Animais em extinção

Page 1


Nome Popular: Pau-Brasil Nome científico: Caesalpinia echinata Características: Trata-se de uma árvore que pode atingir 15 metros de altura. Sua madeira é utilizada para fabricação de instrumentos musicais. Esta árvore esta na lista do IBAMA como uma das espécies mais ameaçadas de extinção. Curiosidade: Entre 1500 e 1600, auge da exploração desta árvore pelos portugueses no Brasil, calcula-se que 2 milhões de pau-brasil foram derrubados e transportados para a Europa, para comercialização.

Biatriz


Nome Popular: Ararajuba ou Guariba Nome científico: Guaruba Guarouba (Gmelin, 1788) Características: Seu nome científico significa “pássaro amarelo”. Essa ave verde e amarela só é encontrada na Amazônia e se encontra na lista do IBAMA como espécie vulnerável.

Curiosidade: Por causa da sua cor é considerada como ave nacional!

Maria Luiza - 6A


Nome Popular: Araponga Nome científico: Procnias nudicolli (Vieillot, 1817)

Características: Esta ave pode ser encontrada no Brasil em áreas de Mata Atlântica. Ela vive em regiões onde a floresta é conservada, mas também em áreas abertas desde que tenham árvores com frutos. É considerada uma espécie ameaçada de extinção. Curiosidade: Araponga é nome indígena e vem de ara (ave) e ponga (soar). Também é conhecida como pássaro ferreiro devido ao seu canto!

Mariza


Nome Popular: Arara azul Nome científico: Anodorhynchus hyacinthinus (Latham, 1790) Características: É a maior da família das araras podendo chegar a 100 a 120 cm. Tem o bico forte para quebrar cascas de coco. Vivem em bandos de 10 a 50 aves. Já esteve na lista de ameaçadas de extinção devido a destruição do seus hábitats e comercio ilegal , mas desde 2014 encontra-se em estado “vulnerável” Curiosidade: Elas têm um único parceiro durante toda a vida. Também chama atenção seu hábito de voar em pares ou grupos e de se reunirem em grandes bandos no final das tardes!!!

Richard – 6A

karina – 6E

Bruno – 6A


Nome Popular: Bicudo Nome científico: Sporophila maximiliani (Cabanis, 1851) Características: Esta ave tem aproximadamente 15 cm. É encontrada em estados de todas regiões brasileira com exceção do Sul. Habita pastos alagados, veredas com arbustos, bordas de capões de mata, brejos, beiras de rios e lagos, aparentemente em locais próximos à água, principalmente onde haja o capim-navalha. Curiosidade: Seu canto lembra o som de uma flauta!!! Igor – 6A e Iara 6E

Iara – 6E

Igor – 6A


Nome Popular: Urubu-rei Nome científico: Sarcoramphus papa (Linnaeus, 1758) Características: Mede aproximadamente 80cm e seu peso pode chegar a três quilos. No Brasil pode ser encontrado nas regiões Norte, CentroOeste e Sudeste em regiões florestais longe das grandes cidades. Encontra-se atualmente ameaçado de extinção. Tem cabeça e pescoço nus, pintados de vermelho, amarelo e alaranjado, a parte superior do corpo amarelo-clara, esbranquiçada, asas e cauda pretas, o lado inferior branco, com plumagem branca e negra. Curiosidade: Seu nome popular é uma referência ao papel hierárquico que o povo lhe atribui, de ser o primeiro a abordar uma carcaça, o que parece se dever ao poder de seu bico, capaz de romper couros mais resistentes, abrindo caminho para as outras espécies se servirem depois.!!!

Lívia 6A


Nome Popular: pato-mergulhão Nome científico: Mergus octosetaceus Vieillot, 1817 Características: Mede de 48 a 55 cm. Pode ser encontrado nas bacia do Rio São Francisco, Paraná e Doce. Atualmente os mais terríveis inimigos da ave são: a retirada da mata ciliar, o assoreamento do São Francisco, a expansão da agropecuária e o uso de agrotóxicos. Além disso, o crescimento do turismo desorganizado e a prática de esportes radicais nas proximidades de seu território também tiram o sossego desses animais, arredios e assustadiços. Curiosidade: A espécie necessita de correntes d'água 100% limpas e claras, protegidas por matas ciliares preservadas e com abundância de peixes, em especial o lambari!!!

Lucas – 6E


Nome Popular: tartaruga-marinha ou tartaruga-verde Nome científico: Chelonia mydas (Linnaeus, 1758) Características: Podem atingir 600 kg e 2m de comprimento. A espécie está distribuída por todos os oceanos, nas zonas de águas tropicais e subtropicais. A tartaruga-verde habitualmente se encontra em águas costeiras com muita vegetação (áreas de forrageio), ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente avistadas em alto-mar. A espécie encontra-se ainda ameaçada após um longo período de caça intensa devido à sua carne, usada para fazer sopa, couro e casca. Curiosidade. O nome tartaruga-verde deve-se à coloração esverdeada da sua gordura corporal!!!

João Pedro 6A


Nome Popular: Tatu-bola Nome científico: Tolypeutes tricinctus (Lineu, 1758) Características: Tem aproximadamente 35 cm do focinho ao ventre e cerca de 1,5 Kg. Seu habitat são as "savanas brasileiras", principalmente a caatinga, nas regiões centro-oeste e nordeste brasileiras, estendendo-se até a parte mais oriental do cerrado. Os animais desta espécies não são adaptados para a escavação de buracos e a vida subterrânea. São os únicos tatus que, quando acuados, tem o hábito de enrolar-se completamente dentro da carapaça, formando uma bola. Curiosidade: Essa espécie foi a mascote da Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil em 2014!!!

Tamara Eloá


Nome Popular: mico-leão-dourado Nome científico: Leontopithecus rosalia (Linnaeus, 1766) Características: Tem 26 cm de comprimento sem a cauda e pesa 620 g em média.[22] Animais criados em cativeiro podem chegar até 800 g. O mico-leão-dourado possui toda a pelagem de cor ruiva a dourada, o que conferiu o nome popular, e possui uma juba derivada de pelos que saem das bochechas, cabeça, pescoço e cobrem as orelhas. É uma espécie de primata endêmica do Brasil e ocorre exclusivamente na Mata Atlântica brasileira, no estado do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo Muito esforço foi feito proteção da espécie mas ainda é considerada em risco de extinção. Normalmente vivem em grupos de 7 animais. Curiosidade: Atualmente, são encontrados principalmente na Reserva Biológica Poço das Antas e na Reserva Biológica União, e vivem nos estratos mais altos da floresta!!!

Gabrielli

Lucas


Nome Popular: suçuarana ou onça parda Nome científico: Puma concolor Linnaeus, 1771 Características: Tem 108 cm de comprimento, sendo 62 cm de cauda e seu peso varia de 35 a 70 Kg. Pode ser encontrado em todo território brasileiro onde há áreas de floresta. Também pode ser encontrada em áreas de caatinga. No Brasil existe pouca preocupação em relação à extinção da espécie, mas ela já foi extinta em vários outros países da América. Curiosidade: Suçuarana é um termo com origem no tupi syuasuarána, através da junção de susua ("veado") e rana ("semelhante"), numa referência à semelhança da cor de seu pelo com a do pelo dos veados!!!

Luiz Otávio

Joice


Nome Popular: cágado-de-hogei ou cágado-do-paraíba Nome científico: Mesoclemmys hogei Mertens, 1967 Características: É uma espécie endêmica do Brasil. Pode ser encontrada na bacia do Rio Paraíba do Sul, do estado do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais até o Rio Itapemirim, nas regiões costeiras do Espírito Santo. Pode ter até 39 cm de carapaça. Existe um programa de monitoramento desse quelônio na bacia do Rio Carangola, onde se tem os últimos registros da espécie. É uma espécie criticamente ameaçada de extinção. Curiosidade: Estudos estimam que em um futuro próximo a redução da população chegará a 80% !!!

Geovana– 6A


Nome Popular: onça-pintada Nome científico: Pantera onca Características: A onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. No Brasil pode ser encontrada desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. São animais de hábitos solitários, tendo maior atividade ao entardecer e à noite.. A destruição de habitats aliada à caça predatória devido principalmente ao alegado prejuízo econômico causado às criações de animais domésticos fazem com que as populações venham sendo severamente ameaçadas. Curiosidade: Além da beleza estética, as manchas na pele das onças são uma espécie de impressão digital, única, que nunca se repete. Por isso, são utilizadas para a identificação dos felinos!!!

Tamara Thauany


Nome Popular: trinta-reis-real Nome científico: Thalasseus maximus (Boddaert, 1783) Características: Mede aproximadamente 50 cm do bico a cauda, com peso variando de 300 a 500g. Pode ser encontrado no litoral brasileiro desde o Amapá até o Rio Grande do Sul. Curiosidade: Seu nome científico significa “grande pescador marinho”.

KayKe 6E e Vitória e Izabella 6A

Tamara Thauany


Nome Popular: João-de-barba-grisalha Nome científico: Synallaxis kollari Pelzeln, 1856 Características: Mede 16 centímetros. Emite um chamado dissilábico e distingue-se de outras espécies pelo colorido da garganta e plumagem do corpo em tons ferrugíneos. Seu habitat parece restrito à floresta densa no extremo norte do Brasil. Curiosidade: emite um chamado dissilábico e distingui-se de outras espécies pelo colorido da garganta e plumagem do corpo em tons ferrugíneos.

Gabriel


Nome Popular: Jaguatirica Nome científico: Leopardus pardalis Linnaeus, 1758 Características: É um felídeo de porte médio, com 72,6 a 100 cm de comprimento e peso entre 7 e 15,5 kg. É um animal solitário, noturno, territorial. No Brasil não esta na lista nacional de animais ameaçados, mas já foi muito caçada por conta do comércio ilegal de peles e vendida como animal de estimação, mas a maior ameaça é a destruição e degradação do habitat. Curiosidade: O termo "jaguatirica" tem origem na língua tupi-guarani, através da junção dos termos îagûara ("onça") e tyryka ("recuo, afastamento, fuga"), significando, portanto, "onça que se afasta". Luana - 6E

Thauany

Tamara


Animais em extinção Apresentação

Os conteúdos de Ciências do Ensino Fundamental normalmente despertam interesse nos alunos, entretanto, muitas vezes com o avanço escolar, as terminologias utilizadas e a complexidade conceitual acabam por frustrar o aluno que começa a encontrar dificuldades de aprendizagem desse conteúdo. Assim, práticas pedagógicas que estimulem a criatividade, a pesquisa e criação têm sido empregadas para que os alunos possam construir o seu conhecimento e confrontá-lo com os conceitos científicos que são a eles apresentados. Desse nodo, com esse trabalho objetivou-se além de enriquecer a aprendizagem dos conceitos de “Espécie”, “Nicho ecológico” e “Habitat”, estimular e valorizar os trabalhos que os alunos desenvolveram na sala integrando-os com as ferramentas digitais que atualmente fazem parte do cotidiano dos alunos.


Metodologia O trabalho foi realizado com alunos das de sexto ano (turmas A e E) da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, Juiz de Fora, MG em duas etapas. Na primeira etapa foi solicitada aos alunos uma pesquisa sobre espécies animais ou vegetais ameaçados de extinção no Brasil, tendo que conter nessa pesquisa, o nome popular e cientifico da espécie foi escolhida assim como seu habitat e nicho ecológico. Para complementar as pesquisas foram usadas várias edições da revista “Ciências Hoje das Crianças” que fazem parte do acervo da biblioteca da escola. Em sala os alunos finalizaram a pesquisa e fizeram um desenho da espécie escolhida. O resultado desse trabalho foi manipulado para a finalização de sua apresentação digital.


Fontes de Pesquisas •Revista Ciências hoje das crianças. Várias edições •http://www.wikiaves.com.br/ •https://pt.wikipedia.org •http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira

•Professora Lidiane Silva •Disciplina: Ciências •Escola Municipal Presidente Tancredo Neves setembro/2016


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.