Citânia de Briteiros

Page 1

6ยบ B 2010-2011


ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A NOSSA VISITA DE ESTUDO

INTRODUÇÃO Esta actividade, realizada no passado dia 1 de Abril, tal como previsto no Plano Anual de Actividades, resultou de uma ideia da Coordenadora da nossa Biblioteca

e

da

nossa

professora

de

Língua

Portuguesa, aquando da vinda à nossa escola da escritora Maria José Meireles, no dia 22 de Março de 2010, para apresentação dos seus livros, entre os quais a obra Os sete Guerreiros da Lua.


Nesta visita de estudo gostei de ver as ruínas de uma enorme casa onde se reuniam os chefes das principais

linhagens,

para

conversarem

sobre

as

colheitas, os terrenos baldios, as tarefas comuns, os litígios, isto é, para governarem aquela sociedade que tinha, na altura, alguns milhares de habitantes.

Célia Moleiro, n.º1


Mal chegámos à Citânia, depois da viagem de autocarro, sentimos fome e por isso, comemos alguma coisa do lanche que levávamos.

De seguida, teve início a visita guiada. Vimos ruínas das casas de habitação e de uma grande casa, onde se reuniam os anciãos. Depois de tirarmos algumas fotografias da turma, no local, e registarmos, na memória, aquelas vistas maravilhosas, descemos para seguirmos de autocarro até ao Museu da Cultura Castreja.


No Museu vimos muitos objectos com grande valor histórico, que foram retirados das ruínas da Citânia. Eliana Bicho, n.º2


Balneário onde os habitantes tomavam banhos de sauna.

Fábio Lopes, n.º3

Aprendemos, também, nesta visita, que todos os Castros, tanto os grandes povoados, do tipo da Citânia de Briteiros, como os mais pequenos, eram cercados por muralhas.

Gérson Santos, n.º4


Enquanto nos deslocávamos, pelas ruas da Citânia, também

observámos

a

conduta

que

permitia

o

escoamento das águas pluviais.

João Coentrão, n.º5


Também observámos diversas unidades residenciais formadas por construções circulares e rectangulares.

Reconstrução de uma habitação segundo orientação do arqueólogo Martins Sarmento.

a


José Regufe, n.º6


Gostei muito de realizar esta visita de estudo. Estava um dia de sol que nos transmitia uma grande energia. Percorremos a Citânia, acompanhados por uma guia que nos explicou, muito claramente, todos os pormenores. Mais tarde, fomos ao Museu onde pudemos apreciar peças de arte e em particular a chamada

Pedra Formosa.


No fim da tarde, quando regressĂĄmos Ă escola, as professoras ainda nos levaram ao Parque da Cidade,


onde terminรกmos o nosso lanche e convivemos, mais um pouco. Todos achรกmos que foi um dia muito bem passado e uma actividade a repetir.

Marisa Laranjeira, n.ยบ7


Rúben Gomes, n.º9


No alto da Cit창nia, vimos um Cruzeiro e um conjunto de sepulturas.


Tiago Pereira, n.ยบ10


Marisa Laranjeira, nยบ 16

Marisa Laranjeira, nยบ.16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.