Arteambiente ed. 77

Page 1

Outubro, Novembro e Dezembro - 2022 | Ano XVI - Nº 77 | R$ 15,00 Projeto de Antônio Félix alia harmonia e equilíbrio dos elementos TRADIÇÃO, QUALIDADE E EXCELÊNCIA VIDRO X

Toda casa tem uma história e aqui

Sala de TV e de jantar integrada com painéis e objetos que compõem um ambiente sofisticado e aconchegante. Na sala de TV optou-se por uma composição de vasos decorativos, sendo as peças de maior destaque no ambiente, com um mix minimalista de porta-retrato, peças decorativas e livro-caixa, completando o ambiente com um toque final de folhagens secas

Sala aconchegante e marcante com as telas dos artistas sergipanos da Galeria Depósito de Arte, caracterizando a personalidade dos clientes, complementando uma decoração minimalista com escultura e o sofisticado Murano, dando um toque complementar ao ambiente

@casasoliveirahomedecor
Av. Prof. Acrisio Cruz, 450 | Salgado Filho Aracaju-SE Tel.: 3019-0101 (79) 99808-0158
@MAURICIOBARRETO
FOTOS

você cria a sua junto com a gente!

Seguindo a escolha da cliente, a composição do ambiente também foi feita através da escultura do artista Gil Apolinário, utilizando outras peças decorativas como esculturas em mármore e em cerâmica, complementadas com o toque das conchas e folhagens artificiais. O colar amadeirado deu toda uma atenção especial ao ambiente

Na sala de jantar foi mesclado os tamanhos de vasos transparentes com aberturas diferenciadas, compostos com folhas de costela-de-Adão e folhas de antúrios (Atelie das flores), as quais foram dispostas de forma aleatória, causando um visual belo e interessante. No aparador buffet foi utilizado bandeja espelhada com acabamento sofisticado, em tom dourado com taças e garrafas em cristais, completado com vasos pretos que compuseram uma decoração clássica e luxuosa

Projeto por Katia Carvalho, arquiteta
Área gourmet que une a modernidade, elegância dos detalhes amadeirados e objetos contemporâneos da Casa Oliveira Home Decor. Utilizamos peças decorativas em madeira, cerâmica e barro dando um toque especial em uma recepção com taças, pratos, suqueira, talheres, etc
SUMÁRIO 18 16 – EDITORIAL 18 – ENTREVISTA – Aristeu Pires 24 – RADAR AA 28 – ARQUITETANDO – Kátia Carvalho 30 – DECORANDO – Raphael Paixão 32 – PROJETO DESTAQUE – Wesley Lemos 34 – OBJETO DE DESEJO 36 - TENDÊNCIAS – O uso de estrutura metálica na construção 50 – MATÉRIA DE CAPA – Vidro X. Tradição, qualidade e excelência em produtos e serviços 56 – DECORAÇÃO – Quarto Infantil, lúdico e funcional garante o bem-estar das crianças 62 - MERCADO EM DESTAQUE – Mônica Andrade 56 50 36
64 –
+
80 –
82 – USE
88 –
104 – FEIRAS E
106 –
110 – ESPAÇO CAU 112 – EVENTOS
114 – EVENTOS
116 – EVENTOS
Store 117 - O QUE ROLOU NA ÁREA 118 - ENCONTRE PROFISSIONAIS 120 – GALERIA – Emerson
122 – ONDE ENCONTRAR 82 64 106
MODA
DÉCOR
GENTE QUE FAZ – Sandra Castro
- Tecido Bouclé retorna com força total na decoração
PROJETOS ESPECIAIS
MOSTRAS
ROTEIRO ARQDECOR - Milão, a cidade da moda e do design
– Mostra Aracaju 2022
- Espaço Sob Medida
– Aquarela Female
Caetano

Capa: Vidro X, uma empresa que investe na qualidade dos seus produtos.

Projeto residencial de Antônio Félix leva produtos da Vidro X.

Foto: Gilton Rosas

EXPEDIENTE

Direção Geral Jonatal Sousa Lídice Rodrigues Comercial Jonatal Sousa (79) 99828-9452

Lídice Rodrigues (79) 99902-7763

Diretor de Arte Josué S. Oliveira

Jornalista Responsável Sueli Carvalho DRT SE 553

Fotógrafos Álvaro Rocha Gilton Rosas Colaboradores Mário Brito Tiragem 7.000 Exemplares ISSN 2238-6971

A Revista ArteAmbiente é uma publica ção da Editora e Gráfica ArteAmbiente Ltda, com CNPJ 09.454.712/0001-55.

A Editora ArteAmbiente não se res ponsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados. Outubro, novembro e dezembro Informações: Tel.: (79) 99828-9452 99902-7763

jonatal.arteambiente@gmail.com

Siga nossas redes sociais

Otimismo, perseverança e compromisso com a qualidade

AArteAmbiente entrega neste número a sua última edição de 2022 para ser apreciada pelo leitor. Este foi um ano que se apresentou como um período bem mais positivo para a revista, no qual foi possível executar com bastante êxito todo o planejamento estratégico traçado pela Diretoria, garantindo dessa forma, a excelência e a qualidade na elaboração dos produtos da Editora.

Sem nenhuma dúvida, o compromisso assumido com o leitor, com os anunciantes, com os profissionais da arquitetura, designer de interiores e decoração que acompanham o trabalho desenvolvido pela Ar teAmbiente vem sendo honrado e isso faz a publicação cada vez mais reconhecida, dando a equipe uma responsabilidade muito maior no que se refere à qualidade do que faz.

Dessa maneira, a cada nova publicação a revista não mede esforços em trazer as novidades, os lançamen tos, o que está em alta e é referência tanto no mercado local, regional, nacional quanto no internacional. Neste número são muitos os destaques. A começar pela matéria de capa, que traz a trajetória da Vidro X, uma empresa que investe na qualidade dos seus produtos e que tem conquistado a credibilidade dos aracajuanos e clientes dos demais municípios onde atua.

Em entrevista, Aristeu Pires, contou como montou a sua própria fábrica e de que forma ganhou notorie dade no Brasil e em outros países, como os Estados Unidos, ao desenvolver a sua atividade de designer de móveis autoral. Atualmente, Aristeu é reconhecido como um dos grandes nomes do design de móveis brasileiro.

Em Tendências, as estruturas metálicas se destacam na construção. O leitor vai poder conhecer os bene fícios do uso do aço. Já o quarto infantil é a temática apresentada em Decoração. Em USE, o Tecido Bouclé retorna e está em evidência na decoração.

Outro destaque da edição são as novidades da moda e do décor, ao apresentar os estilos e cores que estão em alta no momento. Ainda neste segmento, é demonstrado o sucesso da marca Lulu Souto de joias de luxo, capitaneada pela pernambucana radicada em Sergipe Lulu Souto, que expandiu a sua atuação para o exterior. Na coluna Galeria, assinada por Mário Britto, é apresentada a arte de Émerson Caetano.

Na Seção Projetos Especiais temos as participações dos escritórios Coletivo de Arquitetos de Aracaju/SE, Dayala e Rafael Arquitetos Associados de Goiânia/GO, DT Arquitetos de Belém/PA e Tetro Arquitetura de Belo Horizonte/MG.

Feiras e Mostras traz a 11ª edição da Semana de Design de São Paulo, que movimentou a capital paulista durante a sua realização.

Os eventos estão voltando e nesta edição podemos conferir o lançamento da Mostra Aracaju 2022, a comemoração dos 16 anos da Espaço Sob Medida e o lançamento da coleção Summer23 da Aquarela Female Store, além da seção O que Rolou na Área.

Arquitetando apresenta o trabalho da arquiteta e urbanista, Kátia Carvalho. E Decorando evidencia o téc nico em Edificações, com pós-graduação em Design de Interiores, Raphael Paixão.

A coluna Mercado em Destaque traz a empresária Mônica Andrade, diretora da Mônica Andrade Imóveis LTDA. E em Gente que Faz, a participação é da empresária Sandra Castro, da MAAC Forros, Divisórias e Persianas.

Por fim, vale ressaltar o início da campanha da 13ª edição do Anuário ArteAmbiente e da 10ª edição do prêmio ArteAmbiente, dois produtos de sucesso da Editora ArteAmbiente que vêm aí repletos de novida des. Também em breve estaremos apresentando o novo projeto da ArteAmbiente que promete ser mais um destaque da editora. Aguardem, pois brevemente tudo será contado neste espaço!

Boa Leitura!

Acesse nosso Instagram

Aristeu Pires

Designer de peças contemporâneas que traz como marcas o acabamento, a resistência e o conforto

Natural de Campo Formoso, município do Sertão da Bahia, o designer de móveis, Aristeu de Oliveira Pires Junior, 67, é filho de Aristeu Oliveira Pires e Alayde Regis Pires (Lily), formado em Ciência da Computação, onde trabalhou por 25 anos. Ele começou a carreira de designer de móveis por acaso. À época, era executivo de uma empresa de informática, no Rio de Janeiro, e após uma viagem feita a Grama do (RS), decidiu desligar-se do trabalho e mudar definitivamente para a importan te cidade da Serra Gaúcha. Com um plano de negócios bem desenvolvido, Aristeu montou sua própria fábrica e a sua atividade de designer de móveis autoral ganhou muita notoriedade no Brasil e em outros países, como os Estados Unidos. Atual mente, Aristeu é reconhecido como um dos grandes nomes do design de móveis brasileiro. Os seus trabalhos, que se diferenciam pelas formas leves e o impecável acabamento, já lhe renderam muitas premiações. Além do Brasil, as suas peças es tão presentes nos Estados Unidos, onde morou por um ano, e em outros países do mundo. Para conhecer a trajetória de Aristeu Pires, a Revista ArteAmbiente con versou com ele e traz os detalhes. Confira!

arteambiente | 19 | outubro-novembro-dezembro

A banqueta Angela sempre se destacou por sua ergonomia adaptável a diferentes corpos. Com o encosto maleável e detalhes em metal, ela abraça confortavelmente quem senta e surpreende com a resistência de suas linhas esguias

A poltrona Gisele é a cara do design brasileiro. Disponível em versões com corda de algodão, corda náutica e estofada, com opção de acabamento para área externa. Encontre muita leveza e personalidade em cada uma delas. Peça premiada com o 1º lugar no Museu da Casa Brasileira, em 2007

ArteAmbiente - Como e quando iniciou a sua carreira de designer?

Aristeu Pires - A decisão de mudar de profissão foi no dia 21/11/2001 e cheguei de mudança em Gramado (RS), já para exercer a nova carreira no dia 21/01/2002.

ArteAmbiente - Qual é a maior característica do seu tra balho?

Aristeu Pires - Busco fazer móveis para mim...

ArteAmbiente - Como você definiria o seu estilo?

Aristeu Pires - Contemporâneo brasileiro

ArteAmbiente - Quais as matérias-primas mais utiliza das no seu trabalho e como se dá o processo de escolha do material a ser usado?

Aristeu Pires - A principal é a madeira maciça. O critério é em função da disponibilidade e trabalhabilidade.

As linhas limpas da premiada cadeira Claudia harmonizam beleza e ergonomia, resultando no balanço do simples com o sofisticado

ArteAmbiente - Para você é importante à preocupação do de signer com a reciclagem de materiais e com a sustentabilidade?

Aristeu Pires - Certamente, inclusive a origem da matéria-pri ma (no nosso caso a madeira), que provém de manejo florestal sustentável.

ArteAmbiente - De que forma você busca inspiração para reno vação do seu trabalho?

Aristeu Pires - Através das demanda de arquitetos e lojistas ou da minha própria necessidade.

ArteAmbiente - Das suas criações quais as que mais lhe mar caram?

Aristeu Pires - Poltrona Gisele (a primeira poltrona a gente nun ca esquece), chaise Alice e Pitu e cadeira Claudia.

ArteAmbiente - Fale sobre a escolha dos nomes das suas peças. Como você se inspira para nomeá-las?

Aristeu Pires - Quando fica pronta vejo que “cara” tem. Às vezes o nome já está encomendado antes: 5 filhas e 5 netas…

ArteAmbiente - Quais os diferenciais das suas coleções mais recentes?

Aristeu Pires - Conhecendo um pouco mais das características da madeira, consigo fazer peças mais finas, sem comprometer a resistência.

A chaise Pitu nasceu para ser destaque, combinando irreverência e um máximo conforto em todas as suas versões de tecidos e cores. A peça é fabricada em madeira maciça com assento e encosto estofados e estrutura em lona

Cada mínimo detalhe do sofá Malu foi criado para permanecer. Bons momentos e boas conversas vão discorrer sobre o seu aconchego sem ver o tempo passar

ArteAmbiente - Onde as suas peças são vendidas, para quais países são exportadas?

Aristeu Pires - No Brasil, em 43 lojas espalhadas pelo país. A exportação regular é para os Estados Unidos.

ArteAmbiente - Das premiações recebidas ao longo da carreira, qual a mais significativa?

Aristeu Pires - 1º lugar no Museu da Casa Brasileira, em 2007, para a poltrona Gisele.

ArteAmbiente - Com tantas mudanças sociais, econô micas e tecnológicas na sociedade, o designer de mó veis enfrenta muitos desafios para se manter no mer cado hoje?

Aristeu Pires - O maior desafio é a concorrência, prin cipalmente a concorrência desleal de cópias. As outras mudanças não afetam tanto.

ArteAmbiente - O que deixaria como conselho para os jovens profissionais?

Aristeu Pires - Muita transpiração. Não se conforme em fazer algo mais ou menos, depois fica mais difícil mudar.

ArteAmbiente - Em tantos anos de atividade profissional e com uma carreira sólida, o que ainda está na sua lista de realizações para o futuro?

Aristeu Pires - Consolidar vendas regulares para os países escandinavos, onde é o berço do design de mobiliário con temporâneo em madeira

Banco Ylla

A mesa Carol foi criada para ser flexível e se adaptar a diferentes rotinas e situações. As bordas arredondadas do tampo dão formas mais orgânicas à peça. Sua base modular permite composições diversas e pode receber tampos de diferentes materiais. A modularidade também facilita o transporte e manuseio tornando-a ao mesmo tempo leve e resistente, combinação que é marca registrada dos produtos Aristeu Pires

arteambiente | 23 | outubro-novembro-dezembro
A cama Tulipa traz o DNA dos produtos Aristeu Pires, com sua solidez estrutural e o equilíbrio nas linhas fluídas. Versões com e sem moldura do estrado em tamanhos Queen e King

O couro natural envelhecido e os pespontos desencontrados são características marcantes do sofá Moic Army do estúdio Bro. A peça ainda tem como destaque o alforge (bolsa lateral) em um dos lados, também em couro natural envelhecido. Já a sua estrutura em aço carbono com pintura eletrostática TX preto fosco, com percintas elásticas confere um ar de sofisticação ao sofá. Assentos e encostos soltos com espumação mista proporciona o melhor conforto possível

A poltrona Fábula de Mauricio Bomfim recria as estórias da infância sendo uma macia e aconchegante memória. Ela cria uma linha do tempo que conecta o passado, o presente e o futuro

A chaise Nimbus é em si resultado da predisposição do arquiteto Marcelo Macedo do Studio MEMM em buscar processos que levem ao novo, mas que também tenham a sensibilidade de responder às pessoas. A peça remete às nuvens e o eterno estado de mutação em que elas se encontram. A variação das almofadas e até sua estrutura buscam gerar a sensação de transformação. Abaixo, a grelha de madeira, quebra com o rigor estrutural, ao tocar o piso apenas quatro vezes e se acomoda flutuando em praticamente toda sua superfície

RADAR AA
Presente em grandes obras AV. HERMES FONTES, 1010 SUÍSSA - ARACAJU-SE (79) 3224-4002 / 3041-0511 Tel.: (79) 99195-0073 Comercial@produtosmaac.com.br Drywall (Forros e Paredes) Forro Removível Forro PVC Steel Frame (Fachadas) Persianas Pisos Vinílicos e Hospitalares Pisos Elevados Revestimentos Acústicos Carpetes Piso Emborrachado Divisória Naval Brises Piso Tátil

Já imaginou que interessante uma luminária feita de crochê com tramas de papel Craft? Regina Misk, designer autoral especializada em tramas e técnicas têxteis, desenvolveu a linha Papel Torcido, com três tamanhos diferentes de luminárias. De beleza única, as peças são tecidas em crochê com cordas retorcidas de papel Craft. Sua estrutura aramada com pintura eletrostática dá a sustentação das tramas, que geram uma luz difusa deliciosa criando um clima de aconchego. E são ideais para serem usadas tanto no chão como na mesa ou em cabeceiras

A Mula Preta lançou sua primeira linha para área externa intitulada Sereno, em referência à expressão usada para espaços abertos e à serenidade dos momentos de descanso e lazer. As peças trazem acabamentos tecnológicos inovadores e formas ousadas para compor ambientes de lazer. Na foto a Espreguiçadeira Tê, estruturada em alumínio e madeira teca, possui estofamento removível e ambas as extremidades são reclináveis. A peça conta ainda com um acessório, uma bandeja metálica que pode ser engastada na lateral para apoiar copos, smartphones etc.

O cooktop de indução Mythos, lançamento da Franke ressignifica a arte de cozinhar, possui comando que permite desenhar a zona de indução, aproveitando todo o espaço e para todo o tipo e tamanho de panela. Além disso, traz 63 receitas, basta seguir as instruções e cozinhar. Com design minimalista e acabamento vitrocerâmico na cor preta, a peça pode ser instalada sobreposto ou rente à bancada. Pura inovação. DNA suíço com design italiano, resultado, produto altamente premium

O desafio de trabalhar o aço de forma mais escultórica, quente e orgânica, foi o que deu origem a coleção Flora do Estúdio Parrado. Composta por mesa baixa e mesa lateral, cada curva, assim como na natureza, não é em vão: além de estética, as peças têm um propósito estrutural, que dá estabilidade ao conjunto. Na foto mesa baixa

Escultural e decorativa, a mesa lateral Trio faz parte da primeira coleção do estúdio Oslo. A peça possui três tampos em uma única mesa com diferentes alturas. Estrutura em madeira maciça torneada e tampos em lâmina natural de madeira nas opções Freijó ou Imbuia, confere elegância a peça

Kátia Carvalho

Aarquiteta e urbanista aracajuana, Kátia Carvalho, tem como inspiração para o seu trabalho as via gens, os livros, as revistas e as redes sociais. O projeto que considera o seu cartão de visitas é o Espaço Conect, do Colégio São Paulo, Além disso, o projeto do Condomínio Vila Del Mar é para ela o mais desafiador da carreira.

Katia se identifica com os estilos Moderno e Contem porâneo, e entre os monumentos da arquitetura mundial que mais aprecia estão o Coliseu, que fica em Roma, na Itá lia; as pirâmides, localizadas no Egito; a Igreja da Sagrada Família, situada em Barcelona, na Espanha; e as grandes muralhas da China.

Ela destaca a importância da sustentabilidade na arqui tetura. “A sustentabilidade é um caminho que consiste na reutilização de materiais em sua estrutura, como madeira de demolição, azulejos antigos e móveis reformados”, diz.

Os profissionais da arquitetura que Kátia mais admira são Frank Lloyd Wright, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Ela cita como livros indispensáveis para a sua atuação: A Arte de Projetar Arquitetura, de Neufret, Tudo sobre Arquitetu ra e Manual do Arquiteto Descalço.

Sobre o futuro, afirmou que visualiza uma arquitetura preocupada com ações sustentáveis e projetos que já in cluam a automatização residencial, criando assim as es truturas necessárias para instalação dos sistemas eletrô nicos existentes nos mais diversos ambientes.

Arquitetura Contemporânea. Residência térrea, localizada no Condomínio Praias do Sul 1, em Aracaju/SE, compreendendo uma área de 208,86m2. A única solicitação dos clientes foi preservar as as árvores existentes

Kátia Carvalho

Arquiteta CAU: A35990-4/D-SE

Rua Edvaldo Simões, nº 8

Bairro Luzia, Cep: 4904513

Telefone: (79) 991913635

Instragram: @katiacarvalhoarquitetura www.katiacarvalhoarquitetura.com.br

ARQUITETANDO
KLAYFE ROHDEN
EMPRESA ESPECIALIZADA EM FACHADAS DE VIDRO E ESQUADRIAS DE ALTO PADRÃO E DESEMPENHO ACÚSTICO Rua Onze, Galpão 11A, Areia Branca (Zona de Expansão) Aracaju, Sergipe (79) 99986-0986 / 4101-4100 contato@altopadrao.net.br www.altopadrao.net.br NOSSOS CLIENTES: Associação Pró Construção Mansão The View. Gestão: Nassal Construtora SEJA ALTO PADRÃO VOCÊ TAMBÉM

Raphael Paixão

Otécnico em Edificações, com pós-graduação em Design de Interiores, Raphael Paixão, é natural do município de São Domingos, em Sergipe. Para ele todo projeto que é pensado para atender à necessidade de um cliente, se torna um cartão de visita. Entretanto, os projetos comerciais possuem uma maior visibilidade.

De acordo com Raphael Paixão, boas ideias precisam de estudo, de pensar e repensar. Ele destaca ainda que entre os materiais imprescindíveis para a sua criação estão às texturas naturais.

A Poltrona Mole, do designer e arquiteto carioca, Sérgio Ro drigues, é o móvel de design que ele mais gosta. A poltrona foi criada em 1957 e se mantém atual, sendo utilizada nos mais di ferentes estilos de decoração. Para Raphael, o bom design pre cisar levantar suspiros. “É preciso pensar diferente”, salienta.

Entre os estilos que mais se identifica no design de inte riores ele cita o minimalismo. Adepto de projetos sustentáveis, Raphael é enfático em afirmar que a sustentabilidade é essen cial para o ser humano.

O profissional que ele mais admira é o arquiteto e designer

de interiores paranaense, Guilherme Torres, por se destacar pela arquitetura de linhas simples e estética pós-moderna. E entre os livros que são indispensáveis para a sua atuação ele cita “Di mensionamento humano para espaços interiores”, de Julius Panero e Martin Zelnik, primeiro e mais completo livro de referência, baseado na antropo metria, para padrões de projeto e design.

Quanto à decoração da casa no futuro, ele afir ma que a tecnologia está e estará presente no de correr das futuras gerações. “Acredito que cada vez mais, a casa precisa ser espaço de memórias, de afetividade e de acolhimento”, enfatiza.

Raphael Paixão (79) 99855-3360 @raphaelpaixaointeriores
DECORANDO
Projeto Comercial –RAPH STORE 2022 ALUIZIO ACCIOLY

O Estúdio AMORphous é destaque da edição comemorativa de 35 anos da CASACOR 2022. Móveis de design assinado e objetos de arte ganham destaque no projeto, assinados por nomes de peso como Percival Lafer, Zanine de Zanine, Victor Vasconcelos, Paulo Alves,

Estúdio AMORphous

contempla estreia de Wesley Lemos na CASACOR SP

Assinado pelo arquiteto e designer sergipano Wesley Lemos, o Estúdio AMOR phous possui 37m² e foi pensado para um casal que ama arte contemporânea, design brasileiro e literatura. A inspiração do projeto que marca a estreia do pro fissional na mostra paulistana vem ao encontro do tema do evento deste ano, “In finito Particular”, de criar um estúdio que proporciona o convite ao ócio criativo e por meio da literatura e das artes plásticas, permite que o casal encontre o elo particular que os une. Essa atmosfera particular criada pelo arquiteto é traduzida em um espaço que traz fortes raízes afro-indígenas nordestinas de brasileiros com aspectos urbanos.

A paleta de cores que prioriza os tons terrosos, do marrom ao tom de areia, é destacada pela forma AMORphous que foi projetada nas paredes da cor ‘Pote de Barro’

PROJETO DESTAQUE
André Gurgel e Felipe Bezerra, além de galerias como Jaqueline Martins, Central Galeria, Verve Galeria e Constance Galeria, trazendo viva a efervescência da produção artística da América Latina
FOTOS: WESLEY DIEGO EMES

WESLEY LEMOS ARQUITETURA

Tel: 79 99963-3963 Aracaju-SE Av. Ipiranga, 200 - Estúdio 1117 - Bloco B – Copan, República - Centro Histórico - São Paulo – SP www.wesleylemos.com.br

Destaque para o revestimento do piso Travertino Nacional no estado natural e firme, que cria um ambiente fluido, que inclui rodapé alto de 40 cm e se transforma em banco e aparador O ambiente contou com diversas peças assinadas como a poltrona MP-61 de Percival Lafer, da década de 70 Peças como o tapete Lux Hemp Brown e a mesa de centro By Xstone, levam a assinatura do próprio Wesley Lemos, ambos de sua nova coleção de produtos, também chamada AMORphous

Criação do estúdio Campana, o sofá Cipria é composto por 9 almo fadas de poliuretano e Gellyfoam revestidas de pelúcia. Total com fort

Com foco na criação de obje tos que são tudo menos cha tos, o estúdio de design com sede em Essex, Reino Unido, Bored Eye criou a mala Lugo Inspirada no famoso brinque do Lego, a peça combina har moniosamente função com estilo e imaginação

Delírios é uma poltrona que utiliza métodos de fabricação artesanal e digital. Sua base foi desenhada digitalmente utilizando uma pro gramação paramétrica em wa ffle, um tipo de modelagem 3D que cria uma estrutura fluída feita com encaixes. Essa estrutura foi fabricada digitalmente por CNC. Design de Guto Requena

Composta por armação metálica e corpo em pran chas de madeira maciça cumaru, a chaise Zero de Roberta Banqueri é um elemento escultórico no meio do jardim. Sua espreguiçadeira em alumí nio com tela sintética de alta resistência é própria para ambientes externos. A peça poderia ser inde pendente, mas a intenção é fazer com que exista a sua dependência da peça cilíndrica, que além de sustentá-la, também se conecta a outro cilindro podendo acolher várias outras espreguiçadeiras

OBJETO DE DESEJO arteambiente | 34 | outubro-novembro-dezembro
3 2
1 2 3 4 4 1

Estruturas metálicas

conheça as vantagens do seu uso na construção

TENDÊNCIAS

A concepção desse projeto em estrutura metálica se deu por diversos fatores, dentre eles, o fato de ser uma ampliação sobre uma estrutura em concreto existente, onde a estrutura metálica possibilitou ter um projeto arrojado e moderno com grande redução do peso, não sendo necessário fazer reforço da estrutura existente, o que não seria viável caso a concepção fosse pelo método convencional. Outro fator preponderante foi a redução do tempo da obra em seis meses, gerando faturamento e retorno ao estabelecimento antes do previsto. A obra do Hotel Vidam Aracaju, além da estrutura metálica propriamente dita, conta com diversos acabamentos e coberturas metálicas: Fachada de ACM, sauna em aço inox, coberturas de policarbonato compacto, corrimãos e guarda-corpo em inox, painéis ripados de alumínio, dentre outros, todos os serviços realizados pela ROS Engenharia

Com 1.300 m² de área construída, o projeto da arquiteta Aramari Tude tira partido do uso das diversas possibilidades que a estrutura metálica propicia e impressiona pelo balanço, grandes vãos abertos e leveza de suas linhas retas. A ausência de pilares, permitida pelo uso da estrutura metálica, proporciona espaços amplos e integrados, possibilitando a ventilação e luz natural, destacando a amplitude da entrada. Crédito foto Marcos Fraga

Localizada em um condomínio horizontal na cidade de Goiânia, a Casa Florenzano, projeto do arquiteto Leo Romano, é discreta em seu volume e definida por poucas linhas. Térrea, iluminada e bem ventilada, a casa conta com uma estrutura metálica que proporcionou vãos generosos, além de destacar a arquitetura através de seu perfil marcante na cor chocolate.

MARCOS FRAGA EDGARD CESAR

Foi-se o tempo em que o material utilizado para construir se limitava ao concreto e a madeira. Cada vez mais empregadas na Construção Civil as estruturas metálicas vêm ganhando espaço nes te setor por trazer inúmeros benefícios. De acordo com os engenheiros civis e sócios da empresa ROS Soluções Me tálicas, Rafael Oliveira Souza e Gabriel Nascimento R. Melo, entre as características e vantagens que podem ser atribu ídas as obras metálicas estão agilidade, maior liberdade ar quitetônica, precisão, qualidade da edificação, resistência e redução das cargas de fundação.

Segundo eles, por ser um processo pré-fabricado, gera uma série de vantagens durante e no pós-obra, dentre elas estão a maior precisão dos vãos e medidas de projeto, os resultados de layouts que são mais limpos e flexíveis, uma vez que geram menores interferências estruturais quan do comparadas as estruturas em concreto armado, e podem facil mente ser modi ficadas, reforça das ou ampliadas para se adequa rem a novos usos.

Outros impor tantes benefícios do uso do aço na construção civil são a resistência e durabilidade. Conforme os en genheiros Rafael Oliveira Souza e Gabriel Nasci mento R. Melo, durante muito tempo acredi tou-se que a re sistência e dura bilidade do aço eram inferiores as estruturas do processo con vencional. “Hoje já é sabido que a estrutura metálica apresenta vida útil superior as estrutu ras em concreto armado, principalmente quando fabricada, montada e mantida corretamente”, afirmam.

“Hoje existem processos de fabricação, proteção, e tra tamento superficial da pintura da estrutura que são fun damentais para elevar sua vida útil e diminuir eventuais custos com manutenção, por isso se faz fundamental fazer uma boa escolha do fornecedor/fabricante responsável por uma obra metálica”, recomendam Rafael Oliveira e Gabriel Melo.

Edificações recomendadas

As estruturas de aço podem ser usadas como método construtivo para diversas finalidades: residencial, comercial e industrial, sendo empregada na edificação de shoppings, galpões, edifícios, pontes, viadutos, mezaninos e passarelas.

Os engenheiros pontuam que devido à versatilidade e características, as estruturas metálicas podem ser aplicadas em todos os tipos de edificações, e o que irá definir a escolha do melhor processo construtivo em questão é a necessidade do cliente em termos de prazo, custo, características e ne cessidades da obra.

“As construções metálicas possibilitam grande liberdade plástica para as edificações, pois o aço apresenta grande re sistência mecânica, além de ser um material de grande flexi bilidade em sua utilização”, informam.

Estruturas sustentáveis

As estruturas metálicas são tam bém sustentáveis, quando utilizadas nas construções reduzem de for ma significativa os desperdícios. Vale destacar que como são pré-fabrica das exigem me nor quantidade de resíduos, pois as peças vêm prontas para instalação.

Segundo os en genheiros Rafael Oliveira e Gabriel Melo, a construção em aço está em perfeita sintonia com o conceito de desenvolvimento ambientalmen te sustentado. “A sustentabilidade das construções metálicas na construção civil pode ser atrelada a diversos fatores, de forma direta e indireta. De forma direta, é válido citar que por se tratar de uma estrutura pré- fabricada não gera nenhum tipo de resíduo na obra, consequentemente re duzindo os custos com descartes de materiais, além de não haver a necessidade de despejo desses materiais que muitas vezes são descartados em locais inapropriados”, ressaltam.

Eles acrescentam que outra grande vantagem é que to das as sobras de material do processo de fabricação podem ser recicladas e/ou reutilizadas.

arteambiente | 39 | outubro-novembro-dezembro

A estrutura metálica permite vãos mais amplos e balanços mais generosos gerando uma construção mais leve e aberta, além da rapidez com que é montada, reduzindo o tempo de construção. Com poucas colunas, elas dão a sensação de leveza e interação entre interior e exterior. Nesta residência, a estrutura leve permite maior transparência e sensação de liberdade, trazendo a paisagem externa para dentro de casa. Projeto por Rui Almeida, arquiteto.

A estrutura metálica, além de oferecer a camada de proteção que evita o dano natural das peças, possui uma estruturação leve e prática que possibilita um espaço iluminado e ventilado. Para esta cobertura, foi usada uma base em policarbonato alveolar e um forro de bambu na parte interna, dando aquela sensação natural das regiões de praia. Tudo executado perfeitamente e, claro, superando as expectativas do cliente. Projeto por Danilo Sina, arquiteto

MARTHA OLIVEIRA
FILIPPE ARAÚJO

Vidro X

Tradição, qualidade e excelência em produtos e serviços

De acordo com os empresários Sebastião e Sonia Sou za, um dos maiores desafios enfrentados durante a fase inicial das atividades da Vidro X em Sergipe foi o de “che gar de outro Estado para abrir um negócio com pouco co nhecimento no ramo, pouco recurso e conseguir se manter mesmo diante de tantos concorrentes”.

Para eles, ter a credibilidade no mercado, dos forne cedores, dos clientes e dos profissionais foi uma grande conquista. “Conseguimos manter a empresa com todos os desafios diários, prezando sempre pela qualidade. Quem conhece a Vidro X de antes e de hoje sabe o padrão que sempre buscamos e fazemos questão de ter”, afirmaram.

A Vidro X tem atualmente 34 colaboradores que de sempenham as suas funções nos mais diversos setores da empresa, desde a produção (vidro, inox e PVC), o atendi mento, o almoxarifado, a venda, a medição, o transporte até a instalação.

Fundada em junho de 2004, pelos empresários Se bastião Ferreira de Souza e Sonia Maria Menezes Ferreira de Souza, a empresa Vidro X atua no seg mento de esquadrias desde o início das atividades, tendo aprimorado o trabalho de esquadrias em PVC a par tir de 2017.

A empresa iniciou a atuação em Aracaju na sua primei ra sede, localizada na Avenida Desembargador Maynard, 127, no Bairro Siqueira Campos, local onde prestou aten dimento aos clientes por 10 anos. No ano de 2014, com a solidez das atividades da Vidro X no mercado sergipano, a empresa mudou para uma nova sede, mais ampla e confor tável, situada na Avenida Melício Machado, 217, no Bairro Atalaia, onde funciona atualmente.

arteambiente | 50 | outubro-novembro-dezembro
MATÉRIA DE CAPA
Antiga sede da empresa, onde tudo começou Sonia e Sebastião Ferreira levaram a Vidro X a se tornar referência no Estado

Produtos e serviços

São vários os produtos e serviços disponibilizados pela Vidro X, entre eles estão vidros em geral, box, espelhos, pele de vidro e como principal item do seu portfólio estão as esquadrias em PVC. “Nosso perfil de PVC é o único no mercado com 20 anos de garantia, entre outras exclusivi dades. Vale a pena conhecer!”, destacam Sebastião e Sonia Souza.

Além da preocupação com a excelência dos produtos e serviços fornecidos, a Vidro X preza muito pela eficiên cia do atendimento, que inicia no primeiro contato com o cliente e só encerra com o acompanhamento no pós-ven da. “Isso faz com que possamos ter uma excelente relação com nossos clientes”, enfatizam os empresários.

Atuação

A Vidro X é uma empresa que atende não apenas a capital ser gipana, bem como municípios que se localizam até 1.200 quilôme tros de Aracaju. A empresa também se notabiliza por ser fabricante exclusivo do Norte e Nordeste, das esquadrias de PVC Deceuninck, com matriz em Aracaju e Filial em Petrolina, Pernambuco.

Entre os planos da empresa para o futuro está a busca cons tante pela inovação. “Estamos sempre à procura e estudando pro dutos e linhas que possam agregar ao nosso segmento”, afirmam.

Além disso, os dois empresários enfatizam que ver a empresa ser referência no Estado, na área de vidro e esquadrias de PVC, principalmente pela qualidade e pontualidade, é para eles bas tante gratificante. “O reconhecimento dos clientes e profissionais da área é o nosso gás diário”, salientam.

arteambiente | 51 | outubro-novembro-dezembro

Ampla e moderna, a nova sede da Vidro X proporciona aos clientes e profissionais conforto e comodidade

Produção e Estoque

Os setores de produção e es toque da Vidro X se notabilizam pela organização, segurança e amplo espaço, oferecendo tran quilidade e eficiência em cada etapa executada, seja na produ ção de esquadrias de PVC, vidro ou inox

A Vidro X é o único fabricante de es quadrias de PVC do Estado associado a ASPEC - PVC (Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis, Compo nentes e Esquadrias de PVC), entidade sem fins lucrativos, criada com o obje tivo de promover o desenvolvimento das atividades do setor e a excelência do desempenho das esquadrias de PVC, garantindo assim mais segurança e qualidade ao consumidor

Líder mundial na fabricação de portas e janelas em PVC, a Deceuninck está en tre as 3 principais fabricantes de perfis para janelas e portas de PVC do mundo. É uma empresa globalmente integrada, com um volume de negócios anual de 670 milhões de euros e listada na bolsa de valores. Atua no segmento de fabri cação para construir “um mundo mais habitável”, com base em seu modelo de negócios sustentável

MATÉRIA DE CAPA
arteambiente | 52 | outubro-novembro-dezembro

Aharmonia e o equilíbrio dos elementos são aspectos fundamentais no processo de criação, para isso, garantir o bem-estar ao usuário é primor dial ao espaço idealizado. Partindo de uma arquitetura com traços leves e detalhes construtivos arrojados. O projeto dessa residência engloba ainda sofisticação e contemporaneidade. Residência unifamiliar composta pelo pavi mento térreo e superior, compreendendo uma área total construída de 491,66 m², localizada em Aracaju/SE. A proposta era projetar uma casa com linguagem das linhas retas, inclinadas e dos volumes limpos. Seria uma casa projetada para um casal com dois filhos e que adoram receber amigos. Para refletir e materia lizar os princípios de vida dos clientes, a implantação da casa foi norteada pela ventilação, iluminação, conforto, privacidade e principalmente a integração dos ambientes sociais. A fachada foi valorizada pela utilização do porcelanato preto, granito preto, textura branca. As grandes aberturas comunicam o interior com o exterior, o luminotécnico bem elaborado e o paisagismo agregando valor ao pro jeto. Esquadrias amplas em PVC, na cor preta, com pé-direito alto no térreo va lorizando todo espaço integrado. A decoração acompanha a arquitetura da casa e o bom gosto dos clientes. Elegância e conforto do mobiliário fundam as linhas retas e contemporâneas da casa, tornando os espaços funcionais e agradáveis. A área de lazer, contemplada pelo espaço gourmet e deck, integram-se oferecendo um amplo espaço para receber. Projeto finalista do Prêmio ArteAmbiente 2022

Projeto por Antônio Félix, arquiteto
FOTOS GILTON ROSAS

Casa de esquina localizada no Condomínio Maikai, na Barra dos Coqueiros/SE. Conceito aberto e muita trans parência. Todas as fachadas foram bem trabalhadas com esquadrias em PVC e diferentes tipos de abertura para iluminação e ventilação. Para a entrada principal, verticalidade com aberturas máximas seguindo a mesma padronização. Para as varandas das suítes no pavimento superior, grandes portas de correr. A varanda gourmet foi isolada do deck da piscina com painéis bem largos que correm todos juntos e podem deixar a área isolada ou unificada, facilitando a integração dos espaços e reforçando o isolamento acústico. Projeto finalista do Prêmio ArteAmbiente 2022

MATÉRIA DE CAPA
Projeto por Amanda Mitidieri, arquiteta
JULIANO OLIVEIRA FOTOS FILIPPE ARAÚJO

Afachada é a primeira impressão que temos de uma edificação, seja ela residencial ou comercial. É esse elemento que “dá o tom” da construção e instiga a curiosidade sobre o seu interior. Essa residência foi desenvolvida com total liberdade para ousar nas formas e originalidade. Ela é vista com grandes aberturas, jogos de volumes e materiais de alta quali dade. Seus volumes são ressaltados para fora da fachada com alguns acabamentos de desta ques para que o restante seja em cores suaves. Todas as faces são trabalhadas dessa forma, existindo uma conexão de elementos arquitetônicos, trazendo um visual moderno e arrojado. Projeto vencedor do Prêmio ArteAmbiente 2022

FOTOS GILTON ROSAS
Projeto por Greydson Santana, arquiteto
Av. Melício Machado, 217 - Atalaia, Aracaju - SE Tel.: (79) 3259-0717 | (79) 3043-0278 | (79) 9 9900-0366

Quarto Infantil lúdico e funcional garante o bem-estar das crianças

DECORAÇÃO

Os encantos e desafios vividos em sua recente maternidade inspiraram a arquiteta Maira Prado na criação de um ambiente sereno e acolhedor.

O layout fluido e a marcenaria cuidadosamente planejada prezaram pela praticidade e a harmonia entre o mix de estampas em tons de azul, rosa e vermelho, as texturas claras e neutras conferiram delicadeza e personalidade ao quarto de 17 m², tornando os momentos compartilhados entre mãe e filha ainda mais afetuosos. O berço de madeira jequitibá da linha Joy da Cia do Móvel, vendido com exclusividade pela Villa Bebê, trouxe ainda mais aconchego ao ambiente.

A poltrona e os pendentes de palha são os itens de maior destaque no projeto, chamando a atenção de quem entra no espaço, também vendido pela Villa Bebê, loja que acolhe o cliente com muito amor.

Ambiente Quarto da Bebê, Mostra Aracaju 2022.

FILIPPE ARAÚJO

A brincadeira fica ainda mais divertida com esse balancinho em formato de ovelha, além de ser uma fofura, ele emite som quando se aperta a orelhinha

Lúdico e divertido, esse projeto do arquiteto Felipe Carolo evidência a iluminação “Céu Estrelado”, destacando os inúmeros brinquedos no móvel.

Em formato de casa, esta luminária infantil traz luzes coloridas que lembram um balão

Pintura artística manual com uma paisagem de campo com ovelhinhas por Vanessa Berek, arquiteta e artista plástica

TUCA REINES

Adecoração do quarto infantil é uma tarefa que requer dos pais muita inspiração. São inúmeros os detalhes que devem ser levados em conta. De acordo com a arquiteta Maira Prado, é im portantíssimo que o quarto seja um ambiente acolhedor, confortável e funcional.

Segundo ela, que passou recentemente pela experi ência de ser mãe, o que não pode faltar no quarto é um layout fluído e que possua todos os elementos necessários pra atender à mãe e o bebê, como poltrona, berço, cômo da e cama auxiliar. “Um espaço que traga conforto e acon chego é extremamente importante nessa fase onde a mãe precisa de um local que lhe proporcione acolhimento e bem -estar , afirma.

No momento, portanto, de iniciar o projeto é preciso fazer as escolhas corretas em relação a móveis, ilumina ção, cores, objetos de decoração e segurança. A partir do projeto, o pró ximo passo é fazer a seleção de todos os itens essenciais para compor a de coração do am biente, a exemplo de guarda-roupas, cortinas, tapetes, roupas de cama, adesivos, abajures e luminárias, brinque dos, entre tantos outros materiais. Cada um desses itens têm suas par ticularidades, que também devem ser observadas, como: cores, textura e, ta manhos, que precisam estar em total adequação ao espa ço do quarto infantil.

Definir o estilo da decoração é importantíssimo e faci lita na hora de adquirir os móveis e objetos decorativos. Ao adotar o quarto montessoriano, por exemplo, cujo con ceito foi criado pela educadora italiana Maria Montessori, e que dá maior autonomia e confiança as crianças, os móveis e elementos decorativos são projetados de acordo com o tamanho e de forma que possibilitem o acesso dos pequenos. Nesta proposta, as camas e estantes são baixas a fim de que a criança possa se deitar e se levantar com independência, e também para que tenha brinquedos e li vros ao seu alcance.

Os quartos infantis podem ser alegres e coloridos por que estimulam a criatividade da criança, mas tudo deve

ser feito harmonicamente, para evitar exageros. O cômo do pode ter paredes pintadas em tons neutros e atempo rais e ser decorado com objetos nas cores preferidas dos pequenos. O papel de parede também pode compor a de coração desse estilo, ao lado de cortinas e tapetes.

A iluminação é um item muito relevante no quarto in fantil, pois influencia no conforto visual, na qualidade do sono e torna o espaço da criança ainda mais acolhedor. A iluminação pode ser direta ou indireta, sendo esta últi ma a mais indicada, pois suaviza e espalha a luz de manei ra uniforme. Para tornar o ambiente iluminado e decorativo é possível a utilização de abajures, lustres, luminárias di vertidas, pen dentes, fitas de LED, cordões de luz e aran delas.

Os móveis do quarto infan til devem ser re sistentes e con fortáveis. Como a infância é um período no qual a criança pas sa por várias etapas de cres cimento, é in teressante que o mobiliário seja projetado de forma a al cançar as suas diversas fases.

São muitas as opções de mó veis, e entre os materiais, os de madeira são os mais tradicio nais e podem também ser encontrados em versões colori das. Vale des tacar ainda os móveis multifuncionais como camas com gaveteiros e pufes, que se transformam em baús.

Outro item que não pode faltar no projeto do quarto infantil e que compõe a parte lúdica são os brinquedos. São muitos os tipos sugeridos: de madeira, os bichinhos de pelúcia, as cabanas e as tendas, entre outros que ani mam o espaço da criançada.

Por fim, para garantir a organização dos objetos, o in dicado é utilizar cestos, prateleiras e baús. Além disso, há as caixas organizadoras, que são verdadeiros coringas em matéria de organização, elas servem tanto para objetos grandes como também para guardar aqueles de tamanho menores; e podem ser utilizadas ainda na parte interna dos guarda-roupas para manter em ordem acessórios e roupas íntimas das crianças.

arteambiente | 59 | outubro-novembro-dezembro

Rua Euclides Paes Mendonça, 102 | 13 de Julho | Aracaju-SE (79) 99843-1006 | Fixo 3085-1517 Revenda exclusiva :

O sonho de todos os papais grávidos é inicialmente materializado com o quartinho do bebê e neste, em específico, foi um grande desafio unir necessidades, estética e funcionalidade por se tratar de um ambiente de 10 m². Partindo inicialmente da funcionalidade juntamente com as necessidades do casal, a estética entrou como grande aliada. O uso de materiais com pouca espessura, tons claros e de fácil manutenção ajudou bastante na otimização do espaço. Armários em MDF, na cor Branco Cristal, refletiram a luz e, consequentemente, ampliaram o ambiente. Os pontos em azul foram meticulosamente escolhidos para não sobrecarregar, o tijolinho rústico, também na cor branca, trouxe textura, além de proteger a parede onde os móveis estão encostados. O papel de parede deu movimento ao cômodo, e assim foi fechado o conceito para o projeto do quarto de Arthur. Projeto por Carol Carvalho, arquiteta

O painel de parede infantil é como um portal da magia: permite que as cores, aventuras e o carinho invadam o quartinho infantil com alegria e encantos

Arco-íris coloridos e divertidos para alegrar os quartos das crianças. Um verdadeiro vale encantado de cores

Sobre quartos atemporais. Aquele quartinho onde a criança vai se desenvolver e se reconhecer por anos, com espaço para brincar, estudar e dormir, com elementos base os quais à medida que a criança muda de fase o quarto acompanha com alterações mínimas nos detalhes, com uma harmonização que consegue receber e respeitar a transição dessas fases sem precisar de um tema definido e sim acolhendo as histórias e as memórias. Projeto por IM Ambientes, Ivia Maia e Mirlene Sales

GILTON ROSAS
FILIPPE ARAÚJO
“HÁ 20 ANOS FOMENTANDO O COMÉRCIO E A INDÚSTRIA DO ESTADO DE SERGIPE” OXIGENE AS FINANÇAS DE SEU NEGÓCIO ANTECIPE SEUS RECEBÍVEIS: - CHEQUES - DUPLICATAS - NOTAS FISCAIS Rua Itabaiana, 902, Loja 11 São Jose - Aracaju – SE Telefone: (79) 3211-6444

MERCADO destaque em

Mônica Andrade

Estamos vivenciando inúmeros lançamentos imobiliá rios, quais as perspectivas da Mônica Andrade Imóveis para essa evolução, podemos esperar um crescimento gradual?

Lançamentos são termômetros, se está lançando, é porque houve uma pesquisa de mercado de que tais pro dutos serão absorvidos. Com uma visão otimista Monica Andrade Imóveis sempre acredita no crescimento no setor, mas obviamente, tem que estudar perfil, necessidade, para assim torna-se um sucesso.

Por que investir no mercado imobiliário de Sergipe?

Investir em imóveis, em qualquer lugar do mundo, sempre será seguro e rentável, logo, trata-se do investi mento mais apropriado, especialmente para o investidor conservador, mas o imóvel vai muito além, ele é a realiza ção do sonho da casa própria, da compra do seu lar, onde você encontra sua paz, logo não tem preço! Quando oferta mos imóveis a clientes de fora, nossos olhos brilham, pois aqui além de ser uma maravilha para morar, ainda temos imóveis com baixo preço, se comparado com grande parte do Brasil.

Um conselho valioso para quem quer adquirir um imóvel?

Para quem quer comprar um imóvel, encontre um pro fissional que entenda a sua demanda, que você tenha total confiança. Analise bem quais os requisitos indispensáveis para fechar o negócio, e se for um imóvel para investimen to, como aluguel, procure uma empresa especializada em locação, para assim saber qual será o mais rentável.

Como o mercado imobiliário avalia o im pacto da pandemia no setor?

De forma surpreendente, a pandemia aqueceu o mercado imobiliário de tal for ma, que 2021 foi um dos melhores anos para o setor desde os últimos 5 anos.

De que forma a tecnologia auxilia o mer cado neste momento?

A tecnologia, o mundo digital é a nos sa realidade para todos os segmentos. Assusta-me saber que algumas pessoas ou empresas ainda têm resistência a esse maravilhoso mundo, a tecnologia auxilia trazendo cliente, facilitando serviços, dan do agilidade.

Quais estratégias podem ser tomadas para aquecer ainda mais esse setor no pós-pandemia?

Conforme já pontuado acima, a pande mia por si só já aqueceu o mercado imobili ário, mas acho que entender a necessidade do cliente, sempre foi e sempre será a me lhor saída.

arteambiente | 62 | outubro-novembro-dezembro

Empresa: Mônica Andrade Imóveis LTDA Cargo que ocupa: Diretora A sede da Mônica Andrade Imóveis está localizada em área privilegiada e oferece conforto e atendimento diferenciado aos seus clientes

Uma coleção incrível, com peças originais e exclusivas

Lulu Souto design de luxo em peças exclusivas de Sergipe para o mundo

Entre os clientes da Lulu Souto estão renomadas mar cas de roupas. Vale destacar que as suas peças contribuem com o figurino das emissoras de TV e revistas de moda, além disso, a Lulu Souto desenvolve coleções para grandes marcas.

Tudo é feito com o olhar refinado da designer Lulu Sou to, que sempre teve a arte como uma paixão, em diversos aspectos. Muito bem preparada, após se formar em Arqui tetura, ela fez especializações em joalheria e ourivesaria na escola Bellart, em São Paulo; fashion design pelo Instituto Marangoni, em Londres; e accessories design pela Central Saint Martins, onde foi convidada para dar uma aula sobre desenvolvimento de coleções. Lulu sempre buscou inspi ração nessas vertentes para criar a sua marca.

Sempre de olho no meio ambiente, a Lulu Souto se or gulha em possuir o selo Eureciclo, que faz a compensação ambiental das embalagens plásticas recicláveis e das sa colas de papel.

Amarca Lulu Souto de joias de luxo, capitane ada pela pernambucana radicada em Sergipe Lulu Souto, expandiu a sua atuação para o exterior. O país escolhido foi o Canadá, onde a empresária reside no momento. Por lá, a empresa funciona com e-commerce (www.lulusouto.com), com entrega para todo o mundo, e as joias são também disponibilizadas em revendedoras selecionadas.

Em Sergipe, a Lulu Souto, fundada há 12 anos, funcio na com loja física, em Aracaju, e também no sistema de e-commerce, no endereço www.lulusouto.com.br . Além disso, as peças são encontradas em algumas lojas no Bra sil.

De acordo com a designer Lulu Souto, hoje a empresa fortalece o mercado de fashion jewelry de luxo e desen volve peças exclusivas, desenhadas e produzidas manu almente, utilizando técnicas de joalheria. Com um design diferenciado e arrojado, obtido através de diversas pesqui sas sobre tendências globais, a Lulu Souto atende mulhe res que prezam pela qualidade sem abrir mão do estilo.

Moda Decor +
IANNY CAROLINY

Brincos Blue Azul Banho Ouro, Choker Clip Banho Ouro e Choker Liga Martelado Banho Ouro. Coleção Shine

Tudo é feito com o olhar refinado da designer Lulu Souto IANNY CAROLINY IANNY CAROLINY ANDERSON ADLER

Moda Decor +

Coleções

Lulu Souto revela que sem dúvida, os Colares Relicários, são as peças mais vendidas. Não só no Brasil, mas também no Canadá.

Dentre as coleções lançadas, destaca-se a Shine, inspirada numa vida bem vivida, com alegria, leveza e brilho no olhar. “Cada vez mais, quando penso em criar uma coleção, tento me conectar com os sentimentos e os desejos dos meus clientes. E isso é muito mais profundo do que usar o que está na moda. Ocultamente, meus clientes são os protagonistas das cole ções, são quem ditam a moda”, ressalta Lulu Souto.

Segundo a designer, o “brilho” foi traduzido nos cristais coloridos e o retorno dos maxi brincos são os ícones mar cantes da coleção. Lulu revela ainda que as peças são feitas manualmente, com uma equipe formada 90% por mulheres, utilizando técnicas de joalheria com o design próprio assina do por ela. Além disso, a matéria-prima principal é o latão, metal nobre e antialérgico por natureza, finalizado com ba nho de ouro 18 quilates, ródio branco ou ródio negro, além do verniz especial para garantir maior brilho e durabilidade das peças.

“Minha especialização em Ourivesaria, foi a virada de chave, da bijoux para a semijoia. Foi quando eu tive clareza sobre a importância de oferecer peças que não sejam preju diciais a saúde e por isso, escolhi o latão”, explica.

arteambiente | 66 | outubro-novembro-dezembro

Colar Rare Rosê Banho Ouro, Brincos Rare Pêndulo Rosê Banho Ouro, Bracelete Rare Rosê Banho Ouro, Bracelete Rare Azul Banho Ouro e Anel Rare Rosê Banho Ouro. Coleção Shine.

Coleção Shine, muita cor e vibração de energia IANNY CAROLINY IANNY CAROLINY
AV. MINISTRO GERALDO BARRETO SOBRAL, 2100 JARDINS, ARACAJU - SE JFC - TRADE CENTER - LOJA 13 TEL.: (79) 3023-5859 @lojaaquarelaaju aquarelafemalestore (79) 99844-3626

No endereço físico um mix de variedade, é só escolher e arrasar

arteambiente | 68 | outubro-novembro-dezembro
+
Lulu Souto, a designer por traz da marca de mesmo nome que atual no mercado de fashion jewelry de luxo e desenvolve peças exclusivas, desenhadas e produzidas manualmente, utilizando técnicas de joalheria
Moda Decor
AV. MINISTRO GERALDO BARRETO SOBRAL, 2100 JARDINS, ARACAJU - SE JFC - TRADE CENTER - LOJA 13 TEL.: (79) 3023-5859 @lojaaquarelaaju aquarelafemalestore (79) 99844-3626
Rua José Faro Rollemberg n26, bairro Salgado Filho (79)998681613 @raphaellaboozaracaju

com a nova coleção da AntonellaInspire-se

Idealizada por Sandra Etinger e Alexsandra Etinger, mãe e filha, a Antonella, marca de sa patos femininos genuinamente sergipana, foi fundada em 2020, no formato online, e logo se destacou no mercado devido ao seu conceito, que traz modelos exclusivos, versáteis e superconfor táveis.

Com o sucesso da marca, criada com o objetivo de enaltecer a beleza feminina, sem deixar o con forto de lado, em 2021, foi inaugurada a primeira loja física, que através de produtos diferenciados vem conquistando diariamente as mulheres.

RUA JOSÉ FARO ROLLEMBERG, 26 ESPAÇO MANOEL SOARES SALGADO FILHO - ARACAJU - SE TEL.: 79 99814-7036 @_ANTONELLASHOES

Moda Decor +

Summer23 Aquarela

Para todas as fashionistas essa é a cor mais desejada da estação, ela vem em uma ampla variedade de nuances. O verde lima tem a leveza e o frescor deixando os looks com a cara do verão. A loja Aquarela Female Store fica localizada no JFC Trade Center

Preso por um único ponto no teto, o Swing Bea permite ao usuário o giro completo e um balançar suave. Com generosas almofadas no assento e no espaldar, é um elemento perfeito para o relaxamento em áreas de transição entre interno e externo. Design de Jader Almeida

As sandálias metalizadas estão em alta e dão um toque fashion para os looks trazendo luminosidade e estilo. Na loja Antonella, que fica na Rua José Faro Rollemberg, 26, Bairro Salgado Filho

O azul combina com qualquer estação, faz sucesso na moda e ganha e ganhará destaque na nova temporada que estará vindo junto com o verão. É uma tonalidade que promete ser um diferencial como nunca visto antes

Vestidos de tule são super versáteis para o look festa, transitando do dia para a noite com leveza e elegância. A jornalista Ingrid Seeman ostenta um modelo azul serenity, com decote estratégico e caimento perfeito. Sua produção assinada pelo beauty artist Julio Ferrari, da Maison Garcia, valorizou ainda mais sua beleza, ressaltando seus traços.

A top Isabeli Fontana e o premiado designer Sérgio Matos se uniram para criar uma poltrona exclusiva e de edição limitada. Nomeada como Flor de Lótus, a peça possui o desenho da flor aquática sendo estilizada na composição de sete pétalas forjadas no aço, projetando assim uma referência ao sagrado e a pureza do corpo e da mente. A peça traz à tona a metáfora do renascimento por desafiar as águas lodosas e abrir-se em busca de luz com vivacidade e beleza imaculada

azul

Em novo endereço para atender melhor, a Get The Look continua sendo cenário de uma curadoria exclusiva feita por Paty Mello. Há anos, com um perfil na Internet no qual fala sobre diversos assuntos, dentre os quais a moda, Paty tem em suas araras a exclusividade da marca Iorane, além de outras grandes grifes, para deixar a mulher elegante e clássica sem perder o seu estilo próprio. Misturando arte e moda, a Get The Look fica na Avenida Antônio Fagundes Santana, 400, loja 14, Bairro 13 de Julho, em Aracaju/SE

O verde surpreendeu no inverno e promete causar ainda mais no verão. Por ter sido um sucesso, o tom vem sendo considerado supersaturado (isso positivamente). Ele remete a uma série de produções, pois nos olhos de uns, acaba sendo visto como uma conexão com a natureza, agora para outros, o tom possui uma personalidade indiscutível e é a combinação perfeita no olhar de fashionistas, combinando assim, na maioria das vezes, com quase todos os looks sugeridos

verde

Especialista no desenvolvimento de mobiliário outdoor living, a Tidelli segue criando e lançando tendências mundiais quando o assunto é handmade. Com a ideia de apresentar algo original, trouxe a joalheira Karin Reiter, com seus conhecimentos específicos, para o universo das cordas náuticas, que culminou no lançamento da coleção de colares de parede Raízes

bouclé

O bouclé já era usado há vários anos nas roupas e mobiliário, mas foi Coco Chanel quem o colocou no mapa da indústria. O conjunto de casaco e saia de alfaiataria em bouclé criado por Gabrielle “Coco” Chanel nos anos 50 ficou para sempre marcado na história da moda depois de ser usado por um dos maiores ícones de estilo da história: Jackie Kennedy. Hoje, mais de 60 anos depois, ainda é tendência

AS MELHORES EXPERIÊNCIAS PARA O FINAL DE SEMANA AV. INÁCIO BARBOSA, 3411 MOSQUEIRO, ARACAJU-SE duna_beach_aju TEL. 79 988451591

faz

Qual o diferencial da Maac Divisórias?

Está na busca de diferenciação de produtos do segmento e de serviços, ou mesmo nos dois, trabalhar com agilidade, clareza, e o principal saber ouvir o que os nossos clientes precisam. A experiência do cliente é um dos fatores decisivos na fidelização à empresa ou produto.

Qual o maior desafio da empresa hoje?

Os problemas, situações são muitos e há os obstáculos enfren tados no dia a dia. Isso em qualquer empresa, não importa qual seja o segmento, enfrentamos uma sequência interminável de desafios. Está enganado quem acha que nós empresários fi camos apenas descansando e desfrutando, pode ter 1 mês, 6 meses, 3 anos, 6 anos, não importa há quanto tempo você tem a sua empresa: o maior desafio é mantê-la funcionando.

Uma lição que considera valiosa no mundo dos negócios?

Sempre acreditar em mim mesma e no meu projeto com per sistência e determinação.

Quais as metas da Maac Divisórias?

Sobre as metas acredito que sempre tem que haver uma reno vação, a gestão de uma empresa exige monitoramento cons tante de variáveis e indicadores determinantes para o sucesso. A meta nada mais é que o caminho a ser percorrido para alcan çar o objetivo, e é importante que elas sejam realistas. Uma das nossas metas está em abrir filiais, fazer a expansão da Maac para outros Estados, entre outras.

Como é manter-se no mercado de divisórias e forros como uma referência?

Eu nasci em Boquim, SE, vim para Aracaju com meus pais aos 9 anos de idade para estudar, e com o passar do tempo, já na adolescência, procurei meu espaço no mercado de tra balho. Meu primeiro emprego foi aos 17 anos em um estágio na parte contábil de uma loja de roupas no Centro da cidade, passando depois por outros empregos. Após uma demis são não esperada, na volta para casa, conversando com uma amiga, falei da ideia de abrirmos algo juntas, na época vieram várias sugestões, mas conheci um mercado que estava apare cendo que era o de Persianas. Daí, então, abri com minha sócia a empresa GS Decorações, mas logo no primeiro mês desfiz a sociedade, por estamos em sentidos opostos de metas. Meses depois, em 1997, abri minha primeira empresa, a Andrade De corações, onde continuei com o meu sonho e venho agregando nele novos produtos e serviços. No ano de 2005, surgiu outra oportunidade de abrir uma nova empresa, a “Maac Divisórias”, com novos ramos para atender um novo mercado: a Cons trução Civil. Quando as novas tecnologias foram surgindo, ao decorrer dos anos, a Maac foi firmando seu nome no mercado para construções a seco, e a Andrade ficou na área de servi ços, assim as duas empresas são atuantes, fazendo 25 anos de sucesso e marcando sua história no mercado sergipano. Para se manter no mercado é muito importante também estar an tenado às tendências e saber como as novidades e inovações podem agregar valor ao seu negócio, procurar estudar a con corrência é um passo essencial para que a sua empresa desen volva diferenciais competitivos com sucesso, a partir de planos e metas consistentes.

A Maac é uma empresa sergipana especializada em forros, divisórias, persianas, cortinas, pisos e acabamentos

Sandra Castro GENTE

A Innovare Home é uma loja de móveis e decorações que tem como missão, proporcionar aos seus clientes uma experiência única com excelência na qualidade dos produtos, atendimento e serviços.

Movida pela paixão de vender móveis, é a loja onde você pode sonhar, sem limites e idealizar na sua casa ou ambiente de trabalho, móveis que reflitam a sua personalidade com perfeição

Avenida Paulo VI, 275 Inácio Barbosa - Aracaju/SE (79) 3024-5351 contatoinnovarehome@gmail.com
VICTOR SAMPAIO _innovarehome
FOTO:

Tecido Bouclé retorna com força total na decoração

Assinado pela designer Marta Manente, o sofá Pietra foi desenhado com formas orgânicas e puras. Revestido com um mix de tecidos confortáveis tendo como destaque o Bouclé off white na parte frontal, possui um braço slim decorativo em aço carbono que tem cordas de recouro ecológico entrelaçados à mão

USE arteambiente | 82 | outubro-novembro-dezembro
CARLOS BEN

O tecido Bouclé remete a uma textura peculiar, com pequenos nós, bolinhas ou laços

Obrasileiro está sempre em busca de materiais di ferenciados para decorar a casa e torná-la mais bonita e aconchegante. Este ano, uma das ten dências da decoração é o tecido Bouclé, um pro duto dos anos 40, inicialmente utilizado para a produção de poltronas, mas que em razão do seu conforto, textura e bele za passou em seguida a ser usado também pelos arquitetos e decoradores em outros produtos.

De acordo com a designer de móveis brasileira, Marta Ma nente, o tecido Bouclé está em alta como tendência interna cional. “É o tecido que eu mais vi na Feira de Milão e quando um produto se destaca por lá certamente o mundo inteiro trabalhará mais esse tecido”, afirma.

Segundo Manente, o Bouclé é um tecido antigo e que voltou como tendência no pós-pandemia porque ficaram em moda as peças curvas e arredondadas. “Sofás orgânicos e poltronas são a maioria das peças que se faz estofamento com o Bouclé”, ressalta.

Ela explicou ainda que o tecido Bouclé veio no pós-pan demia com as peças arredondadas porque traz a sensação de conforto. “A casa deixa um pouco de ser minimalista, com formas mais retas, e passa a adotar as formas mais curvas, trazendo a sensação confortável e de bem-estar”, salienta.

A designer revela ainda que antigamente o tecido era uti lizado como uma lã e na estrutura atual, os tecidos são mais modernos. “São utilizados poliéster junto com o algodão e com outros fios que vêm na tecnologia”.

Marta Manente destaca também que o Bouclé é um tecido fácil de limpar e também não é tão quente, apesar de ter um aspecto que aparente ser. O tecido tem ainda outra vantagem que é a textura bonita e confortável. “É esta a grande tendên cia, ter a casa com textura, para que a gente fique mais tempo em casa e permaneça com bem-estar”, pontua.

O Bouclé tem toque ultra macio e é considerado ideal para o revestimento não só de sofás e poltronas com design arre dondado e com curva, como também de cadeiras, pufes, cor tinas, tapetes, almofadas e até mesas de centro.

Trata-se de um tecido elegante que combina com dife rentes estilos de decoração. Vale destacar que para fazer a composição do Bouclé é importante se atentar as cores e aos objetos decorativos já existentes no cômodo.

“As cores utilizadas geralmente para o revestimento com o tecido Bouclé são as bem clarinhas como branco, off-white, cinza, verdes e rosinhas. São os falsos unicolores, com de gradês muito claros e suaves. É esta sensação de delicadeza que se usa nos tecidos Bouclé”, assegura Marta Manente.

arteambiente | 83 | outubro-novembro-dezembro

Mais do que nunca, valorizamos as experiências sensoriais, priorizadas também no décor da nossa casa. E, justamente por isso, o tecido Bouclé ganha destaque e aparece em alta como um material de melhor textura para o tato. Sua superfície felpuda, além de agradável ao toque, tem um lindo efeito visual

O apreço pela simplicidade e pelos momentos de afeto e acolhimento inspiraram o desenvolvimento do tapete Hygge, desenhado por Lucas Caramés. Ele teve a sua elaboração norteada pelo modo harmônico de organizar e ver a vida, enxergando o lar como refúgio. Confeccionada em tecido Bouclé, a peça pode ser personalizada em cores e tamanhos diversos, de acordo com a necessidade de cada projeto

XICO DINIZ

Criado na década de 1940, o tecido Bouclé surgiu, inicialmente, com o objetivo de ser a matéria-prima para a produção de poltronas. Entretanto, com o passar dos anos, a sua beleza e o seu conforto foram reconhecidos por arquitetos e por designers de interiores e, assim, o seu uso se estendeu para outros estofados, como sofás e, também, para cortinas

Unindo design, requinte e conforto, o ambiente de 32 m² aguça os sentidos e leva o luxo ao dia a dia dos moradores. Em um layout que prioriza a circulação e os bons encontros, o mobiliário de linhas retas e atemporal confere uma atmosfera minimalista, envelopada por tecidos leves e texturas naturais, com destaque para a utilização do tecido bouclé no tom off white nas duas poltronas Dora, assinadas pelo designer Jader Almeida. Ambiente Living Luxo Cotidiano de Alan Gustavo na Mostra Aracaju 2022

FABRICAÇÃO SOB MEDIDA Sofás | Puffs | Cabeceiras de Cama | Almofadas | Mantas | Reforme em Geral
AV AUGUSTO FRANCO 2883 PONTO NOVO (79) 99971-1358 (79) 99811-2200

Apartamento Prime

Ademanda partiu de uma definição já pré-estabelecida de planta baixa pelo casal de moradores junto a constru tora. Ao escritório, coube a atribuição de de finição de layout e acabamentos.

Optou-se pela integração de todos os cô modos com a retirada do caixilho da varanda, e a predominância de acabamentos neutros no mobiliário escolhido, com algumas pontu ações específicas de cores mais vibrantes. De modo a unificar a composição do mobiliário, o escritório desenhou uma sinuosa composi ção de tapetes que incorporam o mobiliário e quebram com a tradicional ortogonalidade do apartamento.

GUILE AMADEU GUSTAVO FONTES RODRIGO LACERDA Coletivo de Arquitetos ARACAJU-SE

PROJETOS ESPECIAIS
Sofá ilha contribui na integração dos ambientes O tapete atua como elemento de conexão entre o mobiliário FOTOS ROGÉRIO MARANHÃO

Paredes e forro pintados de verde destacam a varanda

A varanda integrada a sala resulta na amplitude interna da paisagem

GUILE AMADEU GUSTAVO FONTES RODRIGO LACERDA ARQUITETOS

Rua Vereador João Calazans, 53 13 de Julho - Aracaju-Se CEP 49.020-030 (79) 99902-5169

Rua General Joaquim, 703 – CJ 21 Vila Buarque - São Paulo-SP CEP 01.223-011 (11) 4112-5127 contato@coletivodearquitetos.com @coletivodearquitetos

Uso pontual de cores mais intensas em meio a sobriedade do apartamento O lavabo quebra com a sobriedade dos tons do apartamento
A cozinha preserva a predominância dos acabamentos escolhidos no apartamento

Casa FM

Localizada em um condomínio resi dencial horizontal, com característi cas de valorização a sustentabilidade e a preservação ambiental, na cidade de Goiânia - Goiás, a Casa FM se destaca na paisagem por sua implantação na parte su perior de um terreno com 5125 m², 37m de declividade e mata nativa de Cerrado com inúmeras árvores de grande porte.

O terreno, de meio de quadra, possui fren te para duas ruas. O acesso principal, social, se dá pela Avenida Floresta, situada junto à parte inferior do terreno, através de uma lon ga pista que serpenteia o terreno até o platô central, na cota média. O acesso de serviços, abastecimentos e veículos acontece pela Rua Sombreiros, junto à parte alta do terreno, através de uma plataforma em aço. A aces sibilidade dos principais níveis é obtida por elevador e rampas. O programa é composto por cinco principais níveis. O mais alto com posto por garagem e depósitos logo abaixo o andar com ambientes íntimos, sendo o pa vimento intermediário, o pavimento social, integrado ao pavimento lazer principal e de mais pavimentos.

A premissa do projeto se baseia na inten sa integração entre o ambiente construído e o seu contexto natural através da eliminação de barreiras visuais, grandes áreas envidra çadas, integração entre os ambientes e a uti lização de materiais naturais como pedras e madeira. Para obter o menor impacto possí vel na vegetação existente e na diminuição de aterros e contenções, optou-se pela utili zação de estrutura em aço, ancorada em um bloco central em concreto e grandes planos de laje em balanço apoiados por enormes ca pitéis metálicos. A utilização da estrutura em aço possibilitou peças estruturais mais del gadas e com mais leveza visual.

PROJETOS ESPECIAIS
FABIO ANGELO RAFAEL RENATA DAYALA VALVA RAFAEL JAKELYNE MARTINS JUDA ZAMECKI FREDERICO CÉSAR Dayala e Rafael Arquitetos Associados
GOIÂNIA
- GO
O lazer flutua na paisagem e a estrutura em aço se ancora no terreno em enormes capitéis
Pátio levado a 8m de altura possibilita a apreciação da paisagem do vale. A piscina com borda infinita se integra à paisagem
FOTOS PROJETO: LEANDRO DE ARAÚJO MOURA
A entrada social se dá pela avenida situada em cota inferior Uma das premissas básicas do projeto foi a integração com a paisagem existente, típica do Cerrado brasileiro O lazer se integra a paisagem por meio do jogo de transparências e a máxima integração entre os ambientes

A localização da casa em um terreno permitiu a utilização de grandes planos envidraçados, trazendo abundante iluminação natural sem que se perdesse a privacidade

Rua 31-A, 105 - St. Aeroporto Goiânia -GO - CEP 74075470 (62) 3229-9921 www.dayalaerafael.com.br E-mail: dayalaerafael@hotmail.com @dayalaerafael

FABIO ANGELO RAFAEL RENATA DAYALA VALVA RAFAEL JAKELYNE MARTINS JUDA ZAMECKI FREDERICO CÉSAR ARQUITETOS Dayala e Rafael Arquitetos Associados
A estrutura em aço possibilitou maior leveza formal. O jogo de transparências se revela em meio à paisagem natural existente

A casa C|A

Situada no Condomínio Água Cristal, em Belém do Pará, a residência com 600 m² é constituída de três pavimentos: semien terrado, semielevado e pavimento superior. No semienterrado tem a garagem com vaga para quatro carros, depósitos e sala de multimídia. No semielevado, considerado o coração da casa, cons tam o living, sala de jantar, cinema pra 6 pessoas, la vabo, cozinha, suíte de hospede, área gourmet, área de lazer, e ainda contempla uma pequena casa, em anexo, para apoio da família.

O pavimento superior tem 3 suítes, entre elas a suíte master com pele de vidro para o lazer da casa, além de dois home offices. A solicitação dos clien tes foi para que a casa tivesse linhas curvas e que houvesse uma total integração da sala para o lazer da casa.

Com arquitetura exuberante a casa se destaca do conjunto arquitetônico no condomínio no qual está inserida.

- PA

PROJETOS ESPECIAIS
CABRON STUDIOS

A entrada monumental se alinha à imponência da fachada

FOTO OPE
FOTO OPE Fachada curva com inspiração nas obras de Ruy Ohtake Uma caixa de madeira para a suíte master
CABRON STUDIOS
Uma caixa de madeira para o gourmet da casa
FOTO OPE
FOTO OPE FOTO OPE A Pele de vidro da casa se destaca em meio ao jardim. As piscinas remetem a forma curva da fachada
DANIEL TEIXEIRA E THAIS BRITO ARQUITETOS DT Arquitetos 91 98142-4297 / 98888-2210 dtarquitetos@dtarquitetos.com Instagram: @dtarquitetura Living com amplitude e soluções que valorizam a luz natural e composições de materiais tornam o ambiente aconchegante e sofisticado Assistir filme sempre foi um hobby para os moradores, o que motivou a criação de um cinema em casa CABRON STUDIOS

Casa Açucena

Um lugar imerso em uma exuberante nature za de mata atlântica. Um terreno repleto de grandes árvores frondosas, folhagens, ar bustos, pássaros e animais selvagens. Uma topografia desafiadora com um acentuado declive, característicos da região de Nova Lima, em Minas Ge rais. Esse é o lugar onde está inserida a casa Açucena. O projeto é uma resposta à uma leitura sensível do lugar. Em um primeiro contato com esse terreno, já fica evidente a necessidade de se manter as carac terísticas naturais. O ato de olhar para cima, desde o solo até a copa das arvores, elevadas até quinze metros acima do nível do terreno, foi decisivo para a criação do conceito. Como construir em um lugar com uma topográfica tão acentuada, mantendo a natureza original? Como dar aos moradores a expe riência diária de olhar para cima e ver o céu através das copas das árvores. Estas foram as questões que guiaram todas as decisões de projeto.

O entendimento inicial de que a arquitetura deveria se moldar ao terreno, e não o contrário, foi o ponto de partida. A casa eleva-se sobre o solo e a vida animal e vegetal se desenvolve sob a construção. O progra ma se molda ocupando os espaços vazios entre as árvores. Nenhuma árvore é retirada. A topografia não é modificada. Arte e Natureza em perfeita harmonia. A partir desse ponto, nenhuma escolha ou decisão de projeto se deu por gosto ou vontade do arquiteto. Tudo é uma resposta e tem a intenção de reforçar um conceito.

A casa, em sua cor branca, é uma surpresa para quem chega. Seus pilares negros, posicionados de forma aleatória, se confundem com os troncos. A casa parece flutuar. Sua planta fluida, resultado da ocupação do programa entre as árvores, e seus ras gos e dobras na laje, para se alcançar a vista das co pas, geram a volumetria. A arquitetura está inserida de forma harmônica junto à vegetação natural, mas mantém sua presença. A surpresa e a novidade são valores inerentes à arte. A casa Açucena se apresenta como uma flor branca em meio à natureza.

CARLOS MAIA, DÉBORA MENDES E IGOR MACEDO TETRO Arquitetura BELO HORIZONTE - MG

PROJETOS ESPECIAIS
JOMAR BRAGANÇA Vista aérea da casa. Implantação sem a retirada das árvores Vista do escritório

Vista da casa implantada em meio às árvores.

Aberturas superiores com vista para a copa dás árvores

Vista da fachada de fundos. Varanda social no nível superior e quarto de hóspedes no nível inferior
CARLOS MAIA, DÉBORA MENDES E IGOR MACEDO ARQUITETOS TETRO ARQUITETURA Rua Arrudas, 245 - sala 1 - Santa Lúcia Belo Horizonte / MG CEP: 30360-400 (31) 3297 9419 / 99635 4910 (11) 94120 4386 tetro@tetro.com.br www.tetro.com.br Vista da Piscina e do volume principal da casa suspenso sobre o terreno natural Vista do volume do quarto em balanço Imagem da cozinha e da abertura com vista para copa das árvores

No cenário onde a busca pela ancestralidade e as conexões com a natureza se fazem pulsar em contraponto ao mundo digital e ao metaverso, Wesley Lemos faz nascer a poltrona WURA em que associa a técnica vernacular trançado de junco, material sustentável natural, às texturas elegantes de tecidos nobres e ecológicos em um design tangível a ergonomia. Lançada no Boomspdesign, a poltrona WURA é a primeira criação de Wesley Lemos para o uso do corpo e assim como Charles Eames e Herman Miller, que criaram peças com dimensões diferentes, a WURA possui tamanhos P, M, G, democratizando assim o design e a ergonomia, um fator fundamental na criação desta peça.

Semana de Design de São Paulo chega a 11ª edição destacando o manual e o artesanal

A11ª edição da DW! a Semana de Design de São Paulo, movimentou a capital paulista entre os últimos dias 4 e 11 de setembro. E entre os 118 expositores do festival urbano, que está entre os três maiores do mundo no setor de design, o que se viu foram muita experimen tação e trabalhos que destacaram o manual e o artesanal, seja por nomes já consagrados ou por designers iniciantes que chegaram sem dever nada ao que o design brasileiro produz e que ganha palco aos olhos do mundo. Nesse período aconteceram vários eventos paralelos como o Boomspdesign, que completou 15 anos, e teve como Designer do Ano o italiano Marcantonio com uma mostra superespecial.

Para esta edição, a by Kamy desafiou estudantes de importantes faculdades, de forma gratuita e voluntária, a desenvolverem tapetes em uma nova experiência autoral, incentivando-os a se expressarem sem amarras. O resultado foi o projeto ‘DivergenteZ’: a nova geração de tapetes da marca, que relaciona a arte têxtil à vertente de uma criação mais divertida, alegre, colorida e expressiva, tendo como referência a arte do grafite, dos games, dos quadrinhos e da programação criativa, trazendo para o universo dos tapetes as cores, formas, vivacidades e o humor da geração que desafia tudo o que aprendemos e entendemos como ‘certo’ e ‘definitivo’ há séculos.

Etel apresentou trabalhos artísticos e peças de design de Jorge Zalszupin em sua loja localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva

FEIRAS E MOSTRAS
A STUDIO BY KAMY

A Geo Luz & Cerâmica apresentou a sua nova coleção, batizada de Litoral, assinada em parceria com o designer e arquiteto Maurício Arruda. O lançamento traz cinco abajures em cerâmica, inspirados nas praias que fizeram sucesso na década de 1980. São elas: Paraty, Guarujá, Guaratuba, Santos e Búzios. Os produtos estarão disponíveis em três tamanhos diferentes e em quatro opções de cores: café, terracota, cru e cappuccino

Eliane marcou presença no festival com o lançamento de uma nova categoria de produtos, o Brick Art que é uma releitura do tradicional tijolo inglês extrudado em três novas séries: Made (foto), Tour e Neutral. São peças no clássico formato 7x26cm, que equilibram o encanto do que é feito à mão com as exigências do hoje, tornando-se ideais para aplicação em paredes, fachadas, piscinas, detalhes e ornamentos

A Docol apresentou criações de mobiliários e esculturas feitos em aço inox da Mekal como obras de arte, assinadas por Garol Gay, Dror Benshetrit, Marko Brajovic, Zanini de Zanine, Juliana Vasconcellos, Guilherme Torres, Fernanda Marques e Rodrigo Ohtake. Na foto o banco Prisma de Zanini de Zanine

A Dona Flor criou uma experiência “zen”: o Jardim Dona Flor. O espaço conceituado e ambientado pela arquiteta Juliana Pippi reuniu lançamentos criados por Lattoog, Rejane Carvalho Leite, Estúdio Plume e Henrique Schreiber – e pelo jovem designer japonês Yukihiro Yamaguchi

Mais de 20 lançamentos de mobiliário transformaram os ambientes do Casarão Doimo para o DW! Dez peças foram desenvolvidas pela arquiteta e designer Roberta Banqueri e, as demais, pela equipe interna do Estúdio Doimo, em um conjunto que inclui cadeiras, poltronas, biombos, mesas de jantar e de centro
ROTEIRO ARQ-DECOR arteambiente | 106 | outubro-novembro-dezembro MILÃO,
D
A C IDADE DA M ODA E DO
ESIGN

Ícone da cidade, a Triennale di Milano é uma instituição internacional, museu de design e teatro que organiza conferências, exposições e shows sobre artes, design, arquitetura, moda e cinema. Localizado no Parco Sempione, a obra foi projetada pelo arquiteto italiano Giovanni Muzio e ocorreu entre os anos de 1931 e 1933. Desde a sua fundação tem sido um ícone da vida cultural e econômica, servindo de motor de diálogo internacional entre a sociedade, as artes e a indústria

Milão é conhecida por pulsar cultura, artes, música e ópera. É um destino turístico euro peu consagrado como centro de design, uma das capitais mundiais da moda e polo lançador de estilos e tendências. Capital da região da Lombardia, localizada no norte da Itália, é conhecida como a metrópole moderna, além de ser uma das mais populosas do país, onde os negócios e indústrias se concentram.

A cidade foi fundada no ano 400 a.C, e du rante todos esses séculos passou por várias disputas e invasões, que em algumas opor tunidades trouxeram benefícios ao seu de senvolvimento, como ser declarada capital do Império Romano, sucedendo Roma. Durante a Segunda Guerra Mundial foi intensamen te bombardeada pelas forças aliadas e parte do seu patrimônio arquitetônico ficou dani ficado. Dez anos depois da guerra, em 1955, estava tudo completamente reconstruído. Os anos 60 são os anos do boom econômico pós -guerra e trouxe a modernidade dos primeiros

arranha-céus e da primeira linda de metrô.

Apesar de não ter a importância histórica de cidades como Roma, Florença ou Veneza, o passado cultural e musical também está enraizado na história da cidade, terra de Giu seppe Verdi e do famoso Teatro Scala, uma das casas de ópera mais famosas do mundo. É em Milão que está a “Última Ceia” de Leonardo da Vinci, uma das obras mais importantes do gênio renascentista.

Além de ser uma das capitais mundiais da moda, onde grandes marcas nasceram, Milão promove o maior e mais importante evento de design do mundo, o Salone del Mobile, com suas instalações, exposições e eventos para lelos espalhados por diversas regiões.

Diante da grande demanda de turistas, ou pelas inúmeras possibilidades de negócios a cidade conta com três aeroportos, Malpensa (segundo aeroporto mais movimentado da Itália), Linate e Bergamo. Dentro da cidade, a locomoção por transporte público pode ser feita através de metrô, bonde, ônibus, ônibus elétrico e bicicleta.

Não é possível pensar em Milão sem falar da sua catedral por excelência: o Duomo di Milano. Situada na praça central da cidade de Milão, é a sede da Arquidiocese da cidade e uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa, além de ser uma das mais belas do mundo. A sua construção começou em 1386 onde antes existiam as igrejas de Santa Tecla e Santa Maria Maggiore e durou mais de 400 anos, portanto, muitos artistas e arquitetos contribuíram, ao longo desses séculos, na expansão e decoração da igreja. A catedral foi toda construída com o maravilhoso mármore branco-rosa de Candoglia (no Lago Maggiore) que viajava através dos canais de Milão e chegava em um laguinho praticamente atrás de onde hoje é a igreja. É a única igreja do mundo proprietária da própria marmoraria, de onde ainda hoje saem as placas de mármore necessárias para a restauração do edifício

Já pensou em morar no meio de uma floresta? E se ela fosse vertical e ficasse dentro e uma cidade grande? O Bosco Verticale, projeto do arquiteto milanês Stefano Boeri, é uma verdadeira floresta vertical, composta por dois edifícios residenciais, com 76 e 110 metros de altura reunindo, no total, 113 apartamentos. Seu grande diferencial arquitetônico é sua cobertura verde composta por mais de 900 árvores, 4.000 arbustos e 2.000 plantas. Para sobreviverem, todas essas plantas precisam de água e sabe quem é o responsável por regar toda essa vegetação? O morador? Não! Um sistema de irrigação, comandado por uma central computadorizada, que se encarrega de levar água para todas as plantas dos prédios. E mais, ele é alimentado pela absorção da água da chuva e o projeto ainda contempla a reutilização da água da pia e dos chuveiros. Com todos esses diferenciais, o edifício já foi reconhecido como referência de inovação, sustentabilidade e design, ganhando dois prêmios importantes. Foi reconhecido como o arranha-céu mais bonito e mais inovador do mundo pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago e venceu o International Highrise Award, concedido pelo Museu de Arquitetura de Frankfurt, na Alemanha, superando 800 concorrentes de 17 países

Construído em 1866 para unificar os pequenos e insalubres cemitérios que estavam espalhados pela cidade, o Cimitero Monumentale di Milano se destaca pelo grande número de lápides de alto nível artístico que possui. São impressionantes obras feitas desde o século XIX até a atualidade. Com um terreno de mais de 250.000 metros quadrados, o cemitério, projetado pelo arquiteto italiano Carlo Maciachini, tem uma ampla gama de esculturas italianas, templos gregos, obeliscos e inclusive uma versão em pequena escala da Coluna de Trajano. Na entrada principal há uma espécie de “hall da fama”, onde estão as lápides de alguns dos cidadãos mais importantes do país. O monumento é uma das visitas mais espetaculares que podem ser feitas na cidade. Trata-se de uma exposição artística que, longe de mostrar a lúgubre aparência de um cemitério, é um lugar repleto de esculturas e belas construções

Saindo da rota turística tradicional de Milão, uma dica é conhecer o badalado CityLife, uma área de 366 mil metros quadrados no centro da cidade onde se localizava o antigo parque de exposições, o qual encontravase abandonado depois que o novo complexo Rho Fiera Milano foi construído em 2005. A área foi requalificada e transformada em um novo bairro, com edifícios residenciais e comerciais, lojas, escritórios, parque e espaço público. O edifício Generali Tower projetado pela arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid é um dos principais elementos do plano diretor desse novo distrito, tendo sido premiado com o primeiro lugar por excelência na categoria de altura média pelo American Concrete Institute em outubro de 2019

O Teatro alla Scala (ou La Scala) é uma das mais famosas casas de ópera do mundo. Foi construído por determinação da imperatriz Maria Teresa da Áustria, para substituir o Teatro Regio Ducale, destruído por um incêndio em 1776, devendo seu nome à igreja de Santa Maria alla Scala que antes se erguia no local. Obra do arquiteto neoclássico Giuseppe Piermarini foi inaugurado em 3 de agosto de 1778. O exterior não é de deixar de boca aberta, mas ao entrar é como voltar no tempo, o impacto fica por conta do luxo que reina no seu interior, mesmo depois das reformas feitas entre 2002 e 2004

Ele atravessou guerras, disputas, demolições, reconstruções, restaurações e obras de embelezamento e hoje é uma das atrações imperdíveis de Milão. O Castello Sforzesco, assim como a famosa catedral de Milão (o “duomo”), é um dos monumentos mais amados pelos milaneses, um símbolo do poder exercitado pelos Senhores de Milão ou pelos conquistadores estrangeiros. O nome do castelo é uma referência a Francesco Sforza, que no século XV decidiu reconstruí-lo. Mas na verdade a sua origem é ainda mais antiga, sua base começou a ser construída na segunda metade do século XIV. A partir do século XX, o castelo se transformou em um lugar símbolo da cultura, destinado a guardar as obras de arte locais

A Pinacoteca di Brera é considerada o museu mais importante e apaixonante de Milão, reunindo as melhores coleções de arte de toda a Itália, como obras de grandes artistas, a exemplo de Umberto Boccioni, Amedeo Modigliani, Giorgio Morandi e Caravaggio, além do espanhol Pablo Picasso. Instalada no primeiro andar do antigo Palácio de Brera, datado dos séculos XVI e XVII e construído para os jesuítas sobre o antigo monastério de Santa Maria di Brera Humiliati, a pinacoteca faz parte do complexo que reúne outras instituições como a Academia de Belas Artes, a Biblioteca Braidense e o Jardim Botânico

DICAS ARTEAMBIENTE

Conheça também:

Academia di Belle Arti Arco della Pace Fondazione Feltrinelli Fondazione Prada Galleria Vittorio Emanuelle II Hangar Bicocca Igreja de Santa Maria Delle Grazie Museo Del Novecento Parco Sempione Piazza Borromeo Villa Necchi Campiglio

Quando ir:

Como no restante da Europa, em Milão as estações do ano costumam ser bem definidas. Julho, por exemplo, é o mês indicado para aqueles que curtem calor intenso e não se importam com o fato de que a cidade provavelmente estará mais cheia e cara, no caso dos hotéis. Também é o mês ideal para as compras devido às promoções que se espalham pela cidade. Uma boa dica para quem prefere temperaturas mais amenas é programar a viagem para os meses de junho e setembro. A primavera, entre meados de março e junho, também pode ser uma excelente oportunidade para explorar as atrações da cidade

DESAFIOS DA BOA PRÁTICA DA ARQUITETURA

Éo que mostra o último Censo do CAU/BR (2020), destacando a relevância que a área possui dentro da nossa profissão. Ao mesmo tempo, sabemos também das di ficuldades encontradas na prática do dia a dia e na valorização desse setor.

A confusão entre as atribuições das áreas de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura de Interiores é um dos pon tos que levam à desvalorização da Arquitetura de Interiores: muitos clientes desconhecem as diferenças, complexidades e responsabilidades vinculadas ao exercício da profissão.

A precificação inadequada dos serviços e honorários é outro fator que dificulta a valorização profissional da Arqui tetura. Essa pode ser uma questão que leva parte dos pro fissionais a uma prática prejudicial à nossa profissão: a cha mada “reserva técnica”. Essa comissão, oferecida ou exigida, pela indicação de produtos ou serviços, é uma prática ilegal que infringe o Código de Ética e Disciplina da profissão, a Lei nº 12.378/2010 e o Código de Defesa do Consumidor (Arts. 4º e 6º Lei nº 8.078/1990). Ela compromete não só a imagem de profissionais que a pratica como a da profissão perante a sociedade.

Um dado que reforça a importância de cumprirmos com nosso papel individual e coletivo na luta pela valo rização profissional é o trazido pelo Datafolha em 2022, onde aponta que somente 9% da população que reformou ou construiu naquele ano contratou um (a) profissional de

arquitetura. O que demonstra a falta de aces so e conhecimento sobre nosso campo pro fissional.

O caminho para a valorização da Arquitetura e da Arquitetura de Interiores está:

1. Em um diálogo claro e na postura ética com nossos clientes, com a sociedade, com cole gas e a profissão como um todo;

2. No esclarecimento das nossas atribuições, habilidades e competências;

3. No detalhamento minucioso em contratos e orçamentos dos serviços e produtos; e,

4. Em uma conduta que não aceita práticas que desvalori zem a profissão

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE) vem realizando durante os meses de setembro e outubro a campanha Arquitetura Pela Ética, com o objeti vo de exaltar profissionais responsáveis com a ética profis sional e trazer dados sobre os danos consequentes da falta dessa conduta. Também no mês de setembro, foi realizada palestra com o arq. Ricardo Meira, durante o evento Café Com Egressos, sobre a precificação de serviços, importan te tema para uma prática transparente e justa.

Entendemos que as arquitetas e arquitetos são prota gonistas da boa arquitetura. Por isso, gostaríamos de con vidar a juntarem-se ao CAU/SE pela defesa, valorização e aproximação da nossa profissão junto à sociedade!

ESPAÇO CAU arteambiente | 110 | outubro-novembro-dezembro
Você sabia que 62% dos (as) profissionais de arquitetura e urbanismo atuam na área Arquitetura de Interiores?

Mostra Aracaju inaugurou mais uma edição

Até

30 de outubro, o principal evento de arquitetura, design e paisagismo de Sergipe apresenta as novidades do morar contemporâneo

Amais completa exposição do arqdécor sergipano chega à sua 11ª edi ção e celebra 22 anos de história contemplando o público com 30 ambientes inspiradores, projetados pelos mais destacados escritó rios de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

A Mostra Aracaju 2022 brinda a sociedade com um espetáculo de criati vidade e beleza que revela o olhar sergipano sobre as tendências mundiais da arquitetura, do design e do paisagismo. A casa que abriga o evento está locali zada na Avenida Beira Mar, 180, bairro 13 de Julho, e no Shopping Jardins.

Por sua relevância arquitetônica, a icônica ‘Casa da Beira Mar’, como ficou conhecida a residência projetada no final dos anos 1970 pelo arquiteto Osiris Rocha, foi escolhida para acolher 29 ambientes. O trigésimo tem acesso gratui to e fica no Shopping Jardins, ao lado da Lojas Americanas.

“A 11ª Mostra Aracaju chega em um momento de transformação, que tem remodelado o nosso jeito de viver. Em todo o mundo, as pessoas têm buscado simplificar a vida, se conectar mais com a natureza, a tecnologia e o que real mente importa. Esse comportamento influencia o design, as artes e, claro, o morar. Durante o evento, o visitante terá a oportunidade de conferir de perto o olhar dos nossos artistas sergipanos sobre esse novo tempo e buscar inspira ções para o seu lar”, relata Mercês Souza, fundadora da Mostra Aracaju. Confira abaixo momentos do evento de inauguração. Crédito

EVENTO arteambiente | 112 | outubro-novembro-dezembro
fotos Gabriel Porto Mercês Souza com Gilvan Acciolli e Rodrigo Fonseca, organizadores da Mostra Aracaju 2022 Gilvan Acciolli, Mercês Souza, Rafaella Dantas e Rodrigo Fonseca Rodrigo Fonseca, Mercês Souza e Gilvan Acciolli com Izabella Soares e Renato Martins da Amazonas Decorações Gilvan Acciolli, Mercês Souza, Karine Oliveira e Rodrigo Fonseca Rodrigo Fonseca, Mercês Souza e Gilvan Acciolli com Aline Miranda e Josiane Oliveira da Pinheiro Vigilância Ana Romélia, Janier Mota, Mercês Souza e Maria Celi
arteambiente | 113 | outubro-novembro-dezembro
Serviço: Período: 14 de setembro a 30 de outubro / terça-feira a domingo, das 16h às 22h Valor: O ingresso tem valores a
partir
de R$30 e está à venda na plataforma Sympla e também na bilheteria do evento
Rodrigo Fonseca, Mercês Souza, Lealdo Santos e Gilvan Acciolli Marina Santana, Ingryd Sanders e Mayara Barcelos – Maima Arquitetura e Design Fernando Antônio, Mercês Souza, Vicente Monteiro e Rebecca Monteiro Rodrigo Fonseca, Mercês Souza e Gilvan Acciolli com Patrícia Aguiar e Danniel Costa Vanessa Fernanda e Marcelo Mabel - Sapê Concept Rômulo Gomes e Leila Freire – Studio IR Ygor Prudente Thiago Collares Maira Prado Larissa Franco Gabi Prado Jessica Ferreira Marcos Brito Thiago Moura Cristiana Cardoso Staff Mostra Aracaju 2022

Espaço Sob Medida em festa

No último dia 6 de outubro a Espaço Sob Medida recebeu seus parceiros para comemorar os 16 anos da loja no mercado sergipano. Na oportu nidade, os convidados puderam participar de um ba te-papo bem especial com o diretor comercial da Per siflex, Rodrigo Bernardes, que trouxe novidades dessa marca especializada em persianas.

Bastante emocionada e feliz, a empresária Ana Cris tina Andrade em nome da Sob Medida agradeceu a to dos os parceiros, clientes, amigos e colaboradores, que confiam no trabalho da empresa e ajudam a consolidar essa marca que é especializada e referência em decora ção em Sergipe.

arteambiente | 114 | outubro-novembro-dezembro EVENTO
O diretor comercial da Persiflex, Rodrigo Bernardes, falou um pouco sobre a trajetória da empresa, seus produtos e diferenciais Mirna Mota, Alisson Jesus, Miriam Jesus, Rodrigo Bernardes, Ana Cristina Andrade, Matheus Andrade, Paula Andrade e o pequeno Rafael Andrade Yasmim Andrade, Marcelo Mabel, Vanessa Fernanda e Paula Cardinalle Ana Cristiana Andrade com Ricardo Leão e Beatriz Menezes Tania Silva, Marília Santana, Miriam Jesus, Ana Cristina Andrade, Denise Gonçalves e Edvania Timóteo Kelly Ribeiro, Junior Ordoñez e Gleide Belfort
| 115 |
arteambiente
outubro-novembro-dezembro Miriam Jesus, Augusta Ribeiro, Ana Cristina Andrade e Barroso Melo Ana Paula, Lélio Fortes e Izabela Baptista Viviane Santana, Mirlene Sales e Carol Costa Evelyn Santiago e Raquel Franco Adriana Barros, Rodolfo Anjos e Thamyres Cunha Renata Amaral, Catiane Alcântara, Renata Souza, Clyvia Nyeddja e Thiago Thalles Ariele Ferro, Carolina Vasconcelos, Karla Gois e Vera Miranda Edney Vanny, Rui Almeida, Ana Cristina Andrade, Laura Estrella e Ivo Bernardes Carla Gurjão, Celi Miranda e Socorro Gurjão Somaya Martins, Lara Borges e Duda Martins Valeria Bezerra, Ana Cristiana Andrade e Elessandro Silva Miriam Jesus, Ana Cristiana Andrade e Matheus Andrade Acesse nosso Instagram

Lançamento da

Coleção Summer23 da Aquarela Female Store

arteambiente | 116 | outubro-novembro-dezembro EVENTO
A cap Fernanda Sobral e Mileide Mihaile Noemia Moura, Sandra Cunha e Rafaela Sobral Bárbara Salomé e Fernanda Sobral Vania Sobral, Fernanda Sobral, Mileide Mihaile e Luiz Plínio Carol Maia e Fernanda Sobral Eliane Santana e Fernanda Sobral Vania Sobral, Mileide Mihaile e Lúcia Rocha Vivi Siqueira e Fernanda Sobral Sugeyde Gómez e Mileide Mihaile Fernanda Sobral e Dra. Sarah Bonfim Mileide Mihaile e Dra. Kayla Capilla Fernanda Sobral com Emily Santana e Antônio Sobral

Marcelo com os profissionais que assinaram os ambientes Elissandro Matos, Kátia Carvalho, Cris Araújo, Rejane Schultz e Diogo Dantas

arteambiente | 117 | outubro-novembro-dezembro O QUE ROLOU NA ÁREA
Em evento concorrido a Mitra Esquadria inaugura loja Modular Planejados lança novo showroom assinado por Gilvan Acciolli
A Galeria M Deposito de Arte lançou a ‘Mostra Raízes, Decoração e Arte’
Marcos Marcos Marcelo com os representantes do Shopping Jardins Genivaldo, Emanuel, Acácia, Junior Gouveia e Resende Laura Estrella, Kátia Carvalho, Lídice Rodrigues, Jonatal Sousa e Elissandro Matos Eduardo Cruz, Max levita, Romário Nascimento e Thomas Goerigk Eliza e Max Levita com Lélio Fortes responsável pelo projeto e Marcelo Leal Eliza e Max Levita com Victor Rezende e Vinicius Rodrigues Fernando Aguiar, Leôncio Aguiar, Adriene Teles e Alexandre Aguiar Juliana Lemos, Dani Pacaretta, Alexandre Aguiar e Gilvan Acciolli Barroso Melo, Leôncio Aguiar, Thiago Pérez, Aramari Tude e Alexandre Aguiar Juliana Palmeira, Adriene Teles, Carol Faro e Rui Almeida FOTOS YANN RAINER FOTOS MARCOS FRAGA

ENCONTRE PROFISSIONAIS

Ana Ledo

Designer de Interiores e Enge

nheira Agrônoma

ABD: 33892 CREA: 50198D

(79) 98837-3100

E-mail: anasilvaledo@gmail.com Instagram: @analedo.designer

Cleyton Santos

Arquiteto e Urbanista

CAU: A1450239

Rua Manoel da Lapa, 50-A, Bairro Centro, Itabaiana-Se (79) 99997-1125

E-mail: cleyton_arquiteto@outlook.com Instagram: @arq.cleyton

Isa Paes e Cynthia Freitas

Paes e Freitas

Arquiteta e Engenheira Civil CAU: A 115659-4 CREA: 275311923-SE

Rua Dom Bosco, 1248 - Galeria Honorino Dias - sala 4 Suissa - Aracaju/SE | Tel. (79) 999777901 / 99973-9903 E-mail isa@paesefreitas.com.br | cynthia@paesefreitas.com.br Instagram: @paesefreitasarqeeng

Júnior Manhães

Arquiteto, Urbanista e Designer de Interiores

CAU: A149958-0

Rua Poeta João Freire Ribeiro, 109 - Apto. 602 Grageru – Aracaju/SE (79) 99978-6317

E-mail: manhaes.arquidesigm@gmail.com Instagram: manhaes.arquidesign Facebook: Junior Manhães

Elissandro Matos Arquitetura

Arquiteto

CAU: A122261-9

Av. Acrisio Cruz, 601 – 13 de Julho - Aracaju/SE (79) 99877-2981

Email: sandro_arquitetura@hotmail.com

Instagram: @elissandromatosarquitetura

Junior Ordoñez

Arquiteto

CAU: A120478-5

(79) 99916-7944

E-mail: junior.ordonez@hotmail.com Instagram @juniorordonez Facebook: Junior Ordoñez

ARAÚJO
FILLIPE
FILLIPE ARAÚJO

Kátia Carvalho

Arquiteta e Urbanista

CAU: A35990-4D

Rua Edvaldo Simões Cruz, 08 – Conjunto Alvorada Luzia – Aracaju/SE (79) 99191-3635

E-mail: contato.klarq@gmail.com Instagram: @katiacarvalhoarquitetura Facebook: Kátia Carvalho

Arquiteta

CAU: A45985-2

E-mail: michellegoespaul@lwmail.com.br Instagram: @michellegoesarquitetura

Raphael Paixão

Designer de Interiores

Rua Capitão Benedito Teófilo Otoni, 412Sala 01 - Treze de Julho - Aracaju/Se (79) 99855-3360

Email: raphaelpaixao12@gmail.com Instagram: @raphaelpaixaointeriores

Roberta Gonçalves

Arquiteta e Urbanista, Eng. de Segurança do Trabalho

MBA em Plataforma BIM e Perita Judicial CAU 89960-7

(79) 99917-8307

E-mail roberta@robertagoncalves.com Instagram: @arqrobertagoncalvesoficial Facebook: @ArqRobertaGon calves

Ygor Prudente

Arquiteto

CAU: A74812-9

Rua Urquiza Leal, 777 – Grageru, Aracaju/SE (79) 3023-8138 / 99855-8138

E-mail: ygorarquiteto@gmail.com Instagram: @ygorprudente

Paula Cardinalle

Arquiteta e Urbanista

CAU: A42760-8

Av. Gonçalo Rollemberg Leite, 1699

Edf Barcelona, Apto 303 Luzia – Aracaju/SE (79) 99899-7585

E-mail: paula_cardinalle@yahoo. com.br

Instagram: @paulacardinalle

Facebook: Paula Cardinalle

Michelle Goes
FILLIPE ARAÚJO
ARAÚJO MARCOS FRAGA ACCIOLY KLAYFE ROHDEN
FILLIPE

ÉMERSON CAETANO

“Uma história contada

pelas mãos”

“Dentro do meu pequeno mundo eu me sinto uma princesa, com um castelo enorme com torres gigantes, dentro desse meu mundo só eu sei o que posso ser e sei que você não vai me entender, porque você não vê o castelo, não vê a princesa, porque está cheio de preconceitos que não te deixam enxergar. Aí você chama de princesa aquelas que são tão feias que só tem beleza ou aquelas que são tão pobres que só tem riqueza. No meu mundo, sou a princesa que eu quiser”.

Nascido no agreste pernambucano, na cidade de Ca ruaru, no dia 27 de fevereiro de 1987, Émerson Cae tano, filho de pais separados, desde os dois anos de idade foi criado pelo padrasto com quem não tinha uma relação de afeto, o que tornou a sua infância muito triste e sofrida. Em razão das dificuldades financeiras de sua humil de família, com apenas oito anos de idade, precisou trabalhar para ajudar com as despesas domésticas, tendo sido o “barro” – material encontrado em abundância em sua região –, a via natural para ganhar dinheiro extra e ajudar os seus familiares. A sua vida sempre esteve associada ao barro. No primeiro momento, ainda criança, extraía-o do Rio Ipojuca e vendia-o para os inúmeros artesãos da sua cidade. Por fim, modula va-o. Foi desta forma que deu início ao que viria a ser a sua profissão.

Recorda-se que, com 8 anos, ao observar a sua mãe, Maria Sueli, e o seu padrasto fazendo com argila peças para jogar xadrez, sentiu-se motivado para criar as próprias obras e, as sim, fez a sua primeira arte: um pequeno boneco de barro re presentando um dentista. A sua avó, Adélia Balbina, sua maior incentivadora, vendo aquela delicada miniatura, percebeu o talento nato do neto e levou a obra para ser vendida em uma das lojas da cidade. Ao retornar, disse que fora vendida... Se a venda, de fato, aconteceu até hoje não se sabe, por este mo tivo a dúvida perdura, mas, para Émerson, ficou a certeza de que tal acontecimento foi fundamental para que ele seguisse criando novas obras.

Mesmo sofrendo todos os tipos de preconceitos por não ser filho de mestres em uma cidade que respira arte e tradição, Émerson Caetano não se curvou diante das adversidades. Foi

discriminado pelos próprios amigos por não ser filho de uma das personalidades de sua região, e, o que seria motivo de desistência, foi para ele combustível para incentivá-lo ainda mais. Aos 12 anos, fez a obra que considera o marco inicial de sua trajetória artística: um caminhão pau de arara. Foi a partir desse feito que se reconheceu como artista, e não mais parou de trabalhar.

Casado com Mykaelly Silva e pai de dois filhos, o artista mora no bairro Alto do Moura, na cidade de Caruaru, que há mais de um século é conhecida pela arte figurativa represen tada, notadamente, por dois grandes mestres locais: Manuel Galdino e Vitalino; considerados como importantes artistas na arte do barro no Brasil.

Artista em ascensão, Émerson Caetano tem participado de feiras de arte e de exposições coletivas. Em 2009, foi agra ciado com a outorga da “Medalha de Honra ao Mérito”, por ocasião da celebração do centenário do seu conterrâneo: o Mestre Vitalino.

As criações de Émerson Caetano, representadas por fi guras e acontecimentos resgatados de suas memórias ju venis, cumprem um dos importantes papéis da arte que é o de provocar e denunciar temas sociais relevantes. Romeiros, retirantes, sertanejos, caboclas, seca, fome e releituras de vultos populares e épicos desfilam pelo seu imaginário. Sua arte, quase sempre acompanhada por textos questionadores, impacta-nos não só pela beleza estética e pelo fino acaba mento, mas, sobretudo, pela dramaticidade protagonizada pelos seus personagens. E, assim, apaixonado pelo seu ofício e sobrevivendo dele, o artista segue contando histórias pelas mãos.

arteambiente | 120 |
março-abril-maio
Émerson Caetano
PETER SCHLICHT
arteambiente | 121 | março-abril-maio
Mário Britto é Membro da Academia de Letras de Aracaju (ALA) e Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe FÁBIO PAMPLONA

A

Alto Padrão Fachadas e Esquadrias (pag 29) (79) 99986-0986 / 4101-4100

Antonella (pags 74 e 75) (79) 99814-7036

Aquarela Female Store (pag 67, 69 e 116) (79) 3023-5859

C

Caderode (pag 27)

(79) 99137-1165 / 3512-4134

Casa Mais Móveis (pags 12 e 13) (79) 99139-4285

Casas Oliveira Home Decor (pags 08 e 09) (79) 3019-0101 / 99656-8825

Casa Viva (pag 35) (79) 3026-9700

D

Duna Beach Club Bar (pag 79) (79) 98845-1591

E

Emgep Engenharia (2ª capa + 3ª Folha) (79) 99199-0440 / 99172-7249

Espaço Sob Medida (pags 114 e 115) (79) 3214-6424 | 3211-2152 / 99978-1372

G

Get The Look (pags 72 e 73) (79) 98122-3677

I

Innovare Home (pag 81) (79) 3024-5351

L

Leo Madeiras (pags 04 e 05) (79) 3205-4205

M

Maac Forros, Divisórias e Persianas (pag 25) (79) 3224-4002 / 3041-0511 / 99195-0073

Maison Garcia (pag 77) (79) 3231-8010 | 99800-7282

Modular Móveis Planejados (pags 42 à 49) (79) 99873-4079 / 99139-4206

Mostra Aracaju (pags 112 e 113) www.mostraaracaju.com.br

N

Novo Garden (pag 63) (79) 03243-3920 / 98803-3920

R

Raphaella Booz (pags 70 e 71) (79) 99868-1613

ROS Soluções Metálicas (pag 39) (79) 3302-0806

S

Serfac (pag 61)

Serigy (pags 10 e 11) (79) 3212-9500

Shopping Garden (pag 41) (79) 3248-1918 / 99129-7277

Sofá Line (pags 86 e 87) (79) 99971-1358 / 99811-2200

T

Telhas Simonassi Nordeste (pags 6 e 7) (75) 3182-5000 / 99825-6021

V

Valor Imobiliária (pags 17, 31, 111 e 3ª capa) (79) 99978-4222 / 99972-5447

Vidro X / Deceuninck (pags 50 à 55 e 4ª Capa) (79) 3043-0278

Villa Bebê (pag 59) (79) 99843-1006 | 3085-1517

ONDE ENCONTRAR
Av. Melício Machado, 217 - Atalaia, Aracaju - SE Tel.: (79) 3259-0717 | (79) 3043-0278 | (79) 9 9900-0366 Box Blindex | Boxes Especiais | Espelhos | Tampos e Bancadas | Inox | Guarda-corpo & Varandas | Fachadas | Divisórias | Portas & Janelas em PVC Projeto por Thiago Pérez Arquiteto, Urbanista e Designer de Interiores GILTON ROSAS
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.