E se o rouxinol do imperador terminasse assim

Page 1

E se “o rouxinol do imperador” terminasse assim? Conto escrito e ilustrado coletivamente pelos alunos da turma 2.º/4.º F, com a colaboração da Biblioteca Escolar Inspirado no conto “O rouxinol do imperador” de H. C. Andersen Ano Letivo 2014 - 2015 EB1 - n.º 4 – Bairro do Paraíso Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira


O imperador da China estava às portas da morte, quando apareceu, na sua janela, a silhueta do rouxinol vivo.

Incrédulo,

escancarou

os

seus

lindos

olhos

esverdeados e pensou que estava a sofrer de uma alucinação.

1


Esticou o braço muito devagarinho e, lentamente, conseguiu alcançar a janela e abri-la com muito esforço. Então, sentiu um grande aperto no seu peito cansado e escorregaram-lhe pelo rosto lágrimas de emoção.

Sentia-se culpado e arrependido por ter prendido o rouxinol na gaiola, privando-o da sua liberdade.

2


Quando o rouxinol olhou para os olhos do imperador, viu neles uma grande tristeza e percebeu de imediato que teria que cantar para ele a mais bela melodia que nunca cantara para ninguĂŠm.

3


À medida que ia ouvindo o canto maravilhoso da ave, o imperador ia sentindo mais energia e força. Ao fim de alguns dias estava recuperado e sentia-se muito feliz.

Como forma de agradecimento, o imperador decidiu atribuir ao rouxinol o título de “Ave Real”, dando-lhe toda a liberdade para voar pelos jardins do palácio e pela cidade.

4


Decidiu, também, inscrevê-lo na escola de música “Talentos Raros”, frequentada pelas mais belas aves exóticas de todo o mundo.

5


Nessa escola especial, o rouxinol desenvolveu o seu talento natural e aprendeu novas melodias.

6


Desde ent達o, todas as noites, o rouxinol passou a dar belos concertos ao luar para grande alegria de todos, sobretudo do imperador da China.

FIM 7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.