• O Rococó em Portugal manifestou-se pontualmente durante o reinado de D. José I e D. Maria II.

Havia abundância de recursos ( diamantes e metais preciosos provenientes do Brasil ), que permitiram a continuação de uma arquitectura de luxo, bem como de programas decorativos modernos, seguindo o gosto da época.

• Porém , o terramoto de 1755, fez desaparecer muitos desses vestígios arquitectónicos e decorativos.

• Após o terramoto e dada a necessidade de reconstruir com rapidez economia e pouca mão-de-obra, surgiu um estilo mais sóbrio – o estilo pombalino. • Apesar de tudo, estes factos não invalidaram que o estilo Rococó esteja devidamente representado no nosso país.


• O contributo mais original do Rococó nacional foi a talha dourada em conjunto com a azulejaria. • A talha rococó subdivide-se em várias correntes ou estilos paralelos e regionais , o que lhe permite manter uma grande variedade e originalidade de Norte a Sul do País. • Apesar dessa variedade existem alguns elementos estilísticos mais utilizados, como:

Concheados

Anjos

Materiais Fingidos

Volutas

Folhas de acanto Putti

Dourados

Elementos vegetais e animais


• As manifestações mais representativas deste estilo encontram-se na zona de Lisboa e no Norte do País, principalmente no Alto Minho. • No Norte de Portugal , o Rococó surgiu numa linha de continuidade com o Barroco. • Estas manifestações do Rococó caracterizam-se por uma grande exuberância decorativa ( conchas, elementos vegetais e animais, assim como formas orgânicas), que percorrem as fachadas dos edifícios e preenchem os interiores das igrejas. • A talha utilizada é denominada “ Talha Gorda”, e inspira-se nas estampas e gravuras alemãs e holandesas do século XVIII.

• O arquitecto, escultor , que mais se notabilizou na concretização destas propostas rococó, foi André Soares,


As obras mais significativas de André Soares foram: A CÂMARA DE BRAGA


CASA DO RAIO, Braga


SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS em Lamego



IGREJA DE SANTA MARIA MADALENA , de Falperra


Retรกbulo de Nossa Senhora do Rosรกrio, Igreja S. Domingos, Viana Castelo


IGREJA DO MOSTEIRO DE TIBテウS



Na zona de Lisboa , a talha recebeu influências da talha joanina, mas com o vocabulário rococó e influências francesas. • Exemplos representativos da influência joanina temos: - A Capela de S. João Baptista na Igreja de S. Roque ; - O Altar principal do Convento da Madre de Deus em Lisboa.


CAPELA DE Sテグ JOテグ BAPTISTA, Igreja de S. Roque, Lisboa

Arquitecto Luigi Vanvitelli. Meados do sテゥculo XVIII.


CAPELA do Palรกcio de Queluz

Mรกrmores fingidos

Talha dourada


ALTAR MOR do Convento da Madre de Deus, Lisboa Azulejo Talha Dourada


O Rococó de influência francesa , da segunda metade do século XVIII , pode ser encontrado :

- Em alguns interiores do Palácio de Queluz ;

- Na Biblioteca do Convento de Mafra.


PALテ,IO DE QUELUZ


SALA DO TRONO do Palácio de Queluz

Com materiais fingidos simulando mármores coloridos, estuques dourados, lustres, espelhos( …). De Jean - Baptiste Robillon


PORMENOR da Sala do Trono


BIBLIOTECA do Convento de Mafra

Concebida por Manuel Caetano de Sousa, com uma sala galeria de 88 metros de comprimento e totalmente revestida a talha rococ贸.


Pormenor da Biblioteca do Convento de Mafra


Outras manifestações da estética do Rococó encontradas no mobiliário e nos coches.

podem ser


O reinado de D. Maria II produz os últimos exemplares de coches de grande aparato, na tradição barroca mas seguindo o gosto Rococó.


• No que diz respeito à escultura rococó , esta entra em Portugal na segunda metade do século XVIII, e é representada pelos escultores da “ ESCOLA DE MAFRA”. • De entre eles destaca-se Machado de Castro, autor da estátua equestre de D.José I , no Terreiro do Paço e autor de vários presépios constituídos por figurinhas de barro. • Na pintura destaca-se Pedro Alexandrino, designado por fa presto, por aceitar qualquer tipo de encomenda e a executar com rapidez. Decorou muitas igrejas.



• Além da pintura, a azulejaria foi utilizada como revestimento e decoração. • Os temas predominantes consistiam em cenas galantes e motivos de inspiração naturalista, como grinaldas, aves, conchas. •Predominavam as cores suaves, a par do ressurgimento da policromia. •As fábricas mais conhecidas na produção de azulejos foram a Real Fábrica de Faianças do Rato, em Lisboa e as fábricas de Coimbra, Alcobaça e Porto.





CARACTERÍSTICAS DO BARROCO AMERICANO: o caso de Minas Gerais FICHA FORMATIVA

Tomando como referência o documento da pagina 79 do Manual, responde às seguintes questões:

1. Indica 3 características do rococó brasileiro. 2. Justifica as causas do seu desenvolvimento a partir de Minas Gerais. 3. Que personalidade se destacou como arquitecto e escultor? 4. Menciona algumas obras executadas por este artista.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.