Caba Já Mó! - Boletim Informativo #28 | abr '23

Page 1

ENVOLVE-TE | CUIDA-TE | INFORMA-TE | DESENRASCA-TE | CULTIVA-TE | ORGANIZA-TE | PROTEGE-TE | DIVERTE-TE | AMBIENTA-TE

ENVOLVE-TE!

CONHECES O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO JUVENIL DO MUNICIPIO DE OLHAO?

No sentido de melhorar as competências, a fim de aproveitar todo o potencial da juventude e, em simultâneo, dar um novo impulso às aprendizagens, apoiando os jovens na transição para a vida adulta, fomentando a sua emancipação, dotando-os de saberes para o futuro, surge o Programa de Capacitação Juvenil.

O Programa de Capacitação Juvenil propõe a realização de atividades de natureza não formal e formal. Estão contemplados neste Programa na Capacitação Não Formal: os Clubes da Casa (manualidades, geocaching, fotografia, música, teatro, desenho e BD), o corredor das artes, workshops, o “A Casa Convida…”, roteiro do empreendedorismo, sessões com profissionais, roteiros juvenis, sessões de coaching, sessões sobre alimentação saudável e debates no âmbito da psicologia.

Na Capacitação Formal podemos encontrar os workshops nas escolas do concelho, os debates e ainda a formação em diversas áreas para desenvolver competências de capacitação. Este Programa foi elaborado ainda, tendo por base a Missão do Município, assim como, a Missão definida para a Juventude do concelho de Olhão, nomeadamente no que diz respeito à promoção de elevados níveis de conhecimento do capital intelectual da população e das organizações, em busca permanente do melhor, onde a inovação, o desenvolvimento, a competência e o respeito pela dignidade da pessoa são valores fundamentais, mas também no que diz respeito à coordenação e execução de planos anuais com elevada performance, constituindo polo de referência onde a ética, a confiança, a criatividade, o crescimento e a excelência desenham o caminho da decisão, catalisando as aspirações e necessidades dos munícipes, estimulando o desenvolvimento integrado em convergência com o capital histórico/cultural do Concelho por forma a captar investimentos de qualidade capazes de desenvolver riqueza.

In: https://issuu.com/casadajuventudedeolhao/docs/programa_de_capacita_o_juvenil_2023., 13/04/2023

CUIDA-TE!

VÊ AS TUAS DÚVIDAS SEREM RESPONDIDAS DE MODO ANÓNIMO E CONFIDENCIAL

TEMAS

Programa de Capacitação Juvenil

Coloca aqui as tuas dúvidas

Literacia digital - parte 3

Dicas UTEIS para acampar #3 Mobilidade Elétrica

Condução defensiva

Caça a tudo o que é reciclável

EFEMÉRIDES

01/04 Dia das Mentiras

06/04 Dia Mundial da Atividade Física

13/04 Dia do Beijo

15/04 Dia Mundial do Desenhador

16/04 Dia Mundial da Voz

17/04 Dia Europeu da Informação aos Jovens

22/04 Dia Mundial da Terra

23/04 Dia Mundial do Escutismo

23/04 Dia Mundial do Livro

25/04 Dia da Liberdade

28/04 Dia Internacional do Cão Guia

29/04 Dia Mundial da Dança

30/04 Dia do Associativismo Jovem

O Programa Cuida-te+ lançou uma ferramenta no Portal IPDJ, na secção da saúde juvenil, chamada «Coloque aqui as suas dúvidas», que pretende ser um canal interativo, para que os/as jovens, dos 12 aos 25 anos, possam colocar questões, de forma anónima, gratuita e confidencial, referentes às quatro áreas do Programa de Saúde Juvenil: Comportamentos Aditivos e Dependências;

As respostas são asseguradas por psicólogos/as e versam o aconselhamento, a informação e estratégias ou referenciação para

Fácil e anónimo:

Escolhe um tema, assunto, sub-assunto;

Indica o teu sexo e idade;

Escreve uma pergunta.

Automaticamente, recebes um código que podes apontar ou guardar para mais tarde verificares nas respostas o esclarecimento à tua questão. Se quiseres saber quando a resposta está disponível, indica o teu email, se não, vai consultando a página. Fácil e anónimo!

#28 Abr 23
In: https://ipdj.gov.pt/coloca-aqui-as-tuas-duvidas/-/perguntas-anonimas/, 12/04/2023
1 - Escreve aqui a tua pergunta! 2 - Guarda o código gerado! 3 - Insere aqui o código e vê a tua resposta!

INFORMA-TE!

DEFINIÇÕES DE TERMOS RELACIONADOS COM LITERACIA DIGITAL - PARTE 3

Má informação: informações factualmente corretas que são utilizadas de forma maliciosa.

Literacia mediática e informacional: a capacidade para compreender informações para o bem público; a capacidade para interagir de forma crítica com a informação, os meios de comunicação social e a comunicação digital de modo a participar nos objetivos de desenvolvimento sustentável, assim como, a capacidade de procurar e de usufruir plenamente dos benefícios dos direitos humanos fundamentais.

Literacia mediática: capacidade de aceder aos meios de comunicação, de compreender e avaliar de modo crítico os seus diferentes aspetos e contextos e de criar comunicações em diversos contextos.

Meme: uma imagem, vídeo, texto, etc., de natureza habitualmente humorística, copiado e difundido rapidamente pelos utilizadores da Internet, muitas vezes com ligeiras variações.

DESENRASCA-TE!

Informação errada: informação comprovadamente falsa divulgada sem a intenção de induzir em erro e frequentemente partilhada porque o utilizador a considera verdadeira.

Mistificação da interface: um ataque que visa roubar o dinheiro ou a identidade de uma pessoa, levando alguém a revelar informações pessoais - tais como: números de cartões de crédito, informações bancárias ou palavras-passe - em sítios Web que se fazem passar por legítimos.

Desmistificação prévia: refutação de um argumento convincente antes da sua divulgação.

Fonte: o local de partida ou origem de uma informação.

Trole: uma pessoa que tenta deliberadamente cometer ou atacar de forma direta pessoas através da publicação de comentários depreciativos. Grupos de troles ou fábricas de troles são grupos institucionalizados de troles na Internet que procuram influenciar as opiniões

políticas e a tomada de decisões. Verificação: contas ou informações são autênticos e reais. o processo para verificar se determinados sítios, endereços, contas ou informações são autênticos e reais.

‘Caba Já Mó!’ Boletim Informativo | n.º 28 | pág. 2
In: https://op.europa.eu/pt/publication-detail/-/publication/a224c235-4843-11ed-92ed-01aa75ed71a1, 14/02/2023

ORGANIZA-TE!

COMO ESTAR PRE ÁREA DE FUTURO - #3 MOBILIDADE ELÉTRICA

Porque é uma área profissional de futuro?

Tendo em conta o contexto de um mundo globalizado, as necessidades de mobilidade são, hoje, muito maiores do que há alguns anos. De resto, a mobilidade tem sido um dos setores com maior pegada ecológica, pela sua dependência de fontes de energia não-renováveis. Este contexto levou ao surgimento do conceito de “mobilidade sustentável”, normalmente associada à mobilidade elétrica, como forma de garantir a deslocação e transporte de pessoas, bens e mercadorias de forma mais amiga do ambiente.

No campo da mobilidade, as fontes renováveis e sustentáveis de energia estão atualmente em foco, garantindo menor poluição e maior aproveitamento (ou eficiência) de toda a energia gerada. Isto porque a mobilidade elétrica diminui a emissão de carbono para o ambiente e, como tal, diminui a pegada ecológica associada a necessidades de mobilidade, sendo uma oportunidade de descarbonização e depen- dência energética. É por essa razão que muitas cidades em todo o mundo estão a implementar planos e programas de fomento à mobilidade elétrica. Neste contexto, as profissões associadas à eletrificação de transportes, produção de veículos elétricos e respetivas infraestruturas associadas são algumas das profissões de futuro, registando-se uma procura crescente por profissionais com conhecimentos específicos nesta área. Por outro lado, o mercado da mobilidade não se resume apenas à produção de veículos ou transportes elétricos, sendo também relativo a outras soluções emergentes como a condução autónoma, por exemplo. Um dado ilustrativo do potencial desta área profissional é o das vendas de veículos elétricos em Portugal, ao longo dos últimos anos.

Como é trabalhar nesta área?

Existem vários percursos profissionais ligados à área profissional da mobilidade elétrica. Desde logo, existem as ocupações relacionadas com a produção e manutenção de veículos elétricos. Por outro lado, há também necessidade de profissionais que desenhem, instalem e façam manutenção dos postos de carregamento associados. Simultaneamente, o aumento do número de veículos elétricos levará também à necessidade de uma rede elétrica mais dinâmica, bem como a profissões associadas a outras soluções de mobilidade urbana. Esta evolução conduzirá a uma maior procura de técnicos ligados ao ramo da energia. Alguns dos campos de ação dizem respeito à criação de sistemas de gestão energética, criação de tecnologia de controlo e implementação de redes inteligentes de energia, bem como de sistemas de autenticação segura. Os e as profissionais que se especializem nesta área poderão trabalhar em empresas de produção de veículos elétricos e respetivas infraestruturas de carga, empresas tecnológicas ou entidades e organizações com responsabilidade no planeamento urbanístico, por exemplo.

PROTEGE-TE!

CONDUÇÃO DEFENSIVA. COMO TER A ATITUDE CERTA AO VOLANTE?

O estado da viatura e das estradas pode condicionar a tua segurança rodoviária. Porém, nada é mais determinante do que a tua atitude ao volante. Há que contar com os erros alheios mas também teres a noção de que não és nem “o dono disto tudo” nem infalível. Conduzir sob o efeito de álcool ou cansado, falar ao telemóvel, não sinalizar manobras, desrespeitar os outros condutores e abusar da velocidade são alguns dos comportamentos de risco que só depende de ti corrigir. Na estrada, como podes evitar que os erros alheios ponham em risco a tua segurança? Deixamos-te aqui alguns conselhos:

Antes de iniciares a condução, é importante verificares:

 o estado do veículo;

 o fluxo de trânsito;

 as condições atmosféricas;

 as tuas necessidades de descanso, alimentação e fisiológicas;

Durante o percurso, uma das tuas armas mais secretas será a tua capacidade de previsão:

 Sinaliza e faz contacto visual. Como medida defensiva, o condutor deve demonstrar aos outros utentes que manobras pretende efetuar alguns segundos antes de partir para a ação;

 Modera a velocidade. Quanto maior for a velocidade menor é o tempo de reação, o que implica que a probabilidade de um acidente acontecer é também maior;

 Mantém uma distância que te permita ter um tempo de reação de 2 segundos, no mínimo. Se não conseguires reduzir a velocidade ou travar a tempo a tua viatura, é bem mais provável veres-te envolvido num acidente;

 Mantem uma atitude responsável na tarefa da condução, estando ciente dos riscos que corres e consciente de que é de ti que provêm os maiores perigos, da tua concentração, do teu estado físico, do teu carácter e das tuas emoções;

 Circular em harmonia. Não te importes que os outros te passem à frente e não defendas ferozmente a tua posição no meio de uma fila de trânsito;

 Conduz com as duas mãos no volante e bem posicionadas, para teres mais controlo sobre o carro;

 Se beberes, não conduzas. É proibido conduzir sob influência de álcool ou de substâncias psicotrópicas. Considera-se sob influência de álcool o condutor que apresente uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l;

 Não uses o telemóvel. Podes continuar a falar ao telemóvel caso tenhas um auricular ou microfone com sistema de alta voz. SMS é que nem pensar. Usar o telemóvel a conduzir aumenta 23 vezes o risco de acidente.

“Mais de 90% dos acidentes têm como fator causal principal o condutor, pelo que temos de acreditar que é a ele, condutor, que cabe evitar os acidentes”, avisa o IMTT Não queiras fazer parte destas estatísticas.

In: https://www.forum.pt/capital

Caba Já Mó!’ Boletim Informativo | n.º 28| pág. 3
-jovem-da-seguranca-rodoviaria/conducao-defensiva-como-
-a-atitude-certa-ao-volante, 12/04/2023
ter
20/01/2023
In: https://bibdig.iefp.pt/Images/winlibimg.aspx?skey=&doc=91332&img=3927,

OLUDO | “ABRAÇO”

oLUDO - "Abraço"

Por andar nas cinzas do que foi

O fogo que entre nós ardeu

Sinto a vontade de lembrar

O caminho desse calor teu

O teu nome

Sinto que não sinto

Que ainda não vi

Sei que não senti

O abraço

Por

Por andar no fogo do que é

A chama que entre nós morreu

Vejo a vontade de lembrar

O calor desse fogo teu

O teu nome

AMBIENTA-TE!

Sinto que não sinto

Que ainda não vi Sei que não senti

O abraço

Ainda cantam o teu nome

Pelos quatro ventos chama

O teu nome

In: https://www.youtube.com/supported_browsers?next_url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DA_ZwYwS_Y_0, 18/04/2023

NESTA PÁSCOA FAZ UMA CAÇA A TUDO O QUE É RECICLÁVEL

Se Páscoa é sinal de almoços em família, caça aos ovos e doces para todos, este ano há um ingrediente importante que não pode faltar a miúdos ou graúdos: a reciclagem. Não deixes que nenhuma embalagem te escape, confere se sabes onde colocar todos os resíduos: Guloseimas de Páscoa

Páscoa é sinal de ovos de chocolate, amêndoas de todos os géneros e feitios? Como se descartam os invólucros das guloseimas todas?

O papel que envolve os ovos de chocolate deve ir para o ecoponto amarelo, e, se o ovo trouxer surpresa, a embalagem que a envolve deve seguir o mesmo caminho. Para quem é maior fã de tabletes de chocolate não se pode esquecer que o papel ou o cartão que as envolve também deve seguir para o ecoponto azul.

O papel de alumínio que envolve as moedas e os pequenos ovinhos de chocolate deve ir para o ecoponto amarelo e a rede que embala estes doces também.

Os pacotes das amêndoas são de plástico e por isso, quando estiverem vazios devem ir também para o mesmo acontece com os invólucros dos chupa-chupas ou dos rebuçados.

À mesa

Antes de chegar à mesa, é na preparação das refeições que é necessário ter atenção. Se nesta Páscoa vais pôr as mãos na massa e cozinhares para a família ou amigos não te esqueças:

No caso dos bolos, o pacote da farinha e a caixa dos ovos devem ir para o azul. Se a garrafa do óleo acabar, mesmo engordurada, esta deve ir para o ecoponto amarelo. Latas de fruta, de fermento, de leite condensado, ou pacotes de natas também devem seguir o mesmo destino, ainda que sujas ou com pequenos restos no fundo. as garrafas de vidro devem ir para o ecoponto verde as de plástico para o amarelo. No caso de alguNão deixes que a tua Páscoa gere desperdício. Rentabiliza as tuas receitas ao máximo, Celebra a Páscoa de mãos dadas com o ambiente. Não desperdices comida e no final das refeições encaminha as tuas embala-

, sobre várias temáticas, no âmbito da Juventude.

DIVERTE-TE! ‘Caba Já Mó!’ Boletim Informativo | n.º 28| pág. 4
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.