Manifestações, tradições, música, arte e cultura

Page 1

do lo a c n o G o Sa Rio Abaixo

Manifestações, Tradições, Música, Arte e Cultura.


Festas Tradicionais

São Gonçalo do Rio Abaixo já se tornou referência quando o assunto é lazer e diversão. Grandes shows com apresentações de artistas de renome nacional são realizados anualmente nos eventos tradicionais: Carnaval, Cavalgada, Rodeio e Festival de Inverno.

Congado Fé multifacetada cultivada entre o altar, as ruas, as praças e terreiros. Nasceu da união de elementos da cultura africana e do catolicismo português, através de suas danças, cânticos, instrumentos musicais e ritmos cadenciados, que encantam e transbordam cultura e fé por todos os cantos da cidade. Para compreendê-los basta ouvir o batuque dos congos, marujos, moçambiques e outros ritmos africanos que são apresentados nas festas de Nossa Senhora do Rosário e outras. Os grupos existentes em São Gonçalo do Rio Abaixo são: Guarda de Marujos Nossa Senhora da Guia (comunidade de Fernandes), Guarda de Moçambique São Jorge Guerreiro (comunidade de Fernandes) e Guarda de Nossa Senhora do Rosário dos Borges.

Fé A fé continua viva, marcada pela exterioridade de rituais e festas. Para senti-las, basta acompanhar as procissões nas ruas cobertas por tapetes de serragens e areias coloridas nas procissões de Corpus Christi, retratando símbolos da fé cristã.


Dança das Lavadeiras

Impor tante manifestação artística cultural composta po integrantes da Associação Bem Viver da Terceira Idade (Abeviti de São Gonçalo do Rio Abaixo onde mulheres resgatam canções e danças utilizadas pelas lavadeiras às margens do Rio Santa Bárbara.

Festival de Inverno O Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo é realizado no mês de julho e reúne atrações de dança, teatro, música, humor, literatura e fotografia, todas com entrada gratuita. O evento vem se destacando a cada ano trazendo para o público grandes shows de renome nacional.

Salão do Livro O evento é realizado no mês de maio pela Prefeitura, através do Centro Cultural. O público pode participar de diversas atividades entre bate-papos, oficinas de músicas, origamis e peças teatrais, que permitem a realização de trocas culturais e abrem portas para a leitura, música e o artesanato. Além disso, conta com a participação de escritores renomados.


Música A música sempre esteve presente na vida dos habitantes de São Gonçalo do Rio Abaixo, desde a chegada dos colonizadores, e com grande influência dos escravos negros e africanos. Nasceu da fé, através de partituras clássicas. Na cidade pode-se ouvir música sacra, jazz, pop, MPB e Rock, na gama variada de sons e ritmos. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, desenvolve vários projetos musicais como: Orquestra de Câmara São Gonçalo, Coral Meninas Cantoras de São Gonçalo do Rio Abaixo, Coral Lírico de São Gonçalo e Camerata de Violões de São Gonçalo.

Artesanato Mantenedores de uma arte passada de geração em geração, o artesanato da cidade cresce, cria e recria, transformando as técnicas de raízes capazes de perpetuar os vínculos com a história e a cultura de seu povo. Das mãos delicadas dos sãogonçalenses surgem peças de artesanato diferenciadas pela sutileza e criatividade. Os objetos encontram-se expostos na Casa do Artesão, no centro da cidade.


Histórico do Município

O Arraial que deu origem ao núcleo urbano do município de São Gonçalo do Rio Abaixo teve seu início ao alvorecer do século XVIII com a fixação do fenômeno bandeirante. Em 1704, o desbravador Antônio Bueno encontrou minas ricas e abundantes ao longo do Ribeirão Santa Bárbara, trajeto do qual originou São Gonçalo entre 1710 a 1720.

Em 1831, Manoel Dias de Freitas, juiz de paz, relatava um número de 2834 habitantes, sendo 1750 livres e 1084 cativos. A localidade contava com conjunto arquitetônico de antigas fazendas, 13 engenhos de cana, 3 fábricas de ferro e 8 mineiros. Sua vocação aurífera era explorada por ingleses ao longo do Ribeirão Santa Bárbara e suas terras compunham-se de pequenas planícies e campos de criar.

Em primeiro de junho de 1850, o antigo curato de São Gonçalo do Rio Abaixo, filial da matriz de Santa Bárbara, foi elevado a paróquia e seu primeiro vigário foi Manuel Antônio de Souza Vinagre.

Em 30 de dezembro 1962 foi criado o Município de São Gonçalo do Rio Abaixo, tendo seu território desmembrado de Santa Bárbara.


Dados Estatísticos Extensão Territorial: 363,812 (km²) Gentílico: São-Gonçalense Distância dos principais centros (Km): Belo Horizonte: 84 km São Paulo: 668 km Rio de Janeiro: 526 km Brasília: 826 km Vitória: 441 km Principais rodovias que passam pelo município: BR 381/262 e MG 129

Hospedagem e Alimentação Restaurante Antunes Tel.: (31) 9241-1037 ou (31) 9822-1668 Rua Antônio da Manuela, 57 A Centro Restaurante Kikinato Tel: (31) 3833-5153 Rua Henriqueta Rubim, 68 Centro

Pousada Santa Efigênia Telefone: (31) 8871-2452 Rua Buritis, 3 - Patrimônio Hotel e Restaurante Primavera Tel: (31) 3833-5444 BR 381 - Km 381 - Posto Primavera Recreio Lanches e Restaurante Tel: (31) 3833-5766 BR 381 - Km 382

Belleu`s Lanches Tel: (31) 3833-5168 ou (31) 3833-5276 BR 381 - Km 381

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO (31) 3820-1800 www.saogoncalo.mg.gov.br SECRETARIA DE CULTURA | CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL (31) 3820-1916 | (31) 3820-1903 cultura@saogoncalo.mg.gov.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.