Jornal do dia 22/03/2011

Page 1

ATOS E FATOS São Luís-MA, Terça-feira, 22 de Março de 2011

Ano XXIII - número 2.712

E-mail: jornalatosefatos@yahoo.com.br

PREÇO R$ 1,00 Outros Estados R$ 1,50

COM FORMOL EM SÃO LUÍS

PEIXE CONTAMINADO PODE ESTAR SENDO VENDIDO O

deputado Edson Araújo (foto) repercutiu, na sessão de ontem (21), o risco abordado em matérias jornalísticas que foram divulgadas na semana passada por jornais de circula ção no Estado, acerca da existência de formol em pescados vindos de fora do Maranhão, principalmente do Pará. Edson Araujo já falou sobre o assunto com autoridades do Estado e do município. Se a denuncia for verdadeira, a vida dos consumidores de pescado está em risco. PÁGINA 3

Professores querem derrotar o governo do estado no STJ

Roseana encontra com Dilma e conversa com 11 ministros

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINPROESEMMA) decidiu ingressar com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com vistas a derrubar a liminar concedida contra o Sindicato, na semana passada, pelo desembargador, Marcelo Carvalho. A categoria se encontra em greve há 21 (vinte e hum dias), com adesão de 70% em todo o Estado. PÁGINA 7

UDES CRUZ Página 2

Acusações ficam sem resposta da AL

Dom Bosco é condenado por desrespeitar criança deficiente PÁGINA 8

Foto: Edilson Julião

Homem é preso com 4 kg de maconha na Vila Isabel Cafeteira

“Nariz de porco”

PÁGINA 10

Exposição sobre segurança combate drogas e violência Dando continuidade à agenda de 2011, a Exposegma - Exposição Sobre Segurança do Maranhão, que está voltada para a conscientização e prevenção contra às drogas e a violência, estará reiniciando o projeto na capital e no interior do Estado. PÁGINA 7

Governadora lança mutirão emergencial de combate à dengue em São Luís Um mutirão de ações emergenciais para impedir uma epidemia de dengue em São Luís foi lançado pela governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde, Ricardo Murad, ontem (21), no Palácio Henrique de La Rocque. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e Prefeitura de São Luís, os trabalhos serão realizados nos próximos 90 dias em todos os bairros da capital. PÁGINA 5 Carros fumacê que serão usados na borrifação

A governadora Roseana Sarney (foto) inicia, nesta quarta-feira (23), em Brasília, uma agenda de compromissos que inclui audiências, reuniões e visitas à presidenta Dilma Rousseff e a 11 ministérios.

PÁGINA 11

Estado antecipa pagamento dos servidores para 6ª feira PÁGINA 11

Ex-prefeito vende mansão para resolver questão no TSE

Polícia Civil prende suspeitos de estupro em Bacabal

Bandido morre durante troca de tiros com a polícia

PÁGINA 10

PÁGINA 10

Aldenir Sotero

PÁGINA 3


2G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Terça-feira, 22 de Março de 2011

Coluna UDES CRUZ, veiculada nos jornais ATOS E FATOS e O QUARTO PODER, bem como em outros portais REFLETIR O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Hoje é o Dia Mundial da Água. Diante de uma realidade cada vez mais veloz para a escassez mundial do produto, necessário se torna uma ampla reflexão para a formação de consciências da geração atual e futuras para a preservação dos nossos mananciais e naturalmente da água fonte de vida. No Brasil, apesar da grande potencialidade se concentrar na Amazônia onde estão 70% das nossas águas, no Centro-Oeste 15%, no Sul e Sudeste 6% e 3% no Nordeste, os problemas são bem acentuados. Mais de 20% da população brasileira não tem acesso à água potável, 40% da água das torneiras não é confiável, mais de 60% das casas não tem coleta de esgotos e mais de 80% do esgoto coletado é lançado nos rios sem tratamento. A produção de comodites pelo agronegócio é responsável pelo consumo de 63% da água doce do Brasil. Devido às condições excepcionais dos seus rios, 90% da energia elétrica brasileira é produzida neles, enquanto a média mundial é de 25%. A indústria brasileira responde com o consumo de 5% do nosso potencial de água doce. No Maranhão é mais precisamente em São Luís, água tratada e distribuída para a população, apesar de não atender a demanda da capital, o desperdício é superior a 60% incluindo os desvios do produto. Infelizmente, apesar das advertências feitas pela Organização Mundial de Saúde, de que a partir de 2025 começará a faltar água no mundo, a indiferença e o descompromisso ainda é bem acentuado. Felizmente, algumas instituições públicas e em grande escala da sociedade civil organizada vem sendo semeados importantes trabalhos que podem perfeitamente contribuir para a formação de consciências críticas. Uma questão muito séria e que já vem merecendo denúncias por parte de ambientalistas, refere-se a que vários navios de grande porte estariam retirando água do rio Amazonas, tratando-a na Europa e comercializando-a em países árabes.

COMEÇA HOJE A REUNIÃO DO CONSELHO DA FETAEMA

Mais de 300 dirigentes do Movimento Sindical Rural estarão reunidos a partir de hoje até sexta-feira no Centro de Estudos Sindical Rural - Cesir, no Araçagy. Será a primeira reunião do Conselho Deliberativo da Fetaema no presente exercício para importantes avaliações e aprovação do plano anual de ação para 2011. O presidente do Conselho, Francisco Sales de Oliveira destaca que, devem entrar na pauta de discussões, propostas de alterações nos estatutos da Fetaema para dar maior mobilidade a entidade. Na oportunidade também deverá ser feito o lançamento do Projeto Juventude e Gênero no Campo.

PALESTRA SOBRE O CÓDIGO FLORESTAL

A convite de Chico Sales, estará presente à reunião do Conselho Deliberativo da Fetaema, o líder sindical Alberto Broch, presidente da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura. Ele fará uma ampla palestra sobre o novo Código Florestal, que embora esteja no campo dos questionamentos já desponta com muitas propostas para o favorecimento aos grandes empresários e consideráveis perdas para os pequenos agricultores. A iniciativa da palestra visa a promoção de um grande debate e o surgimento de novas idéias para maiores questionamentos sobre o Código Florestal antes da sua votação no Congresso Nacional, afirmou Chico Sales.

PAÇO DO LUMIAR RECADASTRA PARA MINHA CASA

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar vem realizando recadastramento de todos os interessados inseridos no programa Minha Casa, Minha Vida. O secretário Augustus Gomes diz que o recadastramento é uma determinação do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica para a complementação de informação que não constavam no primeiro cadastro. Para fazer o recadastramento até o dia 31 do corrente, os interessados devem comparecer com o RG, CPF, comprovantes de cadastro anterior, de residência e caso seja casado deve também apresentar o RG e o CPF do conjugue. Várias equipes estão instaladas nos colégios Padre Sampaio, Leda Tajra e Emanuel Aroso, no Maiobão, para atendimento das perssoas em busca de casa própria.

EXPECTATIVAS SOBRE O NOVO COLEGIADO DA CNJ

O ministro César Peluso, presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal pretende influir diretamente na escolha dos novos membros do colegiados a partir de Julho quando termina o mandato dos 12 atuais conselheiros. A iniciativa do presidente seria a formação de um grupo menos interventor, mais focado na atividade administrativa dos tribunais e menos propenso a abrir seguidas investigações contra magistrados suspeitos de desvios. Caso a influência do ministro César Peluso venha a prosperar, a Corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon poderá perder substancial força na abertura de processos contra magistrados.

COMO PASSAR NO EXAME DA OAB

A editora Foco acaba de lançar mais uma edição do livro "Como Passar na OAB, com 3.500 questões do exame unificado e da Fundação Getúlio Vargas. A obra contém duas mil questões do exame unificado e 1.500 da FGV, e já contempla o exame realizado no último mês de fevereiro. As questões são classificadas e comentadas alternativa por alternativa.

JUSTIÇA E DIFERENÇAS

O Tribunal de Justiça do Estado em decisões monocráticas ou colegiadas de seus magistrados tornam elas públicas com os nomes dos interessados acolhidos com as sentenças e dos condenados, de uma forma bem transparente. Infelizmente, os critérios na Justiça do Trabalho são diferentes. Ao fazer divulgação de decisões, ela omite os nomes dos reclamantes e dos condenados. Ao divulgar a condenação de uma empresa reincidente por dano moral, foram omitidos os nomes da empresa do ramo de bebidas e do ex-empregado humilhado e tripudiado que obteve a reparação na Justiça do Trabalho.

EMPRESAS COM PRODUTOS TRANSGÊNICOS

Fiscalização coordenada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça revelou problemas na rotulagem de alguns alimentos da Nestlé, Pepsico do Brasil, Oetker, Baugley do Brasil Alimentos, Nutrimenta Biriba do Brasil, J. Macedo, Kraft Foods, Adria Alimentos do Brasil e Alimentos Zaeli. Os produtos não informam nas embalagens que contem ingredientes transgênicos. Todos foram advertidos para a correção imediata da informação e receberam prazo. Poderão ser punidos se não cumprirem o prazo estabelecido.

AL trata bem os desembargadores Parte dos desembargadores maranhenses têm motivos de sobra para estar contente com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (foto), que trata muito bem seus rebentos no principal gabinete da Assembléia Legislativa. Dentre os agraciados com as benesses do Poder Legislativo, comentase, que estão os desembargadores Jorge Rachid, Nelma Sarney e Anildes Cruz. Resta saber se o Ministério Público não vai atacar o espírito de bonança do presidente Arnaldo Melo. É bem provável que não provem que haja nepotismo cruzado.

ARNALDO AGIU NO CENTRO ACERT AD AMENTE DO FURACÃO CERTAD ADAMENTE Pois é, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, agiu certo ao evitar que filhas de parlamentares continuassem a utilizar veículos públicos em suas compras realizadas em shoppings. Não seria difícil saber quem era a filha de parlamentar que fazia suas compras e as transportavam por conta do erário.

A Assembléia Legislativa do Estado entra em furacão, quando o presidente Arnaldo Melo sofre graves acusações. Ele precisa vir a público para esclarecer. Procurado para dar esclarecimento, o presidente não dá qualquer resposta. Ele não pode esperar que o furacão vire um tsunami, que não poderá ser controlado.

O FORMOL NO PEIXE E AS INFORMAÇÕES A denúncia sobre a aplicação de formol na pescada que é consumida, no Maranhão, antes de ser tratada nesta coluna , foi alvo de divulgação no jornal Itaqui Bacanga e no blog de John Cutrim, no Portal do Jornal Pequeno. Ontem, confirmando a informação desta coluna, o deputado Edson Araujo denunciou o fato na tribuna da Assembléia Legislativa do Maranhão.

COS OQ UER SINE CURA OSTTA NÃ NÃO QUER SINECURA A posse do deputado Roberto Costa, na Secretaria da Juventude, volta a ser adiada. Agora, para depois da viagem da governadora Roseana Sarney a Brasília. Pelo visto, Roberto Costa quer ganhar mais alguns dias para tentar demover a governadora da idéia de nomeá-lo para compor sua equipe de governo. Ele prefere ser deputado. Afinal, um Secretaria sem orçamento é como se fosse uma sinecura, um cabide de emprego.

Gardeninha joga baixo

Não tendo argumentação para rebater as críticas do deputado Roberto Costa ao prefeito João Castelo, seu pai, a deputada Gardênia Castelo (foto), na Assembléia Legislativa em, alto e bom som, declarou: "O senhor não está defendendo a população de São Luís, o senhor está defendendo a senhora sua mãe, a governadora Roseana." A deputada foi descortês. O que ela devia fazer era deixar de centralizar as ações da prefeitura e de agir como se prefeita fosse.

Marina pode sair do PV

Por tal ccontinua ontinua ortal for a do ar ora

O deputado Sarney Filho está sendo acusado de contribuir para a saída, do PV, da Marina Silva. Não somente Sarney Filho, como também o presidente nacional da sigla, o José Luís Penna.

O Portal da Transparência da Assembléia Legislativa, como denunciou um blog local, continua fora do ar. Assim, ninguém sabe, ninguém viu, o que se paga, ou recebe.

PAGAMENT O ENVIEZADO GAMENTO Aviso a navegantes: Não pode dar certo publicações enviadas pela Secom serem pagas por empresas de comunicação. Não seria possível as empresas ganharem por algo em que não trabalharam. Penso que são meros comentários.

Seduc iniciará uso de novas tecnologias pedagógicas Com a finalidade de promover a inserção da cultura tecnológica nas escolas da rede pública estadual, com o uso das mídias como ferramenta pedagógica, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Tecnologia Educacional (STE), realizará a partir desta terça-feira, 22, em São Luís, o encontro de coordenadores de Núcleos de Tecnologias

Educacionais (NTEs). O evento acontecerá até quinta-feira (24), no Centro de Ensino Maria Mônica Vale (bairro Vinhais) e contará com a participação de 15 coordenadores dos NTEs de Açailândia, Balsas, Bacabal, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís e Timon.

Além de socializar atividades e experiências vividas pelos núcleos de tecnologias em 2010, o encontro proporcionará, também, um momento de formação para os coordenadores com uma oficina de webquest, que deverá ser ofertada, posteriormente, pelos multiplicadores dos NTEs aos profissionais da educação no interior do estado. Durante a programação do

evento acontecerá apresentação do relatório das ações desenvolvidas em 2010; as perspectivas para o segundo semestre de 2011; apresentação das ações previstas pela STE e orientações sobre outros programas da Seduc em parceria com o Ministério da Educação como: PDE Proinfo / Sala de recursos multifuncionais, Mais Educação, dentre outros.


3P

O L Í T I C A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Terça-feira, 22 de Março de 2011

EDSON ARAÚJO QUER ESCLARECER

Maranhenses podem estar consumindo peixe com formol O deputado Edson Araújo (PSL) repercutiu, na sessão de ontem (21), o risco abordado em matérias que foram divulgadas na semana passada por jornais de circulação no Estado, acerca da existência de formol em pescados vindos de fora do Maranhão, principalmente do Pará. Segundo as matérias, feitas com base em denúncia de alguns comerciantes de pescados da capital, empresários de fora do Estado estariam ma-

nipulando a substância formol, altamente nociva ao ser humano, para aumentar o prazo de conservação do pescado e permitir um período maior de exposição. O deputado do PSL solicitou prudência e cuidado em relação ao assunto, "a fim de que os pescadores maranhenses não sejam afetados por uma possível redução no consumo do peixe em função do possível receio da população por conta do relato deste fato".

Edson Araújo explicou que achou "por bem chamar atenção das autoridades estaduais e municipais para a relevância dessas denúncias, em função da proximidade da Semana Santa". Segundo o parlamentar, a Secretaria Municipal de Pesca, Agricultura e Abastecimento informou a ele, através da secretária adjunta Eliana Bezerra, que já estava tomando providência no sentido de coletar, pelos

fiscais da Vigilância Sanitária do município, amostras dos pescados vindos de outros Estados, a fim de promover a análise química para verificar a existência, ou não, da substância no peixe comercializado. Edson Araújo contou que conversou também com o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, que tomou providências para apurar a veracidade ou não do fato denunciado.

Ex-prefeito vende mansão para resolver questão no TSE O ex-prefeito de Urbano Santos, Aldenir Sotero Neves (PDT) acaba de vender uma mansão no condomínio de luxo Andorra, no Olho d’Água, por aproximadamente R$ 1 milhão para reverter a situação política eleitoral

em seu município junto ao Superior Tribunal Eleitoral. Com a grana, ele acha que pode, em Brasília, resolver o processo em que pede a cassação do mandato do atual prefeito de Urbano Santos, Abnadabe Léda e assu-

mir em seu lugar. Ele perdeu a última disputa, em 2008, por 1.397 votos de diferença. Aldenir não esconde que pretende ainda desbloquear R$ 6,8 milhões que foram apreendidos durante a "Operação Rapina" pela Polí-

cia Federal. Durante sua desastrosa administração em Urbano Santos, foi apurado junto a Receita Federal quase R$ 10 milhões não recolhidos dos servidores ao INSS, o que caracterizou crime de apropriação indébita.

Paraná corta superpensão de QUATRO EX-GOVERNADORES O governo do Paraná decidiu suspender, por meio de um ato administrativo, o pagamento de aposentadorias para quatro ex-governadores do Estado. Serão encerrados os benefícios -no valor de R$ 24 mil mensais- dos ex-governadores Roberto Requião (PMDB), Orlando Pessutti (PMDB), Jaime Lerner e Mário Pereira (PDT), que governaram o PR de 1991 a 2010. Ficam mantidos, porém, os pagamentos a cinco exgovernadores e quatro viúvas que haviam obtido o benefício antes da Constituição de 1988, o que inclui Arlete Richa, mãe do atual governador, Beto Richa (PSDB). Ela começou a receber a pensão depois que seu marido,

José Richa, morreu, em 2003. Richa foi governador entre 1983 e 1986. A decisão do atual governo se baseia num parecer da Procuradoria Geral do Estado, da última sexta-feira. De acordo com o documento, as pensões "não se enquadram em nenhum dos conceitos a respeito de remunerações de agentes públicos" e contrariam a Constituição Federal de 1988, que não estabelece benefício semelhante aos ex-presidentes da República. Já as aposentadorias concedidas antes de 1988 foram consideradas legais porque estão "em perfeita simetria" com a Constituição de 1967, que também previa o recebimento de um subsídio vitalício pelos ex-presidentes.

SEM DEVOLUÇÃO - A decisão do governo não obrigará os quatro ex-governadores a devolver os valores recebidos nos últimos anos. O ato administrativo deve ser assinado hoje pelo governador Beto Richa. Os políticos terão cinco dias, a contar da publicação do despacho, para contestar essa decisão. Decorrido esse prazo, o pagamento das aposentadorias estará suspenso e será considerado nulo o artigo da Constituição Estadual que prevê o pagamento do benefício. O pagamento das pensões gerou polêmica no início do ano, quando foi revelado que políticos como Pedro Simon (PMDB-RS) recebiam esse tipo de remuneração. A Folha revelou que, em Santa

Catarina, a filha de um governador do século 19 recebe R$ 15 mil mensais. SENADOR - Em fevereiro, o governo do Paraná já havia cancelado o pagamento ao exgovernador e atual senador Alvaro Dias (PSDB), que exerceu o cargo entre 1987 e 1991. Dias havia solicitado a pensão em outubro do ano passado, quase 20 anos após deixar o governo. A Procuradoria Geral do Estado considerou que o benefício já havia prescrito. No total, Álvaro Dias recebeu três pagamentos. Na época, o senador afirmou que doou integralmente todos os valores para instituições de caridade. No Rio Grande do Sul, Pedro Simon acabou renunciando ao benefício.

Professores querem derrotar o governo do estado no STJ A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINPROESEMMA) decidiu ingressar com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com vistas a derrubar a liminar concedida contra o Sindicato, na semana passada, pelo desembargador, Marcelo Carvalho. A categoria se encontra em greve há 21 (vinte e hum dias), com adesão de 70% em todo o Estado. O movimento paredista teve início desde o dia 1º. O objetivo é fazer valer as reivindicações que tem como ponto principal, a aprovação e aplicação do Estatuto do Educa-

dor além de outras 21 exigências consideradas fundamentais para o desenvolvimento da educação no Estado. Desde 2009, a direção do Sindicato negocia com gestores da Secretaria de Estado da Educação - Seduc-, a implantação imediata do Estatuto do Educador, bem como as demais pautas. SEM ACORDO, GREVE CONTINUA A greve foi decidida em assembléias realizadas no período de 17 a 23 de fevereiro em todo o Estado quando

foram consultados trabalhadores do sistema educacional de diferentes pólos. Logo depois da aprovação de greve pelos trabalhadores em São Luis, (dia 23), o governo reuniu com o SINPROESEMMA e apresentou uma nova proposta. O governo ofereceu, na oportunidade, 10% (dez por cento), a partir de 1º de outubro deste ano (2011), além do envio da proposta do Estatuto do Educador à Assembléia Legislativa. A alegação para tal porcentagem, de acordo com a equipe governamental, é a falta de recurso suficiente para

a implantação imediata de toda a tabela apresentada pelo Sindicato. O governo estima em R$ 200 milhões o valor necessário para iniciar a implantação do Estatuto. Os diretores do SINPROESEMMA, no entanto, propuseram, na ocasião, a recomposição salarial como parte da implantação da tabela, no início deste mês (março). Como não houve acordo entre as partes, o SINPROESEMMA deu início ao movimento paredista, por tempo indeterminado, até que o governo atende ás necessidades da categoria na íntegra.

Por Djalma Rodrigues

djalrodrigues@bol.com.br

CGJ vai apurar denúncias conta juiz de Tutóia O corregedor de Justiça, desembargador Guerreira Jr., mandou abrir inquérito para apurar denúncias do vice-prefeito de Tutóia, de que o juiz Márcio José do Carmo Matos Costa teria recebido R$ 50 mil do prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil. A denúncia foi feita à uma emissora de TV daquela cidade. Guerreiro Jr. ouviu o áudio e determinou as providências. Deverão ser ouvidos o vice-prefeito, o prefeito, e o juiz.

TJ recebe denúncia contra o prefeito de Lago Verde O prefeito de Lago Verde, Raimundo Almeida, responderá ação penal perante o TJMA, pela acusação de não ter prestado contas referentes ao exercício financeiro de 2009, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão é da 3ª Câmara Criminal, em julgamento concluído na sessão de ontem, 21. O prefeito foi denunciado pelo Ministério Público Estadual, que o acusou de crime de responsabilidade, por ter apresentado com atraso a referida prestação de contas.

Deputado destaca Dia da Síndrome de Down O Dia Internacional da Síndrome de Down foi lembrado na tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde de ontem, 21, pelo deputado Stênio Rezende (PMDB). Ele chamou a atenção para a importância de realizar, ainda na gravidez, o exame que detecta precocemente a síndrome. Stênio Rezende citou que a cada mil pessoas uma pode nascer com modificação genética e ser portadora da síndrome de down. "É uma pessoa especial que requer toda formação e orientação com muitos cuidados, mas que pode viver perfeitamente integrada na sociedade", avaliou.

Projeto prevê pulseiras antiseqüestro em maternidades O deputado André Fufuca (PSDB) protocolou, ontem (21), na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, dois projetos de lei de fundamental importância para o aprimoramento do sistema de saúde do Estado do Maranhão. O primeiro sugere que todas as maternidades sejam obrigadas a disponibilizar pulseiras antisequestro para os recémnascidos. O segundo quer obrigar os hospitais públicos e privados a instalar geradores de energia elétrica. No momento, os dois projetos de lei estão sendo analisados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final e na Comissão de Saúde. Posteriormente, as matérias voltam ao plenário para apreciação dos deputados.

Caso os ex-governadores maranhenses venham a perder as pensões como vem acontecendo em outros Estados, alguns deles escaparão. &&& Ficarão de fora, por exemplo, João Castelo e a viúva de Luiz Rocha, já que foram governadores antes de 1988, data de promulgação da atual Constituição. &&& Perderiam o benefício, além de Edison Lobão, Roseana Sarney, Zé Reinaldo e Jackson Lago. É anotar para conferir depois. &&& O líder do governo municipal na Câmara, José Joaquim (PSDB), pediu vistas ao requerimento da vereadora Rose Sales (PC do B), convidando o Prefeito João Castelo para esclarecimentos.


4G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Educadores divulgam a greve nas Feiras e Terminais de ônibus Cumprindo agenda da greve, definida na semana passada durante reunião da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINPROESEMMA), trabalhadores em educação - diretores e educadores de modo geral, estiveram no final de semana (sexta e sábado), pela manhã, desenvolvendo atividades nos Terminais de Integração e principais feiras da cidade (Cohab e João Paulo). Os grupos foram divididos para atender a comunidade e assim, poder divulgar as ações que envolvem a greve desde o primeiro dia de março. O objetivo também, segundo a direção foi informar sobre as razões da greve, o porquê da paralisação, além de mostrar à sociedade o ponto de vista

da categoria, em contrapartida à mídia governista, "que tenta mostrar apenas o lado que interessa a eles," destaca Euges Lima, um dos coordenadores dos Blitzes. Ainda de acordo com declarações de Lima, a receptividade nos locais visitados pelos educadores, foi positiva, haja vista pais e alunos apoiarem a iniciativa do Sindicato, que é lutar pela melhoria da qualidade da educação no Estado, que passa nesse momento por descrédito junto à sociedade de modo geral. Na ocasião, os trabalhadores divulgaram a greve, e conversaram com os transeuntes sobre o processo que envolve os trabalhadores em educação de todo o Estado.

Ex-prefeito de Duque Bacelar é considerado culpado em caso de peculato Após denúncia oferecida pela Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA), o ex-prefeito de Duque Bacelar, Francisco Estênio Cesário de Elias, foi condenado pelo desvio e apropriação indébita de 80 mil reais em recursos repassados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na época do seu mandato, entre os anos de 1997 e 2000. Os recursos foram repassados em duas parcelas de 40 mil, correspondentes ao convênio n. 0880/98 firmado entre o Município e a fundação. O dinheiro deveria ser utilizado na construção de um sistema simplificado de abastecimento de água para os povoados de Taboleiro e Boqueirão, que consiste em poços artesianos com rede de distribuição domiciliar. Em relatório técnico, o engenheiro fiscal responsável pelas obras relatou que fez duas visitas aos povoados, em outubro de 98 e março de 99, e apontou que não encontrou sequer indícios de obras nos locais onde deveriam ser construídos os poços e a rede de abastecimento. Chamado a prestar contas,

o réu não atendeu às notificações da Funasa, motivando processo de tomada de contas especial. Consideradas irregulares, as contas foram reprovadas, registrando a inexecução do projeto conveniado. O ex-prefeito admitiu que não seguiu as especificações do projeto aprovado pela Funasa porque preferiu optar pela construção de chafarizes, para atender um maior número de moradores. A defesa, porém, não conseguiu prestar contas das possíveis construções realizadas. O réu então foi condenado a três anos de reclusão em regime aberto na Casa do Albergado. A pena foi convertida em prestação de serviços à comunidade, sete horas por semana; inabilitação para o exercício de cargo e função pública por pelo menos cinco anos; pagamento de dez dias de multa sob o valor de um salário mínimo vigente ao tempo do crime e devidamente atualizado; além do pagamento dos 80 mil reais indevidamente apropriados, também em valores atualizados, como reparação pelos danos causados à União.

PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE BACELAR/MA AVISO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇO N° 011/2011-CPL/PMDB A Prefeitura Municipal de Duque Bacelar-MA, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação-CPL/PMDB, instituída pela portaria nº 01/2011, torna público, para conhecimento dos interessados, que no dia 06/04/2011, às 09:00 horas, na sala de reunião da CPL nesta prefeitura, sito à Av. Coronel Rosalino, s/n - Centro, Duque Bacelar-MA, Realizará Licitação na modalidade Tomada de Preço, do tipo menor preço, tendo por OBJETIVO: Aquisição de Medicamentos para este município nos termos da Lei 8.666/ 93 e suas alterações. O Edital e seus anexos estão a disposição dos interessados no endereço supracitado de 2ª a 6ª feiras das 8:00 às 12:00 horas, onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o pagamento no valor de R$ 100,00(cem reais), através de Documento de Arrecadação Municipal - DAM. Duque Bacelar-MA, 17 de Março de 2011. Raimundo Nonato Araújo Silva Presidente da CPL/PMDB

FUNDADOR: Udes Lemos da Cruz

DIRETORA GERAL Nonata Marques

São Luís-MA, Terça-feira, 22 de Março de 2011

Site: atosefatos.jor.br

SUPERINTENDENTE Jorge Luis Raiol

EDITOR Djalma Rodrigues E-mail: atosefatos@elo.com.br O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA Redação e parque gráfico-Avenida Guaxenduba - nº 285 Centro - Fone: 3254-0597-CEP-65000-000 CNPJ. 23.671.134/0001-30

PESQUISA

Ciclo da esquistossomose silvestre é reproduzido em laboratório da Uema Um grupo de pesquisadores do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), coordenado pelo professor Nêuton Silva-Souza, conseguiu reproduzir, em cativeiro, o ciclo da esquistossomose silvestre, forma mais aguda da doença, e uma das causas prováveis de dezenas de óbitos registrados, anualmente, no município de São Bento, localizado na Baixada Maranhense. Esse ciclo, segundo Nêuton Silva-Souza, diferente do que ocorre com a chamada esquistossomose clássica ou humana, apresenta a participação de um roedor, o Holochilus brasiliensis, conhecido popularmente como rato do alagado. "Trata-se, portanto, de um hospedeiro alternativo, já que o ciclo comum ocorre entre homem e caramujo, caramujo e homem", explicou. O pesquisador esclareceu que o problema consiste no fato de esse ciclo silvestre ocorrer no peridomicílio. No caso da cidade de São Bento, ele foi observado na região do alagado, comprometendo, principalmente, a saúde dos ribeirinhos. "Essas pessoas, quando vão pescar, acabam entrando no ciclo silvestre, podendo, consequentemente, contrair esse tipo de esquistossomose", advertiu. Para fazer a reprodução em laboratório, inicialmente, os pesquisadores capturaram vários exemplares do rato do alagado e de caramujos em São Bento, após obterem autorização do Instituto Brasileiro do

Rato do alagado criado em cativeiro Meio Ambiente e dos Recursos sica, cujo ciclo também já é Naturais Renováveis (Ibama). reproduzido na Universidade. Os biólogos realizaram uma Assim, os pesquisadores essérie de exames para identifi- tão trabalhando para identificar quais animais já estavam car diferenças e semelhanças ou não infectados pela esquis- entre os vermes (esquistossotossomose silvestre. mos) dos dois tipos da doenExaminados e devidamen- ça, além de sintomas e cate identificados, ratos sadios racterísticas de ambas. foram colocados em contato Com as análises que escom caramujos contaminados, tão sendo feitas, o que se preos quais infectaram os ratos a tende é chegar a uma maneira partir das larvas que liberam. de identificar por qual das liDos ratos contaminados foram nhagens de esquistossomose coletadas as fezes, que foram um indivíduo foi infectado, se usadas para infectar outros a clássica ou a silvestre, para, caramujos sadios. E assim é assim, adotar o tratamento mantido o ciclo: um rato infec- adequado, conforme o caso. ta um caramujo que infecta Entretanto, por hora, não se outro rato que infecta outro pode falar em sintomas distintos, uma vez que os estudos caramujo e sucessivamente. Essa reprodução feita em estão apenas começando. Porém, na prática, segunlaboratório está alavancando os estudos sobre a esquistos- do Nêuton, o que se observa é somose silvestre, permitindo, que o homem contaminado ainda, que sejam feitas com- com a forma silvestre apresenparações com a forma clás- ta sintomas mais intensos,

Detran-MA retoma visitas educativas de escolas na quarta O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por iniciativa da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, retomará nesta quarta-feira (23), às 9h, no auditório do órgão, na Vila Palmeira, as atividades do projeto educativo "Escola no Detran", desenvolvidas com sucesso ao longos dos últimos dois anos. Participarão da ação, os alunos da Unidade Integrada Estado de Alagoas. O coordenador da Educação para o Trânsito do Detran, Roberval Lopes Silva, informou que o projeto tem o objetivo de apresentar aos alunos de ensino fundamental e médio alguns princípios básicos no trânsito, voltados principalmente à segurança e a postura que eles devem ter perante a sinalização. "Devemos educar as crianças e jovens hoje para não ser preciso punir os adultos amanhã", observou. Ao longo dos últimos dois anos o Detran atendeu mais de 3 mil alunos de 31 escolas de São Luís com o projeto, que inicia com um breve city tour pelo pátio interno do Detran, onde os pequenos visitantes irão conhecer alguns setores do departamento, além de observar a sinalização de trânsito no local. Já no auditório, os visitantes assistem à palestra "Crianças e Trânsito", ministrada pelas edu-

Jogos lúdicos usando o trânsito como tema é uma das atrações de visita ao Detran cadoras do Detran, que de forma lúdica, chamam a atenção dos alunos para dicas importantes como: não colocar a cabeça do lado de fora do carro, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua sempre na faixa de trânsito, dentre outras. "Como professor sei da importância da educação e da experiência inesquecível que esses alunos vivenciam nessa interação, ainda criança, que é importante para que eles tenham uma noção correta do trânsito e nos ajudar a mudar, no futuro, essa realidade de acidentes e imprudências que vemos e convivemos hoje", frisou o diretor geral do Detran/ MA, Flávio Trindade Jerônimo. É por meio das atividades lúdicas que as crianças estimulam seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor, desenvolvendo a imaginação, percep-

ção e sentimentos. Com o lúdico na educação para o trânsito a criança aprende e descobre a importância das leis de trânsito, o respeito ao próximo e como se comportar nas vias. Logo em seguida os alunos participam de um jogo lúdico com perguntas sobre o trânsito e puderam registrar a sua noção desse dia diferente no Detran, por meio de desenhos. Nesta quinta (24) e sextafeiras (25), o projeto atenderá alunos do ensino fundamental das escolas Nosso Mundo e Raio de Sol, respectivamente. As escolas interessadas em agendar visitas ao Detran devem procurar a Coordenadoria de Educação para o Trânsito por meio do telefone 30892077, para formalizar a solicitação via oficio à direção geral do órgão, que oferece transporte para as escolas visitantes.

podendo chegar mais rápido à morte, o que demandaria, talvez, doses maiores de medicamentos para salvá-lo. O professor lembrou que os próprios óbitos ocorridos na baixada maranhense não são identificados, já que não existem estudos acerca dessa parte clínica para comprovar quais das duas formas teriam provocado a morte do indivíduo. Sobre a manifestação dos sintomas, o pesquisador ressaltou que só a observação empírica não pode ser levada em conta para se determinar o tipo da esquistossomose. Há casos em que, mesmo se tratando da esquistossomose clássica, os sintomas aparecem fortes, dependendo do organismo do indivíduo infectado. Um exemplo é quando a pessoa já estava com baixa imunidade, debilitado com uma cirrose ou desnutrido, antes da contaminação. Do mesmo modo, uma pessoa bem alimentada e com alta imunidade pode contrair uma esquistossomose silvestre sem sofrer sérias complicações. O ideal, segundo Nêuton, é que, no futuro, exista uma espécie de kit de diagnóstico, um exame de sangue, por exemplo, que possa identificar o tipo de esquistossomose. "É para isso que estamos trabalhando", garantiu. Sob a coordenação do professor Nêuton, o grupo conta com a participação das pesquisadoras Andiara Garcez, Hallyne Davink, Marjane Ferreira, Patrícia Cantanhede, Luciana Alves e Marta Almeida.

DPE realiza processo seletivo para contratação de profissionais A Defensoria Pública do Estado (DPE) realizará processo seletivo para contratação de cinco profissionais graduados nas áreas de Assistência Social, Psicologia, Terapia Ocupacional e Gerontologia. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir da próxima quarta-feira (23) até a sexta-feira (25), na sede da DPE (Rua da Estrela - Praia Grande), sempre das 9h ao meio-dia. Segundo edital, lançado semana passada, os novos contratados integrarão a equipe de trabalho do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), órgão da DPE. Com este reforço, o Centro terá sua atuação ampliada para os municípios da região metropolitana, como parte de um convênio celebrado, no início deste ano, entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) e a Defensoria estadual O processo seletivo se dará em dois momentos: no ato da inscrição e com a análise curricular. Os candidatos aprovados nesta fase serão chamados para a entrevista individual marcada para os dias 4 e 5 de abril deste ano.


5G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Terça-feira, 22 de Março de 2011

RISCO DE EPIDEMIA

Roseana lança mutirão emergencial de combate à dengue em São Luís Um mutirão de ações emergenciais para impedir uma epidemia de dengue em São Luís foi lançado pela governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde, Ricardo Murad, ontem (21), no Palácio Henrique de La Rocque. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e Prefeitura de São Luís, os trabalhos serão realizados nos próximos 90 dias em todos os bairros da capital. "Existe o risco de uma epidemia de dengue em nossa capital que esperamos combater com as ações efetivas do mutirão", declarou a governadora. Roseana Sarney revelou que os números são preocupantes, pois, enquanto nos primeiros meses de 2010 foram registrados 58 casos da doença em São Luís, agora em 2011, no mesmo período, já foram notificados 434 casos de dengue na capital maranhense. "Já constatamos um aumento de 648,2% de casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Nossa expectativa é que a mobilização não aconteça apenas em São Luís, mas nos demais municípios maranhenses," acrescentou. A governadora Roseana Sarney também anunciou a entrega de kits de medicamentos aos municípios maranhenses. Entre os beneficiados, estão Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga, Bacabal, Coroatá, Igarapé Grande e Imperatriz, os mais atingidos pelas enchen-

Governadora Roseana Sarney afirmou que a mobilização deve se estender aos demais municípios maranhenses da conscientização das pes- tégicos, Israel Ferreira. tes nos últimos dias. Os medicamentos e insu- soas. Não basta borrifar ruas EM AÇÃO - Sob coordenamos foram encaminhos à Se- e desenvolver outras ações se ção da SES, o mutirão mobilicretaria de Estado de Saúde a população não participar di- zará equipes do Exército, do (SES), pelo Ministério da retamente como aliados des- Corpo de Bombeiros e 558 Saúde, e serão levados para sa luta", afirmou. agentes de endemias; 20 carTambém participaram o ros fumacê para a borrifação os municípios nos próximos dias pela Defesa Civil. Na lis- vice-governador Washington nos bairros e 10 carros de som ta de materiais, esparadrapo, Luiz Oliveira; o presidente da que divulgarão mensagens para luvas, seringas e máscara, Assembléia Legislativa, Arnal- alertar a população sobre a entre outros. do Melo; os deputados Afon- necessidade da participação O secretário de Saúde, so Manoel, Roberto Costa, de todos no combate à dengue. Ricardo Murad, destacou a Stênio Resende, Vianey BrinNa solenidade, os agentes importância do mutirão. "Hoje gel; a procuradora-geral de receberam bolsas de lona foré um dia importante que mar- Justiça, Fátima Travassos; o necidas pela SES com mateca o início do enfrentamento defensor-geral do Estado, rial para o trabalho de campo, ao mosquito da dengue em Aldy Melo Filho; além dos além de material informativo São Luís", ressaltou. Ele en- secretários do Trabalho e Eco- sobre ações necessárias para fatizou, ainda, que há um ris- nomia Solidária, Antonio He- evitar focos do mosquito. co eminente de epidemia, luy; de Turismo, Tadeu PaláPara garantir que todos os mas que o chamamento es- cio; de Relações Institucio- agentes municipais de endetadual visa mudar essa situa- nais, Rodrigo Comerciário; mia participassem do mutirão, ção. "Esperamos combater Jura Filho (Programas Espe- a Secretaria de Estado de os focos do mosquito a partir ciais); e de Assuntos Estra- Saúde assegurou o pagamen-

to de uma ajuda de custo mensal de R$ 150,00 para cada agente, por três meses. Esse acordo foi firmado com o sindicato da categoria, medida necessária porque eles estão em negociação trabalhista com o município e, por decisão judicial, somente 50% deles estavam fazendo as visitas domiciliares que são vitais para a eliminação dos focos do mosquito. O comandante do 24º Batalhão de Caçadores, coronel Flávio Peregrino, destacou que o Exército tem como missão cooperar com a sociedade. "Capacitamos um efetivo para trabalhar junto com os agentes de saúde no combate as larvas nas casas e temos outro

efetivo que vai atuar nos mutirões de limpeza", explicou. O MUTIRÃO - O mutirão engloba uma série de ações e será realizado com atividades rotineiras de visitas domiciliares com inspeções prediais, eliminação e tratamento de criadouros pelas instituições, limpeza pública de terrenos baldios e recolhimento de materiais de grande porte não utilizáveis. Também serão desenvolvidas ações direcionadas em bairros e adjacências da Cidade Operária, Vinhais, Cidade Olímpica, Centro, Anjo da Guarda, Cohatrac, Cohab, Coheb Sacavém, Quebra Pote e Maracanã, áreas de maior infestação do mosquito Aedes aegypti.

DADOS SOBRE DENGUE Casos notificados no período 2010 Estado 598 São Luís 58

2011 2.897 434

Variação dos casos +2.299 (aumento de 384,4%) +376 (aumento de 648,2%)

O MUTIRÃO ENVOLVERÁ: - 558 agentes de endemia - Homens do Corpo de Bombeiros/Defesa Civil - Homens do Exército - 20 carros fumacê - 10 carros de som

EXPOSEGMA NOS BAIRROS:

“Segurança nas escolas e comunidades”

Palestra de conscientização e prevenção em comunidade Dando continuidade à agenda de 2011, a Exposegma - Exposição Sobre Segurança do Maranhão, que está voltada para a conscientização e prevenção contra às drogas e a violência, estará reiniciando o projeto na capital e no interior do Estado. O projeto reúne vários segmentos institucionais Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, 24º Batalhão de Caçadores, Ouvidoria da Secretaria de Segurança, Guarda Municipal de São Luís, Secretaria de Saúde, Educação, Esporte e cultura, Tecnologia, Igrejas, Conselho Tutelar, associações e entidades de outros municípios. Hoje, por exemplo, os homicídios, roubos, abuso sexual de crianças e a violência doméstica cresceram substancialmente em detrimento a disseminação das drogas. Nas escolas, por exemplo, há uma grande de-

manda de jovens e devemos ter uma atenção especial. O projeto conta com palestras de delegados e agentes de Polícia CiPolícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ouvidoria da Sec. de Segurança, Polícia Federal, abordadas simultaneamente em Escolas, Associações, Câmara Municipal e Clubes sociais com variados temas: Apresentação do GEAP e PROERD; Combate ao Uso de Entorpecentes; Oficina de incentivo a Literatura, Teatro e Artes; Pedofilia, Violência Doméstica e Familiar; Direito dos Idosos e Abuso sexual de crianças e adolescentes. Entretanto, será realizada na quinta-feira (24), as 19:00h, na Associação Grêmio Recreativo Os Gorjeadores, no bairro da Vila Palmeira, reunião para tratar de assuntos inerentes a EXPOSEGMA que será realizada naquela área e nos bairros circunvizinhos.


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

Poesias

Gangorra Vazia

Se porventura, no espaço Entre o meu, e o teu olhar Notares uma criança Que solicita brincar, Equ ívoco, não é sem dúvida Dessas retinas grandiosas; É uma figura ansiosa Que apega-se a persistência De perseguir a fantasia. E se sustento esse olhar, Sem as pálpebrasfechar, É por causa de outra criança Que baila entre esse espaço Fazendo das pernas compasso. Esepersistonesse olhar, É porque em meu mundo criança Há muito...Hámuito, balança Uma gangorra vazia. Então se pego a tua mão, Permaneças em silêncio Porque desejo tão somente Tuanecessária companhia Nessa gangorra vazia

O Vinho em Cinco Atos

Vinho de Baco Ao primeiro ato À boca te trago E te tomo um trago. Vinho rosé, No ato segundo Em suspiro profundo Te degusto em prazer. Sagrada bebida De tenaz sobrevida Me conduz a um mosteiro No ato terceiro. Em ato seguinte, Sonharei com requinte, Vendo mil querubins A tocarem clarins. Com essa tinta essência, No ato final, Por divina excelência Vou me sentir colossal.

3254-0597

CAMINHOS BRANCOS

Caminhar por alamêdas desertas E sentir o cheiro vegetal Chegar à beira do mar, E ser cúmplice de seus segredos. Sentir o aroma do jasmim, E saber que vem a mim, Muitas paisagens incomuns. Olhar para o teto infinito, Até não mais vista d' olhos E sentir-se elevar também Lá na distância além Que só pelos seres alados Pode então ser alcançada. Partir para o silêncio em degrêdo E poder sentir sem medo, Esse abstrato algo mais Que todos chamam de paz.

UFANIA A SÃO LUÍS Teus atrativos, em milhares

Salutar ponto de terra De alvas bordas espumantes; Teus verdes ornamentos, São por ti obstinados. Num piscar de olhos, revejo De minha ilha, as ruas Geometricamente constru1das Com paralelepípedos mil. Dunas luzidias pelo sol, Em seu casto litoral, O notório arrebol, E o pungente rio Anil. Teus cognomes são em dezenas

Drº Antônio de Oliveira Cruz Cirurgião Dentista

E esse teu idôneo solo, É testemunha fiel De fatos mui seculares. Em plangitivas palmeiras, Um remanescente ecológico: O canoro bem-te-vi Que é conservador ferrenho De primitivo bioma. O sabia no passado, E o curió no presente, A confirmarem com seus gorjeios Um romantismo cliente.

O Último Homem O último homem É o que tem sempre Deus no coração Sem precisar constantemente Carregar uma bíblia Debaixo da braço E que veja na solidariedade O nutriente em potencial Para a árvore espiritual. O último homem É o que até esquece Um beneficio que realizou E não se lança a divulgar Uma caridade concedida; E que sente com veracidade Que a condolência A outrem dispensada Seja uma obra inacabada. O último homem É o que vê no numerário Um substantivo de suprimento Sem precisar considerá-lo Como objeto de potestade; E que seja finalmente Por um abstrato lembrado No instante derradeiro Que o último é sempre o primeiro

Parnaso Particular No meu parnaso particular Eu te emolduro em grande tela Com o maior número de vocábulos Que sejam sinonímias de amor. No meu parnaso particular Eu te envolvo em tal quimera Como a endorfina maior

Que toma o adverso indolor. No meu parnaso particular És o templo em inscrição E eu, arquiteto incansável; A soerguê-la em descrição. No meu parnaso particular Até os meus versos brancos Tomam-se bem coloridos Quando pra ti são dirigidos.

Salão Raça Atitude (Residencial Pinheiros)

Precisa-se de uma Manicure Fone: (98) 3223-9949 Horários: 2ª, 3ª e Sábado - 8:00 às 12:00

(098) 8895-4518

Deleicious Salgados Sa do lgado ces , b s em olo ge s, e ral etc , ...

TRATAR COM REGIANE CONTATO: 8825-8102 E-MAIL: 1303@hotmail.com

CCE - CENTURY - GARANTECH


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597


8G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIRO AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 009/2011 O MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, através da Prefeitura Municipal de Pinheiro, por meio da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público, para conhecimento dos interessados que, com base na Lei nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 013/07 e subsidiariamente as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, realizará às 08:00 hs (oito horas) do dia 04 de abril de 2011, licitação na modalidade Pregão nº 009/2011, do tipo menor preço por item, tendo por objeto a aquisição de peças e acessórios automotivos, pneus, câmaras de ar, e protetores, de interesse desta Administração Pública. A presente licitação será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiro, situada na Praça José Sarney, nº 560, Centro, Pinheiro-MA e será presidida pelo Pregoeiro desta Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados nos sítios www.pinheiro.ma.gov.br e www.tce.ma.gov.br ou no endereço supra, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08:00hs (oito horas) às 13:00hs (treze horas) onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 50,00 (cinquenta reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone (98) 3381-0606. Pinheiro-MA, 17 de março de 2011. Silvano José Moraes Ribeiro - Pregoeiro AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2011 O MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, através da Prefeitura Municipal de Pinheiro, por meio da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público, para conhecimento dos interessados que, com base na Lei nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 013/07 e subsidiariamente as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, realizará às 10:00 hs (dez horas) do dia 04 de abril de 2011, licitação na modalidade Pregão nº 010/2011, do tipo menor preço por item, tendo por objeto a aquisição de oxigênio medicinal, de interesse da Secretaria Municipal da Saúde. A presente licitação será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiro, situada na Praça José Sarney, nº 560, Centro, Pinheiro-MA e será presidida pelo Pregoeiro desta Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados nos sítios www.pinheiro.ma.gov.br e www.tce.ma.gov.br ou no endereço supra, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08:00hs (oito horas) às 13:00hs (treze horas) onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 50,00 (cinquenta reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone (98) 3381-0606. Pinheiro-MA, 17 de março de 2011. Silvano José Moraes Ribeiro - Pregoeiro AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 011/2011 O MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, através da Prefeitura Municipal de Pinheiro, por meio da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público, para conhecimento dos interessados que, com base na Lei nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 013/07 e subsidiariamente as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, realizará às 15:00 hs (quinze horas) do dia 04 de abril de 2011, licitação na modalidade Pregão nº 011/2011, do tipo menor preço por item, tendo por objeto os serviços de manutenção e pequenos reparos em bebedouros, ar condicionados, freezer's e outros, de interesse desta Administração Pública. A presente licitação será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiro, situada na Praça José Sarney, nº 560, Centro, Pinheiro-MA e será presidida pelo Pregoeiro desta Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados nos sítios www.pinheiro.ma.gov.br e www.tce.ma.gov.br ou no endereço supra, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08:00hs (oito horas) às 13:00hs (treze horas) onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 50,00 (cinquenta reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone (98) 3381-0606. Pinheiro-MA, 17 de março de 2011. Silvano José Moraes Ribeiro - Pregoeiro AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 012/2011 O MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, através da Prefeitura Municipal de Pinheiro, por meio da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público, para conhecimento dos interessados que, com base na Lei nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 013/07 e subsidiariamente as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, realizará às 16:30 hs (dezesseis horas e trinta minutos) do dia 04 de abril de 2011, licitação na modalidade Pregão nº 012/2011, do tipo menor preço por item, tendo por objeto aquisição de materiais (peças para reposição) de equipamentos de refrigeração, de interesse desta Administração Pública. A presente licitação será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiro, situada na Praça José Sarney, nº 560, Centro, Pinheiro-MA e será presidida pelo Pregoeiro desta Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados nos sítios www.pinheiro.ma.gov.br e www.tce.ma.gov.br ou no endereço supra, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08:00hs (oito horas) às 13:00hs (treze horas) onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 50,00 (cinquenta reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone (98) 3381-0606. Pinheiro-MA, 17 de março de 2011. Silvano José Moraes Ribeiro - Pregoeiro AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2011 O MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, através da Prefeitura Municipal de Pinheiro, por meio da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público, para conhecimento dos interessados que, com base na Lei nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 013/07 e subsidiariamente as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, realizará às 08:00 hs (oito horas) do dia 05 de abril de 2011, licitação na modalidade Pregão nº 013/2011, do tipo menor preço por item, tendo por objeto contratação de serviços diversos de alimentação, de interesse desta Administração Pública. A presente licitação será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiro, situada na Praça José Sarney, nº 560, Centro, PinheiroMA e será presidida pelo Pregoeiro desta Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados nos sítios www.pinheiro.ma.gov.br e www.tce.ma.gov.br ou no endereço supra, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08:00hs (oito horas) às 13:00hs (treze horas) onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 50,00 (cinquenta reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone (98) 3381-0606. Pinheiro-MA, 17 de março de 2011. Silvano José Moraes Ribeiro - Pregoeiro AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 014/2011 O MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, através da Prefeitura Municipal de Pinheiro, por meio da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público, para conhecimento dos interessados que, com base na Lei nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 013/07 e subsidiariamente as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, realizará às 10:00 hs (dez horas) do dia 05 de abril de 2011, licitação na modalidade Pregão nº 014/2011, do tipo menor preço por item, tendo por objeto aquisição de materiais para implantes ortopédicos (próteses e outros), de interesse da Secretaria Municipal da Saúde. A presente licitação será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiro, situada na Praça José Sarney, nº 560, Centro, Pinheiro-MA e será presidida pelo Pregoeiro desta Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados nos sítios www.pinheiro.ma.gov.br e www.tce.ma.gov.br ou no endereço supra, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08:00hs (oito horas) às 13:00hs (treze horas) onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 50,00 (cinquenta reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone (98) 3381-0606. Pinheiro-MA, 17 de março de 2011. Silvano José Moraes Ribeiro - Pregoeiro AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 015/2011 O MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, através da Prefeitura Municipal de Pinheiro, por meio da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público, para conhecimento dos interessados que, com base na Lei nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 013/07 e subsidiariamente as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, realizará às 15:00 hs (quinze horas) do dia 05 de abril de 2011, licitação na modalidade Pregão nº 015/2011, do tipo menor preço por item, tendo por objeto aquisição de 05 (cinco) motocicletas novas, zero km, de interesse desta Administração Pública. A presente licitação será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiro, situada na Praça José Sarney, nº 560, Centro, Pinheiro-MA e será presidida pelo Pregoeiro desta Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados nos sítios www.pinheiro.ma.gov.br e www.tce.ma.gov.br ou no endereço supra, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08:00hs (oito horas) às 13:00hs (treze horas) onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 50,00 (cinquenta reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone (98) 3381-0606. Pinheiro-MA, 17 de março de 2011. Silvano José Moraes Ribeiro - Pregoeiro AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 016/2011 O MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, através da Prefeitura Municipal de Pinheiro, por meio da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público, para conhecimento dos interessados que, com base na Lei nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 013/07 e subsidiariamente as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, realizará às 17:00 hs (dezessete horas) do dia 05 de abril de 2011, licitação na modalidade Pregão nº 016/2011, do tipo menor preço por item, tendo por objeto a contratação de empresa especializada na administração, planejamento e coordenação de programas e atividades na área de assistência médica e ambulatorial, no sistema de saúde municipal, com fornecimento de profissionais, em caráter complementar ao do município, de interesse da Secretaria Municipal da Saúde. A presente licitação será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiro, situada na Praça José Sarney, nº 560, Centro, Pinheiro-MA e será presidida pelo Pregoeiro desta Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados nos sítios www.pinheiro.ma.gov.br e www.tce.ma.gov.br ou no endereço supra, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08:00hs (oito horas) às 13:00hs (treze horas) onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 50,00 (cinquenta reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone (98) 3381-0606. Pinheiro-MA, 17 de março de 2011. Silvano José Moraes Ribeiro - Pregoeiro

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Terça-feira, 22 de Março de 2011

EDUCAÇÃO É DIREITO DE TODOS

Dom Bosco é condenado por desrespeitar criança deficiente Após três anos de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo MPMA contra o Colégio Dom Bosco, em São Luís, a Justiça condenou a escola a garantir à vítima ou a qualquer outro estudante com deficiência o acesso à educação. O estabelecimento educacional foi contestado judicialmente por recusar, em 2007, a matrícula de uma menina surda, à época com apenas nove anos. Pela decisão judicial, proferida pelo juiz José Américo Abreu Costa, os alunos com deficiência devem ser aceitos, sem qualquer pagamento adicional à mensalidade prevista para todos os alunos. A escola é obrigada, ainda, a elaborar projeto pedagógico prevendo a inclusão de alunos com deficiência. De acordo com o texto da Constituição Federal, no art. 6º, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, "visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". "Como pode uma criança com deficiência amadurecer e desenvolver plenamente suas potencialidades se não lhe é propiciada a adequada integração social, incluindo-se o acesso à educação, principal instrumento desse AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 017/2011 O MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, através da Prefeitura Municipal de Pinheiro, por meio da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público, para conhecimento dos interessados que, com base na Lei nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 013/07 e subsidiariamente as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, realizará às 08:00 hs (oito horas) do dia 06 de abril de 2011, licitação na modalidade Pregão nº 017/2011, do tipo menor preço por item, tendo por objeto aquisição de 45.000 (quarenta e cinco mil) kg de pescado tipo palombeta, destinado à distribuição gratuita a comunidades carentes deste município no período da Semana Santa, de interesse da Secretaria Municipal de Assistência Social. A presente licitação será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiro, situada na Praça José Sarney, nº 560, Centro, Pinheiro-MA e será presidida pelo Pregoeiro desta Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados nos sítios www.pinheiro.ma.gov.br e www.tce.ma.gov.br ou no endereço supra, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08:00hs (oito horas) às 13:00hs (treze horas) onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 50,00 (cinquenta reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone (98) 3381-0606. Pinheiro-MA, 17 de março de 2011. Silvano José Moraes Ribeiro - Pregoeiro AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 018/2011 O MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, através da Prefeitura Municipal de Pinheiro, por meio da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público, para conhecimento dos interessados que, com base na Lei nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 013/07 e subsidiariamente as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, realizará às 11:00 hs (onze horas) do dia 06 de abril de 2011, licitação na modalidade Pregão nº 018/2011, do tipo menor preço por item, tendo por objeto a contratação de empresa para fornecimento de passagens especiais reduzidas para transporte coletivo (passe escolar), de interesse da Secretaria Municipal de Educação. A presente licitação será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiro, situada na Praça José Sarney, nº 560, Centro, Pinheiro-MA e será presidida pelo Pregoeiro desta Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados nos sítios www.pinheiro.ma.gov.br e www.tce.ma.gov.br ou no endereço supra, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08:00hs (oito horas) às 13:00hs (treze horas) onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 50,00 (cinquenta reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone (98) 3381-0606. Pinheiro-MA, 17 de março de 2011. Silvano José Moraes Ribeiro - Pregoeiro

processo integrador?", questiona o promotor de justiça Ronald Pereira dos Santos, autor da Ação Civil Pública. Ele menciona ainda o art. 206 da Constituição, também citado no art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante "igualdade de condições para o acesso e permanência na escola". Além disso, segundo o promotor, negar à criança o direito de se matricular na rede regular de ensino é crime tipificado no art. 8º, da Lei Federal nº 7.853. O colégio impôs como condição indispensável à matrícula a formalização de contrato para que a família custeasse todas as despesas com a contração do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que seriam somadas ao valor da mensalidade. Para o promotor, isso repre-

senta um ônus individual absurdo, ilegal e injusto, contrariando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/ 96. O código determina que os sistemas de ensino assegurem aos educandos com necessidades especiais "currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades especiais". Segundo Ronald Pereira dos Santos, o caso de Maria (nome fictício para preservar a identidade da vítima) é ilustrativo e demonstra como as escolas de São Luís estão se eximindo da obrigação de oferecer educação inclusiva. "Todas as escolas públicas e particulares deverão atender a todas as crianças e adolescentes, independente de sua condição física, inclusive as com deficiência auditiva".

A argumentação é confirmada pela resolução nº 291/2002 do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, que determina à escola o acolhimento de "todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas ou outras", não fazendo qualquer distinção que justifique a imposição de cláusula contratual abusiva como condição à matrícula. Outra resolução do Conselho Nacional de Educação estabelece que as escolas devem prever nas classes comuns e de educação especial professores capacitados para o atendimento às necessidades dos alunos, serviços de apoio pedagógico especializado, bem como disponibilização de outros apoios necessários à aprendizagem, à locomoção e à comunicação.

Catharina Bacelar recebe homenagem do Conselho Regional de Administração A secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, recebeu o prêmio Mulher de Destaque na Administração concedido pelo Conselho Regional de Administração (CRA-MA), na quinta-feira (17). A programação integrou a celebração pelo Dia Internacional da Mulher. Home-

nageada na categoria honorífica, a secretária Catharina Bacelar disse sentir-se honrada com o prêmio. Na oportunidade, ela falou das ações da Semu e aproveitou para destacar os avanços do Governo no Estado quanto à participação de mulheres nos espaços de poder.

"Esse momento é importante para as mulheres, é um momento único, temos avançado bastante com a mulher conquistando espaços. E o Governo do Estado, nomeando grande número de gestoras, reconhece a capacidade e o talento femininos", afirmou.


9E

S

P

O

R

T

E

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

O SONHO CONTINUA

Adriano entra no ritmo do Bonde sem Freio na festa de Ronaldinho A vontade de retornar ao Flamengo já foi claramente revelada. Na madrugada de segunda-feira, Adriano fez seu primeiro ensaio com o grupo rubro-negro, mas fora das quatro linhas. Depois de passar o domingo sem saber se daria um abraço pessoalmente em Ronaldinho Gaúcho, que ontem completa 31 anos, o Imperador esteve na festa realizada pelo camisa 10 no Clube Ginástico Português, no Condomínio Barra Bali, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Em companhia do aniversariante e de diversos jogadores do elenco, Adriano participou do Bonde sem Freio que rodou pelo salão. A presidente Patricia Amorim e Vanderlei Luxemburgo não estiveram presentes. O técnico disse que teria de viajar a São Paulo para passar por exames médicos. Para despistar a imprensa, os convidados foram avisados da mudança do local em cima da hora. A festa começou por

Comemoração do aniversário do camisa 10 teve presença do Imperador

volta de meia-noite e às 7h de ontem ainda agitava o local. Adriano, Thiago Neves, Léo Moura, Welinton, David Braz e Negueba foram alguns dos jogadores presentes à comemoração. Animado, o Imperador logo foi integrado ao Bonde sem Freio que marcou a conquista da Taça Guanabara. Integrantes do grupo Revelação, Bom Gosto, os sambista Dudu Nobre e Mumuzinho, o funkeiro Buchecha e o cantor Latino prestigiaram Ronaldinho Gaúcho. Entre as mulheres, Valeska Popozuda e Mulher Filé. O DJ Tubarão também animou o evento. A família de Ronaldinho estava em peso e muitos amigos de Porto Alegre vieram prestigiar o jogador. Dona Miguelina, mãe do camisa 10, ficou até o amanhecer. E a comemoração não para. Está programado um churrasco no mesmo local, no início da tarde de ontem, dessa vez para um grupo mais seleto.

Pepe renova com o Real e se torna o 5º zagueiro mais bem pago do planeta Segundo o jornal "Marca", o luso-brasileiro Pepe renovou contrato com o Real Madrid até junho de 2015 e se tornará o quinto zagueiro mais bem pago do planeta. O defensor, que chegou ao clube espanhol em 2007, vai receber de acordo com a publicação € 4 milhões (R$ 9,4

milhões) por temporada. O salário de Pepe, que tinha contrato até 2012, só será menor do que os recebidos por Terry (Chelsea - € 9 milhões), Rio Ferdinand (Manchester United - € 6,5 milhões), Puyol (€ 5 milhões) e Nesta (Milan - € 4,5 milhões).

São Luís-MA, Terça-feira, 22 de Março de 2011

David Luiz e Ramires reverenciados após triunfo do Chelsea: ‘Brazilliant’

Ancelotti beija Ramires durante comemoração do Chelsea Autores dos gols que garantiram a vitória de 2 a 0 do Chelsea sobre o Manchester City, David Luiz e Ramires são reverenciados pela imprensa britânica ontem. O jornal "Daily Mail" fez um trocadilho, em inglês, com as palavras "brasileiros" e "brilhantes" para falar sobre a dupla. - Brazilliant! Luiz e Ramires diminuem a pressão sobre o sortudo Ancelotti - escreveu a publicação, referindo-se ao fato do técnico italiano estar ameaçado no cargo devido às últi-

mas exibições dos Blues. O treinador também rasgou elogios aos dois atletas, ambos convocados por Mano Menezes para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Escócia, no próximo domingo, em Londres. - David Luiz e Ramires tiveram uma performance fantástica e gols fantásticos. Ramires mostrou que ele pode render muito bem. Defensivamente, David Luiz trabalhou com um ótimo tempo de bola e no, um contra um, foi bem - afirmou.

United e City poderão protagonizar duelo por José Mourinho, diz jornal

Aos 28 anos, Pepe, bastante criticado por conta das entradas violentas em Cissokho e Lisandro López no confronto diante do Lyon pela Liga dos Campeões na semana passada, estava na mira de Chelsea, Manchester United e Manchester City.

Levir Culpi recusa Fluminense: ‘Infelizmente, não foi desta vez’

Pepe no treino do Real Madrid

O Fluminense acumula mais uma recusa em sua lista de técnicos procurados. Ontem, Levir Culpi afirmou ao clube que teria que declinar do convite para comandar o tricolor porque não foi liberado por seu clube, o Cerezo Osaka, do Japão. Os problemas no país após um terremoto poderiam facilitar sua saída, mas os dirigentes do clube preferem que ele fique. - Infelizmente, não vai ser desta vez. Se eu pudesse, eu

iria direto. Quem não gostaria de treinar o Fluminense com o time que tem? A proposta que me fizeram era muito boa. Mas não posso largar o time assim. O país sofreu uma tragédia e não é hora de sair. Se eu fosse liberado pelos dirigentes por conta desses problemas, aí tudo bem. Mas eles querem que eu fique e eu vou assumir minha responsabilidade. Eles sempre me respeitaram muito e eu devo respeito a eles também. Já comuniquei

ao Fluminense minha decisão - afirmou. A reunião da federação japonesa, que estava marcada para ontem, foi transferida para hoje. Os dirigentes locais vão decidir se o campeonato nacional segue paralisado ou volta a ser disputado. - Pelo que estão falando, volta em abril. Por isso, não vejo condições de voltar ao Brasil. Isso só poderia ser revisto se algo muito grande acontecesse - disse.

José Mourinho na mira de United e City Segundo o jornal britânico "Daily Mail", Manchester United e Manchester City prometem abrir o cofre e tentar a contratação de José Mourinho, técnico do Real Madrid, ao término da temporada, no fim de maio. O duelo nos bastidores poderá esquentar ainda mais o encontro entre as duas equipes na semifinal da Copa da Inglaterra. Os times se enfrentarão no dia 16 de abril, no estádio

Wembley, em Londres. De acordo com a imprensa local, o treinador português é o preferido para entrar no lugar de Alex Ferguson e Roberto Mancini no comando técnico dos Red Devils e dos Citizens, respectivamente. O Daily Mail afirma que o City fará uma proposta milionária para José Mourinho, assim que o Real Madri encerrar sua temporada.

nhuma proposta, principalmente por conta do problema de saúde que atravessa o pai no Rio Grande do Sul.


10R

E L I G I Ã O

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

São Luís-MA, Terça-feira, 22 de Março de 2011

Si te : atosefatosj .or.br

Sociedade e Cidadania Por : Marina Sousa Contatos: (98) 8148-1513, E-mail: marinasousa.amora@gmail.com

Confissão de uma pessoa desempregada, o que fazer? Deus quer usar pessoas para lhe ajudar Estou desempregada, me sinto sem valor nenhum e parece que todos são melhores do que eu, meu marido parece que não me enxerga. Sempre trabalhei, nunca fiquei desempregada, mas não sei o que está acontecendo, não é por falta de entregar currículos, pois saio todos os dias para procurar emprego.....será que só eu que estou passando por isso? Dizem que é falta de Deus, mas, faço minhas orações todos os dias e sempre estou pedindo a presença dele por perto... Por favor, alguém poderia me ajudar com palavras que possam me colocar adiante e fazer minha auto estima retornar....não sei mais o que faço,já pensei em até desistir deste mundo pois não sou valorizada por mais ninguém.....!" Você está fazendo o possível para encontrar o seu emprego. Então Fique tranquila!!! Enquanto isso não ocorre, sugiro que você busque alguma coisa que você goste de fazer. Tipo, algum artesanato, cozinhar e até ganhar algum dinheiro com essa atividade. Mas ganhar dinheiro não pode ser prioridade, e sim, você gostar do que está fazendo. Deus tem um propósito na vida de TODO MUNDO, sem exceção, ainda que não o conheçamos. Pare e pense. Faça cursos gratuitos, abuse do tempo enquanto o trabalho não te consome todas as horas do dia. No meio desse contato, sem querer, costumam aparecer às melhores oportunidades. O ser humano sempre tem a opção de crescer mais, não importa o estágio em que se parou, só não fique sem fazer nada, porque é aí que os maus pensamentos vão te invadir a alma e te levar pro abismo. Deus continua na sua vida, pode acreditar.

“ Deus fala através do profeta Isaias nas escrituras sagradas, 'ainda que o teu pai e tua mãe te desamparem Deus jamais te desamparará desamparará””

MINISTÉRIO MUSICAL “PAGLÓRIÁ” Iniciou os seus trabalhos de apresentação musical em 06/05/1995 Na IGREJA BATISTA NACIONAL no Bairro Bom Milagre O grupo musical sempre teve o apoio do Pastor Oséias Barbosa de Lima e de sua esposa Estelina. Josemar líder do grupo disse que o bjetivo é cumprir o ide de Jesus Cristo,Ir por todo mundo e pregar o evangelho a toda criatura através da palavra e louvores.o grupo é composto por 12 integrantes,Cleiton Tamoio,Kleito Bastos,Jardel,Jeorge Josemar, Junior Junilson Reinaldo Rafael e Lúcio Pedro. O grupo é unanime em falar com convicção: ESSA OBRA NÃO É NOSSA, É DO SENHOR JESUS CRISTO e não pode parar. Salmo 150:6 “Todo ser que respira louve ao SENHOR.” O grupo ‘pagloriá” se apresentam em vários lugares de São Luis Contato: (98) 3243-5925 IBN/Regina (98) 9609-8544 Josemar Orkut: ministeriopagloriar@hotmail.com Email: ministeriopagloriar12@hotmail.com

GEDEMA realiza 1ª ação clinico para as servidoras da Assembléia Legislativa A Assembléia Legislativa através do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (GEDEMA) em parceria com a Subdiretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembléia Legislativa, em continuidade ás comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, ocorrido em 08 de março, estará realizando a Primeira Ação Clínico-ginecológico, nos dias 21 a 25 março, como forma de profilaxia do câncer e de outras doenças sexualmente transmissíveis. A prevenção deve ser considerada de extrema importância para a saúde da mulher, o tratamento dessas doenças ainda no inicio eleva a eficácia da cura. Dulce Brito, diretora de comunicação da Assembléia legislativa diz que Ações como essas direcionadas em prol da saúde da mulher seja por qualquer instituição ajudam a derrubar mitos, visto que a Incidência de câncer é grande e merece atenção, assim toda iniciativa em promover essa campanha é louvável. No Brasil, estima-se que o câncer de colo de útero, seja a 3ª neoplasia maligna mais comum entre mulheres, superado apenas pelo câncer da pele (não meloma), e pelo câncer de mama, sendo este a 4ª maior causa de morte em mulheres. Por esta razão, é o objeto dessa referido “Projeto de Saúde”, a realização de exames preventivos (papanicolau) e outros. Larissa Amado Burnet,

Fotos: Racieli

Tributo a Jesus Cristo

A enfermeira Marloudes Tecas de Almeida coordenadora do ADAMADiretoria de Assistência Médica da Assembléia Legislativa declara que se faz necessário Conscientizar as Servidoras do parlamento sobre a sua saúde e alertar especificamente quanto ao risco do câncer de colo de útero, que é o terceiro mais comum entre as mulheres e a quarta maior causa de morte em mulheres no Brasil. “Estamos utilizando a prevenção dessa neoplasia com o exame de colpocitologia oncótica (exame preventivo), já que este é uma eficiente ferramenta para detecção precoce deste tipo de doença e de outras alterações uterinas,” Falou Larissa Burnet. A enfermeira Marloudes Tecas de Almeida, essa campanha é importante, também porque está proporcionando as mulheres que trabalham no parlamento maranhense de estarem em dia com a saúde uterina realizando exames considerando que a prevenção é o

Larissa Amado Burnet Coordenadora do ADAMA

método mais eficaz de enfrentar a neoplasia maligna. A Assembléia Legislativa fez parceria com a Secretaria Municipal de São Luis para distribuir preservativos, que evitam a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Mensalmente 14 mil preservativos são entregues no ADAMA, Diretoria de Assistência Médica e Assistência Social. As servidoras deste parlamento têm aderido bem, a busca de preservativos, informou Marlourdes. Se seu exame acusou: Aqui vai algumas dicas importantes: Negativo para câncer: se for o seu primeiro resultado negativo, você deverá repetir o exame após um ano. Se já tem resultado negativo no ano anterior, deve fazer novo exame preventivo com 1- 3 anos. Alterações (NIC I) – Repetir exame com 6 meses Outras alterações (NIC II e NIC III) - O seu médico

deverá decidir a melhor conduta. Você pode precisar fazer uma COLPOSCOPIA. Infecção pelo HPV – Você deverá repetir o exame daqui a 6 meses. Amostra Insatisfatória, ou seja, a quantidade de material não deu para fazer o exame. Você deve repetir o exame logo que for possível. Independente que desses resultados, você pode ter alguma outra infecção que deverá ser tratada. Fazer o tratamento é: Só tomar medicamentos ou usar pomadas e cremes que foram de indicação médica; Tomar a quantidade indicada nas horas certas, até o final do tratamento; Retornar ao serviço de saúde, sempre que for marcado; Manter o exame preventivo em dia; Use camisinha, isso significa como evitar doenças transmitidas sexualmente, o câncer de colo do útero, gravidez indesejável ou fora de hora.

Parabéns!!!

O

s nossos parabéns desta semana vão para Luane Galvão, produtora musical da rád io esperança FM, Luane aniversariou no d ia 11 de março, Os seus colegas de trabalho comemoram o niver da jovem com agradecimentos a Deus, parabéns e um brakfast. Pela manha, na emissora rel igiosa. Estavam presentes uma parte da famíl ia esperança, assim como Henrique Cardoso, o d iretor da emissora e o pastor José Guimarães Coutinho presidente da Fundação Cultural Pastor José Romão De Souza. Luane é estudante de música pela UFMA, integra o grupo de louvor de sua igreja, toca clarinete, é regente do coral infantil da Igreja Assembléia de Deus do Tirirical e professora de adolescentes da Escola Dominical. Em busca de mais conhecimento a universitária Luane Galvão já viajou para a França e outros países. Para a aniversariante, essas viagens lhe dão mais visão no conhecimento de outras culturas e contribui para a sua vida acadêmica.


G E R A L 11 Si te : atosefatosj .or.br atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

EM BUSCA DE RECURSOS

Roseana se encontra com Dilma e vai a 11 ministérios em Brasília A governadora Roseana Sarney inicia, nesta quarta-feira (23), uma agenda de compromissos em Brasília, que inclui audiências, reuniões e visitas, na qual percorrerá 11 Ministérios (Educação, Saúde, Turismo, Integração Social, Agricultura, Pesca, Cidades, Transportes, Minas e Energia, Esporte e Justiça), uma autarquia (Infraero); terá conversas com a bancada maranhense; e ainda um encontro com a presidenta Dilma Rousselff. Toda a agenda de trabalho foi elaborada e viabilizada pela Secretaria de Representação Institucional do Maranhão em Brasília (Rebras). Entre os assuntos a serem tratados pela governadora Roseana Sarney no Ministério da Integração, estão a recuperação

das barragens do Flores e do Pericumã e o socorro a 10 municípios maranhenses atingidos por enchentes. No Ministério do Turismo, as proposições girarão em torno dos 400 anos de São Luís (Patrimônio da Humanidade) e no das Cidades, ela trabará sobre a busca de recursos destinados ao estado pelo PAC-2. Celeridade na licitação da duplicação da BR-135 (trecho Estiva-Bacabeira) e de mais dois trechos - EntroncamentoBacabeira/Entroncamento-Itapecuru-Mirim-Miranda do Norte -, serão a principal pauta na audiência no Ministério dos Transportes. Em Brasília, Roseana Sarney também tem encontro com o ministro Edison Lobão (Minas e Energia). O teor da conversa será o andamento da obra da Refinaria Premium.

A Secretaria Institucional em Brasília viabilizou ainda uma audiência com o ministro da Justiça, que deverá ocorrer na quarta-feira (23), quando Roseana solicitará cerca de R$ 28 milhões para reequipar a Secretaria de Segurança do Maranhão. Além de pedir a liberação de recursos financeiros para construções e obras nos presídios no estado. "A governadora Roseana conhece Brasília, a Esplanada dos Ministérios, os ministros, têm grandes amigos. Esses encontros compõem uma agenda que, ao final, contribuirá em muito para o desenvolvimento do Maranhão", afirmou o secretário Francisco Escórcio. CONFRATERNIZAÇÃO E BIOGRAFIA - Roseana Sarney aproveita sua ida ao Dis-

trito Federal para prestigiar nesta terça-feira (22), o aniversário do PMDB, ao participar de um jantar à convite do partido. Ainda na capital do país, participa, no Centro Cultural do Banco do Brasil, do lançamento do livro sobre a trajetória de vida do pai e presidente do Senado, José Sarney, escrito em 624 páginas pela jornalista Regina Echeverria. Com o título simples de "Sarney - A Biografia", ele será vendido pelo preço de R$ 44,90. "Sarney - A Biografia", mesmo antes do lançamento já vendeu mais de 15 mil exemplares em sites de editoras e vendas na internet. Tendo a marca da Editora Leya, o livro descreve o político, o escritor brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Governo antecipa pagamento dos servidores para sexta-feira (25) Os servidores públicos estaduais vão receber os seus salários referentes ao mês de março, deste ano, já na próxima sexta-feira (25), com 10 dias de antecedência da data anteriormente prevista em calendá-

rio, fixada em 4 de abril. A confirmação da antecipação do pagamento foi feita pelo secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim. "É uma determinação da governadora Roseana Sarney, va-

lorizar o servidor público, o que se está fazendo também ao se antecipar o pagamento", observou o secretário. Na sexta-feira (25), todos os aposentados, pensionistas, servidores da Casa Civil, Defensoria Pública, Con-

troladoria, Procuradoria, Corregedoria, Secretarias de Estado, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (ativos e reformados), autarquias, fundações e empresa pública podem sacar os seus vencimentos.

Ribamar vai receber Restaurante Popular e Banco de Alimentos O município de São José de Ribamar vai ganhar, em breve, um Restaurante Popular e recursos do programa Banco de Alimentos. O anuncio dos benefícios foi feito pelo prefeito Gil Cutrim (PMDB) durante solenidade de posse dos novos membros dos Conselhos Municipais da Criança e Adolescente, dos Idosos e das Mulheres. O Restaurante Popular e o Banco de Alimentos são programas federais que serão implementados na cidade, através da parceria da Prefeitura com o Ministério do Desenvolvimento Social, com o objetivo de complementar as atividades da Escola Cozinha Comunitária e do programa Compra Local Municipal. Localizada na Sede do município, a Escola Cozinha Comunitária foi implantada pela Prefeitura e, além de fornecer diariamente cerca de

Gil Cutrim anunciou os benefícios durante a posse dos novos conselheiros municipais de Ribamar 200 refeições gratuitas para em todas as unidades da rede famílias carentes, capacita municipal de ensino. profissionais que queiram in"A Prefeitura apresentou os gressar no ramo de prepara- projetos e o Ministério do Deção de alimentos. Já o Com- senvolvimento Social os apropra Local Municipal funciona vou. Estes dois programas feda seguinte forma: a Prefeitu- derais serão importantes, visra compra a produção dos to que, através deles, iremos pequenos agricultores, pesca- ampliar o atendimento oferecidores e criadores do municí- do pela Cozinha Comunitária pio e a utiliza na preparação e o Compra Local Municipal", da merenda escolar servida explicou Gil Cutrim.

O prefeito parabenizou os novos conselheiros e afirmou que o Poder Executivo Municipal dará todo o apoio para que os mesmos possam continuar o trabalho em defesa dos respectivos segmentos sociais que atendem. "Os Conselhos são fundamentais para a redução das desigualdades sociais", avaliou. De acordo com Gil Cutrim, a política de assistência social do município, implantada pelo ex-prefeito Luis Fernando e que vem sendo mantida por sua administração, tem apresentado excelentes resultados, mas por causa da grande demanda os Conselhos exercem papel importante no complemento dos atendimentos. Também participaram da solenidade de posse dos novos conselheiros os vereadores Nonato Lima (PP), Marlene Monróe (PTB), Lázaro (PV) e Arthurzinho(PDT).

Começa acompanhamento da Frequência escolar de aluno beneficiado pelo Bolsa Família A Coordenação Estadual da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família deu início ao período de acompanhamento da frequência dos alunos, beneficiados pelo Programa, referente aos meses de fevereiro e março de 2011. O fechamento do sistema para este período será dia 29 abril. Nos primeiros dias de abertura do Sistema só fica dispo-

nível a função "imprimir formulário". O registro da frequência inicia a partir do segundo mês do acompanhamento. Um dos maiores objetivos desse acompanhamento é buscar estudantes beneficiados pelo Bolsa Família que não são encontrados nas escolas. E, para ampliar essa busca o "Sistema Presença", do Ministério da Educação, está dis-

ponibilizando duas novas funções: listagem com beneficiários que estão em situação regular na escola e com os alunos não localizados. O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Programa que tem como objetivo asse-

gurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome. O Bolsa Família atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Todos os 217 municípios do Maranhão têm alunos beneficiados com o Programa.

São Luís-MA, Terça-feira, 22 de Março de 2011 ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTO DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 419/ 2011 Prazo: 15 dias. Oficial de Registro de Casamento da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem interessar, que JEAN CHARLES COSTA AMARAL, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Autônomo, filho de Raimundo Mouzinho Amaral e de Julia Claudionora Costa Amaral, residente e domiciliado nesta Capital, e ELISANGELA ABREU DOS SANTOS, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Op. de Caixa, filha de José Martiniano dos Santos e de Aciolina Alzira Abreu dos Santos, residente e domiciliado nesta Capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentálo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Março de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTO DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 414/ 2011 Prazo: 15 dias. Oficial de Registro de Casamento da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem interessar, que JÔNATAS OLIVEIRA BORGES, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Policial Militar, filho de Manoel Vitorino Borges e de Maria do Socorro Mendes Oliveira Borges, residente e domiciliado nesta Capital, e ANDRELINA SANDES, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Estudante, filha de Maria dos Anjos Sandes e de xxxx. xxxx. xxxx., residente e domiciliado nesta Capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentálo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA),21 de Março de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTO DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 413/ 2011 Prazo: 15 dias. Oficial de Registro de Casamento da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem interessar, que MANOEL MALHEIRO GOMES, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Op. de Guindaste, filho de Maria Luiza Malheiro Gomes e de xxxx. xxxx. xxxx., residente e domiciliado nesta Capital, e ROSA MARIA DOS ANJOS MELO, estado civil Solteira, profissão Do Lar, filha de Luciano Teixeira de Melo e de Maria dos Anjos Melo, residente e domiciliado nesta Capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1521 e 1 523, o Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Março de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTO DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 416/ 2011 Prazo: 15 dias. Oficial de Registro de Casamento da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem interessar, que PEDRO RODRIGUES DE SOUSA FILHO, de nacionalidade Brasileira, estado civil Divorciado, profissão Corretor de Imóveis, filho de Pedro Rodrigues de Sousa e de Neusilia da Costa Sousa, residente e domiciliado nesta Capital, e ALESSANDRA FRANÇA SANTOS, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Balconista, filha de Lourival Morais Santos e de Marilda Viana França, residente e domiciliado nesta Capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Março de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTO DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 420/ 2011 Prazo: 15 dias. Oficial de Registro de Casamento da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem interessar, que JULIANO XAVIER DURINO, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Metalúrgico, filho de Damião Durino e de Maria Eunice Xavier Durino, residente e domiciliado nesta Capital, e MARIA JOSÉ MARTINS PENHA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Do Lar, filha de Antonio Carlos Penha e de Maria José da Conceição Sousa Martins, residente e domiciliado nesta Capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Março de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTO DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 425/ 2011 Prazo: 15 dias. Oficial de Registro de Casamento da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem interessar, que VALDENILSON DOS SANTOS MARINHO, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Aux. Serviços Gerais, filho de Raimundo Francisco Marinho e de Domingas Ribamar dos Santos, residente e domiciliado nesta Capital, e TEREZINHA DE JESUS BEZERRA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Do Lar, filha de Maria Francisca Bezerra e de xxxx. xxxx. xxxx., residente e domiciliado nesta Capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Março de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTO DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 426/ 2011 Prazo: 15 dias. Oficial de Registro de Casamento da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem interessar, que ISRAEL MOREIRA MATOS, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Metalúrgico, filho de Arlindo Moraes Matos e de Maria Domingas Moreira, residente e domiciliado nesta Capital, e IRANILDE ROCHA DO VALE, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Estudante, filha de José Ferreira do Vale de Maria de Jesus Caldas Rocha, residente e domiciliado nesta Capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil) poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Março de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTO DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 424/ 2011 Prazo: 15 dias. Oficial de Registro Civil de Casamento da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem interessar, que FABIO EDUARDO SOUZA MARTINS, de nacionalidade Brasileira, estado civil Divorciado, profissão Mecânico, filho de Domingos Martins e de Raimunda Nonata Souza, residente e domiciliado nesta Capital, e MONICA DANIELLE SOUSA SERRA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Secretária, filha de Raimundo Milton Furtado Serra e de Eudes Pereira Sousa Serra, residente e domiciliado nesta Capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, este Cartório. São Luís (MA), 21 de Março de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTO DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 415/ 2011 Prazo: 15 dias. Oficial de Registro de Casamento da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem interessar, que PEDRO ERICK FARIAS, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Bombeiro Hidráulico, filho de Léa Regina Farias e de xxxx. xxxx. xxxx., residente e domiciliado nesta Capital, e MARIA DAMIANA COSTA PEREIRA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Téc. em Informática, filha de Alberto Araujo Pereira e de Celiane Costa, residente e domiciliado nesta Capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Março de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTO DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 417/ 2011 Prazo: 15 dias. Oficial de Registro de Casamento da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem interessar, que MÁRCIO MURILO MORAES PEREIRA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Motorista, filho de Getulio Serrão Pereira e de Valda Maria Moraes Pereira, residente e domiciliado nesta Capital, e INALDA TEREZA CUNHA COSTA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Aeroviária, filha de Izaias Costa e de Maria Alexandrina Cunha Costa, residente e domiciliado nesta Capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA),21 de Março de 2011.


12P

O

L

Í

C

I

A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

BRONCAS

VIOLÊNCIA

IML registra oito mortes no final de semana no Estado Oito mortes violentas foram registradas no Instituto Médico Legal durante o fim de semana. Sete delas aconteceram na Grande São Luís e uma no município de Chapadinha. Na tarde de sábado, um acidente no Km 1 da BR-135, em São Luís, envolvendo um Fiat Uno e um Palio, deixou três mortos. O acidente aconteceu por volta das 14h e teve como vítimas Márcio José Cabral Moraes, de 24 anos, e David José Cruz Moraes, de 26 anos, que estavam no veículo Uno, e Alberto Costa Filho Santos, de 27 anos, condutor do Palio. O acidente aconteceu quando o condutor do Palio que seguia no sentido Vila Itamar/São Cristóvão perdeu o controle do veículo e se chocou com o Fiat Uno, que vinha no sentindo contrário. Com o choque, o motorista do Palio e duas pessoas que estavam no Fiat Uno tiveram morte instantânea. Outras

duas pessoas que estavam no Uno foram levadas para o hospital em estado grave. Na manhã de domingo, em Chapadinha, a estudante Rosineide dos Santos Sales, de 24 anos, morreu após cair de uma moto. A jovem ainda chegou a ser levada para um hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. Durante o fim de semana, também foi registrada a morte de Marinilde Souza Chagas Serra, 31 anos, que foi vítima de eletrocussão em sua residência no Bairro de Fátima. O acidente aconteceu na noite de sábado. ASSASSINATOS - Ainda na tarde de sábado, foi registrada no Instituto Médico Legal (IML), a morte de Márcia Pereira, de 24 anos, vítima de golpes de arma branca. O assassinato aconteceu na Vila Kiola, mas a vítima era moradora da Vila Cafeteira, Cidade Operária. Às 20h,

de Jaryalison Costa Santos, 21 anos, que residia na Rua Espinheiro, 17-A, Areinha. Levou um tiro e várias chuçadas na Rua Tancredo Neves, naquele Bairro. ACIDENTE E TIRO - Outra vítima de morte violenta que passou pelo IML foi Edilson dos Santos Sousa, 33 anos, que morava no município de Anapurus (MA). Edilson Sousa sofreu grave acidente de trânsito naquele município, veio para São Luís, onde ficou internado no Socorrão I. Mas não resistiu à gravidade dos ferimentos recebidos e veio a óbito. Depois de necropsiado, o corpo foi liberado aos familiares. Procedente do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura - o Socorrão II, vítima de arma de fogo, deu entrada no IML, o cadáver de Raimundo Nonato Santos Silva, 32 anos, que residia na rua do Mercado, casa 26, Bairro do Tibiri. Foi vítima de arma de fogo.

também foi registrada a morte de Nilvado Ferreira Gomes, de 39 anos, no bairro Coroadinho. Ele foi vítima de espancamento e a causa do crime não foi esclarecida. Por volta das 7h de domingo, foi conduzido ao IML o corpo de Raimundo Santos Silva, de 32 anos, morto com quatro tiros. Ele era morador da Rua do Mercado, bairro Tibiri. Também deram entrada na sala de necropsia do IML, o cadáver de Conceição do Rosário Silva, 46 anos, que residia no povoado Forquilha, município de Penalva (MA). Vítima de arma de fogo, procedente do Hospital Municipal Djalma Marques - o Socorrão I, passou pelo IML, o cadáver de Jonathan Silva das Chagas, 20 anos, que morava na Rua Pedro Neiva de Santana, 26, Bairro São Francisco. Levou três tiros. Também passou pelo Instituto Médico Legal, o corpo

BAIXA NO CRIME

na Vila Isabel Cafeteira, quando foi abordado pelos policiais. Reagiu, mas acabou dominado e preso. Com o suspeito foram encontrados seis volumes de maconha prensada, em papel alumínio, contendo 2 quilos e meio da "erva maldita", três pedras de crack em recipiente plástico branco, e três recipientes plásticos contendo um produto pastoso conhecido entre os viciados como "merla". Todos os potinhos estavam dentro de uma jarra plástica. Também foi apreendida uma balança de precisão digital. Surpreso com a chegada do pessoal do Denarc, o trafi-

cante ainda tentou se livrar do flagrante, jogando as drogas dentro de um tanque existente no terreno baldio existente atrás de sua residência. Não logrou êxito e acabou preso. "Focinho de Porco" foi colocado numa viatura e encaminhado à sede do Denarc, na avenida Beira-Mar. O traficante foi ouvido e autuado em flagrante pelo Delegado Agnaldo Timóteo, que o enquadrou no artigo 33, Caput da Lei 11.343/ 2006 do Código Penal Brasileiro (CPB). Em seguida, providenciou a remoção do bandido para o Centro de Triagem, em Pedrinhas, onde aguardará pronunciamento da Justiça.

Foto: Edilson Julião

Traficante preso com 4 kg de “erva” na Isabel Cafeteira Agentes de Captura do Departamento de Combate a Narcóticos (Denarc), comandados pelo Delegado titular Cláudio Mendes, através de informações passadas pelo Disque-Denúncia (32235800), localizaram e prenderam ontem, o traficante Manoel Francisco Matos Correa, de 26 anos, o "Focinho de Porco", natural do município de Viana (MA), morador da rua Santa Tereza, casa 10, Vila Isabel Cafeteira. A partir das denúncias, "Focinho de Porco" passou a ser monitorado pelos homens do Denarc. Ontem, o traficante estava num terreno baldio

O ex-detento Caio César

ção das celas. Os investigadores, Isabel Cristina e Jefferson Carlos, realizaram revista noturna e localizaram um cordão com uma sacola plástica amarrada na ponta, pendurada próximo à parede da cela 3, onde estavam custodiados nove detentos. Os policiais puxaram o cordão e ouviram os presos gritarem o nome de Caio e, mandando-o "botar logo". Em campana feita do lado de fora, os policiais conseguiram prender Caio Pereira no momento em que pulava o muro

Polícia Civil prende suspeitos de estupro em Bacabal A Polícia Civil de Bacabal prendeu, ontem, (21), quatro homens suspeitos de estupro. Segundo a delegada Mariely de Almeida, a vítima, apresenta problemas mentais. Foram conduzidas 10 pessoas à Delegacia, mas apenas quatro foram autuadas pelo estupro. As outras pessoas testemunharam no caso. Segundo informações das testemunhas, os acusados: Josafar Sousa Faria, 32 anos; seu irmão Adriano Sousa Faria, 23 anos; Raimundo Barroso Linhares Filho, o "Espetinho"; e Aderlan Conceição de Sousa Filho, 18 anos, teriam encontrado a vítima na rua e a conduzido à para a casa de "Espetinho". As testemunhas informaram que os acusados praticaram atos sexuais com a vítima. Segundo a delegada Mariely, exames de conjunção carnal foram feitos para comprovar o ato criminal. Os quatro encontram-se na Delegacia local e serão autuados por crime de estupro contra vulnerável. A vítima foi encaminhada ao médico que comprovou sua debilidade mental. Ela deverá ser encaminhada a um órgão de proteção a mulher.

Oito pessoas morrem em três dias nas estradas De acordo com o relatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o fim de semana nas estradas que cortam o estado do Maranhão foi violento. Oito pessoas morreram em 23 acidentes graves. Além dos mortos, nove pessoas ficaram seriamente feridas. Em uma média, o número de mortos foi de 2,22 pessoas em três dias (de sexta a domingo). O acidente mais violento foi próximo à São Luís, onde três jovens morreram: Alberto Costa Santos Filho, de 27 anos; Davi José Cruz, 27 anos e Márcio José Cabral Moraes, de 24 anos. O relatório da PRF informa que a colisão entre os veículos foi frontal, que aconteceu às 13h30 de sábado, e cinco pessoas estavam envolvidas na batida, sendo que três morreram e duas ficaram gravemente feridas. Outros - Três acidentes aconteceram na última sexta, sendo que dois foram no interior do estado e outro na capital. Na cidade de Açailândia, uma pessoa morreu após cair da moto. Em Peritoró, o condutor de uma motocicleta Hoda Titan, placa NHF-5687/MA faleceu após se chocar de frente com um Fiat Siena, placar NHE-9217/MA. Em São Luís, um Gol, de cor vermelha placas MVP7354/TO, bateu de frente em uma árvore localizada no km 01 da BR-135. O condutor do veículo, Antônio Dino Conceição, morreu no local. No domingo dois acidentes fatais aconteceram na cidade de Santa Inês. Um Gol, de placas HPH-0098/MA bateu lateralmente em uma moto Honda Titan, de placa NHJ-7393/MA e uma pessoa morreu. No outro, uma carreta, placas PFB-1670/PE, colidiu frontalmente com um veículo Gol, de placas HWE-0771/MA levando à morte de uma pessoa.

Menor é apreendido por homicídio em Viana

“Focinho de Porco”

Polícia prende ex-detento acusado de entregar drogas para presos em Porto Franco Investigadores de Polícia Civil de Porto Franco, cidade localizada a 717 km de São Luís, prenderam em flagrante o ex-detento Caio César Horvath Pereira, de 20 anos, na madrugada do último domingo (20) na área do distrito policial da cidade. Ele estava tentado entregar drogas para os presos dentro da delegacia. A ação foi descoberta após a polícia receber informações de que havia pessoas que pulavam o muro da delegacia, durante a noite, para entregar drogas pela grade de ventila-

São Luís-MA, Terça-feira, 22 de Março de 2011

para o lado interno do prédio. Ao notar a presença dos policiais, ele ainda tentou fugir, mas foi impedido pelos investigadores. Com Caio foi encontrada uma trouxa contendo uma substância semelhante à maconha. De acordo com informações de policiais da delegacia, Caio já teve passagem pela polícia pelo crime de roubo, e estava em liberdade beneficiado por alvará de soltura concedido em menos de 48 horas. Na delegacia de Porto Franco ele será autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Feliz o homem que encontrou a sabedoria, o homem que alcançou o entendimento! Provérbios 3,13

Na noite do último sábado (19) um homicídio foi registrado na cidade de Viana, crime ocorrido no Povoado Santeiro. Um menor de 16 anos foi apreendido em flagrante suspeito de matar com um tiro de espingarda seu primo, Afonso César Nunes Nogueira, de 28 anos. Segundo informações da polícia, o crime foi motivado por uma discussão entre Afonso César Nunes Nogueira e o menor. Na discussão, a vítima, que estava embriagada, teria ameaçado, com uma faca, o adolescente. Sentindo-se coagido, o menor foi ao quarto onde pegou uma espingarda e disparou contra a vítima. A polícia foi acionada e o adolescente foi detido e levado a delegacia. Na delegacia foi lavrado o auto de apreensão em flagrante contra o menor. Segundo informações, logo depois ele será conduzido a um abrigo para menores no município de São Vicente Ferrer.

Bandido morre durante troca de tiros com a polícia Weshington da Cruz Vieira, o Pixona, foi morto, no fim de semana, após troca de tiros com a polícia. Ele estava em companhia dos comparsas identificados como Márcio Henrique santos Silva, o Magrão, Adonias Evangelista Silva de Sousa, o Sapateiro, e Isaac Dias Silva Cunha, o Parazinho, que foram presos pelos policiais do Serviço de Inteligência da PM. Segundo informações, o "Pixona" é considerado um bandido de alta periculosidade da Visa Isabel Cafeteira. Ele era assaltante e agia com os demais bandidos nas áreas do Cohatrac, Cohab, e adjacências. Geralmente, eles agiam em residências. Uma das vítimas do bando foi um policial federal, que teve a sua casa invadida pelos criminosos, no Planalto Pingão. Pixona disparou contra o policial que acabou ferido, ao reagir ao assalto. A polícia suspeita que a quadrilha é responsável pelo assalto na casa do ex-secretário de Segurança Pública, Raimundo Marques, recentemente.

Leia Atos e Fatos na Internet www.atosefatos.jor.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.